Imprimir Página | Fechar Janela

Pedalando "em pé" (fora do banco)

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon
Nome do Fórum: Estrada - Speed / Track / Ciclocross
Descrição Fórum: Fórum para discussão de Speed / Ciclismo de Estrada / Track / Ciclocross e amantes da velocidade!
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=35317
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 07:32
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Pedalando "em pé" (fora do banco)
Postado Por: Gpaiva
Assunto: Pedalando "em pé" (fora do banco)
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 02:20
Galera,

Comprei minha CAAD8 tem mais ou menos dois meses. Foi a melhor coisa que fiz na vida.
Desde então, não tenho perdido uma única oportunidade de pedalar. Rodo 2x semana no plano, durante a semana, e nos finais de semana subo as montanhas aqui do Rio (sabado e domingo).

Deixei de ser um cara que mal aguentava uma subidinha pra ser um cara que saí pras montanhas, roda uns 100km (tudo bem que demoro umas 5-6hrs, mas to começando po).

Agora uma coisa me intriga. Vejo muita gente pedalando fora do banco por muito tempo. Quando tento, nao consigo sustentar nem 5min antes dar pernas começarem a queimar!

Estou fazendo algo errado ou sou fraco mesmo? Tenho aguentado umas subidas bem pesadas aqui do Rio (vista chinesa, paineras e sumaré ) sem precisar parar, mas quanto tento pedalar em pé, recebo uma imediata lição de humildade e volto pro banco queitinho....

Como posso melhorar isso?





Respostas:
Postado Por: Tekapo
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 02:54
Gpaiva... isso ai é costume... como vc esta começando agora fica tranquilo... sugiro tentar aumentar a frequencia dos pedais em pé aos poucos nos seus treinos.

eu mesmo giro mais sentado, em pé só qdo a coisa tah mto feia... mesmo assim tenho procurado alternar com mais frequencias durante os treinos...


Postado Por: RaulRockSeixas
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 12:51
Originalmente postado por Gpaiva Gpaiva escreveu:


Agora uma coisa me intriga. Vejo muita gente pedalando fora do banco por muito tempo. Quando tento, nao consigo sustentar nem 5min antes dar pernas começarem a queimar!


Já que vc está começando eu sugiro usar a pedalada em pé apenas pra dar uma aliviada nas pernas e fazer um pouco de sangue circular nas partes baixas. Nem esquente em ficar 5 minutos pedalando em pé, só se o selim quebrar e não puder sentar mais memso.


-------------
Arrroooocha Pica-Pau!


Postado Por: rbtravassos
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 13:03
Eu também não consigo pedalar em pé. Às vezes até parece que estou desperdiçando energia. Não sei se faço isso usando marcha errada ou não.
Eu vejo a galera em pé sem mudar de marcha. Quando faço isso a impressão que eu tenho é que faço mais força para 'controlar' a pedalada. 
Não sei. Esse tópico veio a calhar.


-------------
Uma mente que se abre para o conhecimento, jamais retorna ao seu tamanho original.


Postado Por: T.C.
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 13:16
Pedalando em pé você está gastando mais energia que pedalando sentado, mas em compensação você tem um pouco mais de potẽncia que pedalando sentado. Então o recomendado é pedalar sentado a maior parte do tempo, ficar em pé apenas para dar uma aliviada na bunda ou se quiser aumentar a velocidade. Se for o segundo o ideal é descer duas marchas antes de ficar em pé.

-------------
O texto acima contém uma verdade absoluta.


Postado Por: RaulRockSeixas
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 13:21
Originalmente postado por rbtravassos rbtravassos escreveu:

Eu também não consigo pedalar em pé. Às vezes até parece que estou desperdiçando energia. Não sei se faço isso usando marcha errada ou não.
Eu vejo a galera em pé sem mudar de marcha. Quando faço isso a impressão que eu tenho é que faço mais força para 'controlar' a pedalada. 
Não sei. Esse tópico veio a calhar.


Lembre que quando vc pedala em pé, vc está colocando todo o peso do corpo nos pedais, então da pra descer tranquilamente uma ou duas marchas. Experiemente isso numa subida que faça parte do seu trajeto de treinos, desça as marchas e de umas 15 pedaladas completas em pé, depois volte pro selim na marcha em que estava antes. Só cuide se for fazer isso em grupo e numa subida muito íngrime, a bike sempre perde velocidade na hora que vc sai do selim, então alguem pode bater na sua roda sem querer.


-------------
Arrroooocha Pica-Pau!


Postado Por: edduds
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 13:28
Bom tópico.

Quando comecei a pedalar ficava com os músculos do abdômen meio "preguiçosos", e levantar chegava a causar alguma dor, hoje pedalo numa boa em pé, mas por mais que eu tenha a impressão que a velocidade aumenta, normalmente ela diminui. O que faço é descer umas duas marchar e levantar, em subida pouco íngreme chega a cair uns 4 km, que dá para recuperar com algum esforço.

O que vejo é que alguns conseguem pedalar leve e em pé (impressão), eu não consigo isso, e a puxada eu só consigo quando a subida é realmente íngreme.

Sem contar com o "balanço", que ainda sou descordenado para fazer. Vendo o vídeo do pessoal subindo o Jaraguá outro dia (e várias outras subidas) dá para perceber que para alguns pedalar em pé balançando a bike é bem natural.


Postado Por: joe-cool
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 13:54
Outra coisa que é influenciada qdo se pedala em pé é a cadência que tb tende a cair, por isso mesmo descendo as duas marchas a velocidade ou cai ou continua a mesma.E outro fator que esse tipo de pedalada tb influencia são os grupos musculares envolvidos, uma vez que a posição do corpo muda e vc faz um movimento mais semelhante a um corredor a pé, que de um ciclista,


Postado Por: Cebo
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 14:06
Só pedalo em pé em três situações:
1) Quando preciso de mais potência tipo em ataques, contra ataques ou quando aquela subida da"aquela" apertada.
2) Pra circular o sangue nas partes baixas.
3) Subidas longas pra dar uma variada na posição e trabalhar músculos diferentes.

Fora isso, pedalar em pé é mais cansativo do que pedalar sentado (ao menos pra mim).


-------------
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html


Postado Por: marciotelles
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 15:12
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Só pedalo em pé em três situações:
1) Quando preciso de mais potência tipo em ataques, contra ataques ou quando aquela subida da"aquela" apertada.
2) Pra circular o sangue nas partes baixas.
3) Subidas longas pra dar uma variada na posição e trabalhar músculos diferentes.

Fora isso, pedalar em pé é mais cansativo do que pedalar sentado (ao menos pra mim).


4- em saída de curva.


-------------
Humildade para reconhecer erros é uma grande virtude...


Postado Por: poneis
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 15:49
fora que se pedalar muito tempo em pé, vc vai perder o fôlego e ser ultrapassado por um cara que consegue se manter constante durante toda a subida. Pedalar em pé é tipo um "turbo", vc só usa em situações especiais para acelerar por um tempo limitado. 

Fazer disso um costume, ainda mais para quem está começando, dá a chance de se ter problemas nos joelhos.


-------------
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br" rel="nofollow - www.bike123.com.br


Postado Por: Gpaiva
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 16:04
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

fora que se pedalar muito tempo em pé, vc vai perder o fôlego e ser ultrapassado por um cara que consegue se manter constante durante toda a subida. Pedalar em pé é tipo um "turbo", vc só usa em situações especiais para acelerar por um tempo limitado. 

Fazer disso um costume, ainda mais para quem está começando, dá a chance de se ter problemas nos joelhos.


Pois eh, sempre achei que era tipo um turbo mesmo, mas aih comecei a ler uns comentarios aqui no forum do tipo: "fiz a subida toda da prova em pé" (no topico da copa VO2).

Como pode? Turbo constante?

Além disso, gosto de ver video dos profissionais no youtube. Canso de ver dois caras, subindo na mesma velocidade, um em peh outro sentado. Da a impressão que eh questão de preferencia...


