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mudança de coroa em pedivela Shimano M590

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Tópico: mudança de coroa em pedivela Shimano M590
Postado Por: furukawa
Assunto: mudança de coroa em pedivela Shimano M590
Data de Publicação: 14 Nov 2012 as 21:52
Ola,
gostaria de discutir uma ideia sobre troca de coroa do meio do pedivela Shimano M590 de 3x9.

A ideia é por uma coroa do meio de 36 dentes. O conjunto ficaria 44, 36 e 22. Meu cassete é 12-36.

A coroa de 36 é Shimano M532:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=38192

Minha intenção é usar mais a coroa do meio. Como 32 fica muito curto, logo tenho que passar para a maior de 44. Acho que com 36 nem precisaria usar muito a maior, só em retas e descidas.

Parece-me que a diferença de 14 entre a coroa do meio com a menor (36-22) não criaria dificuldade na mudança de marcha. Alguém confirma?

Abraços,
Furukawa.



Respostas:
Postado Por: vitorgavioes
Data de Publicação: 14 Nov 2012 as 22:36
ate te ajudaria mais nao entendo muito sobre isso desculpe


Postado Por: Txaco
Data de Publicação: 14 Nov 2012 as 22:42
Eu uso um pedivela com coroas 24, 36 e 48, e funciona perfeitamente! Creio que o 22 e 36 encaixaria muito bem sim!!


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Rafael Bordignon
Equipe Ximano
http://www.ximano.com.br


Postado Por: JoaoPauloSaraiva
Data de Publicação: 14 Nov 2012 as 22:57
36x22 da p usar sim, alguns modelos da Carve estão saindo com essa relação.

Eu mudaria pra 38x24 e tiraria a coroa 44 dentes.

Sua bike é 27v mas como seu cassete é 12x36 vc passaria a usar 18v e teria marchas pra subir muito bem como as 20v.


Postado Por: ArthurNeto
Data de Publicação: 15 Nov 2012 as 10:32
Originalmente postado por Txaco Txaco escreveu:

Eu uso um pedivela com coroas 24, 36 e 48, e funciona perfeitamente! Creio que o 22 e 36 encaixaria muito bem sim!!<div id="LCS_336D0C35_8A85_403a_B9D2_65C292C39087_communicationDiv">


Txaco.
Como ficou a corrente. Não ficou com folga?
Eu uso pedevela deore 590 26-36-48 com cassete 11-34.
Gostaria de trocar a coroa de 26 por 22.
Cambio trazeiro no meu caso deeore 592. Suporta toda esta diferença entre as marchas.
Não estou sabendo explicar, mas no manual da shimano nas caracteristicas dos cambios cada modelo tem um limite.


Postado Por: ArthurNeto
Data de Publicação: 15 Nov 2012 as 10:49
http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/pt/br/index/products/mountain/deore_m590.html#


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 28 Nov 2012 as 16:16
Ola,
hoje chegou minha coroa do meio de 36 dentes e uma ferramenta para desmontar os parafusos.

Infelizmente o conjunto 44-36-22 não funciona com o cambio dianteiro Shimano M771. Consultei o documento técnico que relata uma diferença máxima entre a coroa maior e a do meio, 12 dentes. Tenho um cambio dianteiro M591 (10 dentes para esta diferença máxima) mas não creio que vale a pena o trabalho de arriscar.

Acho que vou usar esta coroa de 36 e tirar a maior. Vou ter que ou trocar os parafusos ou por arruelas para compensar a ausência da coroa maior.

Quanto aos parafusos, alguém sabe qual a medida certa para fixar sem a coroa maior? Na CRC tem-se as opções:

E Thirteen Single Ring Bolt Set
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=66378

Brand-X Outer Ring Bolts Narrow 7075 Alloy
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=19227

Outras sugestões são bem-vindas.

Grato pela atenção,
Furukawa


Postado Por: Telles
Data de Publicação: 28 Nov 2012 as 16:30
Furukawa, eu cheguei a usar um pedivela com 42X28 e funcionava. Câmbio dianteiro Deore. Tentar não custa nada, porém, existe o risco de, em não muuuiiiiiiiito bem regulado o cambio, a corrente ficar caindo exatamente no meio, entre a 36 e a 22.

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Parachoque de bike é o dente


Postado Por: educosta
Data de Publicação: 28 Nov 2012 as 18:13
Originalmente postado por JoaoPauloSaraiva JoaoPauloSaraiva escreveu:

36x22 da p usar sim, alguns modelos da Carve estão saindo com essa relação.

Eu mudaria pra 38x24 e tiraria a coroa 44 dentes.

Sua bike é 27v mas como seu cassete é 12x36 vc passaria a usar 18v e teria marchas pra subir muito bem como as 20v.

Eu também faria algo nesse sentido, como citou o João Paulo. Bem mais simples e casa melhor com as 29ers


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Soul Sl900 29er XTR/XT 10.630kg
http://cafenatrilha.blogspot.com
http://www.facebook.com/CafeNaTrilha


Postado Por: educosta
Data de Publicação: 28 Nov 2012 as 18:19
Originalmente postado por Telles Telles escreveu:

Furukawa, eu cheguei a usar um pedivela com 42X28 e funcionava. Câmbio dianteiro Deore. Tentar não custa nada, porém, existe o risco de, em não muuuiiiiiiiito bem regulado o cambio, a corrente ficar caindo exatamente no meio, entre a 36 e a 22.

Furukawa, é como o Telles da falando mesmo. pra vc ter uma ideia eu uso uma das combinações mais improváveis possíveis. Coroas Especialities com pedevela Alívio (até o meu XT chegar) e tá funcionando perfeitamente.

Quem montou e regulou pra mim foi o Alonzo da http://www.facebook.com/pages/Bike-Mechanic/228767870542269?fref=ts" rel="nofollow - Bike Mechanic  . ele cortou o parafuso, mas tem gente que coloca uma ruelinha. Dizem que com a ruelinha fica caindo no meio.

O meu já treinei, passiei e fiz provas que já dão mais de 800kms e nunca caiu. Se tiver face entra em contato com o Alonzo na page dele da Bike Mechanic...


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Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 02 Dez 2012 as 13:56
Galera,
ontem tentei usar coroas 44-36-22 com o cambio Shimano M591 e cassete 12-36. Para funcionar, tive que deixar o cambio bem alto para que o condutor de corrente do cambio passasse pela coroa do meio em direção à maior.

Rodando foi problema pois numa hora caiu na mudança para coroa menor que por sinal não tinha problema de mudança de marcha. Da coroa do meio para a maior, as mudanças eram difíceis e só passava bem com o cassete na menor (a de 12). Em 3 ocasiões a corrente caiu para o pedal. Insegurança total, uma merda.

Desisti da ideia e voltei para as coroas originais 44-32-22 com cambio M771. Destas alterações aprendi muito sobre a montagem e regulagem do cambio dianteiro que antes não dava muita importância.

O que pude notar sobre a coroa de 36 é que não melhorou muito a pedalada. Outra hora vou tentar a sugestão do educosta com coroas 38-24 que deve ser muito legal. Acho que com um casste 11-34 deve funcionar melhor ainda.

Grato pelas sugestões. Abraços,
Furukawa



Postado Por: Edson Gomes
Data de Publicação: 23 Jan 2013 as 00:49
amigos marchas foram feitas pra usar e abusar o sistema 3 x 9 ou 10 é muito bom pra terrenos dos mais variados desde retas a montanha a serem escaladas. dependendo do terreno o inconveniente é que temos que fazer diversas mudanças de marchas porem temos um sistema de cambio pra toda obra e em elgumas competições isso pode atrapalhar


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 15:28
Ola,

acho que isto ajudará quem queira melhorar o pedivela de forma barata e prática.

As coroas originais numa relação de 27v (3x9) são 44-32-22. Uso cassete Shimano HG61 12-36.

Para a coroa maior de 42, uso um Shimano Alivio M411 Outer Chainring de US$ 18,41 descrito como sendo para 24v (3x8):

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=19105

Para a coroa menor de 24, uso um Shimano SLX M660 10 Speed Inner Chainring de US$ 11,33, originalmente para 30v (3x10):

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=83371

Desta forma, o pedivela ficou com as MESMA relação de 30v: 42-32-24. Um pedivela original de 30v é muito caro.

