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Começar a ir trabalhar de bike - ajuda

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
Descrição Fórum: Fórum para discutir o uso da bicicleta como meio de transporte - Qualquer assunto relacionado, incluindo indicação de bikes e peças, devem ser discutidos aqui. Exceto cicloturismo.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=48194
Data da Impressão: 24 Abr 2024 as 07:43
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Começar a ir trabalhar de bike - ajuda
Postado Por: acmorganti
Assunto: Começar a ir trabalhar de bike - ajuda
Data de Publicação: 22 Mar 2012 as 20:42
Olá amigos,

Esse é o meu primeiro post. Porém, já venho acompanhando o fórum há mais de um mês.

A minha intenção era usar a bike para vir trabalhar alguns dias da semana. Trabalho perto do meu apartamento. Comprei uma bike da Decathlon, uma Rockrider 5.0. Fui para comprar uma Caloi Amulinium e saí dela com essa Rockrider. Pouco mais cara mas já com peças melhores e um quadro que, apesar de não ser de aluminium, não senti ela mais pesada que a Caloi,

Quando fui pensar em de fato vir trabalhar de bike, ocorreu o acidente na Paulista. Aí isso já me deixou meio com um pé atrás porque o negócio de bike na rua é de fato perigoso.

Comecei a pedalar perto de casa pois precisava também recuperar um pouco do físico, habilidade e tudo mais.

No último domingo, resolvi fazer um percurso próximo do que poderia ser para o meu trabalho. Moro e trabalho em Osasco e a minha empresa fica na principal avenida da cidade. Aí tentei montar uma rota para, no máximo, pegar essa avenida e andar pela calçada. Sei que é errado mas é menos ruím e menos perigoso. A calçada é bem larga.

Até aí tudo perfeito, papel aceita tudo né?

Mesmo sendo domingo onde o transito é muito menor, percebi o quanto o pessoal não respeita. Precisei andar um pouco numa avenida de acesso à principal. Que adrenalina, nunca ví tanto onibus e carros andando tão perto do meu lado. Espero que isso foi apenas a sensação de iniciante. Mas foi nada fácil.

Também tenho que reconhecer que vários lugares percebi gente parando e esperando nós de bike seguir, outros esperarem virar e entrar nas ruas e tal. Mas era domingo, as pessoas podem ter mais paciência por conta disso...mas será que num dia de trabalho normal é assim.

Juro que fiquei assustado. Também deu vontade de pedalar mais. É um excelente exercício. Já comecei a procurar trilhar e locais mais seguros para poder pedalar aos fins de semana.

Não desisti ainda de usar a bike para trabalhar, mas hoje ainda não sinto confiança.

É normal esse receio de iniciante? Vocês teriam dicas para conseguir ganhar confiança?

Obrigado
Abraço
André



Respostas:
Postado Por: rodrigolanes
Data de Publicação: 23 Mar 2012 as 00:45
Oi Andre,

Começo com um pouco de crítica ao seu pensamento de que andar pela calçada não tem problema porque a calçada é larga. Penso que regras são para serem seguidas e respeitadas, se nós andarmos montados pelas calçadas largas eu não posso cobrar que os carros respeitem os 1,5 metros de distância do ciclista em todas as vias. Concorda? Wink

Para resolver ou minimizar sua insegurança, peça um bike anjo. Seu anjo ensinara como se portar no trânsito para ser mais respeitado e evitar cituações perigosas.

http://bikeanjo.com.br/" rel="nofollow - http://bikeanjo.com.br/

Boa Sorte,

Rodrigo




Postado Por: FPavão
Data de Publicação: 23 Mar 2012 as 00:54
É, calçada é ruim de andar. Assusta os pedestres e é contra a lei. Eu não ando.

Sobre carros passando perto, tu se acostuma. Também depois de um tempo o cara aprende as manhas, como sinalizar, tomar a faixa inteira pra não tirarem fina de ti, não andar tão perto das portas dos carros estacionados (dói).

Outro link bom: http://www.escoladebicicleta.com.br/notransito.html" rel="nofollow - http://www.escoladebicicleta.com.br/notransito.html

-------------
Fernando Pavão


Postado Por: rodrigolanes
Data de Publicação: 23 Mar 2012 as 01:00
Esqueci de uma parte muito importante.

Quando estiver pedalando em vias públicas é importante se manter uniformizado com luvas e capacete, refletores na bike e piscas (no caso noturno), pois quando o motorista te avistar ele verá um ciclista "profissional" que irá respeitá-lo e que deseja ser respeitado. É claro que alguns ainda irão ver um cara atrapalhando a via, mas isso está mudando.


Postado Por: acmorganti
Data de Publicação: 23 Mar 2012 as 01:48
Originalmente postado por rodrigolanes rodrigolanes escreveu:

Oi Andre,

Começo com um pouco de crítica ao seu pensamento de que andar pela calçada não tem problema porque a calçada é larga. Penso que regras são para serem seguidas e respeitadas, se nós andarmos montados pelas calçadas largas eu não posso cobrar que os carros respeitem os 1,5 metros de distância do ciclista em todas as vias. Concorda? Wink

Para resolver ou minimizar sua insegurança, peça um bike anjo. Seu anjo ensinara como se portar no trânsito para ser mais respeitado e evitar cituações perigosas.

http://bikeanjo.com.br/" rel="nofollow - http://bikeanjo.com.br/

Boa Sorte,

Rodrigo




Olá

Na semana passada, antes mesmo dessa primeira tentativa, havia solicitado um bike anjo. Estou aguardando um contato.

Com toda a certeza, não é a minha intenção andar na calçada. Sei que é contra a lei. Sei que andar na calçada é fazer o mesmo com os pedestres o que os carros fazem com os ciclistas. Falei de forma equivocada, desculpas. Apenas é uma forma de tentar minizar um risco de menos de 100m de avenida pesada. De forma alguma é o meu pensamento e intenção de fato. Você tem toda a razão e não é a minha vontade!

Obrigado pelas dicas.

Abraço
André


Postado Por: acmorganti
Data de Publicação: 23 Mar 2012 as 01:50
Originalmente postado por rodrigolanes rodrigolanes escreveu:

Esqueci de uma parte muito importante.

Quando estiver pedalando em vias públicas é importante se manter uniformizado com luvas e capacete, refletores na bike e piscas (no caso noturno), pois quando o motorista te avistar ele verá um ciclista "profissional" que irá respeitá-lo e que deseja ser respeitado. É claro que alguns ainda irão ver um cara atrapalhando a via, mas isso está mudando.


Verdade isso.

Estava assim no domingo e creio que por isso alguns motoristas, nitidamente, respeitaram. Entretanto, muitos outros, eu é que estava ali atrapalhando.



Postado Por: acmorganti
Data de Publicação: 23 Mar 2012 as 01:51
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

É, calçada é ruim de andar. Assusta os pedestres e é contra a lei. Eu não ando.

Sobre carros passando perto, tu se acostuma. Também depois de um tempo o cara aprende as manhas, como sinalizar, tomar a faixa inteira pra não tirarem fina de ti, não andar tão perto das portas dos carros estacionados (dói).

Outro link bom: http://www.escoladebicicleta.com.br/notransito.html" rel="nofollow - http://www.escoladebicicleta.com.br/notransito.html


Então, tentei fazer isso de tomar a faixa inteira....rapaz, levei uns buzinaços...parece que o povo não lê código de trânsito..rs

Obrigado vou ler mais esse link

Abraço
André


Postado Por: Oliva
Data de Publicação: 23 Mar 2012 as 02:36
fechar a faixa inteira é complicado pq vc meio que tem que acompanhar o transito.
não adianta fechar e andar em ritmo de passeio... tem que socar o chinelo no pedal e acompanhar. assim ninguém reclama, pode confiar.

claro que numa via de 80 km/h vc não vai acompanhar, então é melhor vc andar no canto do que sofrer o risco de inclusive ser atropelado.


Postado Por: poneis
Data de Publicação: 23 Mar 2012 as 04:51
Se você está desconfortável de andar na avenida devido ao trânsito, ande na calçada. Só respeite os pedestres, não saia alastrando, pedalando rápido ou raspando e assustando os pedestres, pois você está de favor ali. Não adianta eu bancar o cara certinho falando que tem que andar na rua e todo aquele papo correto se o ônibus te fechar, o motorista de chingar e por último, você desistir de pedalar por considerar as ruas muito perigosas.

