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Alternativa "barata" ao XX1...

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: All Mountain / Enduro / Trail
Descrição Fórum: Nem cross-country, nem downhill - Discussões sobre as modalidades mais livres do mountain biking.
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Tópico: Alternativa "barata" ao XX1...
Postado Por: gustavomurad
Assunto: Alternativa "barata" ao XX1...
Data de Publicação: 30 Dez 2012 as 11:58
Para mim, as melhores inovações de 2012 foram o XX1 e CTD e ICD da FoxShox, mas em uma breve pesquisa achei o XX1 muito caro, lógico que a SRAM está aproveitando o lançamento para aumentar a receita cobrando preços, que só entusiastas com muita grana pagarão, custa em torno de 1500 Obamas, isso só o grupo, fora o cubo que poucas marcas fabricam, no caso a melhor opção é a DTSwiss.

Hoje vi uma solução barata ao XX1, o cassette General Lee 11-40, ele transforma seu cassette 11-36 em um 11-40, custa cerca de 123 Euros.

Vídeo com o teste:  https://vimeo.com/55788428" rel="nofollow - https://vimeo.com/55788428

Matéria completa:  http://www.triridemtb.com/en/general-lee-by-leonardi-racing/" rel="nofollow - http://www.triridemtb.com/en/general-lee-by-leonardi-racing/



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Imposto é Roubo



Respostas:
Postado Por: rodrigotesch
Data de Publicação: 30 Dez 2012 as 13:26
Gustavo, eu acho magnifica a idéia de não ter cambio dianteiro. Esse cassete já resolveria grande parte dos problemas com marchas mais leves, mas acredito que permaneceria um dos problemas que ao meu ver, só o XX1 preve, a indexação da corrente na coroa.

Eu rodei algum tempo com 1x9 (38t na frente e 11-34 atras) e gostava muito, só que na buraqueira não tem jeito, se não tiver uma guia pra manter a corrente no lugar ela pula fora, ao contrario do XX1 que parece ter dentes na coroa específicos para essa função!

Hoje rodo nas minhas duas bikes com 2x9... mas gostei da idéia do cassete com 40t.


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Rodrigo "cHiPs" Tesch


Postado Por: jiwaggo
Data de Publicação: 31 Dez 2012 as 09:27
Eu tentei foi achar l;ugar pra comprar e não consegui de forma alguma, se vocês tiverem essa informação, eu agradeço !!!!


Postado Por: supericepower
Data de Publicação: 31 Dez 2012 as 10:46
Legal, não sabia desta "alternativa", vamos ver se vai vender bastante...

Abraços


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ROCKY MOUNTAIN ELEMENT 30
CANNONDALE SCALPEL 1 29ER
GT FORCE PRO CARBON
Recomendo: bil_sohma, lenatureba


Postado Por: Gugax
Data de Publicação: 31 Dez 2012 as 12:31
Jogada de mestre!
A sram vai ficar sem um concorrente nessa linha por pelo menos 3 anos....

Ainda acho que o ideal seria 2X11(11-42/42-30)seria perfeito pra subidas e descidas.

Mas nesse caso,uma pinha com 40 dentes não iria foçar muito o câmbio traseiro?


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"Hen oida hoti ouden oida" –Sócrates/ Dei vestri sit purus phantasia!-et ego
"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 31 Dez 2012 as 21:59
39/28 x 10-42


Postado Por: Charlesxavier
Data de Publicação: 31 Dez 2012 as 23:35
a idéia é brilhante, sempre achei o cambio dianteiro um peso desnecessário em certos percursos [XCO, single tracks~]

no caso de mountain biker que sai de uma descida brusca pra uma subida e precisa de passar muitas marchas de modo rapido, eu nunca achei uma vantagem muito grande ter muitas velocidades, uso nove e acho que me embananaria legal com 11.... é muita marcha, eu uso grip shift e é muito comum os momentos q eu passo 2 ou 3 marchas de uma vez.....

achei a configuração da bike muito interessante, uma relação dessas com grip shift, guia de corrente e uma coroa com poucos dentes seria perfeito....

deu uma procurada, o nome do treco - Leonardi Factory General Lee-

parece que ainda ta em fase de testes, todas as noticias que falam desse cassete são muito atuais, mas acredito que se realmente nao der problemas vai vender igual água..... acredito que a tendencia  do mtb seja o cambio dianteiro sumir de vez.



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Charles Douglas Xavier~~
http://www.youtube.com/user/CharlesXavierChannel" rel="nofollow - Trilhas de Goias!


Postado Por: sillas_mtb
Data de Publicação: 03 Jan 2013 as 10:16
Vendo dessa forma que eles mostram no video e muito bacana, a corrente lá no catracão. Creio que o xx1 da sram deve ter uma tecnologia diferente no cambio traseiro para que de forma que as marchas vão descendo a corrente vai almentando a tenssão e esticando para tira a "barriga". Usando uma k7 desse como no video vc logicamente terá que usa uma corrente maior, e quando essa corrente for para a catraca 11 por exemplo creio que a corrente vai ficar molengona ja que e de praste usar coroas muito reduzidas. Na minha opinião esse negocio naum vai fumegar 100%.


Postado Por: gustavomurad
Data de Publicação: 03 Jan 2013 as 10:54
Originalmente postado por sillas_mtb sillas_mtb escreveu:

Vendo dessa forma que eles mostram no video e muito bacana, a corrente lá no catracão. Creio que o xx1 da sram deve ter uma tecnologia diferente no cambio traseiro para que de forma que as marchas vão descendo a corrente vai almentando a tenssão e esticando para tira a "barriga". Usando uma k7 desse como no video vc logicamente terá que usa uma corrente maior, e quando essa corrente for para a catraca 11 por exemplo creio que a corrente vai ficar molengona ja que e de praste usar coroas muito reduzidas. Na minha opinião esse negocio naum vai fumegar 100%.


Para manter a tensão, a sram usa um botão de tensão, similar ao shadow Plus, só deve funcionar bem com essas tecnologias.


A linha Durox da Kore já tem suporte ao XX1 da SRAM. Vi o anúncio hoje, com isso baixa o custo do XX1, DTSwiss é muito caro, o cubo beira 500 Obamas.

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Imposto é Roubo


Postado Por: Mauro Brisola
Data de Publicação: 03 Jan 2013 as 11:34
Para o projeto do "1x11 para as massas" um tensor de corrente auxiliar (tipo de DH) não mata a charada?


Postado Por: Psylo
Data de Publicação: 03 Jan 2013 as 12:17

Achei a idéia fantástica também.

Inclusive, eu sempre falo isso quando converso sobre tecnologia de bikes: o câmbio dianteiro é o mesmo desde sempre! OU seja: um lixo! kKKKk
Freios sofreram uma evolução absurda, os câmbios traseiros (principalmente com as evoluções da Sram) nem se fala. Materiais de quadro, suspensão a ar, rodas tubeless, pneus tubulares, pedivela bem mais leve.... mas a porcaria do câmbio dianteiro é sempre o mesmo! E vira e mexe a porcaria empena e deixa a galera na mão.
Eu sou muito a favor de se ter só câmbio traseiro.
COmo bem citou o Charlesxavier, principalmente em circuitos fechados, é fácil de se definir uma coroa com um número de dentes específico e só se usar o câmbio traseiro. Principalmente quando se usa os gripshift (ai que saudade dos meus... kkkk)
 
Mas fica uma observação... em maratonas como terrenos muito variantes entre singles e estradões, eu acho que não é uma solução muito viável.
O Sillas_mtb bem sabe como é os 70km de ceilândia ou os 80km Pedal na Serra. Acho que uma única coroa não é viáivel. Ao mesmo tempo que tem subidas travadíssimas, há trechos cruciais de estradão que se anda até em pelotão....
 