Notem que o pedivela ficou com coroas de diferentes velocidades: 42 de 24v, 32 de 27v e 24 de 30v.

Para funcionar bem, tive que voltar a usar o câmbio dianteiro SHimano Deore M591 (com as coroas originais, usava Shimano XT M771).

Para meu tipo de uso que é mais urbano, a pedalada ficou bem legal pois a coroa menor de 22 era leve demais e a maior de 44 era pouco usada.

Mais para frente, vou testar 20v com pedivela duplo de 36-22 ou 38-24. O problema é achar uma coroa de 38 para BCD de 104 mm.

Abraços.




Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 05 Mar 2013 as 00:23

O pedivela e as coroas 42-32-24 não funcionava perfeitamente com o câmbio M591 pois o mesmo é projetado para as coroas originais 44-32-22. É preciso ler e entender os manuais do câmbio.

Surgiu uma promoção na Jenson por US$ 10, que ainda continua:

http://www.jensonusa.com/Front-Derailleurs/Shimano-SLX-M661-10-Oe-Front-Derailleur

e ficou muito bom as mudanças de marcha. O conjunto ficou assim:






Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 05 Mar 2013 as 00:29

Apesar de fugir do tópico, vale pela experiência de misturar conjuntos de 9sp com 10sp.

Hoje chegou o pedivela novo Shimano SLX M660-10 que está em promoção:

http://www.jensonusa.com/Bicycle-Drivetrain/Shimano-SLX-M660-10-OE-Crankset

O conjunto dianteiro ficou desta forma:





Ainda não pus para rodar afora. Testando em casa, com a roda traseira levantada, o conjunto funcionou legal.


Postado Por: Kaboom
Data de Publicação: 05 Mar 2013 as 01:09

Ei Furukawa, muito legal e de boas informações seu tópico.

Semana passada quase comprei esse pedivela lá na Jensonusa, só fiquei com medo de comprar e ele ficar agarrado na fiscalização. Eles lá da jensonusa declaram o valor normal de 89,00 ou menor? o seu foi tachado? chegou bem rápido né, vc pagou o frete maior ou o mais baixo?

Obrigado pelas infos que já foram de grande ajuda, e parabéns pela inciativa!

Bom pedal!



Postado Por: Kaboom
Data de Publicação: 05 Mar 2013 as 01:12

Ahh, o câmbio dianteiro serve pra 31,8 também ou é só 34,9 como descrito no site?

$10,00 é brincadeira com a nossa cara né não?!?! rsrsrsrsss

Aqui deve passar de R$ 100,00 Confused Ouch



Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 05 Mar 2013 as 08:42
Ola, Kaboom!

No meu câmbio antigo tinha 2 peças de plástico para reduzir de 34,9 a 31,8 mm e que ficam presas em cada nas braçadeiras.

Abs,
Furukawa.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 05 Mar 2013 as 09:08
Kaboom!

Outra vez comprei um pedivela LX M582 na CRC usando a entrega mais barata de US$ 10 e fui taxado. Então desta vez, para esta compra do pedivela SLX M660, fiz opção pela DHL Express cujo frete foi de US$ 22,98.

A DHL foi muito correta e fez toda burocracia cobrando, no ato da entrega em dinheiro, o valor de R$213,61 (imposto de importação + ICMS + taxa administrativa). A entrega foi muito rápida, comprei dia 28/02 e chegou no dia 04/03.

Quando fiz outra compra usando a UPS expresso, foi uma desgraça. A UPS mandou um boleto cobrando tudo incluse sobre seu próprio frete, foi absurdo, ridículo!

Valeu!
Furukawa.


Postado Por: Kaboom
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 01:41
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Kaboom!

Outra vez comprei um pedivela LX M582 na CRC usando a entrega mais barata de US$ 10 e fui taxado. Então desta vez, para esta compra do pedivela SLX M660, fiz opção pela DHL Express cujo frete foi de US$ 22,98.

A DHL foi muito correta e fez toda burocracia cobrando, no ato da entrega em dinheiro, o valor de R$213,61 (imposto de importação + ICMS + taxa administrativa). A entrega foi muito rápida, comprei dia 28/02 e chegou no dia 04/03.

Quando fiz outra compra usando a UPS expresso, foi uma desgraça. A UPS mandou um boleto cobrando tudo incluse sobre seu próprio frete, foi absurdo, ridículo!

Valeu!

Furukawa.

Que beleza cara, obrigado por compartilhar! Realmente foi MUITO rápida a entrega. Show!!!

Esse PDVL SLX que comprou agora, veio com a peça de plástico pra diminuir de 34,9 pra 31,8 também?



Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 09:34

Não veio, devido ao baixo preço e o produto ser designado como OE.

No quadro da bike Spz Carve, o local de fixação do câmbio dianteiro é de 34,9 mm e não precisei fazer ou pôr adaptador algum.

Na hora de comprar câmbios, normalmente é informado os detalhes técnicos e acessórios que são fornecidos juntos.

Abs,
Furukawa.


Postado Por: Royo
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 11:36
Furukawa..

acho q um fator q contibuiu pra o não funcionamento das marchas, foi a mistura de coroas de 24, 27 e 30v..     apesar de serem parecidas a olho nú..  elas tem diferentes espessuras, assim com a corrente tb é mais estreita qto maior o numero de marchas..   ai usar corrente de 27v com coroa de 24v   ou corrente de 30v com coroa de 27v vai fazer com q as trocas de marchas sejam mais complicadas e se pegar sujeira a chance de dar "chain suck " é muito maior. 

e outro fator q contribuiu tb é a indexação das coroas..  misturar coras de marcas diferentes tb vai prejudicar a passagem de marchas, pois os pontos de indexação que auxiliam na passagem da corrente de uma coroa pra outra vão ser diferentes..   e tb tem que prestar atenção a posição de montagem das coroas..  pois apesar delas encaixarem em qualquer posição, existe uma posição correta para o sistema de indexação funcionar...  se colocar errado, vai ficar dificil de passar marcha mesmo. 

qto aos parafusos pra usar duas coroas no pedevela de 03 coroas..  é só usar os parafusos pra pedevela de bikes de speed.. eles são mais curtos, pra usar apenas 02 coroas. 


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MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/


Postado Por: paulosav
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 11:56
Bem interessante suas experiências...

Tenho um Carve tb!

Vou passar a relação toda para XT 27V, e penso seriamente em fazer 2x9...

O cassete tb é um 12-36, o meu pedivela é um para 10V, logo precisaria trocar a coroa do meio por uma 36T ou 38T e manteria a a menor com 24T...

Desistiu de fazer 2x9?


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já negociei e recomendo: vynnycyhus, saddam, Itabh, ogoid, wilianpb, danik, Dusteel, HAIRTONNETO e por aí vai.


Postado Por: Fabiof8
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 12:37
Estou bem afim de montar uma relação 2x9 com um cassete 11x34 que eu tenho aqui usando um pedivela 22x36T. estou pensando em comprar um pedivela deore 590 triplo, só não sei se compro um 22x32x44, aproveitando a coroa 22 e comprando uma 36T, ou se compro um 26x36x48 aproveitando a coroa 36 e comprando uma 22.
Qual será que é o caminho mais fácil? Fora a compra da coroa teria que comprar parafuos, alguma sugestão?


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 15:47
Ola, Royo!

De fato, as coroas tem posição para serem colocadas e eu sei disso. Tenho agora um bom jogo de coroas extras para brincar (24, 36, 38 e 42) e 3 câmbios dianteiros (Deore M591, SLX M661-10 e XT M771). Estou esperando chegar um exclusivo para pedivela duplo que é o XT M785.

As mudanças de marchas em pedivela triplo (M590 com 42-32-24) estão funcionando muito bem com o câmbio M661-10.

Com o M591 funcionava mas o condutor/guia de corrente raspava muito a corrente. Parece que a corrente KMC X9SL é mais ruidosa nas mudanças de marcha do que o Shimano HG-53 e deve ser por causa dos pinos dos elos serem mais lisos e rentes no Shimano.

