Imprimir Página | Fechar Janela

ROLOS: Livre X Fixo

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
Descrição Fórum: Tudo que você quer saber sobre treinamento, performance, bike fit, bicycle fitting, nutrição, suplementos alimentares, alimentação e saúde.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=3083
Data da Impressão: 19 Abr 2024 as 23:01
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: ROLOS: Livre X Fixo
Postado Por: Alex SP
Assunto: ROLOS: Livre X Fixo
Data de Publicação: 14 Nov 2008 as 21:17
file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CADMINI%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml -

file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CADMINI%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml -
Fatos são fatos, e eu procurei reunir os fatos que EU conheço sobre ROLOS nesse tópico pra quem procura alguma informação visando formar uma opinião ou uma escolha, ou pra quem quer apenas debater o assunto. Se alguém quiser complementar ou mesmo discordar, sinta-se à vontade. Como em outros tópicos meus, o questionamento é sempre bem-vindo, aliás muito bem-vindo. Desde que seja embasado, criterioso, respeitoso, pode até malhar que eu não ligo. Ao contrário, agradeço, pq estou sempre à procura de novas informações e PDVs diferentes dos meus. Da mesma forma, nenhuma pergunta é estúpida o bastante, a menos que seja bastante estúpida. Mas besteiras, mitos, teimosia ignorante (ou ignorância teimosa) e encheção de saco são dispensáveis, pelo bem do tópico.

Pra quem não me conhece e vai ler esse post, eu não sou patrocinado por nenhum fabricante de absolutamente nada, menos ainda de rolos. Sou ciclista amador-competitivo há mais de 20 anos, apaixonado pelo ciclismo empírico, clássico e histórico e também pelo científico e moderno (mas apenas nas modalidades de estrada e MTB). Adoro estudar tudo sobre ciclismo. Sei me divertir mas treino com seriedade e dedicação. Participo de competições de todos os tipos "clássicos" dessas duas modalidades (maratonas, XC, clássicos da estrada, critérios, escaladas, etc.) como amador, mas pago tudo, de inscrições a equipamentos, de alimentação a roupas. Ou seja, assim como a maioria de vcs, eu busco o que comprovadamente funciona e é bom pra gastar meu suado dinheiro.

Portanto, meu único compromisso aqui é dividir conhecimentos, aprender e ensinar, e não vender nem promover nada. Sabendo disso, leiam de forma crítica mesmo assim, e busquem suas próprias conclusões sobre o que eu apresento. Mas tenham a certeza de que eu não quero influenciar ninguém por motivos comerciais, e sim dividir experiências e conhecimentos com quem tem mente aberta e procura o que funciona melhor para seus propósitos e necessidades. É nesse espírito que eu decidi escrever um pouco mais sobre os rolos.

Existem basicamente dois tipos de rolos:

ROLO LIVRE (rollers): são três ciclindros roletados, geralmente de alu, fixados num quadro dobrável. A roda traseira gira entre dois cilindros próximos um do outro, e uma delas aciona uma fita de borracha que gira um terceiro cilindro onde vai apoiada a roda dianteira, para garantir o “momento” (equilíbrio) da bike. A bike gira livre, é preciso controle e equilíbrio para se manter em pé e rodando. Atualmente, existem alguns rollers que oferecem resistência variável. Apesar de testemunhos em contrário, não é muito prático (e para a maioria dos bikers, mesmo os mais hábeis, viável) pedalar com a frente dos rollers elevada, o que dificulta a realização de treinamentos que utilizem os músculos específicos usados em subidas.

ROLO FIXO (trainers): existem diversos tipos de rolos livres. Alguns prendem o garfo, outros deixam a roda dianteira livre, assentada num apoio que pode ter altura variável. Isso permite simular a posição de subida para treinos específicos, em diversos graus inclusive. Praticamente todos os rolos fixos prendem o eixo traseiro num quadro que suporta um único cilindro, que geralmente é acoplado a algum tipo de resistência. Essa resistência pode ser por vento ("ventilador"), hidráulica (por fluido) ou magnética. Alguns possuem um controle que permite variar essa resistência durante o exercício. Outros têm uma curva fixa, que pode ser linear ou progressiva, o que os torna compatíveis com medidores de potência. Alguns são bem sofisticados e possuem balanço traseiro, o que permite simular ainda mais precisamente o jogo da bike e do corpo que acontece na realidade.

ESPECIFICIDADE:

O debate sobre qual tipo é melhor ou oferece mais vantagens não existe por acaso. O ciclismo é altamente específico, e exige o treinamento de várias habilidades diferentes através de exercícios também específicos. Muito se diz que os rolos livres oferecem as mesmas vantagens dos fixos, mas praticamente todos os treinadores modernos recomendam o fixo para quem quer treinar em níveis mais avançandos, e há motivos bem claros e embasados para tais recomendações. É o que pretendo demonstrar nesse tópico.

Eu tomei o cuidado de incluir depoimentos de alguns desses treinadores, nomes altamente reconhecidos, retirados de alguns livros que eu tenho. Não quer dizer que seja a verdade final, mas a experiência, os estudos e os conhecimentos desses caras não são desprezíveis, muito pelo contrário. Devem ser considerados com cuidado, reverência e atenção (na minha opinião) por qualquer ciclista que tenha algum ojetivo além de simplesmente pedalar. A experiência pessoal de cada um é altamente válida, mas há que se reconhecer que esses caras "têm a força".

De forma geral, é possível realizar treinamentos de certa qualidade com os rolos livres. A coordenação motora das pernas, fundamental para o giro
Chris Carmichael, dono do CTC e.. bem, todo mundo já sabe quem é né....

"Devido ao fato dos trainers fazerem os exercícios previsíveis e repetíveis, é uma excelente ferramenta de treinamento"
Fred Matheny, "The Complete Book Of Road Bike Training" (RBR)

"O rolo fixo dobrável é o tipo mais comum. É muito conveniente (...) Ele prende a bike pela roda traseira numa base triangular bem estável. O pneu fica em contato com a unidade de resistência com um ciclindro giratório (...) ele pode ter ajustes que atuam com a transmissão da sua bike para oferecer a resistência exata que vc precisa para um exercício efetivo".
Ed Pavelka, "Bike & Gear Guide For Roadies" (RBR)

O Eddy Borysewicz e o Arnie Baker são ainda mais enfáticos sobre o assunto, bem ao seus estilos. A do Borysewicz é de seu grande livro, de 1985, e a do Baker é mais recente, mas igualmente específica:

"Rollers não servem: rolos livres são OK para alguns exercícios: aquecimentos, técnicas de giro, desenvolvimento de algum equilíbrio. Eles são inferiores para treinamento de força, e menos do que ótimos para treinamento aeróbico. O rolo que vc usa para essas sessões deve permitir uma ampla gama de esforços. Alguns exercícios simulando subidas pedem a frente elevada. Exercícios de ILT são praticamente impossíveis a menos que sua bike esteja apoiada firmemente. Por esses motivos, os rolos livres convencionais não são práticos"
Arnie Baker, MD "Smart Cycling - Successful Training And Racing For Riders Of All Levels" (Fireside Book)

"Apenas um último ponto sobre ciclismo indoor: esqueça os rollers (rolos livres). Eles são coisa do passado. Houve um tempo em que eles eram a única opção para pedalar com sua bike dentro de casa, mas agora temos os TurboTrainers, RacerMates e outros similares que oferecem resistência. Rollers não são páreo para esses para um treinamento válido porque não permitem trabalhar mais pesado quando vc sobe as marchas. Eles podem ser úteis para treinar seu sprint se vc usá-los apenas um pouco (...) Mas não faça esses treinos mais do que uma vez por semana, ou por mais do que uns doze tiros de cada vez. Se vc abusar, a falta de resistência pode prejudicar sua técnica de pedalada".
Edward Borysewicz "Bicycle Road Racing" (Vitesse Press)

Tem mais alguns, quem quiser pode pesquisar na net em sites de treinadores conceituados, fóruns de debate de profissionais, etc. Mas não acho que seja necessário afirmar mais o ponto em questão: para treinamento avançado, recomenda-se o uso do rolo fixo com resistência. O resto, cada um que conclua o que achar que deve, e faça a sua escolha.

file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CADMINI%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml - -



-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!



Respostas:
Postado Por: El pistoleiro
Data de Publicação: 15 Nov 2008 as 06:57
Muito bom!!! Parabéns e obrigado pelas informações....


Postado Por: Landim
Data de Publicação: 15 Nov 2008 as 11:15
Po devia era botar esse como tópico fixo. 


Postado Por: kanelafreeride
Data de Publicação: 16 Nov 2008 as 09:22
muito bom mesmo. vc deveria virar colunista do site. atençao moderadores hein!!!!


Postado Por: Giordano Dal Bianco
Data de Publicação: 17 Nov 2008 as 05:33
Muito bom mesmo...mas...os rollers q usei e uso nao sao tao livres assim...basta 5 min de 52x12 e os batimentos sobem de forma a passar a trabalhar anaerobicamente...sempre regulei o "peso" pela transmissao e nunca fiquei com a sensaçao de que estava muito leve e girando demais...um cadenciador provou isso...acho q depende muito de rolo em si...


Postado Por: vinigrando
Data de Publicação: 17 Nov 2008 as 05:47
Originalmente postado por Giordano Dal Bianco Giordano Dal Bianco escreveu:

Muito bom mesmo...mas...os rollers q usei e uso nao sao tao livres assim...basta 5 min de 52x12 e os batimentos sobem de forma a passar a trabalhar anaerobicamente...sempre regulei o "peso" pela transmissao e nunca fiquei com a sensaçao de que estava muito leve e girando demais...um cadenciador provou isso...acho q depende muito de rolo em si...


52x12 num trainner basta alguns segundos se for girando acima de 80rpm pra ficar anaeróbico!Tongue


Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 17 Nov 2008 as 12:37
Uma duvida que pode parecer besta, e realmente é baseada em lendas.
 
Existe alguma chance de o rolo fixo danificar a estrutura do quadro pela torcão do triangulo traseiro? Eu tenho medo d rolo por causa disso, mas da forma como seu uso é difundido parece que é só lenda mesmo.


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 17 Nov 2008 as 13:02
Subir escadas, correr e lavar o carro tb faz subir os batimentos e suar. Mas não necessariamente ajudam a melhorar o rendimento na bike. Essa é justamente a questão: ESPECIFICIDADE. É por isso, e não por capricho, que o rolo fixo é mais recomendado pelos treinadores. Por permitir exercicios mais específicos e assim trazer mais e melhores resultados. Isso obviamente não quer dizer que o rolo livre não preste, muito pelo contrário. Quer dizer apenas que o fixo é mais eficiente se a intenção são exercícios de alto desempenho, mas como eu disse nem todo mundo procura isso. Aparentemente, o simples fato de não ter que se concentrar para ficar em pé como nos rolos livres faz uma grande diferença, mas é importante que fique claro que isso pode ou não fazer diferença dependendo dos objetivos de cada um.