Obs.: vi o grupo XX1 aqui em Brasília pra vender: R$ 8.500,00 (só não tive a informação se vem ou não com os cubos)


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SRAMANÍACO


Postado Por: rubenspalhoni
Data de Publicação: 03 Jan 2013 as 14:11
Creio que daqui a uns 2 anos o preço do XX1 deve ser mais baixo... 


Postado Por: Dusteel
Data de Publicação: 03 Jan 2013 as 15:35
Ideia fantástica mesmo... Ainda mais assim, reduzindo matéria prima utilizada na fabricação e aumentando o preço. Tem ideia melhor? haha

Acredito que apenas uma coroa seja excelente para single tracks curtos, sem muitos trechos de retas ou descidas longas. Pois se tem uma perda relativa de velocidade final. Em grupos 2x10 já dá para sentir isso. 


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"No plan of battle ever survives contact with the enemy." Heinz Guderian


Postado Por: MrAtuario
Data de Publicação: 05 Jan 2013 as 19:25
Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

Achei a idéia fantástica também.

Inclusive, eu sempre falo isso quando converso sobre tecnologia de bikes: o câmbio dianteiro é o mesmo desde sempre! OU seja: um lixo! kKKKk
Freios sofreram uma evolução absurda, os câmbios traseiros (principalmente com as evoluções da Sram) nem se fala. Materiais de quadro, suspensão a ar, rodas tubeless, pneus tubulares, pedivela bem mais leve.... mas a porcaria do câmbio dianteiro é sempre o mesmo! E vira e mexe a porcaria empena e deixa a galera na mão.
Eu sou muito a favor de se ter só câmbio traseiro.
COmo bem citou o Charlesxavier, principalmente em circuitos fechados, é fácil de se definir uma coroa com um número de dentes específico e só se usar o câmbio traseiro. Principalmente quando se usa os gripshift (ai que saudade dos meus... kkkk)
 
Mas fica uma observação... em maratonas como terrenos muito variantes entre singles e estradões, eu acho que não é uma solução muito viável.
O Sillas_mtb bem sabe como é os 70km de ceilândia ou os 80km Pedal na Serra. Acho que uma única coroa não é viáivel. Ao mesmo tempo que tem subidas travadíssimas, há trechos cruciais de estradão que se anda até em pelotão....
 
Obs.: vi o grupo XX1 aqui em Brasília pra vender: R$ 8.500,00 (só não tive a informação se vem ou não com os cubos)
Cara, teve sim uma inovação nos cambios dianteiros, o problema é que ela não foi nada popular. 
http://www.sram.com/truvativ/products/truvativ-hammerschmidt-am-crankset

Esse troço mais um General Lee ou xx1 ao meu ver seria o melhor dos 2 mundos!


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Pepper- Specialized Rockhopper Expert.


Postado Por: gustavomurad
Data de Publicação: 06 Jan 2013 as 10:55
Originalmente postado por MrAtuario MrAtuario escreveu:

Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

Achei a idéia fantástica também.

Inclusive, eu sempre falo isso quando converso sobre tecnologia de bikes: o câmbio dianteiro é o mesmo desde sempre! OU seja: um lixo! kKKKk
Freios sofreram uma evolução absurda, os câmbios traseiros (principalmente com as evoluções da Sram) nem se fala. Materiais de quadro, suspensão a ar, rodas tubeless, pneus tubulares, pedivela bem mais leve.... mas a porcaria do câmbio dianteiro é sempre o mesmo! E vira e mexe a porcaria empena e deixa a galera na mão.
Eu sou muito a favor de se ter só câmbio traseiro.
COmo bem citou o Charlesxavier, principalmente em circuitos fechados, é fácil de se definir uma coroa com um número de dentes específico e só se usar o câmbio traseiro. Principalmente quando se usa os gripshift (ai que saudade dos meus... kkkk)
 
Mas fica uma observação... em maratonas como terrenos muito variantes entre singles e estradões, eu acho que não é uma solução muito viável.
O Sillas_mtb bem sabe como é os 70km de ceilândia ou os 80km Pedal na Serra. Acho que uma única coroa não é viáivel. Ao mesmo tempo que tem subidas travadíssimas, há trechos cruciais de estradão que se anda até em pelotão....
 
Obs.: vi o grupo XX1 aqui em Brasília pra vender: R$ 8.500,00 (só não tive a informação se vem ou não com os cubos)
Cara, teve sim uma inovação nos cambios dianteiros, o problema é que ela não foi nada popular. 
http://www.sram.com/truvativ/products/truvativ-hammerschmidt-am-crankset

Esse troço mais um General Lee ou xx1 ao meu ver seria o melhor dos 2 mundos!

Já pensei em usar o hammerschmidt, mas achei bem caro, 650 Obamas o hammerschmidt, e o movimento central 90 Obamas. 

Pouca gente usando, tem somente alguns vídeos no Youtube, a maioria institucional da SRAM, fiquei meio desconfiado, iria comprar se eu pudesse fazer um test drive antes.

O XX1 possui várias relações de coroa, para cada caso e perna. O chato é ter que desmontar para trocar a relação.

Atualizando: Ontem na net, procurando mais sobre o XX1, descobri que:

1 - A Shimano não mencionou reação ao novo lançamento, 11 velocidades só no grupo de estrada.

2 - Preço do XX1 1.498 Obamas, o cubo DTSwiss 240 custa 480 Obamas, o freehub para comportar o X-Dome custa 108 Obamas e o movimento central cerca de 90 Obamas. Ainda está caro, esperar 2014 para comprar em algum clearance desse...

3 - O conjunto foi testado nas provas de enduro em uma Mavic SX, mas não existe esse roda ainda para vender com compatibilidade ao X-Dome.


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Imposto é Roubo


Postado Por: Lelog
Data de Publicação: 04 Fev 2013 as 23:11
Saudações ciclísticas galera,

Segue outra ideia inovadora para a solução para marchas dianteiras, acho bem viável esse conceito.

[FLASH WIDTH=250 HEIGHT=250]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=toym0NTle5Q#![/FLASH]

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=toym0NTle5Q#!


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 09 Fev 2013 as 13:42
Não entendi direito o funcionamento das coroas do video acima. São elas que andam para o lado para a corrente ficar sempre na mesma linha?


Postado Por: biaggio
Data de Publicação: 09 Fev 2013 as 14:32
Compra logo uma sworks que já vem prontinho pra pedalar,o único problema é o precinho e se ferrar a roda roval, pra achar outra cumprica de vez. É ficar 3 meses sem bike no mínimo.


Postado Por: mop18795
Data de Publicação: 20 Fev 2013 as 16:15
Oi pessoal,

Tem essa pagina do ebay aqui que envia para todo o mundo:

http://www.ebay.co.uk/itm/271159603637?ssPageName=STRK:MESELX:IT&_trksid=p3984.m1555.l2649

Espero ter ajudado 


Postado Por: jiwaggo
Data de Publicação: 20 Fev 2013 as 17:44
Pedi essa bagaça hoje .... vamos esperar e ver no que dá .... Vou usar com pé de vela XT de 3 coroas ainda .... se é pra testar, vamo testar logo essa porra !!!!