Postado Por: joe-cool
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 16:35
Neste video clássico do L'alpe D'Huez titio Armstrong mostra como é a técnica perfeita para a pedalada em pé e como ela pode ser eficiente se bem empregada, lembro da narração da corrida na época onde o locutor falava que o Lance parecia dançar sobre a bike.
http://www.youtube.com/watch?v=F94TCxLYZew


Postado Por: edjardes
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 16:36
Gostei desse tópico !
É questão de treino e ajuda bastante!
Utilizo para aumentar a velocidade nos planos e subidas (faço de 3 a 5 movimentos completos), a velocidade aumenta, daí volto ao selim e procuro mantê-la, quando ela tende a cair, levanto  novamente e assim vou fazendo, principalmente nas subidas.
Voce se recupera quando volta ao selim e consegue fazer o pedal com uma velocidade média maior.Como eu disse é questão de treino.
Funciona comigo e tem mais um detalhe, percebi que muito tempo pedalando sentado numa subida longa tipo a serra lá de CDJ a lombar pega bastante. Daí a pedalada em pé alivia bastante.
Espero ter contribuido !


-------------
Quando vejo um adulto numa bicicleta, não perco a esperança na raça humana.

H.G. Wells


Postado Por: klhada
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 16:38
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

fora que se pedalar muito tempo em pé, vc vai perder o fôlego e ser ultrapassado por um cara que consegue se manter constante durante toda a subida. Pedalar em pé é tipo um "turbo", vc só usa em situações especiais para acelerar por um tempo limitado. 

Fazer disso um costume, ainda mais para quem está começando, dá a chance de se ter problemas nos joelhos.


é mesmo? eu em pé sinto que forço menos o joelho Confused Sentado nas subidas fortes sinto o joelho chorando.

Eu tava com o plano de chegar em 20 minutos de pé na bike de spinning da academia Ouch


Postado Por: pavao
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 17:35
Originalmente postado por edjardes edjardes escreveu:

Gostei desse tópico !
É questão de treino e ajuda bastante!
Utilizo para aumentar a velocidade nos planos e subidas (faço de 3 a 5 movimentos completos), a velocidade aumenta, daí volto ao selim e procuro mantê-la, quando ela tende a cair, levanto  novamente e assim vou fazendo, principalmente nas subidas.
Voce se recupera quando volta ao selim e consegue fazer o pedal com uma velocidade média maior.Como eu disse é questão de treino.
Funciona comigo e tem mais um detalhe, percebi que muito tempo pedalando sentado numa subida longa tipo a serra lá de CDJ a lombar pega bastante. Daí a pedalada em pé alivia bastante.
Espero ter contribuido !
 
Também uso a pedalada de pé para descançar a lombar nas subidas.
 
Armstrong e Contador mandam bem de pé. Pra falar a verdade, o Contador pedalando de pé parece uma dança, o bicho manda bem.


-------------


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 17:39
Pedalar em pé dá uma bela forçada na musculatura do joelho. Só pedalo em pé pra descansar a bunda, pra ter mais potência ou pra recuperar a velocidade e me manter acima da média.

-------------
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 18:04
Eu pedalo de pé +/- igual ao que o Cebo postou:
1- Quando pego uma subida: Pedalo em pé para ganhar velocidade e dar cadência suficiente para conseguir sentar com a marcha atual e/ou dar giro para poder subir marcha.
2- Em uma descida para embalar a bike, ou seja, sprint.
3- Aliviar a poupança.


-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: Gpaiva
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 18:13
Mas deve ter uma tecnica correta de fazer a pedala em peh, nao deve? Qualquer coisa diferente deve ser errada....


Postado Por: sassota
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 18:16
a tecnica pra pedalar em pé é simples:
-Retire o selim e deixe apenas o canote. Te garanto que vc aprende na marra! Se bem que tem uns aqui no forum que iam até preferir...

-------------
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...


Postado Por: CID21
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 18:27
Originalmente postado por sassota sassota escreveu:

a tecnica pra pedalar em pé é simples:
-Retire o selim e deixe apenas o canote. Te garanto que vc aprende na marra! Se bem que tem uns aqui no forum que iam até preferir...
Aprendeu assim ne sassota? sentando no canote,kkkkkk

-------------
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..




Postado Por: mog.eng99
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 18:44
tem certas subidas que eu faço assim:
conto até 10 na perna direita e depois 10 na perna esquerda, sentado e repito as duas contagens em pé... vou alternando até terminar... dá pra ajuda a passar o tempo e não ficar minado e sem forças...
dependendo do momento e do esforço conto até 15/20/25 ou até mesmo só até 5, Big smile


-------------
estou vendendo nos classificados Trek Discovery Channel 2007 tam 54.

"Não se preocupe em correr ou praticar exercícios para ganhar mais anos de vida. Esteja focado em ter mais vida a cada ano"


Postado Por: mog.eng99
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 18:47
Originalmente postado por Gpaiva Gpaiva escreveu:

Mas deve ter uma tecnica correta de fazer a pedala em peh, nao deve? Qualquer coisa diferente deve ser errada....

teve um comentarista/reporte/ciclista da Rai Sport TV que comentou a diferença entre duas subidas em pé entre o Contador e outro ciclista...
mas entre os outros entrevistados havia um que ficava balançando a cabeça, do tipo: não concordo...
não compreendo italiano e não sei detalhes...

porém percebi que o Contador estava mais em pé enquanto o outro ciclista estava um pouco 'emborcado'...

fica aí a dica!!


-------------
estou vendendo nos classificados Trek Discovery Channel 2007 tam 54.

"Não se preocupe em correr ou praticar exercícios para ganhar mais anos de vida. Esteja focado em ter mais vida a cada ano"


Postado Por: sassota
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 18:49
Originalmente postado por CID21 CID21 escreveu:

Originalmente postado por sassota sassota escreveu:

a tecnica pra pedalar em pé é simples:
-Retire o selim e deixe apenas o canote. Te garanto que vc aprende na marra! Se bem que tem uns aqui no forum que iam até preferir...

Aprendeu assim ne sassota? sentando no canote,kkkkkk


hoje em dia eu to acostumado, sento no canote sem maiores problemas, basta dar uma demão a mais de Chamois....

-------------
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...


Postado Por: werner
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 18:53
 Hoje mesmo eu treinei mais a minha pedalada em pé (tava inspirado pelas subidas do contador no giro), e além de tudo o que os colegas disseram, acrescento mais uma: para melhorar a pedalada em pé, principalmente nas escaladas é importante ter BRAÇO. É isso mesmo, além de perna os braços, sobretudo os ombros, tem um papel importante no jogo que se faz em cima da bike para auxiliar o giro nos pedais. Experimente fazer todos os dias 10 repetições de apoio (ou flexão) e em um mês já vai sentir a diferença: quando fizer o jogo em pé na bike vai poder utilizar mais os braços, por mais tempo, e fazer menos força nos pedais descansando assim as pernas e o traseiro Wink

-------------





vamo que vamo!!!


Postado Por: Gpaiva
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 18:57
Esclareça esse lance do braço se der...

Você "puxa" a bike pra vc ou soh usa o braco pra equilibrar o balanço lateral da bike?


Postado Por: El pistoleiro
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 19:06
Em pé você gera mais potencia (voce se aproveita do peso do seu corpo pra empurrar mais forte os pedais) porém gasta mais energia (os musculos das costas/braços fazem mais força pra sustentar/equilibrar seu corpo).

Resumo da opera, ficando em pé é menos eficiente do que subir sentado.

Claro que em ladeiras curtas (menos de 500 metros), essa diferença é muito pequena. Agora em ladeiras grandes, principalmente montanhas, faz muita diferença!

O ideal é subir sentado e girando em torno de 80-85 RPM. Principalmente se voce for pesado...

Resumo da opera 2, ficando sentado:

* gasta menos energia, pode ver que os batimentos sao maiores quando em pé.
* voce pode usar os musculos da bunda e coxa de forma mais eficiente quando sentado.

Claro que é bom ficar em pé de vez em qndo para descansar certos musculos enquanto se usa outros.. além de melhorar a circulacao da parte que fica em contato com o selim.

Qndo em pé, tente usar a bike como uma lavanca, deixando ela ir levemente pra um lado e pra outro pra da mais apoio enquanto voce empurra o pedal com o seu peso.. Perceba que nao é pra voce jogar a bike pra um lado e pra outro.. mas apenas controla-la... use mais o peso no pedal que ta descendo.. enquanto no que ta subindo.. de uma puxada levantado a outra perna... ah.. tambem nao fique muito pra frente.. fica mais para trás.. com o seu peso perpendicular ao pedivela... o evans pedala muito em pé.. veja como ele fica bem para trás.