O bike anjo não faz milagres, ele vai ficar do seu lado, mas se você andar a 10km/h na avenida, vai ouvir xingo para todo lado. E você não vai poder contar com ele todo dia, para ir e voltar. Uma outra alternativa é procurar um caminho mais longo, mas que seja por ruas mais calmas. O caminho mais curto, feito pelo carro, normalmente não é o melhor para a bike.


Você só vai ganhar confiança andando de bike, pode ser na calçada, pode ser na rua. Você quer andar de bike hoje, não no dia que existirem ciclovias e ciclofaixas por toda a cidade. Quando a rua ficar mais calma, você pula para ela e vai se acostumando aos poucos, respeitando os seus limites. Se estiver desconfortável, pule para a calçada.


Quando estava começando, sentia um medo terrível de andar na rua. Meu condicionamento era ruim, então só conseguia pedalar bem devagar. A bike era de mercado e não conseguia andar com confiança, nem acelerar mais. 

Eu conhecia a pessoa que morreu na paulista, fizemos cicloviagens juntos e ela morava perto de casa. Eu não acho que as ruas estão mais perigosas, pelo contrário, desde que comecei a pedalar, há 2 anos atrás, os motoristas nunca estiveram tão tolerantes. Dificilmente tenho problemas com eles, isso que pedalo 6 dias por semana.


-------------
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br" rel="nofollow - www.bike123.com.br


Postado Por: maathheus
Data de Publicação: 23 Mar 2012 as 11:54
Sugiro também, que voce instale um bom retrovisor no lado esquerdo. Eu instalei na minha, e ajuda muito, da mais segurança, voce sempre sabequando vem carros, onibus, etc atras, e evita ter que ficar dando aquelas olhadinhas.

Use sempre capacete também, voce nunca sabe quando vai precisar dele.


Postado Por: Oliva
Data de Publicação: 23 Mar 2012 as 13:22
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Se você está desconfortável de andar na avenida devido ao trânsito, ande na calçada. Só respeite os pedestres, não saia alastrando, pedalando rápido ou raspando e assustando os pedestres, pois você está de favor ali. Não adianta eu bancar o cara certinho falando que tem que andar na rua e todo aquele papo correto se o ônibus te fechar, o motorista de chingar e por último, você desistir de pedalar por considerar as ruas muito perigosas.

O bike anjo não faz milagres, ele vai ficar do seu lado, mas se você andar a 10km/h na avenida, vai ouvir xingo para todo lado. E você não vai poder contar com ele todo dia, para ir e voltar. Uma outra alternativa é procurar um caminho mais longo, mas que seja por ruas mais calmas. O caminho mais curto, feito pelo carro, normalmente não é o melhor para a bike.


Você só vai ganhar confiança andando de bike, pode ser na calçada, pode ser na rua. Você quer andar de bike hoje, não no dia que existirem ciclovias e ciclofaixas por toda a cidade. Quando a rua ficar mais calma, você pula para ela e vai se acostumando aos poucos, respeitando os seus limites. Se estiver desconfortável, pule para a calçada.
bem por aí mesmo.


Postado Por: acmorganti
Data de Publicação: 23 Mar 2012 as 14:27
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Se você está desconfortável de andar na avenida devido ao trânsito, ande na calçada. Só respeite os pedestres, não saia alastrando, pedalando rápido ou raspando e assustando os pedestres, pois você está de favor ali. Não adianta eu bancar o cara certinho falando que tem que andar na rua e todo aquele papo correto se o ônibus te fechar, o motorista de chingar e por último, você desistir de pedalar por considerar as ruas muito perigosas.

O bike anjo não faz milagres, ele vai ficar do seu lado, mas se você andar a 10km/h na avenida, vai ouvir xingo para todo lado. E você não vai poder contar com ele todo dia, para ir e voltar. Uma outra alternativa é procurar um caminho mais longo, mas que seja por ruas mais calmas. O caminho mais curto, feito pelo carro, normalmente não é o melhor para a bike.


Você só vai ganhar confiança andando de bike, pode ser na calçada, pode ser na rua. Você quer andar de bike hoje, não no dia que existirem ciclovias e ciclofaixas por toda a cidade. Quando a rua ficar mais calma, você pula para ela e vai se acostumando aos poucos, respeitando os seus limites. Se estiver desconfortável, pule para a calçada.


Quando estava começando, sentia um medo terrível de andar na rua. Meu condicionamento era ruim, então só conseguia pedalar bem devagar. A bike era de mercado e não conseguia andar com confiança, nem acelerar mais. 

Eu conhecia a pessoa que morreu na paulista, fizemos cicloviagens juntos e ela morava perto de casa. Eu não acho que as ruas estão mais perigosas, pelo contrário, desde que comecei a pedalar, há 2 anos atrás, os motoristas nunca estiveram tão tolerantes. Dificilmente tenho problemas com eles, isso que pedalo 6 dias por semana.


Valew mesmo, vou procurar ir com bastante calma, paciência, se for o caso apelar pelas calçadas....para falar a verdade, olhando as opções de percurso, só mesmo os últimos 100m é que são complicados e teria que ir para a calçada. No restante já consegui achar caminhos menos movimentados.

Muito obrigado
Abraço
André


Postado Por: acmorganti
Data de Publicação: 23 Mar 2012 as 14:29
Originalmente postado por maathheus maathheus escreveu:

Sugiro também, que voce instale um bom retrovisor no lado esquerdo. Eu instalei na minha, e ajuda muito, da mais segurança, voce sempre sabequando vem carros, onibus, etc atras, e evita ter que ficar dando aquelas olhadinhas.

Use sempre capacete também, voce nunca sabe quando vai precisar dele.


Então, tô com aqueles que vem com a bike. Dá para ver nada com aquilo. Ouvi falar que tem um que vc instala o lado pelo da manopla e aí sim dá para ver.

Vou fazer isso

Obrigado
Abraço
André


Postado Por: rbtravassos
Data de Publicação: 27 Mar 2012 as 11:25
Dia 26/03 (ontem) fui trabalhar pela primeira vez de bike.
Fui de speed, sapatilha e tudo mais.
A ida foi uma beleza, para quem é de SP, saí da Parada Inglesa, peguei a Luiz D. Villares, Ataliba Leonel, Santos Dumont, Campo de Bagatelle (puta transito), Tiradentes, Senador Queiroz, Ipiranga, Augusta, Colombia, Av. Europa (puta transito II, tive que cortar pela calçada Embarrassed), Rua que passa por tras do Parque do Povo, Funchal, Berrini, Sansão e Flórida. Foram 19 km que fiz em exatas 1h07m.
A volta foi mais complicada, não sabia muito bem por onde voltar e acabei me perdendo na região do Ibirapuera, acabei subindo pela Manoel da Nóbrega (papai, que subida!), Brigadeiro, Centrão, Vale do Anhangabaú e o caminho de volta pela Tiradentes. Demorou mais, mas foi tranquilo.
Não tomei fechada, buzinada, fina, xingo, nada. Pelo contrário, motos abriram caminho para mim no corredor. Eu agradecia a tudo. Foi muito legal.
Meu problema foi a mochila. Tenho uma velha Mont Blanc de escalada, suas alças são largas e machucou meu ombro, fora que ela cola demais ao corpo, logo, fiquei ensopado.
Talvez que precise de uma nova mochila.
O saldo foi a borracha do taquinho da sapatilha que foi para o saco. Acho que é tando anda-para que a borrachinha soltou, nada demais, não prejudicou o "funcionamento".
É isso aí.


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Uma mente que se abre para o conhecimento, jamais retorna ao seu tamanho original.


