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Cuidado, garfo volare/alfameq

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
Descrição Fórum: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
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Data da Impressão: 29 Mar 2024 as 10:44
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Tópico: Cuidado, garfo volare/alfameq
Postado Por: Franciscok
Assunto: Cuidado, garfo volare/alfameq
Data de Publicação: 10 Nov 2010 as 14:05
Blz galera?
Sabem aquele garfo de aluminio, baratinho, que pesa ums 900g. Aquele que foi vendido com o nome de alfameq e depois volare.
Evitem ao máximo. Se possue um desses inspecione com frequência a espiga e troquem quando possível.
Primeira vez que quebro uma peça tão crítica para segurança, só dei sorte de estar devagar.
Estava na minha bike de treino, saindo para um passeio no parque, só pra curtir um pouco da tarde.
Foi que uma camionete deu a ré na minha frente (tava longe, tranquilo) e eu freei com um pouco mais de força e fui ao chão. Deu pra sentir a espiga dobrando e depois quebrando.

Pra falar do tipo de uso. Foram 3 anos. Quase 1 anos moendo como bike de treino nas trilhas junto com fuel ex, stump, scale, stump fsr. Mais 2 anos como meio de transporte diário,e usando para treinos também quando a outra bike estava em manutenção. Nesse periodo foram uns 12 ou 14000km rodados.

Tudo bem, foi bem usado, sofreu fadiga, mas não podia quebrar assim. Podia pesar muito bem umas 100g a mais, sem problemas, mas quebrar numa frenagem não pode.
E se eu estivesse no meio do transito pesado na volta da facul? E se fosse um estradão a 60km/h?
Detalhe que o quadro é um gtx. Leve (para o preço, na época), barato, e falsificado. Com uns 6 anos de abuso. E tá inteirinho (inteirinho riscado e detonado).

Bom, é só um desabafo de alguém que se acidentou, com poucos danos, por quebra de uma peça tão importante.
A partir de agora vou agarrar o peso de uma e60 ou colocar um bom garfo de cromo. Acho que pra treino é o mais garantido.



Respostas:
Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 10 Nov 2010 as 14:09
É meu!
 
Nestas horas que vemos que vale a penas gastar a mais 100 ou 200 conto na bike. Se bem que vc aproveitou ao maximo a peça, mas é uma peça crítica que não poderia quebrar assim, talvez entortar, mas quebrar é perigoso.


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"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: Cebo
Data de Publicação: 10 Nov 2010 as 14:22
Esse garfo é aquele que a gancheira é o próprio tubo achatado?

-------------
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html


Postado Por: JulioCWB
Data de Publicação: 10 Nov 2010 as 14:45
Putz, que foda Chico! Ainda bem que não foi no tempo que você pedalava de verdade, hehe.




Postado Por: W0LVER1NE_MG
Data de Publicação: 10 Nov 2010 as 14:49
Boa iniciativa... pode ter sido um exemplar defeituoso, mas por via das dúvidas é bom que seja alertado! Quem tiver um desses já fica atento a isso de agora em diante Wink
Aliás, o ideal seria que sempre conferíssemos as partes críticas da bike após um dia de pedal... difícil é por isso em prática hehehe
 
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Pra falar do tipo de uso. Foram 3 anos. Quase 1 anos moendo como bike de treino nas trilhas junto com fuel ex, stump, scale, stump fsr.
Só uma dúvida: esse garfo em questão é um garfo rígido? E vc usou ele nessas bikes citadas acima?
 
Valeu


Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 10 Nov 2010 as 19:38
Sim, é um garfo rígido.
Usei sim, inclusive quem andava comigo de stump é o engraçadinho que escreveu antes de vc.
Era bike de treino, depois virou transporte diario, depois bike de treino denovo.
Agora eu estava a 7 meses parado, muito mais gordo, e estou voltando aos treinos.
Assim em um passeio leve ele quebrou, no plano, liso, em uma freada um pouco mais forte.

Cebo, é sim aquele em que os tubos são achatados com um sulco no meio, e no final o aluminio mesmo é moldado para segurar a roda.


Postado Por: Cebo
Data de Publicação: 10 Nov 2010 as 19:41
O sh*t. Eu tenho um... Já era meio cabreiro com ele. Mas ai notei que o MTBSpeeder usa um garfo desses tem um bom tempo e relaxei. Agora já to noiado de novo. 

