Imprimir Página | Fechar Janela

Perfil de escalador é genético?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon
Nome do Fórum: Estrada - Speed / Track / Ciclocross
Descrição Fórum: Fórum para discussão de Speed / Ciclismo de Estrada / Track / Ciclocross e amantes da velocidade!
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=24566
Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 04:52
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Perfil de escalador é genético?
Postado Por: Einstein
Assunto: Perfil de escalador é genético?
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 18:06
Tava lendo o uns tópicos sobre treinamento e me voltou uma dúvida que tenho... resolvi colocar aqui.
 
Como perder peso sem perder força?
 
Eu tenho 1,76m e pesava 90Kg. Comecei a correr e pedalar perdi 20kg (em cerca de 1 ano e 6 meses). Então fiquei com 70Kg. Queria emagrecer mais um pouco pra poder melhorar nas subidas... Imaginava algo em torno dos 65Kg. Mas algumas pessoas me falaram: "Você vai perder músculos. Vai perder força. Se quer ser escalador vai ter que nascer novamente".
Cruel!!!Confused
Isso é completamente real? Há como emagrecer muito sem perder potência? Ou os escaladores são magros e têm potência porque é genético?
 
Ultimamente, relaxando na alimentação e com algumas lesões, que me deixaram sem correr quase 2 meses, eu acabei subindo para 78Kg. (A corrida ajuda muito na manutenção do peso).
Agora preciso voltar a emagrecer, mas quero fazer isso sem perder força. Até o meu peso "normal" (em torno dos 70kg) acho que é fácil e consigo com treinamento aeróbico e poucas mudanças na alimentação. O problema é que acho que me ajudaria no objetivo (melhorar nas subidas) ficar abaixo do peso. E pra isso preciso tb fechar a boca. Se a minha genética não é essa significa que eu vou ficar debilitado?
 
Não precisa ser nada assim...
 
 
...mas próximo disso. hehehehe
 


-------------

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein



Respostas:
Postado Por: T.C.
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 18:30
Lógico que quanto mais magro, mais fácil de subir, afinal, é menos peso para levar lá pra cima, mas isso não quer dizer que todo magricelo é um bom escalador. Na subida usa muito o aeróbico, o cara que aguenta manter o FC lá em cima, pode ser um melhor escalador que um magricelo, pois ele terá mais potência. Já vi na serra muito cara com uns 90 kgs voando na subida, porque tinha muito mais potência.

Enfim, não se preocupe em ser magicelo se você chegou a estar pesando 70 kilos mas com pouca gordura no corpo, já é o suficiente, você conseguirá manter a velocidade no plano e na subida.

Um exemplo, o Lance era bem "fortinho" (acho que pesava pouco mais de 70 kg), e foi um dos melhores escaladores da sua geração.


-------------
O texto acima contém uma verdade absoluta.


Postado Por: VaiLance
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 18:40
eu nao tenho informaçao cinetifica pra te falr sobre isso , mais vou falar oq eu acho ,
bom acho q tipo tem gente q tem o fisico mais magro mesmo e outros nascem com mais volume,
fora os tipos de fibras musculares q mudam tbm , tipo um favorecido pra força e explosao e outro acho q resistencia , conta isso tbm , acho q pessoas como o andy shlek tem esse favorecimento de ja nascer ser mais magro e leve , acho q ele nao perde potencia por ser magro e leve, ao contrario se o cavendish tentasse ficar mto leve nesse nivel igual ao andy acho q nao ia adiantar pq ele ia ficar mto fraco , ia acabar andando bem menos capaz, ate o rosto deles sao maiores saka, uns cabeçudos fortes outros magrelos e assim vai,
eu tenho uma opiniao , isso é fissura de peso sabe , igual de bicicleta , nao sei pq agente por q uma bike leve vai andar mais do q uma normal , isso é ilusao apesar de eu tbm nao conseguir sair desse negocio de peso da cabeça , eu tbm queria ter menos de 70kg, mais acho q forçar a barra pra emagrecer alem do meu limite normal acho q eu vo é andar menos , entao nao vai adiantar...
estou sussegado....
vlw.
uma coisa é certa , pra subir bem tem q ser bom [ seja favorecido por 'natureza' ou nao ] e estar bem.



-------------
INSCRIÇAO tem q ser 10,00 15,00 e 20,00 no maximo!!!



Postado Por: 30455
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 18:44


Thumbs Up
É genético, sim!!!!! Tá comprovado que o perfil é genético: o do esclador, o do passista, o doatleta de 100m, o do maratonista...

Wink




-------------
Pedalo bicicletas, não piloto espaçonaves.

blog:

quantasmarchas.blogspot.com


Postado Por: bpinheiro
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 18:58
Eu acho que não me encaixo em perfil nenhum! Tenho que nascer de novo... =/

-------------
Jens Voigt doesn't complain about what suffering does to him, but suffering constantly complains about getting picked on by Jens Voigt.


Postado Por: amuro ray
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 19:11
Originalmente postado por bpinheiro bpinheiro escreveu:

Eu acho que não me encaixo em perfil nenhum! Tenho que nascer de novo... =/


Eita bicho manhoso...rsrsrsrss



-------------
Rule #42
A bike ride/race shall never be preceeded with a swim and/or followed by a run.


Postado Por: renatoxtr
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 19:14
Lembram se do Laurent Jalabert???
Antigamente ele batia guidon com o Cipollini e anos mais tarde foi lider de montanha no tour.


