Imprimir Página | Fechar Janela

Subindo a serra de Friburgo- RJ

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do Fórum: Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
Descrição Fórum: Fórum para assuntos relacionados à viagens de bicicleta. Rotas, dicas e etc.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=50707
Data da Impressão: 19 Abr 2024 as 15:24
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Subindo a serra de Friburgo- RJ
Postado Por: GTB
Assunto: Subindo a serra de Friburgo- RJ
Data de Publicação: 16 Mai 2012 as 00:22
Olá, Tenho encontrado grande prazer nas pedaladas e, aos poucos, tenho me sentido mais confiante. De um tempo pra cá tenho planejado um pedal até próximo a cidade de Lumiar, perto de Mury, em Nova Friburgo (RJ). Tenho treinado nas paineiras mas ainda sofro um pouco subindo aquilo... Meu maior "grilo" nesse pedal até Lumiar é a Serra. Já vi os dados da altimetria e sei que não é moleza (tô meio green ainda). Gostaria da opinião do fórum em relação a essa escalada, quem já fez, dicas e maiores informações. Vou sair do Flamengo e tenho uma Rocky Mountain Trailhead com pneus Continental Town Ride (1.75). Agradeço desde já a ajuda dos mais experientes!



Respostas:
Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 16 Mai 2012 as 14:59
Se as Paineiras ainda não é moleza, esqueça esse pedal por enquanto. A distância até o pé da serra é grande e ela é longa e dura. A serra tem 21km e sobe-se 1100m aproximadamente.
 
Eu não sei quanto tempo de bike vc tem nem sei o quanto conhecimento de estrada ou grandes rodagens vc tem pra te aconselhar a algo, mas pelo seu post inicial, diria para iniciar fazendo pedaladas longas, até chegar ao ponto de ir a Grumari e voltar, subindo os morros da cidade sem se matar.
Treinar subindo o Sumaré, que é mais alto, te dará uma dimensão próxima do que vai encontrar na serra. Sendo que ela é o dobro do Sumaré em distância e de altitude acumulada. 
 
Para estar pronto para um desafio desses, vc deve subir as Paineiras como se estivesse passeando na ciclovia. Se vc conseguir subir o Sumaré, ir até o Recreio do Bandeirantes e voltar pelo Alto da Boa Vista + Paineiras ou (Estrada das Canoas + Paineiras) + Corcovado e chegar em casa antes de escurecer, tenho certeza de que não passará aperto nessa aventura.
 
Mas se for de carro até Cachoeira de Macacu, o que não acredito que é a sua proposta, para de lá começar a pedalar, diria que no momento em que conseguir subir o Sumaré duas vezes sem parar, já será suficiente para subir a serra.
 
Abraço e seja bem vindo,
Fabricio.


Postado Por: GTB
Data de Publicação: 17 Mai 2012 as 00:26
Certo, irei treinar com mais afinco. Valeu pelas dicas! Abs


Postado Por: bcardoso
Data de Publicação: 23 Nov 2013 as 15:14
GTB tudo bem?

Já fez a empreitada?
Estou em treinamento para fazer esse percurso, na verdade saindo de niterói e indo até macuco, da uns 190km, 50 depois de friburgo.

abraço


Postado Por: CesarHP
Data de Publicação: 26 Nov 2013 as 16:42
GTB e BRCardoso, que agradeço a visita no blog.

No último dia 15/11, fiz de Niterói x N. Friburgo http://bicicloturista.blogspot.com.br/2013/11/niteroi-x-nova-friburgo-de-road-na.html

Se consegue subir o Sumaré, vai passar bem a serra, a questão é o quanto você consegue ficar sobre a bike(?)

Girando até Cachoeira de Macacu, acumulará aproximadamente 80km para depois subir a Serra, que não achei nada tão assustador. Assim como o Sumaré, existem aqueles pontos onde a inclinação cobra um pouco mais de esforço, mas fora isso, é tranquilo.

Dica é sair o mais cedo possível, porque até Cachoeiras não tem sombra, na Serra é até fresco com bastante sombras e pontos de abastecimento de água.


Até

-------------
www.bicicloturista.blogspot.com
Caloi Elite 30 - 2013
Caloi Elite Carbon - 2013
Specialized Allez C2 - 2013


Postado Por: bcardoso
Data de Publicação: 26 Nov 2013 as 19:58
Olá Cesar... tudo certo? Já li boa parte do seu blog. Muito interessante.
Conheço o trajeto como a palma da mão, mas de bike será novidade. A serra realmente não é nada tão assustador, é uma subida longa porem não muito ingrime, algumas curvas realmente pedem mais.

Mas estou focado, para janeiro vou puxar até saquarema para testar.

abs




Postado Por: CesarHP
Data de Publicação: 27 Nov 2013 as 12:33
Avise quando for pra Saquá, conforme for te acompanho!

Até

Originalmente postado por bcardoso bcardoso escreveu:

Olá Cesar... tudo certo? Já li boa parte do seu blog. Muito interessante.
Conheço o trajeto como a palma da mão, mas de bike será novidade. A serra realmente não é nada tão assustador, é uma subida longa porem não muito ingrime, algumas curvas realmente pedem mais.

Mas estou focado, para janeiro vou puxar até saquarema para testar.

abs




-------------
www.bicicloturista.blogspot.com
Caloi Elite 30 - 2013
Caloi Elite Carbon - 2013
Specialized Allez C2 - 2013


Postado Por: bcardoso
Data de Publicação: 27 Nov 2013 as 13:16
Lógico que aviso, será um prazer contar com sua experiência!




Postado Por: vanilton
Data de Publicação: 29 Nov 2013 as 15:47
Opa

Tem previsão de data??


Postado Por: bcardoso
Data de Publicação: 29 Nov 2013 as 18:57
Olá Vanilton, 

Data ainda não, mas muito provavelmente o mês será julho.
Vai aderir? Muito bom.

abs



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net