Imprimir Página | Fechar Janela

Ciclista irbano: batismo de fogo

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
Descrição Fórum: Fórum para discutir o uso da bicicleta como meio de transporte - Qualquer assunto relacionado, incluindo indicação de bikes e peças, devem ser discutidos aqui. Exceto cicloturismo.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=37310
Data da Impressão: 19 Abr 2024 as 02:26
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Ciclista irbano: batismo de fogo
Postado Por: vdrezende
Assunto: Ciclista irbano: batismo de fogo
Data de Publicação: 16 Jul 2011 as 18:23
Pessoal,
infelizmente não há novidade no que vou relatar, mas não posso deixar de compartilhar com vocês minha experiência.
Voltei a pedalar o ano passado e a paixão pela bike reascendeu. No começo desse ano montei uma MTB que utilizo para transporte e viagens. Além do uso cotidiano (deslocamentos, mercado, etc.) treino entre 3 e 4 vezes por semana.

Já havia lido diversos relatos aqui no fórum sobre xingamentos, fechadas, "finas" e acidentes sofridos por ciclistas por culpa de motoristas.
Até então, me sentia um privilegiado pois o máximo que ocorrera comigo eram "finas" tiradas por carros e ônibus.

Há duas semanas estava indo no final da tarde com minha companheira a um boliche, pedalando num ritmo moderado (30Km/h) numa avenida movimentada e do lado direito. Do nada, minha companheira gritou para eu tomar cuidado. Foi o suficiente para um motorista passar ao meu lado tão próximo que meu guidão bateu no retrovisor dele e o fechou. Fiquei louco, pedalei mais forte e o ultrpassei pela esquerda, proferindo um monte de palavrões.
Sei que não é correto, mas fiquei transtornado com a imprudência e o desrespeito dele. Se minha companheira não tivesse me avisado, possivelmente eu teria caido e a coisa poderia ter sido grave.

Ontem sai para treinar com uma speed que comprei há pouco tempo. Estava em outra avenida movimentada na mesma situação, mas com minha companheira na frente. Do nada um carro passou raspando de novo e meu guidão bateu no retrovisor e na traseira dele. O estúpido estava com tanta pressa e logo depois de quase me atropelar teve que parar num semáforo. Passei por ele e perguntei se ele sabia que era obrigado a respeitar uma distância lateral de 1,5 metros. O cara aparentava ser um típico "mauricinho" acompanhado de um amigo da mesma índole e simplesmente caíram na risada.

Hoje, voltando de um treino por outra avenida cheia de semáforos, que teoricamente regulam a velocidade dos carros, ouvi uma buzinada. Continuei na mesma velocidade (28 Km/h) que vinha e ocupando uma parte da via. Tanto eu quanto os carros estávamos retomando a velocidade após um dos semáforos abrir. Quando o motorista teve espaço para me ultrapassar colocou a cabeça para fora e gritou: "Palhaço, vai pedalar no parque!"
Fiquei tão puto que respondi à altura: "Vai se f..., fdp!"
Podem considerar que errei ao xingá-lo, mas eu não cometi qualquer erro para justificar a atitude dele. O sangue subiu mais uma vez.

Vejam, foram mais de 7 meses sem nenhum incidente e nas últimas semanas essas três ocorrências!
Relato isso porque ainda consigo me indignar com esse tipo de coisa. O problema será quando estes incidentes se tornarem tão frequentes a ponto de eu naturalizá-los.




Respostas:
Postado Por: vdrezende
Data de Publicação: 16 Jul 2011 as 18:24
Ops, o título é Ciclista urbano...
Não dá mais para editar os tópicos?


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 16 Jul 2011 as 19:16
É colega, infelizmente é assim mesmo. No trânsito o respeito é item opcional.

Mas não desanima não, isso é fase também. Eu mesmo tenho períodos longuíssimos sem qualquer embróglio e num dia posso ter 3 ou 4 discussões.

O negócio é se cuidar, pedalar conforme ditam as regras e seguir caminho.


-------------
PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: vdrezende
Data de Publicação: 16 Jul 2011 as 22:04
Pois é Paulo,
fiquei a pensar se me encontro numa "má fase". Ouch
Desanimar jamais! Vou seguir em frente e tomar cuidado.
O duro é que muitas vezes nós ciclistas "vagabundos" seguimos corretamente as leis de trânsito e os "pais de família" sentem-se no direito de transgredi-las.
Abraço.


Postado Por: LUW
Data de Publicação: 16 Jul 2011 as 23:07
Os cães ladram e a caravana passa.
O phoda é quando mordem, mas se não morderem, vai tocando.


-------------
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!


Postado Por: vdrezende
Data de Publicação: 17 Jul 2011 as 00:03
Originalmente postado por LUW LUW escreveu:

Os cães ladram e a caravana passa.
O phoda é quando mordem, mas se não morderem, vai tocando.


Pois é Luciano,
o duro foi que quase me morderam em duas oportunidades.


Postado Por: Adilson
Data de Publicação: 17 Jul 2011 as 00:57
Também tomei dois esbarrões de retrovisor, numa rodovia de 3 pistas (sábado de manhã) o cara veio pela pista central para convergir a direita, onde eu estava, fechou tanto que tocou no guidão.
Uma semana depois num domingo a tarde, numa avenida também de 3 pista o maluco tocou na minha mão (que estava no bar end).

Quarta-feira sai a noite pra treinar e num trecho onde está em obras e com apenas uma pista, um engraçadinho ficou buzinando atras de mim, com se fosse eu e não a fila de 10 carros a minha frente que estava atrasando ele, depois abri mostrei com a mão esquerda que ele passasse e em seguida acenei dando um tchauzinho ironico, detalhe que andamos lado a lado por mais 4 quadras, quando mudei de direção.

Por falar em mauricinhos, descobri que tem uma raça pior, o playbeu

O playbeu é facilmente identificado:
Andam com carros que foram top a 15 ~ 20 anos atrásBig smile
Geralmente os carros são rebaixados e o barulho de funk é caracteristica marcante também
Por não ter ar condicionado  ou pra economizar os vidros sempre estão sempre abaixados e o braço tem que estar pra fora.
Além do motorista sempre tem mais homens dentro (obs: nunca mulheres)CryLOL

Quando vir esse tipo fuja dele, nos dois ultimos relatos eram playbeusLOL


Postado Por: vdrezende
Data de Publicação: 17 Jul 2011 as 04:10
Adilson,
essa caracterização foi muito boa. LOL
Os vidros baixos são para ver e ser visto. Cool Afinal de contas, para quer ter um carro se ninguém te ver?
E para estes sujeitos, atropelar um ciclista deve ser símbolo de virilidade.


Postado Por: FPavão
Data de Publicação: 17 Jul 2011 as 04:36
Acontece. E parece que são marés de azar mesmo. Entendo tua irritação, já discuti com motoristas assim. Numa vez, segui o cara e fiquei do lado do vidro dele, tentando falar pra ele não tirar fina. O cara ficou brabo e não quis escutar nada. Acabei xingando toda a família dele. Essa foi a vez que mais fiquei irritado no trânsito. Se o cara parasse, eu ia sair no braço com ele até. Nas outras vezes, sempre consegui me controlar

Mas acho que o melhor é tentar ser o mais gente fina possível. Irritação só vai gerar mais irritação.

