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Peso da Bike X Competitividade

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Weight Weenies - Bikes e componentes leves (MTB e Estrada)
Descrição Fórum: Fórum para postar peso de peças leves, falar de lançamentos e tunning para redução de peso.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=32136
Data da Impressão: 18 Abr 2024 as 22:51
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Peso da Bike X Competitividade
Postado Por: LeoHD
Assunto: Peso da Bike X Competitividade
Data de Publicação: 11 Mar 2011 as 17:38
Boa tarde galera!

Faz algum tempo venho me perturbando com uma questão: o peso da bike! Sempre pedalei com um monstro de 15,5 kg, que acho excelente pois melhora o condicionamento e exige mais do corpo. Recentemente decidi competir e cheguei a fazer algumas provas com ela, mas não dá! Estou migrando para uma de uns 13 kg e um pouco mais confiável. Ainda assim é pesado, eu sei, mas é o que posso fazer no momento.

Daí minha reflexão: quanto mais leve a bike, melhor a performance do ciclista; quanto mais leve a bike, mais cara ela é... portanto, quanto maior o poder econômico do ciclista, melhor sua colocação nas provas.

Isso não me parece muito justo. Afinal, da mesma forma como não seria justo colocar no mesmo nível três ciclistas de 14, 20 e 40 anos, também não se deveria englobar todas as bikes numa única categoria.

Imaginei então uma divisão de acordo com o peso da bike: sub-10, sub-12, sub-15 e acima de 15, heheh... claro que ia ser mais difícil de viabilizar provas assim, mas seria mais justo e colocaria os ciclistas de um mesmo nível para competir de verdade. Pois hoje em dia o que faz a diferença, muitas vezes não é o ciclista mas sim, o peso da bike.

Será que o que eu estou dizendo tem fundamento? Alguém já viu algo assim em alguma competição?

Abraços!

Léo



Respostas:
Postado Por: MR4Y
Data de Publicação: 11 Mar 2011 as 17:47
Em termos práticos:

-Cada 5 Kg removidos da bike aumentam sua velocidade final em 1,5 Km/h
-Cada 5 Kg removidos da bike reduzem seu tempo em 30 segundos.


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"Metralha os pé de manga!"


Postado Por: pedronevesBA
Data de Publicação: 11 Mar 2011 as 18:04
O que move a bike são as pernas, não adianta ter bike e não ter perna... Claro que ter uma bike boa ajuda, mas não é tudo.

Divisão por peso das bikes:

Você mesmo diz que não seria justo ter um cara de 20 e um de 40 na mesma categoria... Da forma que você sugeriu isso poderia ocorrer.
Fora que ia começar a ter gente que pedalar a usar bike mais pesada e consequentemente ficar em uma categoria mais fraca (mais facil de ganhar) já que iniciantes normalmente tem bikes mais pesadas.
E outra, se fulano tem condições de ter uma bike de 8 kg, ele vai ter que competir com um Absalon da vida que também tem um bike rodando os 8 kg? (exemplo)

Também teriam peças que perderia mercado, pois pense ai, quem mais compraria uma suspa top (DT, Sid e etc.), que tem pesos otimos mas não tem um funcionamento tão ''confortavel'' como uma Reba, Fox e etc. Sendo que essas pessoas só fariam perder, pois teriam de certa forma menos conforto e ficariam e uma categoria mais forte.

Bom galera, é mais ou menos esse o meu pensamento.

Valeu!


Postado Por: fellipe vaqueiro
Data de Publicação: 11 Mar 2011 as 18:24

Isso naum daria certo nunca! kkk Eu tenho a bike mais leve q eu posso ter, graças a Deus nunca encanei c essa de peso, a bike mais leve q tive pesava 11,3 kg, Scale 50! Hj tenho uma de 12,380 originais  e to feliz da minha vida, ela vai cair ainda uns 500g, pneus de kevlar e alguns ups bobos, guidão, canote... No Xterra Rota Imperial, Gramiscelli pedalou ao meu lado a grande parte da prova, meu tempo foi 3:30 h de prova e ela chegou 7 minutos na minha frente. Minha bike pesava 11,3, a dela mais de 13 kg segundo ela... e daí?? Acho q eu tava bem preparado!



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Se Maomé não foi à montanha, é porque não tinha uma mountain bike!


Postado Por: JLSF20
Data de Publicação: 11 Mar 2011 as 19:02
Como já disseram, tem que treinar forte para andar forte. Melhorar seu condicionamento como um todo e não pensar na bike. Ela mais leve vai melhorar ulguns segundos ou até minutos se vc fizer uma comparação. Mas para que essa diferença seja grande no seu condicionamento atual, acredito que a km pedalada vai ter que ser grande tb.
Tem uma subida que treino na minha cidade de 2300mt em asfalto...eu usava uma bike com 10.4kg subia na velocidade de 12 a 13km/h ou tempo de 11minutos em média. Hoje uso a mesma bike porém está mais pesada com 11.4kg devido downgrade que fiz. Mas após um ano de bastante treino, perdi um peso na barrigaThumbs Up tenho subido o mesmo local com 7 minutos e meio a 8 minutos, fazendo uma velocidade média de 16km/h
Isto mostrou pra mim que o peso somente da bike mais leve não influencia tanto, mas pricipalmente o condicionamento.


Postado Por: FCS
Data de Publicação: 11 Mar 2011 as 19:04
concordo com o conterraneo da BA,  tem q ter preparo para andar, eu acho q nao adinata ter bike top e nao ter perna pra rodar


Postado Por: Psylo
Data de Publicação: 11 Mar 2011 as 19:13
Cara... tenho diversos exemplos de ciclistas que andam em bikes que estão longe das tops e andam junto com a elite. 
Esse é um fato que fico feliz com o ciclismo: a democracia dos treinos.
Equipamentos tops está muito mais ligado à vaidade do dono do que no ganho da performance em si. 
Eu mesmo, percebi que investir uma graninha por mês em um treinador (com planilhas bem orientadas) me dá infinitamente mais resultado do que andar numa bike top de linha. Enquanto isso, tem concorrente meu aí vendendo até a mãe para comprar um par de CrossMax, mas vive gripado por não saber treinar/suplementar/descansar direito....


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SRAMANÍACO


Postado Por: hugomedeiros
Data de Publicação: 11 Mar 2011 as 19:53
Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

Cara... tenho diversos exemplos de ciclistas que andam em bikes que estão longe das tops e andam junto com a elite. 
Esse é um fato que fico feliz com o ciclismo: a democracia dos treinos.
Equipamentos tops está muito mais ligado à vaidade do dono do que no ganho da performance em si. 
Eu mesmo, percebi que investir uma graninha por mês em um treinador (com planilhas bem orientadas) me dá infinitamente mais resultado do que andar numa bike top de linha. Enquanto isso, tem concorrente meu aí vendendo até a mãe para comprar um par de CrossMax, mas vive gripado por não saber treinar/suplementar/descansar direito....
Falou tudo. O peso tem sua participação, porém só vai fazer diferença entre ciclistas bem treinados e com o mesmo potencial. Ter perna e muito mais importante.
Já vi ciclista com Speciaaaaliiiizzzzeeeed toda de carbono comendo poeira de ciclista com uma Alfameq das antigas com garfo rígido. E o pior era que a cada volta que a bonitona passava atrás da alfamqe, levava uma puta vaia da galera.


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"Pedalar, um prazer quase sexual"


Postado Por: SergioP
Data de Publicação: 11 Mar 2011 as 20:10
Vcs ja viram o filme/desenho animado chamado "Bicicletas de Beleville"?
Pois é, tem um momento em que a treinadora do ciclista põe ele para comer sentado numa balança, para assim o pobre não comer demais...
O que adianta bk de 9 Kg se quem senta em cima tem sobre peso?
Reflitam...
Ha, não deixem de ver o filme!!
Hug


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Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!


Postado Por: pedronevesBA
Data de Publicação: 11 Mar 2011 as 21:29
O Psylo falou e eu me lembrei: Um amigo meu correu o No limite, prova com uns quase 80 Km, poucas pessoas completaram a prova e ele estava entre elas e segundo ele, quando tava subindo um serra ao lado dele estava um cara com uma bike bem simples, simples mesmo e andando do lado dele e na frente de muita gente com bike top. Ele emprestou a bike dele pro cara subir uns 200 metros e o cara botou no coroão e na quinta atras enquanto ele tava subindo de coroinha e 2 ou 3 atras.

EDIT: O cara virou pra ele e disse:

- É por isso que os cara vem aqui e sobe tudo.