Postado Por: hbronze
Data de Publicação: 27 Mar 2012 as 12:19
Originalmente postado por rbtravassos rbtravassos escreveu:

Dia 26/03 (ontem) fui trabalhar pela primeira vez de bike.
Fui de speed, sapatilha e tudo mais.
A ida foi uma beleza, para quem é de SP, saí da Parada Inglesa, peguei a Luiz D. Villares, Ataliba Leonel, Santos Dumont, Campo de Bagatelle (puta transito), Tiradentes, Senador Queiroz, Ipiranga, Augusta, Colombia, Av. Europa (puta transito II, tive que cortar pela calçada Embarrassed), Rua que passa por tras do Parque do Povo, Funchal, Berrini, Sansão e Flórida. Foram 19 km que fiz em exatas 1h07m.
A volta foi mais complicada, não sabia muito bem por onde voltar e acabei me perdendo na região do Ibirapuera, acabei subindo pela Manoel da Nóbrega (papai, que subida!), Brigadeiro, Centrão, Vale do Anhangabaú e o caminho de volta pela Tiradentes. Demorou mais, mas foi tranquilo.
Não tomei fechada, buzinada, fina, xingo, nada. Pelo contrário, motos abriram caminho para mim no corredor. Eu agradecia a tudo. Foi muito legal.
Meu problema foi a mochila. Tenho uma velha Mont Blanc de escalada, suas alças são largas e machucou meu ombro, fora que ela cola demais ao corpo, logo, fiquei ensopado.
Talvez que precise de uma nova mochila.
O saldo foi a borracha do taquinho da sapatilha que foi para o saco. Acho que é tando anda-para que a borrachinha soltou, nada demais, não prejudicou o "funcionamento".
É isso aí.
Eu trabalho de bike 3 vezes por semana eu utilizo uma mochila da Deuter TransAlpine de 30lt é super confortavel e propria para ciclismo eu levo toda minha roupa e mais alguma coisa.
 
Vou te dar uma dica para subir para a Av. Paulista é bom voce pegar a R. Dr. Melo Alves é tranquila a altimetria e baixa ela é paralela a Av. Rebouças eu sempre subo ela de bike e eu trabalho no centro depois eu desço a R. Augusta é super tranquila.
 
 
Abraços e bom pedal


Postado Por: vlad_raiter
Data de Publicação: 27 Mar 2012 as 15:29
Em fevereiro, completei um ano de utilização da bicicleta como meio de transporte para o trabalho e para a faculdade. 

No mesmo mês, tomei uma fechada de um ônibus, que me quebrou a mão esquerda e me rompeu um ligamento do polegar. Foi a minha primeira queda em pouco mais de um ano. Passei o carnaval inteiro com uma tala, por causa de um motorista inconsequente.

Mas, como eu disse, foi a minha primeira queda em um ano. Se essa frequência se mantiver, eu estou saindo no lucro. E, quer saber? Ainda que eu caia e quebre uma mão por ano, vale mais a pena do que morrer um pouco por dia no trânsito dessa cidade.

P.S.: estava de luva e capacete.


Postado Por: virtu
Data de Publicação: 28 Mar 2012 as 03:16
Pessoal,

Preciso de dicas para não chegar suado ao trabalho e como leva uma camisa social dobrada na bike.

Eu to pensando em fazer assim:
1. Dobrar a camisa conforme este video: http://www.youtube.com/watch?v=St-AoSwuPAw
2. No bagageiro de uma dobrável (SOUL D70), irá ter uma mochila grande com muita coisa dentro, deitada com a parte das alças no bagageiro e com a camisa dobrada em cima da mochila.
3. Depois cobrir a mochila com a capa de chuva, assim a camisa ficara bem presa, sem risco de cair e etc.
4. Prender a mochila no bagageiros com aqueles elasticos normais.

Eu já fiz isso, mas sem a camisa, consegui andar de boa, mas no dia que fui eu suei demais depois que cheguei no trabalho.

Agora pretendo ir de caça social, sapato social e uma camiseta normal ou agasalho normal (nos dias muito frios) e chegando no trabalho trocar pela camisa.

Alguém tem dicas??


-------------
"Weakness of attitude becomes weakness of character."

-- Albert Einstein


Postado Por: poneis
Data de Publicação: 28 Mar 2012 as 03:34
Originalmente postado por virtu virtu escreveu:

Pessoal,

Preciso de dicas para não chegar suado ao trabalho e como leva uma camisa social dobrada na bike.

Eu to pensando em fazer assim:
1. Dobrar a camisa conforme este video: http://www.youtube.com/watch?v=St-AoSwuPAw
2. No bagageiro de uma dobrável (SOUL D70), irá ter uma mochila grande com muita coisa dentro, deitada com a parte das alças no bagageiro e com a camisa dobrada em cima da mochila.
3. Depois cobrir a mochila com a capa de chuva, assim a camisa ficara bem presa, sem risco de cair e etc.
4. Prender a mochila no bagageiros com aqueles elasticos normais.

Eu já fiz isso, mas sem a camisa, consegui andar de boa, mas no dia que fui eu suei demais depois que cheguei no trabalho.

Agora pretendo ir de caça social, sapato social e uma camiseta normal ou agasalho normal (nos dias muito frios) e chegando no trabalho trocar pela camisa.

Alguém tem dicas??

O ideal é fazer um caminho que seja possível andar em um ritmo mais tranquilo sem tomar buzinada ou fina, evitando avenidas e outras ruas mais movimentadas se possível. Também ajudaa ir com um camiseta do tipo "dry fit", evitando camisetas de algodão, que costumam encharcar de suor e esquentam muito. Quando chegar no trabalho, vá para o banheiro e lave o rosto e se enxugue, leve uma toalha para secar o suor. Vá nos sanitários e troque-se lá para sua roupa de trabalho, colocando as roupas suadas em um saco separado do resto das suas coisas. Passe um desodorante e...pronto! Ninguém nem vai perceber que você chegou de bike. 

Outra coisa é diminuir bastante o ritmo quando estiver chegando ao destino, além de não levar nada nas costas.


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Postado Por: virtu
Data de Publicação: 28 Mar 2012 as 03:55
Beleza cara... vou fazer isto sim... agora preciso só ver como transportar a camisa... =D

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"Weakness of attitude becomes weakness of character."

-- Albert Einstein


Postado Por: rbtravassos
Data de Publicação: 28 Mar 2012 as 10:57
Eu dobrei a camisa da seguinte forma:
- Peguei duas "placas" de papelão, desses que vêm com a própria camisa. Já vi um cara que fez com um disco de vinil
- Abotôo a camisa toda.
- Coloco o papelão por dentro da camisa
- Dobro a camisa em volta do papelão, primeiro o corpo, depois os braços e, finalmente, dobro a camisa toda. Fica quase como quando vem da loja
- A mochila eu arrumo com os sapatos na parte de baixo e coloco a camisa no fundo, colada na parte que vai nas costas e coloco as outras coisas com cuidado por cima, tomando cuidado com a gola. Recomendo as camisas com um tecido mais fino. Se você for fazer isso com uma camisa TNG ou Mr. Kitch acredito que não vá dar muito certo. O que eu já vi também foi colocar a camisa dentro de uma pasta, aquelas de plástico e larga. Talvez funcione.

É isso aí.
Abraço.



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Uma mente que se abre para o conhecimento, jamais retorna ao seu tamanho original.


Postado Por: dailorjr
Data de Publicação: 28 Mar 2012 as 14:20
Eu uso a pasta de plástico para guardar a camisa dobrada. Em geral funciona com aquelas mais altas, a camisa fica livre, sem pressão.

E realmente, não colocar nada nas costas faz toda a diferença. Ainda vou instalar alguma caixa ou cesto no bagageiro pra acomodar a mochila e não precisar prendê-la com cabos (dá trabalho e amassa tudo dentro).

Outra dica é dobrar a calça até o joelho, para bater um vento nas canelas. Se for social já complica, porque fica marcada.

Sobre a segurança, por mais que não devesse ser assim, sinto que quanto mais equipados mais respeito temos dos motoristas, pois imaginam que uma pessoa com sinalização, capacete e espelho esteja pensando na sua segurança e na dos outros também, além de ter mais noção das regras.

abs


Postado Por: virtu
Data de Publicação: 28 Mar 2012 as 15:03
Valeu pelas dicas de dobrar a camisa... sexta eu já testo alguma delas.

Sobre transportar a mochila no bagageiro, realmente usando aqueles elásticos não é a melhor forma, pois eles podem amassar tudo que possa ser amassado, mas ainda é a forma mais segura.

Eu transporto a minha mochila usando a capa de chuva, assim evita ficar coisas penduradas, coloco tudo dentro e nos bolsos externos, cubro com a capa de chuva e coloco no bagageiro.

A idéia do cesto me parece ser ma boa, desde que a mochila fique atada ao cesto, por exemplo, pegar aqueles cestos de plástico ou aluminio, colocar a mochila dentro, mesmo que uma parte da mochila fique pra fora e com os elásticos prender ela para evitar uma queda e etc.

Outra forma que penso em fazer é: usar um alforge removível e colocar tudo que tem na mochila dentro dele e uma mochila tipo messenger para por apenas o notebook ou um pannier lateral para por o notebook.