Valeu
Furukawa.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 16:03
Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

Estou bem afim de montar uma relação 2x9 com um cassete 11x34 que eu tenho aqui usando um pedivela 22x36T. estou pensando em comprar um pedivela deore 590 triplo, só não sei se compro um 22x32x44, aproveitando a coroa 22 e comprando uma 36T, ou se compro um 26x36x48 aproveitando a coroa 36 e comprando uma 22.
Qual será que é o caminho mais fácil? Fora a compra da coroa teria que comprar parafuos, alguma sugestão?



Ola, Fabio!

Acho melhor comprar um pedivela Shimano M590 44-32-22.

Para a coroa de 36 existe esta opção:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=38192
Ela é de aço e vai ter bastante resistência para aguentar o tranco.

Para fazer um pedivela duplo, recomendo estes parafusos de 6,5 mm:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=35866

É bom comprar uma chave para soltar os parafusos:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=14305

Comprei todos esses itens numa boa e chegaram sem serem taxados.

O problema para o pedivela duplo é o câmbio. Tentei com os meus e não ficou legal. Estou esperando chegar um novo que é o XT M785 próprio para pedivela duplo.

Abraços,
Furukawa


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 16:22
Ola, Paulo!

Ainda não desisti de fazer 2x9!

Estou esperando chegar o câmbio novo XT 785 próprio para pedivela duplo.

Uma coisa que me incomoda na Spz Carve é o posicionamento do terminal de fixação do cabo do câmbio dianteiro que é para dentro do quadro e é baixo. Isto causa um ângulo muito grande e faz o cabo arranhar o terminal de fixação nos câmbios com down swing (abraçadeira alta). Como o XT M785 é top swing acho que isso não vai acontecer.

Valeu!
Furukawa.


Postado Por: Fabiof8
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 19:52
Valeu Furukawa!
Eu tenho utilizado um pedivela duplo FSA 27x40T e um cassete 9v 11x34. Em algumas situações de subida muito forte falta marcha (até subo em 27x40 na 29er, mas chego afogando do topo do morro e acabo perdendo tempo no plano até recuperar), a ideia é usar a 22T como uma reserva para essas situações extremas e usar 95% do tempo a 36T.
Nesse meu pedivela FSA testei uns 5 cambios, deu certo com o alivio m430 p/ 9v, ficava 100% a troca, permitindo usar 15 das 18 marchas disponíveis do conjunto (sendo todas com a coroa maior), porém no quadro antigo SL900 só dava certo com câmbio braçadeira baixa. no quadro novo tenho que testar ainda com braçadeira baixa. Funcionava tbm com um cambio acera m310 p/ 8V, porém limitava o uso a 12 marchas e não permitia muito cruzamento.

O negócio mesmo é testar, essa semana encomendo o PDV deore M590 p/ 9v e assim que chegar faço as alterações e posto os resultados. Estou cogitando tbm uma relação para testar.


Postado Por: Passabão
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 20:36
Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

Valeu Furukawa!
Eu tenho utilizado um pedivela duplo FSA 27x40T e um cassete 9v 11x34. Em algumas situações de subida muito forte falta marcha (até subo em 27x40 na 29er, mas chego afogando do topo do morro e acabo perdendo tempo no plano até recuperar), a ideia é usar a 22T como uma reserva para essas situações extremas e usar 95% do tempo a 36T.
Nesse meu pedivela FSA testei uns 5 cambios, deu certo com o alivio m430 p/ 9v, ficava 100% a troca, permitindo usar 15 das 18 marchas disponíveis do conjunto (sendo todas com a coroa maior), porém no quadro antigo SL900 só dava certo com câmbio braçadeira baixa. no quadro novo tenho que testar ainda com braçadeira baixa. Funcionava tbm com um cambio acera m310 p/ 8V, porém limitava o uso a 12 marchas e não permitia muito cruzamento.

O negócio mesmo é testar, essa semana encomendo o PDV deore M590 p/ 9v e assim que chegar faço as alterações e posto os resultados. Estou cogitando tbm uma relação para testar.



Na minha Venzo Scud uso a relação 2x9, sendo pedivela um deore com coroas 22-32-44 que virou um 22-36 e k7 11-36 (isso mesmo, 11-36, usei parte de um 11-34 e parte do 12-36). o cambio dianteiro uso o deore 3x9 que com muita paciência e acertos finos consegui regular na boa....


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TSW Pro-Elite.


Postado Por: DALOMBA
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 22:00
Desculpa se falar m......
mão era mais fácil partir par 2x10 logo?
 
abs.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 22:42
Fabiof8:
Legal, Fabio! Ainda bem que as coroas 24, 36 e 38 são baratas! Quando for importar, separe-os em poucos itens para que o volume e peso não chamem na atenção dos fiscais principalmente com relação ao valor da declarado, desta forma, 90% das compras que fiz chegaram sem impostos. Uso a entrega mais barata da CRC que é de US$ 10 e chegam entre 15 a 30 dias.


Passabão:
Caramba, este cassete 11-36 de 9sp é novidade, se possível, poste uma foto que deve ser muito legal! Qual a sequência dos pinhões?
Eu tentei usar um pedivela duplo 38-24 com câmbio Deore M591 e tive muito problema com a corrente escapando da coroa maior. Não insisti muito mas percebi que o condutor/guia não ficava legal na hora de subir a marcha.


DALOMBA:
Para mudar para 2x10sp, é necessário trocar corrente, cassete, câmbio traseiro e passador traseiro. Fica mais caro.
Para 2x9sp basta trocar a coroa do meio, parafuso do BCD mais curto e o câmbio dianteiro conforme a combinação (se for 36-22, como o Passabão fez, basta regular).


Grato a todos.
Abraços,
Furukawa.


Postado Por: Lambert_br
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 23:24
Fala,

Li meio por cima o tópico e vi que ta querendo deixar com 2 velocidades o pedivela e já trocou por um slx de 3 coroas , comprou coroa, parafuso, chave etc e tal, não seria beeeem mais fácil ter comprado esse pedivela aqui http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=28019 ou esse modelo novo http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=83170 e acabado com esse 'pobrema' ?? 

Simplificar eh a palavra, e cambio dianteiro de 9v funciona que uma beleza com 10v, ja usei xt de 9 com o resto de 10v inclusive o pedivela e funcionava que uma beleza !


Abraço;

 


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 06 Mar 2013 as 23:52
Ola, Lambert!

O pedivela SLX M665 além de mais caro (US$ 146,85 contra os US$ 89 do SLX M660) é 36-22.

Não vejo como problema as mudanças de coroa, muito pelo contrário, estou gostando bastante da experiência de ter liberdade de fazer várias combinações. Eu mesmo faço todas essas modificações e regulagens dos câmbios.

Comprei o pedivela Shimano SLX M660 por estar em promoção e por ser compatível com as coroas extras.

Abraço,
Furukawa.


Postado Por: paulosav
Data de Publicação: 07 Mar 2013 as 08:16
Originalmente postado por Passabão Passabão escreveu:

 

Na minha Venzo Scud uso a relação 2x9, sendo pedivela um deore com coroas 22-32-44 que virou um 22-36 e k7 11-36 (isso mesmo, 11-36, usei parte de um 11-34 e parte do 12-36). o cambio dianteiro uso o deore 3x9 que com muita paciência e acertos finos consegui regular na boa....

Tb achei interessante este novo cassete, passa a relação que ficou montado... Tenho ambos os cassetes, o 11-34 e o 12-36... de repente testo esta configuração!


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já negociei e recomendo: vynnycyhus, saddam, Itabh, ogoid, wilianpb, danik, Dusteel, HAIRTONNETO e por aí vai.


Postado Por: Fabiof8
Data de Publicação: 07 Mar 2013 as 10:53
Sobre usar 2x10 dai depende do que o biker tem em  mãos. Eu estou com o grupo SLX 9v ainda novo(200km rodados), mudar pra 2x10 significa ter que comprar tudo denovo (peças 10v são mais caras e eu acho corrente de 10v frágil, muito fina). Ja tenho o sistema 2x9 e achei muito bom, só o fato da coroinha ser 27T que atrapalha um pouco. Se eu fosse partir do zero até pensaria no caso de 10v, mas dai seria 1x10, usando coroas entre 32 e 38T dependendo da situação e "construindo" um K7 11x38 ou até 11x41.

