Imprimir Página | Fechar Janela

Bar End nas 29" - Usar ou não usar?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=52541
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 23:21
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Bar End nas 29" - Usar ou não usar?
Postado Por: luciano ramos
Assunto: Bar End nas 29" - Usar ou não usar?
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 09:52
Bom dia pessoal!
 
A cada rolê tento dar uma acertada na postura da bike, sempre dou uma ajustada fina, subo um espaçador na mesa, acerto a posição do selim, ajusto o angulo da mesa, sempre buscando uma postura confortável, porém tbm mais voltada para o racing...Já que as trilhas que eu estou fazendo são relativamente curtas.
 
Estou usando guidão flat de 660mm. A princípio está bom, sinto falta de um guidão mais largo nos single tracks, mas em compensação está ótimo para escaladas. Nunca tinha usado guidão flat e no início estranhei, mas já me acostumei. Tambem consegui me acostumar com a frente mais baixa das 29".
 
Porém venho sentindo falta do bom e velho bar end. Percebi que pouquíssimas 29" estão equipadas com esse acessório, e não consegui entender o porquê. Tenho sentido que a 29" é ótima para escaladas, porém falta a pegada na ponta do guidão em subidas ingrimes.
 
Quais são os prós e contras do bar end nas 29"? Porque tem tão pouca gente que usa o bar end nas 29"?
 
Grande abraço pessoal!


-------------
VISITE MEU BLOG !!!!
http://pedalpesopesado.blogspot.com/" rel="nofollow - http://pedalpesopesado.blogspot.com/



Respostas:
Postado Por: LinosFly
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 10:39
Bom, eu sou um viciado em bar-end e acho que é um acessório que traz muitos benefícios. O fato da bike ser 26 ou 29 pra mim é indiferente.

Minha 29 é HT e utilizo o bar-end normalmente, porém ainda não utilizei essa bike em trilhas e não tenho intenção de fazer uso em trilhas fechadas, no máximo uns estradões de terra batida. O guidão tem 660 ou 680mm.
Minha 26 é full, trail, 140mm e utilizo com bar-end também, apesar de não combinar com o propósito da bike. O guidão tem 711mm.
Em ambas as bikes o guidão é riser.

Acho que se vc utilizava o bar-end, gosta e no geral vc sente que traz mais conforto ou melhor pegada, vc deveria utilizar normalmente, como uma bike qualquer.


-------------
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.


Postado Por: lafon
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 11:14
Pra vc usar bar end em uma 29er vc terá de trocar esse guidão flat por um riser. Usar ou não é gosto pessoal...


Postado Por: calvinhobbes
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 11:14
Não existe contra indicação para barends em 29ers. As explicações de não usar até hoje eram mais devido à questões estéticas e nada mais. Eu uso na minha. Há vinte anos atrás eu usava uns que pareciam cornos pois eram longos e curvos. Hoje em dia uso do tipo ergonômic, curto então. Mas eu sempre usei pois para pedalar distâncias grandester mais posições de mão ajuda.


Postado Por: SilvioSa
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 11:23
Lafon, por que tem que trocar o guidão para um riser para usar bar end?


Postado Por: lafon
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 11:32
Não sei se todo guidão flat tem a mesma geometria, mas o guidão da bontrager é muito arqueado, impossível de usar bar end, pois vai ficar em uma posição aberta. Eu acabei comprando um guidão riser da crankbrothers...


Postado Por: SilvioSa
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 11:34
Mas aí é de cada modelo de guidão e não pelo fato de ser riser ou flat.



Postado Por: luciano ramos
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 12:20
Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

Pra vc usar bar end em uma 29er vc terá de trocar esse guidão flat por um riser. Usar ou não é gosto pessoal...
 
Na verdade eu sempre ouvi exatamente ao contrário, porque guidões riser já possuem uma ergonomia que proporciona uma pegada mais elevada, dispensando o uso de bar ends. E tem outra questão, que bar end em guidão riser fica feio para caramba, mas aí é uma questão de estética, e aí vai de cada um....
 
O meu guidão é um flat com 6º de curvatura para trás. O bar end que eu tenho tem 8º de curvatura para dentro, então uma coisa deve compensar a outra...


-------------
VISITE MEU BLOG !!!!
http://pedalpesopesado.blogspot.com/" rel="nofollow - http://pedalpesopesado.blogspot.com/


Postado Por: luciano ramos
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 12:25
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:

Minha 29 é HT e utilizo o bar-end normalmente, porém ainda não utilizei essa bike em trilhas e não tenho intenção de fazer uso em trilhas fechadas, no máximo uns estradões de terra batida. O guidão tem 660 ou 680mm.
 
Então, apesar de saber que o conforto aumenta, a única explicação lógica que me vem à cabeça para o não uso de bar end nas 29" seria a largura do guidão, que na maioria das bikes de XC 26" é mais estreito, normalmente com 580mm. Vejo muita 29" saindo de fábrica geralmente com guidões de 660, mas já ví algumas com 720mm flat. Aí, para enroscar na trilha, principalmente nos trechos mais técnicos deve ser uma beleza...
 
Eu tenho sim pedalado mais em singles tracks, mas nada tão preocupante que pudesse enroscar o bar end em alguma coisa. Alias, isso não nunca aconteceu comigo, mas parece que é uma coisa normal entre os bikers... Será que isso influencia alguma coisa na hora de instalar ou não os barends nas 29"?
 