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Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html


Postado Por: LedZep
Data de Publicação: 10 Nov 2010 as 21:32
esse garfo soca mais que mike tyson, não sei como vcs aguentam!!


Postado Por: Cebo
Data de Publicação: 10 Nov 2010 as 21:33
Po, eu uso no dia a dia de boa. E vou de pneus 1.5. Tão de boa que to pensando em mudar pra 1,25. 

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Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 10 Nov 2010 as 22:41
Concordo que o garfo não absorve nada. Tem muitos garfos rígidos bem menos rígidos que esse (A Ha Ha, que engraçado), no dia a dia era de boa. Já usei com kenda 1.25 e com michelin 1.5.
Para trilha era com CST depois Scott 2.1 e 23psi de pressão. Se freia o pneu dobra, mas pelo menos fica em contato com o chão em velocidades mais altas.
Todo material sofre fadiga, e andar no dia a dia com 80psi e treinar um monte na terra com um garfo de 60 reais é um pouco de abuso. Mas foi feito pra isso, não foi?


Postado Por: danielbns
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 03:00
mas calma ai, vc usou o garfo por 3 anos, um garfo q custa 70 conto, as coisas não duram pra sempre, o aluminio fadiga com o tempo.


Postado Por: Mauro Brisola
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 12:43
Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

mas calma ai, vc usou o garfo por 3 anos, um garfo q custa 70 conto, as coisas não duram pra sempre, o aluminio fadiga com o tempo.

Acrescente aí 12.000km e muita porrada treinando "junto com as full".

Provavelmente até um Ritchey de R$ 1.000,00 estaria sujeito ao mesmo risco.

Eu já tive um caso semelhante com a minha Caloi 10 (isto há uns ... 25 anos atrás): Depois de um rolé incluíndo descidas bem rápidas, eu estava saíndo do Parque Barigui depois de um guaraná e o guidão simplesmente "caiu"  na minha mão por causa da espiga quebrada.


Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 14:26
Verdade, eu usei bem o garfo, não dura pra sempre.
Eu já tinha medo dele desde o começo. A espiga é de aço, mas não é um tubo perfeitamente circular, a espessura varia ao longo do comprimento e os espaçadores quase não passam.
Ou seja, controle de qualidade muito ruim, mas é barato.
Comprei por isso, queria algo barato e mais leve que uma suspensão de 2,5kg. Era ruim, duro, e eu sabia, mas quebrar sempre é um susto.
Agora estou procurando algo pra substituir, acho que vai ser uma e60, aí já poupa mesa, guidão e meus punhos junto.


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 14:53
Na bike que to montando pra andar na cidade pensei em colocar garfo rígido, mas aí lembrei como é desconfortável e optei por uma RS Suntour que tinha jogada embaixo da escada, não amortece quase nada e pesa uma tonelada, mas é o suficiente pra ser confortável.

O problema de garfo rígido é que ele segura todos os trancos, não nada nada de amortecimento, ai o material fadiga mais rápido. Lógico que não poderia ter quebrado assim, certamente já estava bem fadigado ou com trinca.


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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: Lyrajl
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 15:04
O pessoal que faz uso intenso da bike, tipo "moer" como disse o "Franciscok", deveria fazer o que se chama "manutenção preditiva" em determinadas peças da bike e o grafo e/ou suspensão juntamente com a "gancheira" seria as primeira peças que eu pensaria ... ou seja põe uma data ou quilometragem pra trocar (no caso da suspensão trocar peças de desgaste), independentemente de estar trincada ou estar com boa aparência. A fadiga do material nem sempre se revela a olho-nú. O Franciscok teve muuuuuita sorte e assim espero que seja sempre ... mas não é bom facilitar. Thumbs Up

Um abraço,


Postado Por: W0LVER1NE_MG
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 15:52
E tem mais... se ao longo desse tempo todo vc usou o mesmo guidão e mesa, fica esperto com eles também (principalmente se forem de marca duvidosa ou se forem de marca famosa porém leves ao extremo). Chegaria a dizer que até mesmo o quadro deve ser vistoriado, pois todo o conjunto recebia as pancadas secas desse garfo rígido.
 