Esse lance do stress nos quadros vêm da época em que os trainers prendiam a bike pelo garfo. Hoje em dia, a maioria deixa a roda dianteira livre. Os esforços no quadro não são significativamente maiores do que os que rolam quando a gente pedala na rua, onde tb há torções e impactos. Além disso, mesmo quem usa treinamento indoor regularmente no regime de treinamento, não pedala no rolo o suficiente pra estragar um quadro por torção. O que estraga é o suor, por isso é importante proteger a bike e limpar depois.


-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Giordano Dal Bianco
Data de Publicação: 17 Nov 2008 as 13:25
No começo realmente manter equilibrio é dificil...depois de alguns minutos vc nem lembra mais...citei o caso do 52x12 pq tem gente q fala q nao consegue fazer força nos rolos livres pq sao muito "leves"...ja andei em rolos magneticos e de fluidos(caros p karamba) e nao vi nenhuma magica neles...sao bons sem duvidas mas nao a ponto de fazer uma diferença absurda no resultado final...e depois...esses gurus do treino sao todos vendedores de rolos...to errado...???


Postado Por: bpinheiro
Data de Publicação: 17 Nov 2008 as 13:43

Esta errado sim Giordano, eles não são vendedores de rolo (diretamente) pois acabamos usando o que eles usam.

Alex, achei muito bom o post que você vez, eu concordo com você mas não teria todos os argumentos que você disse. Clap



Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 17 Nov 2008 as 14:02
Originalmente postado por Giordano Dal Bianco Giordano Dal Bianco escreveu:

No começo realmente manter equilibrio é dificil...depois de alguns minutos vc nem lembra mais...citei o caso do 52x12 pq tem gente q fala q nao consegue fazer força nos rolos livres pq sao muito "leves"...ja andei em rolos magneticos e de fluidos(caros p karamba) e nao vi nenhuma magica neles...sao bons sem duvidas mas nao a ponto de fazer uma diferença absurda no resultado final...e depois...esses gurus do treino sao todos vendedores de rolos...to errado...???


Eles não são vendedores de rolos. O "produto" deles é o treinamento, e a maior ou menor eficácia do método de um treinador é a medida de seu sucesso como profissional. Portanto, é mais razoável assumir que o que eles dizem funcionar melhor é realmente melhor, e que eles dizem isso após comprovarem na prática em anos e anos de trabalho. Até pq nenhum deles recomenda uma marca de rolo, mas todos eles recomendam um TIPO de rolo - e por motivos bem claros.

Outra coisa: não existe mágica, claro que não! Em nenhum momento no meu post, ou nas traduções que eu postei, eu disse que os rolos fixos são mágicos. Apenas que são mais eficientes pra um tipo específico de treinamento, e expliquei os motivos disso. Quem faz a mágica é o ciclista, com planejamento, disciplina, estudo e dedicação nos treinos, e não o tipo de rolo que ele usa.

Eu não disse isso antes pq me pareceu algo óbvio, mas não adianta o cara comprar um rolo fixo achando que vai render mais ou pedalar que nem o Armstrong só por isso. Tem que subir no bicho sabendo o que deve fazer, e fazer. Tb é preciso de tempo pra sentir os resultados. Ou pode fazer como eu fiz: pega uma roda com PowerTap e vai fazer alguns testes nos dois tipos de rolo, e ver qual é o melhor para seus objetivos.


-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Giordano Dal Bianco
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 03:57
Carmicahel é vendedor de rolos sim...ja recebi propaganda dos rolos q a USPS usava e a primeira pessoa a falar sobre eles era Carmichael...só nao me lembro a marca...nao tenho nada contra os rolos fixos...só nao os acho tao superiores qto alguns dizem...eu mesmo fui numa conversa dessa de um cara q me disse q rolos fixos era a revoluçao do treinamento indoor...comprei um e nao gostei....pedalo ha anos em rolos livres inclusivo fabrico os meus...mas ja vi muito rolo mal feito e q nao funcionava direito...

-------------
e mi alzo sui pedali...


Postado Por: keep
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 04:20
Clap parabéns pelo texto
 
uma dúvida,
 
aonde acho esses livros de treinamento? ebay?
são muito ruins de ler?
 
Valeu
 


Postado Por: Landim
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 04:31
Originalmente postado por keep keep escreveu:

Clap parabéns pelo texto
 

uma dúvida,

 

aonde acho esses livros de treinamento? ebay?

são muito ruins de ler?

 

Valeu

 



Aqui vc encontra varios: www.amazon.com e lembre-se que livro não paga imposto.

Agora são livros complexos, tem que ter paciência e vontade de aprender.


Postado Por: eneas.sp.bike
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 05:40
Originalmente postado por Giordano Dal Bianco Giordano Dal Bianco escreveu:

....pedalo ha anos em rolos livres inclusivo fabrico os meus...mas ja vi muito rolo mal feito e q nao funcionava direito...
 
ENTENDI!!!


Postado Por: Conrado_Calvet
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 06:47
Assim, eu acho que o Alex mostrou o resultado de uma pesquisa bastante criteriosa, e concordo quando ele diz que os caras são treinadores e vendem os treinamentos. Por mais que eles tenham algum produto com o nome deles, qual a razão deles colocarem em jogo a reputação deles como treinadores pela venda de algumas unidades do produto.
 
Eu acho que esse tipo de opinião tem um pouco de "mania de conspiração", acho que todos tem que ser críticos e terem suas opiniões, mas duvidar de todos e sempre achar que os outros tem algum interesse obscuro é pouco demais.
 
Giordano que bom que você faz seus rolos e tem comprovados os SEUS resultados, mas não dá para generalizar. Mas só uma pergunta, quando você está doente e vai a um médico e ele receita um remédio você também acha que o médico trabalha para algum laboratório e quer te empurrar o tal remédio? De que vale então os anos de estudos e trabalhos dos profissionais?
 


Postado Por: Giordano Dal Bianco
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 07:28
EU faço meus rolos pq é dificil achar rolos bons...mas vcs q generalizaram e nao eu afinal dizer q um rolo livre nao serve pq um cara falou é hipocrisia...e tem outra treinadores sao vendedores de rolos quer vc acredite ou nao....nunca desmereci nenhum profissional...apenas nao compro nada baseado em opinioes de quem vende o produto...acho q tem muita gente q fala mal dos rolos livres e nunca andou em um e comprou um fixo só pq Eddy B. disse q rolo livre ja era...

-------------
e mi alzo sui pedali...


Postado Por: upcaraça
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 07:52
Queria levantar uma outra questão
comecei a gostar de ciclismo a pouco, e muito das duvidas que tenho tiro aqui,pois bem.
Tenho um rolo livre e concordo no aspecto que é um saco ter que se equilibrar em cima dele (que para mim e bem diferente do equilibrio na bike no asfalto)e tambem e perigoso, não e qualquer lugar que se pode coloca-lo e sair pedalando, por estes motivos e que o meu tá encostado.
Porem na academia pedalo as bicicletas ergometricas e acho as bem mais comodas tanto para ajuste de tensão como da parte de equilibio.
Com a bicicleta ergometrica consigo realizar todos os exercicios que faria em um rolo fixo e com a mesma qualidade?
pois estou tentado a comprar uma de um amigo que ta encostada.


Postado Por: Landim
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 08:37
Tem gente que não adianta argumentar, por mais que vc explique por A + B que ninguém falou aqui que rolo livre não presta, sempre vai entender o que quer!!!


Postado Por: eneas.sp.bike
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 08:46
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Tem gente que não adianta argumentar, por mais que vc explique por A + B que ninguém falou aqui que rolo livre não presta, sempre vai entender o que quer!!!
 
Landim, não adianta mesmo!!!
Mas se vc observar vai ver que o amigo é fabricante, e por isso está tentando vender seu "peixe", mesmo que com argumentos infundados...


Postado Por: Conrado_Calvet
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 08:55
Giordano, é aquele negócio cada um escuta e absorve o que quer.
 
Eu acho que idenpendente do cara vender alguma coisa, no caso desses treinadores, eles tem uma reputação como treinador em jogo, eu acho que eles seriam muito levianos caso tomassem uma postura como você falou, de querer única e exclusivamente vender o produto deles.
 
Agora eu não uso rolo, pq ainda não senti a necessidade de um, e com certeza vou expreimentar os dois tipos quando precisar. Mas com certeza algumas opiniões vão pesar e uma das mais importantes com certeza vai ser da pessoa com quem eu treino, por acreditar que essa pessoa, idependente do fato de ter uma loja, vai me indicar a melhor solução para o meu caso.
 
E se você ler o texto com calma você vai ver que duas referências disseram que o rolo livre morreu, mas que de uma forma geral os outros consideram os rolos-livre menos EFICIENTES!! Ou seja eles funcionam mas os fixos produzem os mesmos resultados porém mais rápido de uma forma geral.
 
Eu não consigo entender como esse assunto afeta tanto as pessoas!!
 
Abraços
Conrado


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 09:03
Originalmente postado por Giordano Dal Bianco Giordano Dal Bianco escreveu:

EU faço meus rolos pq é dificil achar rolos bons...mas vcs q generalizaram e nao eu afinal dizer q um rolo livre nao serve pq um cara falou é hipocrisia...e tem outra treinadores sao vendedores de rolos quer vc acredite ou nao....nunca desmereci nenhum profissional...apenas nao compro nada baseado em opinioes de quem vende o produto...acho q tem muita gente q fala mal dos rolos livres e nunca andou em um e comprou um fixo só pq Eddy B. disse q rolo livre ja era...


Giordano, vc está radicalizando. Hipocrisia tb não é um termo adequado, estamos aqui em busca do conhecimento e da troca de informações. Eu comecei o tópico justamente com um disclaimer para não parecer que eu estou tentando ser o dono da verdade. Eu não tenho qualquer compromisso com o tipo de rolo A, B ou C, só apresentei informações e fontes que EU considero confiáveis e reconhecidas.

Se vc quer discutir e impor sua opinião, ou acrescentar algo, sugiro que vc tente outro caminho, pq teu esforço pra desacreditar o que eu disse ainda é válido (afinal eu não sou ninguém). Mas desmerecer o que dizem caras que reconhecidamente são as maiores autoridades no assunto, aí já é extrapolar.