Postado Por: Fábio C
Data de Publicação: 18 Mar 2013 as 21:57

Eu to com uma bike 1x10. Eliminei o cambio dianteiro, e deixei só a coroa do meio de um pedevela comum.

E as considerações são as seguintes:
- Pra mountain bike de verdade, XCO, é uma excelente pedida! Se eu soubesse, tinha feio isso ha muito tempo, e não tinha perdido tanto tempo e dinheiro pensando em cambio dianteiro.
- É aconselhável usar gripshift, eu não to usando e as vezes sinto falta de uma mudança mais rápida de uma marcha pesada para uma bem leve.
- É indispensável o uso de uma guia de corrente.
 
Eu to bem por fora de preços, mas se fosse comprar um grupo hoje, pensaria na possibilidade de pegar um Shimano ZEE.


Postado Por: Gordontb4
Data de Publicação: 19 Mar 2013 as 02:42
Nunca vi ao vivo um grupo desses..
A corrente é especial ? Ou criaram um cubo traseiro especifico para que a corrente nao fique mt cruzada ?


Postado Por: jiwaggo
Data de Publicação: 20 Mar 2013 as 16:57
Moçada chegou hoje o cassete GENERAL LEE que comprei, vou montar e coloco aqui fotos do resultado e do teste ...
Segue fotos .. as coroas maiores são 34-40 e as menores 25-29

http://imageshack.us/photo/my-images/845/20130320162712.jpg/" rel="nofollow">

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http://imageshack.us/photo/my-images/577/20130320162723.jpg/" rel="nofollow">

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http://imageshack.us/photo/my-images/829/20130320162733.jpg/" rel="nofollow">

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Postado Por: jiwaggo
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 14:53
NADA DE CONVERSA FIADA MAIS, NADA DE ACHISMOS, NADA DE DEVE SER, QUEM SABE !!!!  
A peça chegou acabei de montar e amanhã cedinho tô na trilha pra testar de verdade ...andando na rua, achei um cassete normal (só que com peões maiores), sem diferenças de outros no que diz respeito a passar marchas, foi difícil achar a regulagem ideal, mas tá tudo certo ...amanhã depois da trilha coloco mais detalhes aqui ...vai ai as fotos da bike com o cassete GENERAL LEE !!!!

http://imageshack.us/photo/my-images/5/20130322130411.jpg/" rel="nofollow">

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http://imageshack.us/photo/my-images/7/20130322130425.jpg/" rel="nofollow">

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http://imageshack.us/photo/my-images/594/20130322130437.jpg/" rel="nofollow">

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Postado Por: Chuck DhFr
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 16:47
Legal,mas vc já tem uma bike leve e 3 coroas,pra quê um cassete de 40 dentes?


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"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team


Postado Por: jiwaggo
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 16:53
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Legal,mas vc já tem uma bike leve e 3 coroas,pra quê um cassete de 40 dentes?


Amigo Chuc Dhfr, a idéia depois é trocar o pé de vela, e fazer também testes com apenas uma coroa na frente ..usando um guia, !!!!

No mais, tem lugares aqui na região que eu não consigo subir pedalando,(e não é falta de treino viu),  lugares bem íngrimes mesmo, creio que essa tb é uma opçào pra quem tem pouca perna pra subir esses lugares ...  !!!!


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 17:07
Originalmente postado por jiwaggo jiwaggo escreveu:


No mais, tem lugares aqui na região que eu não consigo subir pedalando,(e não é falta de treino viu),  lugares bem íngrimes mesmo, creio que essa tb é uma opçào pra quem tem pouca perna pra subir esses lugares ...  !!!!

Se não sobe com 24x34 não vai subir com 24x40 da mesma forma, ou o cara cai para o lado (devido à baixa velocidade) ou cai para trás (devido a inclinação) LOL.


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PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: jiwaggo
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 17:30
Se não sobe com 24x34 não vai subir com 24x40 da mesma forma, ou o cara cai para o lado (devido à baixa velocidade) ou cai para trás (devido a inclinação) LOL.
[/QUOTE]

Voodoo, sem querer causar polêmicas ...mas discordo !!!! KKKKKKKKKK ... tem lugares irmão, que aqueles dentinhos a mais dá sim diferença, e muita ..  é a relepinha da força a mais que vc não vai ter que fazer !!!! Não sou competidor, faço trilhas aqui, quase todas em torno de 70 Km , com muitas subidas pesadas, e essa força que não precisarei de fazer a mais (pra mim), faz diferença !!!!

No mais amigo , é só alegria ... viva as diferenças e vamo pedalá, vc com uma coroa e menos dentes e eu com 3 coroas e todos os dentes possívias que a tecnologias futuras vão me dar !!!!


Postado Por: cascão
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 17:50
Acho que 1x11 é complicado demais por que precisa de cubo e passador especial. Com certeza 1x10 ou 1x9 com a catraca maior de 40 dentes igual a do amigo vai atender. Vamos ver como o câmbio se vira para atender esse range.




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Specialized Pitch
GT Avalanche
Drop Bike 20" Trial
Sherco ST300
https://www.youtube.com/playlist?list=PL73FEE8EBA6130331


Postado Por: Liternit
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 17:59
Bem legal Jiwaggo, o foda é o preço desse General Lee! Quero ver quando você converter a bike para 1x1!


Postado Por: jiwaggo
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 18:01
Originalmente postado por cascão cascão escreveu:

Acho que 1x11 é complicado demais por que precisa de cubo e passador especial. Com certeza 1x10 ou 1x9 com a catraca maior de 40 dentes igual a do amigo vai atender. Vamos ver como o câmbio se vira para atender esse range.




Amigo Cascão, testei hoje andando na rua e foi tranquilo, passou normal todos os peões com todas as coroas ..usei todas as opções de cruzamento possíveis para testar e foi de boa !!! Sem muito o que estressar ... ,,, amanha irei pra trilha de verdade ... vamos ver como fica ...


Postado Por: jiwaggo
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 18:03
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Bem legal Jiwaggo, o foda é o preço desse General Lee! Quero ver quando você converter a bike para 1x1!


Liternit, pela proposta da peça achei o preço bem legal, material de primeiríssima ...acabamento impecável ...e se comparadao com o XX1 ...o preço é o melhor do mundo !!!! e vc não precisa trocar nada na sua bike !!!!


Postado Por: cascão
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 18:17
Beleza. agora é colocar a coroinha de 24 ou 26 a do meio de 34 ou 36 e um bash guard para a corrente não sair igual da minha bike. 



Não é difícil trocar as últimas engrenagens da catraca shimano por algumas feitas por esse método
http://https://www.google.com.br/search?q=corte+laser+chapa&hl=pt-BR&safe=off&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=P8tMUePUA4q-9gSN4YCICQ&ved=0CGUQsAQ&biw=1280&bih=961" rel="nofollow - http://https://www.google.com.br/search?q=corte+laser+chapa&hl=pt-BR&safe=off&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=P8tMUePUA4q-9gSN4YCICQ&ved=0CGUQsAQ&biw=1280&bih=961

é só desenhar as peças em CAD e mandar cortar...


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Specialized Pitch
GT Avalanche
Drop Bike 20" Trial
Sherco ST300
https://www.youtube.com/playlist?list=PL73FEE8EBA6130331


Postado Por: Skenel
Data de Publicação: 05 Abr 2013 as 22:26
Cascão

Acho que não deve ser bem assim "cortar em chapa com laser".
Cada engrenagem tem um angulo preciso dos dentes, uma "afiação".
Dá uma olhada bem detalhada no cassete, é cheio de resaltos e rebaixos. Até mesmo este modelo da General Lee tem estes rebaixos...
Se fosse assim tão fácil, estaria cheio de engrenagens e polia para vender...