Até pensei em comprar o pedivela SLX duplo que o colega citou, mas é bem mais caro e fica limitado mesmo ao 22x36, numa situação que precise de uma coroa maior (44T) complica (como numa prova de asfalto como Desafio Marcio May ou Audax). Usando um triplo convertido pra 2x9, nada impede vez ou outra mudar pra 3x9 pra atender uma necessidade específica.

 


Postado Por: Passabão
Data de Publicação: 07 Mar 2013 as 21:06
Originalmente postado por DALOMBA DALOMBA escreveu:

Desculpa se falar m......
mão era mais fácil partir par 2x10 logo?

 

abs.

Seria bem mais fácil, pra quem tem grana e não tem vontade de fazer testes em sua bike... nesse caso meu gasto foi de R$30,00 (coroa) + R$55,00 (K7 11-34, cerca de 7% do valor de um grupo 2x10.....

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Postado Por: Passabão
Data de Publicação: 07 Mar 2013 as 21:29
Originalmente postado por paulosav paulosav escreveu:


Originalmente postado por Passabão Passabão escreveu:

 

Na minha Venzo Scud uso a relação 2x9, sendo pedivela um deore com coroas 22-32-44 que virou um 22-36 e k7 11-36 (isso mesmo, 11-36, usei parte de um 11-34 e parte do 12-36). o cambio dianteiro uso o deore 3x9 que com muita paciência e acertos finos consegui regular na boa....


Tb achei interessante este novo cassete, passa a relação que ficou montado... Tenho ambos os cassetes, o 11-34 e o 12-36... de repente testo esta configuração!


Uma Foto do K7 montado...
http://imageshack.us/photo/my-images/543/86241754226214579603011.jpg/" rel="nofollow">

Uploaded with http://imageshack.us" rel="nofollow - ImageShack.us

A relação ficou a seguinte: 11-13-15-17-20-24-28-32-36.
Reparem que da 11 a 20 é preta e pertencia ao 11-34 e de 24 a 36 é cromada e pertencia ao 12-36....

Eu fui meio que obrigado a fazer essa experiência, pois o K7 12-36 que usava gastou os piões abaixo do 24, não queria gastas R$200,00 pra comprar outro e nem queria perder meu peão de 36.... daí fiz a experiência e deu certo... funcionamento 100%....

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Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 07 Mar 2013 as 22:58
Passabão,

parabéns pela idéia, eu tambem não dispensaria o pinhão de 36 do cassete.

Esta combinação de pedivela 36-22 com cassete 11-36 é muito bom! Deve ter dado uma dor de cabeça escolher onde seria feito o corte para mesclar os dois cassetes.

Minha intenção futura com 2x9sp seriam duas:
- pedivela 38-24 com cassete 12-36 ou
- pedivela 36-22 com cassete 11-34.

Valeu!
Furukawa.


Postado Por: Passabão
Data de Publicação: 08 Mar 2013 as 19:23
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Passabão,

parabéns pela idéia, eu tambem não dispensaria o pinhão de 36 do cassete.

Esta combinação de pedivela 36-22 com cassete 11-36 é muito bom! Deve ter dado uma dor de cabeça escolher onde seria feito o corte para mesclar os dois cassetes.

Minha intenção futura com 2x9sp seriam duas:
- pedivela 38-24 com cassete 12-36 ou
- pedivela 36-22 com cassete 11-34.

Valeu!
Furukawa.


Realmente essa relação ficou bem legal, ainda mais pro tipo de terreno que pedalo, montanhas...

Quanto a "cortar" o k7, não foi necessário, pois os que usei como são dos mais baratos, os peões são unidos por pinos tipo arrebitados conforme foto...

http://imageshack.us/photo/my-images/266/catracacassetemtbshiman.jpg/" rel="nofollow">

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Bastando apenas passar uma lima ou algo parecido para desbasta-los para soltar todos peões e depois remonta-los direto no free-hub.... os pinos são descartados!!

Valeu...
Passabão!

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Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 09 Mar 2013 as 02:24
Passabão,

sua dica foi fantástica e isto abre caminho para reparos ou mudanças de pinhões à vontade.

Valeu!
Furukawa.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 21 Mar 2013 as 19:58
Ola,

hoje, depois de muita chuva nesta semana, resolvi testar o pedivela com coroas 36-24:





Tinha pensado em 36-22 mas tenho um cassete 12-36 e ficaria muito leve com coroa de 22, então resolvi colocar a de 24.

Depois de uma hora acertando a regulagem do câmbio dianteiro Shimano M591, fui dar meu passeio de 30 km e ficou muito legal. Mantive a mesma que normalmente faço com o pedivela triplo 42-32-24 e só senti falta da coroa maior nas descidas. No plano, ficou fácil manter velocidade de 30 a 40 km/h.

Abraços,
Furukawa.




Postado Por: wagon
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 10:39
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ola,

hoje, depois de muita chuva nesta semana, resolvi testar o pedivela com coroas 36-24:



Tinha pensado em 36-22 mas tenho um cassete 12-36 e ficaria muito leve com coroa de 22, então resolvi colocar a de 24.

Depois de uma hora acertando a regulagem do câmbio dianteiro Shimano M591, fui dar meu passeio de 30 km e ficou muito legal. Mantive a mesma que normalmente faço com o pedivela triplo 42-32-24 e só senti falta da coroa maior nas descidas. No plano, ficou fácil manter velocidade de 30 a 40 km/h.

Abraços,
Furukawa.

Olá Furukawa!!! Tenta 38/24, creio que vai melhorar a falta de pedal nas descidas, a minha esta nesta configuração e eu adorei... abraço


Postado Por: clavc
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 11:59
que vcs acham de 39 x 24? estou mudando a relação da minha bike entre as pesquisas ontem testei na bike de um colega relação 39x26 + cassete 11x36, ficou excelente até encontrar uma parede...

Entao como vejo pessoal usando 38x24, pensei em 39x24....que vcs acham? com estas coroas vou montar um cassete 11x36 de 9v.

Meu pedivela atual é o famoso M590, 44x32x22 com cassete 11x34 transplantdo da antiga aro 26 q tinha.


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Email: cavciconi(a)gmail.co


Postado Por: wagon
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 14:47
Originalmente postado por clavc clavc escreveu:

que vcs acham de 39 x 24? estou mudando a relação da minha bike entre as pesquisas ontem testei na bike de um colega relação 39x26 + cassete 11x36, ficou excelente até encontrar uma parede...

Entao como vejo pessoal usando 38x24, pensei em 39x24....que vcs acham? com estas coroas vou montar um cassete 11x36 de 9v.

Meu pedivela atual é o famoso M590, 44x32x22 com cassete 11x34 transplantdo da antiga aro 26 q tinha.
Clavc, acho que ficaria até melhor, mas será que o câmbio dianteiro aguentaria trocar de marcha nessa diferença de 15 dentes?


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 15:12
wagon:

Dias atrás, testei 38-24 e achei estranho a corrente raspar na coroa maior (a corrente estava engatada na cora menor) quando usava os pinhões menores do cassete.

Vou usar um pouco mais e futuramente vou testar 38-24 pois dá trabalho regular o câmbio dianteiro. Ainda não chegou o novo câmbio M785 específico para pedivela duplo. O M591 funciona mas é preciso ser cuidadoso na mudança de marcha. Talvez com um bash guard






clavc:

Teoricamente existe um limite de 14 dentes entre a diferença de coroas para o câmbio funcionar. Na prática, é tentativa e erro e deve existir um câmbio que aceite isto. Por isto, tenho 3 câmbios dianteiros diferentes para brincar.

Com o cassete 11-34 acho que é melhor usar a coroa menor de 22. No meu caso, com cassete 12-36, a coroa menor de 24 fica muito bom para encarar subidas.

Abraços,
Furukawa.


Postado Por: clavc
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 15:24
Realmente nao sei se da certo, vou pesquisar mais, ou ter q me render ao 38x24.

o projeto inicial era 40x26 mas realmente 26 pra paredes ficou pesado, apesar de ser uma questao de tempo e treinamento. se alguem fizer o teste com 39x24 relate aq pra gente.