Já bati na traseira de dois carros, ambas as vezes culpa minha. Ambas as vezes os motoristas foram legais e solicitos comigo. Não se irritaram, perguntaram se eu tava bem, e mesmo com o carro deles arranhado ou amassado, me deixaram ir embora tranquilo. Por causa de gente como esses dois eu tento ser o mais calmo possível no trânsito.


Postado Por: Adilson
Data de Publicação: 17 Jul 2011 as 04:56
Vdresende,

Esse tipo deve chegar no "bonde" e contar as mazelas que faz pelas ruasShocked

Eu tento me manter calmo, sempre faço sinal do tipo "Não está me vendo aqui!".

Meu medo não é cara sair do carro e sim ele não sair, dai fica 11kg de aluminio contra 1tonelada de açoConfused

Um ciclista aqui encrencou com um motorista e o cara passou sobre a bike do rapaz duas vezes. Sorte que ninguém se feriu.

Uma vez na rodovia (quando tinha speed) estava pedalando atras de um caminhão, era um trecho com sobe e desce e costumava "rachar" com caminhões e onibus, a maioria dos motoristas já me conheciam, nesse dia o cara parou esbravejou comigo e me seguiu com o caminhão por cerca de 1km até que "gentilmente" me tirou da pista. Sorte a minha que não me machuquei, pois sai da pista onde tinha acostamento.


Postado Por: poneis
Data de Publicação: 17 Jul 2011 as 05:08
Eu também passo por "fases", na grande maioria das vezes não tenho problemas, isso que pedalo todos os dias e cruzo com milhares de motoristas. Mas é claro que sempre tem um cara para foder a vida de tempos em tempos. Lembro de uma tiazinha que deu aquela fechada fdp em plena av. paulista. Nada como um belo tapão na lataria no carro para que ela lembre da minha existência. Sei que não é certo, mas na hora a raiva é enorme e preciso revidar a agressão. A tia ficou gritando que nem uma louca de dentro do carro, só virei em uma rua que ela não poderia revidar e saí fora.

Tem dias que a fechada é acidental mesmo, um japonês tiozinho me fechou para mudar de faixa. Ele não estava apressado, só esqueceu de dar a seta. Parei logo depois com ele em um farol e expliquei com educação o que aconteceu. Ele se desculpou e cada um seguiu seu rumo. 

Eu procuro evitar as ruas mais movimentadas quando há uma opção de rota mais tranquila. Os problemas com os motoristas são maiores nas vias rápidas, pois eles ficam nervosinhos se precisam reduzir a velocidade para te passar.



-------------
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br" rel="nofollow - www.bike123.com.br


Postado Por: vdrezende
Data de Publicação: 17 Jul 2011 as 14:55
Pessoal,
concordo com vocês, o melhor é não revidar, mas como todos bem sabem na hora o sangue esquenta e...
Minha companheira tende a se irritar mais facilmente com a falta de educação dos motoristas e eu sempre a aconselho a não xingá-los, pois existem muitos loucos atrás de um volante.
Por sorte, esses esbarrões foram comigo e não com ela, pois ela é inexperiente e poderia ter caído e se machucado.
Nós procuramos rotas alternativas sempre que possível, mas por morar no centro da cidade, muitas vezes é inevitável pegar avenidas movimentadas.

Como o FPavão e o Poneis comentaram, existem motoristas bacanas e que nos respeitam, dão passagem, incentivam etc. O trânsito é apenas um reflexo da sociedade, há muita gente boa e alguns loucos e irresponsáveis. O duro é que estes últimos fazem um bom estrago atrás de suas armaduras de aço.

Adilson, esse caso que você relatou é absurdo. O cara ao menos sofreu um processo e pagou os danos?

Poneis, e a lataria da tiazinha, ficou amassada?


Postado Por: luiz rio
Data de Publicação: 17 Jul 2011 as 15:56
Pois é....Todo mundo já citou as mesmas coisas que acontecem comigo também...

Longos períodos sem fechadas e, num único dia, toma 3, perde a cabeça e dá um tapão no carro, xinga o motorista, etc....

Para mim, o pior nem é a fechada (desde que não me machuque, claro). O mais chato mesmo é que o motorista acha que nunca está errado.

Isso é de matar!....O motoristas andam mais rápido do que deveriam, dirigem como se estivesse numa pista de corrida, saem costurando de qualquer jeito, dirigem com o rádio ligado(distração), agora dirigem com TV ligada (mais distração), dirigem com sono, com pressa, com dor de barriga, bêbados, fumados de maconha, falando no celular, discutindo com a mulher, buzinam que nem desesperados, andam com escapamento soltando fumaça, batem "pegas", etc, etc, etc....

E ainda assim, acham que estão certos em TUDO que fazem.

Eu não sei o que é pior: Os motoristas irresponsáveis, ou os (i)responsáveis do detran que liberam habilitação para qualquer irresponsável dirigir.

Obs: Eu sei que existem vários ciclistas irresponsáveis também, mas a diferença é que os ciclistas, no fim do dia, não matam ninguém.


Postado Por: homervegan
Data de Publicação: 17 Jul 2011 as 17:31
Existe uma solução fácil para isso: ocupe a faixa!

Andar muito próximo ao meio fio dá aquela ideia ao motorista que "tá apertadinho mas dá para passar" e é aí que ele vai passar muito perto e te irritando. Eu tento usar pelo menos 1/3 da faixa, o meu pensamento é que eu ocupo a faixa de maneira que ele tenha que ir para a outra faixa para me ultrapassar assim eu crio uma zona de segurança.

E quando estou na faixa da direita e tem uma rua a frente que permite virar à direita o único jeito de não levar uma fechada é ocupar mesmo a faixa, quando estiver próximo a esquina é ir para o meio da faixa e sinalizar com o braço pedindo para diminuir a velocidade, passou a esquina eu volto para o 1/3. Já evitei dezenas de fechadas dessa forma.

Um ciclista que sinaliza com o braço exerce uma força muito grande, eu sinalizo com o braço mesmo quando vou um pouco mais para a esquerda para desviar de algo.


-------------
Professor, Vegano, Cicloativista e cicloturista Amador.



Postado Por: vdrezende
Data de Publicação: 17 Jul 2011 as 18:36
Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

[...] dirigem com sono, com pressa, com dor de barriga, bêbados, fumados de maconha, falando no celular, discutindo com a mulher, buzinam que nem desesperados, andam com escapamento soltando fumaça, batem "pegas", etc, etc, etc....
[...]


Luiz, apenas uma correção: apenas os ciclistas fazem uso de maconha para sair atrapalhando o trânsito. Tongue

E essa expressão "Batem 'pegas'", o que significa? Embarrassed

Agora falando sério, CNH dá a falsa ilusão de que a pessoa está apta a dirigir, o que muitas vezes não traduz a realidade. Se fizermos uma pesquisa rápida veremos que a maior parte dos motoristas não conhecem boa parte das leis de trânsito. Essa questão de respeitar 1,5 m, por exemplo, eles desconhecem pelnamente.


Postado Por: vdrezende
Data de Publicação: 17 Jul 2011 as 18:38
Originalmente postado por homervegan homervegan escreveu:

Existe uma solução fácil para isso: ocupe a faixa!

Andar muito próximo ao meio fio dá aquela ideia ao motorista que "tá apertadinho mas dá para passar" e é aí que ele vai passar muito perto e te irritando. Eu tento usar pelo menos 1/3 da faixa, o meu pensamento é que eu ocupo a faixa de maneira que ele tenha que ir para a outra faixa para me ultrapassar assim eu crio uma zona de segurança.