-------------
VISITE MEU BLOG !!!!
http://pedalpesopesado.blogspot.com/" rel="nofollow - http://pedalpesopesado.blogspot.com/


Postado Por: DALOMBA
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 13:04
Eu uso um de 700 mm pra mim ta ótimo.....pode até ser que em pedais longos faça diferença, mas já fiz 250km com um de 680mm e não me fez falta o uso do acessório... acho que é mais gosto pessoal.
Mas dizem que mais largo nas 29er da mais estabilidade e controle.
abs. 


Postado Por: Chuck DhFr
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 13:40
Originalmente postado por luciano ramos luciano ramos escreveu:

Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:

Minha 29 é HT e utilizo o bar-end normalmente, porém ainda não utilizei essa bike em trilhas e não tenho intenção de fazer uso em trilhas fechadas, no máximo uns estradões de terra batida. O guidão tem 660 ou 680mm.
 
Então, apesar de saber que o conforto aumenta, a única explicação lógica que me vem à cabeça para o não uso de bar end nas 29" seria a largura do guidão, que na maioria das bikes de XC 26" é mais estreito, normalmente com 580mm. Vejo muita 29" saindo de fábrica geralmente com guidões de 660, mas já ví algumas com 720mm flat. Aí, para enroscar na trilha, principalmente nos trechos mais técnicos deve ser uma beleza...
 
Eu tenho sim pedalado mais em singles tracks, mas nada tão preocupante que pudesse enroscar o bar end em alguma coisa. Alias, isso não nunca aconteceu comigo, mas parece que é uma coisa normal entre os bikers... Será que isso influencia alguma coisa na hora de instalar ou não os barends nas 29"?
 
 
Por experiência própria posso dizer que isso de enroscar em trilhas fechadas por conta de guidão largo é mais uma lenda urbana.
É muito mais fácil vc enroscar os bar ends em cipós e matos em geral do que o guidão largo.
Uso na minha Trail/AM um guidão de 745mm e na minha DH um de 785mm e não quero saber de outra vida,é MUITO mais estável do que um guidão estreito.
Ainda mais pra vc que é alto seria um belo upgrade,veja se consegue algum emprestado antes de comprar caso tenha algum receio mas aposto que vc vai curtir muito.


-------------
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team


Postado Por: Chuck DhFr
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 13:56
Originalmente postado por DALOMBA DALOMBA escreveu:

Eu uso um de 700 mm pra mim ta ótimo.....pode até ser que em pedais longos faça diferença, mas já fiz 250km com um de 680mm e não me fez falta o uso do acessório... acho que é mais gosto pessoal.
Mas dizem que mais largo nas 29er da mais estabilidade e controle.
abs. 
 
Não só nas 29er o guidão mais largo dá mais estabilidade e controle,em qualquer bike se aplica essa regra.


-------------
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team


Postado Por: jpad
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 14:36
Usar ou nao e gosto. Depende do seu costume tbm !



Postado Por: LinosFly
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 15:25
Originalmente postado por luciano ramos luciano ramos escreveu:

Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

Pra vc usar bar end em uma 29er vc terá de trocar esse guidão flat por um riser. Usar ou não é gosto pessoal...
 
Na verdade eu sempre ouvi exatamente ao contrário, porque guidões riser já possuem uma ergonomia que proporciona uma pegada mais elevada, dispensando o uso de bar ends.

Mas isso é muito subjetivo a geometria do guidão, independente de ser flat ou riser. Nos riser há os low, ou mid, ou high riser, dependendo do modelo/marca. Um guidão low riser tem a elevação muito sutil, já o high parece quase um guidão de bmx.
 
Na verdade, provavelmente o maior ofensor em usar ou não o bar-end seja a angulação para trás, ou backsweep Nunca tinha notado isso que o Lafon descreveu, mas tem lógica. Enfim, se for até mesmo um guidão high-riser mas com um backsweep sutil, o uso ou não do bar-end fica restrito a estética ou gosto pessoal.

E sobre a largura do guidão, pelo que vi em outros tópicos, vc é um cara alto e naturalmente com uma envergadura maior. Experimente um dia um guidão com ao menos 700mm. Ajuda na estabilidade, posição de pilotagem, ajuda na respiração pois os tronco fica mais aberto, enfim, são vários benefícios em troca de uma possibilidade ou não de enroscar em cipó.

Eu tenho 1,79 e não volto pra guidão com menos de 680mm de jeito nenhum. Na verdade, quero experimentar um com 760mm qualquer hora.


-------------
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.


Postado Por: calvinhobbes
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 18:51
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:

Originalmente postado por luciano ramos luciano ramos escreveu:

Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

Pra vc usar bar end em uma 29er vc terá de trocar esse guidão flat por um riser. Usar ou não é gosto pessoal...
 
Na verdade eu sempre ouvi exatamente ao contrário, porque guidões riser já possuem uma ergonomia que proporciona uma pegada mais elevada, dispensando o uso de bar ends.

Mas isso é muito subjetivo a geometria do guidão, independente de ser flat ou riser. Nos riser há os low, ou mid, ou high riser, dependendo do modelo/marca. Um guidão low riser tem a elevação muito sutil, já o high parece quase um guidão de bmx.
 