Valeu


Postado Por: satoshi
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 16:01
Se quer continuar de rígida, a solução é instalar esse garfo que custa "só" 500 doletas LOL
 


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"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 16:16
Originalmente postado por Lyrajl Lyrajl escreveu:

O pessoal que faz uso intenso da bike, tipo "moer" como disse o "Franciscok", deveria fazer o que se chama "manutenção preditiva" em determinadas peças da bike e o grafo e/ou suspensão juntamente com a "gancheira" seria as primeira peças que eu pensaria ... ou seja põe uma data ou quilometragem pra trocar (no caso da suspensão trocar peças de desgaste), independentemente de estar trincada ou estar com boa aparência. A fadiga do material nem sempre se revela a olho-nú. O Franciscok teve muuuuuita sorte e assim espero que seja sempre ... mas não é bom facilitar. Thumbs Up

Um abraço,

Mas não dá pra usar muito o chico como patamar comparativo, o bixo moe na bike, ahauahuaahua. Esse aí usa os pneus atté que apareça a malha de tecido por baixo da borracha, eheheehehe.


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Postado Por: JulioCWB
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 16:57
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Originalmente postado por Lyrajl Lyrajl escreveu:

O pessoal que faz uso intenso da bike, tipo "moer" como disse o "Franciscok", deveria fazer o que se chama "manutenção preditiva" em determinadas peças da bike e o grafo e/ou suspensão juntamente com a "gancheira" seria as primeira peças que eu pensaria ... ou seja põe uma data ou quilometragem pra trocar (no caso da suspensão trocar peças de desgaste), independentemente de estar trincada ou estar com boa aparência. A fadiga do material nem sempre se revela a olho-nú. O Franciscok teve muuuuuita sorte e assim espero que seja sempre ... mas não é bom facilitar. Thumbs Up

Um abraço,

Mas não dá pra usar muito o chico como patamar comparativo, o bixo moe na bike, ahauahuaahua. Esse aí usa os pneus atté que apareça a malha de tecido por baixo da borracha, eheheehehe.


  HAHA, isso é verdade, o cara mão de vaca!!!




Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 17:07
Guidão e mesa são originais da minha merida, tá ok.
Roda dianteira nunca nem empenou, mas vale pelo menos metade do valor da bike.
Gostei da sugestão do satoshi, acho que vou colocar um garfo de 1200 reais numa bike que vale uns 800, vai ficar show. Esse richey eu já tive vontade de ter, mas mto caro.
Estava pensando em algo de cromo ou uma suspa barata mesmo.
Yasser, garfo não é ruim de andar. Ruim é só quando quebra. Vc aprende bastante, especialmente aprende que aquela suspensão de 150 reais era (quase) inutil. Também descobre que não é impossível andar de garfo, e como que aquele povo da decada de 90 podia andar de MTB.
Sente também como é a transferencia direta de todos os comandos para a pista e de todas as irregularidades para o seu corpo.
Agora, conforto vc perde mesmo, inegável e inevitável com garfo.


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 17:17
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Guidão e mesa são originais da minha merida, tá ok.
Roda dianteira nunca nem empenou, mas vale pelo menos metade do valor da bike.
Gostei da sugestão do satoshi, acho que vou colocar um garfo de 1200 reais numa bike que vale uns 800, vai ficar show. Esse richey eu já tive vontade de ter, mas mto caro.
Estava pensando em algo de cromo ou uma suspa barata mesmo.
Yasser, garfo não é ruim de andar. Ruim é só quando quebra. Vc aprende bastante, especialmente aprende que aquela suspensão de 150 reais era (quase) inutil. Também descobre que não é impossível andar de garfo, e como que aquele povo da decada de 90 podia andar de MTB.
Sente também como é a transferencia direta de todos os comandos para a pista e de todas as irregularidades para o seu corpo.
Agora, conforto vc perde mesmo, inegável e inevitável com garfo.

Bom, como meu objetivo é mais conforto vou de susp. mesmo. Foda é o peso, uma âncora a lazarenta.


