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Quantas libras usar em um Pneu

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
Descrição Fórum: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=50222
Data da Impressão: 19 Abr 2024 as 06:58
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Tópico: Quantas libras usar em um Pneu
Postado Por: check-hill
Assunto: Quantas libras usar em um Pneu
Data de Publicação: 05 Mai 2012 as 23:26
Já procurei aqui varios tópicos e não encontrei nenhum que falasse ao certo quantas libras realmente usar, no fabricante nem da camara de ar e nem do pneu especifica e em alguns sites vi porem pressão em bar e por aqui so veja bombas com mostragem em PSI, se algum puder me ajudar ficaria grato. Uso Pneu e Camara da Kenda



Respostas:
Postado Por: c4ldas
Data de Publicação: 05 Mai 2012 as 23:50
Libras e PSI  nesse caso são a mesma coisa. PSI significa pound force per square inch (libra-força por polegada quadrada).
1 bar corresponde a 14,5 PSI.

O quanto usar é "quase" uma questão pessoal, depende do terreno que vai circular, o tipo de pneu e o gosto da pessoa. Como estamos falando de Mountain Bike, é comum utilizar pressões baixas, se não me engano de 35 a 60 PSI e normalmente o valor máximo vem estampado no pneu.

Caso queira um conversor rápido, segue:
http://unit-converter.org/pt/Press%C3%A3o/bar.html" rel="nofollow - http://unit-converter.org/pt/Press%C3%A3o/bar.html


Postado Por: check-hill
Data de Publicação: 06 Mai 2012 as 00:17
poh meu velho brigadão, é pq uma vez a loja que troquei o pneu  me recomendou usar 70 PSI se fosse pra faser trilha e 85 se fosse andar em ruas normais, achei super estranho pq uso 39 no meu carro e falaram que a propagação de ar de um pneu de bike é totalmente diferente de um carro, mesmo assim fiquei intrigado e coloquei apenas 75, andei com ela na sexta atarde e sabado de manha deixei ela parada em uma loja de conveniencia em um posto pra comprar um isotonico e o pneu deu um estrondo enorme ate pareceu tiro e fui ver o pneu tava com rasgo enorme, contando ai um prejuizo de 60 reais, e agora como troquei queria realmente saber o quanto colocar


Postado Por: c4ldas
Data de Publicação: 06 Mai 2012 as 00:22
Quanto a pressão ideal eu não sei dizer de cabeça, tem outros usuários que podem ajudar melhor. Mas a pressão utilizada em pneu de carro e de bicicleta são bem diferentes mesmo. Por exemplo, um pneu de Speed se utiliza mais de 90 libras.


Postado Por: eduluke
Data de Publicação: 06 Mai 2012 as 01:00
Vai aqui uma dica de uma coisa que infelizmente aprendi na pratica: Não calibrar pneu de bike em posto de gasolina.

Vá numa bike shop ou compre uma bomba de bicicleta.


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Edu


Postado Por: tiaguim_vm
Data de Publicação: 06 Mai 2012 as 12:30
Tem esse artigo aqui mesmo no site do Pedal que acho que pode ajudar,

http://www.pedal.com.br/a-pressao-certa-do-pneu_texto466.html


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Strava:
<a href="http://www.strava.com/athletes/2774201" rel="nofollow">http://www.strava.com/athletes/2774201</a>


Postado Por: Nenzo
Data de Publicação: 06 Mai 2012 as 18:35

a calibragem esta sim no pneu, eh so olha todo pneu diz quanto de calibragem se pode botar (ta escrito do lado dele) cada pneu tem um maximo depende do pneu que se usa



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o negocio eh pedala


Postado Por: BetinhoTacca
Data de Publicação: 06 Mai 2012 as 20:15
Tem mais um detalhe, o peso em cima do carro e da bike, por isso que a bike "suporta" mais pressao, tem muito menos peso pressionando!!!

Vale o que disseram ai em cima, veja na lateral do pneu. Pneu mais "murcho"(rs) tem mais tração e mais cheio maior rolagem!!


Postado Por: Nissan
Data de Publicação: 06 Mai 2012 as 22:07
Meu pneu aceita de 35 ate 80 libras!vc pode achar meio impossivel para um pneuzinho de bike,mas por ele ser mais elastico cabe maior pressao dentro...tenho amigos que poem 60 libras para fazer trilhas.Eu geralmente quando o dia esta seco e o terreno é de pista de terra ponho 50 psi...quando o solo esta humido ou a trilha contem muitas "pedras soltas" ponho 35psi...quando vou andar na cidade ponho 60 nunca gosto de exagerar!

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"Minha bermuda de ciclista pode ser feia. Mas sua barriga de motorista é mais. "


Postado Por: Nissan
Data de Publicação: 06 Mai 2012 as 22:09
Originalmente postado por eduluke eduluke escreveu:

Vai aqui uma dica de uma coisa que infelizmente aprendi na pratica: Não calibrar pneu de bike em posto de gasolina.

Vá numa bike shop ou compre uma bomba de bicicleta.


bombas de bike nao sao indicadas! pois danifica as rodas!elas devem ser usadas apenas em casos extremos como em uma trilha


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"Minha bermuda de ciclista pode ser feia. Mas sua barriga de motorista é mais. "


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 06 Mai 2012 as 22:21
Originalmente postado por Nissan Nissan escreveu:


bombas de bike nao sao indicadas! pois danifica as rodas!elas devem ser usadas apenas em casos extremos como em uma trilha


Você poderia explicar como uma bomba pode danificar as rodas de uma bike?


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PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: maicongdo
Data de Publicação: 06 Mai 2012 as 22:46
não entendi tb o problema de calibrar o pneu no posto?

