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Como trocar cabo de câmbio em rapidfire?

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Tópico: Como trocar cabo de câmbio em rapidfire?
Postado Por: gms
Assunto: Como trocar cabo de câmbio em rapidfire?
Data de Publicação: 31 Jan 2011 as 23:27
Bom dia/tarde/noite

Então, eu estava dando uma regulada no câmbio traseiro da minha bike, acabei forçando muito e um conduíte acabou arrebentando, o que me obriga a trocá-lo. Vou aproveitar e trocar o cabo também porque ele está desfiando um pouco e isso deve afetar a performance, mas a dúvida surgiu: Como eu tiro o cabo de transmissão no trocador tipo rapidfire, modelo ST-Ef50 da shimano ( http://www.google.com.br/images?q=Shimano+Altus+St+Ef-50&oe=utf-8&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=HkRHTZyAEoWRgQeN7LCHAg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CDkQsAQwAw&biw=1089&bih=539 - fotos )?

Eu tentei deixar na marcha mais pesada e depois empurrar o cabo, do jeito que mostra num vídeo do bicycletutor (http://bicycletutor.com/rapid-fire-shifters/), mas no meu caso o cabo não saiu.
Estou achando que preciso abrir o trocador mas gostaria de ter certeza antes pois a cabeça dos parafusos da parte superior são pequenos e estão apertados demais então estou com receio de forçar muito e acabar desgastando a cabeça do parafusos, dificultando ainda mais a remoção (se alguém tiver algum conselho sobre como abrí-los também, agradeço).

Minhas pesquisas sobre o assunto não renderam frutos então me resta perguntar.

Grato.



Respostas:
Postado Por: MR4Y
Data de Publicação: 31 Jan 2011 as 23:37
 já tentou olhar no manual do passador?

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"Metralha os pé de manga!"


Postado Por: gms
Data de Publicação: 01 Fev 2011 as 00:10
Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

 já tentou olhar no manual do passador?

Não porque como o passador veio junto com a bike (que foi montada), não mandaram o manual de nenhum componente.

Mas graças à sua sugestão (sequer passou pela minha cabeça a existência de um manual) encontrei no e-how um tutorial específico para o modelo que possuo:
http://www.ehow.com/how_6935492_replace-shifter-cable-shimano-st_ef50_7r.html

Grato pela sugestão.


Postado Por: rafamtb
Data de Publicação: 01 Fev 2011 as 00:44
Tira a tampa superior e ai é só empurrar o cabo, colocando na ultima marcha..

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"Quanto mais rapido eu for mais rápido a agonia acaba"
Marco Pantani


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 01 Fev 2011 as 01:41
Como disse o rafamtb, é só remover a tampa superior e trocar o cabo. Pode ser que a ponta do cabo fique "solta" no passador caso essa ponta ser mais fina que a do cabo original, mas isso não tem problema.


Postado Por: Gustavão
Data de Publicação: 01 Fev 2011 as 02:46
Cara, se o parafuso está engripado não force, pois pode acontecer mesmo de espanar a cabeça. Jogue um pouco de wd-40 ou white lube, qualquer desses desengripantes em aerosol e tente novamente no dia seguinte, deixando o líquido agir. Esse parafuso de plástico atras da manete é muito frágil, coloque um pouco de graxa e não aperte muito na recolocação. 

Não deixe também de lubrificar o interior do conduíte antes da instalação. Vc pode usar finish line ou mesmo graxa, o importante é que este óleo não seja muito fino. Isso vai aumentar a performance (mudanças mais macias) e fornecer uma proteção extra ao cabo, aumentando muito sua vida útil.


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Postado Por: FabioLB
Data de Publicação: 01 Fev 2011 as 10:52
Originalmente postado por gms gms escreveu:

Bom dia/tarde/noite

Eu tentei deixar na marcha mais pesada e depois empurrar o cabo, do jeito que mostra num vídeo do bicycletutor (http://bicycletutor.com/rapid-fire-shifters/), mas no meu caso o cabo não saiu.
 
