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Ferramentas: Torquimetro

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição:: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=370
Data:: 23 Nov 2020 as 22:43
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Ferramentas: Torquimetro
Enviado por: alexandro
Assunto: Ferramentas: Torquimetro
Data: 29 Jul 2008 as 06:05
Tenho interesse em adquirir um torquimetro (apesar do alto preço desanimador)  e andei pesquisando por modelos e preços, no Brasil e no exterior.
Caso alguém tenha alguma sugestão e/ou experiencia com modelos de torquimetro, poderiamos descreve-las para orientar ou criar uma referencia de modelos, vantagens desvantagens, preços, custo x beneficio.
Existem varios torquimetros em lojas especializadas em mecanica no Brasil, com preços e qualidades variaveis, sendo que os de vareta são geralmente mais acessiveis. Consegui encontrar os seguintes fabricantes em lojas brasileiras, nenhum deles fabricando modelos especificos para bike, são modelos geralmente para mecânica automotiva mas com uma escala de atuação que pode ser aplicada em peças de bike:
  • http://multipecas.com/torquimetro-estalo-belzer-p-611.html - Torquimetros de estalo e digitais BELZER  ( http://www.belzer.com.br/catalogo/belzer/menu_torquimetros_belzer.htm - http://www.belzer.com.br/catalogo/belzer/menu_torquimetros_belzer.htm );
  • Torquimetros de vareta e estalo Gedore ( http://www.gedore.com.br - http://www.gedore.com.br );
  • Torquimetros de estalo e vareta Tramontina ( http://www.tramontina.com.br/search/search.aspx?language=0&search=torquimetro - http://www.tramontina.com.br/search/search.aspx?language=0&search=torquimetro );
  • Torquimetros de relogio, estalo e vareta Torkfort ( http://www.torkfort.com.br/loja/?gclid=CPvMqLCH6JQCFQZItAodakzEZA - http://www.torkfort.com.br/loja/?gclid=CPvMqLCH6JQCFQZItAodakzEZA );
Os mais baratos (e confiaveis, com certificado de calibração) giram em torno de R$ 350.00. Existem diversas opções em lojas estrangeiras mas é necessario um investimento de no minimo R$200.00. Em lojas estrangeiras, as opções que consegui encontrar de torquimetros especificos para bike foram:
 
  • Parktool - vareta ( http://www.parktool.com/products/category.asp?cat=13 - http://www.parktool.com/products/category.asp?cat=13 );
  • Pedro's - estalo ( http://www.pedros.com/product.aspx?productID=6460600 - http://www.pedros.com/product.aspx?productID=6460600 );
  • Syntace - estalo ( http://www.syntace.com/index.cfm?pid=3&pk=377 - http://www.syntace.com/index.cfm?pid=3&pk=377  e http://www.syntace.com/index.cfm?pid=3&pk=542 - http://www.syntace.com/index.cfm?pid=3&pk=542 );
  • Giustaforza Effetto Mariposa (Butterfly) - estalo ( http://www.effettomariposa.com/prodotti_en.html - http://www.effettomariposa.com/prodotti_en.html );
  • BBB - estalo ( http://www.bbbparts.com/ - http://www.bbbparts.com/ );
  • Ritchey - chave de torque ( http://www.ritcheylogic.com/dyn_prod.php?p=05-252-100&k=97993 - http://www.ritcheylogic.com/dyn_prod.php?p=05-252-100&k=97993 ) e de estalo, este fabricado pela Effetto Mariposa mas com o logo da Ritchey ( http://www.ritcheylogic.com/dyn_prod.php?p=05-322-216&k=97993 - http://www.ritcheylogic.com/dyn_prod.php?p=05-322-216&k=97993 );
  • Snap-on ( http://www.snapon.com/ - http://www.snapon.com/ http://buy1.snapon.com/catalog/catalog.asp?tool=hand - ); 

Quando estava pesquisando as opções de torquimetro, alguns fabricantes e lojistas me passaram algumas informações:

  • torquimetro de varetas são praticos, leves e mais baratos mas menos precisos, pois precisam da avaliação do olho humano;
  • nos limites de medida do torquimetro o erro é maior do que o anunciado pelo fabricante, sendo assim as leituras mais precisas são feitas em torno de 10% antes dos limites e não precisamente nos limites;
  • devem ser periodicamente calibrados;
  • dê preferencia para torquimetros especificos de uma faixa de medida, digamos assim utilize um de 2 a 25 ou 30 Nm e outro para torques de 25 a 120 Nm, como a maioria das peças de bike estão dentro da primeira faixa, seria o torquimetro ideal para aquisição, o outro seria utilizado poucas vezes;
  • trate como uma ferramenta delicada, não guarde com outras ferramentas para evitar danos devido a pancadas e quedas.
Dentre os modelos que encontrei, atualmente tenho preferência pelo Pedro's, Giustaforza Effetto Mariposa (Butterfly) e BBB (custo x beneficio).

Abraços,



Respostas:
Enviado por: roddrigo
Data: 29 Jul 2008 as 06:20
Vi na bicicletaria outro dia um da topeak tb. acredito que para uso em bike este até 25 Nm seja suficiente não?

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Enviado por: the brave
Data: 29 Jul 2008 as 06:34
Valeu pelo tópico.

Apesar de muita gente que possuí componentes e quadro de carbono dizer que o torquímetro é um item dispensável e que o aperto vai pelo "feeling",  optei pelo conservadorismo.

Quando precisei comprar o meu procurei em diversas lojas no Brasil mas só achava as de varetas, que achava não serem as mais adequadas para o uso em bike. No mercado livre tem várias sendo oferecidas.

Optei pela da Pedros pelo preço mesmo.

http://www.jensonusa.com/store/product/TL602J01-Pedros+Pro+Torque+Wrench.aspx - http://www.jensonusa.com/store/product/TL602J01-Pedros+Pro+Torque+Wrench.aspx

Não encontrei em nenhuma loja de bike no Brasil. Somente na pedal power, com preço "sob-consulta". Em qual vocês compraram?




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William


Enviado por: alexandro
Data: 29 Jul 2008 as 06:38
E ai Roddrigo, beleza?? O da Topeak eu não conheço, mas essa faixa até 25 Nm atende bem, aborda a maioria das peças da bike (mesa, guidão, freios, canote), acho que exceto cassete e movimento central.
Abraços,
 
Originalmente Postado por roddrigo roddrigo Escreveu:

Vi na bicicletaria outro dia um da topeak tb. acredito que para uso em bike este até 25 Nm seja suficiente não?
 
 
 


Enviado por: satoshi
Data: 29 Jul 2008 as 08:20
E como é feita a calibragem do torquímetro?

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"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan


Enviado por: RaulRockSeixas
Data: 29 Jul 2008 as 08:21
Originalmente Postado por the brave the brave Escreveu:

Valeu pelo tópico.

Apesar de muita gente que possuí componentes e quadro de carbono dizer que o torquímetro é um item dispensável e que o aperto vai pelo "feeling",  optei pelo conservadorismo.

Quando precisei comprar o meu procurei em diversas lojas no Brasil mas só achava as de varetas, que achava não serem as mais adequadas para o uso em bike. No mercado livre tem várias sendo oferecidas.

Optei pela da Pedros pelo preço mesmo.

http://www.jensonusa.com/store/product/TL602J01-Pedros+Pro+Torque+Wrench.aspx - http://www.jensonusa.com/store/product/TL602J01-Pedros+Pro+Torque+Wrench.aspx

Não encontrei em nenhuma loja de bike no Brasil. Somente na pedal power, com preço "sob-consulta". Em qual vocês compraram?




Pergunta básica, como vc prende a ferramenta no torquímetro? Ou ele vem com um conjunto de pontas?