Postado Por: fellipe vaqueiro
Data de Publicação: 11 Mar 2011 as 21:46
ENTAO PIRA: QUEM É DO ES JA VIU O CARA Q VOU FALAR, ESQUECI O NOME, MAS SEMPRE O VEJO NAS PROVAS. ELE TEM UMA BIKE BEM SIMPLES MSM, CORRE XC/XCM, CORREU O XTERRA PEDRA AZUL Q MTOS DA ELITE BRASILEIRA DISSERAM TER SIDO DURISSIMA PROVA C SUBIDA PUNK D 2 KM DE AREIA NO KM 45, IMPOSSIVEL PEDALAR, AFUNDAVA ATE A CANELA, E O BROTHER SÓ TEM UMA PERNAAA!!! E DEIXOU MTA BIKE D CARBONO P TRAS, DIGNO D APLAUSOS D PÉ! Fora um cara c sapato de sair q botou mais de 30 min em mim, considerando q cheguei junto da Ericka Gramiscelli!

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Se Maomé não foi à montanha, é porque não tinha uma mountain bike!


Postado Por: LeoHD
Data de Publicação: 11 Mar 2011 as 22:58
Muito legal! Gostei das respostas de vocês! Agora sim, estou vendo que quem faz a diferença é o piloto, o motor, as pernas! Claro que é importante ter uma bike redonda e confiável, mas tem mesmo é que investir no preparo físico, treinar forte e melhorar a relação corporal peso/potência.

É mais fácil (e mais barato) eu mesmo perder um quilo do que minha bike, heheh...

Muito interessantes os comentários, valeu!




Postado Por: andrexcm
Data de Publicação: 11 Mar 2011 as 23:42
Originalmente postado por fellipe vaqueiro fellipe vaqueiro escreveu:

ENTAO PIRA: QUEM É DO ES JA VIU O CARA Q VOU FALAR, ESQUECI O NOME, MAS SEMPRE O VEJO NAS PROVAS. ELE TEM UMA BIKE BEM SIMPLES MSM, CORRE XC/XCM, CORREU O XTERRA PEDRA AZUL Q MTOS DA ELITE BRASILEIRA DISSERAM TER SIDO DURISSIMA PROVA C SUBIDA PUNK D 2 KM DE AREIA NO KM 45, IMPOSSIVEL PEDALAR, AFUNDAVA ATE A CANELA, E O BROTHER SÓ TEM UMA PERNAAA!!! E DEIXOU MTA BIKE D CARBONO P TRAS, DIGNO D APLAUSOS D PÉ! Fora um cara c sapato de sair q botou mais de 30 min em mim, considerando q cheguei junto da Ericka Gramiscelli!


o nome do Atleta amputado e´ Welington cavalcante...o Cara e super gente fina e pedala forte msm...

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"if it cannot stand out for the talent,expire for the efforts"


Postado Por: Cebo
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 00:07
A bike é o de menos. Sendo todos os outros fatores iguais, dificilmente um ciclista mais forte vai perder para outro mais fraco por conta do peso da bike. A não ser que a diferença entre eles seja muito pequena ou a diferença entra as bikes muito grande.
Conta muito mais os quilos de churrasco na banha da barriga.


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Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html


Postado Por: Mauro Brisola
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 00:47
-A importância do peso também tem a ver com o peso do biker. Por exemplo: eu, que sou um rato de 54kg, vou sofrer muito mais com uma bike de 15kg do que alguém com 80kg. Me refiro á proporcionalidade natural entre massa e força/potência. Ou seja: para mim uma bike 2kg mais leve faz muito mais diferença que para alguém que pese 20kg a mais do que eu (20kg "normais" e não de tecido adiposo...)

-Se peso não tivesse importância os profissionais do mundial não andariam com as bikes mais leves, no limite do regulamento da UCI. Big smile






Postado Por: Dosso
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 01:17
brincadeiras a parte: num outro tópico eu disse, quer que a bike fique mais leve? enche os pneus de gas helio... vai flutuar dependo do quanto couber de gás.

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"A dor é temporária. Desistir dura para sempre."


Postado Por: chapim
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 01:17
todo mundo tem razão...
junta peso da bike, peso do biker, preparo, sorte e muita perna...virou campeão!!!!
quem dera eu ter uma perna xtr, hehehehe
to com uma bike sub10 e minha perna é shimano acera...
Vi numa prova da região um cara com uma bike de ferro, calça jeans, sapato e uma camiseta...ele começou ultrapassar todo mundo...lá pro final as marchas dele não entravam e ele ficou com umas 2 ou 3 só...resumindo, chegou a frente de muita gente e tirou onda...
ainda bem que não fui correr nesta prova, hahahahaha

Abraços
JR


Postado Por: carl
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 01:29
Sou zuado porque minha bike tem quadro nacional e muitos componentes simples. Investi apenas nos componentes da transmissão. Ela é meio pesadinha também.
Mas com ela deixo muito nego de bike top para trás e alguns de speed também.


Postado Por: rafaqs
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 01:41
Originalmente postado por chapim chapim escreveu:

todo mundo tem razão...
junta peso da bike, peso do biker, preparo, sorte e muita perna...virou campeão!!!!
quem dera eu ter uma perna xtr, hehehehe
to com uma bike sub10 e minha perna é shimano acera...
Vi numa prova da região um cara com uma bike de ferro, calça jeans, sapato e uma camiseta...ele começou ultrapassar todo mundo...lá pro final as marchas dele não entravam e ele ficou com umas 2 ou 3 só...resumindo, chegou a frente de muita gente e tirou onda...
ainda bem que não fui correr nesta prova, hahahahaha

Abraços
JR

Isso me lembra de um tiozão numa Barra Forte que me passou numa subida!
Não fiquei feliz não viu!
Ok estava começando a pedalar a pouco tempo! Mas vai ficar na memória! rsrs 


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Venge Vias
Tarmac SL4 - Bike da Esposa
Langster
Globe Daily 1
https://www.strava.com/athletes/251973


Postado Por: carl
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 02:01
Originalmente postado por rafaqs rafaqs escreveu:

Isso me lembra de um tiozão numa Barra Forte que me passou numa subida!
Não fiquei feliz não viu!
Ok estava começando a pedalar a pouco tempo! Mas vai ficar na memória! rsrs 


Outro dia estava numa subidade de 1200m quando ultrapassei um rapaz da farmácia numa Barra Circular e até brinquei com ele: "Cê tá bem, heim." E não é que o cara conseguiu me acompanhar (estava na relação 22-23). E só parou quando a subida virou um paredão.


Postado Por: philipi yuri
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 10:55
A minha Jamis pesa 11,8kg e ta acima do esperado, mais na pratica, quando eu pedala minha sundown mt3 (mais leve) eu pedalava na casa de 32km/h fazendo força, e com a Jamis eu gira a 35km/h sem forçar. A Bike é totalmente diferente da minha ex sundown e por pesar mais, nao impediu de eu ter um melhor resultado na pratica.
OBS: mais ainda queiro deixa na casa dos 10kg, quando sobrar $$$$$$$$$


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ROUBARAM minha Focus Raven 6.0 branco com preto, tamnho S - componentes xt/slx - suspa sid rl preta - rodas concept branca


Postado Por: dudu666
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 11:17
Não adianta de nada ter uma bike de carbono pesando uns 8kg ou 9kg e o cara não ter perna.


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http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R


Postado Por: mats
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 11:27
Os caras gastam fortunas em componentes porque tem coisas que não tem como comprar: perna, determinação, dedicação.
Acho que essa questão de peso é mais uma questão de satisfação pessoal do cara, para o ego, e deixa a bike de enfeite.
Pelo menos eu não vejo a menor graça e to cagando e andando para peso.

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"Brain before beauty, wear your helmet"


Postado Por: hajoduk
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 12:00
Eu tambem concordo que reduzir peso de bike funciona somente para quem realmente é profisional o que aqui no forum 95% não são. Muitos gastam um monte de grana apenas por ego, tirar uma foto colocar no forum, chegar no grupo de pedalada e o pessal ficar babando nas peças tops. Mas tambem respeito quem faça, pois tem gente que se diverte mais em reduzir peso e ter peças tops do que pedalar, cada um cada um.
Eu como não sou competidor e apenas quero me divertir, fico com minha elite 2.7 original que ja faz muito bem o papel dela.



Postado Por: lobinhoms
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 12:46
e ai galera, olha penso assim, peso da bike ajuda sim, mas ter perna e essencial,mas vamos falar serio, quem nao quer uma bike leve e bonita?essa historia de que nao liga para peso e pra boi dormi.tenho uma bike vision e aos poucos to dndo uns tratos nela,nao e top o quadro,mas as peças estou fazendo uns ups , e ela ficou bem melhor no rendimento do que quando tava mais "simplezinha", achoo que e isso ai, profissa ou nao andar com uma bike leve e bonita ajuda sim.
valeu


Postado Por: ROGENER
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 12:56
Não é a bike que faz o ciclista!