Só um detalhe (importante!) : talvez você tenha feito o contrário do vídeo. Não é na marcha pesada que você deve deixar, mas sim na mais leve (catraca grande) e depois passar para a mais pesada sem girar os pedais. Aí sim o cabo ficará frouxo o suficiente pra você soltá-lo. Wink
 
abs.


Postado Por: gms
Data de Publicação: 01 Fev 2011 as 17:57
Originalmente postado por FabioLB FabioLB escreveu:

Só um detalhe (importante!) : talvez você tenha feito o contrário do vídeo. Não é na marcha pesada que você deve deixar, mas sim na mais leve (catraca grande) e depois passar para a mais pesada sem girar os pedais. Aí sim o cabo ficará frouxo o suficiente pra você soltá-lo. Wink
 
abs.


Como o cabo não está preso ao câmbio eu imagino que não seja necessário deixar na marcha mais leve para então passar para a mais pesada, mas vou tentar, embora eu acredite que seja realmente necessário tirar a tampa superior mesmo.




Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 01 Fev 2011 as 19:08
Manual da Shimano: http://techdocs.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/ALTUS/SI_0027B/SI-0027B-En_v1_m56577569830684723.pdf - http://techdocs.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/ALTUS/SI_0027B/SI-0027B-En_v1_m56577569830684723.pdf
Se não for esse, tenta achar aqui: http://techdocs.shimano.com/techdocs/blevel.jsp;jsessionid=2DyTNLYTGGFsJ3h5VQfTnpq2nK4pfH651hSJ12hFYhLt0h1qGvN8!-1057789265?ASSORTMENT%3C%3East_id=1408474395181679&FOLDER%3C%3Efolder_id=2534374302051856&bmUID=iSGmqIb - http://techdocs.shimano.com/techdocs/blevel.jsp;jsessionid=2DyTNLYTGGFsJ3h5VQfTnpq2nK4pfH651hSJ12hFYhLt0h1qGvN8!-1057789265?ASSORTMENT%3C%3East_id=1408474395181679&FOLDER%3C%3Efolder_id=2534374302051856&bmUID=iSGmqIb


Postado Por: Kid Falcon
Data de Publicação: 01 Fev 2011 as 19:08
Não existe como substituir o cabo do EF-50 sem retirar a tampa.  É só desparafusá-la, tirar o cabo velho e instalar o novo.  EF-35 e EF-60 a mesma coisa.

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Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 01 Fev 2011 as 19:09

Pelo que tá descrito no manual, só tirando a tampa mesmo.



Postado Por: FabioLB
Data de Publicação: 01 Fev 2011 as 19:36
Originalmente postado por gms gms escreveu:

Como o cabo não está preso ao câmbio eu imagino que não seja necessário deixar na marcha mais leve para então passar para a mais pesada, mas vou tentar, embora eu acredite que seja realmente necessário tirar a tampa superior mesmo.
 
Ah, então segue o que o pessoal disse. Abre a tampa dele. Não tem mistério não. Qualquer coisa "tamo" aí.
 
abs.


Postado Por: decz.
Data de Publicação: 01 Fev 2011 as 23:36
só tirar a tampinha mesmo, pra pegar a ponta do cabo, só levantá-la com uma chavinha de fenda fina, e puxar

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Postado Por: gms
Data de Publicação: 02 Fev 2011 as 13:13
Grato pelas respostas.

Hoje mesmo vou tentar tirar os parafusos. Se uma chave maior não resolver, parto para o lubrificante mesmo.

E lemarco, muito obrigado por indicar o manual, é exatamente o do primeiro link mesmo. Vai ser de grande valia para referências futuras.