-------------
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”


Postado Por: El pistoleiro
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 19:20
Originalmente postado por Gpaiva Gpaiva escreveu:

Esclareça esse lance do braço se der...

Você "puxa" a bike pra vc ou soh usa o braco pra equilibrar o balanço lateral da bike?




Se voce não está sprintando ladeira acima.. deixe a bike correr de um lado para outro naturalmente... so controle o quao ela pende de um lado para outro... nao deixe ela balançar muito de um lado pra outro...

Lembre-se que voce tem que usar mais as pernas.. os braços e costas são só para equilibrar o corpo!


-------------
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 19:32
Originalmente postado por Gpaiva Gpaiva escreveu:

Esclareça esse lance do braço se der...

Você "puxa" a bike pra vc ou soh usa o braco pra equilibrar o balanço lateral da bike?

Quando você pedala de pé, você pode pedalar jogando de lado (zig-zag) para pegar mais embalo segurando nos drops ou então segurando nos STI's tipo escalada. No segundo jeito é melhor para subir quando é ingrime demais, você projeta o corpo mais para frente e manda ver. Já o zig-zag você pega mais velocidade e acaba cansando um pouco mais.
Os braços dão o equilíbrio e a sustentação, porque se ficar com o braço frouxo tem grandes chances de beijar o guidão. Ouch
Estes tipode de padaladas eu aprendi tudo andando de mtb, pois você acaba tendo que andar bastante de pé dependendo dos trechos que você anda e aprendendo a projetar o corpo para ganhar força ou velocidade.


-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: aprota
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 20:53
Originalmente postado por sassota sassota escreveu:

a tecnica pra pedalar em pé é simples:
-Retire o selim e deixe apenas o canote. Te garanto que vc aprende na marra! Se bem que tem uns aqui no forum que iam até preferir...

Já fiz 3 horas ininterruptas de treino em pé.
Ainda não aprendi. Já tô me preparando pra fazer um intensivão no assunto.


Postado Por: Lepletier
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 21:20
hoje vou dar uma volta, vou tentar um pouco manter a pedalada em pé e notar o que sinto, ontem acabei pedalando e perdendo o rumo das horas... cheguei em casa 11 da noite ahahahah altamente distraido.

-------------
http://www.rattewagens.com.br
http://lepletier.wordpress.com


Postado Por: sassota
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 21:36


-------------
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...


Postado Por: sassota
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 21:38


-------------
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...


Postado Por: sassota
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 21:40
http://www.google.com.br/search?q=climbing+technique+cycling&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a - http://www.google.com.br/search?q=climbing+technique+cycling&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a

-------------
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...


Postado Por: adalberto melo
Data de Publicação: 31 Mai 2011 as 22:32
pedalar em pé ajuda a descansar a musculatura cansada.. mas os batimentos disparam tbem.. creio eu q seja treinno mesmo... mas tem um colega de pedal o Edson Sobreira...ta loco.. o tempo q eu pedalo sentado o cara pedala em pé num ta nem ai


Postado Por: Lepletier
Data de Publicação: 01 Jun 2011 as 02:07
Bom, pelo o rolé de hoje eu senti que realmente... alguns musculos ficam mais relaxados e outros logicamente trabalham bastante. Reparei também que ao controlar a minha respiração de uma maneira limitada, consegui manter um ritmo bom e não senti tanta fadiga, perda de folego... como normalmente sinto mesmo pedalando sentado.

Acho que é questão de treino e costume, realmente para subir ladeiras é logicamente uma maneira obvia de ter mais torque e força para subir... agora no reto realmente senti vantagens em alguns pontos, o tenso é quando o asfalto é muito ondulado ou "ruim" mesmo, em pé você sente BEM mais e pode acabar até mesmo indo pro chão se der mole com asfalto ruim...

Vou passar a treinar mais isso, senti que depois do rolé de hoje, me senti mais disposto... pode ser apenas uma impressão... mas é o que eu senti. Agora a melhor parte foi na ladeira, quando um carro estava subindo e eu mantendo junto com ele... não faço idéia de quanto ele estava... mas era engraçado a galera do lado do carro vendo eu subir a ladeira cheio de vontade ahahahaahahah

Acho que por ser uma cena um tanto anormal por aqui, a galera estranhou... foi comico a cara do pessoal.


-------------
http://www.rattewagens.com.br
http://lepletier.wordpress.com


Postado Por: Fly
Data de Publicação: 01 Jun 2011 as 12:57
Se pedalar em pé massacra os joelhos, o que dizer então de legpress e agachamentos na musculação.
Pelo que sei o agachamento até fortalece os joelhos.




-------------
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 01 Jun 2011 as 13:18
Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

Se pedalar em pé massacra os joelhos, o que dizer então de legpress e agachamentos na musculação.
Pelo que sei o agachamento até fortalece os joelhos.

Não tinha opinado sobre forçar os joelhos, mas seu comentário é pertinente. Também creio que não force não, pois a força está sendo transferida para o pedal, normal, pelo menos eu pedalo muito em pé e não sinto nada. Alias, sinto mais o joelho pedalando sentado do que em pé.

Não sei como vocês que comentaram do joelho pedalam em pé, eu pelo menos não deixo a perna totalmente reta, sempre dou uma flexionada para possibilitar a pedalada sem extender total, porque aí sim fica dando tranco no joelho e começa a doer.


-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: Olympio
Data de Publicação: 01 Jun 2011 as 13:19
Se vai forçar mais os joelhos ou não vai depender do quão você estica a perna... Se em toda pedalada em pé você forçar o joelho num ângulo negativo vai machucar mesmo ao longo dos treinos. 

Acho que o legal é não esticar o joelho ao máximo.


Postado Por: Lepletier
Data de Publicação: 01 Jun 2011 as 13:30
não só de quanto esticar a perna mas tb do angulo de ataque do seu corpo...

eu que tenho o joelho meio bixado devido a um acidente no passado, não senti nada... e olha que eu mantive o passe por alguns bons minutos, o suficiente para que eu sentisse algo... acho que é questão de pratica...

e o legpress e agaixamento não força somente o joelho a força não está 100% neles... então fica um pouco complicado comparar... talvez o legpress até fique bem mais que o agaixamento... mas mesmo assim, no legpress eu consigo sentir bem mais do que pedalando em pé... então acho que não é tão nocivo assim pedalar em pé quanto se imagina, sem falar que... o corpo se adapta, se acostuma... nada que um bom treino não resolva.


-------------
http://www.rattewagens.com.br
http://lepletier.wordpress.com


Postado Por: RaulRockSeixas
Data de Publicação: 01 Jun 2011 as 14:08
Tem um negocio que usa muito chamado "ankling", que é basicamente ficar sentado mas fazer uma pedalada mais ampla, fazendo o tornozelo trabalhar mais. É legal pq da pra manter a mesma marcha, só aumentar a cadência. Muito útil pra deixar alguem pra trás numa subida, mas requer tanto treino quanto a pedala em pé.

-------------
Arrroooocha Pica-Pau!


Postado Por: edjardes
Data de Publicação: 01 Jun 2011 as 16:28
Hj pela manhã, fiz um treino aqui na estrada (40 km) e observei que quando pedalo em pé (não fico por muito tempo, conto de 3 a 5 giros na perna esquerda ou direita, tanto faz e volto pro selim), jogo o peso do corpo no pedal frontal, vou trocando e não puxo o anterior, acho que é daí que vem aquele balanço da bike. Acontece tanto na subida, na descida quanto nos planos e falso planos. Alguém já havia notado isso também ?

-------------
Quando vejo um adulto numa bicicleta, não perco a esperança na raça humana.

H.G. Wells


Postado Por: jcsk8
Data de Publicação: 01 Jun 2011 as 16:53
Os ciclistas leves tendem a pedalar melhor em pé. Aqui na região tem uns que sobem uns morrinhos de até 8 min tudo em pé. Comigo não funciona. Ficoem pé e ganho de 5 a 7 batimentos a mais por min. e perco ligereira velocidade para a mesma pressão exercida. Logo é prejuízo. Tenho que baixar marcha e forçar mais. Só pra descansar e sprintar mesmo. De resto, tudo sentado.