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Podemos fazer algo pelo nosso planeta? Sure we can!


Postado Por: mats
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 13:10
Quem tem que aumentar o rendimento é o ciclista e não a bike.

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"Brain before beauty, wear your helmet"


Postado Por: philipi yuri
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 13:56
Bela colocação

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ROUBARAM minha Focus Raven 6.0 branco com preto, tamnho S - componentes xt/slx - suspa sid rl preta - rodas concept branca


Postado Por: philipi yuri
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 13:58
Aqui em SC temos um exemplo de força, o cara tem uma bike que nao vale nem 500 pratas, e anda junto com a Elite pau a pau, O dito Peixeiro, é so ver nas classificações das etapas que participou.

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ROUBARAM minha Focus Raven 6.0 branco com preto, tamnho S - componentes xt/slx - suspa sid rl preta - rodas concept branca


Postado Por: MR4Y
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 14:38
Outra coisa já citada em outro tópico:

-Quanto mais leve a bike, mais difícil é manter a velocidade e mais fácil ela desacelera, pela falta de inércia. Você pega velocidade na mesma rapidez que a perde. Logo, uma bike leve demais vai ser mais difícil de conduzir, uma vez que você tem que lutar com a bicicleta pra manter sua velocidade.


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"Metralha os pé de manga!"


Postado Por: fellipe vaqueiro
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 14:41
Originalmente postado por philipi yuri philipi yuri escreveu:

Aqui em SC temos um exemplo de força, o cara tem uma bike que nao vale nem 500 pratas, e anda junto com a Elite pau a pau, O dito Peixeiro, é so ver nas classificações das etapas que participou.
Resumindo todas as respostas! Realmente todos queriam uma top bike, mas poucos podem ter! Quem pode, deve msm ter, eu queria uma 0-9! Mas é um sonho q naum posso realizar agora, então, naum me agarro a isso! Reduzo o peso c corerência, e tem feito mto bem ao corpo e bolso! profissionais recebem, tem acesso, nem sempre custo é problema p eles, e acho q Hermida seria campeão mundial msm c 1 kg a mais na bike! SATISFAZER O EGO É VÁLIDO DESDE Q NAUM SACRIFIQUE OUTROS PONTOS, E ISSO NAUM TEM PREÇO! E FINALMENTE, SOBRE OS DEFICIENTES E DONOS DE BIKES MAIS HUMILDES, SE HÁ PREPARO E AMOR AO Q SE FAZ, O EQUIPAMENTO SÓ FAZ DIFERENÇA NO MOMENTO EM Q FALHA, NAUM SENDO ISSO, NAUM HÁ IMPEDIMENTO! Mas q neguinho dono de bike top fica bolado quando toma pau de bike "simples", isso fica!!! E no meu íntimo, morro de rir, talvez pq eu naum tenho uma bike de dezenas de mil real tbm!!! kkkk


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Se Maomé não foi à montanha, é porque não tinha uma mountain bike!


Postado Por: MR4Y
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 15:12
O interessante é que pessoas que não são atletas se sentem na necessidade de usar argumentos de atletas pra justificar a diminuição de peso.

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"Metralha os pé de manga!"


Postado Por: CFPARANHOS
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 15:43
A verdade eh o seguinte, todo mundo quer uma bike mais leve!
Uns casos são especificos e outros sao por puro prazer.
Quantas vezes ja passei por um iniciante numa bike absurdamente top...e quantas vezes ja vi pessoas que pedalam mto numa bike mediana ou basica que se tivessem grana pra pegar uma top essa pessoa ia ficar carne de pescoço pra acompanhar!
Infelizmente Deus nao deu asas as cobras....eu sou um desses que sempre quando posso diminuir o peso em alguma nova peça eu troco! Levando em consideraçao que cada 1 grama retirado da bike equivalem a USD 10,00 torna esses brinquedinhos bem caros quando chegamos num certo nivel de equipamento. Vou dar exemplo de um amigo que so as rodas da bike do cara são mais caras que a minha bike toda!!! E ai, vai falar o que? Primeira opção sempre é tirar peso do ciclista (mais barato e mais saudavel) mas chega uma hora que vamos investir na magrela...cada um com suas prioridades e cada um sabe o pulmao ($$$$) que tem!

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...LET'S RIDE...


Postado Por: vrsilva
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 16:55
A bike só tem uma coisa importantissima que tem que ser levada a serio, BIKEFIT fora isso o resto é luxo, eu gosto de coisas top quem não gosta?
Mas 1kg a menos na bike com certeza não é melhor que 1kg a menos no biker, o nosso corpo com 1kg a menos de massa tem muito mais precisão nos movimentos tem mais força pois carrega menos massa..
Bike top só é boa mesmo pra biker top, tipo rubens donizete.. ai sim, o cara ja esta perto da perfeição fisica dele, e mesmo assim o cara tem muito a treinar ainda pra chegar na bota de absalon... ele melhora a cada ano mas ainda não foi o suficiente...

Na minha opnião é valido um Up na bike, desde que voce não tenha que enforcar seu orçamento, pois como foi dito nenhum meio kilo na bike é mais importante que o seu proprio pedalar...
Façam os ups sem preça, sem se matar financeiramente... priorizem o prazer em pedalar a saude, o seu rendimento fisico...
Eu mesmo sei disso, pois na epoca que eu andava forte eu pegava uma subidona aqui perto de casa que deve ter uns 3km e subia ela inteira no coroão e cassete no meio, sem parar pedalando em pé, se eu for fazer isso hoje não saio nem dos primeiros 200m... porque parei, e sei que peso não é tão importante assim porque eu estou com a mesma bike e nao mexi nada nela... ou seja quem ficou ruim foi eu e nao a bike... se eu for fazer isso com uma bike de 8kg vai ser a mesma coisa... posso sentir mais facil a pedalada, mas não vai mudar o resultado final....

Então pedalem por prazer de pedalar priorizando o seu bem estar e condicionamento, se puder fazer up na bike faça sim... mas sem priorizar peças da bike, a não ser que esteja ruim... ai nao tem jeito, como é minha situação... sem $$$ e transmissão no fim, ai fica tenso....


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Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 18:01
Amigão, o problema é o condicionamento físico e técnica, não a bike. É como no futebol, não é porque o cara usa uma chuteira nike que ele vai fazer mais gols que outro.
Tem um cara, já nos 40 que trabalha comigo e é este exemplo claro: Usa chuteira sem marca e é matador! Tem muito rapaz na empresa de 20 e poucos anos que parecem atletas pró e o cara põe todos no bolso.
Pedale e veja onde estão seus pontos fracos e vai trabalhando em cima deles para ter um equilíbrio no desempenho, mantenha seu corpo no peso ideal, musculatura fortalecida, tudo isto vem antes da bike. Infelizmente, ou melhor, felizmente não é como nos esportes a motor, onde o melhor equipamento vence.

Boa sorte aí nas provas! Thumbs Up


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"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: Adailto
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 18:56
A bike leve ajuda.

Se você tem uma bike leve e outra pesada (muitos alegam ser psicológico) você nota a diferença no ato ao pedalar.
Quem alega ser psicológico é porque não tem sensibilidade para diferenciar emocional do físico.
Tenho uma bike de treino com 13 ou 14kg ela é mais lenta sim, apesar de mais confortável.
A outra bike pesa 8kg não tem como ser psicológico, placebo, o nome q quiser dar a facilidade de pedalar, retomadas rápidas,  facilidade de manobrar, médias mais altas, tempos mais baixos que a bike tem em relação a bike de 13kg. 
Se for psicológico estou seriamente afetado Ouch

Num treino em circuito o tempo das duas bikes sobre as mesmas condiçoes chega a diminuir 2 min por volta ( isso da pra tomar um café), e olha que se for psicológico tem que ser ao contrário porque vou de pontinha de pé com a bike de prova, isso porque é leve e sempre rola uma frescura com medo de quebrar a bike $$$

Já a bike de treino solta o bambu porque não tem erro se quebrar é tudo SRAM X5, e Alívio mesmo rsrs.

Claro que você não vai dar uma bike de 15kg a um "slim biker pró" digamos assim de 60kg / 1.75 de altura com um aeróbico e força ( com treino acompanhado até Frequencimetro, potência etc ...), abilidade, regeneração ( via alimentação e suplementação acompanhada).