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Maicon


Postado Por: check-hill
Data de Publicação: 07 Mai 2012 as 01:47
pois eh galera as dicas estao otimas, porem algumas controvérsia, olhei em todo lugar no pneu e infelizmente não tem mesmo, fui na loja e não souberam falar e mandei um e-mail pra CST e sabem menos que eu mandaram colocar de 15 a 25 PSi, coloquei sabendo que nao era essa a pressao e não era mesmo, tenho 1.80 90 kg o pneu logo socou no chão, mas entre dicas ali e aqui e olhometro to colocando 55 ta uma calibragem boa e nao vou abusar com medo de estourar outro Pneu. Vlw moçada 


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 07 Mai 2012 as 08:48
Originalmente postado por maicongdo maicongdo escreveu:

não entendi tb o problema de calibrar o pneu no posto?


A bomba de posto é desenhada para altos volumes de ar, então se você colocar lá 45 libras assim que conectar a mangueira na válvula a bomba enviará uma tremenda quantidade de ar para encher o pneu e chegar nessa pressão, podendo ocorrer então uma explosão do pneu da bike.

O ideal é ter uma bomba de pé, para calibrar o pneu em casa antes do pedal e outra pequena para levar durante o pedal, para um eventual furo.

No caso do MTB opte por uma bomba de mão específica para esse tipo de pneu, pois bombas de ciclismo de estrada trabalham com pequeníssimas quantidades de ar e grandes pressões, já no MTB é o contrário. Caso contrário você vai ficar bombeando 10 minutos até chegar na pressão desejada.


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PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: Paulo-Natal
Data de Publicação: 07 Mai 2012 as 10:05
Originalmente postado por check-hill check-hill escreveu:

pois eh galera as dicas estao otimas, porem algumas controvérsia, olhei em todo lugar no pneu e infelizmente não tem mesmo, fui na loja e não souberam falar e mandei um e-mail pra CST e sabem menos que eu mandaram colocar de 15 a 25 PSi, coloquei sabendo que nao era essa a pressao e não era mesmo, tenho 1.80 90 kg o pneu logo socou no chão, mas entre dicas ali e aqui e olhometro to colocando 55 ta uma calibragem boa e nao vou abusar com medo de estourar outro Pneu. Vlw moçada 

Checkhill, para pneus com câmara a pressão varia de 35-65 libras (psi). Numa trilha, com areia, você pode andar com ele com 35-40, em terra batida 45-50 está bom. Se quiser rolar mais fácil e for pedalar em asfalto, vá nas 55-60.
Isso varia de pneu para pneu, mas em geral é por aí. De qualquer forma, é comum ter escrito na lateral do pneu a calibragem mínima e máxima. Você olhou direito?
Boas pedaladas!


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Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
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Postado Por: Paulo-Natal
Data de Publicação: 07 Mai 2012 as 10:10
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por maicongdo maicongdo escreveu:

não entendi tb o problema de calibrar o pneu no posto?


A bomba de posto é desenhada para altos volumes de ar, então se você colocar lá 45 libras assim que conectar a mangueira na válvula a bomba enviará uma tremenda quantidade de ar para encher o pneu e chegar nessa pressão, podendo ocorrer então uma explosão do pneu da bike.

O ideal é ter uma bomba de pé, para calibrar o pneu em casa antes do pedal e outra pequena para levar durante o pedal, para um eventual furo.

No caso do MTB opte por uma bomba de mão específica para esse tipo de pneu, pois bombas de ciclismo de estrada trabalham com pequeníssimas quantidades de ar e grandes pressões, já no MTB é o contrário. Caso contrário você vai ficar bombeando 10 minutos até chegar na pressão desejada.

É isso mesmo que o Voodoo disse. De minha parte, uso uma bomba Air Race de dois estágios, que proporciona um volume de ar bem legal, e ainda tem uma mangueirinha retrátil que conecta a bomba ao pneu. Isso é bom, porque, principalmente com câmaras de ar leves e válvula presta o movimento de bombear com a bombinha diretamente conectada à valvula pode acabar rasgando a câmara.

http://imageshack.us/photo/my-images/716/bombaairacefith265572zo.jpg/" rel="nofollow">

Uploaded with http://imageshack.us" rel="nofollow - ImageShack.us


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Postado Por: eduluke
Data de Publicação: 07 Mai 2012 as 10:38
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por maicongdo maicongdo escreveu:

não entendi tb o problema de calibrar o pneu no posto?


A bomba de posto é desenhada para altos volumes de ar, então se você colocar lá 45 libras assim que conectar a mangueira na válvula a bomba enviará uma tremenda quantidade de ar para encher o pneu e chegar nessa pressão, podendo ocorrer então uma explosão do pneu da bike.

O ideal é ter uma bomba de pé, para calibrar o pneu em casa antes do pedal e outra pequena para levar durante o pedal, para um eventual furo.

No caso do MTB opte por uma bomba de mão específica para esse tipo de pneu, pois bombas de ciclismo de estrada trabalham com pequeníssimas quantidades de ar e grandes pressões, já no MTB é o contrário. Caso contrário você vai ficar bombeando 10 minutos até chegar na pressão desejada.

Bem, o Voodoo já respondeu com maestria a pergunta.

E só posso acrescentar que já explodi um pneu em bomba de posto.

Bomba de pé em casa ou no porta mala do carro é o ideal.


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Edu


Postado Por: AlexRJ
Data de Publicação: 07 Mai 2012 as 12:59
O que eu faço é encher com a bomba até que de para andar e passar no posto ou borracheiro e calibrar,nunca tive o azar de estourar o pneu,agora quanto a calibragem,para asfalto uso o máximo indicado na lateral do pneu e para a trilha calibro conforme o terreno como já falaram aqui,abç!


Postado Por: Matheus YYZ
Data de Publicação: 07 Mai 2012 as 13:09

Tem problema rodar com pressão menor que a indicada na lateral do pneu?

Uso um CST que vem marcado entre 45 e 60 psi, mas para mim, que peso só 60kg, com 45 psi não fica legal. 

Tem algum problema se eu rodar com 35 psi, além dos possíveis furos que podem acontecer?

A região que pedalo é basicamente de estradões de terra, mas com muitos trechos com buracos e pedras soltas.