Postado Por: Single
Data de Publicação: 01 Jun 2011 as 16:55
  Não sei quanto a vocês, mas quando eu pedalo em pé eu projeto o corpo bem à frente e com isso coloco quase todo o peso do corpo nos pedais (o resto fica nos braços). Isso me dá muito mais força pra subir.

  Eu só consigo subir sentado no giro, não na força, pois meus joelhos doem. Aprendi a pedalar em pé na minha single speed, e uso muito no MTB e no speed. Acho útil pedalar em pé em subidas curtas e nas subidas longas que não são tão íngremes. Outro momento em que é bem útil pedalar em pé é quando vc vem embalado do plano ou de uma descida e entra na subida sem reduzir a marcha. Você vai ganhar uma grande parte da subida se se levantar no tempo certo e socar a bota.

 É certo que os grupos musculares utilizados são diferentes dos que se usa ao pedalar sentado, de modo que é necessário treino. Também noto que cansa mais (não tem almoço de graça), mas na minha opinião, nas circusntâncias acima, vale a pena.

 Só não pedalo em pé em subidas muito longas e íngremes por que eu não aguento..hehe.

Abraços.


-------------
SPZ Tarmac SL4 Expert Di2
Cervelo P5 Three
Kona Hei-Hei 2-9
Cannondale Caffeine f3
Caloi 10 Single Speed


Postado Por: TubaraoLegal
Data de Publicação: 01 Jun 2011 as 17:04
Perna "queimando" em curto espaço de tempo é concentração de ácido lático provocada por falta de condicionamento muscular.

Vamos trabalhar estas pernas em uma academia de ginástica.

Converse com o educador físico na academia ou com um "personal".


Postado Por: profclayton
Data de Publicação: 01 Jun 2011 as 18:04
Originalmente postado por TubaraoLegal TubaraoLegal escreveu:

Perna "queimando" em curto espaço de tempo é concentração de ácido lático provocada por falta de condicionamento muscular.

Vamos trabalhar estas pernas em uma academia de ginástica.

Converse com o educador físico na academia ou com um "personal".

Treinamento para ciclismo na sala de musculação não visa ganhar condicionamento muscular nos membros inferiores...

E sim fortalecer estabilizadores....

O treino para ciclismo é específico no ciclismo...


-------------
Prof Clayton


Postado Por: edjardes
Data de Publicação: 01 Jun 2011 as 18:38
Originalmente Postado por TubaraoLegal
Perna "queimando" em curto espaço de tempo é concentração de ácido lático provocada por falta de condicionamento muscular.
Vamos trabalhar estas pernas em uma academia de ginástica.
Converse com o educador físico na academia ou com um "personal".
Originalmente Postado por profclayton
Treinamento para ciclismo na sala de musculação não visa ganhar condicionamento muscular nos membros inferiores...
E sim fortalecer estabilizadores....
O treino para ciclismo é específico no ciclismo...

Concordo Clayton, lembro bem dos meus 1º treinos de subida há 1 ano atrás...6 tiros de 500m, desnivel de 50m, subia na 39x24 ou 34x25, em zig-zag, ofegante, o Broken Heart saindo pela boca,  vomitei várias x !
Passava 2 semanas eu voltava lá...e assim foi indo, até que em dez/2010 fui com a galera de SP (sassota, edu almeida, reinaldo, bruno pinheiro, ltsoussomi, tekapo, denis, heringer entre outros) ao Pico do Jaraguá/SP !
Caraca, quase morri, levei 30 longos minutos na escalada. Ali eu vi que se quisesse ir pro Desafio de Campos, tinha que treinar subidas !!
Bom, atualmente n treinos depois, os tiros na ladeira próximo de casa faço na 39x21, o Pico subi em 22 minutos , agora na Páscoa e treinei na serra velha de CDJ por 2x na faixa de 50 minutos já que lá no Baú, não teve jeito, subi direto 2,5 km e os outros 4km alternei empurrar e pedalar (1h11 na serra) na 1ª serra, já a 2ª serra fiz direto na bike.
Treino é treino e "bora" treinar  !!




-------------
Quando vejo um adulto numa bicicleta, não perco a esperança na raça humana.

H.G. Wells


Postado Por: Gpaiva
Data de Publicação: 06 Jun 2011 as 15:43

Sábado fui fazer a vista chinesa. Subi uma vez, desci e subi de novo. Como foi dito por aqui que a pedalada sentada é mais eficiente, tentei ficar no banco o máximo possível. Só saí do banco quando achava que não ia ser possível dar a próxima pedalada (pra quem não conhece , lá é bem inclinado).

Resultado: Dor na lombar na hora (só na hora) e dor nas costas o resto do sábado e domingo!

 

Acho que parte de problema foi a força que eu tava fazendo em cada pedalada. To convencido que 34x25 não é suficiente pra manter uma cadencia aceitável por lá.  Tinha momentos que eu tava a 7km/h , e fazendo força!

Enquanto isso o pessoal de MTB que eu via por ali tava com a cadencia bem mais alta, andando com menos velocidade mais com a cara mais serena.

 

A próxima vez que for vou tentar ficar em pé o tempo todo, mas não sei se consigo.



Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 06 Jun 2011 as 19:17
34x25 sobe muito bem lá. De 39x25 também sobe descentemente se vc for forte.
Eu faço de 39x23, mas tem que rebolar muito tempo depois da cachoeira até a curva do alívio.


Postado Por: mog.eng99
Data de Publicação: 06 Jun 2011 as 20:11
ahhh, mas na descida todo mundo é forte...  uns são mais e outros menos corajosos!!


-------------
estou vendendo nos classificados Trek Discovery Channel 2007 tam 54.

"Não se preocupe em correr ou praticar exercícios para ganhar mais anos de vida. Esteja focado em ter mais vida a cada ano"


Postado Por: Gpaiva
Data de Publicação: 06 Jun 2011 as 20:29
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

34x25 sobe muito bem lá. De 39x25 também sobe descentemente se vc for forte.
Eu faço de 39x23, mas tem que rebolar muito tempo depois da cachoeira até a curva do alívio.


Subo mais ou menos bem em peh.
O ponto eh que desta vez quiz fazer tudo sentado. Aih que está a questão.


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 06 Jun 2011 as 23:47
Originalmente postado por Gpaiva Gpaiva escreveu:

Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

34x25 sobe muito bem lá. De 39x25 também sobe descentemente se vc for forte.
Eu faço de 39x23, mas tem que rebolar muito tempo depois da cachoeira até a curva do alívio.


Subo mais ou menos bem em peh.
O ponto eh que desta vez quiz fazer tudo sentado. Aih que está a questão.

Ali tem trechos que inclinam demais e fazer sentado só faz sentido se vc for muito, mas muito forte mesmo. Se não for, pra compensar a falta de força nas pernas pra relação usada, acaba movendo muito o corpo e gastando músculos ou articulações que não deveria utilizar nesse movimento. Talvez por isso tenha sentido essas dores.


Postado Por: Gpaiva
Data de Publicação: 07 Jun 2011 as 00:52
Mas será que o pessoal de MTB, com a relacao mais leve, sentados e com a cadencia mais alta, nao estao sendo mais eficientes do que eu, em peh de 34x25?


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 07 Jun 2011 as 01:06
Se eles estiverem te passando nessas condições sim, caso contrário não, né. Wink


Postado Por: Gpaiva
Data de Publicação: 07 Jun 2011 as 01:11
Nao po, o cara pode tar sendo mais eficiente que eu e mesmo assim eu estar indo mais rapido, basta eu ter mais energia pra gastar....

Pensa soh: imagina que eu consiga "outputar" 500 unidades de energia, com 50% de eficiencia e que os caras de MTB consigam "outputar" 100 com 95% de eficiencia.
Vou andar mais rapido, mas vou estar jogando mais energia fora.

obs: numeros totalmente chutados, soh pra exemplificar.