Depois  pegar  um pangaré como eu  80kg  /  1.75mtrs,  que corre 4 a 6 vezes por ano treinando na base de livrim de Lance Armstrong, e matérias da net quando da´,  e me dar uma bike de 7kg funcional , não vai adiantar  não vou acompanhar o cara nem por 1km.

Se você tem uma bike de 14kg e nunca andou em uma abaixo de 9kg não da para saber ao certo o que é.

Mas tem que frisar né ...  " Bike leve ajuda"  .... não faz o trabalho por nós. Big smile








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" Aquilo que não nos mata, nos torna mais técnico "


Postado Por: pedronevesBA
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 19:07
Assino em baixo do que muita gente diz: Bike leve ajuda, claro que ajuda, mas não é só bike, tem que ter PERNA!


Postado Por: klaser
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 19:35
o Adailto falou tudo...assino por baixo....eu tb tenho 2 bikes,uma com 4 kg menos que outra...eu até posso fazer percursos a praticamente o mesmo tempo com as duas,mas a bike mais leve demora muito mais pra esgotar o cara,não é psicológico nem placebo,é fato e acabou...
Se aquele neguinho que anda mais que todo mundo com uma barraforte,talvez com uma bike leve ele ia andar mais ainda....
O que não pode é substituir treinamento por tirar gramas na bike,achando que vai compensar,bike leve é melhor sim mas claro que perna não se compra,se treina,isso não há a menor dúvida...


Postado Por: Mauro Brisola
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 20:18
Originalmente postado por Adailto Adailto escreveu:

A bike leve ajuda.

Se você tem uma bike leve e outra pesada (muitos alegam ser psicológico) você nota a diferença no ato ao pedalar.
Quem alega ser psicológico é porque não tem sensibilidade para diferenciar emocional do físico.

Se você tem uma bike de 14kg e nunca andou em uma abaixo de 9kg não da para saber ao certo o que é.


O problema Adailto é que o número de participantes do fórum que fugiu das aulas de física (ou que não pedalou uma bike de 9kg)  não é pequeno não. 

Já falei e repito: tanto o peso não tem importância, ou como frisam alguns "até ajuda", que as bikes dos profissionais de XC são todas de aço e pesam uns 15kg. LOL

Concordo que perna é tão ou mais importante que o peso da bike. Mas carregar alguns kilos a mais faz muita diferença. Se for morro acima então...


Postado Por: pedronevesBA
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 20:58
Mauro, bike leve ajuda sim, claro que ajuda², eu bem sei disso, sai de uma Caloi SK pesando uns 20 Kg e peguei uma Scale 50 de 11,3 Kg e agora com os ups está a volta de 10.8 a 10.9, sem contar o funcionamento que não tem nem comparação. E outra, eu sou MUITO a favor dos Weight Weenies, tanto que fiz ups na bike para tirar peso, um exemplo disso foi a troca do canote que só fez baixar peso da bike. Fiz isso porque me dar prazer fazer e ter uma bike o mais leve possivel. Tanto gosto disso, que frequento o forum WW e fico sonhando com os ups e bikes da galera.
O que não concordo é a divisão de categorias por peso das bikes. Também não acho que o peso da bike é mais importante que ter perna. Claro que os grandes competidores Absalon, Nino, Hermida e companhia essa diferença de peso fará uma diferença muito maior do que entre nos, como dizem, meros mortais. rsrsrsrsrs

Abraços e respeito a opinião de todos.


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 20:59
Mauro, todos sabemos que a bike leve ajuda.

Mas a questão não é o Pro com bike de 15 kg e sim o pangaré com bike sub-9 (sem ofender ninguém hein). É dinheiro jogado no ralo, pois o desempenho não mudará em nada. Não tem milagre, é treino e mais treino.
Pensando, acho que o interessante seria treinar em um certo circuito com tomada de tempo ir comparando. Se chegar a um ponto onde não se baixa mais o tempo, pensar em um equipamento mais top. Isto se houver um treinamento sério e foco em competir sério, senão é perca de tempo.

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"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: klaser
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 21:11
Mas qual é o mal do "pangaré" ter uma bike de 9kg,ou só pode andar de bike leve quem procura desempenho ou compete ? Cara,se o tal pangaré é feliz em ter uma bike assim,se não tá roubando ou estourando a vida só pra comprar peças de bike,emfim se o cara é feliz assim isso que interessa...Colocar dinheiro no lixo há em todas atividades humanas,é como um disse num post por aí,se o cara compra um carro de 100mil,que só da despesa,é admirado,se compra bike de 5mil é otário....



Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 21:24
Ué, se o pseudo pangaré tem dinheiro para gastar, gaste a vontade. É questão de saber aplicar o dinheiro que tem, EU, como pangaré assumido e sem fins competitivos, não gastaria 8 mil em uma bike. Preferiria pegar os 8 mil e fazer um intercambio e melhorar meu inglês, por exemplo.
Usando seu exemplo, sobre carros penso o mesmo, não compraria um carro de 100 mil sendo que um de 20 mil me atende com sobras (ando de Ford KA).
Talvez meu dinheiro seja conseguido de modo muito suado, então dou valor no que gasto, mas aí vai de cada um, cada um sabe onde o nó da gravata aperta. Wink

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"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: chapim
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 21:30
como já falei...as diversas afirmações são importantes.
peso do biker, peso da bike, dedicação, treino, habilidade, alimentação, dormir bem, musculação, concentração, ....

Boto uma reflexão: Peso da bike, geralmente está associado a colocar uma peça top nela... eu, por exemplo, sai de uma suspa RST Omega de 2,1Kg e coloquei uma manitou R7 MRD de 1,46Kg... A idéia foi tirar peso da bike por enxergar que esse up reduziria bastante o peso, mas pedalando com ela, descobri a importância de utilizar uma peça top...a R7 é um espetáculo e eu estava antes era numa britadeira...

E aí? um up de redução de peso que trouxe muita qualidade na pedalada... o que dizer??? minha performance, com certeza, melhorou, ainda mais nas descidas...

Não é curva exponecial, mas com certeza é uma curva normal.

Abraços
JR


Postado Por: Adailto
Data de Publicação: 12 Mar 2011 as 21:52
Hehehe, essa discursão não tem fim, mesmo num forum de WW peso leve não é unanimidade.

Não existe milágre, é ciência pura mesmo.

Na questão do investimento, depende do grau de envolvimento com a bike (loucura pra alguns), poder aquisitivo ( não é meu caso), oportunidade de negócio,  estilo de vida e por ai vai. 

A bike de treino existe justamente para não ocorrer o que o marcoaleite disse, não jogar dinheiro fora, uma bike de prova ultilizada exporadicamente creio eu que pode durar umas 3 temporadas, e saciar a fome de ter bons equipamentos de um apaixonado.

Na minha condição de Pangaré, quando achei que a bike leve ajudaria, montei e deu  maisomeno certo, ganhei o regional Sub - 30 aqui no estado.

Mas não acho também que, um pangaré no pedal seja condenado a usar uma bike d 15kg , pelo contrário mesmo em um passeio ele vai sentir as sensações e virtudes da bike WW.

No final o que importa é fazer o que gosta da forma que quiser.



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" Aquilo que não nos mata, nos torna mais técnico "


Postado Por: sillas_mtb
Data de Publicação: 13 Mar 2011 as 02:22
 Bike leve "ajuda", não faz milagre, o resto e treino e blá blá blá que já foi dito ai.
 
 Agora a opção de gastar e de quem quiser, quem tem grana gasta mesmo e que não tem si tivesse gastava também. A questão e gostar de verdade de bicicleta, ter amor mesmo pelo o seu equipamento, viaja, delirar naquela peça mesmo que vc não tenha grana pra compra ela.   

 Tem gente que gasta um rio de dinheiro em lipo e plástica na esposa e depois leva uma galha na cabeça, tem gente que gasta grana com som de carro, gente que gasta com droga e bebida. Pow galera!!! Todo mundo aqui gosta de bike e ainda tem gente que diz que não tem vontade e nem quer ter uma bike leve e top, aff.. vamos deixa de hipocrisia.

E hoje em dia ter um bike leve não e milagre de Deus não, o que mais tem ai no mercado e quadro e componentes de ótimo peso e preço, o negocio e que nego só tem olhos para ver o mais caro, não pesquisa, não estuda e ainda vem critica.