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Email: cavciconi(a)gmail.co


Postado Por: wagon
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 19:14
[QUOTE=furukawa]wagon:

Dias atrás, testei 38-24 e achei estranho a corrente raspar na coroa maior (a corrente estava engatada na cora menor) quando usava os pinhões menores do cassete.[/QUOTE]
Olá Furukawa!!! Estranho na minha não acontece isso, qual pedivela era esse que vc testou? abraço


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 19:24
clavc,

com o cassete 11-34 vale a pena testar com o pedivela duplo 36-22. A regulagem do câmbio dianteiro Shimano M591 é fácil com estas coroas. Só o fato de aumentar a coroa menor para 24, deu um trabalho maior para achar a regulagem certa.

Entretanto, acho que a primeira mudança mais válida, simples e eficiente é trocar o cassete por um 12-36.

Abraços,
Furukawa


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 19:37
Ola, wagon!

O pedivela é o mesmo Shimano M590, a coroa de 38 é um Shimano Alivio M411, e a de 24 é um Shimano SLX M660 10sp.

Cara, estou bastante contente com a combinação pedivela 36-24 com cassete 12-36. Hoje repeti o passeio de 30 km e no plano pus 47 km/h. O legal de tudo é que praticamente só uso a coroa de 36, e a menor somente nas subidas mais forte.

Abraço.


Postado Por: wagon
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 20:00
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ola, wagon!

O pedivela é o mesmo Shimano M590, a coroa de 38 é um Shimano Alivio M411, e a de 24 é um Shimano SLX M660 10sp.

Cara, estou bastante contente com a combinação pedivela 36-24 com cassete 12-36. Hoje repeti o passeio de 30 km e no plano pus 47 km/h. O legal de tudo é que praticamente só uso a coroa de 36, e a menor somente nas subidas mais forte.

Abraço.
Será que não é porque vc estava usando uma coroa de 8V (38 dentes) e por ser mais grossa pegava a corrente? Agora indo para o que vc falou da praticidade da relação com duas coroas isso é inegável, eu também adorei, vou postar agora uma tabelinha que eu tinha feito quando ainda usava relação 3x9 para chegar em uma relação ideal para a minha 29er...
Espero que ajude vocês a achar uma relação legal... abraço


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 23 Mar 2013 as 01:36
wagon,

qual coroa de 38 que você usa?

O raspar na coroa de 38 talvez seja, também, pelo tipo de corrente. Estou usando uma KMC X9SL e percebo que os elos são salientes, meu antigo Shimano HG53 era bem liso nas laterais e as mudanças de marchas eram mais suaves.

Fiz uma tabela para ser comparada com a sua:



Abraços.


Postado Por: wagon
Data de Publicação: 23 Mar 2013 as 09:23
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

wagon,

qual coroa de 38 que você usa?

O raspar na coroa de 38 talvez seja, também, pelo tipo de corrente. Estou usando uma KMC X9SL e percebo que os elos são salientes, meu antigo Shimano HG53 era bem liso nas laterais e as mudanças de marchas eram mais suaves.

Fiz uma tabela para ser comparada com a sua:



Abraços.
Você viu na comparação da tabelas, como a sua ultima marcha é curta? uma solução seria mesmo transplantar uma catraca de 11 dentes para o seu cassete ou colocar a coroa de 38 dentes...


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 23 Mar 2013 as 10:32
wagon,

o Passabão fez isto misturando pinhões de 2 cassetes: 11-34 e 12-36 e transformou em 11-36. Pretendo fazer isto quando comprar um cassete 11-34 pois quero manter a coroa menor de 24.

De imediato, não tive problema em dar muita velocidade e concordo contigo que a relação mais pesada está curta. Contudo, estou gostando desta relação curta para exercitar altas cadências de pedalada.

Você sabe qual a coroa de 38 que está usando?

Valeu!
Furukawa.





Postado Por: wagon
Data de Publicação: 23 Mar 2013 as 11:01
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

wagon,

o Passabão fez isto misturando pinhões de 2 cassetes: 11-34 e 12-36 e transformou em 11-36. Pretendo fazer isto quando comprar um cassete 11-34 pois quero manter a coroa menor de 24.

De imediato, não tive problema em dar muita velocidade e concordo contigo que a relação mais pesada está curta. Contudo, estou gostando desta relação curta para exercitar altas cadências de pedalada.

Você sabe qual a coroa de 38 que está usando?

Valeu!
Furukawa.



Eu uso esse kit de coroas integradas para pedivelas Sram da FRM http://www.frmbike.biz/index.php/en/shop-2/mtb-componentsi-bikes-frames/view/productdetails/virtuemart_product_id/333/virtuemart_category_id/14
veja a foto:


Postado Por: JoaoPauloSaraiva
Data de Publicação: 23 Mar 2013 as 14:46
38x24 na 29r é perfeito. Usei e aprovei! 

No momento estou usando 38x26 não gosto da 26, está pesado em umas subidas fica meio ruim de pedalar.

Queria testar com uma coroa de 36 dentes, acho que ficaria melhor ainda na trilha, no asfalto perderia um pouco de final.

Também queria tester uma coroa só (1x10) com uma coroa de 34 dentes ou 32 dentes. 


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 23 Mar 2013 as 17:17
Ola, João Paulo!

qual pedivela e coroas 38-24 que você usou?

O Adil fez esta mudança de 1x10:
http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9.html

Vale a pena testar coroa de 36, e se seu cassete for 12-36, uma coroa menor de 24 fica legal. Apesar da coroa 36 ser curta, dei uma esticada de 47 km/h no plano usando pneus WTB Vulpine 29x2.1 atrás com 30 psi.

Abraços,
Furukawa.


Postado Por: Passabão
Data de Publicação: 23 Mar 2013 as 17:28
Li em alguns posts atrás que disseram(não fiz a citação pois fiquei com preguiça de procurar ) que essa coroa fica de 36d fica curta... Mas deve-se considerar o tipo de região que se roda... Hoje fiz um pedal de 100km numa região montanhosa num total da altimetria acumulada de cerca de 1800mts e não senti falta de uma coroa maior e a vantagem da coroa de 36d é que precisei de colocar minha coroinha de 22d apenas uma vez...
Segue uma fotinha da cachoeira que visitamos e lembrando que minha relação 2x9 é 11-36 e 22-36.

http://imageshack.us/photo/my-images/40/86161354798788855678930.jpg/" rel="nofollow">

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Postado Por: JoaoPauloSaraiva
Data de Publicação: 23 Mar 2013 as 19:01
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ola, João Paulo!

qual pedivela e coroas 38-24 que você usou?

O Adil fez esta mudança de 1x10:
http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9.html

Vale a pena testar coroa de 36, e se seu cassete for 12-36, uma coroa menor de 24 fica legal. Apesar da coroa 36 ser curta, dei uma esticada de 47 km/h no plano usando pneus WTB Vulpine 29x2.1 atrás com 30 psi.

Abraços,
Furukawa.
Uso em um SLX. Ja usei sim coroa de 24 dentes mas ela empenou e coloquei uma de 26 que tenho sobrando. 
Quero comprar a 24 novamente e experimentar uma 36.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 26 Mar 2013 as 20:20
Ola,

para resumir, as peças usadas para este pedivela 36-24 são:

- coroa de 36: Shimano Deore M532 Middle Chainring;
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=38192

- coroa de 24: Shimano SLX M660 10 Speed Inner Chainring
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=83371

- parafusos: Blackspire Chainring Bolts
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=35866

- ferramenta para parafuso: Park Tool Chainring Nut Wrench
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=14305



A foto abaixo ilustra a diferença entre os parafusos para pedivela duplo e triplo:





Espero que este tópico ajude quem queira um pedivela duplo barato e funcional.

Abraços,
Furukawa.




Postado Por: paulosav
Data de Publicação: 27 Mar 2013 as 00:44
muito bom furukawa este tópico já está favoritado!

Passabão sua dica do cassete 11-36 tb é bem válida!


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já negociei e recomendo: vynnycyhus, saddam, Itabh, ogoid, wilianpb, danik, Dusteel, HAIRTONNETO e por aí vai.