Ademais, no inverno gaúcho eu acho que pedalar vestindo a camisa não será problema, bastará usar uma camiseta por baixo para não deixar que o pouco do suor chegue na camisa, coisas a se pensar...

Abraços e obrigado.


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"Weakness of attitude becomes weakness of character."

-- Albert Einstein


Postado Por: dailorjr
Data de Publicação: 28 Mar 2012 as 15:10
Acho legal prender a caixa do bagageiro por cima com aquelas aranhas elásticas de moto, custam uns R$7,00.

E um alforje que virasse mochila era o ideal, mas onde achar? Eu fazia assim também, enrolava a mochila na capa de chuva e prendia no bagageiro, mas para um trajeto de 4km é muito trabalho pra colocar e tirar.

Cara, hoje devia estar uns 10 graus em Porto Alegre às 8:30,  me pegou desprevenido. Sem luva foi foda.


Postado Por: virtu
Data de Publicação: 28 Mar 2012 as 15:15
Exatamente o que você disse: para um trajeto de 4, 5, 8 10km é trabalho arrumar a mochila e etc, tem que ter um jeito de simplificar.

Eu vi uns alforges que tu prende com velcro no bagageiro, estes são ideais, já que cabe tudo dentro dele (menos o notebook eu acho), mas daí se dá um jeito (por isso do pannier lateral ou da mochila tipo messenger), assim evita ficar com algo nas costas (apesar que no nosso inverno é capaz de não atrapalhar e ajudar a se esquentar).

De inicio eu pretendo vir 1x por semana ao trabalho, com o chegar das temp. mais amenas no turno da manhã aumentar para 2x ou 3x

Abs.




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"Weakness of attitude becomes weakness of character."

-- Albert Einstein


Postado Por: Modigliani
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 19:06

Não posso deixar de desejar enorme sucesso a todos. Bacana demais este tópico! Coisa de outro mundo possível...

Numa época de individualismo exacerbado e em que status é muito (inclusive no mundo da bike), carros e uma mentalidade tosca de desrespeito ao semelhante somente poderiam imperar mesmo.
 
Mas, apesar de a contragosto de minha esposa (não pela questão de estilo de vida, mas pela segurança mesmo), estou seriamente decidido a entrar pra turma.
 
Somente não sei se continuo usando minha mountain bike (nada demais, configurada pra trilhas leves), compro uma somente pra cidade ou necessitaria de algumas modificações na minha magrela mesmo, adaptando-a à cidade. Como faz muito tempo que não ando na cidade, alguém mais experiente poderia me dar umas dicas de qual a melhor maneira de se locomover de bike pro trabalho? Refiro-me ao uso de mochila ou bagageiro com alforge, utilização de espelho retrovisor, entre outros detalhes (naturalmente que o capacete já está na lista dos essenciais)...


Postado Por: Modigliani
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 19:24
Galera, acabo de ver o seguinte tópico, com tema correlato, que responde a diversas de minhas dúvidas: http://www.pedal.com.br/forum/ir-trabalhar-de-bicicleta_topic11592.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/ir-trabalhar-de-bicicleta_topic11592.html .
 
Mas se alguém tiver alguma coisa a acrescentar, é só mandar. Valeu e boas pedaladas!


Postado Por: DavidGSP
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 20:44
Também to nesse dilema de como utilizar o bagageiro pra carregar roupas e outras tranqueiras, amarrar a mochila não vira pois não fica preso firme. Olhando os modelos de alforges os que encontrei são muito caros a maioria 3 dígitos, queria algo simples mas eficiente, arrumar uma pasta grande não sei se ficaria firme, ou mandar fazer um caixote na marcenaria, ou um cesto, até pensei nos baús pequenos aqueles de entregadores, mas até os mais pequenos achei grandes demais, mas ainda não defini qual a melhor alternativa, enfim alguém tem uma boa alternativa pros alforges? Valeu!


Postado Por: DavidGSP
Data de Publicação: 12 Abr 2012 as 21:01
Originalmente postado por Modigliani Modigliani escreveu:

Como faz muito tempo que não ando na cidade, alguém mais experiente poderia me dar umas dicas de qual a melhor maneira de se locomover de bike pro trabalho? Refiro-me ao uso de mochila ou bagageiro com alforge, utilização de espelho retrovisor, entre outros detalhes (naturalmente que o capacete já está na lista dos essenciais)...
A melhor maneira que eu acho pra se locomover de bike é de preferência ir pedalando né hehehe, mas é conhecer o percurso, digo conhecer o fluxo dos carros e antecipar seus movimentos, quais são os caminhos alternativos para sua rota, onde estão os pontos de ônibus, saber os locais onde sua atenção deve se redobrar como cruzamentos, curvas, pedestres, etc.
Acho espelho retrovisor dispensável, pelo menos eu consigo perceber bem os carros só ouvindo e olhando um pouco pro lado, já dá para ter uma visão periférica. sem contar que em certos lugares é preciso olhar 500 vezes antes de atravessar muitas vezes não dá para calcular a velocidade do carro seja no retrovisor ou no olho, então não tenha medo de se manter no meio da faixa de rolamento (claro numa velocidade compatível) para que os veículos reduzam quanto te ultrapassarem. não adianta querer peladar a 5-10km/h numa avenida movimentada, prefira vias onde a velocidade máxima não seja superior a 30.


Postado Por: apoloesminteu
Data de Publicação: 14 Abr 2012 as 01:41
Originalmente postado por DavidGSP DavidGSP escreveu:

Também to nesse dilema de como utilizar o bagageiro pra carregar roupas e outras tranqueiras, amarrar a mochila não vira pois não fica preso firme. Olhando os modelos de alforges os que encontrei são muito caros a maioria 3 dígitos, queria algo simples mas eficiente, arrumar uma pasta grande não sei se ficaria firme, ou mandar fazer um caixote na marcenaria, ou um cesto, até pensei nos baús pequenos aqueles de entregadores, mas até os mais pequenos achei grandes demais, mas ainda não defini qual a melhor alternativa, enfim alguém tem uma boa alternativa pros alforges? Valeu!


Estou com o mesmo problema... alforge bom é legal, funciona bem mas é caro.... mas mesmo sendo caro, eu até compraria um, mas o cruel é que não conheço nenhum modelo que vc use ele na bike e depois possa tirar ele para usar com mochila... até vi um assim, acho q era da knog, mas era muito pequeno... se existir um assim, mesmo tendo preço salgado, valeria a pena, pq eu não tenho as manhas de deixar a bike parada com um alforge bom (e caro) para os amigos do alheio levarem....

Sobre fazer gambiarra... lá fora o pessoal usa potes quadrados (aqui isso "non ecxiste" só temos potes redondos!) de alguma coisa (tipo potão de maionese de trocentos kg) e faz umas gambiarras para fixar no lado do bagageiro... aqui oq rola é mandar fazer/fazer vc mesmo um caixote de madeira ou de metal nas medidas desejadas, pq os caixotes, incluve aqueles de plástico, que exitem a venda são muito grandes ou mt pequenos.... com um caixote desses vc coloca sua mochila dentro e coloca uma "aranha" de elástico por cima, só para garantir q nada vai sair voando e pronto!


Postado Por: dodo
Data de Publicação: 19 Abr 2012 as 18:41
Em relação aos alforges. Não dá pra adaptar esses baús pequenos de moto. Acho que são de 33l. Eles possuem uma base que pode ser fixada no bagageiro e depois podem ser removidos, de acordo com a necessidade. Só não dá pra usar como mochila e acho que ia ser estranho andar com aquilo pra cima e pra baixo. Mas andando acho que seria uma solução bam prática.


Postado Por: Oliva
Data de Publicação: 19 Abr 2012 as 18:52
Originalmente postado por dodo dodo escreveu:

Em relação aos alforges. Não dá pra adaptar esses baús pequenos de moto. Acho que são de 33l. Eles possuem uma base que pode ser fixada no bagageiro e depois podem ser removidos, de acordo com a necessidade. Só não dá pra usar como mochila e acho que ia ser estranho andar com aquilo pra cima e pra baixo. Mas andando acho que seria uma solução bam prática.
acho que é o ricardo que tem um baú numa commuter dele.
vou ver se acho o tópico e posto aqui.


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É nóis que avoa pedalando de boa.