   


Postado Por: magrao jundiai
Data de Publicação: 13 Mar 2011 as 20:49
Mauro sempre andei de bike pesada .Pesada que eu digo 13 12,8 hj minha bike pesa 11,  vou deixar mais leve que faz sim muita diferença sim  Sou muito feliz pq minha bike e 21,5 de altura 

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trek 8500


Postado Por: dts
Data de Publicação: 18 Mar 2011 as 18:25
Bikes leves ajudam em subida, mais em descidas e retas vc tem que pedalar mais pois perde inercia com mais facilidade.
Mais na real nada se compara a um bom treino independente do peso da bike.
Outros fatores influenciam tambem como geometria, eficiência mecânica, e qualidade e peso das rodas e partes que giram.
 
OK 


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 18 Mar 2011 as 19:00
Originalmente postado por sillas_mtb sillas_mtb escreveu:

 Bike leve "ajuda", não faz milagre, o resto e treino e blá blá blá que já foi dito ai.
 
 Agora a opção de gastar e de quem quiser, quem tem grana gasta mesmo e que não tem si tivesse gastava também. A questão e gostar de verdade de bicicleta, ter amor mesmo pelo o seu equipamento, viaja, delirar naquela peça mesmo que vc não tenha grana pra compra ela.   

 Tem gente que gasta um rio de dinheiro em lipo e plástica na esposa e depois leva uma galha na cabeça, tem gente que gasta grana com som de carro, gente que gasta com droga e bebida. Pow galera!!! Todo mundo aqui gosta de bike e ainda tem gente que diz que não tem vontade e nem quer ter uma bike leve e top, aff.. vamos deixa de hipocrisia.

E hoje em dia ter um bike leve não e milagre de Deus não, o que mais tem ai no mercado e quadro e componentes de ótimo peso e preço, o negocio e que nego só tem olhos para ver o mais caro, não pesquisa, não estuda e ainda vem critica.

   


isso aí, entrei pra postar +- isso que você disse.

Se o cara quiser torrar 30mil  na bike pra pedalar 1x por mês (já vi gente assim) o problema é dele, aliás, se ele pode gastar isso é sorte dele.

Eu mesmo fiz um up bem simples e relativamente barato na bike (me saiu 300 reais), troquei uma suspa Spiner Edge (2.6kg) por uma Proshock E80 (1.57kg) e posso dizer que esses 1kg fizeram muita diferença na sensação de pedalar, de acelerar mais rápido. Agora quero trocar os dois pneus (840g cada um) por uns de 500g ou menos, eu tenho certeza absoluta que vai mudar muito o "feeling" da bike, pois vai sair + 800~900g da bike nas partes giratórias, é muita coisa.
Sei que isso não vai afetar tanto o meu "desempenho" na bike, mas com certeza conseguirei pedalar um pouco mais rápido e ir um pouco mais longe com o mesmo preparo físico (ruim) que estou hoje, e qdo melhorar meu preparo vou ter mais ganho ainda.

Se fosse comparar a diferença de preço dessas peças novas, tirar esses 1.8 kg da bike iria sair menos de 400 reais na hora de montar, então é o que o Silas disse, tem que saber pesquisar também, tem muita coisa boa, leve e barata no mercado, é só saber escolher direito.

Hoje é possível montar uma bike sub12 por menos de 3 mil, por exemplo, a Elite 2.7 que deve pesar na casa dos 12.5 trocando o garfo por uma R7 já cairia pra 12, e da pra achar por 900~1000 reais por aí, e ainda pode vender a suspa que vem por um bom preço.








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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: JLSF20
Data de Publicação: 18 Mar 2011 as 19:41
The little, acontece que tirar peso na bike pesquisando onde vai diminuir muito sem gastar muito é fácil quando está com uma bike de 13 a 14kg. Depois com uma bike de 9,5kg por exemplo para tirar 500gr que seja seu custo é muito grande devido a gama de peças caras que jáse tem. E pra quem quer, pode ou necessita...sempre há peças para poder upar e o custo será muito caro.
Hoje se eu ganhasse na megasena após comprar uma casa legal....compraria algmas bikes tops de várias marcas das mais leves para treinar, competir , desfilar, se lá mais o que..Cool e uma pick up para carregar elas para várias trilhas desse meu país.


Postado Por: JMY-MTB
Data de Publicação: 18 Mar 2011 as 21:51
Amigos, acho que o tópico ta começando a fugir do foco. A questão não é se fulano tem dinheiro, ou não, pra comprar bike leve. Isso vai do bolso, gosto e necessidade de cada um não há o que se discutir.
A dúvida do amigo é saber até onde uma bike leve influencia no ganho de desempenho. Na minha opinião o atlteta que estiver com treinamento bem feito, focado, aliado a uma boa alimentação e descanso correto não vai sentir diferença alguma se estiver com uma bike de 9 ou 10 kg. Chutando um número acretido que 90% do bom desempenho é resultado de uma boa preparação física e psicológica.


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JMY = Jimmy


Postado Por: Adailto
Data de Publicação: 19 Mar 2011 as 05:23
Concordo que fugiu do foco. Mas discursão de peso/biker/eficiencia acaba sempre assim rsrs.

Quando c trata de ciclismo não tem uma exata ou verdade absoluta que possa dizer qual indivíduo está no nível do outro, nem idade, peso de bike ou biker, horas pedaladas por dia, tempo de pedal na vida, nada disso importa muito.

Quantas vezes coroas e muleques chegaram na minha frente ou atras em provas. A divisão por idade é só uma tentativa de deixar o negócio mais justo e fácil eu acho.

Não tem cabimento dividir categorias por peso de bike.  Existe muitos fatores que influenciam muito mais. Peso de bike como categoria seria o rídiculo do ciclismo capitalista $ .


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" Aquilo que não nos mata, nos torna mais técnico "


Postado Por: MR4Y
Data de Publicação: 19 Mar 2011 as 05:27
Resumindo:

-Discussão redução de peso x performance: Levada pro lado pessoal
-Discussão Shimano X SRAM: Levada pro lado pessoal
-Discussão MTB x Speed: Levada pro lado pessoal

Não tem escapatória.


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"Metralha os pé de manga!"


Postado Por: Jonas Viana Pereira
Data de Publicação: 01 Fev 2013 as 16:12
Olha eu fiz um pedal com os amigos e pela primeira vez faltando uns 4 km para chegar minhas forças acabaram de vez. Fiquei pensando e vi que a bike deles tinha 3 kg menos que a minha e eu estava 6 kg acima do peso. Montei uma bike do mesmo nível dos camaradas e emagreci 6 kg caindo para 66  kg. Hoje na boa o pedal é tranquilo e não deixo a desejar. Se bem que estou mais em forma.


Postado Por: Farohi
Data de Publicação: 08 Fev 2013 as 12:33
Bike + leve = Bike + rápida > pergunta: como que isso não faz diferença?? 


Postado Por: carl
Data de Publicação: 09 Fev 2013 as 09:33
Originalmente postado por Farohi Farohi escreveu:

Bike + leve = Bike + rápida > pergunta: como que isso não faz diferença?? 


Bike leve faz diferença quando há aceleração (incluindo subida), desaceleracão e mudança de direção. Situações em prevalece velocidade constante, não faz tanta diferença. E é pior em descida.


Postado Por: Farohi
Data de Publicação: 09 Fev 2013 as 13:39
Originalmente postado por carl carl escreveu:

Originalmente postado por Farohi Farohi escreveu:

Bike + leve = Bike + rápida > pergunta: como que isso não faz diferença?? 


Bike leve faz diferença quando há aceleração (incluindo subida), desaceleracão e mudança de direção. Situações em prevalece velocidade constante, não faz tanta diferença. E é pior em descida.

Amigo, respeito a sua opinião, mas falar que a bike leve é pior em descida é pq não conhece do assunto! Descendo uma ladeira, em single track, vários obstáculos, curvas fechadas, a bike leve é infinitamente melhor, mais maleável! Pra quem desce só em estradão, asfalto, aí uma locomotiva é melhor realmente!


Postado Por: carl
Data de Publicação: 09 Fev 2013 as 21:34
Originalmente postado por Farohi Farohi escreveu:


Amigo, respeito a sua opinião, mas falar que a bike leve é pior em descida é pq não conhece do assunto! Descendo uma ladeira, em single track, vários obstáculos, curvas fechadas, a bike leve é infinitamente melhor, mais maleável! Pra quem desce só em estradão, asfalto, aí uma locomotiva é melhor realmente!


Isso depende de cada caso.
Se for uma descida técnica, bike mais leve é melhor. Isso porque a capacidade de manobra, desaceleração e aceleração são exigidas.
Foi isso que escrevi no meu post anterior.


Postado Por: dts
Data de Publicação: 09 Fev 2013 as 22:59
Na real bike leve é melhor em tudo, menos em descidas não técnicas ai o peso ajuda. 