Na verdade, provavelmente o maior ofensor em usar ou não o bar-end seja a angulação para trás, ou backsweep Nunca tinha notado isso que o Lafon descreveu, mas tem lógica. Enfim, se for até mesmo um guidão high-riser mas com um backsweep sutil, o uso ou não do bar-end fica restrito a estética ou gosto pessoal.

E sobre a largura do guidão, pelo que vi em outros tópicos, vc é um cara alto e naturalmente com uma envergadura maior. Experimente um dia um guidão com ao menos 700mm. Ajuda na estabilidade, posição de pilotagem, ajuda na respiração pois os tronco fica mais aberto, enfim, são vários benefícios em troca de uma possibilidade ou não de enroscar em cipó.

Eu tenho 1,79 e não volto pra guidão com menos de 680mm de jeito nenhum. Na verdade, quero experimentar um com 760mm qualquer hora.


Esta é minha dúvida atualmente. Uso um guidão de 580mm e tenho a sua altura. Vou ter benefícios com um mais largo mesmo ?


Postado Por: bynose
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 22:21
Eu tenho uma Merida Big.Nine e coloquei bar end nela, também curto muito em subidas o uso dos bar end. E questão de estética não mudou nada, até achei envocado. Depois vou postar as fotos dela com bar end.

-------------
Specialized Epic Comp 29 / Caloi Sprint 20


Postado Por: LinosFly
Data de Publicação: 29 Jun 2012 as 10:16
Originalmente postado por calvinhobbes calvinhobbes escreveu:

Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:


Eu tenho 1,79 e não volto pra guidão com menos de 680mm de jeito nenhum. Na verdade, quero experimentar um com 760mm qualquer hora.


Esta é minha dúvida atualmente. Uso um guidão de 580mm e tenho a sua altura. Vou ter benefícios com um mais largo mesmo ?


Vou relatar um fato. Uma vez pedalando com um amigo, eu de HT e ele de full, trocamos a bike por um trecho para um drive-test. A bike dele com guidão de 580 e a minha com 660mm. Depois de uns 20mts de pedal, eu já estava xingando o guidão dele, e ele elogiando o meu guidão "que dá uma baita estabilidade". Eu acho que depois que vc experimenta um guidão mais largo, vc não volta pra um estreito de forma alguma.

Pense em fazer um upgrade de guidão, pegando um de AL que possa cortar. Se vc não gostar dele muito largo, vc vai experimentando com a manopla mais pra dentro até achar seu ponto ideal e depois corta o excedente.


-------------
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.


Postado Por: calvinhobbes
Data de Publicação: 29 Jun 2012 as 15:36
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:

Originalmente postado por calvinhobbes calvinhobbes escreveu:

Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:


Eu tenho 1,79 e não volto pra guidão com menos de 680mm de jeito nenhum. Na verdade, quero experimentar um com 760mm qualquer hora.


Esta é minha dúvida atualmente. Uso um guidão de 580mm e tenho a sua altura. Vou ter benefícios com um mais largo mesmo ?


Vou relatar um fato. Uma vez pedalando com um amigo, eu de HT e ele de full, trocamos a bike por um trecho para um drive-test. A bike dele com guidão de 580 e a minha com 660mm. Depois de uns 20mts de pedal, eu já estava xingando o guidão dele, e ele elogiando o meu guidão "que dá uma baita estabilidade". Eu acho que depois que vc experimenta um guidão mais largo, vc não volta pra um estreito de forma alguma.

Pense em fazer um upgrade de guidão, pegando um de AL que possa cortar. Se vc não gostar dele muito largo, vc vai experimentando com a manopla mais pra dentro até achar seu ponto ideal e depois corta o excedente.


Thumbs Up


Postado Por: GutoRio
Data de Publicação: 21 Jul 2012 as 23:56
Vcs poderiam colocar fotos das bikes com os bar ends? Como e quais utilizam...

Quais bons modelos em termos de custo benefício e que sejam facei de achar?

Obrigado


-------------
Guto
__________________
ROAD I: Giant TCR Composite 2012
ROAD II: Trek 1200 SL
MTB: KHS Alite 350


Postado Por: dantonvb
Data de Publicação: 22 Jul 2012 as 00:11
Uso bar end em todas as minhas bikes, 26 ou 29 pol. O bar end oferece uma nova posição com os punhos rotacionados e isso permite descansar a postura durante o pedal. O fato de ser 29er não impede seu uso.


Postado Por: dantonvb
Data de Publicação: 22 Jul 2012 as 00:14
Originalmente postado por GutoRio GutoRio escreveu:

Vcs poderiam colocar fotos das bikes com os bar ends? Como e quais utilizam...

Quais bons modelos em termos de custo benefício e que sejam facei de achar?

Obrigado





Postado Por: GutoRio
Data de Publicação: 22 Jul 2012 as 01:15
Obrigado...

Ficou show hein. Definitivamente vou colocar um. Faz muita diferenca qual, peso, etc? Já experimentou outros? Esse curto confortável?


Abraços,


-------------
Guto
__________________
ROAD I: Giant TCR Composite 2012
ROAD II: Trek 1200 SL
MTB: KHS Alite 350


Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 22 Jul 2012 as 10:00
Eu não uso bar end, não gosto.  To com um guidão 660 e ta indo bem pra mim. 