Afinal, quem é vc? "Só pq o Eddy B. falou"? Vc sabe quem foi Eddy B.? Vc acha que eu sou maria-vai-com-as-outras? Que tal expor o outro lado e acrescentar ao debate, ao invés de diminuir o debate? Um pouco de humildade vai bem, não leve as coisas pro lado pessoal. Se vc têm argumentos, argumente. Mas não força a barra achando que só vc sabe das coisas e os outros são ignorantes ou têm interesses comerciais escusos.

-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Landim
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 11:04
Alex pude observar aqui em algumas pesquisas que os rolos fixos magnéticos tem uma resistência em forma de reta, enquanto que a curva da resistência da estrada é uma curva(redundancia aqui heim), e que o que mais se assemelha são os rolos fixos Fluidos. A pergunta é se com um rolo desses baratos tipo Trans-X com controle no guidão, se se consegue fazer treinos decentes?


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 11:21
Na verdade, essa curva é uma projeção que os fabricantes fazem. É com base nela que alguns medidores de potência são calibrados para uso indoor, por exemplo. Mas ela não é muito consistente, mesmo em rolos de melhor qualidade como o Fluid² por exemplo. Conforme o mecanismo esquenta, a resistência oscila. Pouco, mas oscila. Pelo que eu andei pesquisando, os Kurt são mais estáveis - tanto é que possuem um ciclocomputador exclusivo que mede a potência quando vc usa com os rolos deles. Mas dá pra usar com outros tb.

A resistência dos rolos que têm ajuste manual ou automático (como os simuladores por exemplo) é ajustável, e com certeza permite variar a resistência o que é muito útil pra alguns exercícios. Mais ou menos como os antigo Monark e os modernos CompuTrainer ou Lemond por exemplo. "Treino decente" é ter um protocolo e seguir esse protocolo. Nem todo mundo faz isso, e nem precisa fazer. Alguns só querem aquecer, girar, suar ou cumprir um tempo pedalando pra seguir o treinamento. Vai de cada um, depende mais do cabra do que do rolo em si.

O que algumas pessoas ainda não entenderam é que ninguém tá malhando os rolos livres. Muita gente usa os rolos apenas pra pedalar ou treinar em dias de chuva, frio ou tempo limitado. Algumas pessoas usam o rolo como parte integral de um treinamento. Eu faço rolo 2 vezes por semana, chova ou faça sol. Quando o tempo tá ruim, eu subo no rolo ou vou fazer musculação.

São treinos muito específicos e com protocolos que eu só consigo atingir no rolo fixo com resistência hidráulica, pq eu uso um tipo X de medidor de potência e sigo um protocolo Y de treinamento e exercícios. Pro meu uso, estou melhor servido com o fixo, mas isso não quer dizer que o livre é ruim ou não presta. Se alguém se mata com o rolo livre e acha que tá bem servido com eles, ótimo!!!



-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Giordano Dal Bianco
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 12:17
Nao disse q sou dono da verdade....vc é q diz q rolos livres sao coisa do passado baseado em q outros dizem...nao me pergunte quem foi Eddy B...nao é só vc que sabe das coisas...nunca desmereci ninguem só acho q deveriam pedalar mais em rolos livres e depois meter o pau neles...eu usei os dois...e nao vi uma diferença absurda a ponto de aposentarem os livres...

-------------
e mi alzo sui pedali...


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 12:34
Boa, vc só está repetindo o que eu disse Tongue Não acrescentou nada ao debate até agora, só aumentou a temperatura. Eu falei de posicionamento, procurei relacionar as vantagens e desvantagens de cada tipo, apresentei testemunhos de treinadores reputados de diferentes escolas e filosofias. Mas nada disso vale pra vc.

Por outro lado, vc só deu a SUA opinião, sem sequer se preocupar em argumentar ou refutar logicamente o que eu apresentei, e ainda tem a moral de sugerir que eu pedale mais em rolo livre pra meter o pau neles? Eu nem meti o pau, leia com atenção o que eu escrevi! É vc quem tá fazendo esse julgamento!

Eu já pedalei bastante em rolo livre, inclusive recentemente e procurando um julgamento mais objetivo seguindo um mínimo de critérios, pra que não seja "apenas a opinião do Alex SP". Ainda assim, minha opinião vale nada, menos que nada. Vale pra mim, e é isso que eu defendo: que cada um analise criticamente e tire suas conclusões. É por isso que eu procuro me basear em algo mais sólido do que achismos.

Só pq vc, Giordano Dal Bianco, não viu diferença absurda, não quer dizer que ela não exista. Ao menos, vc deveria considerar a experiência de um Carmichael ou um Arnie Baker, que além de serem ciclistas excepcionais (no caso do Baker) e treinadores reconhecidos (os dois), treinam trocentos atletas e sabem o que funciona melhor! Mas se achar que não deve, tudo bem tb, não sou eu quem vai dar pitaco.

-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: bpinheiro
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 13:21
Alex,
 
Eu li algumas vezes que devemos multiplicar os kilometros que queremos fazer no rolo por 1,2 minutos. Você concorda com isso?
 
Você disse também que para o seu treinamento você precisa de um rolo hidraúlico e um medidor de potencia, você pode dizer por que que o de regulagem de cabo não atende aos seus treinamentos?
 
 


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 13:32
Originalmente postado por bpinheiro bpinheiro escreveu:

Alex,
 
Eu li algumas vezes que devemos multiplicar os kilometros que queremos fazer no rolo por 1,2 minutos. Você concorda com isso?
 
Você disse também que para o seu treinamento você precisa de um rolo hidraúlico e um medidor de potencia, você pode dizer por que que o de regulagem de cabo não atende aos seus treinamentos?
 
 


Eu concordo. Na rua a gente pedala uns 60% do tempo, 80% no máximo (dependendo do treino, do local e das condições em geral). No rolo, a gente pedala o tempo todo, sem parar. Por essa lógica, o rendimento é maior, tanto na distância percorrida quanto (principalmente) no tempo. Eu não faço essa multiplicação no dia-a-dia, não considero isso na carga de treinamento nem compenso nada, mas eu registro no meu diário da minha forma pra usar e analisar, se preciso.

Eu uso o iBike, e ele não mede a potência no cubo da roda (como o PT), nem no central/pedivela (como o Ergomo e o SRM). Então, ele têm uma função que usa a curva de resistência pré-definida do tipo de rolo que vc usa (no meu caso, o Fluid²) pra calcular a potência. Não sei como fica num rolo de resistência ajustável, mas pelo princípio de funcionamento da bagaça não acho que dê certo. Com o Fluid², que é o que eu uso, já não é 100% preciso... Mas tudo bem, pq tb não sou nenhum Levi Leipheimer nem nada Tongue Hehehe...

-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: bpinheiro
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 13:45
ClapClap
 
Obrigado... entendi...


Postado Por: alexandreminetto
Data de Publicação: 18 Nov 2008 as 17:17

Alex

Parabéns pela matéria cara.
 
E Giordano, se você gosta de rollers, de boa, use-os, mas não vale chamar os caras de vendedores de rolos. Creio eu, que se  os trainers fossem ruins não estaria a venda ainda.
 
 
 
Estou pensando em comprar um rolo, pq pedalar durante a semana é complicado. Falta tempo.
 
Mas o preço me desanima  um pouco.
 
abraçoO


Postado Por: Giordano Dal Bianco
Data de Publicação: 19 Nov 2008 as 04:21
Mas ta ai....nao disse q sao ruins...só q sao caros p burro e prometem muita coisa...só disse q usei os dois e nao vi resultado pratico tao superior do fixo...mas nao faço treinos longos em rolos...no maximo 1;30 por semana...nao acredito q da p treinar em rolos durante a semana e correr fim de semana e andar na "cabeça"...mas...estou ultrapassado preciso rever meus conceitos

-------------
e mi alzo sui pedali...


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 19 Nov 2008 as 04:39
Realmente, pra andar nas cabeças precisa de muito mais do que rolo fixo ou qualquer outra coisa. Nem é isso que estamos discutindo aqui.

Não acho que vc esteja ultrapassado. Mas rever os conceitos (sempre ou de vez em qdo) não custa nada, e pode até fazer bem não é mesmo? Wink

-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Match
Data de Publicação: 20 Nov 2008 as 05:24
Uma forma de distraiar0 e passar mais fácil o tempo no Rolo, que é demorado, é fazer treino programado, tipo subida, marcando tempo: manda 5', descança 1', 50RPM, FC85% da FCM, etc, e enquanto controla esses numeros, vai passando o tempo.
Mdlhor que ficar só girarndo sem sair do lugar e sem objeto, e ainda não tendo nada que presta na TV, a não ser giros de recuperação light


-------------
Abraços,

M a t c h


Postado Por: dagcosta
Data de Publicação: 20 Nov 2008 as 11:37
Acrescentando informacoes:

-> Usar rolo livre por que treina o equilibrio eh o que mais se ouve por ae, equilibrio nao se treina, se adiquiri com tempo de pedal, e se melhora com MTB =-]

-> Os rolos livres quando usados para treinos serios (varias horas por semana) danificam a caixa de direcao de sua bike, isso porque ela fica muito tempo socando em uma soh direcao, causa um desgaste prematuro.

-> O controle de resistencia eh mais apurado no rolo fixo, nao se pode fazer os tubos do rolo solto causarem resitencia, quando isso acontecer (proxima geracao de rolos soltos?), teremos outra otima ferramenta de treino.




Postado Por: Landim
Data de Publicação: 20 Nov 2008 as 12:00
Originalmente postado por dagcosta dagcosta escreveu:

Acrescentando informacoes:-> Usar rolo livre por que treina o equilibrio eh o que mais se ouve por ae, equilibrio nao se treina, se adiquiri com tempo de pedal, e se melhora com MTB


Tb nunca entendi esse argumento de melhorar o equilíbrio...


Postado Por: Giordano Dal Bianco
Data de Publicação: 20 Nov 2008 as 13:08
Ate parece que dizendo assim os rolos livres possuem resistencia zero pedalando em cima deles...a maior resistencia dos rolos livres vem da correia que liga o rolo do meio ao rolo q apoia a roda dianteira...se algo cria uma resistencia significa que pode ser aumentada...só nao entendi a da caixa de direcao...!!!!!!!!

-------------
e mi alzo sui pedali...


Postado Por: Conrado_Calvet
Data de Publicação: 21 Nov 2008 as 02:57
Dagcosta,
 
Olha eu acho que tenho que discordar com você, se equilíbrio se adquiri com tempo de pedal o rolo livre te oferece justamente isso tempo de pedal sobre as duas rodas, então me parece ser bom para o equilíbrio sim.
 
Sobre o lance da resistencia, não entendo quando você diz que não pode aumentar a resistência tão categoricamente assim, pq esse sistema dos rolos livres é bem simples para ser um desafio técnológico tão grande assim criar resistência no rolo livre, eu acho que deve existir um limite máximo e nos rolos livres e que no fixo é possível passar um pouco desse limite, tornando o fixo mais eficiente no final. Sistemas guiados por correias existem desde do século XIX de todos os tipos imagináveis, com resistência, sem resistência, não é nada novo.
 