Postado Por: bike indaiatuba
Data de Publicação: 10 Fev 2013 as 20:12
Pude constatar na prática: a bike melhor ajuda e muito, mas como já foi falado o que vale é a perna.
Tenho dois amigis que pedalam comigo, um ta pedalando bem com uma bike razoavel e pesada, o outro pedala muito com uma bike super pesada, basica de tudo. O cara é faixa preta de uma arte marcial, ou seja tem um baita condicionamento físico.
Conclusão o equipamento ajuda mas sem perna vc não é nada.


Postado Por: PedroMayall
Data de Publicação: 11 Fev 2013 as 00:33
Resumindo: ceteris paribus (tudo o mais permanecendo constante), bike leve é melhor do que bike pesada. Dois ciclistas com o mesmo nível de técnica e de condicionamento, com bicicletas do mesmo nível, a que for mais leve dá vantagem a quem a tiver. Para a mesma pessoa, bike mais leve é melhor do que bike pesada.


Postado Por: Wanderr
Data de Publicação: 11 Fev 2013 as 10:13
É difícil falar sobre este assunto, pois vai depender de diversos fatores e eu vejo um exemplo disto todos os dias, meu primo tem uma mongoose do final dos anos 90 com grupo alivio antigo, não sei qto ela pesa mas não é super leve, ele disputou ano passado uma competição regional que temos aqui, ele usa também um garfo rigido, V-break e quando todos alinhavam para a largada só se ouvia comentários dos outros ciclistas dizendo: "olha o cara vai competir com essa bike, garfo rigido, vai sofrer" etc, o que aconteceu? o muleque foi segundo colocado treinando 3 vezes por semana sem contar que ele é meio vagabundo pra treinar, então na minha opniao a relação entre peso e desempenho é um fator difícil de analisar e vai da característica de cada pessoa.

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...


Postado Por: sillas_mtb
Data de Publicação: 11 Fev 2013 as 14:35
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

-A importância do peso também tem a ver com o peso do biker. Por exemplo: eu, que sou um rato de 54kg, vou sofrer muito mais com uma bike de 15kg do que alguém com 80kg. Me refiro á proporcionalidade natural entre massa e força/potência. Ou seja: para mim uma bike 2kg mais leve faz muito mais diferença que para alguém que pese 20kg a mais do que eu (20kg "normais" e não de tecido adiposo...)

-Se peso não tivesse importância os profissionais do mundial não andariam com as bikes mais leves, no limite do regulamento da UCI. Big smile





 Na minha opinião vc falou tudo.
 Acho que devia ter um estudo especifico nesse ponto, pois o peso ideal da bike deve estar realmente relacionado ao peso do biker e a potencia da pedalada. Eu peso 54kg vestido, minha bike antiga tinha 9 kilos e o rendimento perceptível era somente na subida. 
 Nesse caso a bike ficava muito arisca em descidas técnicas, chegando as vezes ate mesmo atrapalhar pois o que eu ganhava na subidas eu perdia nas descidas. Outra coisa são as retas com vento contra, a bike leve mais atleta leve e igual a sofrimento. Já andei muito bem com uma bike de 11,300gr, na verdade foi uma das melhores bike que já tive. Hoje ando com uma aro 29 de 10kg e estou achando a melhor coisa do mundo, ando bem nas retas, melhorei muito as descidas e na subida não senti tanta diferença. Deve ter um ponto de equilíbrio enter peso do atleta e bike para que se obtenha um resultado satisfatório e todas as condições.   


Postado Por: ruiz107
Data de Publicação: 11 Fev 2013 as 14:48
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Bikes leves ajudam em subida, mais em descidas e retas vc tem que pedalar mais pois perde inercia com mais facilidade

Uma bike leve vai ser mais rápida tanto um subidas quanto em retas. Nas retas a inércia maior da bike pesada é compensada pela força maior que você precisa fazer para acelerar a bike até o ponto de velocidade em que a inércia vai ser usada. No final das contas, você vai fazer mais força de qq maneira.

Numa descida a bike será um pouco mais rápida, principalmente com vento contra... Ela será mais estável também.


Postado Por: jullianodpo
Data de Publicação: 07 Mai 2013 as 17:02
Cara....o MOTOR da bike é o ciclista.......condicionamento físico e força faz tudo.........bike leve ajuda, mas algun tempo atráz, li uma materia (acho q era na revista bike action) que dizia que a bike era responsável por no máximo 20% do resultado, e não pelo fator peso, mas pelo fator qualidade das peças (precisão das marchas, funcionamento da suspensão, rigidez do quadro/roda, qualidade dos pneus etc...) o que ocorre é que peças de qualidade são quase que obrigatoriamente de materiais leves (materiais nobres como níquel, carbono, titânio etc..) o que reduz o peso do conjunto.

Tenho uma venzo raptor 29er de 13kg e já deixei muita SPZ, Scott e Cannondale Lefty para tráz.

80% do resultado depende só de você e da sua determinação.....





Postado Por: Pavel
Data de Publicação: 07 Mai 2013 as 17:18
Originalmente postado por JLSF20 JLSF20 escreveu:

Como já disseram, tem que treinar forte para andar forte. Melhorar seu condicionamento como um todo e não pensar na bike. Ela mais leve vai melhorar ulguns segundos ou até minutos se vc fizer uma comparação. Mas para que essa diferença seja grande no seu condicionamento atual, acredito que a km pedalada vai ter que ser grande tb.
Tem uma subida que treino na minha cidade de 2300mt em asfalto...eu usava uma bike com 10.4kg subia na velocidade de 12 a 13km/h ou tempo de 11minutos em média. Hoje uso a mesma bike porém está mais pesada com 11.4kg devido downgrade que fiz. Mas após um ano de bastante treino, perdi um peso na barrigaThumbs Up tenho subido o mesmo local com 7 minutos e meio a 8 minutos, fazendo uma velocidade média de 16km/h
Isto mostrou pra mim que o peso somente da bike mais leve não influencia tanto, mas pricipalmente o condicionamento.


falou tudo


Postado Por: leandromartinez98
Data de Publicação: 07 Mai 2013 as 18:05
Bicicleta pesada não desce mais rápido que bicicleta leve. Isso foi demonstrado por Galileu, em 1620, mais ou menos. O que faz diferença é o atrito (com o ar ou com o chão) e isso não tem nada a ver com o peso.




Postado Por: leandromartinez98
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 09:59
Ps. "Nada a ver" é um exagero. Por exemplo, o atrito de rolamento aumenta com o peso, portanto a bicicleta mais pesada teria tendencia de descer mais devagar. Mas há muitas variáveis envolvidas no atrito, e o peso é só uma delas. 


Postado Por: RafaelMozart
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 13:19
eu imagino que o peso da bike num tem nada a ver na descida, se vc soltar uma bola de boliche e uma bola de gude as duas caem no chão ao mesmo tempo... a velocidade de aceleração imposta pela gravidade é igual pra objetos de pesos diferente, o que conta é a qualidade do rolamento.. uma bike leve de rolamento ruim seria mais devagar que uma bike pesada com rolamento bom... o que deve ser levado em consideração na aceleração e desaceleração numa bicicleta são as partes rolantes dela, assim as bikes mais rápidas são akelas com peças de melhor qualidade, o peso é consequencia da qualidade das peças...


Postado Por: Gui Marques
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 14:28
Mais fácil minha bike entrar num regime do que eu.

Eu não quero tomar menos cervas para ficar mais leve...

eu quero a bike o mais leve possível para que eu possa tomar mais cervas... Wink


Gui Marques


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Ride it like you stole it


Postado Por: Mauro Brisola
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 14:42
Originalmente postado por RafaelMozart RafaelMozart escreveu:

eu imagino que o peso da bike num tem nada a ver na descida, se vc soltar uma bola de boliche e uma bola de gude as duas caem no chão ao mesmo tempo... a velocidade de aceleração imposta pela gravidade é igual pra objetos de pesos diferente, o que conta é a qualidade do rolamento.. uma bike leve de rolamento ruim seria mais devagar que uma bike pesada com rolamento bom... o que deve ser levado em consideração na aceleração e desaceleração numa bicicleta são as partes rolantes dela, assim as bikes mais rápidas são akelas com peças de melhor qualidade, o peso é consequencia da qualidade das peças...
 
Rafael
 
Na verdade a peso do biker tem tudo a ver com a chamada "velocidade terminal" em uma descida. Ou seja: a velocidade máxima que se consegue graças à gravidade. Basta olhar as fórmulas da física.
Ou então testemunhar como eu, às vezes com 52kg, me ferro nas descidas longas! LOL
 
Este é um engano comum. Baseado na teoria da pluma e do chumbo que aprendemos na escola. Que vale para o vácuo!
 