-------------
A Saga esta apenas começando


Postado Por: ybnormal
Data de Publicação: 24 Jul 2012 as 19:38
Originalmente postado por dantonvb dantonvb escreveu:

Originalmente postado por GutoRio GutoRio escreveu:

Vcs poderiam colocar fotos das bikes com os bar ends? Como e quais utilizam...

Quais bons modelos em termos de custo benefício e que sejam facei de achar?

Obrigado



Postado Por: ybnormal
Data de Publicação: 24 Jul 2012 as 19:41
esqueci a pergunta.....rssrsrrs
essa caloi29ner está com o guidão cortado?
com quanto está de comprimento dantonvb ?


Postado Por: dantonvb
Data de Publicação: 24 Jul 2012 as 20:32
Originalmente postado por ybnormal ybnormal escreveu:

esqueci a pergunta.....rssrsrrs
essa caloi29ner está com o guidão cortado?

com quanto está de comprimento dantonvb ?


O guidão está no tamanho original, não foi cortado. A bike é tamanho 18.


Postado Por: paulino29er
Data de Publicação: 12 Ago 2012 as 20:11
Olá, como você colocou esse anel (cursor) na suspensão?
Grato.

Originalmente postado por dantonvb dantonvb escreveu:



-------------
Keep 29eriding


Postado Por: dantonvb
Data de Publicação: 12 Ago 2012 as 21:28
Originalmente postado por paulino29er paulino29er escreveu:

Olá, como você colocou esse anel (cursor) na suspensão?
Grato.


Originalmente postado por dantonvb dantonvb escreveu:


O anel é na realidade uma abraçadeira de nylon na cor vermelha.


Postado Por: paulino29er
Data de Publicação: 12 Ago 2012 as 21:55
Originalmente postado por dantonvb dantonvb escreveu:

[/QUOTE]
O anel é na realidade uma abraçadeira de nylon na cor vermelha.[/QUOTE]

Legal, é próprio pra suspensão?
Encontra em bicicletarias mesmo?
Obrigado.


-------------
Keep 29eriding


Postado Por: dantonvb
Data de Publicação: 12 Ago 2012 as 23:16
É uma abraçadeira comum, voce pode comprar em lojas de ferragem e até nessas de produtos de 1,99. Normalmente são encontradas nas cores preta ou branca, mas procurando voce encontrará coloridas.


Postado Por: PabloAmorim
Data de Publicação: 21 Nov 2012 as 05:44
Depois que passei para 29er usando o guidão de 700mm não senti mais falta do BarEnd, coloco as mãos na lateral simulando a pegada do BarEnd e pronto...


Postado Por: RBecker
Data de Publicação: 18 Fev 2013 as 00:39
Eu utilizo Bar end na minha Bike, creio que ajuda muito na pegada em subidas, e na hora de relaxar os braços. Atrapalha em trilhas fechadas porque pode enroscar um cipo ou pequenos galhos ( já aconteceu comigo ) mas ajuda muito mais do que atrapalha. O modelo que uso é o ergonômico.


Postado Por: ericmatsuo
Data de Publicação: 18 Fev 2013 as 12:42
Originalmente postado por RBecker RBecker escreveu:

Eu utilizo Bar end na minha Bike, creio que ajuda muito na pegada em subidas, e na hora de relaxar os braços. Atrapalha em trilhas fechadas porque pode enroscar um cipo ou pequenos galhos ( já aconteceu comigo ) mas ajuda muito mais do que atrapalha. O modelo que uso é o ergonômico.

Opa, novato na área!

Concordo com o amigo acima. Bar end dá um help monstro na subida! Seja 26 ou 29.


Postado Por: eduardolourenco
Data de Publicação: 19 Fev 2013 as 21:50
Velho meu guidom tem 635mm e eu pedalo morro abaixo igual um maluco quanto a utilização do barend acredito que vai te ajudar bastante até porque no estradão ele faz uma bela diferença

-------------
Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA


Postado Por: felguto
Data de Publicação: 08 Mar 2013 as 00:35
Acredito que isso seja mais de gosto pessoal do que outra coisa...
Vai do seu tipo de pedalada...postura...
Mas pelo que ando vendo...apesar de muito confortavel em algumas situações....esteticamente fica feio....


Postado Por: schuminha
Data de Publicação: 10 Mar 2013 as 18:11
eu particularmente acho que os bar-ends ajudam na pegada na hora da subida


Postado Por: LETIZIO
Data de Publicação: 10 Mar 2013 as 18:26
A minha é 26, e gosto muito dos bar-ends. pra mim é uma coisa que faço questão de ter numa próxima bike (se não for speed é claro)


Postado Por: eduardolourenco
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 22:38
Porque não usar? A utilização é a gosto do piloto, para rodar em estradão de terra batida funciona muito bem!

-------------
Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA


Postado Por: fguedes
Data de Publicação: 28 Jun 2013 as 09:08
Galera sobre montagem do bar end:

O que é melhor cortar a manopla ou deslocar para o centro do guidão???

Qual a experiência de vcs????

valeu...


Postado Por: Gugax
Data de Publicação: 28 Jun 2013 as 09:39
Não há porque corta as probrezinhas,chegue elas mais pro meio do guidão.