Postado Por: RATTUS
Data de Publicação: 27 Mar 2013 as 19:17
Furukawa,

A corrente não fica meio que "cruzada" não?

Abs


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 27 Mar 2013 as 20:22
Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.


Postado Por: RATTUS
Data de Publicação: 27 Mar 2013 as 20:41
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.


Blz Furukawa. Ficou bacana mesmo...
Abs


Postado Por: Passabão
Data de Publicação: 27 Mar 2013 as 21:22
Originalmente postado por RATTUS RATTUS escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.


Sem querer me intrometer mas já me intrometendo... rsrs!!
Na minha bike não fica tão cruzada assim não, então acho que isso depende do quadro também... uso a bike assim muitas vezes e dependendo por muito tempo em algumas subidas longas... tentei achar um ângulo legal pra ilustrar... mas basicamente é isso aí!!
E só pra frisar, estou adorando essa ideia de não precisar de me preocupar com o passador dianteiro.... exceto raras subidas muito ingrimes e longas... caso contrário subo em pé na base da brutalidade....

http://imageshack.us/photo/my-images/826/86228354956496506574820.jpg/" rel="nofollow">

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Blz Furukawa. Ficou bacana mesmo...
Abs


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Postado Por: Passabão
Data de Publicação: 27 Mar 2013 as 21:26
Originalmente postado por RATTUS RATTUS escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.

Blz Furukawa. Ficou bacana mesmo...
Abs


Sem querer me intrometer mas já me intrometendo... rsrs!!
Na minha bike não fica tão cruzada assim não, então acho que isso depende do quadro também... uso a bike assim muitas vezes e dependendo por muito tempo em algumas subidas longas... tentei achar um ângulo legal pra ilustrar... mas basicamente é isso aí!!
E só pra frisar, estou adorando essa ideia de não precisar de me preocupar com o passador dianteiro.... exceto raras subidas muito ingrimes e longas... caso contrário subo em pé na base da brutalidade....

http://imageshack.us/photo/my-images/826/86228354956496506574820.jpg/" rel="nofollow">

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Postado Por: RATTUS
Data de Publicação: 27 Mar 2013 as 21:30
Valeu Passabão,

A foto ilustrou bem.

Abs


Postado Por: clavc
Data de Publicação: 27 Mar 2013 as 22:17
Esse cambio traseiro parece q ta gritando, ta muito esticado isso nao?

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Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 27 Mar 2013 as 22:44
para mostrar como ficou os cruzamentos:




Postado Por: RATTUS
Data de Publicação: 28 Mar 2013 as 00:46
Blz Furukawa. Já imaginava que fosse ficar um pouco cruzado... Abs


Postado Por: Blumm
Data de Publicação: 28 Mar 2013 as 10:06
E ai pessoal! Eu estava vendo para converter um pedivela M590 de 3x9 para 2x9 em uma 29er. A opção mais interessante que achei é usar uma coroa do M665 de 36t, que é especifica para usar com coroa menor de 22t, tendo as rampas adequadas. Mas para garantir a passagem de 14t do cambio dianteiro, precisaria de um cambio M665 ou M667.
Não garanto o funcionamento! Acredito que se a coroa SLX encaixar certinho no pedivela Deore, funcionará e não será necessario trocar a coroinha!
Peças:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=38189" rel="nofollow - Coroa M665
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=28028" rel="nofollow - Cambio dianteiro M665 (abraçadeira baixa)
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=27692" rel="nofollow - Cambio dianteiro M667 (abraçadeira alta)
Considerando o meu cassete de 11-32, na 29er com 22/36 a relação de engrenagens, em comparação com a 26 com 22/32/44, só haveria a perda da marcha mais leve e da mais pesada, de acordo com a tabela abaixo. Ou poderia usar cassete 11-34, melhorando a leve ou até 12-36, melhorando bastante a leve com ainda mais degradação da pesada.


26
29er
K7 22 32 44
22 36
11 3.8 5.5 7.5   4.2 6.9
12 3.5 5.0 6.9   3.9 6.3
14 3.0 4.3 5.9   3.3 5.4
16 2.6 3.8 5.2   2.9 4.8
18 2.3 3.4 4.6   2.6 4.2
21 2.0 2.9 4.0   2.2 3.6
24 1.7 2.5 3.5   1.9 3.2
28 1.5 2.2 3.0   1.7 2.7
32 1.3 1.9 2.6   1.5 2.4






Postado Por: Passabão
Data de Publicação: 28 Mar 2013 as 18:40
Originalmente postado por clavc clavc escreveu:

Esse cambio traseiro parece q ta gritando, ta muito esticado isso nao?



Quando diminuí a corrente por sugestão de um mecânico especializado pela própria Shimano também achei, mas além de melhorar o funcionamento, diminuiu as pancadas da corrente no quadro.... e com o tempo comecei até a achar que ficou um visual mais legal e comecei a reparar as bikes tops e perceber que os câmbios também ficavam assim e alguns até mais esticados!!!

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TSW Pro-Elite.


Postado Por: Geovanek
Data de Publicação: 17 Mai 2013 as 01:17
Tem um colega usando 22x40.... só que ta caindo a corrente agora qd faz trocas bruscas,


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Mai 2013 as 10:36
Originalmente postado por Geovanek Geovanek escreveu:

Tem um colega usando 22x40.... só que ta caindo a corrente agora qd faz trocas bruscas,


Isto que você citou deve ser um par de coroas 40-22.

Normalmente, nos manuais de câmbio dianteiro da Shimano, existe a limitação na diferença de coroas que o câmbio permite mudança de marcha. Esta diferença é de 14 dentes.

Em todo caso, se seu sistema funciona com coroas 40-22, as mudanças de marcha devem ser feitas com BAIXO GIRO do pedivela.

Outro dia estive numa loja mostrando meu pedivela 36-24 e eles ficaram surpreso com o bom funcionamento. Eles comentaram que tem clientes que reclamam da corrente escapar nas mudanças de marcha nos pedivelas duplos originais de fábrica.


Postado Por: ciclomaniaco
Data de Publicação: 17 Mai 2013 as 20:24
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.

Amigo, se vc pensar bem a coroa maior está mais próxima do cassete (pq tem o diametro maior) e isto faz com que o angulo seja maior do que se ela estiver mais longe (no caso a coroa menor).

Agora pessoal, tenho um grupo Acera, cambio dianteiro, pedivela e cambio traseiro. Será que posso tentar este transplante???

Minha relação atual é 22-32-42 e 11-34. Gostaria de colocar 24-38 ou quem sabe, especialmente se facilitar o implante, 26-38...

tenho um 29er mas somente em subidas realmente muito fortes tenho usado a 22-34. Em subidas mais corriqueiras nem passo a coroinha. fico na 32/34 ou 32/30...

Tenho tentado escalar usando marchas mais pesadas, ainda mais que não tenho tido tempo de treinar logas distancias e grandes inclinações, então to pegando pesado em circuito palha mesmo...

MAs acho totalmente desnecessário e ainda atrapalha ter 3 coroas em uma 29...

valeu


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Mai 2013 as 23:04
Ola,

um dos motivos de transformar o pedivela em duplo foi pela minha opção em pedalar com mais cadência e menos força. Vale a pena ler isto:

http://www.andersonbicicletas.com.br/materias/pedalada_ideal.php

Nas bikes com roda 29", acho que a maioria recomenda pedalar com mais cadência.

Conversando com amigos, chega-se a um consenso que maior cadência e menos força nos pedais reduz:
- o desgaste no sistema de transmissão (corrente, pedivela e cassete) e;
- contusões musculares.


Postado Por: samuelgouvea
Data de Publicação: 18 Mai 2013 as 09:31
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por Geovanek Geovanek escreveu:

Tem um colega usando 22x40.... só que ta caindo a corrente agora qd faz trocas bruscas,


Isto que você citou deve ser um par de coroas 40-22.

Normalmente, nos manuais de câmbio dianteiro da Shimano, existe a limitação na diferença de coroas que o câmbio permite mudança de marcha. Esta diferença é de 14 dentes.

Em todo caso, se seu sistema funciona com coroas 40-22, as mudanças de marcha devem ser feitas com BAIXO GIRO do pedivela.