Este site é bem legal porque já tem o simulador para a velocidade terminal:
 
http://www.analyticcycling.com/DiffEqMotionTerminalVelocitySlope_Page.html" rel="nofollow - sterminal = (giM/kaA)1/2
 
 


Postado Por: leandromartinez98
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 15:14
Mauro, esse é um uso mais simples ainda das fórmulas da física.

A velocidade terminal depende da relação entre o peso (que é uma força constante) e o atrito (principalmente o do ar), que aumenta à medida que a velocidade aumenta. Quando a força fica igual à força de atrito com o ar, atinge-se a velocidade terminal.

O atrito com o ar depende principalmente da área da seção de choque com o ar, que depende, vamos dizer assim, do "tamanho" da pessoa. Isso é bem óbvio, inclusive por isso mesmo a gente abaixa para minimizar o atrito com o ar e atingir velocidades maiores. Quem certamente sai perdendo é quem é volumoso e leve :-) (quem tem mais gordura?) e quem sai ganhando é quem é pesado e compacto (quem tem mais músculo?).

Você provavelmente não perde nas descidas dos mais pesados porque pesa menos, você provavelmente perde por alguma questão postural na bicicleta, ou porque seu capacete é menos aerodinâmico, ou alguma coisa assim.






Postado Por: Mauro Brisola
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 15:46
Negativo. Para um mesmo "tamanho" (área frontal) a velocidade terminal é maior para uma massa (peso do indivíduo) maior.
 
Basta olhar a formula. Desde sempre força é igual a massa x aceleração. No caso da velocidade terminal em descidas, a massa do ciclista vezes a aceleração da gravidade compoem a força que vai equilibrar a resistência aeorodinâmica e o atrito. Maior a massa maior a força e maior a velocidade. Simples assim.


Postado Por: RafaelMozart
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 15:55
mas vcs estão falando em velocidade terminal baseado no peso dos ciclistas... e o tópico é sobre o peso da bike, eu continuo crendo q o tamanho do ciclista e a posição dele na bike vai influenciar e muito na descida, mas o peso da bike nem tanto.


Postado Por: Mauro Brisola
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 16:23

Exemplo bem prático, para deixar a teoria um pouco de lado:

Descemos no último fds a serra da BR376 de Curitiba em direção à SC. "No embalo". Serra longa com trechos de boa inclinação. Três bikers todos com MTB com pneus equivalentes. Eu com 52 kg e 1.68 m e os outros dois na faixa dos 85 / 95 kg e 1.85m.
Minha velocidade máxima (conseguida com a posição mais aerodinâmica possível): 63 km/h
Velocidade máxima dos pesadões: 77 km/h
 
Claro que numa situação destas o peso da bike não é o fator mais importante.
 
Mas não precisa dizer o que acontecia com nossos desempenhos nas subidas longas do nosso dia de pedalzinho de 262 km. Big smile
 
 


Postado Por: leandromartinez98
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 16:26
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

Negativo. Para um mesmo "tamanho" (área frontal) a velocidade terminal é maior para uma massa (peso do indivíduo) maior.
 
Basta olhar a formula. Desde sempre força é igual a massa x aceleração. No caso da velocidade terminal em descidas, a massa do ciclista vezes a aceleração da gravidade compoem a força que vai equilibrar a resistência aeorodinâmica e o atrito. Maior a massa maior a força e maior a velocidade. Simples assim.


Foi o que eu disse. Só que você está assumindo que um cara que pesa 85 kg tem a mesma área frontal que um cara que pesa 53 kg. Obviamente não tem. Quem sabe o que importa é o tamanho da cabeça...




Postado Por: RafaelMozart
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 16:35
Mauro Brisola.... eu acredito no que vc diz... comigo tb acontece a mesa coisa... eu faço pedal com um cara q é 20 kg mais pesado que eu, nas descidas ele embala mais, mas nas retas ele perde velocidade mais rápido... a bike dele é ultra melhor q a minha mas pesa o mesmo, 13Kg e nem uma grama a mais (a dele tem suspensão e peças melhores e a minha é garfo rígido com componentes mais baratos)

eu imagino q descendo uma serra quem pesa mais vai ganhar mais velocidade mas não é a gravidade q faz isso acontecer e sim o atrito do vento no conjunto bike+biker e nas peças... o atrito tem q lutar mais para desacelerar quem é pesado e lutar menos com vc e é leve e por isso vc desacelera mais que os outros, será q não é isso?


Postado Por: Mauro Brisola
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 16:36
"Foi o que eu disse. Só que você está assumindo que um cara que pesa 85 kg tem a mesma área frontal que um cara que pesa 53 kg. Obviamente não tem. Quem sabe o que importa é o tamanho da cabeça... "

Ok.

Mas o fato é que a área frontal na prática nunca é diretamente proporcional à massa do pedalante. Por isto o aumento da arrasto aerodinâmico causado pela maior frontal sempre acaba tendo um efeito menor que o peso e o grandão fatalmente desce mais rápido. Falando em velocidade terminal. Como ciclista peso pena eu tenho a oportunidade de checar isto na prática a cada saída. Ver o exemplo que dei no post anterior.



Postado Por: Mauro Brisola
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 16:40
Originalmente postado por RafaelMozart RafaelMozart escreveu:

eu imagino q descendo uma serra quem pesa mais vai ganhar mais velocidade mas não é a gravidade q faz isso acontecer e sim o atrito do vento no conjunto bike+biker e nas peças... o atrito tem q lutar mais para desacelerar quem é pesado e lutar menos com vc e é leve e por isso vc desacelera mais que os outros, será q não é isso?
 
É a força peso que é igual à massa x gravidade!
 
Olha a fórmula! Pelo amor do santo padre!
 
LOL


Postado Por: RafaelMozart
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 16:46
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

Por isto o aumento da arrasto aerodinâmico causado pela maior frontal sempre acaba tendo um efeito menor que o peso e o grandão fatalmente desce mais rápido. 

brincadeira modo (on)

é fácil... fala pro cara grande q anda com vc andar segurando uma chapa de zinco de 1,5mx1,5m e ver se ele continua descendo mais rápido, ele vai pesar mais ainda q vc Mauro kkkk

brincadeira modo (off)

eu acho q um vento forte pode segurar um peso pena, mas um peso pesado num tem nada que segure, a num ser um excelente freio, senão o cara vai ribanceira abaixo kkkk eu acho q o arrasto aerodinâmico tem "peso" suficiente para ser levado em conta nos cálculos, o que vc acha?


Postado Por: leandromartinez98
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 16:55

O Mauro tem razão no sentido de que a área frontal não aumenta proporcionalmente ao peso (aumenta menos). Se os ciclistas fossem esferas :-), a área frontal aumentaria com o quadrado do raio, e o peso com o cubo do raio. Portanto a área aumenta menos que o peso, e um ciclista mais pesado tem uma velocidade terminal maior. Concordo.




Postado Por: RafaelMozart
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 16:57
Mauro... espero que esse assunto num entre numa discussão, não é esse meu objetivo e sim analisarmos coerentemente todos os fatores.... essa fórmula força peso=massa x gravidade não leva em consideração atrito, ela num se aplica no vácuo apenas? 


Postado Por: leandromartinez98
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 17:07
Não, Rafael, o Peso é a massa vezes aceleração, sempre. A velocidade terminal é a velocidade em que o Peso fica igual ao atrito (a componente do peso na direção do movimento, para ser mais preciso). O atrito depende de outras coisas, como da presença do ar, e o atrito aumenta com a velocidade. O atrito depende da área frontal (seção de choque). O que acontece é que uma pessoa que pesa o dobro da outra tem uma área frontal que não é o dobro da da outra (é menos). Portanto para que o atrito fique igual ao peso, a velocidade do mais pesado tem que ser maior (porque o atrito aumenta com a velocidade).




Postado Por: leandromartinez98
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 17:08
peso é massa vezes aceleração da gravidade


Postado Por: jullianodpo
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 17:09
vishhhh.........virou aula de física kkkkkkk


Postado Por: RafaelMozart
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 17:38
ok Leandro, gostei da explicação sua... só não entendo como a gente chegou até esse ponto ahaha o tópico falava sobre peso de bike e não dos ciclistas... no fim das contas....

o tópico levantou a questão de o quanto a leveza de uma bike ajuda na competitividade... não existe prova de descida pura onde o que conta é aceleração final, mesmo pq a gente está considerando velocidade de embalo... um cara com uma bike speed com relação 53x11 numa decida violenta, conseguindo pedalar numa cadência de quase 200ppm ele vence a velocidade final de embalo da bike, podendo chegar a 120km/h o que vai limitar a velocidade nesse caso é a relação das marchas

 e como não existe prova de descida pura é bobeira pensar que, quanto mais pesado, mais veloz... isso só vale na hora de descer a serra eheh


Postado Por: leandromartinez98
Data de Publicação: 08 Mai 2013 as 17:51

Minha opinião é que o peso da bike é importante, em nível competitivo, principalmente nas subidas. Nas descidas, se uma bike pesa 2 kg a menos que a outra, a diferença de aceleração por causa disso vai ser muito menos importante que prováveis diferenças de peso dos ciclistas. Mas carregar dois kilos a mais ou a menos pode fazer diferença no esforço do ciclista.