Postado Por: dts
Data de Publicação: 02 Fev 2011 as 14:18
Tira a tampa que o cabo deve sair.
Se não quiser é recomendado procurar um mecânico especializado pois os cabos, terminais, conduítes devem ter marca, tamanho e lubrificação adequada para que o sistema funcione sem surpresas.   
Leve em lojas de boa qualidade, bicicletaria de bikes populares não serve.

OK


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 21 Mai 2016 as 19:57
O tópico é meio antigo, mas melhor escrever aqui:

Gostaria de remover o cabo de aço do meu rapid fire ZEE 10V para encurtar o conduíte. Posso usar um alicate comum para cortar? Aquelas pontas de conduíte é só puxar e colocar de novo ou são rosqueadas? Pode parecer pergunta boba, mas é um erro nessas peças e já era. Terei de comprar outra Cry


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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 21 Mai 2016 as 20:04
Vejam esse vídeo. Tenho tudo, menos o cortador de conduíte. Posso usar alicate comum nessa situação?



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Postado Por: zex
Data de Publicação: 21 Mai 2016 as 21:31
O conduíte até da para cortar com alicate comum, mas o cabo de aço não dá..... Sem o alicate de corte próprio, o cabo corta todo desfiado.... O alicate para cortar cabo de aço é meio carinho, mas vale a pena....
 Os meu conduítes eu cortei no alicação mesmo..ahhahahaLOL


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Por favor me corrijam se eu estiver errado...


Postado Por: lambda
Data de Publicação: 21 Mai 2016 as 22:20
Depende do conduite, se for aquele que a malha é paralela (na mesma direção do cabo) o corte fica bom com alicate comum. Se for em espiral não fica 100%, mas dá pra ajustar com um alicate bico fino ou com o próprio alicate se for daqueles específico para cortes.

O cabo de aço também dá pra cortar, mas tem que ser com um alicate bom de corte e aperte bem o alicate para que o corte seja feito de uma vez só. Mesmo que desfie um pouco a ponta se o corte for feito com um bom alicate os fios desfiados não perdem o formato da trança dele e você pode ajustar com a mão mesmo.


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 22 Mai 2016 as 16:28
M* feita. Consegui cortar o conduíte usando três alicates diferentes. Ao contrário do que imaginava, não foi o mais afiado que cortou... foi o alicate maior! O conduíte é muito duro! Mas o pior veio depois. Eu não conseguia enfiar o cabo de aço no rapidfire nem por macumba e só concluí depois de quebrar dois arames do cabo e furar o dedo Angry. A regulagem também foi chatinha, tendo de apertar e afrouxar várias vezes para tensionar o cabo. Será que a malha se desfiou dentro do conduíte? Ermm

De qualquer forma deixei no tamanho que queria e nessa semana mando trocar o cabo e encurtar a mangueira de freio. Depois mando fotos aqui. Valeu pela ajuda, amigos!!!


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Postado Por: Ramai
Data de Publicação: 23 Mai 2016 as 09:32
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

M* feita. Consegui cortar o conduíte usando três alicates diferentes. Ao contrário do que imaginava, não foi o mais afiado que cortou... foi o alicate maior! O conduíte é muito duro! Mas o pior veio depois. Eu não conseguia enfiar o cabo de aço no rapidfire nem por macumba e só concluí depois de quebrar dois arames do cabo e furar o dedo Angry. A regulagem também foi chatinha, tendo de apertar e afrouxar várias vezes para tensionar o cabo. Será que a malha se desfiou dentro do conduíte? Ermm

De qualquer forma deixei no tamanho que queria e nessa semana mando trocar o cabo e encurtar a mangueira de freio. Depois mando fotos aqui. Valeu pela ajuda, amigos!!!