E quando estou na faixa da direita e tem uma rua a frente que permite virar à direita o único jeito de não levar uma fechada é ocupar mesmo a faixa, quando estiver próximo a esquina é ir para o meio da faixa e sinalizar com o braço pedindo para diminuir a velocidade, passou a esquina eu volto para o 1/3. Já evitei dezenas de fechadas dessa forma.

Um ciclista que sinaliza com o braço exerce uma força muito grande, eu sinalizo com o braço mesmo quando vou um pouco mais para a esquerda para desviar de algo.


Concordo contigo, mas ontem quando fui chamado de palhaço e orientado a pedalar no parque estava justamente ocupando a faixa.
Também sinalizo meus desvios e mudanças de faixa com os braços. Muitos respeitam, outros fingem não ver e não me deixam passar.


Postado Por: luiz rio
Data de Publicação: 18 Jul 2011 as 18:33
Originalmente postado por vdrezende vdrezende escreveu:

Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

[...] dirigem com sono, com pressa, com dor de barriga, bêbados, fumados de maconha, falando no celular, discutindo com a mulher, buzinam que nem desesperados, andam com escapamento soltando fumaça, batem "pegas", etc, etc, etc....
[...]


Luiz, apenas uma correção: apenas os ciclistas fazem uso de maconha para sair atrapalhando o trânsito. Tongue

E essa expressão "Batem 'pegas'", o que significa? Embarrassed

Agora falando sério, CNH dá a falsa ilusão de que a pessoa está apta a dirigir, o que muitas vezes não traduz a realidade. Se fizermos uma pesquisa rápida veremos que a maior parte dos motoristas não conhecem boa parte das leis de trânsito. Essa questão de respeitar 1,5 m, por exemplo, eles desconhecem pelnamente.


Oi vdrezende,

É claro que ciclistas e todo mundo fuma maconha (eu não fumo), mas a questão aqui não é, fumar ou não, maconha e, sim, fumar maconha e dirigir.....e achar que isso está CERTO!

"Bater pega" significa apostar uma corrida numa via urbana.

Os motoristas diriam que os ciclistas também "batem pegas" nas vias públicas e não está certo também....mas o ponto, como já citei antes, é que, quando um ciclista faz uma M... do tamanho de um bonde, ninguém morre por causa disso.

Claro que os ciclistas também devem ser punidos quando fazem uma burrada, mas, infelizmente, existe uma diferença entre andar de patins, bicicleta ou carro.
Quando se dirige um carro, tem que ser responsável por isso.

Com ou sem intenção, você está colocando vidas em jogo.

A CNH é uma piada. O DETRAN avalia a condição do motorista de acordo com sua habilidade de conduzir a máquina, mas dirigir é mais do que conduzir uma máquina, é aptidão pra se viver em sociedade e aceitar que todos tem que andar juntos, cada um com sua dificuldade e singularidade e aceitar essas diferenças numa boa.
Se um motorista não sente culpa pela possibilidade de se machucar alguém, logo, não poderia ser um motorista.

Um motorista deve ter um senso de preservação e proteção de seu semelhante. Caso contrário, não deveria dirigir.


Postado Por: leogodoy
Data de Publicação: 18 Jul 2011 as 19:55
É triste demais, aqui em São Paulo às vezes tenho a sensação de que não há problema algum em andar de bike, que o motorista aceitou o ciclista como igual, e que o mundo enfim está no caminho certo... pra dois quarteirões depois tomar uma buzinada e ouvir um "tira essa merda da frente" de um taxista.


Postado Por: Adilson
Data de Publicação: 18 Jul 2011 as 21:59
Originalmente postado por vdrezende vdrezende escreveu:


Adilson, esse caso que você relatou é absurdo. O cara ao menos sofreu um processo e pagou os danos?


Na ocasião do acontecido eu fazia parte da lista de emails da "bicicletada" daqui, depois sai da lista e não sei o que deu, no máximo uma bike nova




Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 18 Jul 2011 as 22:26
Sei como você se sente e sei como é ruim, mas sou obrigado a te dar boas vindas à rotina de ciclista urbano.

-------------
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: lyra
Data de Publicação: 18 Jul 2011 as 22:53
poisé... também vou dizer o "aconteceu comigo tb". Mesmo tomando os demais cuidados, como por exemplo não ficar colado no meio fio, mantendo uma certa distancia como area de escape. No entanto o que mais tem me irritado é tomar "finas" não dos motoristas normais, mas sim dos supostos "profissionais" motoristas de ônibus! O chato é que vc fica meio atordoado e nem pensa em anotar o número/placa.

Estava pensando em colocar uma antena no lado esquerdo do guidão, flexivel, mas de preferencia com alguma ponta. se passar perto demais vai arranhar a lataria :-). Claro que isso vai gerar problemas e eu não vou fazer, mas que dá vontade dá.


-------------
http://ciclobits.blogspot.com


Postado Por: luiz rio
Data de Publicação: 19 Jul 2011 as 12:57
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

É triste demais, aqui em São Paulo às vezes tenho a sensação de que não há problema algum em andar de bike, que o motorista aceitou o ciclista como igual, e que o mundo enfim está no caminho certo... pra dois quarteirões depois tomar uma buzinada e ouvir um "tira essa merda da frente" de um taxista.


Leogodoy,
Isso é muito desagradável mesmo....Mas por outro lado, isso não acontece só com o ciclista.
Os motoqueiros também ouvem buzinadas e ofensas, assim como os outros carros, Caminhões e ônibus.

O fato é que tem motoristas que acham que a rua é para uso particular. Qualquer pessoa que esteja em sua frente, representa uma "invasão" no espaço que ele pensa que é dele.

Não se sinta mal porque um motorista te xingou. Esse tipo de motorista xinga todo mundo e não é pessoal. Geralmente é alguém que está com raiva da própria vida que leva.

Eu costumo rir de alguém que me xinga no trânsito....só não rio quando o FDP me empurra....aí não tem graça, pois a grosseria vira uma tentativa de homícidio.


Postado Por: luiz rio
Data de Publicação: 19 Jul 2011 as 13:00
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

poisé... também vou dizer o "aconteceu comigo tb". Mesmo tomando os demais cuidados, como por exemplo não ficar colado no meio fio, mantendo uma certa distancia como area de escape. No entanto o que mais tem me irritado é tomar "finas" não dos motoristas normais, mas sim dos supostos "profissionais" motoristas de ônibus! O chato é que vc fica meio atordoado e nem pensa em anotar o número/placa.

Estava pensando em colocar uma antena no lado esquerdo do guidão, flexivel, mas de preferencia com alguma ponta. se passar perto demais vai arranhar a lataria :-). Claro que isso vai gerar problemas e eu não vou fazer, mas que dá vontade dá.


Comentário perfeiro Lyra!

O susto é tão grande que a gente não lembra de anotar nada.

Dá uma vontade louca de adaptar um "sistema de destruição" de carros na bike. Eu também não vou fazer isso, mas que dá vontade, dá...LOL


Postado Por: brener123
Data de Publicação: 20 Jul 2011 as 16:50

Já me jogaram tomates na via dutra, (um feirante mardito). Estou atras de um retrovisor bom para colocar na minha elite, em vias movimentadas é susto com buso na certa.



-------------
Estou gordo....


Postado Por: Adilson
Data de Publicação: 20 Jul 2011 as 17:48
Originalmente postado por brener123 brener123 escreveu:

Já me jogaram tomates na via dutra, (um feirante mardito). 