Postado Por: tcw
Data de Publicação: 07 Mai 2012 as 13:19
Custo-benefício

http://www.ciclobeto.com.br/ecommerce_site/produto_112116_2367_Bomba-Giyo-Gf-43-Tripe-com-manometro" rel="nofollow - http://www.ciclobeto.com.br/ecommerce_site/produto_112116_2367_Bomba-Giyo-Gf-43-Tripe-com-manometro

Bomba de pé com manômetro, mantenho o pneu na calibragem ideal todo pedal.
Meu pneu é um Cst Critter (cravos de perfil baixo) 1.95. Asfalto utilizo 48-50 atrás e 42-44 na frente.  O mesmo para estradão. Quando tem mais pedras, desníveis, buracos tiro 3 a 5 psi de cada pneu. Peso 87.


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Soul SL500/FSA Xc/Proshock E80R/Alívio 24V/Deore/Vzan Extreme


Postado Por: lucpedrollo
Data de Publicação: 07 Mai 2012 as 21:14
Originalmente postado por check-hill check-hill escreveu:

poh meu velho brigadão, é pq uma vez a loja que troquei o pneu  me recomendou usar 70 PSI se fosse pra faser trilha e 85 se fosse andar em ruas normais, achei super estranho pq uso 39 no meu carro e falaram que a propagação de ar de um pneu de bike é totalmente diferente de um carro, mesmo assim fiquei intrigado e coloquei apenas 75, andei com ela na sexta atarde e sabado de manha deixei ela parada em uma loja de conveniencia em um posto pra comprar um isotonico e o pneu deu um estrondo enorme ate pareceu tiro e fui ver o pneu tava com rasgo enorme, contando ai um prejuizo de 60 reais, e agora como troquei queria realmente saber o quanto colocar


Amigo, isso varia mt de pneu para pneu, mas norlmalmente eu uso 40 lb na traseira e 35 na dianteira, eu peso 90 kg...

Valeu


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Obrigado a todos do fórum -

GIANT FATHOM 2 2017 29ER




Postado Por: kiorugui
Data de Publicação: 07 Mai 2012 as 21:23
Originalmente postado por Nissan Nissan escreveu:

Originalmente postado por eduluke eduluke escreveu:

Vai aqui uma dica de uma coisa que infelizmente aprendi na pratica: Não calibrar pneu de bike em posto de gasolina.

Vá numa bike shop ou compre uma bomba de bicicleta.


bombas de bike nao sao indicadas! pois danifica as rodas!elas devem ser usadas apenas em casos extremos como em uma trilha



mamãe..to no print!!!


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Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.


Postado Por: manocosta
Data de Publicação: 08 Mai 2012 as 11:10
Uso em torno de 5 Libras a menos que o recomendado.


Postado Por: Paulo-Natal
Data de Publicação: 08 Mai 2012 as 11:35
Originalmente postado por Matheus YYZ Matheus YYZ escreveu:

Tem problema rodar com pressão menor que a indicada na lateral do pneu?

Uso um CST que vem marcado entre 45 e 60 psi, mas para mim, que peso só 60kg, com 45 psi não fica legal. 

Tem algum problema se eu rodar com 35 psi, além dos possíveis furos que podem acontecer?

A região que pedalo é basicamente de estradões de terra, mas com muitos trechos com buracos e pedras soltas.


Matheus, o problema é exatamente esse: pressões muito baixas fazem o pneu desembeiçar, prendendo a câmara entre ele e o aro. Tanto pode furar (furo duplo, tipo picada de cobra ou "snake bit") como a câmara pode rasgar e provocar uma perda de pressão abrupta, o que pode resultar numa queda feia, dependendo da situação.
Uma solução para usar pressões realmente baixas é transformar o pneu em tubeless (sem câmara). Não é nada demais, e custa uns 150,00 para as duas rodas (selante, válvulas e fita).



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Postado Por: Rogerio.Prestes
Data de Publicação: 08 Mai 2012 as 14:01
Pode ate ser algo risório, mas a pressão quando se usa pneu com câmara e a mesmo com ele sem tubless?


Postado Por: eduluke
Data de Publicação: 08 Mai 2012 as 14:03
Originalmente postado por kiorugui kiorugui escreveu:

Originalmente postado por Nissan Nissan escreveu:

Originalmente postado por eduluke eduluke escreveu:

Vai aqui uma dica de uma coisa que infelizmente aprendi na pratica: Não calibrar pneu de bike em posto de gasolina.

Vá numa bike shop ou compre uma bomba de bicicleta.


bombas de bike nao sao indicadas! pois danifica as rodas!elas devem ser usadas apenas em casos extremos como em uma trilha



mamãe..to no print!!!

LOL


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Edu


Postado Por: Paulo-Natal
Data de Publicação: 08 Mai 2012 as 14:51
Originalmente postado por Rogerio.Prestes Rogerio.Prestes escreveu:

Pode ate ser algo risório, mas a pressão quando se usa pneu com câmara e a mesmo com ele sem tubless?

Puxa, aqui é para isso mesmo... para aprender. Ninguém tem direito de rir das dúvidas dos outros, não!Wink
 
No pneu tubeless você pode usar pressões mais baixas, sem problemas. Não sei o mínimo, mas 25 psi, com certeza. Já no pneu com câmara não dá para usar pressão tão baixa - alguns aceitam 35 psi, mas não são todos.




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Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812


Postado Por: alexhendrix
Data de Publicação: 08 Mai 2012 as 17:30
MTB:

- Com câmara: 35/40;
- Sem câmara: 20/30;

Isso para trilhas e pneus no mínimo 2.0. Pra mim qualquer coisa muito diferente disso já desvirtua o esporte e perde o potêncial técnico que a bike de Mtb pode te oferecer como: conforto, grip, segurança, etc... Logicamente estou falando em esporte amador.

Abs...


Postado Por: Mauro Brisola
Data de Publicação: 08 Mai 2012 as 18:00
Originalmente postado por alexhendrix alexhendrix escreveu:

MTB:

- Com câmara: 35/40;
- Sem câmara: 20/30;

Isso para trilhas e pneus no mínimo 2.0. Pra mim qualquer coisa muito diferente disso já desvirtua o esporte e perde o potêncial técnico que a bike de Mtb pode te oferecer como: conforto, grip, segurança, etc... Logicamente estou falando em esporte amador.
Abs...