Postado Por: MarcusM
Data de Publicação: 07 Jun 2011 as 01:52
Opiniões medíocres de um ciclista mediocre:

1. COPA VO2 - tem gente que pedalou em pé o tempo todo pq não tinha marcha para pedalar sentado. Em pé vc consegue pedalar com cadência mais baixa por ter mais "força"

2. Joelhos - de forma geral, apesar de aplicar mais força, pedalar em pé força menos os joelhos, pois quando o pé está no alto, o joelho está menos dobrado. É claro que há especifidades de cada um.

3. Pedalar em pé solto - em geral em subidas, não se utiliza a força dos braços, ao contrário, os braços devem permitir o movimento pendular natural da bike.

4. Sprint - nesses casos é comum ver os ciclistas utilizando tudo, inclusive os braços para alavancar ainda mais a força dos pés.

5. Mesmo em pé é muito necessário o empurra e puxa, aliás a pedalada em pé não é circular como se faz normalmente na sentada, parecem remadas, empurra e puxa mesmo.


Postado Por: Oldskullx
Data de Publicação: 14 Ago 2011 as 18:04
tava lendo aki mas nao vi ninguem com um caso tão surreal qt ao meu...kkkk
eu malmente consigo pedalar de pé; me desequilibro com extrema facilidade, esses dias quase tomei um tombo numa subida, será q é pq sou muito gordo???


Postado Por: euovelha
Data de Publicação: 15 Ago 2011 as 13:57
Originalmente postado por Oldskullx Oldskullx escreveu:

tava lendo aki mas nao vi ninguem com um caso tão surreal qt ao meu...kkkk
eu malmente consigo pedalar de pé; me desequilibro com extrema facilidade, esses dias quase tomei um tombo numa subida, será q é pq sou muito gordo???
 
Depende...quanto você pesa? LOL


Postado Por: Oldskullx
Data de Publicação: 16 Ago 2011 as 02:25
Originalmente postado por euovelha euovelha escreveu:

Originalmente postado por Oldskullx Oldskullx escreveu:

tava lendo aki mas nao vi ninguem com um caso tão surreal qt ao meu...kkkk
eu malmente consigo pedalar de pé; me desequilibro com extrema facilidade, esses dias quase tomei um tombo numa subida, será q é pq sou muito gordo???
 
Depende...quanto você pesa? LOL


94kg


Postado Por: Nve
Data de Publicação: 16 Ago 2011 as 14:02
Lembrei desse video do Ullrich
http://youtu.be/l39ahBFGnuk -




Postado Por: acdiegues
Data de Publicação: 26 Set 2012 as 10:19
Muito bacana o tópico =)

E nas saídas de curvas, em uma prova? Como vocês acham que é a posição ideal de pedalar em pé: "mais em pé / esticado" ou mais inclinado pra frente?

Abraços


Postado Por: acdiegues
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 11:54
Oi pessoal, tudo bem?

 Pedalo há 1 ano, 4 dias por semana, treinando forte, junto com o pessoal da cidade. Agora estou começando a competir.

Participei de minha segunda prova este final de semana, em Santa Rosa de Viterbo. Ainda não consegui terminar, mas já tive um desempenho bem melhor. Fiquei contente. Acompanhei o pelotão durante os 20 primeiros minutos (média de 38,5 km/h), depois perdi a roda em uma saída de curva. Pedalei uma volta devagar, e me encaixei de novo no pelotão, e depois fiquei mais 20 minutos. Daí parei pois já estavam caminhando para a chegada.

Melhorei bem a arrancada pós curva, mas ainda preciso melhorar (quando pedalo sozinho na rodovia, faço média de 41 km/h). O que você acha que é melhor: fazer a curva bem fechadinho, por dentro, ou mais aberta, por fora?
E na arrancada, o melhor é pedalar em pé "mais esticado / mais em pé" ou mais inclinadão pra frente com as pernas mais encolhidas? E as marchas: é melhor começar a arrancada com uma média e depois descer uma ou duas (ainda pedalando em pé) ou já arrancar mais travado?

Estou tendo dificuldades de pedalar "em pé". O que faço para melhorar? Há um treino específico?

Por exemplo: eu posso sair de uma curva cotovelo, no meio do pelotão (quando ele quase pára), sair acelerando em pé no volantão e na mais leve no cassete e depois de us 8 metros reduzir a marcha no cassete? Ou já devo arrancar um pouco mais travado?  

Agradeço.
Abraços,
Diegues


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 12:43
41 km/h por hora sozinho na rodovia? Poderia dar mais detalhes, como distância, altimetria e condições do vento no dia que conseguiu essa média?

Quanto à melhor maneira de fazer a curva, tangenciá-la, quando possível, é sempre melhor. Entrar nela por fora, no meio dela passar por dentro e sair dela por fora novamente. Só tem que tomar cuidado se dá pra fazer isso com segurança quando está em um pelotão.

Quando for pedalar em pé a velocidades mais altas, é melhor você inclinar o corpo para a frente para diminuir a resistência do ar. Entretanto, se estiver no meio de uma escalada e quiser pedalar em pé para dar uma variada na posição e não ficar somente sentado, pode ficar mais esticado, caso seja mais confortável, já que a resistência aerodinâmica não importa muito devido à baixa velocidade.

Quanto a cruzar a marcha, na prova vale tudo. Tem horas que vale a pena cruzar a relação para não perder tempo. Não é recomendável ficar usando corrente cruzada, mas não precisa ter essa neura quando isso for lhe ajudar em uma prova.


-------------
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: BrUn0.rs1
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:09


Originalmente postado por acdiegues acdiegues escreveu:

Melhorei bem a arrancada pós curva, mas ainda preciso melhorar (quando pedalo sozinho na rodovia, faço média de 41 km/h). O que você acha que é melhor: fazer a curva bem fechadinho, por dentro, ou mais aberta, por fora?
E na arrancada, o melhor é pedalar em pé "mais esticado / mais em pé" ou mais inclinadão pra frente com as pernas mais encolhidas? E as marchas: é melhor começar a arrancada com uma média e depois descer uma ou duas (ainda pedalando em pé) ou já arrancar mais travado?

em provas eu prefiro fazer as curvas por fora, vc diminui menos a velocidade e fica mais facil de arrancar. Sempre segurando no drop.
quanto as marchas, antes de chegar na curva eu já passo umas 2-3 marchas no cassete(mais leve), se sair travado eu quebro...



-------------
rs1 ultimate monocoque!
http://www.pedal.com.br/forum/pedivela-truvativ-rouleur-carbon-1775_topic44679.html -
...



Postado Por: Aerotech Tour
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:13
Originalmente postado por acdiegues acdiegues escreveu:

Oi pessoal, tudo bem?

 Pedalo há 1 ano, 4 dias por semana, treinando forte, junto com o pessoal da cidade. Agora estou começando a competir.

Participei de minha segunda prova este final de semana, em Santa Rosa de Viterbo. Ainda não consegui terminar, mas já tive um desempenho bem melhor. Fiquei contente. Acompanhei o pelotão durante os 20 primeiros minutos (média de 38,5 km/h), depois perdi a roda em uma saída de curva. Pedalei uma volta devagar, e me encaixei de novo no pelotão, e depois fiquei mais 20 minutos. Daí parei pois já estavam caminhando para a chegada.

Melhorei bem a arrancada pós curva, mas ainda preciso melhorar (quando pedalo sozinho na rodovia, faço média de 41 km/h). O que você acha que é melhor: fazer a curva bem fechadinho, por dentro, ou mais aberta, por fora?
E na arrancada, o melhor é pedalar em pé "mais esticado / mais em pé" ou mais inclinadão pra frente com as pernas mais encolhidas? E as marchas: é melhor começar a arrancada com uma média e depois descer uma ou duas (ainda pedalando em pé) ou já arrancar mais travado?

Estou tendo dificuldades de pedalar "em pé". O que faço para melhorar? Há um treino específico?

Por exemplo: eu posso sair de uma curva cotovelo, no meio do pelotão (quando ele quase pára), sair acelerando em pé no volantão e na mais leve no cassete e depois de us 8 metros reduzir a marcha no cassete? Ou já devo arrancar um pouco mais travado?  