Vixi! Estava pensando em encurtar o cabo+ conduíte do freio traseiro (disco mecânico), mas agora fiquei cabreiro! LOL
É tão duro esse conduíte? ShockedShocked


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Scott
Bikes e aviões <3


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 23 Mai 2016 as 14:56
Originalmente postado por Ramai Ramai escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

M* feita. Consegui cortar o conduíte usando três alicates diferentes. Ao contrário do que imaginava, não foi o mais afiado que cortou... foi o alicate maior! O conduíte é muito duro! Mas o pior veio depois. Eu não conseguia enfiar o cabo de aço no rapidfire nem por macumba e só concluí depois de quebrar dois arames do cabo e furar o dedo Angry. A regulagem também foi chatinha, tendo de apertar e afrouxar várias vezes para tensionar o cabo. Será que a malha se desfiou dentro do conduíte? Ermm

De qualquer forma deixei no tamanho que queria e nessa semana mando trocar o cabo e encurtar a mangueira de freio. Depois mando fotos aqui. Valeu pela ajuda, amigos!!!

Vixi! Estava pensando em encurtar o cabo+ conduíte do freio traseiro (disco mecânico), mas agora fiquei cabreiro! LOL
É tão duro esse conduíte? ShockedShocked


Muito duro! Minha dica é que use um alicate grande e especial para cortar conduítes, ou seja... com o alicate do mecânico da bicicletaria LOL  Se tem algum perto da sua casa, desmonte tudo, faça a marcação de onde cortar e leve lá. Depois você monta tudo em casa com o tempo livre.


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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 23 Mai 2016 as 15:20
Um alicate de corte não resolveria? Eu acabo trocando meus cabos de tempos em tempos por conta da sujeira e chuva que pego constantemente, como cabos e capas são baratos, comprei um alicate pra poder trocar em casa, sem precisar de mecânico, eu uso um modelo parecido com esse:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=38751&origem=52&gclid=CjwKEAjw1Iq6BRDY_tK-9OjdmBESJABlzoY7fUgCSPh_ZITB9399SsVd9U-Edipk0TWk8DNLClnzIxoC0FDw_wcB

Corta conduítes e cabos, por ser pequeno tem que fazer muita força, mas corta na hora. Na bicicletária eles usam modelos maiores, que são mais fáceis, mas como tava barato comprei um pequeno e ele quebra o galho.


Postado Por: Ramai
Data de Publicação: 23 Mai 2016 as 15:20
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por Ramai Ramai escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

M* feita. Consegui cortar o conduíte usando três alicates diferentes. Ao contrário do que imaginava, não foi o mais afiado que cortou... foi o alicate maior! O conduíte é muito duro! Mas o pior veio depois. Eu não conseguia enfiar o cabo de aço no rapidfire nem por macumba e só concluí depois de quebrar dois arames do cabo e furar o dedo Angry. A regulagem também foi chatinha, tendo de apertar e afrouxar várias vezes para tensionar o cabo. Será que a malha se desfiou dentro do conduíte? Ermm

De qualquer forma deixei no tamanho que queria e nessa semana mando trocar o cabo e encurtar a mangueira de freio. Depois mando fotos aqui. Valeu pela ajuda, amigos!!!

Vixi! Estava pensando em encurtar o cabo+ conduíte do freio traseiro (disco mecânico), mas agora fiquei cabreiro! LOL
É tão duro esse conduíte? ShockedShocked


Muito duro! Minha dica é que use um alicate grande e especial para cortar conduítes, ou seja... com o alicate do mecânico da bicicletaria LOL  Se tem algum perto da sua casa, desmonte tudo, faça a marcação de onde cortar e leve lá. Depois você monta tudo em casa com o tempo livre.

Obrigado pela dica, Bol!
Vai ser de grande valia! Embarrassed


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Scott
Bikes e aviões <3


Postado Por: flavioceratti
Data de Publicação: 23 Mai 2016 as 15:44
eu consegui cortar um um alicate pequeno, comum(paguei 11 pila num loja de materiais de construção, de loja de 1,99 nem tente).
O conduíte tem que ser rápido, chega e corta com força ai se precisar depois ajeita se a ponta ou corta a pontinha novamente, normalmente fica pra fora.
O cabo eu vou apertando o alicate e girando fazendo vários cortes no mesmo ponto, depois eu seguro bem o lado que vou usar para o ponto com cortes ficarem na beirada e vou contorcendo, depois pingo superbonder na ponta e já era, só espero não precisar passar o cabo pelo conduíte novamente(consegui uma vez), mas ficou bom(não ótimo).