Enviado por: Edilcimar
Data: 29 Jul 2008 as 08:25
Você quando compra um torquímetro, o mesmo não precisa ser específico para bicicleta, o que importa nele são duas coisas:
1) a faixa que ele abrange pois não adianta nada você ter um torquímetro que vá de 0 a 200 se a faixa que você usa é de 5 a 10, então procure comprar um torquímetro que a faixa utilizada esteja entre 40 e 70% da capacidade do torquímetro.
2) o típo de torquímetro, pois as margens de erro dos mesmos variam de acordo com o modelo, onde os torquímetros de estalo são os que possuem a menor margem de erro, os torquímetros de agulha são os piores e os de relógios são bons porém em caso de batida estão sujeitos a descalibragem.
Os torquímetros possuem diversos tamanhos de encaixe 1/4", 3/8", 1/2", 3/4" e 1" onde os menores são utilizados para torques mais baixos.
As melhores fabricas de torquímetros brasileiras são Gedore e Belzer, porém os melhores que conheço são fabricados pela americana Snap-on. Se você conseguir comprar nos EEUU não pense duas vezes, veja esta página http://buy1.snapon.com/catalog/catalog.asp?tool=hand - http://buy1.snapon.com/catalog/catalog.asp?tool=hand  em torque e escolha o seu.
Torquímetro É uma ferramenta essencial, em aviões é usado SEMPRE


Enviado por: roddrigo
Data: 29 Jul 2008 as 09:32
Existe tb uma fabricada pela Syntace que esta a venda na Jensonusa por 250 doleta...carinho o brinquedo hein?!?!?!?

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Enviado por: Adriano Diniz
Data: 29 Jul 2008 as 10:10
Também tenho planos sérios de comprar um . Devo ir para os EUA em Outubro e vou trazer um snap-on provavelmente.

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Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?


Enviado por: the brave
Data: 29 Jul 2008 as 10:31
Originalmente Postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas Escreveu:


Pergunta básica, como vc prende a ferramenta no torquímetro? Ou ele vem com um conjunto de pontas?


http://www.youtube.com/watch?v=187IHhDF9qE&feature=related - http://www.youtube.com/watch?v=187IHhDF9qE&feature=related


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William


Enviado por: Edilcimar
Data: 29 Jul 2008 as 11:03
Snap-on é considerada a melhor ferramenta manual do mundo (e também a mais cara)
o torquímetro tem um quadrado na ponta (nas medidas que citei acima) e neste quadrado é encaixada a ferramenta desejada, normalmente uma soquete


Enviado por: Rogerinho
Data: 29 Jul 2008 as 11:29
tenho um stanley de vara, 1/2 polegada e dois adaptadores.
 
Uso mais pra apertar pedevela, com 30/35Nm já tá mais que as pampa (truvativ manda 38-42).
 
No site da parktool ensina como calibrar o de vara, os de estalo/catraca tem que mandar pra calibrar. 
 
Além da ferramenta tem que ter em mente que os soquetes sextavados e allen e redutores não vem junto (custa 20,00 cada), e um joguinho bom gedore tá caro!
 


Enviado por: Edilcimar
Data: 29 Jul 2008 as 11:31
O de vara tem muito erro, em torno de 10% para mais ou para menos


Enviado por: Fábio chadid
Data: 29 Jul 2008 as 13:02

Meu irmão tem um torquimetro não me lembro a marca, mas é de uma fábrica alemã, estávamos vendo como funciona. Agora quando tiver peças de carbono eu mesmo vou instalar de forma adequada e segura.



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No final tudo dá certo se não deu certo é porque não chegou ao final.


Enviado por: Digo
Data: 29 Jul 2008 as 14:51
nao tem como instalar peças de carbono sem torquimetro?


Enviado por: Eduardo Toshio
Data: 29 Jul 2008 as 15:15
The Brave,

Fui lá no site da JensonUsa, e eles não especificam a faixa de operaçãoCry
Qual a faixa de operação e no que se refere a graduação, ele é graduado de quanto em quanto?
Abraços,

Eduardo Toshio


Enviado por: the brave
Data: 29 Jul 2008 as 15:41
Originalmente Postado por Eduardo Toshio Eduardo Toshio Escreveu:

The Brave,

Fui lá no site da JensonUsa, e eles não especificam a faixa de operaçãoCry
Qual a faixa de operação e no que se refere a graduação, ele é graduado de quanto em quanto?
Abraços,

Eduardo Toshio


http://www.pedros.com/product.aspx?productID=6460600 - http://www.pedros.com/product.aspx?productID=6460600


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William


Enviado por: wsete
Data: 29 Jul 2008 as 16:11
http://www.dutramaquinas.com.br/canais/loja/detalhes.asp?codDutra=047.120 - http://www.dutramaquinas.com.br/canais/loja/detalhes.asp?codDutra=047.120
 
alguem jah usou?
 
bom pedal
jose


Enviado por: Eduardo Toshio
Data: 29 Jul 2008 as 16:44
Originalmente Postado por the brave the brave Escreveu:

Originalmente Postado por Eduardo Toshio Eduardo Toshio Escreveu:

The Brave,

Fui lá no site da JensonUsa, e eles não especificam a faixa de operaçãoCry
Qual a faixa de operação e no que se refere a graduação, ele é graduado de quanto em quanto?
Abraços,

Eduardo Toshio


http://www.pedros.com/product.aspx?productID=6460600 - http://www.pedros.com/product.aspx?productID=6460600


Valew


Enviado por: mateus z
Data: 29 Jul 2008 as 18:19
os dois melhores

http://multipecas.com/torquimetro-estalo-belzer-p-611.html -


Enviado por: Alex SP
Data: 29 Jul 2008 as 18:39
Eu tenho um Giustaforza Effetto Mariposa (http://www.effettomariposa.com/prodotti_en.html), e recomendo. É a mais prática pra quem usa só na própria bike, é uma jóia, e não custa caro. Já usei a Snap On e vários modelos da Park em bike shop profissional, são todas boas (algumas mais, outras menos), mas no geral desnecessárias pra quem usa só na própria bike.


Enviado por: Alan Fabrício
Data: 29 Jul 2008 as 19:53

No endereço abaixo encontrei um resumo sobre calibração de torquímetros, a mesma é feita utilizando um outro instrumento chamado de aferidor, podendo ser digital ou analógico.

http://torkfort.wordpress.com/2008/02/19/afericao-e-exatidao-do-instrumento/ - http://torkfort.wordpress.com/2008/02/19/afericao-e-exatidao-do-instrumento/
 
Para aferí-lo, basta aplicar um torque pré definido com o torquímetro no aferidor, que possui o respectivo encaixe quadrado, e depois comparar o resultado de ambos.
 
Atuando em manutenção industrial já utilizei diversos tipos de torquímetros, os de estalo são, sem dúvida os mais práticos e na minha opinião, os mais confiáveis.
 
Existem ainda torquímetros com valor de torque pré definido, ou seja, torque único, utilizados principalmente em linhas de montagem, ou como ferramentas especiais para determinada aplicação.
 
Todo parafuso tem seu torque recomendado, não se pode ignorar isso, mas também, antes de se adquirir um instrumento como este, é necessário ter essas informações em mãos, pois sem elas o torquímetro perderá sua função.