Sei que a coisa é séria mas não deu pra segurar as gargalhadasLOL

Essa foi inédita


Postado Por: LUW
Data de Publicação: 20 Jul 2011 as 18:34
Muito pior foi eu, que flatulei diversas vezes em direção aos carros que vinham atrás. Aliás, faço sempre isso.
Levanto a busanfa, enganando o incauto atrás pois pensa que estou para dar um sprint, mas dou-lhe foi é gases mesmo.

Vê se assim aprende a largar a gaiola em casa e usar a magrela.


-------------
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!


Postado Por: leogodoy
Data de Publicação: 20 Jul 2011 as 18:36
Originalmente postado por luiz rio luiz rio escreveu:

Não se sinta mal porque um motorista te xingou. Esse tipo de motorista xinga todo mundo e não é pessoal. Geralmente é alguém que está com raiva da própria vida que leva.

Eu costumo rir de alguém que me xinga no trânsito....só não rio quando o FDP me empurra....aí não tem graça, pois a grosseria vira uma tentativa de homícidio.


Ah, sim, Luiz. Eu também tenho estado bem zen. É uma sensação apenas de que "ainda não tá tudo como deveria ser", mas pessoalmente não vou me abalar pq um motorista saiu acelerando pra mostrar que tava se sentindo "preso" atrás de mim.

Teve uma vez que eu deveria ter ficado PUTO mesmo, mas acabei achando engraçado, foi quando tentaram me acertar com uns objetos que inicialmente nao identifiquei, mas depois descobri que eram aquelas peças de plástico para espremer suco de laranja.


Postado Por: vdrezende
Data de Publicação: 24 Jul 2011 as 15:14
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Sei como você se sente e sei como é ruim, mas sou obrigado a te dar boas vindas à rotina de ciclista urbano.


Pois é, infelizmente estou me tornando um ciclista urbano de fato.


Postado Por: vdrezende
Data de Publicação: 24 Jul 2011 as 15:18
Originalmente postado por brener123 brener123 escreveu:

Já me jogaram tomates na via dutra, (um feirante mardito). Estou atras de um retrovisor bom para colocar na minha elite, em vias movimentadas é susto com buso na certa.



Realmente é difícil mas não rir num primeiro momento, mas é absolutamente repugnante esse tipo de acontecimento.
O que faz uma pessoa se sentir no direito de jogar tomate em outra? Por que um fdp como esse se sente no direito de agredir alguém que está pedalando?
Olha, é errado, mas compartilho da vontade dos colegas de instalar um sistema de riscar automóveis.


Postado Por: vdrezende
Data de Publicação: 24 Jul 2011 as 15:20
Originalmente postado por LUW LUW escreveu:

Muito pior foi eu, que flatulei diversas vezes em direção aos carros que vinham atrás. Aliás, faço sempre isso.
Levanto a busanfa, enganando o incauto atrás pois pensa que estou para dar um sprint, mas dou-lhe foi é gases mesmo.

Vê se assim aprende a largar a gaiola em casa e usar a magrela.


LOL
Mas Luciano, o resultado disso será bem limitado, não? Será que o motorista sentirá o odor? LOL

LOL


Postado Por: luiz rio
Data de Publicação: 24 Jul 2011 as 20:20
Originalmente postado por vdrezende vdrezende escreveu:

Originalmente postado por LUW LUW escreveu:

Muito pior foi eu, que flatulei diversas vezes em direção aos carros que vinham atrás. Aliás, faço sempre isso.
Levanto a busanfa, enganando o incauto atrás pois pensa que estou para dar um sprint, mas dou-lhe foi é gases mesmo.

Vê se assim aprende a largar a gaiola em casa e usar a magrela.


LOL
Mas Luciano, o resultado disso será bem limitado, não? Será que o motorista sentirá o odor? LOL

LOL


Depende do que o Luciano comeu. Se for bem possante, pode antingir algum resultado...LOL


Postado Por: LUW
Data de Publicação: 24 Jul 2011 as 21:39
Indepnedente do resultado prático, a satisfação pessoal é enorme.

-------------
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!


Postado Por: ElVerdugo
Data de Publicação: 24 Jul 2011 as 22:16
Tem um colega meu que sim, com certeza os motoristas ouviriam o barulho da flatulência indo na direção deles, assombroso....

LOL


-------------
"Neil Peart" - Alfameq Stroll 21´
"Geddy Lee" - Peugeot Mixte

I will choose a path that's clear, I will choose free will...
Ciclista sempre, apesar de todas as adversidades...
#SoyCeleste



Postado Por: Adilson
Data de Publicação: 24 Jul 2011 as 22:32
Já até coloquei minha marcar com filtro, o papo aqui tá fétido LOL


Postado Por: carlos.e
Data de Publicação: 31 Jul 2011 as 03:40
Apesar de todos os desabores, sinto inveja de vocês que vão trabalhar de bike. Para mim ficaria impossível, pois seguer um lugar seguro teria para deixar a bike.
Porém, nos roles de fim de semana, já sofri tudo isso que relataram. Já xinguei. Já fiquei de boa.
Nada justifica uma agressão de um motorista, pois a desproporcionalidade é gigante. Tenho uma birra pessoal de motoristas de ônibus e de taxis (esses últimos mesmo quando estou de carro).
Mas a luta continua, companheiros! Creio que quanto mais bikers tomarem a iniciativa de pedalar suas magrelas pelas ruas, quem sabe um dia o "bicho" ciclista se torne mais conhecido e com isso passe a ser respeitado.


-------------
Pedalar é preciso...


Postado Por: vdrezende
Data de Publicação: 31 Jul 2011 as 14:27
Pessoal,
a estratégia de ocupar a faixa é muito boa. Na sexta à noite fui comer um lanche com minha companheira e estávamos descendo por uma rua do centro de Campinas estreita e pouco movimentada durante a noite. Ela estava na minha frente e tinha um taxista atrás louco para nos ultrapassar. Em um determinado trecho percebi que ele forçaria a ultrapassagem e que tiraria uma fina da minha companheira que poderia desequilibrá-la. O que fiz? Fui para o meio da rua e ele teve que esperar quietinho atrás. Quando atingimos um trecho em que não haviam carros estacionados, abrimos e ele passou sem nos causar problemas.
Tenho feito isso em todos os trechos que não existe espaço seguro para que os carros me ultrapassem. Especialmente quando estou com minha companheira, pois prefiro deixá-la na frente para "protegê-la" em trechos estreitos.
É fato que praticamente nenhum motorista conhece a lei de respeitar 1,5 m de distância lateral, ocupando a faixa eles não podem nos ultrapassar.


Postado Por: hunabku
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 02:51
Eu sou de Campinas, as ruas do centro são apertadas.

Apesar deste forum ser de bikers, acho que a questão deve ser refletida profundamente em outros ângulos e não somente by bikers lovers.

Veja bem você sai com sua bike de 11kg nas ruas para competir com os carros em uma cidade onde não existe um planejamento para ciclista, e faz isto com base na lei que diz que um veículo deve permanecer a 1,5m de distância da bike.

O ciclismo não consta no histórico da cultura do brasileiro e hoje em dia a moral e os valores de vida estão muito abaixo da média. Eu diria que é um suicídio sair de bike e enfrentar os carros na ruas de Campinas.

Na sua cabeça está correto sair de bike e andar a 30km /h nas ruas, só que na cabeça do motorista você está errado, está de bike atrapalhando o trânsito.

Você pode alegar que existe uma lei de transito, mas na realidade o motorista está de carro e você de bike... quem tem mais a perder?