Para "fora do asfalto" é bem por aí. 

A ressalva seria para pedais longos em asfalto com a MTB. Daí vale a pena usar mais pressão para melhorar a rodagem. Dependendo da especificação de pressão máxima do pneu dá para usar umas 50lbs.

Sobre a "melhor ferramenta" para calibrar pneu de bike: Sua vida nunca mais será a mesma após comprar uma boa bomba de pé com manômetroWink
E vc vai sentir um idiota de não ter comprado antes. Recomendo comprar a melhor po$$ível por causa da eficiência e durabilidade. Vale cada centavo.

Eu uso e recomendo este modelo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237250207--bomba-pe-encher-pneu-bike-shimano-pro-calibrador-160psi--_JM?redirectedFromParent=MLB227257963" rel="nofollow - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237250207--bomba-pe-encher-pneu-bike-shimano-pro-calibrador-160psi--_JM?redirectedFromParent=MLB227257963


Postado Por: rcaliman
Data de Publicação: 08 Mai 2012 as 21:50
Originalmente postado por tcw tcw escreveu:

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Bomba de pé com manômetro, mantenho o pneu na calibragem ideal todo pedal.
Meu pneu é um Cst Critter (cravos de perfil baixo) 1.95. Asfalto utilizo 48-50 atrás e 42-44 na frente.  O mesmo para estradão. Quando tem mais pedras, desníveis, buracos tiro 3 a 5 psi de cada pneu. Peso 87.

Na minha opinião, ter uma bomba desse tipo em casa é indispensável, especialmente para quem anda de speed. Essas bombas portáteis são apenas para usar em caso de urgência, quando o pneu fura no meio do pedal, e esses compressores deposto são feitos para carros, não para bikes.


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<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>


Postado Por: SpaceTrader
Data de Publicação: 09 Mai 2012 as 12:48
6 tão tudo doido, 60 libras num pneu de MTB? só se for pra andar em asfalto e dos lisos....

Como o forum é XC, estamos falando pra rodar na terra, certo?

Calibragem acima de 35 libras já deixa a bike dura e desconfortável...

Peso 80 kg e uso em média 25 PSI, a bike fica um veludo!!!! Se for com câmara, no máximo umas 30...

abs!


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Vamos à luta, filhos da Pátria!


Postado Por: Nissan
Data de Publicação: 11 Mai 2012 as 19:10
Originalmente postado por SpaceTrader SpaceTrader escreveu:

6 tão tudo doido, 60 libras num pneu de MTB? só se for pra andar em asfalto e dos lisos....

Como o forum é XC, estamos falando pra rodar na terra, certo?

Calibragem acima de 35 libras já deixa a bike dura e desconfortável...

Peso 80 kg e uso em média 25 PSI, a bike fica um veludo!!!! Se for com câmara, no máximo umas 30...

abs!


kkkkkkk o aro deve ir arrastando no chao kkkkkkk...seu pneu deve furar em toda trilha tbm!ta loco do 25? isso eu punha qaundo eu tinha uma bikezinha que nem trocava de marcha kkk


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"Minha bermuda de ciclista pode ser feia. Mas sua barriga de motorista é mais. "


Postado Por: bueno08
Data de Publicação: 12 Mai 2012 as 02:50
normalmente vem no pneu, mas se não tem nada eu acho q 40 é o ideal pra uso urbano na minha opnião...


Postado Por: Edu Bicicaos
Data de Publicação: 25 Jan 2013 as 10:03
Ontem aconteceu uma coisa com um amigo meu, combinamos de pedalar, fiquei esperando ele em um posto de gasolina, ele calibrou os pneus dele perto da casa dele em um posto, aí ele pedalou uns 15/20 quilometros até me encontrar, depois pedalamos mais uns 20km, e já voltando paramos em um posto de gasolina já fecahdo pra abastecer a caramanhola no bebedouro, a gente la tomando uma agua sussegado, o pneu dele explode do nada com a bike parada, chegou a sair fogo do pneu e abriu um rasgo, ele disse que colocou 80 psi, que é o indicado para o rubena flash(speed) dele. Algém ja viu isso acontecer?  Tudo bem que enxer no posto não é correto, mas depois de pedalar muito e com a bike ja parada foi que explodiu. isso é normal?


Postado Por: Yaroslav
Data de Publicação: 25 Jan 2013 as 10:19
Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Originalmente postado por Rogerio.Prestes Rogerio.Prestes escreveu:

Pode ate ser algo risório, mas a pressão quando se usa pneu com câmara e a mesmo com ele sem tubless?

Puxa, aqui é para isso mesmo... para aprender. Ninguém tem direito de rir das dúvidas dos outros, não!Wink
 
No pneu tubeless você pode usar pressões mais baixas, sem problemas. Não sei o mínimo, mas 25 psi, com certeza. Já no pneu com câmara não dá para usar pressão tão baixa - alguns aceitam 35 psi, mas não são todos.



Isso pode ser considerado para as 29 também?


Postado Por: Paulo-Natal
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 14:26
Pode, para qualquer tamanho de aro aro. A pressão mínima, no entanto, vai depender do pneu usado.
Em tubeless, quando usamos pressões muito baixas (para areia fofa, por exemplo), pode acontecer do pneu "desembeiçar" e vazar todo o ar. Isso é um problemão, porque, em geral, bombas portáteis não enchem um pneu tubeless totalmente seco (isso se o selante não vazar, também). Para não ficar a pé, a solução é levar e usar uma câmara provisoriamente, e chegando numa bicicletaria, repor o selante e encher o pneu com compressor ou bomba de pé.