Postado Por: dts
Data de Publicação: 11 Mai 2013 as 14:10
Originalmente postado por Skenel Skenel escreveu:

Cascão

Acho que não deve ser bem assim "cortar em chapa com laser".
Cada engrenagem tem um angulo preciso dos dentes, uma "afiação".
Dá uma olhada bem detalhada no cassete, é cheio de resaltos e rebaixos. Até mesmo este modelo da General Lee tem estes rebaixos...
Se fosse assim tão fácil, estaria cheio de engrenagens e polia para vender...

Concordo, se desenhar no CAD e cortar (coroa) para 1x10 vai funcionar perfeito, pois as entradas existentes em coroas de 2 ou 3 x 10 servem apenas fara facilitar a mudança entre as coroas.
Acho até que em um projeto bem feito e com dentes mais longos e com pontas mais largas (justas à corrente) como no 1x11 vai dispensar o uso de guia na relação 1x 10.


Atenciosamente.  


Postado Por: Fosfato
Data de Publicação: 11 Mai 2013 as 20:53
Pessoal,

Há um tempo, isso já foi feito..

http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9. - http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9.html


Postado Por: Fabitus
Data de Publicação: 14 Mai 2013 as 18:01
a altermnativa barata está a caminho da fábrica, o X0 11V

nos melhores sites de informação ciclista já há informações

no brasil....um dia chega!!!


Postado Por: drf
Data de Publicação: 14 Mai 2013 as 19:16


Postado Por: drf
Data de Publicação: 14 Mai 2013 as 20:51
Ola pessoal!
Sou ciclista amador, desenhista mecânico e projetista, e estou desenvolvendo pinhões de 44-42-40-e 38 para ser colocado em k7 Shimano e Sram de 9 e 10vl , para o bike que quer utilizar apenas 10 ou 9 vl em sua bike, o material poderá ser alumínio 7075 ou titânio estou avaliando ainda.
 O protótipo já construído tem 44 dentes é o maximo que um cambio normal tipo xt alcança sem problema, minha pergunta é! sera que tem mercado?
Então gostaria de saber a opinião de vocês, logo estarei postando algumas fotos do prototipo e mais detalhes.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 14 Mai 2013 as 23:18
Mas o câmbio traseiro não alcança mais de 36 dentes.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 15 Mai 2013 as 15:26
Essa informação "oficial" da shimano sobre alcançe dos câmbios é bem esquisita.
Eu mesmo acabei "caindo" nessa, pra minha bike AM comprei um k7 11-34 pq comprei câmbio traseiro médio (acho cambio longo esteticamente ruim e muito mais propenso em pegar em pedras e bater). Queria o 11-36 mas justamente não comprei pq a shimano recomenda o cage médio até 34.

O fato é que os caras testaram aquele adaptador "general-lee" com k7 de 40 dentes usando até o Zee, que é curto (28 no máximo) e falaram que funciona, contrariando a própria shimano.

drf, eu apoio e compraria o produto dependendo do preço. Sugiro o pinhão maior 42, material 7075.

Vc tem uma estimativa de custo final?


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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: lcarvalho
Data de Publicação: 16 Mai 2013 as 12:16
Alguem ai comprou o "verdadeiro" XX1 ? 
O que tem a falar dele ? Estou muitissimo interessado, várias pessoas em JF ja usando


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 16 Mai 2013 as 12:19
Várias?

E não conhece nenhuma delas para perguntar?


Postado Por: drf
Data de Publicação: 16 Mai 2013 as 18:09
Fabio o cambio xt shadow alcança até 44 dentes sem nenhum problema, o prototipo que estou testando tem 44 dentes, as trocas continuam suaves e sem ruido.
ainda não consegui  postar fotos neste forum, mas assim que conseguir estarei postando algumas fotos fotos.
 


Postado Por: drf
Data de Publicação: 16 Mai 2013 as 18:21
The little o protótipo que estou testando é de alumínio 7075 de 44 dentes e pesa 70gm, e o de titânio em torno de 40 gm , ainda não tenho o preço, mas sera o mais justo possível. 


Postado Por: MrAtuario
Data de Publicação: 16 Mai 2013 as 18:32
Pra quem quer se aventurar no 1x10, saiu esta coroa da Raceface:  http://www.raceface.com/components/rings/rings/single-ring-narrow-wide/" rel="nofollow - http://www.raceface.com/components/rings/rings/single-ring-narrow-wide/

Teoricamente ela funciona como a do XX1, evitando que a corrente escape mesmo sem guia. Acho que com ela e um câmbio com Shadow+ já rola pedalar (dependendo da animosidade) sem guia.


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Pepper- Specialized Rockhopper Expert.


Postado Por: drf
Data de Publicação: 16 Mai 2013 as 19:39
Protótipo  k7 10 vl 11-44 Shimano , algumas imagens.                                         

http://imageshack.us/a/img689/8912/sam1650y.jpg 

http://imageshack.us/a/img62/138/sam1623p.jpg
                                                              
http://imageshack.us/a/img10/9229/sam1625s.jpg



Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 17 Mai 2013 as 09:47
Muito bom, parabéns pelo projeto.
Uma coisa que não entendi.. 
nos k7 Shimano 10v a partir do SLX, as 4 coroas de cima são "destacáveis" do resto, e aquele "general lee" substitui a parte de cima.
No caso do teu k7, me parece 1 coroa só. Como é feita a instalação? É preciso desmontar o k7?


Fiquei muito interessado em adquirir o produto, mantenha-nos informado.


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Postado Por: Holyfield
Data de Publicação: 17 Mai 2013 as 14:33
Drf, massa a idéia, não mudar o freehub , e 11 de menor já dá bem...
Mas a 44 grande parece demais pro cambio, porque não 42?
boa sorte.


Postado Por: drf
Data de Publicação: 17 Mai 2013 as 22:15
The little, este é um protótipo simples feito só mente para testar o comportamento do cambio, para saber qual o maior pinhão o cambio suportaria, um projeto para ser o mais simples e funcional possível, nada de câmbios especiais nem gancheiras alongadas.
O intuito do projeto é manter o maior numero de peças originais possível, k7, cambio e corrente fazer um quite a onde o biker vai adquirir o pinhão que ira atender tua nesse cidades, serão quatro tamanhos 44-42-40 e 38, e para instalar o pinhão maior terá que retirar o  pinhão de 15 dentes, depois é só colocar o pinhão maior e em seguida o restante dos pinhões e apertar.
Nos k7 10vl as escalas de marcha são muito pros simas por isto a retirada do pinhão 15 dentes não faz muita diferença, só a ganhos.   


Postado Por: drf
Data de Publicação: 17 Mai 2013 as 22:29
Holyfield  o cambio suporta muito bem o pinhão de 44 dentes sem nenhuma alteração, mas a intenção é oferecer quatro tamanhos de pinhão 44-42-40 e 38 ficando por conta do bike a escolha do pinhão. 


Postado Por: lcarvalho
Data de Publicação: 18 Mai 2013 as 12:12
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Várias?

E não conhece nenhuma delas para perguntar?

Infelizmente não. Apenas ja vi umas 3 pessoas passando pela rua andando com essa relação.


Postado Por: lcarvalho
Data de Publicação: 21 Mai 2013 as 10:53
Encomendei meu grupo XX1. Quando chegar, posto uma foto . 
Agora mais que nunca ansioso pra chegada dele .