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"Liberdade é um direito de todos os seres conscientes"
(Se for dirigir não beba, se for pedalar me chame)


Enviado por: alexandro
Data: 29 Jul 2008 as 20:09
Tentei adquirir o torquimetro Giustaforza Effetto Mariposa (alguns lojistas o chamam apenas de Butterfly) mas as duas lojas que tenho contato não o tinham em estoque, ainda estou à procura. Se não conseguir, vou tentar adquirir o Pedro's.
Eu tinha uns 4 reviews sobre este modelo e todos falavam muito bem de sua praticidade, estou postando alguns links, se conseguir achar os outros adiciono mais tarde.  No mtbr tinha um review mas não era muito detalhado.
 
http://robonza.blogspot.com/2008/02/review-giustaforza-torque-wrench.html - http://robonza.blogspot.com/2008/02/review-giustaforza-torque-wrench.html
 
http://www.effettomariposa.com/PezCyclingNews_review24032k8.pdf - http://www.effettomariposa.com/PezCyclingNews_review24032k8.pdf
 
http://www.bikemecca.com/blog.html - http://www.bikemecca.com/blog.html
 
http://cantitoeroad.com/assets/File/Reviews/Giustaforza/bikemecca.com_2008_07_23.pdf - http://cantitoeroad.com/assets/File/Reviews/Giustaforza/bikemecca.com_2008_07_23.pdf


Enviado por: Edilcimar
Data: 29 Jul 2008 as 22:26
Eu não aconselharia este http://www.dutramaquinas.com.br/canais/loja/detalhes.asp?codDutra=047.120 - http://www.dutramaquinas.com.br/canais/loja/detalhes.asp?codDutra=047.120  parece que tem pouca exatidão
Este 2 parecem melhores http://www.pedros.com/product.aspx?productID=6460600 - http://www.pedros.com/product.aspx?productID=6460600
e http://www.bikemecca.com/blog.html - http://www.bikemecca.com/blog.html


Enviado por: alexandro
Data: 30 Jul 2008 as 10:19
Acho que para o uso em bikes a melhor combinação (qualidade x praticidade x preço) seria o Giustaforza Effetto Mariposa (Butterfly) para peças em geral (mesa, freios, guidões...) e TW2 da Parktool (pedivela, cassete e movimento central), este ultimo de vareta, pois como não trocamos constantemente estas peças, o TW2 poderia atender sem problemas.
Acrescentei no primeiro topico o link dos fabricantes com a descrição técnica dos torquimetros.
Abraços,


Enviado por: Edilcimar
Data: 30 Jul 2008 as 11:10
Apesar da Craftsman não ser tão boa quanto a Snap-on aí vão alguns modelos
http://www.sears.com/shc/s/s_10153_12605_Tools_Mechanics+Tools_Torque+Wrenches?sbf=Brand&sbv=Craftsman - http://www.sears.com/shc/s/s_10153_12605_Tools_Mechanics+Tools_Torque+Wrenches?sbf=Brand&sbv=Craftsman
 A Snap-on tem representante no Brasil http://www.snaponsun.com.br/torque_mecanico.htm - http://www.snaponsun.com.br/torque_mecanico.htm


Enviado por: Edilcimar
Data: 31 Jul 2008 as 11:01
A Snap-on comprou a Sun Eletric do Brasil e tem filial no estado de São Paulo, eis alguns torquímetros
http://www.snaponsun.com.br/torque_eletronico.htm - http://www.snaponsun.com.br/torque_eletronico.htm
http://www.snaponsun.com.br/torque_mecanico.htm - http://www.snaponsun.com.br/torque_mecanico.htm
 


Enviado por: Franciscok
Data: 31 Jul 2008 as 18:44

Perguntei na biccletaria se eles tinham torqimetro, e vieram com uma história meio esquisita.

Disseram que os valores de torque indicados são muito baixos, inclusive um cliente perdeu um pedivela stoglight de carbono. Espanou a rosca(pedalando) por estar com pouco torque.
 
Será que pode mesmo?
 
E quando a guidões de carbono? Eu prefiro seguir os limites do fabricante.


Enviado por: the brave
Data: 31 Jul 2008 as 18:54
Francisco,

É difícil julgar essas coisas. Conheço muita gente com quadros e componentes de carbono que nunca viram um torquímetro na frente, fazem manutenções em suas casas e nunca tiveram problema algum. Mas também já li no MTBR o contrário.

No final do dia a gente cai na lei de Murphy. Ou seja, tu investes a maior grana em componentes e tals, faz os apertos no feeling e no dia que dá merda, por que não usei a ferramenta adequada?

Essa argumentação da loja, por serem profissionais do ramo, acho totalmente equivocada, seria mais bacana da parte deles dizererem que não possuem a ferramenta e que estão providenciando, ou que caso já a tenham, isso não é garantia de nada dada sua exemplificação.

Quem tem quadro de carbono e componentes de carbono, pelo valor investido, não custa investir mais um pouco e ficar com a consciência um pouco mais tranquila de estar respeitando as especificações do fabricante. Principalmente quando estamos falando de quadros e nas regiões onde temos mesa, guidão, canote e pedivela.


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William


Enviado por: Edilcimar
Data: 31 Jul 2008 as 22:17
Se o fabricante estipulou que um determinado parafuso precisa de um aperto X (torque), então é porque não se deve colocar mais ou menos, portanto o cara da loja é um incompetente que não sabe o que diz, você pode sim espanar uma rosca, mas por excesso de torque, jamais por falta; a falta de torque soltaria o parafuso.


Enviado por: Franciscok
Data: 01 Ago 2008 as 08:09
falta de torque pode espanar o parafuso.
 
Vc faz um sprint, jogando 300N de força no pedal e torcendo tudo. Se tiver alguma folga vai pro espaço.
 
Eu achei mesmo estranho, e quando comprar meu guidão de carbono encomendo junto um torquimetro, pq guidão quebrado é foda.


Enviado por: Edilcimar
Data: 01 Ago 2008 as 15:05
A falta de torque não espana parafuso, a falta de torque, se você der muita força no pedal pode fazer qualquer coisa menos espanar parafuso. A definição de "espanar" em si significa que a rosca sofreu um excesso de torque ou tração e em conseqüência disto  a rosca sofreu um excesso de tração e foi "arrancada" de sua posição original o que lhe causou um cisalhamento. A falta de torque pode soltar a rosca e em virtude disto danificá-la, mas espanar jamais.


Enviado por: Edilcimar
Data: 02 Ago 2008 as 06:24
Uma tabela de torque genérica, válida para qualquer tipo de parafuso ou porca feitos em aço, tipo padrão. Atenção não é válida para parafusos de alumínio (cujo torque é menor) , nem tampouco para ligas especiais (cujo torque é maior e possui escala própria). Infelizmente não achei a tabela de torque para parafusos de alumínio.
Dados retirados de Bell Hellicopter Maintenance Manual.
Os torques abaixo são todos em libras X polegadas, se estiver utilizando um torquímetro com outra escala precisa converter as unidades.
 
Parafuso e Rosca  -  Padrão AN310 e AN365  -  AN320 e AN364  -  Porcas/Parafusos exceto Shear
8x36fios                                12 a 15                          7 a 9                       15 a 18
10x32fios                              20 a 25                        12 a 25                     25 a 35
1/4"x28fios                           50 a 70                        30 a 40                     70 a 90
5/16"x24fios                        100 a 140                     60 a 85                   140 a 203
3/8"x24fios                          160 a 190                     95 a 110                 190 a 351
7/16"x20fios                        450 a 500                    270 a 300                500 a 756
1/2"x20fios                          480 a 690                    290 a 410                790 a 990
9/16"x18fios                        800 a 1000                  480 a 600              1000 a 1440
5/8"x18fios                         1100 a 1300                 660 a 780              1300 a 2160
3/4"x16fios                         2300 a 2500               1300 a 1500            2500 a 4500
6/8"x14fios                         2500 a 3000               1500 a 1800            3000 a 6300
1"x14fios                            3700 a 5500               2200 a 3300            5500 a 9000
A última coluna são parafusos e porcas de alta resistência a tração


Enviado por: rcaliman
Data: 06 Nov 2009 as 22:24
Mas o aperto precisa ser tão preciso assim que um de vareta não seja o suficiente? 1 libra a mais ou a menos vai realmente fazer tanta diferença assim? Imagino que seja mais negócio usar um torquimetro de 50 reais do que não usar torquimetro nenhum.

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<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>


Enviado por: bragajunior
Data: 08 Jan 2010 as 17:53
Alguém sabe como ficou este tópico, o rcaliman mencionou
a imprecisão tão pequena do torquímetro de vara, essa pequena
diferença pode danificar, por exemplo, um canote de carbono?
Lendo aí percebi que este tipo não precisa de calibrar,
e para eu achar alguém aqui que calibra fica realmente complicado.

abs



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"Se a subida é forte e não der para subir, pedale-a."



