Imprimir Página | Fechar Janela

[Ajuda] Freio disco hidráulico + roda

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
Descrição Fórum: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=24729
Data da Impressão: 29 Mar 2024 as 05:40
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: [Ajuda] Freio disco hidráulico + roda
Postado Por: axcdnt
Assunto: [Ajuda] Freio disco hidráulico + roda
Data de Publicação: 05 Set 2010 as 15:55
 Olá pessoal, na paz?

 Comprei minha bike e neste fds precisei transportá-la. Minha bike utiliza freio à disco hidráulico Shimano. Para remover a roda dianteira foi bem tranquilo, inclusive com as pastilhas tendo certa folga para que eu pudesse remover a roda. O problema é: quando cheguei e fui colocar a roda dianteira no lugar, vi que as pastilhas ficaram bem próximas uma da outra, isto é, não consegui colocar o disco no lugar novamente.
 Já tiveram este problema? Andei lendo alguns tópicos, mas não cheguei a uma conclusão. O que é necessário fazer para que as pastilhas se afastem sem força-las e eu possa recolocar a roda no lugar? É necessário soltar a pinça para poder fazer isso?

 Valeu pessoal!

 



Respostas:
Postado Por: saturn
Data de Publicação: 05 Set 2010 as 18:15
Tire as pastilhas e empurre os pistões (com cuidado) com uma chave de fenda ou qualquer outra ferramenta. Depois reinstale as pastilhas, coloque a roda e acione o freio algumas vezes até os pistões se assentarem.

Só uma coisa: jamais acione os freios sem as rodas. Quanto for tirar as rodas novamente, coloque algo entre as pastilhas para mantê-as espaçadas.



Postado Por: axcdnt
Data de Publicação: 05 Set 2010 as 20:05
Originalmente postado por saturn saturn escreveu:

Tire as pastilhas e empurre os pistões (com cuidado) com uma chave de fenda ou qualquer outra ferramenta. Depois reinstale as pastilhas, coloque a roda e acione o freio algumas vezes até os pistões se assentarem.

Só uma coisa: jamais acione os freios sem as rodas. Quanto for tirar as rodas novamente, coloque algo entre as pastilhas para mantê-as espaçadas.



 Bacana. É realmente pelo fato de ser minha primeira bike com freio a disco, não tomei este cuidado.
 Obrigado.


Postado Por: pedronevesBA
Data de Publicação: 06 Set 2010 as 03:48
Tenho uma problema parecido ou até igual. Pois, como preciso tirar a roda para transporta a bike depois que recoloco a roda o freio fica pegando. Ai tento ajustar a roda e tal... Qual a dica pro freio na fica pegando?


Postado Por: jeanleite
Data de Publicação: 06 Set 2010 as 20:40
Putz, tenho esse problema as vezes com os meus freios magura, tbm gostaria de alguma dica.

-------------
TREK Emonda ALR4
Audax 555
SERRA DO CAPARAÓ - TOPO DO BRASIL!!!
#zaguruma


Postado Por: axcdnt
Data de Publicação: 06 Set 2010 as 20:43
Originalmente postado por jeanleite jeanleite escreveu:

Putz, tenho esse problema as vezes com os meus freios magura, tbm gostaria de alguma dica.


 Então, vi várias dicas por ai. O que a galera recomenda é: ao tirar a roda, não apertar o freio de maneira alguma e ainda por precaução colocar um espaçador. Vi muitas pessoas utilizando um "padspacer" no formato da pastilha.

 É mais cuidado mesmo...

 Valeu!


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 06 Set 2010 as 20:45
Originalmente postado por pedronevesBA pedronevesBA escreveu:

Tenho uma problema parecido ou até igual. Pois, como preciso tirar a roda para transporta a bike depois que recoloco a roda o freio fica pegando. Ai tento ajustar a roda e tal... Qual a dica pro freio na fica pegando?

Aperte a blocagem da roda eqto mantém pressionada a manete do freio
Se mesmo assim o freio continua dando nojo, afrouxe um pouco os parafusos que fixam os calipers na bike, aperte as manetes e com elas pressionadas aperte os parafusos (se pedir ajuda pra alguém pra apertar as manetes ajuda)
Pronto


-------------
Scott Spark 970


Postado Por: pedronevesBA
Data de Publicação: 06 Set 2010 as 21:57
Valeu pelos dicas. Quanto ao aperto das blocagens com as manetes pressionadas ja conhecia. Mas essa dos calipers GOSTEI!