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 22 Mai 2013 as 14:00
Juntando as informações do outro tópico, eis o Capreo, kit da Shimano que tem o menor pinhão 9T.
Já está sendo usado na SPZ Demo 8 top..


A shimano está perdendo e muito tempo em não lançar esse produto pros grupos acima.

Daria tranquilamente pra fazer um k7 de 10v 9-36 ou até 9-42, e adaptar o núcleo dos cubos pra suportar esse k7 aí (podiama até começar a vender cubos com o núcleo "avulso", vc escolhia qual iria usar).
Aí era colocar uma coroa 32 da race face na frente (ou até mesmo a shimano poderia desenvolver uma narrow-wide) e correr pro abraço! Não precisaria trocar passador, nem pedivela, somente coroa, cubo e k7. E daria pra usar componentes (passador, câmbio, corrente, pedivela) do Deore até XTR, ajustando o preço ao que seu bolso pode pagar.


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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 22 Mai 2013 as 14:12
Mais uma idéia maluca...

http://www.pinkbike.com/news/Ten-Speed-and-the-Nine-Tooth-Cassette-Cog.html%20" rel="nofollow - http://www.pinkbike.com/news/Ten-Speed-and-the-Nine-Tooth-Cassette-Cog.html

a Hope fez um cassete integrado ao núcleo. É 9-36 mas obviamente pra fazer 9-42 é o mesmo trabalho.


Detalhe, essa reportagem já tem mais de 2 anos e mostrou claramente a tendência e vantagens de 1x. A única coisa "boa" que saiu daí foi o XX1.

passou da hora mesmo de surgir o "ShiShi1" ou quem sabe "Deore 1X"


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Postado Por: Gustavo Pira
Data de Publicação: 22 Mai 2013 as 17:37
Tudo quando é novo é caro.Tem que esperar um pouco e ter paciência que daqui a pouco sai um kit pobre 1x10


Postado Por: samuelgouvea
Data de Publicação: 22 Mai 2013 as 18:07
tempos atrás eu comentei aqui sobre uma sacada que tive, até descobrir que já tinham pensado nisso antes de mim... substituir o lockring por um outro com uma catraquinha de 10T ou 9t.
creio eu que seja a opção mais fácil pra manter o freehub padrão, provavelmente teria-se que usar um cassete todo customizado também - mas que funciona, isso funciona!

http://www.giangindustries.com/products-mars.htm




Postado Por: ghostrider
Data de Publicação: 31 Mai 2013 as 18:56
Fala galeraaa! 
Eu sempre me enteressei pela idéia de usar 1x10, porém fiquei pesando:
até que situação essa relação consegue ir, digo, quais situações vc leva desvantagem ? com um condicionamento melhor resolve ?



Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 04 Jun 2013 as 02:21
http://www.pinkbike.com/u/mattwragg/blog/First-Look-General-Lee-Wide-range-Cassette-Adapter.html


Postado Por: bikersd2013
Data de Publicação: 04 Jun 2013 as 08:00
POw! Excelente o tópico.

Hoje uso a combinação 38x26(coroas) e cassete 12-36.
Normalmente em provas de XCM.

Para XCO, vejo uma bela alternativa, muito mais barata a investir tanto no XX1.
Boa!


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 04 Jun 2013 as 14:21
Originalmente postado por ghostrider ghostrider escreveu:

Fala galeraaa! 
Eu sempre me enteressei pela idéia de usar 1x10, porém fiquei pesando:
até que situação essa relação consegue ir, digo, quais situações vc leva desvantagem ? com um condicionamento melhor resolve ?


É simples, tem que dimensionar pro condicionamento que você tem, pro peso da bike e pro tamanho da roda.

No meu caso, sou "fraco", a bike tem 14kg e rodas 26", eu vejo como ideal um k7 10x42 e uma coroa 34 dentes. Tem gente que é mais forte e poderia ou usar uma coroa maior, e nesse caso teria vantagem na velocidade maior que poderia pegar na relação mais pesada. Alguém que vai colocar isso numa 29"  talvez tivesse que usar coroa 32 ou mesmo 30 (pois com roda maior a bike fica com relação mais pesada).

Quanto as marchas intermediárias, sinceramente desde que tenham os "saltos" convencionais dos k7, pelo menos pro pedal normal acho que não faz tanta diferença. Talvez pra competição faça diferença ter saltos menores de marcha, e seja por isso o motivo da galera do DH usar k7 de speed quando podia usar k7 MTB de 36d e conseguir subir em algumas situações que é impossível subir com pinhão de 26 ou 28 dentes.



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Postado Por: plstecnica
Data de Publicação: 10 Jul 2013 as 14:31
Originalmente postado por jiwaggo jiwaggo escreveu:

Moçada chegou hoje o cassete GENERAL LEE que comprei, vou montar e coloco aqui fotos do resultado e do teste ...
Segue fotos .. as coroas maiores são 34-40 e as menores 25-29

http://shack.us/photo/my-s/845/20130320162712.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us

http://shack.us/photo/my-s/577/20130320162723.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us

http://shack.us/photo/my-s/829/20130320162733.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us








Oi pessoal, fiquei sabendo que está disponível agora para cassetes SHIMANO o kit General Lee com duas opçoes:

28-33-40D

29-35-42D

A Shimano não fez, e eles fizeram !

Agora sim uma alternativa económica para 1 x 10

O meu está chegando para minha Santa Cruz Nomad de Enduro

Vou postar as fotos quando chegar


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 01 Ago 2013 as 14:47
E ai galera, alguma novidade?

(a)drf, e o seu protótipo? Já conseguiu produzir para venda?


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Postado Por: L.paese
Data de Publicação: 01 Ago 2013 as 22:00
Originalmente postado por jiwaggo jiwaggo escreveu:

NADA DE CONVERSA FIADA MAIS, NADA DE ACHISMOS, NADA DE DEVE SER, QUEM SABE !!!!  
A peça chegou acabei de montar e amanhã cedinho tô na trilha pra testar de verdade ...andando na rua, achei um cassete normal (só que com peões maiores), sem diferenças de outros no que diz respeito a passar marchas, foi difícil achar a regulagem ideal, mas tá tudo certo ...amanhã depois da trilha coloco mais detalhes aqui ...vai ai as fotos da bike com o cassete GENERAL LEE !!!!

http://shack.us/photo/my-s/5/20130322130411.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us

http://shack.us/photo/my-s/7/20130322130425.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us

http://shack.us/photo/my-s/594/20130322130437.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us


Que Roda é esta ?

Comprei agora:

Quadro: Mosso 681XC

Suspensão: ROCKSHOX Reba RL 100mm 2013 Solo air Axle 9mm Disc 1 1/8 Pushlock

Roda: CRANKBROTHERS 2013 Wheelset Cobalt 2 Disc 6 holes Axle (9x100mm / 9x135mm)

Grupo: Shimano Deore SLX 2013 com (cambio traseiro XT)


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 02 Ago 2013 as 13:55
Pra quem quiser arriscar a solução "xx1 barato" basta comprar o seguinte:

Cog 41T
http://www.ebay.com/itm/41-Tooth-Cog-for-Mountain-Bike-Cassette-41t-Sprocket-/261236866079?pt=US_Cassettes_Freewheels_Cogs&hash=item3cd2ee3c1f

Coroa Race Face Narrow-Wide 34T (tem outros tamanhos também)

http://www.ebay.com/itm/RaceFace-Narrow-Wide-Single-Ring-34t-x-104-Black-/350846719908?pt=Cycling_Parts_Accessories&hash=item51b01817a4


Aí pega seu k7 11-32, 11-34 ou 11-36 e remove um dos cogs menores (15 ou 23 por exemplo) e adapta esse cog 41T na parte maior.