Postado Por: Oliva
Data de Publicação: 19 Abr 2012 as 18:53
não dá pra editar, então lá vai.
é o ricardo mesmo:  http://www.pedal.com.br/forum/minha-commuting-bike_topic33707.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/minha-commuting-bike_topic33707.html


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É nóis que avoa pedalando de boa.


Postado Por: paulosav
Data de Publicação: 20 Abr 2012 as 03:46
Estou próximo de vc, no Jaguaré, e pego a AV do Jaguaré, ponte e Gastão Vidigal pra ir trabalhar...

Pois bem comecei a pouco tempo tb...

No começo ia pela calçada mesmo, pela manhã principalmente que o transito flui mais, os carros passam lambendo e não tem muita gente na calçada, então eu ia por ela mesmo, mas sempre sem alastrar, respeitando os pedestres e usando a campainha pra avisar de que estava chegando por perto...

Agora na volta, o trânsito é maior, então me sentia mais seguro de vir pelas ruas, pois o transito é praticamente parado, logo só eu estava andando... rs.

O importante é ser visto, então um farol piscando na frente e uma lanterna atrás são essenciais, além de uma campainha que funcione e um capacete com refletivos... inclusive vi uns da prowell na Centauro do União hj que achei bem interessante, por lá vc pode comprar vários acessórios como uma bolsa de selim por 23 reais, ou umas de quadro um pouco mais caras...


Postado Por: DavidGSP
Data de Publicação: 20 Abr 2012 as 20:37
Originalmente postado por dodo dodo escreveu:

Em relação aos alforges. Não dá pra adaptar esses baús pequenos de moto. Acho que são de 33l. Eles possuem uma base que pode ser fixada no bagageiro e depois podem ser removidos, de acordo com a necessidade. Só não dá pra usar como mochila e acho que ia ser estranho andar com aquilo pra cima e pra baixo. Mas andando acho que seria uma solução bam prática.

valeu, mas é uma alternativa assim que eu to procurando, não pra usar como mochila mas pra por a mochila dentro, livros, apostilas etc. E quando não precisar carregar nada é só retirar.
Já andei olhando os bauzinhos, deve ser o material mais leve, só acho os de 33L grande demais parece um trambolho. Outro dia trombei com um bike corrier que tinha uma dessas de moto instalada, ele tinha uma menor ainda acho q 29L, disse que não sentia muita diferença em relação o peso e a performance, claro que se completamente cheio deve pesar. e tem dos mais variados preços. Não sei se existe algo menor q 29 acho que seria melhor ainda.


Postado Por: EduardoBR
Data de Publicação: 21 Abr 2012 as 00:17
Originalmente postado por DavidGSP DavidGSP escreveu:

Originalmente postado por dodo dodo escreveu:

Em relação aos alforges. Não dá pra adaptar esses baús pequenos de moto. Acho que são de 33l. Eles possuem uma base que pode ser fixada no bagageiro e depois podem ser removidos, de acordo com a necessidade. Só não dá pra usar como mochila e acho que ia ser estranho andar com aquilo pra cima e pra baixo. Mas andando acho que seria uma solução bam prática.

valeu, mas é uma alternativa assim que eu to procurando, não pra usar como mochila mas pra por a mochila dentro, livros, apostilas etc. E quando não precisar carregar nada é só retirar.
Já andei olhando os bauzinhos, deve ser o material mais leve, só acho os de 33L grande demais parece um trambolho. Outro dia trombei com um bike corrier que tinha uma dessas de moto instalada, ele tinha uma menor ainda acho q 29L, disse que não sentia muita diferença em relação o peso e a performance, claro que se completamente cheio deve pesar. e tem dos mais variados preços. Não sei se existe algo menor q 29 acho que seria melhor ainda.


Dá uma olhada nos bauletos da GIVI, eles tem modelos pequenos de 23 e 26 litros e um otimo acabamento.

http://www.givi.com.br/bauletos/Monolock-/E230" rel="nofollow - http://www.givi.com.br/bauletos/Monolock-/E230








Postado Por: aledga
Data de Publicação: 22 Abr 2012 as 01:17
pessoal, eu tenho a mesma pergunta do enunciado do tópico... sou mulher, quero usar a bike para ir trabalhar, dei uma olhada no forum em geral e quando falam em mulheres sempre a bike é utilizada para passeio ou pequenas distancias... eu gostaria de utilizar para ir e voltar do trabalho, 19km ida e 19 km volta, cidade litoranea, tudo plano, só asfalto e é um tapete. por toda a minha vida andei em uma caloi ceci anos 90, mas meu marido esta me infernizando dizendo que não adianta dar um up nela, que ela não vai aguentar percorrer esta distancia e blablabla, pra ser bem sincera eu nem sei andar em bicicleta de marcha e como agente não sente falta do que nunca teve eu nem sei se existe essa necessidade, se tiver que comprar uma nova andei olhando alguns modelos pra comprar pela internet e a que mais me interessou foi a caloi 100, ja vi varios comentarios negativos sobre ela, e gostaria de ajuda considerando a distancia a ser percorrida, tebho no máximo 600 reais para gastar...


Postado Por: paulosav
Data de Publicação: 22 Abr 2012 as 19:01
uma caloi konstanz pra vc seria uma boa pedida acredito, mas não sei  preço dela...
caloi easy rider e soul copenhagen são bikes que vc deveria levar em conta e saber um pouco mais sobre elas.


Postado Por: poneis
Data de Publicação: 22 Abr 2012 as 22:16
Originalmente postado por aledga aledga escreveu:

pessoal, eu tenho a mesma pergunta do enunciado do tópico... sou mulher, quero usar a bike para ir trabalhar, dei uma olhada no forum em geral e quando falam em mulheres sempre a bike é utilizada para passeio ou pequenas distancias... eu gostaria de utilizar para ir e voltar do trabalho, 19km ida e 19 km volta, cidade litoranea, tudo plano, só asfalto e é um tapete. por toda a minha vida andei em uma caloi ceci anos 90, mas meu marido esta me infernizando dizendo que não adianta dar um up nela, que ela não vai aguentar percorrer esta distancia e blablabla, pra ser bem sincera eu nem sei andar em bicicleta de marcha e como agente não sente falta do que nunca teve eu nem sei se existe essa necessidade, se tiver que comprar uma nova andei olhando alguns modelos pra comprar pela internet e a que mais me interessou foi a caloi 100, ja vi varios comentarios negativos sobre ela, e gostaria de ajuda considerando a distancia a ser percorrida, tebho no máximo 600 reais para gastar...

Se a sua cidade é totalmente plana, é desnecessário ter 18, 21, 24 marchas se você só precisa de uma marcha só. Se você já tem uma caloi ceci, arrume o que for necessário e vá andando com ela. Câmbios são peças delicadas que sofrem horrores em cidades litorâneas, a corrosão e a areia não perdoam nada e logo o trocador não vai passar mais as marchas e vai começar a fazer barulho para todo lado. Você não precisa de nenhuma bike excepcional para fazer 40km por dia, mas você precisa de uma bike confiável e que vai te dar poucos problemas. Quanto mais simples a bike, menor a chance de dar problemas e você precisar gastar dinheiro nela.

Caloi 100 é uma bike descartável que é feita com peças frágeis e de má qualidade. Você ainda vai gastar muito mais dinheiro do que o valor da bike para consertar o que for quebrando nela. 


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Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br" rel="nofollow - www.bike123.com.br


Postado Por: aledga
Data de Publicação: 23 Abr 2012 as 01:04
obrigado colega, agora vou é convencer o marido que é uó


Postado Por: virtu
Data de Publicação: 26 Abr 2012 as 15:13
Hoje vim novamente de bike para o trabalho, mas desta vez não suei muito, quase nada, pois a temperatura ajudou (em torno de 17 graus), mas eu não me ajudei =P

Vim de roupa social e um blazer, vim de boa, empurrei a bike nas subidas mais ingremes e vim passeando, sem obrigação de tempo, pois saí com boa antecedência.

No trabalho, ao chegar, tirei o blazer, tirei a camisa e fiquei apenas de camiseta dry-fit. A camisa eu peguei e deixei pendurada para ventilar, enquanto isto, para baixar a adrenalina, fui tirando as coisas do bagageiro e arrumando tudo, ao final já estava pronto para tirar a camiseta, colocar a camisa e me arrumar para o trabalho.

Agora eu estou tranquilo, de boa =) pois na última vez eu fiquei com a sensação de estar sujo, mas agora não =)

Amanhã repito =)

Abraços.