Agora o lance da caixa de direção também não entendi? Pq me parace que o movimento do guidão tende a ser mínimo, então qual o desgaste excessivo? O asfalto é um dos tipos de pavimento mais duros que existe, aposto com você que um rolo de alumínio, ou de qualquer outro material, apoiado absorve muito mais qualquer tipo de impacto que o asfalto, mas coloca ai sua explicação que eu fiquei curioso.
 
Abraços
 
 


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 21 Nov 2008 as 04:06
A questão da caixa de direção é a seguinte: justamente pelo movimento do guidão ser mínimo, os pequenos "trancos" causados pelo movimento da bike em cima do rolo vão com o tempo fazendo com que as esferas amassem as pistas sempre no mesmo lugar. A bike fica indo e voltando bem sutilmente pq não está presa e sim totalmente livre em cima do rolo, mas segundo alguns mecânicos isso é suficiente pra "marcar" as pistas e deixar a caixa de direção "indexada", como dizem os gringos.

No rolo fixo, a bike não fica indo e voltando, ela está presa no mesmo lugar com o mínimo de movimento seja lateral ou frontal.

Na rua, ao contrário, os impactos nunca são exatamente no mesmo lugar pq viramos o guidão muito mais, pra manter a bike em pé, pra desviar de obstáculos, pra fazer curvas, etc.

Eu já vi bikes com esse problema, mas eram bikes de caras que usavam o rolo por muitas horas, e todas as semanas, como parte do treinamento. Mas é mto raro e difícil de acontecer, por isso nem coloquei nada no meu post original (ia causar ainda polêmica Tongue). Mas é um fato e existe. Minha opinião é que para quem usa de vez em qdo o rolo não precisa se preocupar, mas quem usa bastante o rolo livre talvez fosse interessante ter uma bike mas simples e antiga só pra pedalar no rolo.




-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Giordano Dal Bianco
Data de Publicação: 21 Nov 2008 as 09:24
Talvez com uma cx  daquelas de caloi poti pode ate ser...mas numa cx com rolamentos razoavel acho dificil... 

-------------
e mi alzo sui pedali...


Postado Por: kenjiishikawa
Data de Publicação: 22 Nov 2008 as 11:46
Irado o texto!
 
parabens Alex!
 
Sou usuario de rolo fixo tambem!
Uso um tranz-x aqueles com regulador de carga, faço treino nele de 2 a 3 vezes por semana, já troquei muito treino de estrada pelo treino no rolo porque não da pra treinar na estrada, não tem acostamento e passa caminhão de cana a todo minuto, então só sobra pra eu pedalar na perimetral da cidade, que tem um asfalto muito precario(parece uma trilha) e tenho que ficar parando a bike varias vezes.
 
hahahahaha, já fiz mais de 4 horas de rolo e sei muito bem quando dizem que é chato! Já fiz 50k numa rotatoria da cidade(tem um asfalto maomeno =þ), na verdade eu não sei qual é mais chato!
 
Aqueles rolos fixos que tem "molejo" são bons??
qual o nome dele? custa na faixa de quanto??
 
abraço


Postado Por: vinigrando
Data de Publicação: 22 Nov 2008 as 12:26
E ai Kenji,

É o Kurt Kinetic, é o que eu conheço pelo menos, mas nunca testei. Não faço idéia de como ele é usando.

O modelo é o "Rock and Roll".

http://www.kurtkinetic.com/thumb.php?img=images%2Fproducts%2Froad-machine.jpg&w=160&h=106


Postado Por: vinigrando
Data de Publicação: 22 Nov 2008 as 12:26
Ah, O retail é US$ 559,00!



Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 22 Nov 2008 as 17:06
Na Anderson vende, custa ~R$ 1.500-1.600. Acho um bom preço, considerando que está na faixa do que custam por aqui alguns rolos bons, porém sem algumas características do Rock´n´Roll, como o Fluid². É mto bom pedalar nele, e o mecanismo cilindro/resistência dos Kurt é excelente, mto suave e consistente.

-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Cesar_cwb
Data de Publicação: 15 Jan 2009 as 14:44
Uma dúvida sobre rolo fixo:

é verdade que o pneu traseiro tem a tendência de se desgastar mais rápido quando está apoiado no rolo ou isso é lenda?? Ou esse dito desgaste seria porque se "percorre" uma distância muito grande sem perceber e o desgaste seria o mesmo que fosse no asfalto?


Postado Por: Johnny Bravo
Data de Publicação: 15 Jan 2009 as 15:01
gasta mais no rolo do que nos asfalto - o coeficiente de atrito do pneu contra o rolo é maior do que do contra o asfalto, principalmente pela razao do aquecimento: No rolo, o cilindro que fica em contato com o pneu aquece muito mais do que o asfalto e isso contribui para o desgaste mais acelerado do pneu.


-------------
Abraço!
Eduardo

<a href="http://tinyurl.com/Torrando-SPZ-Roubaix-Elite">TORRANDO SPZ ROUBAIX ELITE 2008 54cm!


Postado Por: Deru
Data de Publicação: 16 Jan 2009 as 08:11
Gostando do tópico! Completíssimo! Obrigado pro pessoal q posta aqui.

Agora eu tô com uma dúvida. Eu tenho um rolo Elite Crono(acho q é magnético e fluido), e como onde eu moro tá uma friaca do inferno, estou seriamente em fazer meus treinos de montanha no rolo, pois a temporada de competições começa no final de março. Para uma melhor eficiência nos meus treinos, estou pensando em adquirir um iBike, ele seria compatível com o meu Elite pra medir potência? Dos iBike o modelo com fio presta!? Ou seria melhor o wireless? Treinando com um iBike a aferição dos treinos é muito melhor do q treinar só no cronômetro? Normalmente eu faço uma planilha de treino e quando termino a planilha, vou sempre pra uma mesma montanha cronometrar meu tempo, daí eu vejo se a planilha q montei serviu ou não. No caso do uso de iBike+rolo quais seriam as vantagens reais, em relação desse tipo de treino q eu faço.



Postado Por: Johnny Bravo
Data de Publicação: 16 Jan 2009 as 12:27
quem souber ao certo, por favor me corrija - mas eu ACHO que o iBike nao funciona bem em pedalada estática, só com a bike em movimento pra frente.

-------------
Abraço!
Eduardo

<a href="http://tinyurl.com/Torrando-SPZ-Roubaix-Elite">TORRANDO SPZ ROUBAIX ELITE 2008 54cm!


Postado Por: Landim
Data de Publicação: 16 Jan 2009 as 12:42
Originalmente postado por Johnny Bravo Johnny Bravo escreveu:

quem souber ao certo, por favor me corrija - mas eu ACHO que o iBike nao funciona bem em pedalada estática, só com a bike em movimento pra frente.


Everything you need to have an indoor/outdoor power meter!

The fully wireless iBike Pro power meter enjoys all of the benefits of the new iBike Generation III power meter and can be used outdoors and inside on most popular trainers!




Postado Por: Deru
Data de Publicação: 17 Jan 2009 as 07:41
Valew mestre Landim


Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 28 Mar 2009 as 03:41
iBike é furada. Furadíssimo!!!!!!!! Para o rolo ou para uso normal, não serve - a não ser que você queira gastar tempo ajustando a coisa cada vez que for sair, ajustando nível de referencia, trocar baterias toda semana (e de vez em quando ficar sem sinal, mesmo), nunca andar em pelote, por conta dos erros na leitura do "vendo", e nunca mudar de posição na bike, tipo mudar as mãos de lugar no guidom, da manete para baixo..
Razoável para quem só treina na mesma posição, e sozinho - IronMen?...
E ainda assim, erros muito altos, em termos percentuais.

SRM é muito bom, muitos pro usam, mas exige calibragem constante, "envelhece" perdendo precisão, e é.. caríssimo... como tenho três bikes, duas de estrada, uma de contra-relógio, isso seria coisa de louco. Coisa mesmo de profissional.

Uso Powertaps - isso mesmo, no plural - todas as minhas rodas são Powertaps, incluindo as de corrida. Com fio, quase todos comprados usados. Estou acostumado com eles, o primeiro comprei em 2005 e é o da minha roda de treino direto - 32 furos.

Também já estudei muito o tal de Ergomo, que parecia uma idéia maravilhosa, por trocar só o movimento central, deixando rodas e pedivelas originais - mas a coisa também era imprecisa, que dizer, trabalhosa e temperamental para ficar precisa, e a empresa.. faliu!

Se quiserem, podemos abrir um tópico só sobre PowerMeters.


Postado Por: Landim
Data de Publicação: 28 Mar 2009 as 04:05
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

iBike é furada. Furadíssimo!!!!!!!! Para o rolo ou para uso normal, não serve - a não ser que você queira gastar tempo ajustando a coisa cada vez que for sair, ajustando nível de referencia, trocar baterias toda semana (e de vez em quando ficar sem sinal, mesmo), nunca andar em pelote, por conta dos erros na leitura do "vendo", e nunca mudar de posição na bike, tipo mudar as mãos de lugar no guidom, da manete para baixo..
Razoável para quem só treina na mesma posição, e sozinho - IronMen?...
E ainda assim, erros muito altos, em termos percentuais.




E Isaac Newton se retorce na tumba, pois suas leis de nada valem...


Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 28 Mar 2009 as 04:54
Sir Isaac nada tem a ver com imprecisão de dados.
As equações e as leis da física são sempre as mesmas, o problema é a precisão dos inputs.

iBike assume indiretamente um monte de coisas, e por isso só é útil em determinadas condições.

Frequento a Wattage, no GoogleGroups, já faz uns dois anos, e tem pouca gente que usa ou recomenda iBike. Tem uns defensores ferrenhos, mas na maioria, ceticismo.

Powertap também tem um monte de pepino, e pode dar alguns problemas, mas acho que hoje, confiável, só mesmo PTap ou SRM.

Lançaram agora o CinQo, a Cervelo Test Team está usando, e que como o SRM, é algo entre a pedivela e o movimento central, e em muitas coisas, melhor, mas o computador Qranium ainda não ficou pronto, e está usando a tal de ANT+Sports, tecnologia que teóricamente integra qualquer sensor wireless com um monte de recptores/computadores, e para isso estão usando o Garmin 705... com UM MONTE DE PROBLEMAS no arquivo de dados final.. Também andam usando o Garmin 705 com outros PMs wireless (inclusive a equipe Garmin-Slipstream) com o próprio PowerTap Wireless, e também com.. um monte de problemas... na verdade, o arquivo resultante praticamente não serve para nada, e isso depois de um monte de ajustes de software e compatibilidade.