-------------
"Hen oida hoti ouden oida" –Sócrates/ Dei vestri sit purus phantasia!-et ego
"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer


Postado Por: Tiago Silva
Data de Publicação: 28 Jun 2013 as 14:29
Tenho duvida em usar ou nao usar os bar-ends também, estou montando minha bike com guidao  flat de 620mm, pra asfalto e estrada de terra com trilhas leves. Tem de diversas marcas e visualmente muitissimo parecidos, teria alguma marca-modelo com bom custo beneficio que recomendariam.


Postado Por: dzanco
Data de Publicação: 12 Jul 2013 as 19:14
Me acostumei com os bar ends e uso tbm nas minhas 29ers !!!


Postado Por: Singh
Data de Publicação: 15 Jul 2013 as 21:53
Tenho bar end na minha 26". Já comprei uma da Ritchey pra minha 29" mas ainda estou relutando um pouco...


Postado Por: RATTUS
Data de Publicação: 15 Jul 2013 as 21:55
Também uso... é um opcional voltado pela necessidade e não pela estética


Postado Por: wilianpb
Data de Publicação: 15 Jul 2013 as 22:00
Nunca usei bar ends pq acho feio, comprei um Guidão Crank Brothers XC Cobalt 1 Curvo 680mm, com apenas 15mm de rise. Esteticamente ficaria muito feio com bar ends?
Dizem que bar ends é pra guidão reto!


Postado Por: RATTUS
Data de Publicação: 15 Jul 2013 as 22:04
Originalmente postado por wilianpb wilianpb escreveu:

Nunca usei bar ends pq acho feio, comprei um Guidão Crank Brothers XC Cobalt 1 Curvo 680mm, com apenas 15mm de rise. Esteticamente ficaria muito feio com bar ends?
Dizem que bar ends é pra guidão reto!


OPa Willian e ae blz man?

Coloque uma bar end reta e pequena tipo assim



Dê uma volta na bike, pedale forte em pé (sprint), suba morros e não vai mais querer tirar rs

Abraços


Postado Por: wilianpb
Data de Publicação: 15 Jul 2013 as 22:12
Originalmente postado por RATTUS RATTUS escreveu:

Originalmente postado por wilianpb wilianpb escreveu:

Nunca usei bar ends pq acho feio, comprei um Guidão Crank Brothers XC Cobalt 1 Curvo 680mm, com apenas 15mm de rise. Esteticamente ficaria muito feio com bar ends?
Dizem que bar ends é pra guidão reto!


OPa Willian e ae blz man?

Coloque uma bar end reta e pequena tipo assim



Dê uma volta na bike, pedale forte em pé (sprint), suba morros e não vai mais querer tirar rs

Abraços

E ae Breno, 

Estou bem, e vc amigo?

Pensei nesse mesmo... ou um da Giant... 

Vou dar uma olhada nos preços lá fora!!!

Todos dizem bem, as vezes eu sinto cansaço nas mãos, pretendo por pra descansar os pulsos... 



Postado Por: RATTUS
Data de Publicação: 15 Jul 2013 as 22:20
Originalmente postado por wilianpb wilianpb escreveu:

E ae Breno, 

Estou bem, e vc amigo?

Pensei nesse mesmo... ou um da Giant... 

Vou dar uma olhada nos preços lá fora!!!

Todos dizem bem, as vezes eu sinto cansaço nas mãos, pretendo por pra descansar os pulsos... 



na paz man !

Tenho desses na bike da Shimano Pro



Discreta, leve e me atende perfeitamente.

Com as bar ends você pedala também de forma mais relaxada, dando também alivio para os braços, coluna, costas e etc.

Abs


Postado Por: alexandrebosch
Data de Publicação: 03 Mai 2015 as 02:38
Estou pensando em um Ritchey Wcs. Esse é bom?


Postado Por: apatussi
Data de Publicação: 16 Nov 2017 as 15:19
Parabéns pelo tópico. Foi de grande utilidade. Sempre usei barends nas minhas 26 e coloquei na minha 29 e o pessoal tirou o maior sarro, dizendo que eu estava andando num búfalo ...

Realmente perde um pouco no visual, mas compensa pelo conforto e desempenho em algumas situações, principalmente porque raramente faço single track.

Taí a chifruda ... kkkk




Postado Por: shimono
Data de Publicação: 16 Nov 2017 as 18:07
Bar end na minha opinião é feio, mas para os adeptos a maratonas e estradão ajuda a aliviar a palma da mão que é um tanto judiado.

Quem gosta mais de XCO e trechos travados já tira a vantagem porque enrosca muito

-------------
Giant XTC - SLX/XT - Manitou Sliver 100mm - Shimano MT15
usuario strava http://app.strava.com/athletes/651148


Postado Por: Arcanjo
Data de Publicação: 28 Jan 2018 as 18:33
Eu parei de discutir sobre o uso de bar ends depois que o próprio Bart Brentjens mostrou a bike dele que ele usa no Brasil Ride e no Cape Epic. Quando perguntei sobre o uso, a resposta foi bem simples: "Se você precisar, use. O tamanho da bike é irrelevante. O que importa é A SUA NECESSIDADE."
(nessa foto ele é o segundo ciclista, atrás do Abraão Azevedo)








Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 28 Jan 2018 as 19:12
E a filosofia é aplicável a quase tudo na vida...