Obs: percurso de mais ou menos 7km e vim vestido com sapato social, calça social, camiseta, camisa e blazer. Na calça usei uma presilha para não incomodar.


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"Weakness of attitude becomes weakness of character."

-- Albert Einstein


Postado Por: Fsalvi
Data de Publicação: 24 Mai 2012 as 17:50
A todos que estão começando a ir de bike para o trabalho parabéns pela iniciativa. Com um pouco de paciência voçê acostuma e vai pegando o jeito, principalmente o jeito de se antecipar a uma possível fechada ou outra coisa do gênero.
É a velha história, quanto mais ciclistas nas ruas mais fácil de se atingir o nosso objetivo de sermos respeitados pelos motoristas.


Postado Por: PedalFederal
Data de Publicação: 26 Mai 2012 as 21:04
Moro em Brasília e aqui temos o problema ausência de ciclovias.
 
Estou info fazer um curso em Rio Claro/SP. Alguem sabe se por lá tem local legal para fazer um pedal?? Nada de radical... apenas para gastar umas calorias... rs rs rs


Postado Por: Osvaldo de Souza
Data de Publicação: 28 Mai 2012 as 12:08
Pessoal interessado em se locomover nas cidades , e também como transportar bagagens ( acessórios,calças, camisas sociais, etc...) se tiverem um pouco de paciência para garimpar no fórum existem vários tópicos voltados para os assuntos pertinentes como por exemplo para a galera que  trampa social transportando as roupas nas mochilas sem amassar , ou não têm como tomar banho, percursos, rotas, putz tem muita coisa ai muito interessante. Estou falando isso não é por má educação e sim para que encontrem muitos assuntos que podem ser a dúvida de amanhã.
 
Têm uma galera aqui no fórum  que já postou muita coisa boa eles tem muito conhecimento sobre os assuntos e os registros ficaram lá atras mas valem para hoje e amanhã.
 
Digo isso pois aqui é uma escola ( sou aluno desta escola ) , se aprende de tudo que gira em torno das bikes e afins e como toda e qualquer escola têm as partes boas e as não tão boas.
 
Mas voltando ao assunto é bom pesquisar.
 
Uma coisa que não concordo é em andar na calçada, acho o fim do mundo, mesmo com todas as dificuldades ( perigos, riscos, etc...) bike foi feita para andar na rua; Andar na calçada não dá é contra a lei e contra o pedestre ( imagina uma pessoa na calçada um idoso ou uma criança atravessando na frente da bike, não dá né.... Eles se sentem coagidos, indefesos, eles Têm o direito de reclamar e pedir a saída da calçada. Nós reclamamos do trânsito nas ruas  mas em uma situação dessa estamos fazendo o mesmo, com o pedestre, abrindo espaço para sermos mal visto.
 
 
 
 


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Viva intensamente cada segundo de sua vida!


Postado Por: DavidGSP
Data de Publicação: 28 Mai 2012 as 12:37
Concordo que a calçada é lugar de pedestres, mas tem muito lugar em São Paulo que não tem como fugir da calçada. Ex: Novo acesso da ciclovia da Marginal pela Ponte Cid Universitária fica pela passarela de pedestres, para acessá-la só indo pela calçada e depois pela passarela de pedestres, ou vem pelo meio da ponte e joga a bike por cima da mureta!?Para sair dela tem que ir obrigatoriamente para o lado da USP? e se eu for pro outro lado não dá, ou vai pela contra-mão ou desce a ponte e se arrisca pela Marginal pra dar a volta?!


Postado Por: Osvaldo de Souza
Data de Publicação: 29 Mai 2012 as 12:52
Originalmente postado por DavidGSP DavidGSP escreveu:

Concordo que a calçada é lugar de pedestres, mas tem muito lugar em São Paulo que não tem como fugir da calçada. Ex: Novo acesso da ciclovia da Marginal pela Ponte Cid Universitária fica pela passarela de pedestres, para acessá-la só indo pela calçada e depois pela passarela de pedestres, ou vem pelo meio da ponte e joga a bike por cima da mureta!?Para sair dela tem que ir obrigatoriamente para o lado da USP? e se eu for pro outro lado não dá, ou vai pela contra-mão ou desce a ponte e se arrisca pela Marginal pra dar a volta?!
 
Como Vc mesmo disse neste caso é um acesso a ciclovia onde o mais prudente é descer e empurrar a bike neste trecho; Temos alguns exemplos de acesso a ciclovia que existe na radial leste e até mesmo para o metrô o qual se faz o percurso empurrando a bike, a regra é a mesma.
 
Em uma outra parte de seu questionamento realmente não dá para " jogar " a bike por cima da mureta se o único e seguro acesso é pela passarela, deve ser usado.
 
Caro David Vc esta coberto de razão quando fala de certos locais em São Paulo em que não dá para respeitar a regra e o que vale é o Bom censo Vide Seu Relato ( mas ai é outro assunto envolve prefeitura, Cet, metro, emtu, etc; Eles fazem o conveniente para Eles e nós pagamos, são as excessões )
 
Tenha certeza que se por algum motivo algum ciclista colidir com algum pedrestre mesmo Ele estando errado,   o culpado vai ser o ciclista, é a mesma coisa que uma pessoa se jogar na frente do carro o culpado é o motorista. Como diz o Arnaldo César Coelho " A regra é clara "  


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Viva intensamente cada segundo de sua vida!


Postado Por: DavidGSP
Data de Publicação: 30 Mai 2012 as 13:07
Osvaldo, concordo contigo pode apostar que já tenho essa certeza na cabeça. Tive um incidente com pedestre na passarela da ponte do Morumbi um tempo atrás. Para não se arriscar pela ponte nova que tem 2 acessos para veículos e 2 saídas, a maioria dos ciclistas que vejo atravessam a ponte pela passarela com os pedestres, no começo eu ia também até um dia que um pedestre se jogou na minha frente bati com o guidão no braço dela e caí em cima da mureta de proteção pra minha sorte. Eu reclamei dela por ter se virado de costas justamente quando eu ia cruzar com ela e ela reclamou que eu estava descendo muito rápido. Apesar de não estar tão rápido assim (se não teria voado pro meio da pista) entendi a razão dela, nunca mais atravessei a ponte por ali e agora sempre atravesso pela ponte nova junto com os carros normalmente no corredor pois o trecho é sempre congestionado, acredite se quiser acho menos arriscado que atravessar com os pedestres, basta manter uma velocidade compatível pra não ser xingado pelos motociclistas.
Acho que o ciclista deve sempre utilizar o bom senso e dar preferência até pro cachorro atravessar a rua. Se quer ir devagar, não tem preparo para pedalar rápido, 5-10km/h é uma velocidade compatível com os pedestres para compartilhar uma calçada pouco movimentada, pra pedalar na rua/avenida compartilhando com os carros é necessário um preparo maior para manter uma velocidade compatível com os veículos de 25-40km/h. Já vi muito ciclista pedalando a 30km/h na calçada, o que considero totalmente imprudente, e ciclista pedalando a 5km/h na coroinha no meio de avenida movimentada acho bem imprudente também. Na minha opnião temos que dar um desconto para quem está começando ou não tem preparo para pedalar junto com os carros, se não na primeira fechada os iniciantes tendem a desistir da ideia.
Como diz o Arnaldo, a regra é clara mas é interpretativa existe a intenção do jogador. Se tivéssemos um campo descente pra jogar só na base do futebol-arte tudo bem, mas se o campo for todo esburacado, pra chegar no gol o caminho fácil é pelos cantos, se quiser entrar tabelando pelo meio da área tem que ter bom preparo e ter uma técnica apurada.


Postado Por: kinbold
Data de Publicação: 30 Mai 2012 as 13:22
Pessoal, incidentes ocorrem com frequencia. Eu mesmo ja fui atropelado por um carro (nao me viu) e outra vez por uma moto (furou sinal vermelho). Aqui no meu trabalho tenho onde guardar roupas limpas, entao venho de bermuda e camiseta e me troco aqui mesmo.

Moro em SP e utilizo a USP, o caminho é maior porém mais tranquilo.

Mesmo com todos os inconvenientes, só penso uma coisa.... devia ter começado a vir de bike há muito tempo atrás.