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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 02 Ago 2013 as 13:57
mais infos aqui

http://www.rotorburn.com/forums/showthread.php?258486-Shimano-WR-11-41t-10Spd-Cassette

e aqui

http://www.bentrideronline.com/?p=8631

e aqui foi feito algo semelhante (em português)

http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9.html

protótipo da SPZ 9-36 (que na minha opinião se fosse 9-40 seria perfeito)

http://www.pinkbike.com/news/9-36-cassette-prototype-2011.html


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Postado Por: gustavomurad
Data de Publicação: 28 Nov 2013 as 22:16
A ONEup Components lançou uma solução diferente, você continua com 10 velocidades, mas ele substitui o pinhão de 17 por um de 42.

Boa alternativa, seguem as fotos e o link da matéria.











http://enduro-mtb.com/en/pressrelease-the-oneup-components-42t-sprocket/" rel="nofollow - http://enduro-mtb.com/en/pressrelease-the-oneup-components-42t-sprocket/








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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 28 Nov 2013 as 23:06
Sem o 17 vai ter um buraco na relação, sem falar que os câmbios não fora, feitos para atingir pinhão de 42 dentes. No General Lee de 40 já era sentido isso nas mudanças.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 29 Nov 2013 as 07:25
Não acho tão absurda essa perda do pinhão de 17, visto o benefício que trás esse cassete maior. Dá pra tirar coroinha, câmbio e passador dianteiro e até mesmo a guia de corrente caso usar uma dessas coroas narrow-wide.
O que achei interessante nesse cassete ONEup é que é de alumínio, tirando o pinhao 17 e acrescentando ele aumenta só 51g o peso do cassete . Naquele outro cassete de 41 vendido no ebay o material era aço, e nos cálculos que fiz de redução de peso tirando o câmbio dianteiro não compensava tanto assim pois só o cog pesava quase 150g. Com esse ONEup provavelmente dá pra tirar 200~400g fácil da bike.

E sobre tamanho do câmbio, acredito que não haja problemas. Vai ser um pouco mais difícil pra subir pro 42T sim, mas nada que inviabilize o uso.
Li sobre testes do General Lee e foi possível usar até mesmo com câmbios Zee, que são de braço curto. 
Na verdade comprimento do câmbio tem mais a ver com as coroas que se usa que com o cassete.

Gostei desse produto, quem sabe se for viajar pro exterior compro ele.


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Postado Por: lucasaf
Data de Publicação: 29 Nov 2013 as 08:26
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Não acho tão absurda essa perda do pinhão de 17, visto o benefício que trás esse cassete maior. Dá pra tirar coroinha, câmbio e passador dianteiro e até mesmo a guia de corrente caso usar uma dessas coroas narrow-wide.

Gostei desse produto, quem sabe se for viajar pro exterior compro ele.


mais é certo que da pra tirar a guia de corrente mesmo?


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 29 Nov 2013 as 09:01
Originalmente postado por lucasaf lucasaf escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Não acho tão absurda essa perda do pinhão de 17, visto o benefício que trás esse cassete maior. Dá pra tirar coroinha, câmbio e passador dianteiro e até mesmo a guia de corrente caso usar uma dessas coroas narrow-wide.

Gostei desse produto, quem sabe se for viajar pro exterior compro ele.


mais é certo que da pra tirar a guia de corrente mesmo?

então, a SRAM prega que sim.  entretanto tem vários pilotos que usam guia mesmo com XX1. 
só reparar aqui:

http://www.pinkbike.com/news/Bikes-of-the-Enduro-World-Series.html

A minha idéia seria testar mesmo, e caso não funcionar usar uma guia Bionicon. 

Ou então minha "bionicon c-guide home made" 

A original:

A minha:



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Postado Por: gustavomurad
Data de Publicação: 29 Nov 2013 as 17:49
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Não acho tão absurda essa perda do pinhão de 17, visto o benefício que trás esse cassete maior. Dá pra tirar coroinha, câmbio e passador dianteiro e até mesmo a guia de corrente caso usar uma dessas coroas narrow-wide.
O que achei interessante nesse cassete ONEup é que é de alumínio, tirando o pinhao 17 e acrescentando ele aumenta só 51g o peso do cassete . Naquele outro cassete de 41 vendido no ebay o material era aço, e nos cálculos que fiz de redução de peso tirando o câmbio dianteiro não compensava tanto assim pois só o cog pesava quase 150g. Com esse ONEup provavelmente dá pra tirar 200~400g fácil da bike.

E sobre tamanho do câmbio, acredito que não haja problemas. Vai ser um pouco mais difícil pra subir pro 42T sim, mas nada que inviabilize o uso.
Li sobre testes do General Lee e foi possível usar até mesmo com câmbios Zee, que são de braço curto. 
Na verdade comprimento do câmbio tem mais a ver com as coroas que se usa que com o cassete.

Gostei desse produto, quem sabe se for viajar pro exterior compro ele.


Ficaria uma boa sim, acho com o 42 mais viável andar com 1x10, fora que esse verde fica show na bike, tomara que façam na mesma gama de cores do Chris King, por exemplo dourado.

Combinação ninja, um cambio traseiro XTR Trail Sadow+, guia de corrente e-Thirteen LG1 e uma coroa RaceFace NarrowWide 36 ou 34. 

Vai que na SeaOtter desse ano a Shimano mostra alguma coisa de 1x11.




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Postado Por: williamsegundo
Data de Publicação: 30 Nov 2013 as 00:14
curti em..

da vontade de testar


Postado Por: gleisonsilva
Data de Publicação: 30 Nov 2013 as 08:56
Gostei desta ideia também!!!

Mas para uso em XCM, creio que mesmo passando para 42 dentes, ficaria pesado pra subir de 29", só com uma coroa na frente, agora pra XC, acho que rola de mais de andar desta forma!!!
Só trocaria se fosse pra andar sem guia de corrente, pois a coroa verde, ou dorado, ou vermelho ficaria show, única coisa que quebraria a estética é este guia, ohhh coisinha feia!!! kkkk

Abraço


Postado Por: Gustavo Pira
Data de Publicação: 30 Nov 2013 as 09:28
Boa sacada.Só o guiador que feio demais.Com o tempo a tendencia é surgir mais alternativas baratas mesmo.


Postado Por: Roldao
Data de Publicação: 30 Nov 2013 as 22:31
estou atento a este tópico... tudo o que quero é poder usar um sistema assim.... achei no ml se não me engano as coroas com o mesmo formato dos dentes do XX1, evitando assim o pulo da corrente e uso de guias...

Mas como essas peças se baseiam no conceito do XX1, também abusam pelos valores... coroa que deveria custar no máximo 100 dilmas está sendo vendido por 300!!!


Postado Por: williamsegundo
Data de Publicação: 01 Dez 2013 as 00:50
claro.. vao aproveitar da novidade, exclusividade, lançamento, pra lucrar no começo... como tudo.

tenho vontade de usar um sistema assim, mas acho q ficaria mto limitado pra minha região (tipo de terreno) e tipos de provas.. aqui quase n tem provas q poderiam justificar o uso.. na verdade, acho q iria faltar uma marcha pesada e/ou uma leve.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 01 Dez 2013 as 10:16
no ebay tem coroas race face narrow wide por um preço razoável. 

acho muito caro 100 dolares nessa coroa 42 mas por outro lado acho justo pagar pelo custo de desenvolvimento do produto 


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Postado Por: viajeiro
Data de Publicação: 01 Dez 2013 as 10:53
Montei uma Race Face Narrow Wide 30 dentes na minha Giant Yukon FX... o pinhão traseiro é 12-36.  Quanto estavam montadas as coroas 44-33-22, em trilhas andava quase sempre na coroa do meio.  Eventualmente, quando estava na vala, usava a coroinha.  E a coroa grande nos deslocamentos no plano.