Eu estou ainda namorando a ideia, mas normalmente nem pego na ponta dos punho no meu guidão de 700 mm, então presumo que com bar ends eu me sentiria abraçando uma bola de praia...


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 31 Jan 2018 as 20:34
Jurava que em competição mais ninguém usava.


Postado Por: MarcosLeandro
Data de Publicação: 24 Out 2018 as 10:22
Pessoal ouvi falar que algumas provas estão proibindo o uso de bar end, alguém sabe se isso é realmente verdade ou só mais uma fake news?

E respondendo ao tópico; eu gosto de usar, como alguns já falaram eu gosto de alterar a posição das mãos durante o pedal. Mas sou apenas um atleta amador pedalo geralmente duas vezes por semana e geralmente são estradões, então não tenho problema com single tracks.


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 05 Jul 2020 as 18:57
Uso bar ends em todas as minhas bikes: 26' e 29'.


Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 06 Jul 2020 as 07:38
eu uso em todas as minhas bikes, inclusive na chisel descendo barranco com guidão de 3km de largura, pneu 2.3 e a porra toda... Eu prefiro pois troco muito de posição ao pedalar mesmo agora com a sapatilha que me limita quanto as opções de pisada no pedal.

se precisar use, opinião é bom mas viver pela cabeça dos outros é escravidão.


-------------
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071


Postado Por: Neto1
Data de Publicação: 06 Jul 2020 as 08:19
Eu uso bar end, mas coloquei por dentro, antes dos freios, então fica um tipo de clip aerodinâmicobebso uso em retas. Comecei a usar depois de sentir necessidade de mudar de posição também, as vezes chegava a me apoiar nas canelas da suspensão...


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 06 Jul 2020 as 09:06
Eu acho barends legal mas depende muito do tipo, tem uns que parecem um chifrão e que realmente tiram a harmonia do visual da bike. Eu uso um simples e reto da Zoom, com 10cm de área "pegável" justamente para variar mais nas pegadas no guidão. Um barends bem escolhido dá quase a mesma pegada daquela parte superior dos freios que tem nas speed, cansam bem menos as mãos:



Mas isso vai de cada um, eu sempre usei, começei escolhendo errado pegando aqueles de chifrões mas depois achei o meu tipo preferido:




Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 06 Jul 2020 as 13:39
Concordo com vc, uso da ZOOM igual ao seu em 2 das minhas bikes e nas outras 3 uso as aerodinâmicas da TRAZ x


Postado Por: Neto1
Data de Publicação: 06 Jul 2020 as 14:00
Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Eu uso bar end, mas coloquei por dentro, antes dos freios, então fica um tipo de clip aerodinâmicobebso uso em retas. Comecei a usar depois de sentir necessidade de mudar de posição também, as vezes chegava a me apoiar nas canelas da suspensão...


Uso assim, também diminui o risco de enroscar


Postado Por: Degan
Data de Publicação: 06 Jul 2020 as 14:33
Bar-End é um patamar acima na escala de evolução.
Se o Avancini usasse, ganharia do Nino.


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 06 Jul 2020 as 16:09
Essa forma de uso é muito boa, lembro em 2010 qd um amigo, aqui do forum usava assim em uma Tora Bora, ainda tenho a foto.Se o guidão for com meio fino(25.4mm), melhor ainda, permite que fiquem coladas nas laterais da mesinha/avanço, estilo clip de tt.


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 06 Jul 2020 as 16:13
Como uso guidão reto 25.4mm, com largura total de 420mm(1 ZOOM, 1 GTS GHR 01 e 1 carbon IRC), os punhos tem 9cm de largura e com bar ends parafusadas nas extremidades, fica próximo a essas internas com guidão 720mm.Sou um fã de bar ends desde 2004!OBS: a Rockrider 29' da foto esta com 560mm.


Postado Por: Carllos
Data de Publicação: 08 Jul 2020 as 00:42
Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Eu uso bar end, mas coloquei por dentro, antes dos freios, então fica um tipo de clip aerodinâmicobebso uso em retas. Comecei a usar depois de sentir necessidade de mudar de posição também, as vezes chegava a me apoiar nas canelas da suspensão...


Uso assim, também diminui o risco de enroscar


Ideia muito boa, pena que perde a utilidade de sprit e subida que o bar end fornece de vantagem, mas pra descansar no estradão deve ser ainda melhor, por ficar mais fechado, acaba ficando mais reto na bike que com os braços na extremidades


Postado Por: Neto1
Data de Publicação: 08 Jul 2020 as 08:04
Originalmente postado por Carllos Carllos escreveu:

Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Eu uso bar end, mas coloquei por dentro, antes dos freios, então fica um tipo de clip aerodinâmicobebso uso em retas. Comecei a usar depois de sentir necessidade de mudar de posição também, as vezes chegava a me apoiar nas canelas da suspensão...


Uso assim, também diminui o risco de enroscar


Ideia muito boa, pena que perde a utilidade de sprit e subida que o bar end fornece de vantagem, mas pra descansar no estradão deve ser ainda melhor, por ficar mais fechado, acaba ficando mais reto na bike que com os braços na extremidades


Sim, mas fica quase que na largura do guidão de speed. No meu caso, não participo de competições, mas quando pega retas ou trechos planos de estrada, rende bem.