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Postado Por: JulioCWB
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 17:24
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Guidão e mesa são originais da minha merida, tá ok.
Roda dianteira nunca nem empenou, mas vale pelo menos metade do valor da bike.
Gostei da sugestão do satoshi, acho que vou colocar um garfo de 1200 reais numa bike que vale uns 800, vai ficar show. Esse richey eu já tive vontade de ter, mas mto caro.
Estava pensando em algo de cromo ou uma suspa barata mesmo.
Yasser, garfo não é ruim de andar. Ruim é só quando quebra. Vc aprende bastante, especialmente aprende que aquela suspensão de 150 reais era (quase) inutil. Também descobre que não é impossível andar de garfo, e como que aquele povo da decada de 90 podia andar de MTB.
Sente também como é a transferencia direta de todos os comandos para a pista e de todas as irregularidades para o seu corpo.
Agora, conforto vc perde mesmo, inegável e inevitável com garfo.

  Isso é verdade Chico. Comecei no MTB em 1993 com uma caloi cruiser sem suspa e andava por tudo, até descia escadaria. Ainda tenho ela, qualquer dia apareço la no Barigui só pra zuar.. hehe 


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 17:49
Eu ainda tenho as peças e o quadro da minha Monark Aluminum, descer escadaria era fichinha pras coisas que fazia naquela bike, ehehehehe. Era meu meio de transporte. Meu sonho na época era colocar uma super suspensão de mola como na Caloi, como não tinha cacife pra isso coloquei um canote com suspensão da UNO, ahauhauahuahau. Cheguei a colocar trocadores Alivio, tenho até hoje guardados, pena que um deu problema se não colocava na Caloi Aluminium do meu padrasto.

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Postado Por: JulioCWB
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 18:38
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Eu ainda tenho as peças e o quadro da minha Monark Aluminum, descer escadaria era fichinha pras coisas que fazia naquela bike, ehehehehe. Era meu meio de transporte. Meu sonho na época era colocar uma super suspensão de mola como na Caloi, como não tinha cacife pra isso coloquei um canote com suspensão da UNO, ahauhauahuahau. Cheguei a colocar trocadores Alivio, tenho até hoje guardados, pena que um deu problema se não colocava na Caloi Aluminium do meu padrasto.

   A minha é um Frankenstein. Original não tinha marchas, então coloquei uma gancheira dessas soltas e adaptei 18 (no começo tinha colocado o grupo de 10 marchas da C10 do meu irmão, com alavancas no quadro Confused). Não tem blocagem, então cada vez que furava o pneu traseiro tinha que soltar tudo, até o câmbio... Também veio com freios "ferradura", aí mandei soldar suportes e coloquei os  maravilhosos cantilever, hehe. Os shifters são shimano SIS, coisa fina!. Só tirei os aros de alumínio da Two Hard para colocar na bike antiga da patroa e tb o câmbio traseiro, que era Alívio (do primeiro modelo).




Postado Por: LedZep
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 18:54
Ja andei muito de garfo, inclusive tenho um de cromoly feito sob encomenda com o Igor Miyamura, mas ta encostado. To velho e tenho priorisado o conforto.
Mas é legal e a tecnica de pilotagem melhora muito.
Abç.


Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 23:05
Led, quer vender seu garfo?
Se tiver interesse faça um preço.
Garfo made by Myamura eu queria provar.


Postado Por: LedZep
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 23:19
Hj ja estou cansado e com Bohemias no casco...
Mas amnha te mando em pvt fotos do garfo. Só pra dar agua na boca....hehe
Hug


Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 23:26
Hahahahahm que inveja.
Hoje estou atolado com trabalho da faculdade


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 11 Nov 2010 as 23:28
Originalmente postado por JulioCWB JulioCWB escreveu:

Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Eu ainda tenho as peças e o quadro da minha Monark Aluminum, descer escadaria era fichinha pras coisas que fazia naquela bike, ehehehehe. Era meu meio de transporte. Meu sonho na época era colocar uma super suspensão de mola como na Caloi, como não tinha cacife pra isso coloquei um canote com suspensão da UNO, ahauhauahuahau. Cheguei a colocar trocadores Alivio, tenho até hoje guardados, pena que um deu problema se não colocava na Caloi Aluminium do meu padrasto.