Não se consegue nada arriscando a vida deste jeito, é imprudência, desrespeito com a própria vida.

O que deve ser feito é exigir dos político uma infra-estrutura adequada para que seja possível utilizar a bike com segurança nas ruas.

Sair de bike com uma bandeira declarando guerra não vai levar a lugar algum.


Postado Por: FPavão
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 02:59
Desrespeito com a vida é não andar de bicicleta na rua.

Não digo que devemos declarar guerra, mas nos sentir derrotados também não funciona. Pra mim é como se fosse uma questão de hábito. Se você andar todo dia com sua bicicleta na rua, usando seu espaço, uma hora os motoristas vão aprender que aquele é teu lugar mesmo.


Postado Por: Liternit
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 03:07
Pavão vem tentar isso em SP pra ver onde vai estar daqui 1 ano, o Huma foi muito sensato não adianta achar que podemos mudar sozinho não vou colocar a minha vida em risco a solução esta em planejar a cidade para a bicicleta.


Postado Por: hunabku
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 03:11
Desrespeito com a vida é colocar sua vida em risco a troco de um idealismo, que no caso está ligado a gostar de andar de bike.

Isto está além do hábito.
As pessoas possuem atualmente desvios de características devido ao rumo que a sociedade tomou nas últimas décadas.

A maioria das pessoas agem por impulso e não racionalizam uma situação.

No meio disto está você de bike de 11kg, não é assim que funciona, não é preciso morrer vários ciclistas para que exista um movimento que pressione o governo a fazer alguma coisa.

Esta movimento pode acontecer antes de ocorrer as tragédias.


Postado Por: vdrezende
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 03:20
Originalmente postado por hunabku hunabku escreveu:

Eu sou de Campinas, as ruas do centro são apertadas.

Apesar deste forum ser de bikers, acho que a questão deve ser refletida profundamente em outros ângulos e não somente by bikers lovers.

Veja bem você sai com sua bike de 11kg nas ruas para competir com os carros em uma cidade onde não existe um planejamento para ciclista, e faz isto com base na lei que diz que um veículo deve permanecer a 1,5m de distância da bike.

O ciclismo não consta no histórico da cultura do brasileiro e hoje em dia a moral e os valores de vida estão muito abaixo da média. Eu diria que é um suicídio sair de bike e enfrentar os carros na ruas de Campinas.

Na sua cabeça está correto sair de bike e andar a 30km /h nas ruas, só que na cabeça do motorista você está errado, está de bike atrapalhando o trânsito.

Você pode alegar que existe uma lei de transito, mas na realidade o motorista está de carro e você de bike... quem tem mais a perder?

Não se consegue nada arriscando a vida deste jeito, é imprudência, desrespeito com a própria vida.

O que deve ser feito é exigir dos político uma infra-estrutura adequada para que seja possível utilizar a bike com segurança nas ruas.

Sair de bike com uma bandeira declarando guerra não vai levar a lugar algum.


Meu caro,
antes de mais nada, eu não estou competindo com ninguém e tampouco brincando com a minha vida. Também não estou declarando guerra a ninguém.
Eu tenho o direito de utilizar minha bike como meio de transporte e fiz esta opção.
Eu moro no centro de Campinas e consequentemente vou ter que encarar trânsito, ruas estreitas etc. para poder sair de casa. Ou será que só posso sair da minha casa protegido or uma armadura de metal com 4 rodas?
Algumas pessoas optam pela bike como simples meio de lazer. Aqui em Campinas muitos bikers colocam a magrela no carro e vão para a Lagoa dar voltas por lá. É um direito delas também, mas eu não vejo a bike como simples meio de lazer.
Para chegar até a Lagoa eu pedalo e isso já é parte do meu treino.

Essa questão do ciclismo não fazer parte da cultura do brasileiro é bem relativa. Depende muito do lugar de onde se fala. Em várias cidades a bike é o principal meio de transporte. Mesmo em cidades grandes,  as bikes são amplamente utilizadas como meio de transporte, especialmente nos bairros periféricos.

Eu não me considero imprudente como você sugere. Eu pedalo dentro das leis de trânsito e ponto.

Sinceramente, sua postura é bastante retrógada. Exigir infraestrutura não entra em conflito com pedalar. Parece que você prefere ficar sentado esperando que num belo dia possamos pedalar tranquilamente por ciclovias.

Insisto eu e muitas pessoas optamos pela bike como meio de transporte porque temos o direito de fazer tal opção.


Postado Por: leogodoy
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 03:23
O movimento parte de cada um colocar sua bicicleta na rua. Quem não quiser se "arriscar" em uma bicicleta, sinta-se à vontade se arriscando em um carro, o meio de transporte mais mortal que existe. 

Posso morrer andando de bike, mas posso morrer também engasgado com um pedaço de frango, então prefiro fazer o que eu acho certo. Certo pra minha saúde, certo pra estrutura de uma cidade como São Paulo, etc. 


Postado Por: Adilson
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 03:27
Originalmente postado por hunabku hunabku escreveu:

Eu sou de Campinas, as ruas do centro são apertadas.

O que deve ser feito é exigir dos político uma infra-estrutura adequada para que seja possível utilizar a bike com segurança nas ruas.


Amigo,
Entendo o seu ponto de vista, porém discordo completamente.

Não há como exigir dos politicos que façam algo por um grupo inexistenteWink
Se o ciclista deixar de existir no transito logo não há motivos pra se fazer nada, até por que seria ilógico que façam algo por alguém que não existe.LOL

Entendeu!

Não importa a largura das ruas e avenidas, elas sempre estarão estreitas para o s ciclistasAngry
Além disso se elas já são estreitas fica mais dificil  a implantação de infra-estrutura, logo o que precisa mudar não é a geografia e sim a cultura.

Concordo que não dá pra guerrear com os motoristas, de guerra já basta a que existe entre eles (os motoristas). Ouch

Se vc não se sente seguro pra sair pelas ruas de bike, acho que não deve sair, motorista é igual a cachorro (sem querer ofender) sente "cheiro de medo" e quanto mais se tem mais ele ataca.Wink




Postado Por: FPavão
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 03:27
Pra mim não cola esse papo de que a sociedade está ruim e não tem educação ultimamente. As pessoas sempre foram assim. Não piorou nada,na verdade até melhorou.

Não conheco são paulo, mas não acredito que alguém vá passar por cima de outro só por que esse outro estava na frente. Não é qualquer um que tem o sangue frio pra fazer isso.

Também não acho que vou mudar o trânsito sozinho. Nem vou morrer fazendo isso (espero). O que eu vou fazer é continuar andando, todo dia, assim como todos outros ciclistas, até que tenhamos o espaço merecido.


Postado Por: leogodoy
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 03:42
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:


Não conheco são paulo, mas não acredito que alguém vá passar por cima de outro só por que esse outro estava na frente. Não é qualquer um que tem o sangue frio pra fazer isso.

Aqui é péssimo. Mas é horrível pra quem anda de carro também. 

Eu tive medo de pedalar nas ruas por dez anos. Aí resolvi arriscar, e quer saber, tou muito tranquilo. 

Há muito exagero, assim como há exagero em relação à violência no Rio. Sabe gente que acha que se vc sair na rua no Rio vai tomar uma bala perdida? É exatamente isso. 