Postado Por: Carllos
Data de Publicação: 08 Jul 2020 as 11:44
Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Originalmente postado por Carllos Carllos escreveu:

Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Eu uso bar end, mas coloquei por dentro, antes dos freios, então fica um tipo de clip aerodinâmicobebso uso em retas. Comecei a usar depois de sentir necessidade de mudar de posição também, as vezes chegava a me apoiar nas canelas da suspensão...


Uso assim, também diminui o risco de enroscar


Ideia muito boa, pena que perde a utilidade de sprit e subida que o bar end fornece de vantagem, mas pra descansar no estradão deve ser ainda melhor, por ficar mais fechado, acaba ficando mais reto na bike que com os braços na extremidades


Sim, mas fica quase que na largura do guidão de speed. No meu caso, não participo de competições, mas quando pega retas ou trechos planos de estrada, rende bem.


Você consegue dar Sprinter segurando nos bar end dentro do guidão?


Postado Por: Neto1
Data de Publicação: 08 Jul 2020 as 12:03
Originalmente postado por Carllos Carllos escreveu:

Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Originalmente postado por Carllos Carllos escreveu:

Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Eu uso bar end, mas coloquei por dentro, antes dos freios, então fica um tipo de clip aerodinâmicobebso uso em retas. Comecei a usar depois de sentir necessidade de mudar de posição também, as vezes chegava a me apoiar nas canelas da suspensão...


Uso assim, também diminui o risco de enroscar


Ideia muito boa, pena que perde a utilidade de sprit e subida que o bar end fornece de vantagem, mas pra descansar no estradão deve ser ainda melhor, por ficar mais fechado, acaba ficando mais reto na bike que com os braços na extremidades


Sim, mas fica quase que na largura do guidão de speed. No meu caso, não participo de competições, mas quando pega retas ou trechos planos de estrada, rende bem.


Você consegue dar Sprinter segurando nos bar end dentro do guidão?


Sendo bem sincero, pelo meu perfil de pedal, raramente sprinto, só dou aquelas levantadinhas pra recuperar a velocidade, e pra isso vai bem. Eu não entendo bem, mas acredito que seja o perfil de maratona (embora de MTB eu faça sempre o mesmo percurso praticamente), onde a distância e o passo sejam mais importantes. Ajuda bem pra manter um ritmo na reta e nas subidas sentado. Eu costumo fazer um pedal de 1h30 durante a semana, percorrendo 32 km.


Postado Por: Neto1
Data de Publicação: 08 Jul 2020 as 12:13
Com meu guidão de 700mm o bar end está com 36cm de largura, talvez com um guidão mais largo, consiga fica até com uns 40, já igual ao guidão de speed.



Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 08 Jul 2020 as 18:23
Quanto mais próximos melhor, afinal bike Triathlon rende bem mais que speed, clip de tt ficam praticamente ao lado da mesa.Alguns amigos meus usam fita de guidão em bar ends iguais as suas, fica bem aerodinâmico mesmo!


Postado Por: Carllos
Data de Publicação: 09 Jul 2020 as 19:55
Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Quanto mais próximos melhor, afinal bike Triathlon rende bem mais que speed, clip de tt ficam praticamente ao lado da mesa.Alguns amigos meus usam fita de guidão em bar ends iguais as suas, fica bem aerodinâmico mesmo!


Que top esse suporte, sabe onde vende?


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 10 Jul 2020 as 13:18
Achei também muito interessante, quando eu achar o link, colo aqui.


Postado Por: Carllos
Data de Publicação: 10 Jul 2020 as 13:46
Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Achei também muito interessante, quando eu achar o link, colo aqui.


Eu encontrei um que poderia ser adaptado pra isso, mas não sei se tem a mesma resistência.

Geralmente é usado para colocar camera, GPS e tal.

#Aliexpress R$ 52,38 21%OFF | 200x22x22mm extensão da bicicleta guiador montagem da bicicleta acessórios extensor alça barra para moutain bicicletas suporte
https://a.aliexpress.com/_dVforda" rel="nofollow - https://a.aliexpress.com/_dVforda




Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 10 Jul 2020 as 14:17
São iguais em resistências das bases, diferenciam em posição das hastes.Fazem parte do segmento de suportes para câmeras em buscas no Ml e Youtube.


Postado Por: dedraks
Data de Publicação: 10 Jul 2020 as 14:31
Estou querendo colocar na minha bike que uso pra ir pro trabalho. Depois de uns 8 a 9 km a mão começa a cansar um pouco.

Olhei no site do fabricante da minha bike e essa é a especificação do guidão:
GUIDÃO DOWNHILL BAIXO 31.8

Qual seria o bar end ideal?


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 10 Jul 2020 as 23:18
Minhas 4 indicações pra vc:

-Se tiver pouca grana: aerodinâmicas High One por R$40
-Se tiver médio de grana: aerodinâmicas TRANZ X por R$80
-Se tiver bem de grana: KCNC bear Bone scandium por R$200

São fantásticas, olhe Specialized tb aerodinâmica de R$130,00.


Postado Por: Carllos
Data de Publicação: 11 Jul 2020 as 00:39
Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Minhas 4 indicações pra vc:

-Se tiver pouca grana: aerodinâmicas High One por R$40
-Se tiver médio de grana: aerodinâmicas TRANZ X por R$80
-Se tiver bem de grana: KCNC bear Bone scandium por R$200

São fantásticas, olhe Specialized tb aerodinâmica de R$130,00.