Agradeço.
Abraços,
Diegues

Saida de curva o melhor e sair sentado, com marcha leve, girando e ir jogando pra pesada, evite sprintar toda hora para se poupar



-------------
Ride Eat Sleep Repeat


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:15
acdiegues, você é daqui do interior?
 
Nestas provas de circuito, eu procuro fazer a curva mais pelo lado de dentro do pelotão, teoricamente você faz mais rápido por percorrer uma distância menor. O segredo é se posicionar bem e, claro, não fazer barbeiragem e atrapalhar os outros, cortar roda, ficar espalhando na curva.
 
O segredo não é como se sai e sim como se entra na curva. Wink


-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: acdiegues
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:22
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

41 km/h por hora sozinho na rodovia? Poderia dar mais detalhes, como distância, altimetria e condições do vento no dia que conseguiu essa média?

Quanto à melhor maneira de fazer a curva, tangenciá-la, quando possível, é sempre melhor. Entrar nela por fora, no meio dela passar por dentro e sair dela por fora novamente. Só tem que tomar cuidado se dá pra fazer isso com segurança quando está em um pelotão.

Quando for pedalar em pé a velocidades mais altas, é melhor você inclinar o corpo para a frente para diminuir a resistência do ar. Entretanto, se estiver no meio de uma escalada e quiser pedalar em pé para dar uma variada na posição e não ficar somente sentado, pode ficar mais esticado, caso seja mais confortável, já que a resistência aerodinâmica não importa muito devido à baixa velocidade.

Quanto a cruzar a marcha, na prova vale tudo. Tem horas que vale a pena cruzar a relação para não perder tempo. Não é recomendável ficar usando corrente cruzada, mas não precisa ter essa neura quando isso for lhe ajudar em uma prova.

lgalicki, obrigado pelas dicas. 41 km/h de média em trecho plano, asfalto muito bom, distância curta (25 km), vento a cerca de 7 km/h. Mas, como é um circuito, vou até um trevo e retorno, o vento se anula (atrapalha um pouco em um trecho e ajuda um pouco no outro). Abração


Postado Por: acdiegues
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:26
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

acdiegues, você é daqui do interior?
 
Nestas provas de circuito, eu procuro fazer a curva mais pelo lado de dentro do pelotão, teoricamente você faz mais rápido por percorrer uma distância menor. O segredo é se posicionar bem e, claro, não fazer barbeiragem e atrapalhar os outros, cortar roda, ficar espalhando na curva.
 
O segredo não é como se sai e sim como se entra na curva. Wink

Oi MarcoAleite, sou do interior sim... Sou de Estiva Gerbi, SP, tenho começado a participar das provas da Copa São Paulo. Esse fds talvez eu vá para Santa Bárbara, em uma etapa da Média Paulista. Você é daqui também? Compete nessas provas?

Obrigado pelas dicas. Senti que em alguns momentos fiz a curva muito fechado, daí perdi muita velocidade. Outras vezes estava mais travado e demorei a embalar. As embaladas / arrancadas são o que ainda tem me quebrado. Se desse para fazer a curva na tangente, igual F1, seria ideal, mas no meio do pelotão é mais complicado. Mas vou tentar seguir a dica de me posicionar melhor para entrar melhor na curva. 
Abraços


Postado Por: dmbenati
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:33
Pergunta besta: consegue com frequencia manter esses 41km/h sozinho nesse circuito que descreveu ou foi uma única vez na vida, no pico da forma, etc?

Tô perguntado porque se consegue treinar a 41km/h sozinho por 25km com frequencia, isso dá algo em torno de 37min de treino mantendo a intensidade.

Ligando os pontos, consegue manter 41km/h sozinho em circuito plano por 37min, então porque sobrou do pelotão que estava a 39km/h depois de 20min? Era pra estar sobrando energia, pois estando no pelotão você não só estava gastando menos energia bem como estava andando mais lento do que costuma andar solo. Era pra ter aguentado no pelote pelo menos esses 37min, daí pra mais...

Não tô duvidando dos teus dados não, heim, só especulando mesmo!


Postado Por: Edson Sobreira
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:40
Benati,

Oq pode acontecer é faltar explosão para suportar as arrancadas do pelotão, esse negócio de vira e arranca tem que ser treinado, pois isso vai minando as energias durante a prova. O Diegues pode ter um passo muito bom, mas sofre se tiver que ficar toda hora sprintando numa prova de circuito.


-------------
Antigo usuário Edson de Lima Sobrei

http://www.strava.com/athletes/232181


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:42
Originalmente postado por acdiegues acdiegues escreveu:

Oi MarcoAleite, sou do interior sim... Sou de Estiva Gerbi, SP, tenho começado a participar das provas da Copa São Paulo. Esse fds talvez eu vá para Santa Bárbara, em uma etapa da Média Paulista. Você é daqui também? Compete nessas provas?

Obrigado pelas dicas. Senti que em alguns momentos fiz a curva muito fechado, daí perdi muita velocidade. Outras vezes estava mais travado e demorei a embalar. As embaladas / arrancadas são o que ainda tem me quebrado. Se desse para fazer a curva na tangente, igual F1, seria ideal, mas no meio do pelotão é mais complicado. Mas vou tentar seguir a dica de me posicionar melhor para entrar melhor na curva. 
Abraços
Pô, legal! Eu este ano corri aqui em Araraquara e vou correr na etapa de Américo, na de Sta. Rosa não deu para ir. O mais complicado para mim está sendo se deslocar até as etapas, as vezes eu tenho que viajar para Sampa e não dá certo de ir. Mas ano que vem a meta é disputar a maior quantidade de etapas possíveis. Eu não conheço Estiva Gerbi não...
 
Seja fazendo mais aberto ou mais fechado, tente não ficar muito na rabeira. A dica do Aerotech é fundamental também, sair travado é pedir para quebrar, sobe umas marchas e embala o suficiente para manter o ritmo e volta a pedalar sentado.


-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: acdiegues
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:44
Oi dmbenati,

Consegui na verdade, 41,6 km/h nesse circuito uma vez. Acho que esse dia foi excepcional (era retorno de feriado prolongado, então a rodovia estava bastante movimentada, o que gerava um empurrão dos caminhões). Mas, consigo sempre sim de 39,5 km/h a 40,5 km/h. 

Na prova, no pelotão estava tranquilo, o problema é que é apenas minha segunda prova, então estou deficiente "nas técnicas", por exmeplo, com dificuldade para fazer curvas, trocar machas com velocidade, alternar velocidade, subida e decida etc. Isso porque sempre pedalei no plano, nas rodovias. 

Outra coisa que percebi é que tenho dificuldade de arrancar, isso me cansa, pois nunca havia treinado arrancada, só constância. Era isso que estava querendo melhorar, ou melhor, estou precisando melhorar. Cry

Você tem alguma dica para eu treinar / melhorar as arrancadas? Terça fiz treino de 48 min, parando a bike e arrancando a cada 1,3 km, tentando simular uma prova. Ontem fiquei treinando tiros e subidas, pedalando em pé, nas avenidas de minha cidade. Estou sentindo que os músculos da perna trabalharam bem, estão doloridos, mas não sei se é o correto.

Abração


Postado Por: acdiegues
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:46
Oi Edson,

Acho que é exatamente isso que você falou. Eu sinto que pedalando no pelotão, tá sussa, mas a cada virada e arrancada minhas energias vão minando.

1) Você acha que meu passo está bom?
2) Tem alguma sugestão para melhorar o "vira e arranca" sem minar as energias?

Abração


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:47
Originalmente postado por Edson Sobreira Edson Sobreira escreveu:

Benati,

Oq pode acontecer é faltar explosão para suportar as arrancadas do pelotão, esse negócio de vira e arranca tem que ser treinado, pois isso vai minando as energias durante a prova. O Diegues pode ter um passo muito bom, mas sofre se tiver que ficar toda hora sprintando numa prova de circuito.
É bem por aí Edson. Minha maior dificuldade sempre foi esta, sair de 15 km/h e arrancar para mais de 30 km/h em espaço de 100 m é doloroso demais. Haja treino de explosão para melhorar nisto!Shocked
 
Edit: Diegues, pega um dia de treino seu, quando você fizer o retorno no circuito, reduz a velocidade, vira e sai arrancando. Se tiver um local com duas rotatórias, pouco movimento e não muito distante entre elas, melhor ainda!Wink


-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: dmbenati
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:47
Originalmente postado por Edson Sobreira Edson Sobreira escreveu:

Benati,

Oq pode acontecer é faltar explosão para suportar as arrancadas do pelotão, esse negócio de vira e arranca tem que ser treinado, pois isso vai minando as energias durante a prova. O Diegues pode ter um passo muito bom, mas sofre se tiver que ficar toda hora sprintando numa prova de circuito.