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Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812


Postado Por: tarcisoliveira
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 15:12
Originalmente postado por Edu Bicicaos Edu Bicicaos escreveu:

Ontem aconteceu uma coisa com um amigo meu, combinamos de pedalar, fiquei esperando ele em um posto de gasolina, ele calibrou os pneus dele perto da casa dele em um posto, aí ele pedalou uns 15/20 quilometros até me encontrar, depois pedalamos mais uns 20km, e já voltando paramos em um posto de gasolina já fecahdo pra abastecer a caramanhola no bebedouro, a gente la tomando uma agua sussegado, o pneu dele explode do nada com a bike parada, chegou a sair fogo do pneu e abriu um rasgo, ele disse que colocou 80 psi, que é o indicado para o rubena flash(speed) dele. Algém ja viu isso acontecer?  Tudo bem que enxer no posto não é correto, mas depois de pedalar muito e com a bike ja parada foi que explodiu. isso é normal?


Me explica como saiu FOGO do pneu!Wacko OOOOO loooocooo        Teeennso!!!
O que tinha dentro do pneu? Agora fiquei curioso!Big smile


Postado Por: tarcisoliveira
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 15:15
Meu pneu é um MAXXIS Sphinx, 35-60 psi
 Eu calibrei ele no posto ontem!Não sabia que não era bom calibrar em posto!
Só que coloquei 32 na frente e 35 atrás, não achei mto confortável...Antes eu rodava com 28 psi, só que aí eu passei num buraco e o pneu beliscou a câmara de trás e fez uma picada de cobra!


Postado Por: Tiger
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 15:50
Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Meu pneu é um MAXXIS Sphinx, 35-60 psi
 Eu calibrei ele no posto ontem!Não sabia que não era bom calibrar em posto!
Só que coloquei 32 na frente e 35 atrás, não achei mto confortável...Antes eu rodava com 28 psi, só que aí eu passei num buraco e o pneu beliscou a câmara de trás e fez uma picada de cobra!

Espero que a cobra não seja venenosa. Se não sua câmara vai morrer.
Acho que você quis dizer mordida de cobra.

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"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.


Postado Por: Tiger
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 16:05
Originalmente postado por Yaroslav Yaroslav escreveu:

Isso pode ser considerado para as 29 também?

A grosso modo podemos dizer que nas 29 você pode usar uma calibragem mais baixa que a das 26. Há muitos fatores envolvidos, tipo do pneu, tipo do aro, peso do ciclista, preferência do ciclista, mas se ignorarmos tudo isso, o que vale é o tamanho do pneu (volume interno), assim um pneu 29 2.2 pode usar menor pressão que um 26 2.2 que por sua vez pode ser menor que a de um 26 1.95 por exemplo.

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"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.


Postado Por: gabrielm
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 18:59
Na minha opiniao, o comeco saber o terreno onde ira praticar... se for asfalto vai mais libras e se for terra menos... tudo depende do terreno! E depende tambem da modalidade que pratica se é Speed ou Mountain Bike... tem um blog muito bom que da todas essas dicas: http://www.espiritooutdoor.com/




Postado Por: caioagri
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 21:01
P/ trilha uso 35 psi, tenho um manômetro portátil q é baratinho e vale a pena p quem não tem bomba de pé. Calibrar em posto é a maior fria, perdi um race king zerado por ter enchido muito, o pneu explodiu no final da trilha, foi sinistro, depois disso nunca mais coloquei mais de 35 psi. Vale lembrar q pneu tbm influencia muito, mas muito mesmo, eu usava uns michelin e cansei de consertar câmara de ar furada, sempre dava a tal da picada de cobra, até selante coloquei na câmara mas não resolvia nada, perdi várias câmaras de ar, fiquei revoltado e peguei uns race king 2.2, nunca mais tive problema de pneu furado na trilha.

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Specialized Carve 29er 1x10 slx/xt - Elite 30 29er xt 2x9


Postado Por: sergiotucano
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 22:17
No meu pneu esta escrito para calibrar até 36psi.
É um excess exd 26.
Hoje ele não esta com 36, deve estar por volta dos 32...
Este é mais um dos itens que vão para a lista de troca rápida... ;)


Postado Por: tarcisoliveira
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 23:34
Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Meu pneu é um MAXXIS Sphinx, 35-60 psi
 Eu calibrei ele no posto ontem!Não sabia que não era bom calibrar em posto!
Só que coloquei 32 na frente e 35 atrás, não achei mto confortável...Antes eu rodava com 28 psi, só que aí eu passei num buraco e o pneu beliscou a câmara de trás e fez uma picada de cobra!

Espero que a cobra não seja venenosa. Se não sua câmara vai morrer.
Acho que você quis dizer mordida de cobra.

isso isso isso isso isso...LOL
Mas eu já troquei a camara.


Postado Por: Tsallis
Data de Publicação: 26 Jan 2013 as 23:36
Sem contar que em muitos postos não se consegue chegar em altas pressões, o máximo que eu já vi foi umas 70 libras


Postado Por: mateusj
Data de Publicação: 27 Jan 2013 as 10:54
Para a mesma situação, a calibragem do tubeless deve ser maior ou menor do que pneu com câmara?

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Bike = no stress


Postado Por: FRCunha
Data de Publicação: 27 Jan 2013 as 12:09
A calibragem do tubeless é menor.


Postado Por: Tiger
Data de Publicação: 28 Jan 2013 as 21:53
Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Meu pneu é um MAXXIS Sphinx, 35-60 psi
 Eu calibrei ele no posto ontem!Não sabia que não era bom calibrar em posto!
Só que coloquei 32 na frente e 35 atrás, não achei mto confortável...Antes eu rodava com 28 psi, só que aí eu passei num buraco e o pneu beliscou a câmara de trás e fez uma picada de cobra!

Espero que a cobra não seja venenosa. Se não sua câmara vai morrer.
Acho que você quis dizer mordida de cobra.

isso isso isso isso isso...LOL
Mas eu já troquei a camara.

Mas não abandone sua companheira! Bora lá colocar dois remendos e fazer uma respiração boca-boca, neste caso bomba-bico pra ressuscitar sua câmara!

Câmara só se aposenta, quando corta o próximo ao bico ou quando já não espaço pra remendo.


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"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.