E de fato, julianodpo, virou aula de física, é que em alguns tópicos (este, 29er vs. 26er, e outros), o que importa é a física mesmo, fazer o que.

A conclusão, até aqui, é: Bike mais pesada promove uma pequena aceleração adicional e velocidade terminal maior em uma descida (mas a diferença é pequena, e provavelmente menos importante que as diferenças de peso dos ciclistas). Obviamente, bike mais leve é melhor em todas as outras situações porque carregar menos peso é melhor.

Se isso faz diferença ou não, vai da expectativa de cada um no quesito "fazer diferença". Para um competidor de ponta faz, com certeza, para os outros depende do que cada um quer.











Postado Por: borjaille
Data de Publicação: 17 Mai 2013 as 07:33
No final das contas o que vale é perna! Já vi bike de 14kg com gente dando risada por passar umas de carbono na ladeira!


Postado Por: osmane-cf
Data de Publicação: 17 Mai 2013 as 07:52
ola a todos. estou começando a competir ,irei para a minha segunda prova.a primeira estava com uma monaco [verdade] sem suspa. foi em friburgo no montanha cup. pelo tempo que fiz, deixei alguns elite para traz. minha bike tinha em media 14k. tenho certeza de que se tivesse uma bike de uns 11k, melhoraria em muito meu tempo pois vc subir uma ladeira com 3 a 4 kilos a mais no final da subida isso dobra e durante a prova seu desgaste é muito maior. para concluir,se vc treina e tem uma bike de 14k e pega uns caras que tambem treinam bem mas tem umas bikes de 10 a 11k , será muito dificil vc acompanhar, mas muito mesmo. é assim que penso. hoje estou com uma bike mosso que está com 13k e vou reduzir mais.abraço a todos.


Postado Por: dts
Data de Publicação: 12 Dez 2014 as 16:27
Peso = Toda diferença.

Quando falamos de bike vale lembrar que:

Se compara: (Piloto A em Equipamento A no Percurso A)  X (Piloto A em Equipamento B no Percurso A)
Toda e qualquer forma de comparação fora disto é achismo ou seja a única variável na equação é a bike.
Dizer que passa ciclistas com bikes mais leves não quer dizer absolutamente nada pois ai entra outros fatores como biotipo, treino e percurso que não leva a conclusão nenhuma.

Abraço




Postado Por: dts
Data de Publicação: 12 Dez 2014 as 16:33
O certo é que o cara bem treinado se sai bem com bike pesada e se sairá ainda melhor em bike mais leve.


Postado Por: igaoxco
Data de Publicação: 16 Dez 2014 as 20:55
E aí galera, massa?

Acabei de correr a Ultramaratona Sertão Diamante, de Curvelo a Diamantina, corri numa bike
de 13,5 kg e terminei em 24° geral entre 300 atletas, detalhe: corri com bike emprestada já que a minha quebrou na semana da prova.
A minha opinião como competidor é que o fundamental para um ciclista se sair bem em provas ou pedais chama-se KM rodado. Treino é o mais importante!!! Porem a orientação e planejamento deste treinamento irá otimizar sua evolução, ou seja: segundo passo é um treinador!! E não se pode negar que o equipamento faz parte deste processo, facilita sua vida e te proporciona mais segurança e conforto. E o principal fator que nos beneficia nos equipamentos é seu peso, já que nós somos os propulsores! Mas de nada adianta o cara treinar com FOCO, FORÇA e FÉ, ter a melhor bike e correr com sobrepeso (GORDO)!!!!
Ou seja, treine com orientação, tenha uma bike razoável, mantenha-se magro, suplemente-se ou não e não tem como voce não pedalar bem!!


Postado Por: Ex. Junior
Data de Publicação: 17 Dez 2014 as 20:36
Eu não sou atleta profissional nem ando de speed, mas vou falar algo que vi em uma competição mês passado. Os dois primeiros colocados eram atletas de alto nível em bikes de carbono com valores acima dos 20 mil e o terceiro que chegou colado neles corria em uma trek antiga com quadro de aço. Eu não consegui ver vantagem de uma bike leve quando o corpo está bem treino.



Postado Por: BR040
Data de Publicação: 01 Jan 2015 as 17:33
conforme já foi comentado a bike mais leve perde velocidade mais rápido do que a bike pesada nas descidas, já fiz a experiencia várias vezes, um amigo e eu paramos de pedalar juntos em diversas descidas, a bike dele que é quase dois quilogramas mais pesada. ela  para  sempre a frente da minha, nos dois temos quase o mesmo peso e altura. a diferença também não é muito significativa mas cresce a medida que o declive aumenta em inclinação e extensão.

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se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás



Postado Por: cendron
Data de Publicação: 01 Jan 2015 as 23:40
Só acho que nesses teste de descida tem que analisar os rolamentos, isso também influência!


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 02 Jan 2015 as 02:09
Originalmente postado por BR040 BR040 escreveu:

conforme já foi comentado a bike mais leve perde velocidade mais rápido do que a bike pesada nas descidas, já fiz a experiencia várias vezes, um amigo e eu paramos de pedalar juntos em diversas descidas, a bike dele que é quase dois quilogramas mais pesada. ela  para  sempre a frente da minha, nos dois temos quase o mesmo peso e altura. a diferença também não é muito significativa mas cresce a medida que o declive aumenta em inclinação e extensão.





E o peso de vocês dois é o mesmo?




Postado Por: RodrigoVGA
Data de Publicação: 02 Jan 2015 as 22:02
Originalmente postado por cendron cendron escreveu:

Só acho que nesses teste de descida tem que analisar os rolamentos, isso também influência!
rodas e desenho do pneu também.

Abs!


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 02 Jan 2015 as 23:52
È os fazer um teste,compra 2 kg de costela no açougue,poe no meio do quadro,e pedala 3 km.Volta pra casa,e faz um churras.Ai vc volta e faz mais 3km
Oxee..viajei
Ou seja,sim e sim.Uma bike 2 kg mais leve ajuda muito,e 2kg mais pesada atrapalha(imagina entao uma de 10kg contra uma de 15kg)
Mas isto vale pra amadores q levao a serio,e logicamente ,e profissionais.Como ja foi dito,imagina o Tour de France com bike do peso das caloi 10...se nao epoca q começou os cara ja furavao as peças pr aficar mais leve,alguma vantagem tinha.
http://www.classiclightweights.co.uk/extras/drillium-extras.html
A unica categorai q nao se preocupa com peso éo DownHill,afinal,na pra baixo todo santo ajuda...

Profissionais,pois amadores de final de semana tem os 2 kg a mais na barriga,e é la q deve fazer o regime,depois nas peças...


Postado Por: BR040
Data de Publicação: 03 Jan 2015 as 09:59
Dead





E o peso de vocês dois é o mesmo?

sou umas 400 gramas mais pesado.Dead



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se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás



Postado Por: BR040
Data de Publicação: 03 Jan 2015 as 10:20
tenho notado  que a perda de líquido durante as pedaladas é muito grande nesta época do ano, pois o Garmin já chegou a marcar 42ºC, enquanto a perda de gordura é lenta e exige persistência, estou me esforçando para perder peso corporal, mas de maneira certa, sem prejudicar a massa muscular que já não é avantajada,( em geral to no osso, mas a danada da barrigola diminui devagar) mas se tivesse condições financeiras investiria em uma bike mais leve, também porque os componentes  top funcionam muito melhor,e o prazer de pedalar é muito maior. no final deste 2015 pretendo participar de uma competição local, vou me preparar e lentamente preparar minha bike ( de acordo com meu bolso).

neste dia a temperatura pelo Garmin era 40ºC, o amigo de pedal pediu parada depois de 68 km, e além do calor as queimadas formaram uma massa de ar seco, aproveitei para descansar na estrada deserta.




portanto atualmente minha competição é contra a gula e a balança, quero chegar a 68 kg, atualmente com 72 kg.


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