Postado Por: DiegoRS
Data de Publicação: 30 Mai 2012 as 13:28
Eu estou em vias de comprar uma bike (ainda decidindo a melhor opção) para ir trabalhar. Há ciclovia em boa parte do meu trajeto, mas compartinhada com pedestres. O problema desse tipo de faixa aqui em Curitiba é que o povo acha que é calçada e fica bravo quando vê um ciclista pedalando por ali.

Nesses trechos é que acho que terei mais problemas, mas de qualquer forma prefiro passar por ali que é lugar de ciclista do que pela calçada exclusiva pra pedestre ou entre os carros, sendo que há a via para bicicletas paralela.

Educação é moeda de troca e pra cobrarmos respeito, seja de pedestre ou de motoristas, devemos respeitar a ambos, seguindo todas as regras sempre que possível. Claro que não vale arriscar a vida pra seguir uma regra de trânsito, mas nesse caso, da pra descer da bike e ir empurrando. Pra não atrasar no trabalho é só calcular o tempo que leva nesses trechos que precisa empurrar.

Como já disseram, tudo depende também do bom senso.

[]'s!


Postado Por: Osvaldo de Souza
Data de Publicação: 30 Mai 2012 as 13:47
Originalmente postado por DavidGSP DavidGSP escreveu:

Osvaldo, concordo contigo pode apostar que já tenho essa certeza na cabeça. Tive um incidente com pedestre na passarela da ponte do Morumbi um tempo atrás. Para não se arriscar pela ponte nova que tem 2 acessos para veículos e 2 saídas, a maioria dos ciclistas que vejo atravessam a ponte pela passarela com os pedestres, no começo eu ia também até um dia que um pedestre se jogou na minha frente bati com o guidão no braço dela e caí em cima da mureta de proteção pra minha sorte. Eu reclamei dela por ter se virado de costas justamente quando eu ia cruzar com ela e ela reclamou que eu estava descendo muito rápido. Apesar de não estar tão rápido assim (se não teria voado pro meio da pista) entendi a razão dela, nunca mais atravessei a ponte por ali e agora sempre atravesso pela ponte nova junto com os carros normalmente no corredor pois o trecho é sempre congestionado, acredite se quiser acho menos arriscado que atravessar com os pedestres, basta manter uma velocidade compatível pra não ser xingado pelos motociclistas.
Acho que o ciclista deve sempre utilizar o bom senso e dar preferência até pro cachorro atravessar a rua. Se quer ir devagar, não tem preparo para pedalar rápido, 5-10km/h é uma velocidade compatível com os pedestres para compartilhar uma calçada pouco movimentada, pra pedalar na rua/avenida compartilhando com os carros é necessário um preparo maior para manter uma velocidade compatível com os veículos de 25-40km/h. Já vi muito ciclista pedalando a 30km/h na calçada, o que considero totalmente imprudente, e ciclista pedalando a 5km/h na coroinha no meio de avenida movimentada acho bem imprudente também. Na minha opnião temos que dar um desconto para quem está começando ou não tem preparo para pedalar junto com os carros, se não na primeira fechada os iniciantes tendem a desistir da ideia.
Como diz o Arnaldo, a regra é clara mas é interpretativa existe a intenção do jogador. Se tivéssemos um campo descente pra jogar só na base do futebol-arte tudo bem, mas se o campo for todo esburacado, pra chegar no gol o caminho fácil é pelos cantos, se quiser entrar tabelando pelo meio da área tem que ter bom preparo e ter uma técnica apurada.
 
Boa David, Bem abordado por Ti o tema em questão e nada como sentir  na pele certos perengues para vermos como mobilidade urbana é complicada a todos;
 
Concordo contigo realmente há essa diferença entre iniciante e experiente, no momento das minhas explanações não atentei a isso apenas foquei no uso da calçada.
 
Para finalizar se fosse no futebol seus exemplos sobre a regra é clara ia deixar O Arnaldo preoculpado em perder o emprego, rsrsr.... foi muito bom...
 
Um bom pedal para Ti, boas pedaladas...
 
 


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Viva intensamente cada segundo de sua vida!


Postado Por: StefanoFloripa
Data de Publicação: 30 Mai 2012 as 13:53
Comecei a vir de bike para o trabalho e universidade aqui em Florianópolis. O trajeto é tranquilo, cerca de 19km, tudo plano e com ciclovia em boa parte do caminho (cerca de 16,5km de ciclovia). 

Estou utilizando uma caloi supra que já estou acostumado e me é confortável. Sempre ando com o banco na altura ideal, de capacetes, luzes (sinalização), roupa berrante ou cinto refletivo e sempre na mão (jamais na contra-mão). 

Aderi à sapatilha também, pois já a utilizo para treinar, e me fez uma falta quando comecei a pedalar para o trabalho. Mas isso é opcional.

Comprei bagageiro e alforje, o que tem sido muito útil! levo todas as ferramentas, uma muda de roupa, toalha (para secar quando chego ao trabalho), óculos, carteira, necessaire, notebook, e ainda sobra bastante espaço! Vale muito a pena, pois nos permite levar mais coisas e ainda nos salva do desconforto da mochila (que também faz suar as costas).

Agora planejo colocar pára-lamas, pois aqui chove bastante.

Boas idas ao trabalho! Bons pedais!


Postado Por: DavidGSP
Data de Publicação: 30 Mai 2012 as 16:08
É verdade Oswaldo, infelizmente, nossas ruas e avenidas não são nada atrativas para quem está começando a pedalar, principalmente pra crianças. se eu tivesse um filho e ele quisesse ir pedalando pra escola eu diria pra ele tudo bem pode ir mais vai devagar pela rua não anda na contramão, não pega avenida e se não for incomodar ninguém vai pela calçada respeitando as pessoas que estão andando pq a maioria dos motoristas não respeitam quem está de bicicleta. Quer dizer, acho que pensaria 2 vezes, é complicado a questão, ia falar tudo bem eu vou pedalando e vc vai na garupa


Postado Por: chriscanto
Data de Publicação: 30 Mai 2012 as 16:35
Oie, Gente!

Sou novíssima no fórum...
Já faz um bom tempo que tenho vontade de utilizar a bike para ir ao trabalho(bom, na verdade para fazer parte do caminho até o trabalho), mas venho protelando por um ou outro motivo.
No inicio era inviável mesmo....além do caminho cheio de ladeiras acentuadas eu não teria local para deixar a bike.
Agora , como a empresa trocou de endereço, venho caraminholando a possibilidade de fazer parte do trajeto de bike.
Eu moro na Grande SP e trabalho no centro de Sampa. O meu trajeto seria de mais ou menos uns 12 km até a estação Barueri e de la seguir de trem.
No inicio achei que 12 km seria demais(24 km ida e volta)...mas pelo que bisbilhotei aqui no forum tem gente q faz bem mais que isso.
Outra coisa que me preocupava é a questão da higiene. Mas tb com as dicas que peguei aqui e em outros blogs, fóruns, etc acho que dá pra driblar esse problema.
Bom...meu plano a principio, é esperar minha férias em julho pra fazer alguns testes pra ver se realmente será viável. O caminho como já disse é de 12 km, com algumas subidas de inclinação leve(pelo menos de carro parecem...rsrsr), mas depois de 6 km é tudo plano. Tem um pouco de transito mais pesado em alguns trechos, mas creio que nada de muito complicado.
Tenho uma bike que comprei há uns 3 anos e , acreditem, nunca usei!! Esta guardada na garagem sem nunca sequer dar uma voltinha na quadra.
Pretendo leva-la a uma bicicletaria pra dar uma “geral” ajustar marchas, banco, instalar farol, etc...e partir pra pedalagem!!!
O que me levou a essa decisão na verdade nem é trânsito já que carro até a estação levo em torno de 15/ 20 min....já aconteceu de dar alguma encrenca no caminho e levar 40 min...mas é raro...só que são 15/20 minutos perdidos...Na volta são mais 15/20 minutos e quando chego em casa não tenho o menor animoo de ir para a academia....
Meus cálculos é que eu leve de bike em torno de uns 40 min para fazer o trajeto, pelo menos no inicio. Em teoria não valeria a pena, mas seriam 40 minutos que eu já estaria fazendo algum exercício. Além é claro, da economia com gasolina e com a academia. Se “ a coisa” der certo no final do ano troco por uma bike montada sob medida.
Se alguém tiver alguma dica para principiante agradeço...
Queria saber a opinião de vcs....
12 km é muito para quem está iniciando??? Não sou sedentária, faço academia umas 3 vezes por semana pelo menos...
Alguma dica para as “subidas”??
O meu calculo de 30/40 minutos para vencer os 12 km está sendo muito otimista????
Acham que é uma boa trocar a academia pela bike??A pedalada até o trabalho seria o suficiente para perder/manter o peso???