Postado Por: Tiger
Data de Publicação: 28 Jan 2013 as 22:10
Agora falando sério:

A respeito de calibragens, eu acho que é uma escolha muito pessoal. Há quem diga que no estradão uma calibragem alta vai ajudar o pneu a rolar mais. No meu caso (talvez por ser relativamente leve - 70Kg) acredito no contrário, uma calibragem baixa ajuda o pneu a "quicar" menos, sinto que como o pneu trepida menos, mantém mais tempo o contato com o chão, assim consigo manter uma velocidade constante com menor esforço, ao menos essa é a impressão que tenho. No asfalto sim, não há menor dúvida calibragem mais alta = velocidade mais alta. Mas pro chão prefiro baixar a pressão do pneu. E aí está uma das grandes vantagens do tubeless, poder rodar com pressões baixas, alguns dizem que é loucura, mas chego a rodar com apenas 20 libras na frente. Mas não tive maiores problemas, aliás desde que rodo com tubeless tive o azar de cortar duas vezes apenas o pneu traseiro (que por sinal roda com pressão maior - geralmente entre 28 a 32), mas nunca cortei ou perdi o pneu do aro (por pressão baixa demais) na roda dianteira.

Porém embora seja um critério pessoal, vale o bom senso, já vi várias declarações de gente usando 50, até 60 libras pra trilha, acho que aí já é demais. Um pneu tubeless nem aguentaria essa pressão. E se pneu está com câmara, 40 libras já está mais do que suficiente "pra cobra não morder".


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"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.


Postado Por: CacaManini
Data de Publicação: 28 Jan 2013 as 23:16
gALERA eu peso 135 kg mas pedalo fortinho até, mas qdo encho meu pneu com 55lbs para aguentar meu peso geralmente ele fura, ql seria o psi correto pra mim? abrax


Postado Por: daniel_souto
Data de Publicação: 28 Jan 2013 as 23:20
Originalmente postado por CacaManini CacaManini escreveu:

gALERA eu peso 135 kg mas pedalo fortinho até, mas qdo encho meu pneu com 55lbs para aguentar meu peso geralmente ele fura, ql seria o psi correto pra mim? abrax


Você já viu a indicação do pneu? 

Até mais.


Postado Por: Edu Bicicaos
Data de Publicação: 29 Jan 2013 as 08:36
Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Originalmente postado por Edu Bicicaos Edu Bicicaos escreveu:

Ontem aconteceu uma coisa com um amigo meu, combinamos de pedalar, fiquei esperando ele em um posto de gasolina, ele calibrou os pneus dele perto da casa dele em um posto, aí ele pedalou uns 15/20 quilometros até me encontrar, depois pedalamos mais uns 20km, e já voltando paramos em um posto de gasolina já fecahdo pra abastecer a caramanhola no bebedouro, a gente la tomando uma agua sussegado, o pneu dele explode do nada com a bike parada, chegou a sair fogo do pneu e abriu um rasgo, ele disse que colocou 80 psi, que é o indicado para o rubena flash(speed) dele. Algém ja viu isso acontecer?  Tudo bem que enxer no posto não é correto, mas depois de pedalar muito e com a bike ja parada foi que explodiu. isso é normal?


Me explica como saiu FOGO do pneu!Wacko OOOOO loooocooo        Teeennso!!!
O que tinha dentro do pneu? Agora fiquei curioso!Big smile
 
Não sei saiu uma lefa de fogo, deve ter sido pela pressão em contato com o aro. Só sei que foi sinistro. Pensamos que tinhgam jogado uma bomba em nós, alguem que nao gosta de ciclistas hahahah.


Postado Por: CacaManini
Data de Publicação: 29 Jan 2013 as 10:15
ele é de 65psi máximo, mas nao há indicações para peso!!


Postado Por: tarcisoliveira
Data de Publicação: 29 Jan 2013 as 13:07
Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Meu pneu é um MAXXIS Sphinx, 35-60 psi
 Eu calibrei ele no posto ontem!Não sabia que não era bom calibrar em posto!
Só que coloquei 32 na frente e 35 atrás, não achei mto confortável...Antes eu rodava com 28 psi, só que aí eu passei num buraco e o pneu beliscou a câmara de trás e fez uma picada de cobra!

Espero que a cobra não seja venenosa. Se não sua câmara vai morrer.
Acho que você quis dizer mordida de cobra.

isso isso isso isso isso...LOL
Mas eu já troquei a camara.

Mas não abandone sua companheira! Bora lá colocar dois remendos e fazer uma respiração boca-boca, neste caso bomba-bico pra ressuscitar sua câmara!

Câmara só se aposenta, quando corta o próximo ao bico ou quando já não espaço pra remendo.

Foi perto do bico mas deu pra remendar, tá guardada aqui pra quando precisar em uma emergência.


Postado Por: eduardolourenco
Data de Publicação: 29 Jan 2013 as 15:42

Na verdade cada pneu tem sua faixa de calibragem mesmo assim eu indico usar pelo menos 30libras em casos entremos "muito barro / muita areia" usa-se algo em torno de 25libras...

Menos que isso sua câmara estará em risco já em rodas / pneus tubeless rola usar 20libras menos que isso eu ainda não vi...


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Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA


Postado Por: gustavomurad
Data de Publicação: 29 Jan 2013 as 18:14
Tem um vídeo de como fazer o setup da pressão do pneu em relação ao seu peso.

http://www.pinkbike.com/news/Tech-Tuesday-tire-pressure-2011.html

Espero que ajude,


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Imposto é Roubo


Postado Por: CacaManini
Data de Publicação: 29 Jan 2013 as 22:48
gratidãooo !


Postado Por: MarcosVMDS
Data de Publicação: 01 Jun 2013 as 01:20
Aproveitando o tópico,
colocar pressão acima do recomendado no pneu é muito ruim/perigoso?
Por exemplo, uso slicks da levorin que indicam 36 psi e sinto eles ainda pegando muito, se eu colocar 40 psi nao resolveria?


Postado Por: taxista
Data de Publicação: 01 Jun 2013 as 01:50
Tem um video no YouTube bem interessante sobre pneus e depois de 10 minutos e 45 segundos ele fala sobre as pressões de pneus. Vale a pena assistir

http://m.youtube.com/watch?v=u0N5hVTjaAM

O título é: Como escolher o melhor pneu de mountain bike


Postado Por: FredPM
Data de Publicação: 01 Jun 2013 as 16:30
Colocar 60 para andar na terra me fez lembrar dos flinstones e seus 'pneus' de pedra.