Vamos lá, além de convocar o Sir Isaac, o que temos a favor do iBike além de ser mais barato, e atender a um sonho - um simples acessório de guidom capaz de medir a potencia em watts? Os caras andam fazendo mágica no software, mesmo - já corrigiram um monte de coisas, como por exemplo, as oscilações de leitura enormes em caso de piso irregular. Acho que ainda vão ajustar isso de consumir muita bateria, e a calibragem já está mais fácil, mas ainda não dá prá medir (estimar) potência se estiver na roda do pelote.. e nunca vai dar. E nem a questão da posição - disseram que iam prever dois setups - daí, se mudasse a posição, só apertar um botão e mudar o setup do Coef Aerodinâmico.. bem...


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 28 Mar 2009 as 11:57
Não sei nem por onde começar. Não quero defender o iBike só pq eu uso o iBike, mas tb não vou ficar repetindo o que os outros dizem nos fóruns gringos pra sustentar meus "argumentos"... mas vamos lá hehehe...


-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 28 Mar 2009 as 11:59
OK, antes de mais nada... De todos esses que vc citou, vc só usou ou testou na prática o PT, ?

-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: galegojr
Data de Publicação: 28 Mar 2009 as 12:20
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

iBike é furada. Furadíssimo!!!!!!!! Para o rolo ou para uso normal, não serve - a não ser que você queira gastar tempo ajustando a coisa cada vez que for sair, ajustando nível de referencia, trocar baterias toda semana (e de vez em quando ficar sem sinal, mesmo), nunca andar em pelote, por conta dos erros na leitura do "vendo", e nunca mudar de posição na bike, tipo mudar as mãos de lugar no guidom, da manete para baixo..
Razoável para quem só treina na mesma posição, e sozinho - IronMen?...
E ainda assim, erros muito altos, em termos percentuais.

Desculpe, mas "furadíssima" está sua analise. O iBike funciona sim no rolo.

O iBike calcula sua Potência, com base nas forças que agem contra o ciclista e seu equipamento, isto é até mais eficiente que simplesmente medir o torque que você consegue aplicar no pedivela.

É como nos automóveis, existem dinamometros estáticos que medem a força bruta que sai do motor, e os de rolo que mostram a eficiência do conjunto, motor, transmissão etc.

Erros altos? 5%?

E a consistência? Eu tinha uma balança em casa super precisa, só que nada consistente, hoje tenho uma que está descalibrada mas é super consistente, se me mostra uma variação de 1 Kg, eu tive realmente 1 Kg de variação, não importanto se peso 89, 90 ou 91 kg. Sei que em relação a outros numeros que ela me dá a variação está correta.

O mesmo acontece com o iBike. Ele tem me dado as variações de ganho de potência consistentes com meus outros indices fisiologicos. É super consistente.

Outro erro: Baterias... você anda acreditando/achando muito nos foruns... Não esqueça de nosso clima, o hemisfério norte é bem mais frio. Toda bateria gasta muito mais em climas frios, é química. Não é mistério nenhum. Nem defeito nem nada.

Fato: treino 3/4 vezes por semana com o iBike (6/8 horas por semana) e troco a bateria de mes em mes e olha lá. No inverno (junho/julho/agosto) troco duas a cada mes. E moro em São Paulo, se morasse num lugar mais quente então...

Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:


Também já estudei muito o tal de Ergomo, que parecia uma idéia maravilhosa, por trocar só o movimento central, deixando rodas e pedivelas originais - mas a coisa também era imprecisa, que dizer, trabalhosa e temperamental para ficar precisa, e a empresa.. faliu!
 

Desculpe, mas estudar muito não quer dizer aprender/entender muito.

Conheço muita gente que estuda muito mais que devia e não sai do lugar...

Outros, estudam com critério, e atingem seus objetivos.




-------------
----
Ain't No mountain is High Enough!

Galego



Postado Por: Landim
Data de Publicação: 28 Mar 2009 as 15:00
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Eu já testei o SRM amador (abaixo do Pro), o Ergomo, o PowerTap SL, o Polar WIND e o iBike (eu uso o iBike há dois anos). O melhor em termos de precisão e consistência é o SRM, tanto que ele é o padrão. Em seguida eu diria que vêm o PT, principalmente os mais novos, e depois o Quarq. Logo atrás, o Ergomo e o iBike GEN III e depois o Polar. Essa é a minha opinião depois de usar todos eles por algum tempo, menos o Quarq.

O Polar tem uma instalação e uma calibragem extremamente complicadas. Precisa medir a corrente, pesar a corrente, medir o chainstay, instalar a polia que lê a velocidade da corrente... E como a medida da corrente em relação ao chainstay muda conforme a marcha que a gente está (coroa grande e coroa pequena X pinhões), as medições não são tão precisas em todas as marchas. Além disso, com a trepidação ele fica meio doido em alguns momentos. A Polar é boa em pulsação mas esse sistema de potência deles, pessoalmente eu não gosto. Além de complicado, o bicho é sensível e pesado tb.

O iBike não mede a potência direta, que está sendo aplicada pelo ciclista para mover a bike. Ele mede as forças que atuam contra o movimento, e calcula a potência usando uma lei de Newton (a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade). Ele mede a reação (inclinação, vento, atrito, etc.) e calcula a potência que está sendo utilizada pra vencer essas forças para mover a bike.

Eu calibrei meu antigo iBike em relação ao SRM, e deu diferença de ~5% no plano (dependendo do vento e da calibragem), e foi idêntico nas subidas. Ele é extremamente preciso nas subidas. Nos sprints deu uma diferença maior no pico de watts, mas nada que atrapalhe os treinos. O mais importante pra mim é que ele é CONSISTENTE, ou seja, eu consigo comparar dados de potência (watts, KJ, etc.) entre um treinos, corridas ou testes, e assim saber como estou evoluindo (ou não). Além disso, posso ajustar os parâmetros de atrito, vento, peso, etc. e obter dados bem confiáveis e úteis.

A vantagem do iBike é que ele custa 1/4 do SRM e metade do PT, pesa apenas 70g, não precisa de roda nem pedivela especial, é full wireless e esse novo GEN III é bem mais estável e preciso. Não é profissa que nem o SRM ou o PT, mas eu tb não sou profissa como o Armstrong. É só mais um instrumento pra ajudar a entender melhor o treinamento.


Alex apoveitei seu outro post, que o novato nao se deu ao trabalho de procurar, e so acrescentando, agora o ibike eh o unico medidor de potencia a dar NP, IF e TSS on the fly.

http://www.ibikeforum.com/viewtopic.php?f=5&t=725

E se vc pesquisar bem, vai ver que o novo modelo e firmwares ja nao dao nenhum problema em ¨treinar¨ em pelotao, ah so que treinar mesmo, eh  sozinho...


Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 28 Mar 2009 as 17:15
Tá bom, esqueci que tava na internet e postei...  :-)

Discordo de "treinar é sozinho", mas tudo bem - e olha que de fato treino 90% sozinho - intervalados, sprints, é sozinho, concordo.

5% é uma enormidade, se você tem coisas que te dão 1,5% ou, na prática, menos - 5% de 260w (meu mísero Personal Best de 20 minutos - sou um mero sprinter velho e pesado, o mais limitado dos ciclistas) são 13 w, coisa que eu tenho que suar muito prá adquirir, ou relaxar duas semana, para perder.
Usar PTaps ou SRM para calibrar os iBikes é prática comum, mesmo lá fora - permite confiar mais nas variáveis assumidas/informadas.

Sei que consistência é fundamental - mantendo as condições, o iBike é bom nisso, concordo .
Não gostaria de trocar baterias de computador ou cubo a cada 15 dias, mas não é um número muito ruim, é aceitável, e não deixaria de usar um Pmeter por isso - não é defeito, bateria é barata.
Gosto de sprintar, e de precisão dessas medidas - só mesmo com PT, SRM e Cinqo.

Sinceramente, dadas as finalidades das estatísticas criadas pelo Andy Coogan, que é usar no PMC - NP, IF, TSS, não vejo finalidade maior em tê-las informadas on the fly.
Mas se formos por esse lado esse post perderá qualquer importancia prática para 99% dos que leêm o fórum.
Já informações sobre as características dos Pmeters, para saber da utilidade, etc.. já vale a pena - o artigo do Alex é muito bom.





Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 28 Mar 2009 as 17:24
Ainda no iBike:
a) 5% é precisão considerando que o setup está perfeito - nenhum desvio nas estimativas, nem a roupa mais folgada, nem uma garrafa a mais no quadro, etc. O caso é que quem tem PTap ou SRM e testou iBikes junto achou coisa de 10% ou mais fora do real, e daí, claro, rejeita a solução - mas que para quem anda só, mesmo setup, posição, etc, é melhor.
b) como é que o iBike corrige uma mudança de posição, por exemplo, você dá vários tiros segurando embaixo e depois resolve fazer um aeróbico de 1h com as mãos nas manetes, como é que se resolve a enorme diferença de arrasto aerodinâmico?
c) e ainda, para minha humilde informação - como é que o iBike gen yy resolve o problema do vácuo no pelote, já que não é uniforme, e nem constante, a velocidade do vento sobre o ciclista?


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 28 Mar 2009 as 17:53
Eu tb já participei de vários debates em fóruns gringos sobre esses medidores. De fato, nenhum é milagroso, nenhum é perfeito. O SRM é o "padrão", mas como já disseram por aí isso é em boa parte por ter sido o primeiro e por custar uma fortuna, e menos pela precisão e consistência. Não que ele seja impreciso ou inconsistente, mas ninguém que paga 3 mil dólares num MP vai admitir que ele têm falhas e não é perfeito. Mesmo contra qualquer evidência tem muito cara que jura que o SRM faz até chover no NE. Isso já deu altas discussões mesmo, e nunca vai acabar por vários motivos.

O iBike tá longe, longe de ser perfeito. Eu sei que ele tem limitações, e sei quais são. E aprendi a me virar com elas pra obter o que eu preciso. Depois de ler trocentos reviews, discussões e argumentos contra e a favor, e depois de usar o iBike por um bom tempo, eu percebi que tem dois tipos de usuário: a grande maioria (uns 80% talvez? estou chutando... mas deve ser por aí) não tem paciência e cuidado pra fazer as primeiras calibragens e regulagens. Isso afeta todo o resto que vêm em seguida, e já existe um padrão de uso que explica em boa parte o pq da "rejeição" do iBike em alguns fóruns gringos.