Outro dia estive numa loja mostrando meu pedivela 36-24 e eles ficaram surpreso com o bom funcionamento. Eles comentaram que tem clientes que reclamam da corrente escapar nas mudanças de marcha nos pedivelas duplos originais de fábrica.


furukawa,

quer dizer então que a coroa de 36t funfou legal?

eu tenho uma caloi 29er 2012, e tinha interesse em retirar a 44 e a 32 e colocar uma 36... mantendo tudo o mais inalterado - basicamente experimentação mesmo...

creio que a maior diferença entre coroas dianteiras pro cambio original seja 14t...




Postado Por: wagon
Data de Publicação: 18 Mai 2013 as 09:56
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por Geovanek Geovanek escreveu:

Tem um colega usando 22x40.... só que ta caindo a corrente agora qd faz trocas bruscas,


Isto que você citou deve ser um par de coroas 40-22.

Normalmente, nos manuais de câmbio dianteiro da Shimano, existe a limitação na diferença de coroas que o câmbio permite mudança de marcha. Esta diferença é de 14 dentes.

Em todo caso, se seu sistema funciona com coroas 40-22, as mudanças de marcha devem ser feitas com BAIXO GIRO do pedivela.

Outro dia estive numa loja mostrando meu pedivela 36-24 e eles ficaram surpreso com o bom funcionamento. Eles comentaram que tem clientes que reclamam da corrente escapar nas mudanças de marcha nos pedivelas duplos originais de fábrica.


furukawa,

quer dizer então que a coroa de 36t funfou legal?

eu tenho uma caloi 29er 2012, e tinha interesse em retirar a 44 e a 32 e colocar uma 36... mantendo tudo o mais inalterado - basicamente experimentação mesmo...

creio que a maior diferença entre coroas dianteiras pro cambio original seja 14t...


Samuel, a relação 36/22 vai ficar legal se você anda mais em trilhas e encara grandes subidas, agora se você anda mais em estradões e asfalto, ela vai deixar um pouco a desejar, pois vai faltar velocidade final...


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Mai 2013 as 10:41
pois é:

toda relação de marchas vai gerar muita discussão.

Para meu tipo de uso urbano, eventuais trilhas, cadência média de 85 a 90 pedaladas por minuto e velocidade média de 23 a 26 km/h, o pedivela duplo 36-24 está muito bom. Como já havia dito antes, realmente a coroa de 36 fica curta para descidas mas no plano chego à 47 km/h.

Ainda não chegou meu cassete 11-34 de 9 marchas para fazer um teste. Vou usar a sugestão do Passabão de misturar os pinhão e fazer um cassete 11-36.


Postado Por: wagon
Data de Publicação: 18 Mai 2013 as 11:03
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

pois é:

toda relação de marchas vai gerar muita discussão.

Para meu tipo de uso urbano, eventuais trilhas, cadência média de 85 a 90 pedaladas por minuto e velocidade média de 23 a 26 km/h, o pedivela duplo 36-24 está muito bom. Como já havia dito antes, realmente a coroa de 36 fica curta para descidas mas no plano chego à 47 km/h.

Ainda não chegou meu cassete 11-34 de 9 marchas para fazer um teste. Vou usar a sugestão do Passabão de misturar os pinhão e fazer um cassete 11-36.
Furukawa, com o cassete 11-34 vai ficar muito bom, creio que não há necessidade de colocar o cassete de 36 dente pois vai ficar muito leve, da uma olhada nessa tabela que eu fiz e compara com a relação 38/24 11-36 10v que é a minha relação, fica quase igual...
http://s299.photobucket.com/user/wagon_2008/media/bike/relaccedilatildeo_zps1088a6e7.png.html" rel="nofollow">


Postado Por: jlv.vargas
Data de Publicação: 18 Mai 2013 as 11:56
Pessoal, montei minha 29", venzo Scud igual ao do Passabão, porém preto e branco, já tinha 30 marchas, só que com pedevela Deore ( 22x32x44 ), queria colocar 24x36, alguém sabe se essa coroa é boa? http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=28192 tem um baixo custo e visual muito legal, vi alguns anuncios no Mercado Livre e diz que troca legal mesmo não sendo index, será que isso é verdade? 


Postado Por: wagon
Data de Publicação: 18 Mai 2013 as 12:27
Originalmente postado por jlv.vargas jlv.vargas escreveu:

Pessoal, montei minha 29", venzo Scud igual ao do Passabão, porém preto e branco, já tinha 30 marchas, só que com pedevela Deore ( 22x32x44 ), queria colocar 24x36, alguém sabe se essa coroa é boa? http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=28192 tem um baixo custo e visual muito legal, vi alguns anuncios no Mercado Livre e diz que troca legal mesmo não sendo index, será que isso é verdade? 
Olá Jlv.vargas!!! Essa coroa é para pedivela de DH (1 coroa) por isso que não tem indexação e para sistemas de 8 e 9 velocidades, então creio que não servirá para você... abraço


Postado Por: samuelgouvea
Data de Publicação: 18 Mai 2013 as 13:27
Originalmente postado por wagon wagon escreveu:


Samuel, a relação 36/22 vai ficar legal se você anda mais em trilhas e encara grandes subidas, agora se você anda mais em estradões e asfalto, ela vai deixar um pouco a desejar, pois vai faltar velocidade final...


aqui em JF tem um monte de subida que eu não consigo zerar nem de 26", hehehe... são sim subidas fortes, mas eu é que estou (ou sou...) fraco mesmo.
no plano, 36x11 deve dar pra manter mais de 40km/h...  (pra fazer um cassete 11-36 de 9v basta usar metade de um cassete 11-32 e metade de outro 12-36, hehehe...)

por enquanto vou usando a mais polivalente de todas as relaçoes: coroa tripla!


Postado Por: Igor JB
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 21:18
Pessoal quero mudar meu as coroas do meu  pé vela Deore Dynasys da minha 29" para 38x24 e queria saber aonde consigo essas coroas aqui no Brasil. 

Abraços e obrigado 





-------------
Mudança de nome: Antigo usuário **Igor **


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 28 Mai 2013 as 02:31
Originalmente postado por Igor JB Igor JB escreveu:

Pessoal quero mudar meu as coroas do meu  pé vela Deore Dynasys da minha 29" para 38x24 e queria saber aonde consigo essas coroas aqui no Brasil. 

Abraços e obrigado 





no Brasil, tem no MercadoLivre mas 38x26:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484561915-kit-coroas-38-26-t-fsa-10464mm-converso-pedivela-novo-_JM

Importar na ChainReactionCycles sai bem mais barato e costuma chegar sem tributações. Este mês comprei um câmbio traseiro Shimano XT M772 por US$ 53 no dia 9 e chegou em incríveis 15 dias exatos embalado em caixa e sem tributos algum.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 30 Mai 2013 as 13:38

Como o Passabão havia feito, fiz o mesmo com 2 cassetes de 9v (12-26 2 11-34), desmontei-os e misturei os pinhões para ter a seguinte sequência:

11, 13, 15, 17, 20, 24, 28, 32 e 36


e ficou assim:

http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/11-36frente_zps43f6b69e.jpg.html" rel="nofollow">


http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/11-36lado_zpsedba76b3.jpg.html" rel="nofollow">


Postado Por: wagon
Data de Publicação: 31 Mai 2013 as 12:07
Ficou show...


Postado Por: clavc
Data de Publicação: 31 Mai 2013 as 12:19
Segue contribuição

Cambio Dianteiro Deore 3v, consegui regular ele para funcionar com trocador SRAM X0 2v, usando coroas 38 x 24, esse pedivela tem padrao Shimano, furos de 104, era um pedivela 3v customizado para 2v

A troca para coroa de 38 ficou um pouco lenta, pq estas coroas nao tem as rampas, são coroas lisas, mas fora isso funcionou bem, amanha bora pro mato pra fazer o teste.






-------------
Email: cavciconi(a)gmail.co


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 31 Mai 2013 as 16:49

Valeu, Wagon!
Agora ficou bem legal para descidas e de modo geral são os 5 pinhões menores os mais usados no plano com a coroa em 36.

Isto é uma forma de rejuvenescer um cassete 12-36 com o devido upgrade nos menores já que os 4 pinhões maiores desgastam menos.