Abs,
Chris


Postado Por: DavidGSP
Data de Publicação: 30 Mai 2012 as 17:06
Originalmente postado por chriscanto chriscanto escreveu:

Oie, Gente!

Sou novíssima no fórum...
Já faz um bom tempo que tenho vontade de utilizar a bike para ir ao trabalho(bom, na verdade para fazer parte do caminho até o trabalho), mas venho protelando por um ou outro motivo.
No inicio era inviável mesmo....além do caminho cheio de ladeiras acentuadas eu não teria local para deixar a bike.
Agora , como a empresa trocou de endereço, venho caraminholando a possibilidade de fazer parte do trajeto de bike.
Eu moro na Grande SP e trabalho no centro de Sampa. O meu trajeto seria de mais ou menos uns 12 km até a estação Barueri e de la seguir de trem.
No inicio achei que 12 km seria demais(24 km ida e volta)...mas pelo que bisbilhotei aqui no forum tem gente q faz bem mais que isso.
Outra coisa que me preocupava é a questão da higiene. Mas tb com as dicas que peguei aqui e em outros blogs, fóruns, etc acho que dá pra driblar esse problema.
Bom...meu plano a principio, é esperar minha férias em julho pra fazer alguns testes pra ver se realmente será viável. O caminho como já disse é de 12 km, com algumas subidas de inclinação leve(pelo menos de carro parecem...rsrsr), mas depois de 6 km é tudo plano. Tem um pouco de transito mais pesado em alguns trechos, mas creio que nada de muito complicado.
Tenho uma bike que comprei há uns 3 anos e , acreditem, nunca usei!! Esta guardada na garagem sem nunca sequer dar uma voltinha na quadra.
Pretendo leva-la a uma bicicletaria pra dar uma “geral” ajustar marchas, banco, instalar farol, etc...e partir pra pedalagem!!!
O que me levou a essa decisão na verdade nem é trânsito já que carro até a estação levo em torno de 15/ 20 min....já aconteceu de dar alguma encrenca no caminho e levar 40 min...mas é raro...só que são 15/20 minutos perdidos...Na volta são mais 15/20 minutos e quando chego em casa não tenho o menor animoo de ir para a academia....
Meus cálculos é que eu leve de bike em torno de uns 40 min para fazer o trajeto, pelo menos no inicio. Em teoria não valeria a pena, mas seriam 40 minutos que eu já estaria fazendo algum exercício. Além é claro, da economia com gasolina e com a academia. Se “ a coisa” der certo no final do ano troco por uma bike montada sob medida.
Se alguém tiver alguma dica para principiante agradeço...
Queria saber a opinião de vcs....
12 km é muito para quem está iniciando??? Não sou sedentária, faço academia umas 3 vezes por semana pelo menos...
Alguma dica para as “subidas”??
O meu calculo de 30/40 minutos para vencer os 12 km está sendo muito otimista????
Acham que é uma boa trocar a academia pela bike??A pedalada até o trabalho seria o suficiente para perder/manter o peso???

Abs,
Chris
Bem vinda Chris, Acho que vc está sendo bem otimista em fazer 12km em 30 minutos, eu diria que para vc ir com tranquilidade e sem forçar pode botar uns 50 minutos. Acho que a bicicleta é um exercício complementar para qualquer outra atividade física, além de pedalar frequento academia todos os dias, se não eu sumo de tanto pedalar. , mas descobri isso depois que fui na nutricionista, é sempre válido um acompanhamento médico para suas atividades.
Quanto as subidas, é bom vc estudar seu trajeto, ver se tem alternativas no plano, qual é a rota mais segura, as vezes compensa pedalar uns KM a mais no plano do que pegar subidas muito íngremes, pode compensar também fazer um trajeto mais curto pegando uma subida para evitar uma via movimentada. Tudo vai depender do seu trajeto que vc julgar mais seguro. As subidas com o tempo vc acostuma, afinal toda subida tem sua descida na volta. Boa sorte com as pedaladas.


Postado Por: Ravell
Data de Publicação: 30 Mai 2012 as 17:57
Com toda certeza vc pedalar 24km por dia 5x por semana, vai te dar um belo condicionamento, além de te fazer gastar uma boa qtd de calorias :)

Como o Davi falou, calcule uns 40-50 min pra fazer os 12km, pelo menos inicialmente.

Mesmo vc já tendo a bike, posso te indicar a leitura desse tópico que criei pois pode te ajudar e tirar algumas dúvidas e te orientar com relação às medidas da bike pra vc:
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abraço e bons pedais!


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Postado Por: poneis
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 00:12
24km é muita coisa para alguém está começando e é sedentário. Você não precisa ir de bike ao trabalho logo de cara. Pegue um final de semana e vá fazer um reconhecimento do caminho ou então vá passear no parque, na ciclofaixa, ter uma experiência agradável. Faça só isso por alguns meses até que seu condicionamento melhore. Comece a andar pelo bairro, se acostumar com a bike, ter uma certa segurança no trânsito, saber como se portar na rua.

Pedalar na cidade não é fácil, principalmente com iniciantes. No começo eu pedalava 6km e chegava pingando de suor, quase morto, ficava muito assustado com os carros, pedalava muito devagar. 2 anos depois eu estava fazendo 30km por dia, andando muito forte, chegando a 70km em alguns dias. Comece pequeno e não pule etapas, vá pedalando aos poucos para pegar gosto pela coisa e nào achar que 12km é coisa de louco.

Outra dica é pegar o google maps e tracar um caminho até a estação, evitando fazer o caminho mais curto, que passa por avenidas e pelas subidas mais difíceis. Trace o caminho mais fácil, com subidas mais leves e ruas menos movimentadas.


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Postado Por: Osvaldo de Souza
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 08:20
Originalmente postado por DavidGSP DavidGSP escreveu:

É verdade Oswaldo, infelizmente, nossas ruas e avenidas não são nada atrativas para quem está começando a pedalar, principalmente pra crianças. se eu tivesse um filho e ele quisesse ir pedalando pra escola eu diria pra ele tudo bem pode ir mais vai devagar pela rua não anda na contramão, não pega avenida e se não for incomodar ninguém vai pela calçada respeitando as pessoas que estão andando pq a maioria dos motoristas não respeitam quem está de bicicleta. Quer dizer, acho que pensaria 2 vezes, é complicado a questão, ia falar tudo bem eu vou pedalando e vc vai na garupa
 
Também levaria na garupa me sentiria mais tranquilo...


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Viva intensamente cada segundo de sua vida!


Postado Por: Bi0HazZ4rD
Data de Publicação: 05 Jun 2012 as 17:06
Originalmente postado por StefanoFloripa StefanoFloripa escreveu:

Comecei a vir de bike para o trabalho e universidade aqui em Florianópolis. O trajeto é tranquilo, cerca de 19km, tudo plano e com ciclovia em boa parte do caminho (cerca de 16,5km de ciclovia). 

Estou utilizando uma caloi supra que já estou acostumado e me é confortável. Sempre ando com o banco na altura ideal, de capacetes, luzes (sinalização), roupa berrante ou cinto refletivo e sempre na mão (jamais na contra-mão). 

Aderi à sapatilha também, pois já a utilizo para treinar, e me fez uma falta quando comecei a pedalar para o trabalho. Mas isso é opcional.

Comprei bagageiro e alforje, o que tem sido muito útil! levo todas as ferramentas, uma muda de roupa, toalha (para secar quando chego ao trabalho), óculos, carteira, necessaire, notebook, e ainda sobra bastante espaço! Vale muito a pena, pois nos permite levar mais coisas e ainda nos salva do desconforto da mochila (que também faz suar as costas).

Agora planejo colocar pára-lamas, pois aqui chove bastante.

Boas idas ao trabalho! Bons pedais!


E ai, cara tudo bem? Faço a mesma coisa que vc, vou de bike à facul e depois pro trabalho... Não sei se vc é que nem eu, mas levo roupa extra, livros, comida etc na mochila... To pensando em comprar um alforge... Qual alforge vc comprou? É grande? Eu gostaria de um médio... Não muito grande pq não carrego tanta coisa, acho que uns 25/30L daria...

Abração



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