Pode ser sim, Sobreira, só perguntei mesmo porque achei o passo dele bem forte, rodar solo a 41km/h por quase 40min não é moleza, daí achei estranho o pelote estar andando mais devagar que o passo dele sozinho e ele sobrar na arrancada sem conseguir retomar a roda depois, já que teoricamente, se solo você anda a 41km/h, andaria a quanto em pelotão? Se essa conversa de 25% de economia de energia estiver certa, daria pra sustentar bem mais andando de roda do que solo!


Postado Por: acdiegues
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:50
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Originalmente postado por acdiegues acdiegues escreveu:

Oi MarcoAleite, sou do interior sim... Sou de Estiva Gerbi, SP, tenho começado a participar das provas da Copa São Paulo. Esse fds talvez eu vá para Santa Bárbara, em uma etapa da Média Paulista. Você é daqui também? Compete nessas provas?

Obrigado pelas dicas. Senti que em alguns momentos fiz a curva muito fechado, daí perdi muita velocidade. Outras vezes estava mais travado e demorei a embalar. As embaladas / arrancadas são o que ainda tem me quebrado. Se desse para fazer a curva na tangente, igual F1, seria ideal, mas no meio do pelotão é mais complicado. Mas vou tentar seguir a dica de me posicionar melhor para entrar melhor na curva. 
Abraços
Pô, legal! Eu este ano corri aqui em Araraquara e vou correr na etapa de Américo, na de Sta. Rosa não deu para ir. O mais complicado para mim está sendo se deslocar até as etapas, as vezes eu tenho que viajar para Sampa e não dá certo de ir. Mas ano que vem a meta é disputar a maior quantidade de etapas possíveis. Eu não conheço Estiva Gerbi não...
 
Seja fazendo mais aberto ou mais fechado, tente não ficar muito na rabeira. A dica do Aerotech é fundamental também, sair travado é pedir para quebrar, sobe umas marchas e embala o suficiente para manter o ritmo e volta a pedalar sentado.

Bacana Marco. A prova de AQA deve ter sido demais. Conheço bem a cidade aí, sempre vou à Unesp, em um congresso anual, e a avenidona da prova parece ser muito legal. Veja se anima aí de ir nas próximas, quem sabe a gente não se encontra e você me empresta a roda nas saídas de curva rsrsrsTongue


Postado Por: dmbenati
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:54
Originalmente postado por acdiegues acdiegues escreveu:

Oi dmbenati,

Consegui na verdade, 41,6 km/h nesse circuito uma vez. Acho que esse dia foi excepcional (era retorno de feriado prolongado, então a rodovia estava bastante movimentada, o que gerava um empurrão dos caminhões). Mas, consigo sempre sim de 39,5 km/h a 40,5 km/h. 

Na prova, no pelotão estava tranquilo, o problema é que é apenas minha segunda prova, então estou deficiente "nas técnicas", por exmeplo, com dificuldade para fazer curvas, trocar machas com velocidade, alternar velocidade, subida e decida etc. Isso porque sempre pedalei no plano, nas rodovias. 

Outra coisa que percebi é que tenho dificuldade de arrancar, isso me cansa, pois nunca havia treinado arrancada, só constância. Era isso que estava querendo melhorar, ou melhor, estou precisando melhorar. Cry

Você tem alguma dica para eu treinar / melhorar as arrancadas? Terça fiz treino de 48 min, parando a bike e arrancando a cada 1,3 km, tentando simular uma prova. Ontem fiquei treinando tiros e subidas, pedalando em pé, nas avenidas de minha cidade. Estou sentindo que os músculos da perna trabalharam bem, estão doloridos, mas não sei se é o correto.

Abração


Cara, é isso aí, tá no caminho certo, mas demora tempo até melhorar!

Tem que ver que tem as características pessoais também, né. Veja o Basso, por exemplo, com o motorzão a diesel dele, quando atacam vão embora e ele sobra, depois vai buscando devagarzinho só no passão... ele não tem tanta explosão, mas consegue manter intensidade alta sem variações por longo período, e já ganhou muita coisa assim!


Postado Por: acdiegues
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 13:54
Originalmente postado por dmbenati dmbenati escreveu:

Originalmente postado por Edson Sobreira Edson Sobreira escreveu:

Benati,

Oq pode acontecer é faltar explosão para suportar as arrancadas do pelotão, esse negócio de vira e arranca tem que ser treinado, pois isso vai minando as energias durante a prova. O Diegues pode ter um passo muito bom, mas sofre se tiver que ficar toda hora sprintando numa prova de circuito.


Pode ser sim, Sobreira, só perguntei mesmo porque achei o passo dele bem forte, rodar solo a 41km/h por quase 40min não é moleza, daí achei estranho o pelote estar andando mais devagar que o passo dele sozinho e ele sobrar na arrancada sem conseguir retomar a roda depois, já que teoricamente, se solo você anda a 41km/h, andaria a quanto em pelotão? Se essa conversa de 25% de economia de energia estiver certa, daria pra sustentar bem mais andando de roda do que solo!

Verdade Benati. Acho que estou com muitas dificuldades mesmo no arranque... eles devem estar minando minhas forças. Sei que não está duvidando não, só especulando... mas eu não colocaria mentira aqui não... o louco... quero aprender com o pessoal, não iria desperdiçar o tempo de ninguém com conversa fiada. Bom, pelo menos agora me animei por saber que meu passo está bem bom... mas seguir treinando... Tongue


Postado Por: dmbenati
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 14:05


Vai com fé que não tem erro! Treinando, o progresso vem, mais cedo ou mais tarde! O problema é sempre que se vem tarde a gente pode desanimar antes, por isso é importante gostar de treinar, de pedalar, pra conseguir se manter motivado ao londo do tempo e ir colhendo os frutos!


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 14:06
Pode deixar! Se vier correr em Américo dá um alô por MP. Eu sou magrelo, fraquinho, meu negócio é só morro acima mesmo. Tongue Mas a gente tenta, fazemos uma parceria e se for preciso embalo você no sprint! hehehehe
 
Diegues, pega um dia de treino seu, quando você fizer o retorno no circuito, reduz a velocidade, vira e sai arrancando. Se tiver um local com duas rotatórias, pouco movimento e não muito distante entre elas, melhor ainda!Wink Tem que arrancar e manter o ritmo, não vale arrancar e depois não conseguir sustentar.


-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: Edson Sobreira
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 14:08
Diegues,

Geralmente faço treinos de força e sprints, costumo rodar em pelotão tbm de terça e quinta, então estou mais acostumado a ficar enfrentando provas de vira e arranca. Apesar de estar indo em poucas ultimamente.

Tem alguns caras aqui no fórum que podem te dar alguma ajuda, o Clythio conhece muito sobre treinos de sprints, tem tbm o Erico (El Pistolero) que tem um blog que dá muitas dicas de treinos.

Aqui no fórum mesmo, tem muitos tópicos que ajudam a desenvolver essa técnica.


-------------
Antigo usuário Edson de Lima Sobrei

http://www.strava.com/athletes/232181


Postado Por: acdiegues
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 14:46
Valeu Marco. Se for, te dou um toque. Vou seguir as dicas. =)


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 15:01
Quando tiver um contra-relógio na sua região, não exite em participar, hein!?

-------------
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: acdiegues
Data de Publicação: 27 Set 2012 as 15:22
Originalmente postado por Edson Sobreira Edson Sobreira escreveu:

Diegues,

Geralmente faço treinos de força e sprints, costumo rodar em pelotão tbm de terça e quinta, então estou mais acostumado a ficar enfrentando provas de vira e arranca. Apesar de estar indo em poucas ultimamente.

Tem alguns caras aqui no fórum que podem te dar alguma ajuda, o Clythio conhece muito sobre treinos de sprints, tem tbm o Erico (El Pistolero) que tem um blog que dá muitas dicas de treinos.

