Imprimir página | Fechar Janela

Bicicletas Motorizadas

De:: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do fórum: Bicicletas Elétricas
Descrição:: Fórum para discussão geral sobre bicicletas elétricas e assuntos afins.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=36297
Data:: 17 Jun 2021 as 21:35
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Bicicletas Motorizadas
Enviado por: Alexzaidan
Assunto: Bicicletas Motorizadas
Data: 24 Jun 2011 as 00:40
Me tirem uma duvida, qual é a legislação que controla as bicicletas motorizadas ? Idade para dirigir e talz ...

Pergunto isso porque hoje passaram 2 meninos de uns 12 anos em uma motorizada gritando no meu ouvido porque a bike deles andava mais do que a minha "bike de playboy". Passaram 2x por mim e na segunda o moleque da garupa tentou meter a mão no meu guidon por sorte não conseguiu, ia ser um belo tombo. A ainda andavam fazendo zigue-zague na pista ... 

Se a gente já tem que se comportar como veiculos segundo a legislação de transito quem dirá as motorizadas

Quero saber se tem alguma idade minima para dirigir isso só para chamar a atenção dos guardinhas da universidade porque eles viam e não faziam nada.





Respostas:
Enviado por: profclayton
Data: 24 Jun 2011 as 03:21
a mesma legislação de veículos as mesmas regras... 



-------------
Prof Clayton


Enviado por: Alexzaidan
Data: 24 Jun 2011 as 03:46
Mas sempre ouço falar que não necessita de carteira de habilitação, imagino que deve haver pelo menos uma idade minima. Pode ser uma bicicleta mas já é quase uma moto hehehe


Enviado por: bil_sohma
Data: 24 Jun 2011 as 12:38
Eu, particularmente, sei muito pouco. 
Mas acho que ser for uma bicicleta motorizada, podemos fazer muito pouco porque assim como o kart, ou qualquer outro veículo a motor que não seja carro, motocicleta, ônibus e caminhão, não tem a necessidade de emplacamento, provável que também não tenha idade minima. Infelizmente.
Quanto aos guardas da universidade, eles podem agir sim e seu favor pois os meninos estavam colocando sua integridade física em risco. E isso eles não podem fazer com qualquer idade que tenham.
Acho que é isso.
(tenho uma madrinha dona de auto-escola, vou falar com ela semana que vem e posto aqui informações mais detalhadas do CTB) 


-------------


http://maisumpedal.blogspot.com/" rel="nofollow - http://maisumpedal.blogspot.com/



Enviado por: gms
Data: 24 Jun 2011 as 18:02
Bicicletas motorizadas são considerados como motocicletas.

Há alguns meses saiu algumas reportagens no noticiário de Campinas falando sobre elas.

http://eptv.globo.com/ribeiraopreto/noticias/NOT,2,2,344109,Falta+de+regulamentacao+proibe+bicicletas+eletricas+de+circularem+no+transito.aspx
http://eptv.globo.com/noticias/NOT,2,6,349566,Policia+Militar+multa+e+recolhe+bicicletas+eletricas.aspx

E já teve um tópico sobre o tema:
http://www.pedal.com.br/forum/bike-eletrica_topic28197.html

E no tópico, o marcorn respondeu bem:
Originalmente Postado por marcorn marcorn Escreveu:

Bike elétrica é, perante a lei, equiparada a ciclomotor ( http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_315_09.pdf - Resolução 315 do CONTRAN ), ou seja:
- não é uma bicicleta;
- Seu condutor é obrigado a ter CNH categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) -  nos termos do Art 141 do CTB e da http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_168.pdf - Resolução nº 168/2004 do Contran, ou Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” nos termos do http://www.pr.gov.br/mtm/legislacao/ctb/cap_xiv.htm - art. 143 do Código de Trânsito Brasileiro .;
- Usar capacete (com selo do INMETRO para moto) - ( http://www.pr.gov.br/mtm/legislacao/ctb/cap_iii.htm - art 54, 55 do CTB );
- Circular na via, não na ciclovia - ( http://www.pr.gov.br/mtm/legislacao/ctb/cap_iii.htm - art 57 do CTB );
- Ter 02 espelhos;
- Ter faróis dianteiro e traseiro;
- Ter velocímetro;
-  “Art. 120 do CTB: Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário, na forma da lei”.(grifo nosso)
   “Art. 130: Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo”. (grifo nosso)

   Desta forma, já podemos concluir que as bicicletas dotadas de motor elétrico, devem à luz dos artigos acima citados serem registradas e licenciadas junto ao órgão executivo de trânsito
;

Resumo da ópera: bike elétrica perante a lei é ciclomotor.

Quem vende este tipo de veículo, que não tente vender gato por lebre, deixe o cliente bem ciente disto pois "bicicleta com motor", mesmo que com um motor elétrico é um ciclomotor (leia-se moto abaixo de 50 cilindradas).

Já fazem anos que aqui em SC esta discussão chegou ao Conselho Estadual de Trânsito. Veja, já naquela época, o que ficou decidido mesmo antes da Resolução 315 que mencionei acima sobre http://www.cetran.sc.gov.br/pareceres/parecer082.htm - bicicleta elétrica .




Imprimir página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06 - http://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.co.uk