Braga "Thinker" Junior



http://www.pedal.com.br/perfil/perfil.asp?id=35896

Maputo-Mozambique



Enviado por: Match
Data: 03 Fev 2010 as 12:51
Qual o Tor mais barato e suficiente?
Pois estou vendo que é bem caro no geral


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Abraços,

M a t c h


Enviado por: Franciscok
Data: 03 Fev 2010 as 15:23
Fiz uma cagada, muito grande, usando um torquimetro.
A rock shox indica um torque de 60 libras.polegada, mas o torquimetro media em libras.pé. Quase quebrei a suspensão.
Cuidado com as escalas.


Enviado por: Adriano Diniz
Data: 03 Fev 2010 as 15:37
Olha só , postei lá atras que talvez traria um snap-on dos EUA ...nada disso , trouxe um Park Tools TW5 e um jogo de bits SB24 se não me engano . Exelente conjunto , recomendo.

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Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?


Enviado por: alexandro
Data: 01 Abr 2010 as 19:24
"MOVER PARA ARQUIVO"


Enviado por: shy-boy
Data: 11 Set 2010 as 15:56
Pessoal me deem uma luz.

Comprei um torquimetro na CRC que vai de 2~20Nm.
Bom ao chegar, percebi que se coloco no 2Nm ele fica com uma pressão absurda. Agora se coloco no 20Nm fica fácil ouvir o estalo.
Bom achei que estava com defeito e reclamei com o fabricante (Cyclo UK) que se prontificou o enviar outro.
Bom não satisfeito comprei um Tramontina que na especificação diz que vai de 4~20Nm.
Porem ao tentar usar acontece o mesmo. Quando coloco no 2Nm é muito forte, se coloco no 20Nm fica facil.

Que estou fazendo errado? Pois por exemplo, no parafuso da mesa da minha bike diz que tem que apertar até 6Nm mas se coloco essa força no torquimetro ele espana o parafuso.
Existe medidas diferentes?

Me deem uma luz, pois não estou entendendo nada.


Enviado por: decz.
Data: 12 Set 2010 as 01:45
opa, agora posso falar como profissional, sou da área de metrologia (calibração)

sobre a medição dos torquímetros, não têm erro muito acima do fabricante, o que ocorre é que normalmente quando está se operando, pode ocorrer erro de paralax no ajuste, o que seria esse erro, seria você mexer na escala dele e não está olhando em linha reta, fazendo com que acabe ajustando errado..

outra coisa que pode ocorrer é o valor de divisão dele, para bikes, torquímetros de 25 a 30Nm já estão até acima do especificados pras peças, pois no máximo que via até hoje foi de torque igual a 17Nm, então torquímetros de grande porte não teriam necessidades, ou seja, diminuiria a escala e aumentaria a precisão


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Pedalando sempre...

KHS XC204 2010 / Rodas Vzan Strike

Fuji Roubaix 2010 / Rodas Aclass ALX200

Scott Aspect 60 2009 / Rodas Vzan Escape disc

Astro Extrolite Ev-6 2013 / Rodas DTSwiss 445


Enviado por: shy-boy
Data: 12 Set 2010 as 01:55
Sobre minha pergunta, eu descobri o "problema". Na verdade em torques baixos (2~6Nm) a chave não faz um clique (alto como no de 20Nm). Ela simplesmente dá uma "jogada" na cabeça. Que é quando sabemos que chegou ao torque escolhido.

Ou seja minha chave está perfeita. Mas como na ânsia de arrumar logo a bike acabei comprando outro Tramontina.

Então vou vender esse meu da Cyclo Tools.

Inclusive se alguém tiver interesse....





Enviado por: decz.
Data: 12 Set 2010 as 02:00
o clique será mais baixo mesmo, pois a pressão é menor

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Enviado por: fabiotux
Data: 29 Mar 2011 as 19:38
Senhoras & Senhores:

Tento eu recentemente adquirido uma frameset/componentes full carbon, estou preocupado, pois normalmente eu mesmo faço a manutenção da bike e não quero perder meu precioso dinheirinho fazendo bobagem!

Estou à caça de torquímetros, mas percebo que os modelos "gringos" citados ao longo desse tópico estão muito acima da minha expectativa de preço.

Procurando no ML, encontrei esse modelo: 

Torquímetro De Estalo - 1/4´´ 2,4 Kg (2,3~23 Nm) .

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-175878325-torquimetro-de-estalo-14-24-kg-2323-nm--_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-175878325-torquimetro-de-estalo-14-24-kg-2323-nm--_JM

Minha pergunta é: Posso confiar nesse equipamento?

Conforme citado, o torque máximo para parafusos na bike não passa de 17nm e o mínimo fica na casa dos 3nm, ou seja, em tese a ferramenta está dentro do limite max/min.

Alguma outra sugestão?

Valews pela ajuda.

Abraço.



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See ya!
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www.sonogirinho.com.br


Enviado por: shy-boy
Data: 30 Mar 2011 as 03:37
Eu tinha um da CCR
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=32396

É similar a esse que você mostrou. É muito bom.

Acabei vendendo e hoje tenho um da tramontina. Mas está na faixa dos R$ 270,00




Enviado por: supericepower
Data: 11 Out 2011 as 00:21
Eu estou interessado em comprar um torquimetro, porem gostaria de alguma indicação com um bom custo x benefício.

Abraços e obrigado.

Clap


Enviado por: shy-boy
Data: 11 Out 2011 as 00:51
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=32396


Enviado por: 109eh
Data: 05 Mar 2012 as 05:25
Em regra a calibração de um torquimetro é eficaz/"valida" por 5000 'cliques' ou 6 meses.
Muitos discutiram acerca da importância do uso do equipamento, de um equipamento com procedência e qualidade.
Mas aonde posso encontrar um aferidor de torque, analisador de torque (Analyzer torque) ou calibrador (torque calibrator)? Pelo que pesquisei no ebay os calibradores são muito caros, provavelmente eu esteja procurando no lugar errado, alguém pode me "dar uma luz" no assunto?


Enviado por: zeca
Data: 05 Mai 2012 as 12:19
Originalmente Postado por 109eh 109eh Escreveu:

Em regra a calibração de um torquimetro é eficaz/"valida" por 5000 'cliques' ou 6 meses.
Muitos discutiram acerca da importância do uso do equipamento, de um equipamento com procedência e qualidade.
Mas aonde posso encontrar um aferidor de torque, analisador de torque (Analyzer torque) ou calibrador (torque calibrator)? Pelo que pesquisei no ebay os calibradores são muito caros, provavelmente eu esteja procurando no lugar errado, alguém pode me "dar uma luz" no assunto?


X2
Em qual lugar seria possível a aferição dou calibração e um torquimetro?


Enviado por: Nve
Data: 05 Mai 2012 as 13:54
Eu sei que no caso da tramontina vc pode mandar direto pra eles pra calibrar.

Agora posso estar falando besteira, mas se vocês adquirirem um calibrador, ele também não teria que ser calibrado periodicamente?


Enviado por: Mayler
Data: 27 Set 2012 as 16:57
Recentemente fiz uma extensa pesquisa sobre os torquímetros encontrados no Brasil e no exterior.

Meu problema é que minha Santa Cruz tem parafusos que precisam de torque desde 3,8 N.m até 22 N.m, e é difícil encontrar torquímetro que atenda a esta faixa de torque.
Os de marcas mais conhecidas, ou começam já de 5 N.m ou então vão só até 17 N.m de torque, o que não atende a todas as bikes.

Existe um torquímetro da Gedore que é perfeito, que vai de 2 N.m até 25 N.m. Esse torquímetro é uma "joia preciosa", mas o preço é bem alto, custa mais de R$1.300,00.

Acabei encontrando um torquimetro da marca Torkfort, de fabricação nacional (em Porto Alegre), de excelente qualidade (talvez melhor que Pedro's), que também vai de 2 N.m até 25 N.m, e que custa em torno de R$600,00. Esse atende a qualquer parafuso de bike.