O resumo da ópera e o seguinte (óbvio): na trilha, perfeito!  No stress e me concentro só no cambio traseiro... a pilotagem fica mais fácil.

Nos deslocamentos: falta uma relação mais longa (óbvio), não dá nem para pensar em acompanhar quem está equipado com coroa maior.  Fica pra trás mesmo...

Deixei montado o cambio dianteiro, porque para o desmontar precisaria abrir a corrente.  Então travei ele usando os parafusos de ajuste e acabou ficando como um guia de corrente.  A corrente nunca caiu.

Conclusão: usar uma coroa só, depende muito do tipo de uso que você faz da bike.  Se o uso é genérico, melhor ter a opção de duas ou três coroas.  Vamos ver se a foto funciona!

http://shack.us/photo/my-s/199/4zc5.jpg/ -





Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 01 Dez 2013 as 15:27
viajeiro, acho que se você colocasse uma coroa 36 e o pinhão de 42 dentes resolvia o teu problema, ou pelo menos amenizava bastante.

Relação 30/12 é muito leve pra rodar no plano. eu mesmo quando ando no plano praticamente só uso coroão.


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Postado Por: viajeiro
Data de Publicação: 01 Dez 2013 as 18:00
Com certeza sim, mas teria que comprar além da coroa e as engrenagens extras do pinhão ($$$).  É uma ideia, mas tenho que rodar mais com uma coroa só para ver se vale a pena mesmo para o meu tipo de pedal...


Postado Por: gustavomurad
Data de Publicação: 06 Dez 2013 as 09:39
Leonardi Racing está para lançar mais uma opção, nesse casso seria a relação traseira inteira (9-11-13-15-18-21-24-29-35-42)






http://www.triridemtb.com/leonardi-racing-nuova-cassetta-con-pignone-da-9-denti/" rel="nofollow - http://www.triridemtb.com/leonardi-racing-nuova-cassetta-con-pignone-da-9-denti /



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Postado Por: Fabiof8
Data de Publicação: 06 Dez 2013 as 10:05
Opa com um cassete assim fica bem interessante rodar com 1 coroa apenas. Uma pena shimano e sram ainda nao fazerem cassete com pinhao menor 9 ou 10t e maior com 40t acessivel. Com um cog 9t da pra rodar na boa com coroa 32 que se obtem boa velocidade final, e de 32x42 sobe o que tiver...


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 06 Dez 2013 as 10:14
Legal mesmo, mas o problema que eu vejo aí é que pelo que entendi tem que comprar o mesmo núcleo do cubo XX1, e isso não é compatível com qualquer cubo e também não é muito barato. 
Mas claro, ainda assim vai sair muito mais barato comprar o cassete e o núcleo (ou o cubo) que um kit XX1 inteiro. E vai ter uma relação com um range ainda maior que o XX1.


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Postado Por: Liternit
Data de Publicação: 06 Dez 2013 as 10:34
Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

Opa com um cassete assim fica bem interessante rodar com 1 coroa apenas. Uma pena shimano e sram ainda nao fazerem cassete com pinhao menor 9 ou 10t e maior com 40t acessivel. Com um cog 9t da pra rodar na boa com coroa 32 que se obtem boa velocidade final, e de 32x42 sobe o que tiver...

Nunca vão fazer, com pinhão pequeno pois a corrente dobra muito e a pedalada não ficaria lisa. Sram já testou e viu que não funciona. Teriam que criar uma corrente com elos menores mas ai a durabilidade.



Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 06 Dez 2013 as 10:54
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

Opa com um cassete assim fica bem interessante rodar com 1 coroa apenas. Uma pena shimano e sram ainda nao fazerem cassete com pinhao menor 9 ou 10t e maior com 40t acessivel. Com um cog 9t da pra rodar na boa com coroa 32 que se obtem boa velocidade final, e de 32x42 sobe o que tiver...

Nunca vão fazer, com pinhão pequeno pois a corrente dobra muito e a pedalada não ficaria lisa. Sram já testou e viu que não funciona. Teriam que criar uma corrente com elos menores mas ai a durabilidade.


nas BMX, com o uso de cassete de 9 dentes, as correntes normais acabam pegando no freehub e estragando ele. Por isso surgiram no mercado correntes com elos mais "baixos" pra evitar esse problema. A corrente não tem elos mais finos nem com tamanhos diferentes, apenas a altura do elo é um pouco menor. Talvez seja uma solução pra esse problema que você apontou.


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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 06 Dez 2013 as 11:49
BMX usa até 8 dentes, mas em bikes racing só é usada em bikes de crianças ou para pessoas muito leves. As pro usam tudo coroa/pinhão grande para não forçar, vide Shimano DX que, acho que o menor pinhão é 14 dentes e olha que eles fazem Capreo de 9 dentes e poderia muito bem usar pinhão menor no BMX e até nos cassetes.

E pinhão pequeno no cassete tem vários inconvenientes. Numa bike normal de 2 ou 3 coroas, a coroa que mais os pinhões são as menores e isso aumenta ainda mais de usar a coroa menor com o pinhão menor que tem poucos dentes de apoio. O torque em cada dente seria monstruoso. E numa relação de coroa única não tem como fugir dessa situação. 

Sem falar no efeito polígono ao pedalar que torna o pedalar bem inconsistente, visto que vai sair da fixação de um dente enquanto o outro ainda não está 100% fixado, pelo menor número de dentes que a corrente abraça no pinhão minúsculo. 

Em BMX também usam corrente half link, mas lembrando também que corridas de BMX são curtíssimas em tempo.

E como disse, a Shimano faz Capreo a anos com pinhão 9 dentes e nunca nem sequer usou 10 em MTB. E para quem lembra da época que o menor era 12 dentes e a Suntour lançou o Microdrive com 11 dentes diminuindo também as coroas e a Campagnolo lançou o Record O.R. com pinhão maior 24 dentes e coroas 40/30/20 . A Shimano só deu a resposta acho que em 94 co o Compact Drive que eram as coroas 42/32/22 e depois 44/32/22 com pinhão 11-28 e depois 11-30, 11-32 e 11-34. Mas lançou isso no XT e mantinha o XTR com cassete 12-32 ou 12-34 (não lembro) e coroas 46/36/24, pois diziam que em competições eles eram bem mais fortes. Foi uma época que muitas bikes top começaram a vir com XT em vez de XTR e com isso também vinham mais baratas. Uma combinação muito usada em 95 era câmbio traseiro XT, grupo LX, coroas Sugino 42/32/22, Grip Shift X-Ray SRT800 e freios LX com manetes Dia Compe PC77 (eu acho). Sem falar nos pedais Onza e caixa Dia Compe.


Postado Por: Liternit
Data de Publicação: 06 Dez 2013 as 12:25
Boa info Fabio, é melhor usar um crank com mais dentes do que diminuir o K7 quanto mais esticada a corrente melhor.