Postado Por: Filipe C
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 04:01
É por isso que eu parei de pedalar desde março/2010. Fui atingido em uma rótula. Foram só 3 pontos no queixo, danos materiais ( +- R$2000), mas e o trauma psicológico? Continuo bloqueado, virei sedentário, perdi muito da saúde e o gosto por fazer o que mais gostava. E isso tem abalado muito meu humor ultimamente...

PS.: A motorista ao menor parou, me levou ao hospital, pagou os R$2000 sem reclamar e me ligou algumas vezes logo após o acidente para saber como eu estava. Algo raro hoje em dia!


Postado Por: hunabku
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 04:24
É matemática.
As estatísticas estão nos jornais e na TV todos os dias e elas não erram.

A pergunta a ser respondida é a seguinte:

"Você não se importa com a sua vida a ponto de pagar para ver, bater no peito e dizer ser machão e acabar com o seu nome nas estatísticas como sendo mais um herói biker idealista?"

É esta a pergunta a ser feita a si mesmo.
Os políticos não vão fazer nada? Vão sim senhor, eles existem para isto.
Isto sim é retrógrado, votar em um político e já ter em mente que ele não vai fazer nada... isto que está errado, e é um dos principais defeitos do brasileiro, não é a toa que o país está um caos.

Não da para exigir direitos para um grupo que "não existe"?
Como não existe? É este grupo que está unido e exigindo ações aos governantes.

Esta energia e até "raiva" que possuem a ponto de pegar a bike e se arriscar nas ruas deveria ser convertida em ações organizadas junto aos políticos.

Vocês podem bater no peito e falar bonito que é um direito andar de bike nas ruas e que não vão se dar por vencidos ( como se o sentimento de derrota fosse algo esperado )

Mas no final, tudo não passa de sirenes, manchetes nos jornais, cicatrizes e sequelas... passa-se 6 meses ninguém mais lembrará de nada... a não ser o biker que estará marcado para sempre... seja na mente ou no físico.

O jogo é político e não emocional, deve-se pensar com inteligência.


Postado Por: Liternit
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 04:31
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

O movimento parte de cada um colocar sua bicicleta na rua. Quem não quiser se "arriscar" em uma bicicleta, sinta-se à vontade se arriscando em um carro, o meio de transporte mais mortal que existe.


Isso deveria ser o dever da prefeitura e não vou discutir o meio mais perigoso de transporte até por que desconheço estatísticas mas garanto que um acidente entre um carro e bicicleta sempre quem leva a pior sera o mais fraco.

Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Posso morrer andando de bike, mas posso morrer também engasgado com um pedaço de frango, então prefiro fazer o que eu acho certo. Certo pra minha saúde, certo pra estrutura de uma cidade como São Paulo, etc. 


Vai la pega a marginal, rebouças, nove de julho no final de tarde e seja feliz.Eu so acho possivel quando fizeram o que fazem em outras cidades com faixas exclusivas, acesso a metro, guarda bike.

o mundo inteiro sabe a importancia de transporte alternativo ter ou não ciclista na rua não muda isso, claro que é importante criar uma cultura mas precisa existir infra, São Paulo com a ciclovia de domingo é um passo.


Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Pra mim não cola esse papo de que a sociedade está ruim e não tem educação ultimamente. As pessoas sempre foram assim. Não piorou nada,na verdade até melhorou.

Não conheco são paulo, mas não acredito que alguém vá passar por cima de outro só por que esse outro estava na frente. Não é qualquer um que tem o sangue frio pra fazer isso.


Em São Paulo as pessoas perdem o dia no transito e junto a civilidade, aqui existe um boa parte que não exita em jogar veiculo contra o que for parece que existe uma desconexão da realidade e que por um momento as pessoas não sabem as consequencias. Já vi a coisas mais insolitas no transito.


Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:


Também não acho que vou mudar o trânsito sozinho. Nem vou morrer fazendo isso (espero). O que eu vou fazer é continuar andando, todo dia, assim como todos outros ciclistas, até que tenhamos o espaço merecido.


Concordo mas você deve entender que em alguns lugares isso é muito mais facil de se fazer, exemplo por mais absurdo que o transito seja no Rio você tem toda orla em São Paulo não existe isso é possivel andar por vicinais mas é muito tenso quando o trafego acontece em grandes vias.


Postado Por: SANGELO
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 15:32
Vejo que o prolema não é apenas entre bicicletas e veículos, mas envolve também pedestres. Parece que quando o cidadão recebe a carteira de motorista ele recebe também uma licença para poder passar em qualquer velocidade e em qualquer lugar sem se preocupar com ciclista ou pedestre.  Parar em faixa para pedestre!  Nem pensar.
Ao receber a CNH os motoristas também deveriam receber muitas recomendações. Ao causar um acidente, os responsáveis deveriam ser severamente punidos. Ao atropelar uma pessoa, esse deveria pagar todas as despesas e o salário até que esse se recupere.  Ao matar, ele deveria pagar o salário do camarada para a família até os filhos terminarem a faculdade ou algo assim.
Os ciclistas estão fazendo muita coisa, mobilizando camadas da sociedade, políticos e diversas maneiras para mostrar que a bicicleta não provoca transito, não polui e é saudável.  Isso é feito em grupo e individualmente também, pois acredito que ciclista não funciona como torcida organizada que só se manifesta em grupo.
Se ficar em casa, sem pedalar e esperar por ciclovias que o governo promete, talvez voltaria a andar de bicicleta aos 70 anos.
Quero andar de bibicleta, quero uma cidade mais harmoniosa, quero poder andar tranquilamente nos ônibus e metrô, quero poder caminhar pelas calçadas e poder atravessar  ruas sem ter que correr por causa dos veículos. 
Quero mais educação.



-------------
Angelo


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 15:40
Sinceramente, esta história de que todo ciclista é um mártir parece vir de quem não tem muita ideia do que é pedalar na cidade. Os casos de ciclistas mortos são excessões, assim como os de motoristas mortos também o são entre os motoristas.

Gostaria de saber se os colegas acham que motociclistas não deveriam mais andar na rua, pois são, disparado, o grupo mais atingindo pela violência no trânsito. Pedestres também são extremamente afetados. Os amigos não saem a pé na rua?

Duvidam? Busquem no Google por pesquisas acerca do assunto. Dois lilnks que encontrei em rápida pesquisa de trinta segundos:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89101998000200004&script=sci_arttext - Características da mortalidade por acidentes de trânsito em localidade da região Sul do Brasil
http://elo.com.br/portal/noticias/ver/208828/motociclistas-sao-as-principais-vitimas-de-acidentes-de-transito-.html - Motociclistas são as principais vítimas de acidentes de trânsito

-------------
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: allmondega
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 15:49
Como diz o velho ditado "Quem tem hunab-ku tem medo"  Embarrassed Eu também tenho. 
Já fui atropelado de bike duas vezes sendo numa com certa gravidade.
 Não me considero machão tampouco mártir de causa alguma mas, é certo que nem cogito a hipótese de parar de andar de bike na rua. Tomando os cuidados adequados e sendo defensivo na condução os riscos diminuem consideravelmente .
 O resto é trauma de quem já se acidentou ou paranoia mesmo de quem tem fobia de trânsito.