Esses mesmos 80% tb não calibram o vento e a inclinação antes de sair, e os mesmos 80% não descarregam seus dados depois de cada treino ou corrida, e não registram outros dados, e não analisam os dados. Aqui no BR eu já conversei com vários atletas que usam MPs e alguns treinadores que estão "vendendo" potência, e nenhum deles entendia a coisa como um todo, e menos ainda sabia o que fazer. Os conceitos mais avançados de TSS, IF, NP, etc. então, nem pensar... Então, algumas semanas ou meses depois de brincar com o iBike, o cara fica put0 e tira o aparelho. Entra num fórum e diz que é um lixo e não funciona. Quem gasta 3 mil dólares com um SRM não vai fazer isso, até pq se o Lance usa então é pq funciona. E funciona de fato, mas tb não é um milagre - existem vários níveis de "funcionamento" e cada um tem que estar disposto (ou não) a fazer concessões, e ainda tem o aprendizado disso tudo.

Assim como o iBike, o SRM exige uma calibragem antes de cada saída, principalmente se tiver grandes diferenças de temperatura. Dizem que o PT não precisa, mas ele usa o mesmo sistema do SRM (a diferença é que o mecanismo do SRM fica na coroa/pedivela e o PT fica no cubo traseiro). O conceito dos dois aparelhos é diferente: um sistema é baseado em mecânica, o outro em software. Os sensores do iBike não são perfeitos, mas os sensores do PT e do SRM tb não. Do Polar tb não, do Ergomo tb não, do Quarq tb não... O Ergomo só pode ser calibrado contra outro MP, e tem gente que acho isso um falha absurda. Mas ele é consistente, e pra alguns isso é suficiente. Idem pro Quarq, idem pro Polar...

Consistente e preciso pra valer são os ergômetros de laboratório, como os Computrainers. Mas aí não é na rua. Na pior das hipóteses, o iBike é um ciclocomputador avançadíssimo e relativamente barato em comparação com outros, que registra meus treinos e corridas segundo-a-segundo, com temperatura, inclinação, elevação, cadência, velocidade, pulsação e mais um monte de parâmetros que para mim são úteis.

Isso foi o antes e o durante. Mas ainda tem o depois...

Esse nível de precisão tb não adianta nada se a pessoa não usa direito. Essa é uma questão fundamental. Eu ralei o coco pra aprender a usar só metade das funções do WKO+, que é um software tão avançado que os próprios inventores da bagaça admitem não conhecer todo o potencial dele. Criar uma ferramenta é uma coisa, descobrir seus usos práticos depende de outras coisas, e os treinadores estão nessa frente junto com o Hunter e o Allen e mtos outros pra descobrir isso. Eu tenho a minha frente tb, e cada um tem a sua.

Só agora, depois de vários cursos, webinars, livros e de experimentar mto com MPs, softwares, etc. é que eu comecei (eu disse comecei) a sentir a pegada desse lance de potência. Eu acompanho esses parâmetros todos, e quando alguma coisa não bate, eu tento ver onde está o erro: se é na pulsação (e porque), na potência (e porque), etc. Eu tento tb não pirar demais nos números pra não perder a perspectiva da coisa; o que eu gosto mesmo é de pedalar! Mas já estou conseguindo algumas coisas que considero importantes: detectar tendências, relacionar alguns parâmetros e sensações, tudo isso com alguma consistência. Mas dá trabalho, exige paciência e dedicação.

A real é que potência é mais uma referência, assim como velocidade, pulsação, cadência ou qualquer outra coisa. Precisa? Não precisa... Eu não espero melhorar nem 10% com tudo isso, eu sou apenas curioso e teimoso. Pode ser que amanhã eu tire tudo da bike e deixe encostado (eu faço isso aluns meses por ano pra calibrar o meu "ergômetro interno"). Se amanhã eu quiser pegar um PT ou um SRM ou algum novo e fantástico MP com 100% de precisão, eu já fiz o mais difícil, e gastei relativamente pouco com isso. Graças ao iBike. Aliás, domingo passado corri debaixo de chuva por 1 hora com o iBike e o bicho resistiu. Nunca tive problema com pau no wireless (meu ANT+Sport funciona perfeitamente) e não tenho do que reclamar. Por isso acho que não preciso defender o iBike nem nenhum outro MP. Já tem fanático demais fazendo isso por aí hehehe...


-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 28 Mar 2009 as 18:25
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Tá bom, esqueci que tava na internet e postei...  :-)

Discordo de "treinar é sozinho", mas tudo bem - e olha que de fato treino 90% sozinho - intervalados, sprints, é sozinho, concordo.

5% é uma enormidade, se você tem coisas que te dão 1,5% ou, na prática, menos - 5% de 260w (meu mísero Personal Best de 20 minutos - sou um mero sprinter velho e pesado, o mais limitado dos ciclistas) são 13 w, coisa que eu tenho que suar muito prá adquirir, ou relaxar duas semana, para perder.
Usar PTaps ou SRM para calibrar os iBikes é prática comum, mesmo lá fora - permite confiar mais nas variáveis assumidas/informadas.

Sei que consistência é fundamental - mantendo as condições, o iBike é bom nisso, concordo .
Não gostaria de trocar baterias de computador ou cubo a cada 15 dias, mas não é um número muito ruim, é aceitável, e não deixaria de usar um Pmeter por isso - não é defeito, bateria é barata.
Gosto de sprintar, e de precisão dessas medidas - só mesmo com PT, SRM e Cinqo.

Sinceramente, dadas as finalidades das estatísticas criadas pelo Andy Coogan, que é usar no PMC - NP, IF, TSS, não vejo finalidade maior em tê-las informadas on the fly.
Mas se formos por esse lado esse post perderá qualquer importancia prática para 99% dos que leêm o fórum.
Já informações sobre as características dos Pmeters, para saber da utilidade, etc.. já vale a pena - o artigo do Alex é muito bom.





Eu tb não vi vantagem em saber TSS, IF e NP on the fly. Acho que incluíram para quem não tem algum SW que calcule isso depois (o IB2 não calcula nem a NP). Não deixa de ser interessante, principalmente no caso do TSS e da NP já que pode permitir algum ajuste de intensidade e duração durante o treino... embora eu ache isso o cúmulo do CDF, dá uma broxada.

Clynthio, eu disse "treinar sozinho" tb considerando esses 90% do tempo. É o que eu faço, um pouco mais ou um pouco menos dependendo da fase da temporada... mas é por aí. Pra mim, treinar junto é técnica, e vale pra sprint inclusive, mas tb vácuo, revezamento, etc. Sprints... bom, os números são úteis no treino e avaliação dos sprints, mas na minha humilde opinião (e eu tb gosto mto de sprints), sprintar é uma arte. Tem tantas variáveis e fatores envolvidos além da potência pura que honestamente, a potência é a última na minha lista pessoal qdo eu treino sprint. É técnica demais, ainda não consegui colocar a potência nessa equação complexa do sprint, então eu tento me encaixar, enfio a cara, giro o mais rápido que puder, e seja o que deus quiser hehehe...

Concordo qdo vc diz que 5% é mto. Realmente, se considerarmos que para evoluir esses mesmos 5% é um absurdo em termos de planejamento, execução e dedicação. Mas em termos de potência, existem duas coisas que importam (pelo menos pra mim): uma é a potência real, ou quantos Watts a gente consegue gerar em diversos períodos; e a outra é a consistência, ou a precisão relativa (de uma medição pra outra ao longo dos dias).

Embora eu queira muito saber qual minha FTP exata e real, eu não consigo. Já testei no Computrainer e deu um nímero. Daí, testei no SRM e deu outro. No iBike Gen I deu outro, no Polar outro, no Ergomo outro e no novo GIII outro. Todos eles estão num range mto próximo, +- esses 5% (não sei se é coincidência). Qual eu uso?

Eu uso o que deu no meu GIII, pq é ele que eu uso todos os dias, e é com ele que eu me testo. Não sei se é a real, não sei se estou produzindo de fato 3,6W/kg (em comparação com os 7,0 do Contador na época do TdF por exemplo), mas cada vez que eu testo ele revela as tendências. Eu testo nas mesmas condições, ou o mais próximas possível. E qdo eu jogo no WKO+ todos os dias, e as semanas se acumulam, ele começa a mostrar tendências no meu TSB, CLT, ATL, etc.

Qdo isso tudo bate com os parâmetros que eu sempre usei e anotei, é coisa de médio e longo prazo. Dá pra fazer ajustes, melhorar aqui e ali, aperfeiçoar meu treinos, minhas sessões. Veja bem, eu não sou pró, não sou elite, sou um mané que gosta de bikes e curte uma piração dessas. Se é 5 ou 1% pra mim não faz muita diferença, aliás nem sei se esses números todos tão certos ou eu que fico dando sentido pra eles hehehe... LOL O que eu sei é que o grande barato é pedalar.


-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 28 Mar 2009 as 20:39
Nunca passei de 2,8 no ftp... sou daqueles que se tivesse velódromo na cidade, não ia sair de lá. Bem, mais isso também é agora, aos 51 anos..
Os PMs são maravilhosas ferramentas de FeedBack, ou seja, parceiros de treino, treinadores, mesmo, porque dizem exatamente o que você está fazendo - saber a verdade pode ser motivador, ou, as vezes, desmotivador....  :-)
É duro saber o quanto se tem que treinar para melhorar 10%...
Mas graças ao treino estruturado com os PMs, consegui reverter a tendência natural de piorar com o tempo - nesse ano, com 60 e poucos de CTL, atingi meus melhores números dos últimos 4 anos.
Quanto à utilidade dos PM para os sprints, eu uso a precisão dos PTaps, e muito - sei que tenho que sustentar sprints de 300 m com pico acima de 1200 e chegando na faixa nos 800 w, se quiser ganhar na minha categoria (ainda corro na B, aqui no estado).  http://www.youtube.com/watch?v=C5YywL-CO08
Quando começo a perder, é muito claro, estou chegando na faixa nos 700 ou 600 w, torrado..
Acho que poderíamos abrir um tópico sobre PMs...


Postado Por: amoreira
Data de Publicação: 26 Mar 2010 as 18:43
Mantenham esse tópico :-)


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 30 Mar 2010 as 21:38
Como em Brasília-DF não pára mais de chover, acabei de comprar esse:
$200 + frete + impostos.

Blackburn Tech Mag Trainer



Bom investimento????????


http://www.blackburndesign.com/trainers.html
http:// http://www.blackburndesign.com/trainers.html" rel="nofollow - www.blackburndesign.com/trainers.html



Postado Por: amoreira
Data de Publicação: 02 Abr 2010 as 17:07
César, não vi por aqui nenhum comentário desse rolo... Mas há outras boas referências sobre produtos dessa marca.

Aproveitando, vale ler essa reportagem do Bike Radar sobre treinamento em rolos (em inglês).

http://www.bikeradar.com/fitness/article/fitness-basics-turbo-training-24170" rel="nofollow - http://www.bikeradar.com/fitness/article/fitness-basics-turbo-training-24170

Há dicas exercícios e etc...