Postado Por: carl
Data de Publicação: 01 Jun 2013 as 21:34
Originalmente postado por FredPM FredPM escreveu:

Colocar 60 para andar na terra me fez lembrar dos flinstones e seus 'pneus' de pedra.

hahahaahaha.
Estava andando muito em asfalto nos últimos dias e ontem fui fazer uma trilha e esqueci de diminuir a pressão dos pneus. Estavam com quase 60 psi. Sofri pacas. A bike simplesmente não parava de escorregar no cascalho. Para trilha, no máximo 40 psi.


Postado Por: EduNakiri
Data de Publicação: 06 Jun 2013 as 11:32
Já que o tópico é sobre pressão dos pneus, eu tenho uma dúvida:

Já sabemos que pneus tubeless permitem que sejam usadas pressões mais baixas do que se fosse montado com câmara. Mas isso vale para qualquer sistema tubeless (pneu/roda) ?

Explico: hoje nós podemos - inclusive a minha bike é assim - montar um sistema tubeless com rodas normais e pneus comuns (dependendo do pneu).

Meu caso: Montei um Kenda Nevegal DTC (Kevlar) 2.1 na minha bike, no sistema tubeless. Levei uma canseira, mas montei... rs

A pressão recomendada para o pneus é de 40-65 psi. MAS... O pessoal fala que o legal é usar menos que 30 e NUNCA passar dos 40.

Eu esqueço o que vem marcado no pneu (porque estou rodando tubeless ao invés de com câmara) ? Ou tenho que respeitar os limites de pressão que vem marcado e esqueceu o resto ?

Aliás, peso 93Kg e só faço trilha (barro/buraco/pedra - sem grandes saltos). Alguém pode dar uma luz sobre uma pressão boa para estes pneus no sistema tubeless ?



Valeu !

Edu Nakiri



Postado Por: Tiger
Data de Publicação: 06 Jun 2013 as 11:59
Originalmente postado por EduNakiri EduNakiri escreveu:

Já que o tópico é sobre pressão dos pneus, eu tenho uma dúvida:

Já sabemos que pneus tubeless permitem que sejam usadas pressões mais baixas do que se fosse montado com câmara. Mas isso vale para qualquer sistema tubeless (pneu/roda) ?

Explico: hoje nós podemos - inclusive a minha bike é assim - montar um sistema tubeless com rodas normais e pneus comuns (dependendo do pneu).

Meu caso: Montei um Kenda Nevegal DTC (Kevlar) 2.1 na minha bike, no sistema tubeless. Levei uma canseira, mas montei... rs

A pressão recomendada para o pneus é de 40-65 psi. MAS... O pessoal fala que o legal é usar menos que 30 e NUNCA passar dos 40.

Eu esqueço o que vem marcado no pneu (porque estou rodando tubeless ao invés de com câmara) ? Ou tenho que respeitar os limites de pressão que vem marcado e esqueceu o resto ?

Aliás, peso 93Kg e só faço trilha (barro/buraco/pedra - sem grandes saltos). Alguém pode dar uma luz sobre uma pressão boa para estes pneus no sistema tubeless ?



Valeu !

Edu Nakiri



Se você montou tubeless, esquece o que está escrito no pneu. O ideal é experimentar, mas para seu peso usando pneus 26 2.1 eu chutaria umas 26-28 na frente e 29-32 na roda traseira. Coloca isso e experimenta aumentar ou diminuir um pouco, mas como você é pesado não abuse de calibragens muito baixas
.


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"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.


Postado Por: Holyfield
Data de Publicação: 06 Jun 2013 as 13:52
Li um artigo que falava de resistência a rolagem e foi provado que na terra o pneu mais grosso e mais murcho rola melhor, já no asfalto a diferença é mínima. 

Também vi que agora que estão fazendo tubeless para bikes de estrada e os caras estão usando menos libras.... (não entendo nada de estradeiras)

Apenas confirma o que sempre achei, mais murcho o pneu pode mudar a forma e absorver pequenos impactos, melhorando tração, curvas e tudo mais.

Vai diminuindo a pressão até que vc sinta o pneu meio murcho em curvas, aí dá uma enchidinha e toma cuidado com a mordida de cobra.

abraço a todos


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Singletrack is my thing!


Postado Por: kelvinribeiro
Data de Publicação: 06 Jun 2013 as 15:14
Leiam esse artigo que explica bem essa questão da pressão dos pneus.

http://www.espiritooutdoor.com/a-verdade-sobre-os-pneus-de-mountain-bike/#axzz2TOwTL8w1 - http://www.espiritooutdoor.com/a-verdade-sobre-os-pneus-de-mountain-bike/#axzz2TOwTL8w1

Nele está dizendo que em trilhas pneus mais largos e com menor pressão rolam muito melhor.

Tenho um par de race king 2.2 e uso 30/35 psi com câmara, em um ano furou apenas uma vez.


Postado Por: mcarvalho
Data de Publicação: 07 Out 2013 as 17:11
Pessoal comprei uma MTB Oxer XR210 aro 26 a uns 2 meses, não calibrei o pneu até agora. Estou procurando comprar uma bomba portátil pra levar pra trilha leve, pra casos ne emergência. Peso 90kg

Tenho alguma dúvidas:
1) A Calibragem máxima especificada no pneu é 55psi. Para asfalto, o ideal é colocar a máxima ou deixar alguma "sobra", colocar 50psi por exemplo?

2) Não estou pretendendo comprar bomba de pé agora, calibrar no posto sem colocar a pressão máxima, 35psi por exemplo, é perigoso também?

3) Para não precisar ficar calibrando, qual a calibragem boa para utilizar tanto em asfalto como estrada de terra? 35PSI? 40psi?

Obrigado!


Postado Por: samuelgouvea
Data de Publicação: 07 Out 2013 as 17:30
1: pode colocar 55 mesmo. pra asfalto, quanto mais, melhor...