-------------
Até os macacos caem das árvores


Postado Por: vdrezende
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 15:51
Pois é esta a questão, eu entendo o medo e o receio dos dois colegas que se manifestaram contrários ao uso urbano da bike, mas como disse, nós temos o direito de usá-las como meio de transporte.
Usufruir deste direito não significa ser "machão", "herói", "mártir", "irresponsável", "imprudente", ou qualquer outra definição que utilizaram.
Nós que utilizamos as bikes como meio de transporte fizemos uma opção. Muitas pessoas utilizam porque não possuem condições financeiras para utilizar outro meio de transporte. Eles também seriam mártires? Aqueles trabalhadores que se dirigem diariamente para o trabalho de bike por não terem condições de fazê-lo de outra forma também são imprudentes? Ou isso só se aplica para aqueles que poderiam ter um carro, mas optaram por não tê-lo?
Como a maioria dos colegas afirmou, movimentos e reivindicações existem e estão ganhando espaço. O que não dá é para ficar atrás de um volante esperando que num belo dia existam condições perfeitas para se pedalar.
O que mais me irrita nisso tudo, é ser chamado de imprudente e irresponsável por outros ciclistas. É ouvir que eu arrisco minha vida por um idealismo juvenil.
O Odir citou em outro tópico que existem "gerentes" de passeios ciclísticos em SP que acham que o lugar das bikes não é na rua. Pois parece ser este o caso dos dois colegas aqui. Bike para trilhas e passeios em grupo tudo bem, mas como meio de transporte não.



Postado Por: Carlos sp
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 16:28
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

É triste demais, aqui em São Paulo às vezes tenho a sensação de que não há problema algum em andar de bike, que o motorista aceitou o ciclista como igual, e que o mundo enfim está no caminho certo... pra dois quarteirões depois tomar uma buzinada e ouvir um "tira essa merda da frente" de um taxista.
 
Em SP isso é comum,seria estranho se fosse ao contrário,te garantoOuch.
Taxista,(alguns não dá para generalizar,mudou muito de um tempo para cá)são uma raça FDP mesmo,eu também procuro ficar zen,quando saio para pedalar,não me esquento com buzinadas ou fechadas,desde que não encoste em mim.
Num domingo,fim de feriado prolongado, a cidade fica uma beleza pra pedalar e numa avenida "quase"sem carro,quando saio de um sinal,levo uma puta buzinada e um tira essa merda da rua,de um taxista!nem me irritei,só mandei aquele sinal"simpático"de OK,e o cara resolveu ir devagar a minha frente(fazer graça,pois estava com o carro cheio).
Como esse tipo de parasita não me assusta,continuei subindo a avenida,já prevendo uma possível reação e esse taxista freia bem na minha frente,como não me acertou fisicamente,nem liguei,só mandei outro OK pra ele,no final da ladeira ele joga o carro em mim,que para azar dele não caí,mas derrubei o retrovisor dele!Aí o sangue ferveu acabou meu estilo zen,mas em vez de ele descer e discutir ele resolveu fugir,mas teve que parar no sinal.Aí a conversa mudou,ele não queria confusão,pois estava com a famíla no carro e não iria descer,e quando o sinal abriu,pasmem ele tentou denovo me atropelar,mas a única coisa que conseguiu foi ganhar um belo pontapé na porta e um vidro estouradoEvil Smile
Aqui se faz,aqui se paga!  
 


Postado Por: Liternit
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 16:34
Ficaram magoados com a opinião do Huna?

Igalick é muito baixo o numero de ciclistas para existir uma comparação, depois cada cidade é uma cidade, eu falo sobre a minha região em São Paulo. Motoqueiro sobrevive sendo um dos grupos mais agressivos no transito é normal ver um motoqueiro chutar um carro em SP.

Mas o fato é que não é possivel andar de bike de forma correta em SP, a unica forma de andar nas principais vias é colado na calçada onde não existam pontos de onibus ou andar entre duas pistas sobre a faixa.

Se tentar ocupar uma faixa vai tomar busina, fina de proposito e provavelmente num dia de furia vai arrumar uma briga.

allmondega onde no RJ você anda de bicicleta?


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 17:28
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Igalick é muito baixo o numero de ciclistas para existir uma comparação, depois cada cidade é uma cidade, eu falo sobre a minha região em São Paulo.

Sim, o número de ciclistas é muito baixo, e, além disso, certamente os dados dessas pesquisas devem ser bem furados aqui no Brasil, não levando em consideração diversos fatores que deveriam ser levados. Mesmo assim, somos obrigados a trabalhar com o que temos, não?

Quanto à questão da cidade, basta você dedicar um pouco de tempo à uma busca por dados relativos à ela. Inclusive, provavelmente a maioria dos estudos nesta área devem refletir dados de São Paulo.

Mesmo assim, não entendo porque você faz tanto escarcéu quanto à morte de ciclistas mas parece não ligar para os vários motociclistas e pedestres que morrem diariamente no trânsito.

Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Mas o fato é que não é possivel andar de bike de forma correta em SP, a unica forma de andar nas principais vias é colado na calçada onde não existam pontos de onibus ou andar entre duas pistas sobre a faixa.

Se tentar ocupar uma faixa vai tomar busina, fina de proposito e provavelmente num dia de furia vai arrumar uma briga.

Realmente eu não posso falar por São Paulo, mas, aqui onde moro, confusão é excessão. A grande maioria dos motoristas respeitam o ciclista, sem tirar fina ou buzinar. É claro que basta um mané para ferrar com um ciclista. Reconheço.


-------------
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: leogodoy
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 20:04
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Isso deveria ser o dever da prefeitura e não vou discutir o meio mais perigoso de transporte até por que desconheço estatísticas mas garanto que um acidente entre um carro e bicicleta sempre quem leva a pior sera o mais fraco.


OK, em um acidente entre um carro e bicicleta isso vai acontecer mesmo. Mas você sai de casa prevendo o acidente? Imagino que você não viaje também, porque em um acidente na estrada, o ser humano vai levar a pior.

Esse argumento seu pode ser verídico, mas ele não adiciona para a discussão. Há caminhões e ônibus na rua, nessa medida então os carros e motos não deveriam circular.

Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Vai la pega a marginal, rebouças, nove de julho no final de tarde e seja feliz.Eu so acho possivel quando fizeram o que fazem em outras cidades com faixas exclusivas, acesso a metro, guarda bike.


Olha, até pego, mas sei que estou errado. O certo é andar em vias onde você consegue desenvolver uma velocidade compatível. E nessas avenidas, no final da tarde, você só conseguiria andar entre as faixas, e aí sim é suicídio.

Dá sim pra andar em São Paulo evitando as grandes avenidas, e isso é perfeitamente possível. Não é burrice nem loucura, é só evitar o medo e fugir da preguicinha de pegar o carro até pra ir pra padaria da esquina.


Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Mas o fato é que não é possivel andar de bike de forma correta em SP, a unica forma de andar nas principais vias é colado na calçada onde não existam pontos de onibus ou andar entre duas pistas sobre a faixa.

Se tentar ocupar uma faixa vai tomar busina, fina de proposito e provavelmente num dia de furia vai arrumar uma briga.


ALÔ CICLISTAS INICIANTES QUE ESTÃO LENDO O POST DO Liternit: NÃO LEVEM EM CONSIDERAÇÃO O QUE ELE ESTÁ FALANDO, OU PODEM ACABAR MORTOS.

Sério: andar perto da calçada é pedir para morrer. NEM FODENDO que eu deixo de ocupar a faixa. Quem anda perto da calçada abre espaço pro motorista que vem atrás achar que "cabe" o carro ali, e ai o que pode acontecer: você toma um toquinho no guidão, leva um tombo e vai parar embaixo da roda do veículo.

OCUPEM AS FAIXAS. Buzina não mata ninguém.


Postado Por: Liternit
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 20:58
LGalick nunca falei que não ligo não sei de onde você tirou isso.