O site dele é:
http://www.torkfort.com.br/2010/12/torquimetro-indicado-para-bicicletas/" rel="nofollow - http://www.torkfort.com.br/2010/12/torquimetro-indicado-para-bicicletas/
é esse da primeira foto:
http://www.torkfort.com.br/tipos-de-torquimetros/torquimetro-tipo-estalo-com-escala/" rel="nofollow - http://www.torkfort.com.br/tipos-de-torquimetros/torquimetro-tipo-estalo-com-escala/

e pode ser adquirido nesse site:
http://www.araujoferramentas.com.br/" rel="nofollow - http://www.araujoferramentas.com.br/
Se não tiver ele no catálogo do site, basta enviar um mail ou ligar para o pessoal da Araujo Ferramentas, que eles conseguem o torquímetro.

Não tenho nenhuma relação com nenhuma das empresas citadas. Sou apenas um consumidor satisfeito que teve muita dificuldade de encontrar um torquímetro que me atenda e com custo acessível. Quero apenas deixar a dica...

Abraço a todos



Enviado por: zeca
Data: 20 Dez 2012 as 23:09
Dica interessante: o torquimetro Shimano PRO está sendo encontrado no comercio local (Brasil0 por aproximadamente R$ 320,00,  geralmente parcelado, é uma oportunidade para quem não tem e está disposto a comprar.
Nos EUA p preço do mesmo é de aproximadamente US120,00, + US$ 30,00 de frete, simulando uma compra na R&A Cycles o preço mesmo sem impostos fica bem proximo do praticado aqui, eu já tenho um Park Tool, então fica a dica.


Enviado por: Sapiranga
Data: 02 Jun 2013 as 14:36
Segue meu torquímetro DIY...
Torque = força x distância (tamanho alavanca).
Exemplo de aperto em 5N.m.
 
Segue meu exemplo.
 
5N.m = força x 0,2m (20cm)
força = 5N.m / 0,2m
força = 25N
 
força = massa x aceleração (para balança utilizar aceleração da gravidade)
 
Obs: balança mede massa.
 
25N = massa x 9,81m/s²
 
massa = 25 / 9,81
massa = 2,54 kg para ter o torque de aperto em 5N.m.
 
Resumindo a fórmula.
 
Valor da balança = (Torque solicitado de aperto)/(comprimento da alavanca x 9,81)
 
Paquei R$ 19,90 pela balança.
Vou fazer um torquímetro DIY utilizando a balança, e após posto foto.
 
[/URL]
 
 


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Ângelo
Bike speed


Enviado por: RATTUS
Data: 02 Jun 2013 as 16:32
Essa é uma ferramenta que já está na minha lista para comprar.

A pesquisa por marca e modelo continua


Enviado por: lyra
Data: 02 Jun 2013 as 18:36
eu comprei aquele da CRC (http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=32396). Pro meu pouco uso atende bem, mas atenção à "pegadinha". Ele não vem com as ponteiras, e a medida dele é 1/4", o que não foi tão trivial assim de achar. Acabei tendo que comprar outro conjunto de chave de catraca/ponteiras, só por causa das ponteiras. Teria sido mais jogo comprar logo um que já venha com elas. 

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http://ciclobits.blogspot.com


Enviado por: RATTUS
Data: 03 Jun 2013 as 13:37
Será que compensa comprar o torquimetro separado e as ponteiras que serão utilizadas, separadamente?


Enviado por: HAIRTONNETO
Data: 03 Jun 2013 as 14:30
Comprei o Torquímetro da Shimano PRO.

Muito show ele, funciona perfeitamente. Tenso que ele é caro, comprar aqui no Brasil mesmo paga 300 mangos.

Mas pra mim valeu cada centavo, gosto de deixar todas as peças da bike no aperto exato.


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Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg


Enviado por: Fabio
Data: 03 Jun 2013 as 15:24
Ele é de estalo ou daquele que gira em falso?


Enviado por: HAIRTONNETO
Data: 03 Jun 2013 as 15:37
A cabeça da ferramenta "quebra" quando chega no NM que você ajustou.

No cabo da chave, bem embaixo, tem uma rosca, onde você calibra quantos NM você deseja, de 0.2NM até 15.8NM. A regulagem é bem precisa, escala de 0.2 em 0.2NM.

Daí no meio da chave, tem um visor, com a calibragem que você ajustou na rosca debaixo. Então feito isso, basta ir apertando o parafuso. Quando a cabeça da chave se torce pro lado, ela da uma impressão que "quebra"... é que chegou nos NM que você ajustou.

Eu acho que a ferramenta tem um funcionamento hidráulico, pois antes de usar a ferramenta (se ela estiver parada a mais de 1 dia), no manual pede pra você regular em 15.8nm (máximo) e apertar um parafuso até "quebrar" a cabeça da chave, 10 vezes, qualquer parafuso. No manual diz que este procedimento é para lubrificar internamente toda a ferramenta e ela ter precisão total. Daí antes de usar a ferramenta pro que eu quero, eu sempre faço este procedimento no parafuso do meu canote de selim, o que prende meu selim no canote (ele tem torque máx. de 16nm).

Show a ferramenta, depois que comprei ela, revisei toda minha bike... 90% dos parafusos estavam com apertos incorretos Dead




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Enviado por: RATTUS
Data: 03 Jun 2013 as 19:17
Originalmente Postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO Escreveu:


A cabeça da ferramenta "quebra" quando chega no NM que você ajustou.

No cabo da chave, bem embaixo, tem uma rosca, onde você calibra quantos NM você deseja, de 0.2NM até 15.8NM. A regulagem é bem precisa, escala de 0.2 em 0.2NM.

Daí no meio da chave, tem um visor, com a calibragem que você ajustou na rosca debaixo. Então feito isso, basta ir apertando o parafuso. Quando a cabeça da chave se torce pro lado, ela da uma impressão que "quebra"... é que chegou nos NM que você ajustou.

Eu acho que a ferramenta tem um funcionamento hidráulico, pois antes de usar a ferramenta (se ela estiver parada a mais de 1 dia), no manual pede pra você regular em 15.8nm (máximo) e apertar um parafuso até "quebrar" a cabeça da chave, 10 vezes, qualquer parafuso. No manual diz que este procedimento é para lubrificar internamente toda a ferramenta e ela ter precisão total. Daí antes de usar a ferramenta pro que eu quero, e<span style="line-height: 1.4;">u sempre faço este procedimento no parafuso do meu canote de selim, o que prende meu selim no canote (ele tem torque máx. de 16nm).</span>
<span style="line-height: 1.4;">
</span>
<span style="line-height: 1.4;">Show a ferramenta, depois que comprei ela, revisei toda minha bike... 90% dos parafusos estavam com apertos incorretos Dead</span>





Valeu pela explicação HAIRTON


Enviado por: peterrocha
Data: 04 Jun 2013 as 15:14
http://www.jensonusa.com/!PLdgsZ44L02wY5BGbmoAvQ!/Pedros-Pro-Torque-Wrench


esse é show de bola


Enviado por: Carlos sp
Data: 04 Jun 2013 as 15:35
Originalmente Postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO Escreveu:

A cabeça da ferramenta "quebra" quando chega no NM que você ajustou.

No cabo da chave, bem embaixo, tem uma rosca, onde você calibra quantos NM você deseja, de 0.2NM até 15.8NM. A regulagem é bem precisa, escala de 0.2 em 0.2NM.

Daí no meio da chave, tem um visor, com a calibragem que você ajustou na rosca debaixo. Então feito isso, basta ir apertando o parafuso. Quando a cabeça da chave se torce pro lado, ela da uma impressão que "quebra"... é que chegou nos NM que você ajustou.

Eu acho que a ferramenta tem um funcionamento hidráulico, pois antes de usar a ferramenta (se ela estiver parada a mais de 1 dia), no manual pede pra você regular em 15.8nm (máximo) e apertar um parafuso até "quebrar" a cabeça da chave, 10 vezes, qualquer parafuso. No manual diz que este procedimento é para lubrificar internamente toda a ferramenta e ela ter precisão total. Daí antes de usar a ferramenta pro que eu quero, eu sempre faço este procedimento no parafuso do meu canote de selim, o que prende meu selim no canote (ele tem torque máx. de 16nm).