   A minha é um Frankenstein. Original não tinha marchas, então coloquei uma gancheira dessas soltas e adaptei 18 (no começo tinha colocado o grupo de 10 marchas da C10 do meu irmão, com alavancas no quadro Confused). Não tem blocagem, então cada vez que furava o pneu traseiro tinha que soltar tudo, até o câmbio... Também veio com freios "ferradura", aí mandei soldar suportes e coloquei os  maravilhosos cantilever, hehe. Os shifters são shimano SIS, coisa fina!. Só tirei os aros de alumínio da Two Hard para colocar na bike antiga da patroa e tb o câmbio traseiro, que era Alívio (do primeiro modelo).



Ahuahuahuah, frankenstein total. A minha vinha com câmbio traseiro Suntour e thumb shifter, um dia na escola quebraram uma das alavancas e fui obrigado a trocar, se bem que eu já queria mesmo, eheheheeh. Tinha até aquela capa de malha na roda traseira, style total, ahjhahahah. Bons tempos, era só de bike pra cima e pra baixo, aí vim pra ctba fazer faculdade, a bike ficou em Paranaguá e já era.

Agora to com uma pra asfalto quase pronta, eheheh.

Chico, eu tenho o garfo de aço (não tenho certeza se é aço ou cromo) da Monark aqui em casa, tá bem judiada a pintura, mas de resto tá novo. Só que não sei se dá pra usar em quadro over. Se tiver a fim é teu.


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Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 12 Nov 2010 as 00:49
Valeu Yasser. Eu quero algo que não chame atenção de bandidagem, mas tem que ser confiança total. Garfo de monark, ainda adaptando para outro padrão de espiga, deixo passar. Mas obrigado mesmo assim.


Postado Por: danielbns
Data de Publicação: 12 Nov 2010 as 05:14
po a alguns meses atras comprei um garfo de cromoly khs, acho q foi 40 reais ou menos.

fiz escambo semana passada com outro garfo de cromoly q eu tinha da DMR bem antigo, mas esse devia pesar 1,4kg, era da altura de uma suspa de 80mm e feito para dirt, esse duvido q vc quebrasse, troquei ele num cambio deore.

franciscok, não sei se vale a pena, mas a proX tem um garfo pra dirt e street q custa 180 reais, com entradas pra vbreak de cromoly e pesa 1,1kg esse vai ser dificil quebrar.


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 12 Nov 2010 as 10:52
É, quanto a adaptação eu não sei se ficaria bom. Mas quanto ao garfo esse eu garanto que aguenta o tranco.

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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 12 Nov 2010 as 11:29
Eu estava vendo um desses na Jamur pra comprar, queria uma e60 (sei que é cara pelo que oferece), mas pelo menos pro uso urbano acho já suficiente, mas é caaara pra uma bike pra uso urbano despreocupado hehehe

-------------
Scott Spark 970


Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 12 Nov 2010 as 20:19
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Originalmente postado por Lyrajl Lyrajl escreveu:

O pessoal que faz uso intenso da bike, tipo "moer" como disse o "Franciscok", deveria fazer o que se chama "manutenção preditiva" em determinadas peças da bike e o grafo e/ou suspensão juntamente com a "gancheira" seria as primeira peças que eu pensaria ... ou seja põe uma data ou quilometragem pra trocar (no caso da suspensão trocar peças de desgaste), independentemente de estar trincada ou estar com boa aparência. A fadiga do material nem sempre se revela a olho-nú. O Franciscok teve muuuuuita sorte e assim espero que seja sempre ... mas não é bom facilitar. Thumbs Up

Um abraço,

Mas não dá pra usar muito o chico como patamar comparativo, o bixo moe na bike, ahauahuaahua. Esse aí usa os pneus atté que apareça a malha de tecido por baixo da borracha, eheheehehe.
[/QUOTE=JulioCwb]
Mão de vaca
[/QUOTE]

Po, aí é sacanagem. Mão de vaca não, estudante. Demorei pra ver esse post.
E estudante significa: de vez em quando ganha uns presentinhos legais, mas dinheiro nunca tem.
Vou ver o da prox, a E60 tem o problema de qualquer suspensão, faz a bike dobrar de valor pra qualquer malaco. Com um garfo de cromo confiável e a bike sempre riscada e suja chama menos atenção pra ir pra facul e tal. A merida eu não largo igual a essa bike de jeito nenhum.