2: é perigoso sim, é melhor mudar de idéia e comprar uma de pé... eu era resistente à idéia e achava que as de quadro davam conta, hoje não sei como fiquei sem uma tanto tempo! a minha é uma baratinha, 100% plástico, e dá conta tranquilo. e isso pra não dizer que a maioria dos manômetros de posto são descalibrados...

3: isso é muito relativo... eu tenho 2 bikes com duas rodas cada, cada uma delas com uma pressáo diferente, e eu sempre calibro/mudo a pressão (principalmente da MTB) dependendo de onde eu vou rodar. com o tempo, vc vai ficar mais exigente, seja em conforto ou performance, e vai ver que o "trabalho" de calibrar é ridiculamente pequeno perto do problema que é usar uma calibragem inadequada...


Originalmente postado por mcarvalho mcarvalho escreveu:

Pessoal comprei uma MTB Oxer XR210 aro 26 a uns 2 meses, não calibrei o pneu até agora. Estou procurando comprar uma bomba portátil pra levar pra trilha leve, pra casos ne emergência. Peso 90kg

Tenho alguma dúvidas:
1) A Calibragem máxima especificada no pneu é 55psi. Para asfalto, o ideal é colocar a máxima ou deixar alguma "sobra", colocar 50psi por exemplo?

2) Não estou pretendendo comprar bomba de pé agora, calibrar no posto sem colocar a pressão máxima, 35psi por exemplo, é perigoso também?

3) Para não precisar ficar calibrando, qual a calibragem boa para utilizar tanto em asfalto como estrada de terra? 35PSI? 40psi?

Obrigado!


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meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052


Postado Por: Pablo Costa
Data de Publicação: 29 Out 2013 as 11:04
Eu costumava calibrar sempre no posto com 60 psi, desde que comecei a ler mais sobre o assunto e a praticar mais as atividades, comprei uma bomba de pé e uso conforme o terreno, pra mim com 90Kg para o dia a dia achei melhor 50psi, aro 29er.


Postado Por: flavioencerrabodes
Data de Publicação: 27 Mai 2015 as 12:05
Boa tarde, pessoal. 

O google não me ajudou (muitas variáveis), então só vcs mesmo pra tentar. 

Tenho 91 kg, uma bicicleta aro 29, pneus "normais" e ando predominantemente no asfalto/ciclovia, pegando um pouco de paralelepípedo. 

Quantos PSI devo botar em cada pneu ? 

Sei que não é o ideal colocar no posto, mas, devido à preguiça e comodidade, essa é a minha opção. 

O único risco (e já é muito), é o pneu estourar ? Ou pode estragar de alguma outra maneira? 

Valeu !!


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 27 Mai 2015 as 14:22
Com seus dados eu não passaria de 35. E se sentir muito duro vai diminuindo.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 27 Mai 2015 as 14:27
Originalmente postado por Holyfield Holyfield escreveu:

Li um artigo que falava de resistência a rolagem e foi provado que na terra o pneu mais grosso e mais murcho rola melhor, já no asfalto a diferença é mínima. 

Também vi que agora que estão fazendo tubeless para bikes de estrada e os caras estão usando menos libras.... (não entendo nada de estradeiras)

Apenas confirma o que sempre achei, mais murcho o pneu pode mudar a forma e absorver pequenos impactos, melhorando traçãmo, curvas e tudo mais.

Vai diminuindo a pressão até que vc sinta o pneu meio murcho em curvas, aí dá uma enchidinha e toma cuidado com a mordida de cobra.

abraço a todos



Já resumiu tudo. Com câmara o limite inferior é previnir snake bite e tubeless o limite é não deixar o pneu "abrir".


Postado Por: gladiator25
Data de Publicação: 28 Mai 2015 as 08:12
Aqui com câmaras pneu traseiro com 28psi no máximo, traseiro 30 fica bom, sou chassi de grilo (67kg), se colocar 40psi que nem um pessoal citou ai pra cima fico que nem cabrito na trilha Wacko


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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Postado Por: jeanclaude
Data de Publicação: 28 Mai 2015 as 09:02
Eu faço o seguinte : sigo o que está escrito no pneu de: 35 a 65 psi . Somo e divido a o valor por 2 = 45 é o limite que poria para 100% asfalto, Uso em média para rodar em asfalto/terra 42  quando tem um trecho maior de asfalto/calçamento para chegar na trilha Ou 39 se o trajeto calçado for curto.
calibro NO POSTO desta forma desde a dec. 90 e nunca tive problemas. Furos só os normais - pregos, vidro, etc e ainda assim muito poucos.
Sou leve - peso 74 kg e pneus 27.5:  2.10 na frente - crossmark e CST 1.95 traseira



Postado Por: Ricardo blitz
Data de Publicação: 22 Dez 2015 as 15:41
Alguém sabe o que quer dizer AQUELE SINAL DE EXCLAMAÇÃO do compressor de ar do posto de gasolina?

O compressor de ar (os digitais) possui 4 botões.
1 para aumentar a calibragem, outro para diminuir a calibragem, e outro para encher pneu totalmente sem pressão (vazio).

Porém tem um que até hoje não descobri. O sinal de exclamação no compressor, alguém sabe pra que serve? 

*A dúvida surgiu depois que fui usar o botão para encher pneu vazio. o troço não parava de cuspir ar mesmo depois de ter tirado a mangueira do pneu. Apertei aquele sinal de exclamação para ver se resolvia e não aconteceu nada.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 22 Dez 2015 as 18:01
Tem uns que o quarto botão serve para mudar de psi para bar.


Postado Por: Marcilio Al
Data de Publicação: 07 Out 2016 as 08:06
Eu nem chego perto de posto pra calibrar há 15 anos atrás fomos encher meu amivo pois 25 psi e explodiu pneu fez um rasgo o compressor do posto desregulado ,os postos nunca fazem manutenção entra ano sai ano e eles desregulado.
Melhor usar bomba e comprar manômetro analógico o de relógio que tem mais precisão



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