Show a ferramenta, depois que comprei ela, revisei toda minha bike... 90% dos parafusos estavam com apertos incorretos Dead



Será que teria como você tirar uma foto dele e postar aqui?
Torque máximo de 16nm é da ferramenta?
Aqui em SP,região da Florêncio de Abreu,acha-se fácil essa ferramenta,mas são muito mais caras e ainda tem de várias medidas,o certo é comprar uma específica para bike igual a o que você fez.
Só que queria saber se é um único torquímetro para todos os parafusos da bike ou são dois mesmo.


Enviado por: HAIRTONNETO
Data: 04 Jun 2013 as 16:34
É esta daqui a ferramenta Carlos:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487307847-torquimetro-shimano-pro-promoco-_JM" rel="nofollow - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487307847-torquimetro-shimano-pro-promoco-_JM

Este torquímetro pode ser regulado para apertar 99% dos parafusos das bikes, pois ele suporta desde 0.2NM até 15.8NM. Daí basta você ver no manual da peça que você vai instalar (ou na própria peça) quantos NM ela suporta, fazer a regulagem na ferramenta e pronto, só apertar até a chave estalar (ela parece que quebra).

Ela aguenta até 15.8NM. Mas no MANUAL do torquímetro, ele pede pra quando você deixar a ferramenta sem uso, guardado e tals, que antes do próximo uso, você ache algum parafuso que possa sofrer um aperto de 15.8NM ou mais, que regule a ferramenta para 15.8NM (máximo) e aperte este parafuso até a ferramenta "quebrar/estalar" a cabeça dela (indicando que chegou em 15.8NM). Com isso você lubrifica toda a ferramenta. Eles pedem pra fazer isso umas 10 vezes para ela ficar bem lubrificada e apresente precisão TOTAL.

Fiquei impressionado com quantos parafusos estava errados em minha bike, o dos rotores estavam com quase 7nm quanto o máximo recomendado é 4nm... da mesa estavam em 3nm e suportavam até 5nm... o bar end estava em 4nm e suportava 7nm (eu tinha medo de apertar e danificar o guidão de carbono).

O do pedivela, estava super apertado, enquanto o máximo de aperto dele é míseros 3nm. Regulei para 3nm, ele ficou mais soltinho, porém sem ficar com folga, ele fica 100% ideal.

Mesma coisa caixa de direção, a tampa dele diz quantos NM é o correto, a direção fica macia e soltinha e sem jogo.

Enfim a bike fica toda perfeitinha, vale o investimento sim!

Falei 99% dos parafusos podem ser apertados com o torquímetro porque até agora teve apenas UM que eu não pude usar esta ferramenta, a tampa do K7. Ela deve ser apertada com 35nm. Daí pra esta rosca eu comprei uma bem simples de veículos mesmo, baratinha.


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Enviado por: RATTUS
Data: 06 Jun 2013 as 12:16
Acho que vou encomendar o meu hoje...


Enviado por: fabiosica
Data: 31 Ago 2013 as 16:57
No EBAY tem vários tipos.
Escrevam: BIKE Torque wrench
No campo de buscas.
Depois cliquem Onde ta escrito SORT BEST MATCH e coloquem em PRICE + SHIPPING, LOWEST FIRST.
Assim listam os produtos com os preços mais baixos que aceitam enviar para o Brasil. ...

Tem giant, BBB, Venzo, Syntace, etc...
Até os mais baratos xing ling a partir de 55,00 obamas... (dólares)

Eu acho que vou comprar o VENZO.
74,00 dólares com envio. Vem da Califórnia (Nao é xing ling). Já vem com os bits. E tem faica de Torque de 2 a 24Nm...

O que acham??

Pelo que andei lendo, é bom regular sempre 10% abaixo do Torque especificado do parafuso.
Fazer o aperto 10 vezes no máximo do torquimetro de algum parafuso, sempre que for utilizar.
Usar a tal pasta para carbono, caso vá utilizar em componentes de carbono. Ajuda a fixar melhor o componente.

Valeu.


Enviado por: fabiosica
Data: 31 Ago 2013 as 19:40
No EBAY tem inclusive torquimetro digital por 150 dólares, mas acho que para BIKE o ideal seja esse de estalo mesmo.


Enviado por: fabiosica
Data: 31 Ago 2013 as 19:42
Esse mariposa ou butterfly tem por 200 dólares.
E o Pedro's, BBB, etc. Por pouco mais de 100 dólares, mas esses tem que comprar os bits separados, dai já aumenta o custo.

Valeu.


Enviado por: Skydiver
Data: 31 Ago 2013 as 19:53
Quem tem componentes de carbono precisa de um torquímetro, não pode só confiar na experiência.

Um guidão de carbono quebrado por conta de aperto excessivo na mesa pode custar mais do que 300 reais em muitos casos.

Mesmo para quem tem componentes de alumínio um torquímetro se faz necessário, não é nada agradável espanar rosca de canote de selim, já perdi canote por conta disto.

Depois de uma bomba de pé de qualidade, o torquímetro é essencial.

OBS: ainda não tenho um torquímetro, utilizo o da bike shop, mas pretendo me dar um de aniversário este ano e gostei deste PRO Shimano.


Enviado por: BR040
Data: 28 Mar 2014 as 19:15

Torquímetro analógico Topeak TPS-SP07


está custando 90 reais - bem mais barato - será que é confiável?  alguém já usou?

http://imageshack.us/photo/my-images/42/oady.jpg/" rel="nofollow">

Uploaded with http://imageshack.us" rel="nofollow - ImageShack.us



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se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás



Enviado por: Pacheco01
Data: 31 Mar 2014 as 17:29
Eu paguei R$ 100 num de estalo da Lee Tools. Já fiz até uma calibração e o bicho funciona. Acho melhor do que angular


Enviado por: BR040
Data: 31 Mar 2014 as 18:16
na loja onde faço revisão da bike e compras de equipamento o mecânico sugeriu que eu posiciona-se a chave allen na vertical e contasse as voltas para abrir a braçadeira do canote, assim poderia ajustar a altura do selim durante o treino e apertar corretamente , mas quando assim fiz fiquei receoso e  apertei a menos e o canote foi lentamente abaixando  pois se apertasse a mais existe  o risco de estragar o quadro da bike...não seria possível uma braçadeira autolimitante de torque, facilitaria muito para nós, acredito que não seria muito difícil uma peça assim, que opinem os técnicos e mais experientes...

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se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás



Enviado por: zeca
Data: 01 Abr 2014 as 09:38
Originalmente Postado por BR040 BR040 Escreveu:

na loja onde faço revisão da bike e compras de equipamento o mecânico sugeriu que eu posiciona-se a chave allen na vertical e contasse as voltas para abrir a braçadeira do canote, assim poderia ajustar a altura do selim durante o treino e apertar corretamente , mas quando assim fiz fiquei receoso e  apertei a menos e o canote foi lentamente abaixando  pois se apertasse a mais existe  o risco de estragar o quadro da bike...não seria possível uma braçadeira autolimitante de torque, facilitaria muito para nós, acredito que não seria muito difícil uma peça assim, que opinem os técnicos e mais experientes...


Existem torquimetros com o torque pré definido e que custam bem menos do que os tradicionais Bontrager Preset por exemplo, porem servem apenas para parafusos com torque unico, o Topeak TPS-SP07 me parece ser interessante pode ser levado na mochila e a Topeak fabrica bons produtos.

http://www.bontrager.com/model/08370" rel="nofollow - http://www.bontrager.com/model/08370

http://www.topeak.com/products/Homeshop-Tools/combotorq_bit_set" rel="nofollow - http://www.topeak.com/products/Homeshop-Tools/combotorq_bit_set



Enviado por: zeca
Data: 01 Abr 2014 as 09:40
MSG repetida.