Show, Clavc!
Ficou muito legal o conjunto de transmissão!

Sua corrente deve ser a KMC Gold SL, é isso mesmo?

Interessante esta coroa de 38 feita para downhill funciona. Eu achava que enroscaria na hora de descer para a coroa menor. Um outro amigo meu tem e disse também que funciona como pedivela duplo. É muito leve e fica a opção para um upgrade!


Abraços,
Furukawa


Postado Por: jlv.vargas
Data de Publicação: 01 Jun 2013 as 01:47
Pois é Clavc, depois diz aí pra nós como ficou, pois já havia perguntado aqui mesmo no tópico e falaram que não funcionaria essa coroa FSA pra Downhill, fala como ficou pra trocar,muita diferença pra coroa antiga, tipo por não teras rampas?No chain reaction cycles essa coroa não sai caranão. Abração.


Postado Por: Gustavo Pira
Data de Publicação: 01 Jun 2013 as 11:09
Alguém já testou com uma coroa só na frente?


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 01 Jun 2013 as 18:06
Ola, Gustavo!

O Adil fez esta reportagem legal sobre 1 x 10v:

http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9.html


Postado Por: clavc
Data de Publicação: 02 Jun 2013 as 17:29

Furukawa a corrente é esse mesmo.

ontem foi dia de estrear a relação, esta ai em baixo o mapa...quase 70km de muito sobe e desce, singles, estrada de terra batida e asfalto.

http://app.strava.com/activities/57566118" rel="nofollow - http://app.strava.com/activities/57566118

Acredito q vou me adaptar melhor com coroas 36 x 22, gosto muito de subir e senti a bike mais travada.  As trocas nas coroas me atenderam bem, apesar q algumas vezes enroscou a troca tanto para subir na 38 quanto para descer, nao prejudicaram o pedal mas aconteceram, nao sei o que ocasionou, pois estou usando um cambio Deore de 3v regulado para 2v. Nao sei se elas são as de DH, ambas comprei no Ebay e os vendedores me responderam q iriam servir. o Pedivela SL-K de carbono é originalmente para 3 coroas e tb foi adaptado, o conjunto pedivela sem mov. Central pesou exatos 650g com essa configuração.

Ponto negativo foi pro trocador X0, q apesar de novos, ele faz um CLECK nas trocas de marcha, como eu usava um XTR 2010 onde eu empurrava a alavanca e tinha trocas de marcha continua, no XO tenho da ouvir um CLECK para cada descida da catraca. Em breve vamos ter um trocador X0 nos classificados e vou testar um XX.

Ponto positivo pro cambio traseiro, Sram X9 type 2, cage medio, nao faz barulhos, corrente ficou bem tencionada e trocas precisas, nao deixou saudade do substituido XTR 9v cage medio.
 
é isso....valeu!


-------------
Email: cavciconi(a)gmail.co


Postado Por: Gustavo Pira
Data de Publicação: 02 Jun 2013 as 19:48
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ola, Gustavo!

O Adil fez esta reportagem legal sobre 1 x 10v:

http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9.html

Furukawa, já tinha lido no site dele esse post obrigado pela dica!Mas queria saber alem dele se alguém aqui estou.


Postado Por: clavc
Data de Publicação: 02 Jun 2013 as 21:07
Originalmente postado por Gustavo Pira Gustavo Pira escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ola, Gustavo!

O Adil fez esta reportagem legal sobre 1 x 10v:

http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9.html

Furukawa, já tinha lido no site dele esse post obrigado pela dica!Mas queria saber alem dele se alguém aqui estou.

Junaofonseca esta com uma Niner relação 1x10

http://www.pedal.com.br/forum/poste-as-fotos-de-sua-mtb-29er-29er_topic18619_page70.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/poste-as-fotos-de-sua-mtb-29er-29er_topic18619_page70.html


-------------
Email: cavciconi(a)gmail.co


Postado Por: Gustavo Pira
Data de Publicação: 03 Jun 2013 as 14:28
Originalmente postado por clavc clavc escreveu:

Originalmente postado por Gustavo Pira Gustavo Pira escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ola, Gustavo!

O Adil fez esta reportagem legal sobre 1 x 10v:

http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9.html

Furukawa, já tinha lido no site dele esse post obrigado pela dica!Mas queria saber alem dele se alguém aqui estou.

Junaofonseca esta com uma Niner relação 1x10

http://www.pedal.com.br/forum/poste-as-fotos-de-sua-mtb-29er-29er_topic18619_page70.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/poste-as-fotos-de-sua-mtb-29er-29er_topic18619_page70.html

Clavc mandei mp pra ele, obrigado pela dica!


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 05 Jun 2013 as 00:16
Clavc,

cara, pelo monitoramento do Strava, esta roteiro com elevação de 1200 m é forte. Acho que um pedivela 36-22 seria mais confortável e com essas coroas o câmbio dianteiro M591 funciona muito bem.

Para registro de mudanças, atualmente a minha bike está assim:




Postado Por: paulosav
Data de Publicação: 05 Jun 2013 as 08:37
furukawa vc faz trilha com sua bike? já vi muita gente dizendo que dá pra fazer de boa com garfo rígido... o que vc acha?

outra coisa, tem alguma dica de coroa 38D BCD 104??


-------------
já negociei e recomendo: vynnycyhus, saddam, Itabh, ogoid, wilianpb, danik, Dusteel, HAIRTONNETO e por aí vai.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 05 Jun 2013 as 10:18
Ola, Paulosav!

Faço trilha esporadicamente. Para encarar trilhas com garfo rígido, um pneu grande ajuda bastante e este Schwalbe Racing Ralph Evo 2.35 deve ser muito bom (coloquei semana passada). Antes usava um Maxxis Ardent 2.25 e era mais baixo,largo e roncava muito no asfalto.

Com relação à coroa de 38 dentes, é mais difícil de achar e na CRC tem este:

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=435

Acho bom conferir antes se seu câmbio dianteiro tem o perfil do guia de corrente adequado. Eu observei que câmbio dianteiro de 36-22 tem guia de corrente diferente do 38-24 e isto faz muita diferença na hora de ajustar/regular.


Postado Por: clavc
Data de Publicação: 05 Jun 2013 as 11:57
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Clavc,

cara, pelo monitoramento do Strava, esta roteiro com elevação de 1200 m é forte. Acho que um pedivela 36-22 seria mais confortável e com essas coroas o câmbio dianteiro M591 funciona muito bem.

Para registro de mudanças, atualmente a minha bike está assim:






HOje de madrugada fui fazer um treino, elevação acima de 1200m tb, tive os mesmo problemas com a coroa maior, dificuldades de subir....mesmo depois de regular o cambio ontem, tb achei q a coroa de 38 foi pouco usada hoje, como é um roteiro q ja conheço bem tive como comparar melhor.

Pontos positivos:
A velocidade media subiu 1,1km/h, mesmo estando com muita lama e muito frio
Nas retas de asfalto a coroa de 38 x 11 da conta do recado, deu para pedalar a 47 / 48 km/h , na descida acima de 50 tinha pedal ainda pra socar a bota.



Pontos negativos:
Pouco uso da coroa de 38 no roteiro escolhido.
Subidas meu rendimento só melhorou em uma subida curta, as demais subidas o rendimento ficou abaixo do que eu esperava para hoje.


Nao quero mudar a coroa 24 para 22 pq acho q posso treinar mais e me adaptar a ela, mas a coroa de 36 esta pra chegar, e devo testar 36 x 24 e posto aq o resultado.


-------------
Email: cavciconi(a)gmail.co


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 05 Jun 2013 as 12:37
Legal, Clavc!

Cada um vai ter uma relação que melhor se encaixa no seu tipo de uso.

No meu caso, com a coroa de 36 e pinhão em 11, consigo chegar à 51 km/h no plano, ficou muito bom nas descidas.

Uso coroa de 24 e testei a 22 de novo para conferir o funcionamento do câmbio dianteiro. Legal que a regulagem funciona bem para ambas as coroas. Ainda estou aguardando chegar meu cassete XT de 11-34 e nela devo usar a coroa de 22.

Abraços,
Furukawa.



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