Yasser, uma correção, eu não uso até aparecer o tecido, eu uso até aparecer a câmara. Eu acho que o julio estava junto nesse dia. Dei uma fritada no pneu e sumiu o que restava dele. Abriu um buraco de uns 2x1cm. O Rato arrumou com um pedaço de garrava pet lixado no asfalto para tirar as bordas afiadas. Quando chegamos no parque de volta ele esvaziou.
Isso foi pouco antes de encostar a bike por causa da facul, acho que o ultimo pedal com ela.


Postado Por: JulioCWB
Data de Publicação: 12 Nov 2010 as 21:07
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Originalmente postado por Lyrajl Lyrajl escreveu:

O pessoal que faz uso intenso da bike, tipo "moer" como disse o "Franciscok", deveria fazer o que se chama "manutenção preditiva" em determinadas peças da bike e o grafo e/ou suspensão juntamente com a "gancheira" seria as primeira peças que eu pensaria ... ou seja põe uma data ou quilometragem pra trocar (no caso da suspensão trocar peças de desgaste), independentemente de estar trincada ou estar com boa aparência. A fadiga do material nem sempre se revela a olho-nú. O Franciscok teve muuuuuita sorte e assim espero que seja sempre ... mas não é bom facilitar. Thumbs Up

Um abraço,

Mas não dá pra usar muito o chico como patamar comparativo, o bixo moe na bike, ahauahuaahua. Esse aí usa os pneus atté que apareça a malha de tecido por baixo da borracha, eheheehehe.
[/QUOTE=JulioCwb]
Mão de vaca

Po, aí é sacanagem. Mão de vaca não, estudante. Demorei pra ver esse post.
E estudante significa: de vez em quando ganha uns presentinhos legais, mas dinheiro nunca tem.
Vou ver o da prox, a E60 tem o problema de qualquer suspensão, faz a bike dobrar de valor pra qualquer malaco. Com um garfo de cromo confiável e a bike sempre riscada e suja chama menos atenção pra ir pra facul e tal. A merida eu não largo igual a essa bike de jeito nenhum.

Yasser, uma correção, eu não uso até aparecer o tecido, eu uso até aparecer a câmara. Eu acho que o julio estava junto nesse dia. Dei uma fritada no pneu e sumiu o que restava dele. Abriu um buraco de uns 2x1cm. O Rato arrumou com um pedaço de garrava pet lixado no asfalto para tirar as bordas afiadas. Quando chegamos no parque de volta ele esvaziou.
Isso foi pouco antes de encostar a bike por causa da facul, acho que o ultimo pedal com ela.
[/QUOTE]

  HAHA, lembro desse dia. O manchão de garrafa PET deve estar lá até agora. Vê troca o pneu e a câmara!!



Postado Por: crazykiller22
Data de Publicação: 10 Abr 2011 as 19:46
O grande problema aqui pelo que eu vejo nem se trata de moer a bike como vcs falaram o problema foi o garfo quebrar "dunada" sem dar aviso ou estalo ou mesmo um leve oscilação para frente, realmente a fadiga do material acontece mas nesse caso me parece que nem foi fadiga e sim ruptura da liga do alumínio visto que o alumínio tem vários tipos de liga e resistencia( 6061,7075 etc..), mas se a bike gor só para uso urbano andar no asfalto esse garfo assim como outros vão durar uma eternidade


Postado Por: Carlos sp
Data de Publicação: 10 Abr 2011 as 20:05
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Esse garfo é aquele que a gancheira é o próprio tubo achatado?
 
É o próprio.Aqui na zona leste,os lojistas nem oferecem esse garfo (pra quem eles sabem que vai utilizar dia-a-dia),não sabia o motivo até que comentaram meio em off que as gancheiras e a espiga eram(são)muitos frágeisDead.
Só um adendo,esse garfo NUNCA foi Alfameq,a Alfameq utiliza(va) um garfo fabricado pela Fib e colocava o nome dela,esse Fib é TOTALMENTE diferente desse Volare,tem gancheiras muito bem soldadas e na resistência,muito boa por sinalWink 


Postado Por: crazykiller22
Data de Publicação: 11 Abr 2011 as 02:03
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Esse garfo é aquele que a gancheira é o próprio tubo achatado?
 