Enviado por: gladiator25
Data: 04 Abr 2014 as 15:05
Estou muito inclinado a comprar um torquímetro mas os preços no Brasil estão de arrepiar e importar também pode não valer a pena por causa do preço do dollar.

Alguém tem alguma indicação ou alternativa ao Shimano Pro que já teve um preço interessante e agora não encontro por menos de 500 pila?


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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Enviado por: raulfragoso
Data: 04 Abr 2014 as 15:31
Originalmente Postado por gladiator25 gladiator25 Escreveu:

Estou muito inclinado a comprar um torquímetro mas os preços no Brasil estão de arrepiar e importar também pode não valer a pena por causa do preço do dollar.

Alguém tem alguma indicação ou alternativa ao Shimano Pro que já teve um preço interessante e agora não encontro por menos de 500 pila?

Aqui no Brasil é muito caro mesmo. Eu acabei de comprar esse torquímetro na Amazon: http://www.amazon.com/gp/product/B00C5ZL2EG

Os reviews são excelentes, e a qualidade parece ser bem melhor do que os genéricos chineses.

Assim que chegar posto um review aqui.


Enviado por: gladiator25
Data: 04 Abr 2014 as 15:40
Originalmente Postado por raulfragoso raulfragoso Escreveu:


Aqui no Brasil é muito caro mesmo. Eu acabei de comprar esse torquímetro na Amazon: http://www.amazon.com/gp/product/B00C5ZL2EG

Os reviews são excelentes, e a qualidade parece ser bem melhor do que os genéricos chineses.

Assim que chegar posto um review aqui.


Preciso comprar um de qualquer jeito, apertar roda na Lefty sem torquímetro é complicado Confused e fico muito inseguro se apertei demais ou pouco.


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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Enviado por: raulfragoso
Data: 04 Abr 2014 as 15:59
Originalmente Postado por gladiator25 gladiator25 Escreveu:

 Preciso comprar um de qualquer jeito, apertar roda na Lefty sem torquímetro é complicado Confused e fico muito inseguro se apertei demais ou pouco.

Entendo, eu também só aperto as peças da minha com torquímetro na bike shop, mas enche o saco ter que ir lá toda vez que preciso ajustar alguma coisa.


Enviado por: zeca
Data: 05 Abr 2014 as 15:21
Para quem possui equipamento mais caro um quadro de carbono por exemplo, um troquimetro é um bom investimento. Eu utilizo o mesmo apenas no seat post e no guidão/mesa que é um Syntace VRO, os torquimetros com faixa de aperto de 3 até 15 Newtons servem para a maioria dos parafusos.


Enviado por: gladiator25
Data: 05 Abr 2014 as 20:14
Originalmente Postado por zeca zeca Escreveu:

... os torquimetros com faixa de aperto de 3 até 15 Newtons servem para a maioria dos parafusos.

Essa faixa é que é interessante. 

Até hoje nunca danifiquei nada por excesso ou falta de torque em qualquer componente, mas sempre fica a dúvida se está correto (até porque sem torquímetro é quase impossível saber) ou não o torque.


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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Enviado por: rsreis
Data: 15 Abr 2014 as 13:47
Originalmente Postado por raulfragoso raulfragoso Escreveu:



Aqui no Brasil é muito caro mesmo. Eu acabei de comprar esse torquímetro na Amazon: http://www.amazon.com/gp/product/B00C5ZL2EG

Os reviews são excelentes, e a qualidade parece ser bem melhor do que os genéricos chineses.

Assim que chegar posto um review aqui.


Raul, simulei uma compra dese torquímetro e chegou perto dos 100 Obamas com impostos e taxas... confere?! Você mandou direto pro BR ou mandou via shipito ou similar? Apesar da qualidade que parece ter, achei meio salgado no final... fico no aguardo do review!



Enviado por: msetim
Data: 11 Jul 2014 as 22:38
Pessoal, tem alguma marca que tenha um bom custo/benefício, existem muitos modelos de diversas marcas, é difícil saber. 


Enviado por: Nve
Data: 15 Jul 2014 as 09:29
Alguém sabe o nome disso aqui em português? É um adaptador de boca pra chave de catraca e torquímetros. Não consigo achar em lugar nenhum aqui no Brasil pela internet pra comprar...



Enviado por: MHF
Data: 03 Ago 2014 as 08:35

 

Alguém tem, já usou, conhece, pode opinar sobre esse Torquimetro vendido no ML ?

 
 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574323354-chave-torqimetro-de-preciso-para-bicicletaspro-no-brasil-_JM" rel="nofollow - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574323354-chave-torqimetro-de-preciso-para-bicicletaspro-no-brasil-_JM


Enviado por: vagneraugusto
Data: 26 Jun 2015 as 17:33
Ressuscitando o tópico...
Afinal de contas existe algum torquímetro em que eu mesmo possa calibrá-lo?
Estava querendo pegar o TW5 e o TW6 da Park Tool:
http://www.parktool.com/product/ratcheting-click-type-torque-wrench-tw-5
http://www.parktool.com/product/ratcheting-click-type-torque-wrench-tw-6
A medida do TW6 é 3/8” e do TW5 é 1/4” com adaptador para 3/8”. Será que com esse adaptador funciona legal?
Quanto ao kit de ponteiras da Park Tool: vocês recomendam outros bons? Com mais ponteiras?
http://www.parktool.com/product/socket-and-bit-set-sbs-1
Aguardo retorno.
Muito obrigado.
Abraços.


Enviado por: Beto Pires
Data: 29 Jun 2015 as 19:15
Você pode calibrar em casa seu torquímetro. Dá um trabalhinho mas...compensa $$$.

http://pt.wikihow.com/Calibrar-um-Torquímetro



Enviado por: zoda
Data: 01 Jul 2015 as 23:03
Uso torquimetro já tem um tempo. Uma coisa errada que fazia era guarda-lo após o uso sem zera-lo. Isso pode acelerar a vida útil dele.


Enviado por: ajunior
Data: 12 Out 2015 as 09:32
Alguém recomenda o torquímetro calypso? eles tem um de 2 a 14 nm e outro de 2 a 24 nm, será que valem a pena? < ="text/">.lingualy-translate-close {background: url("chrome-extension://iilcekgoelpgecpjnnoikhbleipnjdhf/lookup/assets/translate/x_normal.png") no-repeat;}.lingualy-translate-close:hover {background: url("chrome-extension://iilcekgoelpgecpjnnoikhbleipnjdhf/lookup/assets/translate/x_over.png");}.lingualy_popup .lingualy_close {background: url("chrome-extension://iilcekgoelpgecpjnnoikhbleipnjdhf/lookup/assets/andy-sprite.png") no-repeat 0 -50px;}


Enviado por: Pepebike
Data: 12 Out 2015 as 17:28
A Ice Tools possui um torquímetro acessível e leve.
No Brasil, entre outros, os produtos Ice Tools são importados e distribuídos pela ISAPA, um dos maiores atacadistas de peças do Brasil.  Segundo a ISAPA o preço para o cliente final é de cerca de R$ 200.

Veja um vídeo sobre o o torquímetro - lançamento na Brasil Cycle Fair 2015 (coloque o vídeo no 2:30"):
https://www.youtube.com/watch?t=176&v=b1SpAsdvT80" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?t=176&v=b1SpAsdvT80

Aqui um informativo da Ice Tools sobre o torquímetro:
http://www.icetoolz.com/ec99/ushop10074/GoodsDescr.asp?category_id=235&parent_id=198&prod_id=E219pt" rel="nofollow - http://www.icetoolz.com/ec99/ushop10074/GoodsDescr.asp?category_id=235&parent_id=198&prod_id=E219pt


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“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”


Enviado por: Blank
Data: 13 Out 2015 as 10:58
O torque do pedivela apex da SRAM é 45Nm - 54Nm é um baita aperto. Achei que ia quebrar a bike até dar o estalo.


Enviado por: zig
Data: 24 Nov 2015 as 20:58
..


Enviado por: gladiator25
Data: 12 Abr 2016 as 15:51
Revivendo!!!