Leo andando em ruas pequenas claro que da para ocupar faixa, estou falando na Faria Lima, Berrini, já vi ciclista tentar e se dar mal, falar que so vão buzinar é pouco. Eu mesmo já fui fechado de proposito depois que me ultrapassaram, já vi motoristas passando e depois brecando bruscamente.

Falar que da para andar nas ruas vicinais isso é obvio e já tinha dito antes.

Agora vai ver Faria Lima as 18:00 sempre tem ciclistas e todos tocando entre os carros, proximo a calçada e gente experiente, os poucos que vi tentando tomar um faixa não tiveram sucesso por muitos quarteiroes.



Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 21:09
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

LGalick nunca falei que não ligo não sei de onde você tirou isso.

Espero então que você esteja indo em fóruns de motociclistas e de pedestres dizendo que eles não deveriam andar pelas ruas, assumindo o papel de mártires indevidamente. Big smile

No mais, percebo uma mudança em seu discurso, dizendo que é possível trafegar de bicicleta por ruas mais tranquilas. Pois saiba que é justamente isso que um ciclista urbano "de sucesso" faz. Avalia quais seriam os caminhos mais seguros.


-------------
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: Liternit
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 21:17
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Espero então que você esteja indo em fóruns de motociclistas e de pedestres dizendo que eles não deveriam andar pelas ruas, assumindo o papel de mártires indevidamente. Big smile

No mais, percebo uma mudança em seu discurso, dizendo que é possível trafegar de bicicleta por ruas mais tranquilas. Pois saiba que é justamente isso que um ciclista urbano "de sucesso" faz. Avalia quais seriam os caminhos mais seguros.


me passa o link do forum que eu vou lá, enquanto isso tenta ler melhor antes de comentar ou inventar coisas. LOL

Citar Concordo mas você deve entender que em alguns lugares isso é muito mais facil de se fazer, exemplo por mais absurdo que o transito seja no Rio você tem toda orla em São Paulo não existe isso é possivel andar por vicinais mas é muito tenso quando o trafego acontece em grandes vias.


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 21:25
Bom, nesse caso me desculpe, realmente me equivoquei e não reparei que você falou que é possível pedalar por ruas mais tranquilas. Neste caso, por que seria imprudente andar de bicicleta pela cidade se a utilização de tais ruas seria aceitável? Vejo aí um paradoxo.

Quanto aos fóruns, você pode encontrá-los http://www.google.com - aqui . Big smile


-------------
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: Liternit
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 21:31
Porque as vezes não tem como fugir delas, talvez no futuro sim com as ciclovias nas margens dos rios, tirando o cheiro de bosta essa deve ser a solução.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1508392-5605,00-INAUGURADA+CICLOVIA+AS+MARGENS+DO+RIO+PINHEIROS.html

Problema é que as duas saidas são no extremos


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 21:45
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Porque as vezes não tem como fugir delas, talvez no futuro sim com as ciclovias nas margens dos rios, tirando o cheiro de bosta essa deve ser a solução.

Aí eu concordo.

Mesmo assim, acho a ideia do mártir muito exagerada! É bem capaz de alguém que só vai ter que enfrentar ruas tranquilas acabar desistindo ao ver este tipo de discurso. A minha dica é que as ruas movimentadas sejam evitadas ao máximo*. Quando impossível, que o ciclista desça da bicicleta e a empurre pela calçada como um pedestre, caso se sinta inseguro. Se este trecho for muito longo, que se avalie algum trajeto por outro bairro, por mais que sejam necessários alguns quilômetros a mais de pedal.

Eu, por exemplo, moro em um bairro que me permite vir ao serviço sem passar por nenhuma rua movimentada. Se quiser, posso até vir por ruas caóticas, mas evito-as e, graças a Deus, tenho a opção de fazê-lo. Antes eu morava em um bairro mais distante, que me obrigava a pegar algumas ruas movimentadas, já que era obrigado a cruzar o centro da cidade. Situações estressantes ocorriam, mas não de maneira que eu sentisse que minha vida estava sendo arriscada a todo o momento. Se assim fosse, eu provavelmente não teria aguentado os mais de quatro anos de trajetos diários de cerca de 30 km.

Novamente lembro que estou me baseando em minhas experiências em Curitiba, e não em São Paulo.

Há situações em que, na hora do rush, o trânsito completamente parado pode torná-las seguras.


-------------
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: leogodoy
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 21:56
Eu venho pro trabalho (na Alameda Santos, a redação do G1 fica no prédio da antena colorida da Globo) pela ciclovia da Sumaré, Oscar Freire, um trecho da Dr. Arnaldo e da Av. Paulista. Tirando a parte da Paulista, que tende a ter motoristas mais irritados - e eu sei que não deveria estar lá, o ideal pe ficar sempre em ruas menores -, o resto tem sido bem tranquilo.

Abs


Postado Por: leogodoy
Data de Publicação: 01 Ago 2011 as 22:04
Duas coisas:

1) Texto do Pasqualini de hoje, acho válido para a discussão:

http://bicicreteiro.org/2011/08/01/sinalize-sempre-ou-nao/

2) Estatística americana sobre mortes em bikes e mortes no trânsito. São meio desatualizadas, de meados dos anos 90, mas contra-argumento: os números melhoraram, e não ao contrário. E, sim, a comparação com os EUA é válida. É um país voltado para o automóvel, assim como o nosso.


The Fatality Rates Per Million Population

Looking at survivability tells us nothing about how likely a fatality is. In 1991 (published in 1994), the Consumer Products Safety Commission made the http://www.cpsc.gov/cpscpub/pubs/344.pdf - most thorough survey of cycling ever undertaken in this country. Using randomly chosen phone numbers, the survey established accurate figures for the number of phone-owning bicycle users in the US. (This survey did exclude many cyclists who do not own telephones -- the Amish, simple lifers, and many college students.) Unfortunately, to determine the amount of usage, only one bike rider per family was interviewed, and this tended to be the one nearest to the phone, who would more likely be the youngest, and the question was about how much time the person spent riding a bicycle. The results by hours of use are therefore unusable, as children spend more time playing with their bikes than riding on them, and those who bicycled a few hundred miles a year reported more time than those who bicycle thousands of miles a year. In fact, there is a steady decline from 317 hours a year for bike riders under ten to 105 hours for bike riders over fifty. Some other surveys show that people ride more as they get older (although there are fewer of them). However, the population figures from the CPSC study are sound. The figures below include all bicycle-related fatalities, not just those to the riders or those involving motor vehicles. Likewise, the motor vehicle figures include all motor vehicle-related deaths, not just those to the driver and passengers. I have included the entire US population for figuring the motor vehicle fatality rate, as very few people are not at some risk.

Fatality Rate Per Population
Motor Vehicle Travel Bicycle Travel
267.6 million (total US pop.) 67 million bicycle riders
42,000 killed 890 killed (1989 data)
156.8 fatalities per million 13.3 fatalities per million
1 in 6,371 killed 1 in 75,281 killed
Traffic Safety Facts 1997 CPSC 1994

Claro que em um acidente, quem está em uma bike sofre mais risco que quem está em um carro. Isso é ÓBVIO. Porém, quem está em bike tende a sofrer menos acidentes. E é aí que dá pra notar que, sim, é possível colocar a bike na rua.

Chega de medo e chega de desculpa. O ciclismo urbano não é uma guerra como querem pintar por aí. Andar de bike é uma opção viável e cheia de vantagens.

Abs,
Godoy



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net