Na mesma pagina eles fazem avaliação de várias marcas e modelos de rolo... Há uma avaliação de outro modelo da Blackburn (Design Tech Fluid Trainer http://www.bikeradar.com/gear/category/accessories/training-rollers/product/tech-fluid-trainer-10-35236" rel="nofollow - http://www.bikeradar.com/gear/category/accessories/training-rollers/product/tech-fluid-trainer-10-35236 )


Postado Por: vladbarra
Data de Publicação: 07 Abr 2010 as 00:39

Eu estou de saco cheio de ficar em casa nos dias de chuva!

Por isso vou comprar um roller pra mim, este post me elucidou muito bem o que quero e concordo com o giordano.

obrigado!



-------------
O mundo é bão Sebastião


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 07 Abr 2010 as 00:53
Originalmente postado por amoreira amoreira escreveu:

César, não vi por aqui nenhum comentário desse rolo... Mas há outras boas referências sobre produtos dessa marca.

Aproveitando, vale ler essa reportagem do Bike Radar sobre treinamento em rolos (em inglês).

http://www.bikeradar.com/fitness/article/fitness-basics-turbo-training-24170" rel="nofollow - http://www.bikeradar.com/fitness/article/fitness-basics-turbo-training-24170

Há dicas exercícios e etc...

Na mesma pagina eles fazem avaliação de várias marcas e modelos de rolo... Há uma avaliação de outro modelo da Blackburn (Design Tech Fluid Trainer http://www.bikeradar.com/gear/category/accessories/training-rollers/product/tech-fluid-trainer-10-35236" rel="nofollow - http://www.bikeradar.com/gear/category/accessories/training-rollers/product/tech-fluid-trainer-10-35236 )


Valeu pela dica.
Tem um modelo similar da Tranz-X sendo vendido nas lojas que é bem parecido com esse BlackBurn Mag Tech, mas a marca BlackBurn é uma marca de respeito no exterior, a qualidade deve ser melhor, eu acho...


Postado Por: Marino
Data de Publicação: 07 Abr 2010 as 01:31
Estive dando uma pesquisada em alguns rolos e separei alguns que me pareceram mais interessantes.

CycleOps Magneto
CycleOps Fluid2
Elite Crono Mag
Elite Crono Fluid

Pelo que vi só o Elite Crono Mag tem níveis de resitência ajustável, certo? E com os outros dá para fazer um treino de força, com resistência bem alta e pouco giro? Dá para girar bem levinho com uma cadência alta?

Os dois da CycleOps são com resistências progressivas. Entendo que seja quanto maior a velocidade mais resitência eles oferecerão. É isso?

Ainda não sei muito bem os preços, mas estou na dúvida entre os magnético e os com fluídos.


Postado Por: JulianoSP
Data de Publicação: 07 Abr 2010 as 01:57
Alguém usa o Tranz x JD118 ? 

-------------
Ogni volta, che non sai cosa fare, Prova a volare


Postado Por: roddrigo
Data de Publicação: 07 Abr 2010 as 02:27
Não vou entrar no debate. só quero fazer um comentário.
Alex vc é um herói desse fórum!!! Além de sustentar debates de conteúdo com outros usuários bem informados como o Clythio (que tb costuma colaborar com conteúdo de ótima qualidade) ainda tem saco pra rebater as groselhas de sempre de usuários mais novos do tipo "eu tenho e uso e por isso é super bom!!".
Não estou falando que usuários novos não contribuem, é só que depois de um tempo nada mais é novo no forum...alguns personagens vão mudando mas a baboseira é sempre a mesma....

E viva o saco de ouro do Alex!!!! Parabens!!!!


-------------


Postado Por: Landim
Data de Publicação: 07 Abr 2010 as 02:37
Originalmente postado por JulianoSP JulianoSP escreveu:

Alguém usa o Tranz x JD118 ? 

Juliano eu uso um modelo muito similar JD111, to bem satisfeito, ainda mais pq não gasta nada de pneu, diferente da maioria dos rolos. A rolagem é bem macia e da pra fazer todo tipo de treino nele. Tenho a 1 ano e ele já se pagou faz tempo.


Postado Por: JulianoSP
Data de Publicação: 07 Abr 2010 as 02:51
Landim eu atualmente uso um JD113, hoje fiz um rolo com o JD113 e comprei o JD118 em função da regulagem do esforço no guidão, acredito que com isso consiga melhorar a qualidade dos treino, visto que na semana só consigo pedalar no rolo.

Muito Obrigado.


-------------
Ogni volta, che non sai cosa fare, Prova a volare


Postado Por: Landim
Data de Publicação: 07 Abr 2010 as 03:11
Exato, não entendo essa denominação deles, afinal o jd111 é irmão do jd118 enquanto que o jd113 ta mais distante ja que não tem as regulagens. Acho que o jd118 é o modelo novo do jd111.


Postado Por: edduds
Data de Publicação: 09 Abr 2010 as 19:58
Acabei de comprar (ontem mesmo, 8/4) o JD111, pedalei à noite pra brincar (tipo criança no natal) e hoje de manhã tentei levar a sério.
Como nunca pedalei no rolo, em 10min já tava quase pedindo arrego (também tô sarando de uma gripe Dead). Tentei manter a cadência acima de 80 e nunca abaixo de 70, mas ralei.
Deixei ele meio solto e na coroa pequena e marcha traseira média (10 marchas). O que vocês recomendam para treinar resistência? Travar o rolo e pedalar na 39? Ou soltar e pedalar na 53? O que é mais eficiente? se puderem dar umas "dicas aulas" vou ficar grato.

Valeu Alex, excelente tópico.


Postado Por: Landim
Data de Publicação: 09 Abr 2010 as 20:16
Eduardo, eu só uso na 39, já que tem a resistência não vejo necessidade de ficar passando pro coroão, se vc travar e colocar na 39 vai dar no mesmo que soltar e colocar no coroão, então não vejo muito sentido nisso. 

Faço basicamente 3 tipos de treinos no rolo.

1) Recuperação ativa, 50m~1h. Resistência 1 e giro 80 a 100rpm. 
2) Treino pra vo2, 15 minutos de aquecimento, e depois 2x20min com 10 minutos de descanso entre, na resistência 3 mantendo uma velocidade/potência compatível com meu vo2, que dá em torno de 37km/h. 
3) 6x5min. A 110 a 120% do vo2, mais ou menos 40km/h. Descanso de 5min entre tiros. (Resistência 3 tb) 


Postado Por: amoreira
Data de Publicação: 09 Abr 2010 as 20:18
Dá uma olhada nas dicas de planilhas para rolo que tem nesse tópico:

http://www.pedal.com.br/forum/planilha-de-treino-no-rolo_topic2336_post285835.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/planilha-de-treino-no-rolo_topic2336_post285835.html

Eu usei esse modelo da Tranz X por algum tempo. Fazia entre 10 e 20 min de aquecimento, coroa pequena e catracas altas, aumentando progressivamente.

Depois, durante as séries, sempre preferi usar a progressão das marchas de acordo com minha necessidade de tornar o exercício mais duro. Só optava por mudar a resistência qquando as marchas acabavam ao usar a coroa grande e catracasa pequenas e aindahavia necessidade de deixar o treino mais pesado.

Não sei se você usa medidor de Frequência Cardíaca, é muito importante para achar parâmetros para seu treino. Esses 'roteiros' de treino citados no link usam FC cmo parâmetro.


Postado Por: Lucinar
Data de Publicação: 09 Abr 2010 as 23:39
Hj fiz o meu 1 treino em rolo fixo Tranz X (muito obrigado Amoreira pelo negócio, não preciso nem lhe recomendar, pois é fácil perceber que vc é sério e tranquilo para negociações).

Nunca havia andado em rolo fixo (só nos triplos), estava sem treinar desde sábado passado devido a compromissos, com isto fui tranquilo e me adaptando ao rolo e acertos da bike e rolo. Fui do coroão e variando nas marchas e usei bem pouco a resistência do rolo. (5 min de aquecimento + 20min de 52x16 a 90 rpm e FC 140 a 160 bpm....pausa de 5 min...(senti dormência no períneio que nunca havia sentido com este selim e config desta bike) voltei p/ bike e mais 20 min a 90 rpm com 52x 14 e uma faixa de fc acima de 151 chegando no máx de 171 bpm (~91% da minha fc máx). Mudei o posicionamento mais vezes sobre a bike p/ não sentir desconforto...e fiz uns ataques p/ testar 120 rpm durante 1 min etc....só p/ ver como se comportava a bike e o biker kkkkk finalizei com 5 min de volta a calma, pois amanhã vou treinar com a galera que compete aqui na região...ai eu sobro muito fácil se apertar demais no treino na sexta.

Impressão ao 1 treino: o tempo demora passar kkk mas nada tão dramático (pelo menos p/ 50 min). Acredito q valerá o investimento, pois o inverno castiga muito aqui no sul, principalmente pelo vento gelado.

Abs...e vms trocando informações ai nos treinos de inverno Thumbs Up



-------------
http://app.strava.com/athletes/1154476
Road: "Chinervello" + Sram Red 2012-2011 + Clincher carbono 38mm china:)
off Road: Giant Boulder+Deore Hidráulico+Manitou r7;
https://twitter.com/prof_lucinar


Postado Por: acunha
Data de Publicação: 10 Abr 2010 as 00:28
Pra fazer o treino passar mais rapido, só com musica mesmo... escolha musicas que permitam o ritmo de cadencia que vc quer... por exemplo, com Deep Purple, Highway Star a cadencia é 90rpm certinho he he... outra opcao é gravar videos de provas de ciclismo e colocar pra assistir enquanto esta no rolo...


Postado Por: Einstein
Data de Publicação: 10 Abr 2010 as 00:43
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Pra fazer o treino passar mais rapido, só com musica mesmo... escolha musicas que permitam o ritmo de cadencia que vc quer... por exemplo, com Deep Purple, Highway Star a cadencia é 90rpm certinho he he... outra opcao é gravar videos de provas de ciclismo e colocar pra assistir enquanto esta no rolo...
 
Eu assistia videos quando estava no rolo. É legal. Mas realmente me "empolgo" mais com música. Se você montar uma boa seleção você nem vê o tempo passar.
Essa semana montei uma seleção nova e tava quase fazendo a bike sair andando com rolo e tudo hehehe. (pense num menino forte LOL)


-------------

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 14 Abr 2010 as 23:43
fiz um vídeo do funcionamento do BlackBurn Tech MAG 6.
http://www.youtube.com/watch?v=3wJSUqSDE3c" rel="nofollow -


Postado Por: Match
Data de Publicação: 15 Abr 2010 as 19:45
Ainda acho melhor treino intervalado, fartlek, pra ter controlar cadencia, FC e tempo. Tudo isso toma tempo, distrai

-------------
Abraços,

M a t c h


Postado Por: rodrigodf
Data de Publicação: 15 Abr 2010 as 20:33
Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

Como em Brasília-DF não pára mais de chover, acabei de comprar esse:
$200 + frete + impostos.