Tranz x tá 40 reais no ML


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 13 Jul 2020 as 05:00
Tranz x é uma marca, com muitos modelos, a aerodinâmica custa cerca de R$70, falo pq tenho loja de bikes há 14 anos e o valor de custo, sai mais de R$37.Pesquise novamente usando a descrição correta da peça:
 Bar End Tranz-X Emborrachado JD-861A.


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 13 Jul 2020 as 05:06
Ainda sobre bike montada com bar ends Tranz X emborrachadas aerodinâmicas.


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 13 Jul 2020 as 09:22


#paz

-------------
https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Postado Por: Neto1
Data de Publicação: 13 Jul 2020 as 09:25
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:



#paz


Nem todo mundo é galático como tú


Postado Por: dedraks
Data de Publicação: 13 Jul 2020 as 22:02
Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Minhas 4 indicações pra vc:

-Se tiver pouca grana: aerodinâmicas High One por R$40
-Se tiver médio de grana: aerodinâmicas TRANZ X por R$80
-Se tiver bem de grana: KCNC bear Bone scandium por R$200

São fantásticas, olhe Specialized tb aerodinâmica de R$130,00.

Obrigado. Comprei o Tranz X no M.L.


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 13 Jul 2020 as 22:25
É uma marca muito boa, você vai gostar, poste fotos aQUI DEPOIS que montar.


Postado Por: MarceloNeuriHaag
Data de Publicação: 20 Jul 2020 as 15:39
Boa tarde!
Falando agora de bar end "de pobre: eu tenho manoplas antômicas e bar end separados, mas minhas manoplas estão esfarelando e meus bar end estão já quebrando (borracha). O que acham dessas duas soluções de manoplas anatômicas com bar end integrados?
http://www.ellevenparts.com.br/?p=2920" rel="nofollow - http://www.ellevenparts.com.br/?p=2920

https://tswbike.com/produtos/componentes/manopla/manopla-com-trava-e-bar-end/" rel="nofollow - https://tswbike.com/produtos/componentes/manopla/manopla-com-trava-e-bar-end/


Postado Por: dedraks
Data de Publicação: 20 Jul 2020 as 16:02
Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

É uma marca muito boa, você vai gostar, poste fotos aQUI DEPOIS que montar.

Tá aí:




Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 20 Jul 2020 as 17:02
Curti, ficou bonita e parece ter pegada eficaz!


Postado Por: Carllos
Data de Publicação: 20 Jul 2020 as 18:25
Originalmente postado por dedraks dedraks escreveu:

Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

É uma marca muito boa, você vai gostar, poste fotos aQUI DEPOIS que montar.

Tá aí:




Comprei esse mesmo modelo, mas instalei depois da manopla.

Ficou tipo o clip kkkkk, achei meio pequeno só, mas ajuda legal a pedalar sentado de forma mais forte e confortável


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 23 Jul 2020 as 23:34
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:



#paz


Hermida e Purito
https://youtu.be/KEg5-ZBD3OQ


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 24 Jul 2020 as 07:40
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:



#paz


Hermida e Purito
https://youtu.be/KEg5-ZBD3OQ

Este é só um exemplo , mas vários atletas usam em provas de longa duração... Como o pessoal só conhece XCO - provas de 20km, em torno de 1 hora - acham que todas as regras valem pelo XCO!

Lá pela 4ª hora de pedal o Bar End tem seu valor...


Postado Por: Neto1
Data de Publicação: 24 Jul 2020 as 18:11
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:



#paz


Hermida e Purito
https://youtu.be/KEg5-ZBD3OQ


Este é só um exemplo , mas vários atletas usam em provas de longa duração... Como o pessoal só conhece XCO - provas de 20km, em torno de 1 hora - acham que todas as regras valem pelo XCO!

Lá pela 4ª hora de pedal o Bar End tem seu valor...


Chega a dar um alívio, quando você muda a posição pra bar end e vice versa.

Mas isso é normal, geralmente a pessoa acha que só existe um jeito de andar de bike, geralmente o dela mesmo. As vezes eu me incomodo com a pessoa usando guidão alto, mas daí lembro que o jeito que a pessoa quer e desencano.


Postado Por: dedraks
Data de Publicação: 24 Jul 2020 as 18:34
Pra mim, que até o mês passado era totalmente sedentário, o bar end ajuda muito porque estou pedalando duas horas por dia quase todo dia e a mão dói um pouco. O bar end alivia bastante.


Postado Por: Vinícius Marçal
Data de Publicação: 24 Jul 2020 as 19:25
Bar ends assim com qualquer acessório está sujeito a fases.O Brasil tem 27 estados e gostos muito peculiares.Levo em consideração o volume de vendas, na minha loja as vezes passo meses sem vender, contudo as vezes em uma semana vendo 20 jogos.São fases.Relógio de ponteiro matem seu público, cintos, sapatos sociais, taxis, lojas físicas, motores carburados...Acreditar que gostos podem ser padronizados é uma utopia.Ótimo pedal a todos os ciclistas e espelho para críticos de gostos alheios, no espelho pior que bar ends podem existir varios itens no sujeito/emissor mais ancestral e obsoleto que qualquer bar end.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net