Postado Por: pedronevesBA
Data de Publicação: 06 Set 2010 as 22:01
Axcdnt, você sabe onde encontra esse espaçador em formato de pastilha? Sabe quanto custa aproximadamente?


Postado Por: axcdnt
Data de Publicação: 07 Set 2010 as 01:47
Originalmente postado por pedronevesBA pedronevesBA escreveu:

Axcdnt, você sabe onde encontra esse espaçador em formato de pastilha? Sabe quanto custa aproximadamente?


 Pedro, na verdade eu vi em vídeos no youtube. É bem similar ao formato da pastilha mesmo, mas não sei te falar onde você pode encontrar.
 Se eu souber, dou um alô aqui no forum.

 Valeu!


Postado Por: pedronevesBA
Data de Publicação: 07 Set 2010 as 03:38
Beleza, vou procurar também. Vou usar muito as dicas do Cirso, já que sempre que vou transporta a bike tenho que tirar a roda.


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 07 Set 2010 as 05:45
Originalmente postado por pedronevesBA pedronevesBA escreveu:

Beleza, vou procurar também. Vou usar muito as dicas do Cirso, já que sempre que vou transporta a bike tenho que tirar a roda.

Mas das minhas dicas, pro transporte, só a de apertar as manetes eqto aperta a blocagem da roda que vale
A outra, de soltar e apertar os calipers eqto aperta a manete, é só pra qdo houve alguma alteração na pastilha ou na montagem do freio
Também tiro a roda as vezes, o que recomendo é: se não achar o espaçador da pastilha (é uma peça laranja), coloque um calço entre a manopla e a manete de freio (espuma dura talvez), assim o calço evita que a manete vá de encontro à manopla


-------------
Scott Spark 970


Postado Por: luizsalles
Data de Publicação: 07 Set 2010 as 11:51
como espassador qualquer pedaço de plastico serve......
 
quando as pastilhas ficam próximas uma das outras pode entrar ar no circuito, quando você volta as pastilhas para o lugar empurrando elas (não precisa tirar, é só ter cuidado para não machucar elas) repare se o freio não ficou meio borrachudo.... se tiver essa sensação entrou ar..... dai tem que sangrar...
 
outra coisa axcdnt os discos de freio são avessos a óleo as pastilhas pior ainda, se contaminar é certo de perder, você pode ferver elas em agua usar alcool, mas fica ruim ainda... por isso quando fizer a manutenção ou lubrificar a corrente não esqueça de cobrir/tampar o disco e o caliper....


-------------
Luiz Salles


Postado Por: pedronevesBA
Data de Publicação: 07 Set 2010 as 13:49
Me ficou uma duvida:

Depois do transporte, antes de colocar a roda, devo aperta as pastilhas com a mão para ela voltarem por lugar?


Postado Por: luizsalles
Data de Publicação: 07 Set 2010 as 14:09
Não Pedro, foi sugerido isso acima somente quando o freio é acionado sem as rodas/disco fazendo com que elas avancem (pastilhas) não ficando espaço para o disco entrar (voltar para o lugar) quando coloca a roda de volta.'
 
Sinceramente com freio a disco eu sugiro não ficar tirando as rodas.... mesmo que você coloque o calço para as pastilhas não acionarem a regulagem dificilmente fica perfeita como antes....
 


-------------
Luiz Salles


Postado Por: axcdnt
Data de Publicação: 08 Set 2010 as 00:58
 Bom galera, como a vontade de pedalar era grande e eu precisava dar um jeito nisso, feito.
 Simples demais, não tem segredo.
 Para sanar o problema das pastilhas grudadas o procedimento foi bem simples. Peguei uma chave de fenda (pode ser algum outro artifício que o permita separá-las) e inseri entre as pastilhas fazendo movimentos do tipo alavanca.  Obs: não precisa de força, o movimento pode ser bem suave.
 Feito isso, inseri a roda normalmente. Após inserir a roda foi necessário pressionar a manete do freio algumas vezes enquanto apertava a blocagem (peça ajuda de alguém para fazer isto enquanto você ajusta a blocagem).
 
 Depois do procedimento, o freio voltou ao lugar sem raspar e funcionando normalmente.

 Vale a pena tentar galera! É bem simples!

 Abraço e valeu a todos que colaboraram!


Postado Por: pedronevesBA
Data de Publicação: 09 Set 2010 as 01:19
Cirso, valeu mesmo pelas dicas, foram muito uteis! fiz o procedimento de folga dos parafuso do caliper e não ouço mais um chiadinho.

Abraços



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net