Aqui no fórum mesmo, tem muitos tópicos que ajudam a desenvolver essa técnica.

Muito obrigado Edson. Vou me informar e continuar treinando.
Abraços


Postado Por: acdiegues
Data de Publicação: 05 Out 2012 as 12:20
Muito obrigado pelas dicas pessoal. Principalmente a do Marco Leite ("o mais importante é como você entra na curva, e não como sai dela"). A partir das dicas e treinos sobre elas consegui melhorar significativamente meu desempenho nas curvas / aceleradas (estava entrando muito devagar, muito "por dentro") e consegui terminar a prova da média paulista domingo passado (em Santa Bárbara D´Oeste), no pelotão da frente. O circuito era rápido (média de 41,4 km/h), sem cotovelo, mas com uma subida intensa e curvas rápidas. Claro que o circuito foi adequado ao meu perfil, mas a evolução foi animadora.
Abraços


Postado Por: dmbenati
Data de Publicação: 05 Out 2012 as 12:28
Boa!!!



Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 05 Out 2012 as 13:02
Parabéns Diegues! Fico feliz de minha dica ter lhe ajudado um pouquinho! Thumbs Up

Agora nas próximas etapas da Copa Paulista já sei no vácuo de quem devo andar! rsrsrsrs Tongue


-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: acdiegues
Data de Publicação: 05 Out 2012 as 16:14
Valeu companheiros!! Smile


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 05 Out 2012 as 18:14
Que bom que tem melhorado o conhecimento técnico e prático. Wink


Postado Por: lucastrocilo
Data de Publicação: 05 Out 2012 as 18:45
Aproveitei as dicas tambem, otimo topico.


Postado Por: EmbaladorRenshaw
Data de Publicação: 28 Fev 2013 as 00:46
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Originalmente postado por Gpaiva Gpaiva escreveu:

Esclareça esse lance do braço se der...

Você "puxa" a bike pra vc ou soh usa o braco pra equilibrar o balanço lateral da bike?

Quando você pedala de pé, você pode pedalar jogando de lado (zig-zag) para pegar mais embalo segurando nos drops ou então segurando nos STI's tipo escalada. No segundo jeito é melhor para subir quando é ingrime demais, você projeta o corpo mais para frente e manda ver. Já o zig-zag você pega mais velocidade e acaba cansando um pouco mais.
Os braços dão o equilíbrio e a sustentação, porque se ficar com o braço frouxo tem grandes chances de beijar o guidão. Ouch
Estes tipode de padaladas eu aprendi tudo andando de mtb, pois você acaba tendo que andar bastante de pé dependendo dos trechos que você anda e aprendendo a projetar o corpo para ganhar força ou velocidade.

Ressuscitando o tópico, depois de um pedal com várias subidas hoje... rs

Estou tentando variar um pouco a força que coloco nos braços ao pedalar em pé. Percebi que dá para pedalar com mais força, segurando com mais firmeza nos drops, "empurrando um pouco mais eles pra baixo" ou pedalar um bem mais solto, praticamente só segurando de leve neles. 

Já imagino a resposta quanto à "segurança" de cada uma das opções, mas qual delas vocês acham que é mais rápida / mais utilizada por todos? Ou não há diferença significativa?

Valeu


Postado Por: Zo
Data de Publicação: 28 Fev 2013 as 09:57
Já que desenterraram...   olha video que mostra como o Contador tem mais facilidade em pedalar em pé que os demais:




-------------
Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.

https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl


Postado Por: oDouglas
Data de Publicação: 28 Fev 2013 as 17:28
Particularmente, prefiro pedalar de pé só em sprints ou em situações extremas, como: fugir de um cahorro, por exemplo. Perco muita energia ficando em pé, pedalo em marchas mais baixas e estou acostumado com o pedal pesado... O único problema é nas retomadas

-------------
oDouglas™


Postado Por: elgleidson
Data de Publicação: 28 Fev 2013 as 20:21
Apesar de pedalar em pé ser bem confortável pra mim, eu procuro sempre pedalar sentado nas subidas, só saindo do selim para variar a posição ou embalar em algum ponto onde a inclinação aumenta.


Postado Por: fravo
Data de Publicação: 01 Mar 2013 as 14:16
Originalmente postado por Oldskullx Oldskullx escreveu:

tava lendo aki mas nao vi ninguem com um caso tão surreal qt ao meu...kkkk
eu malmente consigo pedalar de pé; me desequilibro com extrema facilidade, esses dias quase tomei um tombo numa subida, será q é pq sou muito gordo???


Voivooooooooooooood

Eu também sou gordinho e o equilíbrio veio com o tempo... o movimento de pendular a bicicleta de um lado pro outro também ajuda no equilíbrio.


Postado Por: SrPadilha
Data de Publicação: 03 Abr 2013 as 05:27
Se eu estiver em uma subida clipado... Em pé ou sentado, dá tempo de desclipar, nas duas situações,  antes de me estabacar no chão?


Postado Por: Tiger
Data de Publicação: 04 Abr 2013 as 11:59
Originalmente postado por SrPadilha SrPadilha escreveu:

Se eu estiver em uma subida clipado... Em pé ou sentado, dá tempo de desclipar, nas duas situações,  antes de me estabacar no chão?


Imagino que você esteja falando de uma situação em que sobe uma trilha com erosão, pedras ou raízes (ou seja, mtb e com obstáculos), neste caso se você estiver subindo, o ideal é manter a bunda no banco para não peder tração. Tendo prática no clip, sentado, você vai desclipar numa boa. Agora subindo em pé em uma trilha travada o bicho vai pegar.


-------------
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.


Postado Por: edbraz
Data de Publicação: 04 Abr 2013 as 12:05
Originalmente postado por SrPadilha SrPadilha escreveu:

Se eu estiver em uma subida clipado... Em pé ou sentado, dá tempo de desclipar, nas duas situações,  antes de me estabacar no chão?


Tem que ficar esperto para desclipar antes da perna travar de cãimbra, rsrsrs.
Quase tomei um rola no Pico do Olho d'água assim, se vc forçar na subida até afogar geral não vai soltar o pé fácil não...

-------------
Ed Braz
http://www.strava.com/athletes/edbraz" rel="nofollow - Strava


Postado Por: Livessauro
Data de Publicação: 02 Jul 2013 as 12:52

Pedalar em pé é como baixar uma marcha do carro aumentando o giro, ganhasse torque porem aumenta de mais o consumo de energia.



Postado Por: RafaelArcangelo
Data de Publicação: 12 Mar 2015 as 14:33
Aí galera, acabo de chegar ao Fórum.

Embora não seja experiente nas magrelas, quanto a pedalar em pé ou sentado, tenho a seguinte opinião:

Cada um é cada um e como tal, tem fisiologia distinta. 

Muitas vezes, ao nos compararmos com os outros, principalmente quando esses outros estão em níveis superiores ao nosso, temos a tendência a nos menosprezar. É muito importante que não levemos em consideração apenas o fato de a pessoa ter resistência para pedalar em pé ou sentado, pois, caso tenhamos a oportunidade de falarmos com aqueles mais preparados, vamos perceber que muitas vezes já têm 5, 10, 15 ou mais tempo de pedal. Portanto, natural é que estejam muito à nossa frente.

Eu por exemplo, tenho feito spinning, além de dar umas voltinhas na magrela. E nas aulas de spinning percebo que tem várias pessoas que parecem não se cansar com as aulas extenuantes. E, ao elogiar uma garota por sua performance, ela me respondeu que já praticava spinning há 7 (sete) anos.

Outra coisa que aprendi nas aulas de spinning, é que, para pedalar em pé é necessário que desloquemos o nosso traseiro de forma a que ele sempre esteja em contato com o selim. Isso para evitar a indesejada sobrecarga nos joelhos.

Delonguei muito neste meu primeiro contato, mas, resumindo: como muitos já disseram, pedalar em pé ou sentado depende do momento, das condições topográficas, da nossa disposição em dado momento. E, devido às diversas variáveis: tempo de treinamento, fisiologia individual, disposição etc., cada um deve procurar a forma que melhor se ajuste à situação específica.Star



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net