Postado Por: gustavomurad
Data de Publicação: 06 Dez 2013 as 12:32
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

BMX usa até 8 dentes, mas em bikes racing só é usada em bikes de crianças ou para pessoas muito leves. As pro usam tudo coroa/pinhão grande para não forçar, vide Shimano DX que, acho que o menor pinhão é 14 dentes e olha que eles fazem Capreo de 9 dentes e poderia muito bem usar pinhão menor no BMX e até nos cassetes.

E pinhão pequeno no cassete tem vários inconvenientes. Numa bike normal de 2 ou 3 coroas, a coroa que mais os pinhões são as menores e isso aumenta ainda mais de usar a coroa menor com o pinhão menor que tem poucos dentes de apoio. O torque em cada dente seria monstruoso. E numa relação de coroa única não tem como fugir dessa situação. 

Sem falar no efeito polígono ao pedalar que torna o pedalar bem inconsistente, visto que vai sair da fixação de um dente enquanto o outro ainda não está 100% fixado, pelo menor número de dentes que a corrente abraça no pinhão minúsculo. 

Em BMX também usam corrente half link, mas lembrando também que corridas de BMX são curtíssimas em tempo.

E como disse, a Shimano faz Capreo a anos com pinhão 9 dentes e nunca nem sequer usou 10 em MTB. E para quem lembra da época que o menor era 12 dentes e a Suntour lançou o Microdrive com 11 dentes diminuindo também as coroas e a Campagnolo lançou o Record O.R. com pinhão maior 24 dentes e coroas 40/30/20 . A Shimano só deu a resposta acho que em 94 co o Compact Drive que eram as coroas 42/32/22 e depois 44/32/22 com pinhão 11-28 e depois 11-30, 11-32 e 11-34. Mas lançou isso no XT e mantinha o XTR com cassete 12-32 ou 12-34 (não lembro) e coroas 46/36/24, pois diziam que em competições eles eram bem mais fortes. Foi uma época que muitas bikes top começaram a vir com XT em vez de XTR e com isso também vinham mais baratas. Uma combinação muito usada em 95 era câmbio traseiro XT, grupo LX, coroas Sugino 42/32/22, Grip Shift X-Ray SRT800 e freios LX com manetes Dia Compe PC77 (eu acho). Sem falar nos pedais Onza e caixa Dia Compe.

Shimano Hyperdrive-C (Deore LX 1998), uso até hoje na bike que me leva a academia...

Na época do hiperdrive andávamos com firmapé e bermudas de lycra.

Tenso...


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Imposto é Roubo


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 06 Dez 2013 as 13:09
Tive XT compacto em 94/modelo 95.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 06 Dez 2013 as 13:45
pois é, mas mesmo sendo inviável de 9d sem mudar muita coisa, pelo jeito 10d é perfeitamente viável. A shimano poderia fazer uma relação 1x10 como resposta. com o pinhão menor de 10 dentes assim como no sram.

E a tal tampa do cassete que era um pinhão de 10 dentes? Vi um link postado nesse tópico mesmo, mas a página não é encontrada e no site do fabricante não tinha.

Alguém tem informações?


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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: boizinho
Data de Publicação: 06 Dez 2013 as 23:17
q coisa linda esse cassete.. tirando o aspecto gay, gostei desse sistema.

vontade tenho de testar. talvez na bike nova (se for montar)


Postado Por: melarkry
Data de Publicação: 08 Dez 2013 as 07:32
meu adaptador

http://www.hostingpics.net/viewer.php?id=938948platine.jpg -


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 08 Dez 2013 as 12:11
muito interessante. Está pensando em usar qual coroa?
Pode mandar o molde pra gente mandar cortar?


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Postado Por: melarkry
Data de Publicação: 08 Dez 2013 as 13:19
Olá,

É uma platina eu sou feito.
Ele permite tabuleiro de montagem 38/40 ou 42 dentes.


Postado Por: Tiger
Data de Publicação: 09 Dez 2013 as 14:13
Originalmente postado por melarkry melarkry escreveu:

meu adaptador


http://www.hostingpics.net/viewer.php?id=938948platine.jpg -


Very interesting melarkry,
Do you have more pics with mounted cassette?
How is the chain line?
The index system chainring works with the index system cassette?
The cassette isn't unbalanced with this form of adaptador?
The bolts don´t disturb the gear change?




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"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.


Postado Por: melarkry
Data de Publicação: 10 Dez 2013 as 18:23
Olá,
A mudança é muito bom.
Eu fiz mais de 400 km não é problema.
Os parafusos não Genet, sem equilíbrio.


Postado Por: Fabiof8
Data de Publicação: 11 Dez 2013 as 11:50
Uma questao a ser levantada sobre 1 coroa: pra conseguir um um bom range de marchas é preciso usar esses cassetes onde um pinhao é bem 'longe' do outro. Isso deve deixar a relaçao bem 'quebrada'.
Usei uns tempos o cassete 9v 11-28 na roda de asfalto, quando coloquei a roda de terra com 11-34 foi bem esquisito, trocava de marcha e o salto era muito grande, quando colocava mais leve ficava leve demais, e o contrario tbm. O pedal ficava quebrado, as vezes tinha que voltar pra marcha anterior.
Como meu pedal é estradao ou asfalto, geralmente longas distancias, vou continuar com meu pedivela 27x40 e no futuro trocar o cassete de mtb para um 11x32.


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 11 Dez 2013 as 12:48
Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

Uma questao a ser levantada sobre 1 coroa: pra conseguir um um bom range de marchas é preciso usar esses cassetes onde um pinhao é bem 'longe' do outro. Isso deve deixar a relaçao bem 'quebrada'.

Eu não entendo essa tendência de reduzir o range das MTBs ou "quebrar" a relação para ter menos coroas no pedivela. Com a chegada das 10 e 11v no MTB eu imaginei que as relações ficariam mais justas, permitindo melhor controle de cadência de giro. Mas o que aconteceu foi exatamente o contrário, começou uma caça às bruxas, ou melhor, às coroas do pedivela.

Dia desses tive uma experiência clássica de como isso compromete o desempenho do ciclista. Chegando numa subida monstra na saída de um parque aqui de Curitiba encontrei dois MTBzeiros, aparentemente bem fortes e com bicicletas bem "qualificadas". No começo da subida eles se atrapalharam um pouco para achar a cadência de subida e acabei passando. Eles aceleraram mas o trecho é muito forte, mais de 10% por 300 metros, e ficaram se batendo para achar a cadência certa para tentar um contra-ataque. Eu ao contrário tenho um pedivela triplo 52-42-32 e cassete 12-23 e o giro muda muito pouco a cada troca, é muito fácil acertar com precisão o necessário. No final o mais forte ficou alguns metros atrás de mim, mas tenho certeza que com uma relação menos furada ele teria me acompanhado e até passado.

Se eu tivesse uma MTB não teria dúvida em usar um pedivela triplo com o cassete menos furado que pudesse, ter possibilidade de girar bem e na cadência certa faz muita diferença para andar bem ou espanar. E no MTB é mais crítico aínda, já que as subidas são irregulares e as variações de cadência mais bruscas, o que demanda ajustes constantes.


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PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 11 Dez 2013 as 13:13
realmente faz sentido essa afirmação. mas tem que lembrar que no geral se usa esse tipo de relação em bikes de all mountain, e essas bikes não tem o compromisso de ser competitivas. ninguém vai se importar de ficar um pouco atras na subida, sendo que o objetivo é subir pra descer depois.

a adoção desse tipo de relação pra bike de xc eu também não concordo muito,tanto que estou em duvida se vou pra 2x10 ou mantenho 3x9. na minha

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