Postado Por: Marcelook32
Data de Publicação: 24 Mai 2016 as 00:15
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/88366/2/468/alicate-corta-cabos-reforcado-8-pol---black-jack-b105-black-jack-b105

barato esse.... por 50 e poucos reais compra um bom alicate. http://www.lojadomecanico.com.br/produto/74558/2/468/alicate-corta-cabo-vise-grip-de-8-pol-irwin-10505518


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 24 Mai 2016 as 01:54
Originalmente postado por Marcelook32 Marcelook32 escreveu:

http://www.lojadomecanico.com.br/produto/88366/2/468/alicate-corta-cabos-reforcado-8-pol---black-jack-b105-black-jack-b105

barato esse.... por 50 e poucos reais compra um bom alicate. http://www.lojadomecanico.com.br/produto/74558/2/468/alicate-corta-cabo-vise-grip-de-8-pol-irwin-10505518


É tipo esse do segundo link que os caras usam para cortar, mas o do primeiro link parece que serve também e o preço está show quando a gente lembra o preço de uma simples chave de fenda hoje em dia!

Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Um alicate de corte não resolveria? Eu acabo trocando meus cabos de tempos em tempos por conta da sujeira e chuva que pego constantemente, como cabos e capas são baratos, comprei um alicate pra poder trocar em casa, sem precisar de mecânico, eu uso um modelo parecido com esse:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=38751&origem=52&gclid=CjwKEAjw1Iq6BRDY_tK-9OjdmBESJABlzoY7fUgCSPh_ZITB9399SsVd9U-Edipk0TWk8DNLClnzIxoC0FDw_wcB

Corta conduítes e cabos, por ser pequeno tem que fazer muita força, mas corta na hora. Na bicicletária eles usam modelos maiores, que são mais fáceis, mas como tava barato comprei um pequeno e ele quebra o galho.


Eu tenho um igualzinho a esse, mas da Tramontina... acredita que quase nunca uso ele? É lindo e parece uma maravilha de usar, mas não consigo cortar nada com esse alicate! Será que o meu veio cego de fábrica ou já nasceu ruim mesmo? LOL


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2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: Jotunheim
Data de Publicação: 12 Set 2019 as 01:57
Upando o tópico.

Já perdi um passador EF-500 por ele estar muito duro na hora de trocar o cabo, lamentável a Shimano fazer dessa forma - praticamente te obriga a comprar outro depois que o cabo desgasta.

Alguém mais com esse problema? Sabem como resolver? Ainda não tentei o desingripante mas tenho pra mim que não vai servir de p* nenhuma.


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 12 Set 2019 as 07:41
Originalmente postado por Jotunheim Jotunheim escreveu:

Upando o tópico.

Já perdi um passador EF-500 por ele estar muito duro na hora de trocar o cabo, lamentável a Shimano fazer dessa forma - praticamente te obriga a comprar outro depois que o cabo desgasta.

Alguém mais com esse problema? Sabem como resolver? Ainda não tentei o desingripante mas tenho pra mim que não vai servir de p* nenhuma.


Você diz na hora de remover a ponteira do cabo do encaixe? Se for esse o caso, pode acontecer sim, especialmente se usar uma chave de fenda ao invés de um punção, agulhão ou similar (pode ser um prego ou parafuso tb). Eu tenho esses passadores na minha bike e entendo o que você está passando, mas com paciência e calma dá pra fazer, tenha certeza.

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Bora pedalar, senão estressa!



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