Blackburn Tech Mag Trainer



Bom investimento????????


http://www.blackburndesign.com/trainers.html
http:// http://www.blackburndesign.com/trainers.html" rel="nofollow - www.blackburndesign.com/trainers.html

eu tambem sou de brasilia, investi mais um pouco e comprei um kurt kinectis road machine fluid
saiu um pouco mais caro, 265 doletas + frete+ uma mixaria de imposto.

-------------
felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 15 Abr 2010 as 23:00
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Ainda acho melhor treino intervalado, fartlek, pra ter controlar cadencia, FC e tempo. Tudo isso toma tempo, distrai


o que é isso?


Postado Por: Fagner
Data de Publicação: 17 Set 2010 as 20:49
Essa resistência pode ser por vento ("ventilador"), hidráulica (por fluido) ou magnética. Alguns possuem um controle que permite variar essa resistência durante o exercício. Outros têm uma curva fixa, que pode ser linear ou progressiva, o que os torna compatíveis com medidores de potência. Gostaria de entender um pouco mais sobre isso e >>
 
>> AlexSP
No seu conceito e seguindo este grafico,

http://www.cycleops.cz/files/trainers.pdf

qual destes seria o mais ideal para quem quer seguir uma disciplina para o auto desempenho? o que significa essas linhas nos graficos ? estou em duvida entre Cycleops e Elite?
Vc Pode me ajudar, tenho estes dois modelos em mente,

Elite SuperCrono Power Fluid Elastogel Trainer http://www.getprice.com.au/Elite-SuperCrono-Power-Fluid-Trainer-W-T-Block-Gpnc_355--44153824.htm" rel="nofollow -
ou
Cycleops Fluid 2 Trainer

mas se vc poder me indicar outros modelos das marcas citadas, agradeço!


http://www.evanscycles.com/products/elite/crono-force-inertial-elastogel-trainer-ec022199" rel="nofollow -

http://www.evanscycles.com/products/elite/crono-force-inertial-elastogel-trainer-ec022199" rel="nofollow -






Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 17 Set 2010 as 23:13
Elite.


Postado Por: Dottokohler
Data de Publicação: 03 Dez 2010 as 14:53
Boa tarde.
tenho uma dúvida que nao é diretamente relacionada ao tópico (fixo x livre), mas creio seja pertinente à discussão:
 
comprei um rolo fixo Tranzx JD118 e, como é o primeiro rolo que tenho, gostaria de saber se há algum problema em utilizar pneus de MTB no rolo (uso minha caloi Elite 2.7), pois se for o caso, troco o pneu de mtb por um slick, sem garras...
 
ah! a dúvida é se há prejuízo para o rolo, pois pelo que li nos tópicos, quanto ao desgasta maior dos pneus no rolo que na rua ná há duvidas... 
 
Abraço!
 
Marco.


-------------
Marco Vicente


Postado Por: tag735
Data de Publicação: 03 Dez 2010 as 15:12
O próprio manual do JD118 diz que é possível utilizar mtb, haja vista o regulador de apoio do cilindro do rolo que permite colocá-lo em 3 diferentes ajustes de tamanho de roda. Agora utilizar pneu cravo deve ser completamente desconfortável. Troca por um slick que a rolagem vai ser bem melhor. 


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 03 Dez 2010 as 16:03
Um problema do pneu com cravosé a barulheira que os cravos acabam causado! Dead


-------------
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: Dottokohler
Data de Publicação: 03 Dez 2010 as 16:18
pois é... realmente, pedalei um pouco ontem e quando ouvi aquela barulheira toda (e sendo meu primeiro rolo, e primeira vez em contato com um), decidi não pedalar mais até saber se haveria algum problema nisso (além do barulho e desgaste do pneu hehe)....
hoje pela manha comprei um pneu slick, e to pensando em montar em uma outra mountain bike, e deixa-la para uso no rolo, para não precisar trocar pneus todas as semanas...
 
Abraço,
 
Marco


-------------
Marco Vicente


Postado Por: Dottokohler
Data de Publicação: 03 Dez 2010 as 16:57

bah pessoal, outra dúvida...

quanto é necessário apertar os fixadores do rolo, pois um lado tem uma alavanca, do outro é com rosca.... e notei que a estrutura do rolo cede (abre), portanto não sei se dá/deve apertar assim, mais ou menos hehe...
outro abraço e novamente obrigado


-------------
Marco Vicente


Postado Por: mnele
Data de Publicação: 29 Dez 2010 as 16:56
Para quem precisa (ou gosta) de treinar indoor, tem um livro bem legal em ingles com varios treinos e umas planilhas, é o:
 
Workouts in a Binder for Indoor Cycling
http://www.amazon.com/Workouts-Binder-Indoor-Cycling-Friel/dp/1931382751/ref=sr_1_3?ie=UTF8&s=books&qid=1293641448&sr=8-3-spell" rel="nofollow - http://www.amazon.com/Workouts-Binder-Indoor-Cycling-Friel/dp/1931382751/ref=sr_1_3?ie=UTF8&s=books&qid=1293641448&sr=8-3-spell
 
Tem cinco tipos de treino (endurance, resistencia anaerobica, força, potencia e resistencia muscular). Cada tipo tem uns oito programas.
 
Apesar de ser em ingles é bem facil de ler, pois é predominantemente um conjunto de treinos, entao o vocabulario necessario é minimo.
 
Eu achei muito legal.
 
Um abraço a todos


Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 29 Dez 2010 as 21:20
Originalmente postado por Dottokohler Dottokohler escreveu:

bah pessoal, outra dúvida...

quanto é necessário apertar os fixadores do rolo, pois um lado tem uma alavanca, do outro é com rosca.... e notei que a estrutura do rolo cede (abre), portanto não sei se dá/deve apertar assim, mais ou menos hehe...
outro abraço e novamente obrigado


Normal o rolo abrir para permitir o fechamento da alavanca.
O lado fixo ou roscado é ajustável, justamente para que possa ser ajustada a pressão de fechamento da alavanca - se fechar fácil demais ou a bike ficar solta, tem que apertar o lado roscado e travar - se estiver impossível ou muito forte de fechar, tem que afrouxar o lado roscado.


Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 30 Dez 2010 as 21:18
Chega - vou querer comissão dessa dica.. ou ao menos recomendem meu nome na loja!
Preço total com envio, sem impostos, US$ 334 - quem não comprar não me ponha mais post sobre "melhor rolo", "qual rolo comprar", etc...  Smile

http://catalog.bicycleoutfittersindy.com/product/kurt-kinetic-magnetic-bicycle-trainer-2014.htm" rel="nofollow - http://catalog.bicycleoutfittersindy.com/product/kurt-kinetic-magnetic-bicycle-trainer-2014.htm




Postado Por: edjardes
Data de Publicação: 31 Dez 2010 as 12:52
Show de bola Alex, excelentes dicas galera Thumbs Up , agora já sei como treinar naquele rolo que passou o ano todo jogado lá no quartinho. LOL

-------------
Quando vejo um adulto numa bicicleta, não perco a esperança na raça humana.

H.G. Wells


Postado Por: mnele
Data de Publicação: 03 Jan 2011 as 15:29
Em setembro de 2010 tentei comprar o mesmo rolo na loja indicada, realmente o preço é muito bom. Mas a loja, BicycleOutfittersIndy, disse nao enviaria por causa do tamanho e peso :-(


Postado Por: aquabiker
Data de Publicação: 07 Jan 2011 as 03:16
Já vi um rolo livre DIY feito com cilindros de esteira, ficou bem legal

-------------
---


Postado Por: Paulo_Amaral
Data de Publicação: 10 Jan 2011 as 18:47
Achei interessante esse modelo:

Elite E-motion:



Será que esse movimento deslizante pra frente e pra trás faz muita diferença?


Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 10 Jan 2011 as 22:03
Sim, faz, total, é patente licenciada para a Elite para e Europa do e-motion inside roller - pesquise na net e verá o modelo, e diversos vídeos com o povo sprintando, etc.
Problema é que começa com 700 dólares de custo, é pesado, não dobra, inviável de trazer - vou fazer o meu DIY a partir de um roller tradicional e depois postar a receita.
Na lista Wattage tem um sujeito pro nos EUA que está treinando agora no inverno dos EUA cerca de 3 a 4 horas por dia num desses, e feliz da vida por poder levantar, sprintar, etc.
Ele tem feito 20 h por semana num e-motion..


Postado Por: RaulRockSeixas
Data de Publicação: 10 Jan 2011 as 22:17
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Sim, faz, total, é patente licenciada para a Elite para e Europa do e-motion inside roller - pesquise na net e verá o modelo, e diversos vídeos com o povo sprintando, etc.
Problema é que começa com 700 dólares de custo, é pesado, não dobra, inviável de trazer - vou fazer o meu DIY a partir de um roller tradicional e depois postar a receita.
Na lista Wattage tem um sujeito pro nos EUA que está treinando agora no inverno dos EUA cerca de 3 a 4 horas por dia num desses, e feliz da vida por poder levantar, sprintar, etc.
Ele tem feito 20 h por semana num e-motion..


20h por semana no rolo? Eita.


-------------
Arrroooocha Pica-Pau!


Postado Por: Landim
Data de Publicação: 17 Fev 2011 as 13:25
E ai Clythio tem previsão pra saida do seu DIY?

Encomendei um rolo do Martinello(easyscroll) to meio enjoado do fixo. Mas quero essa receita tua ai, ou então vou ter que bolar a minha.

Esse Elite's E-motion do video, não é o mesmo http://www.insideride.com/ - Inside Ride . Pelo que eles falam no http://www.cyclingnews.com/features/product-review-elite-e-motion-rollers - Cyclingnews , não é tão bom quanto o original. E pelo video achei a demonstração de sprint bem fraquinha, se eu sprintar nele não tenho duvida que vou ser lançado fora do bicho. 


Postado Por: rafaeladvogado
Data de Publicação: 18 Fev 2011 as 10:41
Assistindo estes vídeos de rolo...  eu fico imaginando que a qualquer momento o rolo vai falhar e o pneu da frente vai passar por cima do rolo e o atleta vai ser arremessado contra a parede... heheheheeeeee   o ideal é fazer isso com um colchão instalado na frente do rolo...  hehehehe

-------------
http://www.postimage.org/">



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net