Depois de tanto tempo alguém tem alguma indicação de torquímetro com preço acessível no Brasil?

Alguém conhece esse?

http://www.acasadosmacacos.com.br/torquimetro-estalo-38-11kg-com-estojo-674942-lee-tools/p?idsku=2857&gclid=CKCS5u3ficwCFVhahgodFgID8A" rel="nofollow - http://www.acasadosmacacos.com.br/torquimetro-estalo-38-11kg-com-estojo-674942-lee-tools/p?idsku=2857&gclid=CKCS5u3ficwCFVhahgodFgID8A


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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Enviado por: cascão
Data: 13 Abr 2016 as 09:39
Tenho um Gedore flex o click de vareta que vai até 120Nm e um Sata 1/4" de estalo que vai até 30Nm para os torques menores.

Um torquímetro com bom custo benefício são os da Sata
http://www.belzer.com.br/Catalogo/Sata/Torquimetros/TorquimetroEstalo_14.html" rel="nofollow - http://www.belzer.com.br/Catalogo/Sata/Torquimetros/TorquimetroEstalo_14.html

Para calibrar qualquer instrumento de medição é só consultar no site
http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rbc/" rel="nofollow - http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rbc/
Recomendo calibração para quem tem torquimetro chinês ou torquimetro já bastante usado

Lembrando que torquimetro não substitui o cérebro. Em matéria de mecânica tem que ter noção do que está fazendo. Sempre.


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Specialized Pitch
GT Avalanche
Drop Bike 20" Trial
Sherco ST300
https://www.youtube.com/playlist?list=PL73FEE8EBA6130331


Enviado por: gladiator25
Data: 14 Abr 2016 as 15:50
Originalmente Postado por cascão cascão Escreveu:

Tenho um Gedore flex o click de vareta que vai até 120Nm e um Sata 1/4" de estalo que vai até 30Nm para os torques menores.

Um torquímetro com bom custo benefício são os da Sata
http://www.belzer.com.br/Catalogo/Sata/Torquimetros/TorquimetroEstalo_14.html" rel="nofollow - http://www.belzer.com.br/Catalogo/Sata/Torquimetros/TorquimetroEstalo_14.html

Para calibrar qualquer instrumento de medição é só consultar no site
http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rbc/" rel="nofollow - http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rbc/
Recomendo calibração para quem tem torquimetro chinês ou torquimetro já bastante usado

Lembrando que torquimetro não substitui o cérebro. Em matéria de mecânica tem que ter noção do que está fazendo. Sempre.

Valeu ai, gostei desse Sata e o preço não está tão ruim. 

Nunca tive problemas com aperto excessivo nem pouco, mas quero ter certeza nos torques, por segurança.

Valeu"


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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Enviado por: furukawa
Data: 15 Abr 2016 as 00:46

Eu chamo atenção para a faixa de torque que pode ser ajustada no torquímetro.

Este Sata tem a faixa de 6-30 Nm.

O torquímetro Pro tem faixa de 3-15 Nm:
http://www.pro-bikegear.com/en-gb/catalogue/accessories/113/tools/pr100340_main/torque-wrench



Enviado por: gladiator25
Data: 15 Abr 2016 as 10:22
Problema do Pro é o preço nada convidativo no Brasil.

Encontrei esse Sata a 288,00 mas sem os encaixes, para peças com torque abaixo de 6Nm é mais vantagem pegar um de 1 a 5Nm junto com o Sata que sairá mais em conta que o Pro com preços flutuando acima dos 700,00 reais e limitado a 15Nm.




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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Enviado por: Espinhaço
Data: 22 Jul 2016 as 09:40
Blz!
 Si que é tarde pra responder mas, não aconselho a calibrar em casa pois, para calibrar você precisaria de outros equipamentos (como balança) que você não saberia se também estão bem calibrados. Caso deseje fazer manutenção na própria bicicleta poderia ter prejuízo financeiro, caso seja profissional perderia também na credibilidade.
  Trabalhei na Liebherr Brasil G.M.O aí na via expressa de contagem e sempre levava instrumentos para calibragem na Medição http://www.medicao.net.br/.
 A coisa parece ser muito séria, lá você não passa da recepção e nunca consegue ver o que há lá dentro, eles têm que ter temperatura e umidade controladas.
 


Enviado por: Espinhaço
Data: 22 Jul 2016 as 09:41
Originalmente Postado por vagneraugusto vagneraugusto Escreveu:

Ressuscitando o tópico...
Afinal de contas existe algum torquímetro em que eu mesmo possa calibrá-lo?
Estava querendo pegar o TW5 e o TW6 da Park Tool:
http://www.parktool.com/product/ratcheting-click-type-torque-wrench-tw-5
http://www.parktool.com/product/ratcheting-click-type-torque-wrench-tw-6
A medida do TW6 é 3/8” e do TW5 é 1/4” com adaptador para 3/8”. Será que com esse adaptador funciona legal?
Quanto ao kit de ponteiras da Park Tool: vocês recomendam outros bons? Com mais ponteiras?
http://www.parktool.com/product/socket-and-bit-set-sbs-1
Aguardo retorno.
Muito obrigado.
Abraços.


Blz!
 Si que é tarde pra responder mas, não aconselho a calibrar em casa pois, para calibrar você precisaria de outros equipamentos (como balança) que você não saberia se também estão bem calibrados. Caso deseje fazer manutenção na própria bicicleta poderia ter prejuízo financeiro, caso seja profissional perderia também na credibilidade.
  Trabalhei na Liebherr Brasil G.M.O aí na via expressa de contagem e sempre levava instrumentos para calibragem na Medição http://www.medicao.net.br/.
 A coisa parece ser muito séria, lá você não passa da recepção e nunca consegue ver o que há lá dentro, eles têm que ter temperatura e umidade controladas.
 



Enviado por: capoeira
Data: 18 Out 2020 as 08:52
ressuscitando mais uma vez,

minha única peça de carbono é o garfo. então não creio q preciso o torquímetro mais preciso do mundo.
alias, estava me questionando se estes torquímetros de vareta não seguram a calibração melhor, será?
emfim, achei dois produtos no ML. alguém conhece?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1001636748-torquimetro-ferramenta-p-bike-topeak-combotorq-3-12nm-5-bit-_JM#position=8&type=item&tracking_id=b3a13266-e9ca-4624-bfdf-11f084b98e66" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1001636748-torquimetro-ferramenta-p-bike-topeak-combotorq-3-12nm-5-bit-_JM#position=8&type=item&tracking_id=b3a13266-e9ca-4624-bfdf-11f084b98e66
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1566038096-torquimetro-de-vareta-jogo-de-bits-bike-hand-yc-637bits-_JM#position=1&type=item&tracking_id=b3a13266-e9ca-4624-bfdf-11f084b98e66" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1566038096-torquimetro-de-vareta-jogo-de-bits-bike-hand-yc-637bits-_JM#position=1&type=item&tracking_id=b3a13266-e9ca-4624-bfdf-11f084b98e66


Enviado por: furukawa
Data: 18 Out 2020 as 10:46

Já usei garfo de carbono da Niner e o mais importante é o uso e posição do plug compressor que vai na espiga.

O plug compressor (expander plug) fica preso internamente na espiga para se tirar a folga da caixa de direção. É bom que ele fique posicionado na mesma altura em que a mesa seja colocada para que desta forma a pressão de aperto dos parafusos da mesa não esmaguem a espiga de carbono.



Enviado por: capoeira
Data: 18 Out 2020 as 11:27
Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:


Já usei garfo de carbono da Niner e o mais importante é o uso e posição do plug compressor que vai na espiga.

O plug compressor (expander plug) fica preso internamente na espiga para se tirar a folga da caixa de direção. É bom que ele fique posicionado na mesma altura em que a mesa seja colocada para que desta forma a pressão de aperto dos parafusos da mesa não esmaguem a espiga de carbono.



isso é verdade. o problema é q da medo de apertar demais o plug sem um torquímetro 



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