É o próprio.Aqui na zona leste,os lojistas nem oferecem esse garfo (pra quem eles sabem que vai utilizar dia-a-dia),não sabia o motivo até que comentaram meio em off que as gancheiras e a espiga eram(são)muitos frágeisDead.
Só um adendo,esse garfo NUNCA foi Alfameq,a Alfameq utiliza(va) um garfo fabricado pela Fib e colocava o nome dela,esse Fib é TOTALMENTE diferente desse Volare,tem gancheiras muito bem soldadas e na resistência,muito boa por sinalWink 


então como diferenciar um do outro?? tem fotos e as diferenças entre os dois??

abçs


Postado Por: Novak
Data de Publicação: 11 Abr 2011 as 02:56
Cuidado, não use garfo rigido , pra desce do lado de full que nem loko , é logico que vai quebra uma hora , vc pose usa um de cromo de 2 kg que uma hora vai da bosta , se a pessoa não gosta de suspensão , tem q aprender q peças como garfo rigido tem q ser inspecionado sempre e se possivel trocar todo ano , e ver as especificações das peças antes com certeza esse garfo não deve ser indicado pra este tipo de uso . as vezes lançamos um topico cuidado com garfo marca x , ele quebro mas sera que nos usamos ele adequadamente.  


Postado Por: Thiago-T
Data de Publicação: 11 Abr 2011 as 05:02
colega meu colocou um garfo desse, quebrou e deu sorte de não machucar .


Postado Por: Carlos sp
Data de Publicação: 11 Abr 2011 as 14:45
Originalmente postado por crazykiller22 crazykiller22 escreveu:

Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Esse garfo é aquele que a gancheira é o próprio tubo achatado?
 
É o próprio.Aqui na zona leste,os lojistas nem oferecem esse garfo (pra quem eles sabem que vai utilizar dia-a-dia),não sabia o motivo até que comentaram meio em off que as gancheiras e a espiga eram(são)muitos frágeisDead.
Só um adendo,esse garfo NUNCA foi Alfameq,a Alfameq utiliza(va) um garfo fabricado pela Fib e colocava o nome dela,esse Fib é TOTALMENTE diferente desse Volare,tem gancheiras muito bem soldadas e na resistência,muito boa por sinalWink 


então como diferenciar um do outro?? tem fotos e as diferenças entre os dois??

abçs
Simples cara,esse tal Volare tem a parte de baixo"estampada",trasnformando em gancheiras.
O Fib,tem a gancheira soldada no garfo e muito bem soldado por sinal,talvez por isso a Alfameq nunca fabricou garfo e comprava da FibWink
Em tempo...Estava procurando alguma foto,para ilustrar,e vi que tem um garfo Fib para v-brake e disco,com a gancheira"estampada"parecida ao do VolareOuch
Infelizmente,não se faz coisa boa como antigamente...


Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 01 Set 2011 as 18:35
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Passei por esse tópico e me chamou a atenção, há 2 meses tive o mesmo problema. Tinha uma suspensão rígida Fib over de rosca. Estava subindo o Ladeira do Morumbi aqui em SP, uma ladeira bem íngreme, como minha relação é 38/23 subi fazendo bastante força, quando já estava perto do final da ladeira, a mesa do guidão simplesmente se soltou na minha mão, a espiga virou duas e trincou bem na voltinha da Rosca. É bom tomar cuidado com esses garfo baratos, e de preferência não forçar muito.



Postado Por: eshneto
Data de Publicação: 02 Set 2011 as 03:19
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Sente também como é a transferencia direta de todos os comandos para a pista e de todas as irregularidades para o seu corpo.


Eu acho que os comandos são transferidos melhor para a pista quando voce usa uma suspensão porque com garfo rígido a roda dianteira vai pulando e saindo do chão.

Já as irregularidades você sente todas mesmo, só não sei qual a vantagem disso.


Postado Por: Rogerinho
Data de Publicação: 02 Set 2011 as 14:20
Mesmo sendo proshock ou garfo ritcher tem que verificar constantemente, a propósito obrigado por lembrarem que faz tempo que não faço isso!
 
Depois dos antigos garfos da caloi, sempre reviso todos os garfos e a parte frontal do quadro.



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