-------------
RENATO


Postado Por: VaiLance
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 19:14
V
V
V


-------------
INSCRIÇAO tem q ser 10,00 15,00 e 20,00 no maximo!!!



Postado Por: VaiLance
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 19:16
Originalmente postado por amuro ray amuro ray escreveu:

Originalmente postado por bpinheiro bpinheiro escreveu:

Eu acho que não me encaixo em perfil nenhum! Tenho que nascer de novo... =/


Eita bicho manhoso...rsrsrsrss



Tem que perguntar pro Polvo.






aquele q adivinha as coisas....
kkkkkk falei isso so pq vi essa rimaçao ai engraçada. LOLLOLLOLLOL
vai continuar a rimaçao ??


-------------
INSCRIÇAO tem q ser 10,00 15,00 e 20,00 no maximo!!!



Postado Por: Chará
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 19:24
Então é por isto que eu não tô subindo nem guia? Cry
Einstein,  pequena criança, relaxa quanto a isto, ficar bitolado não ajuda muito.. segura nos 70~72kg q tá bom demais.. treina e se divirta.. vale mais a pena, não somos pró tour Wink


Postado Por: reinaldo lupiao more
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 19:30
O que vale + é o prazer de pedalar!


Postado Por: Einstein
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 19:33
Originalmente postado por Chará Chará escreveu:

Então é por isto que eu não tô subindo nem guia? Cry
Einstein,  pequena criança, relaxa quanto a isto, ficar bitolado não ajuda muito.. segura nos 70~72kg q tá bom demais.. treina e se divirta.. vale mais a pena, não somos pró tour Wink
 
HAHAHAHAHAH
 
Não é que quero ser profissional não... Mas acho subida a melhor parte do ciclismo... e acho que se eu perdesse bastante peso e treinasse muito poderia melhorar um pouco... O objetivo é realmente curtir mais... o sofrimento das subidas é uma curtição! Mas, com mais quilos pra carregar já vira masoquismo. LOL
Vejo caras bem mais cheinhos subindo bem, mas são os magrelas que mandam bem nas subidas!


-------------

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein


Postado Por: fpiccinin
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 20:04
Boa Tarde
Concordo com o fator genetico, e uma combinação adequada para cada biotipo conheço caras altos, pesados (forte) que vao muito bem na subida (romeiros com media de 30km/h).
Você precisa entender quais as suas caracteristicas fisicas e trabalhar os seus pontos "fracos".
Cuidado para não ficar no achometro e se arrebentar.
Sou corredor tb, fiz 04 maratonas e já ví muita gente tentar moldar seu corpo e seu condicionamento no achometro e infelizmente sofrer graves lesoes.
Procure um especilista para ajuda-lo caso realmente queira investir nisso.
Abraços


-------------
Flávio Piccinin

Campinas/SP


Postado Por: El pistoleiro
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 20:17

Pra escalar como Contador, Schleck, Symz, Sastre, Basso, Pantani etc... é genético. Agora se você quer escalar bem na sua região.. é possível, basta treinar muito. Mas muito mesmo.. SUBIDA!



-------------
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”


Postado Por: edinho
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 20:20
Chará, e eu então? Escalador com meu peso e minha barriga... se bem que na CESP domingo eu achei que subi bem demais!!! Tudo bem que morri depois e acabou o pedal, mas dei o sangue ali.

Ah, Einstein, relendo o que escrevi percebi algo: também tem que gostar de subida e se dedicar bastante. Treinar subida, experimentar diversos modos de subir, quais as relações que melhor funcionam pra você, qual a posição de pedalar (sentado/em pé) que te encaixa melhor etc...

-------------
“The man who trades freedom for security does not deserve nor will he ever receive either” - Benjamin Franklin


Postado Por: MarcosAP
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 20:31

Acho que genética ajuda, mas uma boa dieta e bastante treino são suficientes para não ficar para trás no Tour do Final de Semana.

Eu emagreci 7 Kg, sem perder massa muscular. (1.74/~=66kg)
Estou subindo muito melhor do que antes.
Fiz uma dieta rigorosa com orientação de nutricionista ligado ao esporte e deu resultado.
Fiz a última Vo2 com tempo total de 1h40 (comecinho da dieta) e depois de quase 3 meses reduzi o tempo em quase 7 minutos para o mesmo percurso.
Claro você pode estar melhor em um dia que no outro, temperatura diferentes, vento, etc., mas 7 minutos...
 
 
 
 
 


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 20:47
Ninguém aqui vai correr o ProTour pela Saxo ou pela Euskatel. Mas que é ducaralho subir bem e deixar os outros pra trás, fazendo todo mundo sofrer pra tentar te acompanhar, isso é! LOL

Pra ser um grimpeur, um escalador puro (no estilo do Bahamontes, do Charly Gaul, do Van Impe, do Rassmussen ou do Pantani por exemplo) é questão de genética sim. Não é só questão de magreza mas tb de altura, porte físico (musculatura, ossatura, etc.) e força natural. Tem nego que é magro mas é marrento, forte e duro. Tem magros que são fracos e pouco desenvolvidos. No outro extremo, tem cara que é "parrudo" mas muito forte e sobe bem. O Lance é um exemplo: se consideramos só o TdF, ele é o maior escalador de todos pois venceu 11 etapas de montanha (o Merckx venceu 10).

Mas um escalador nato tem uma proporção extrema de peso-potência, e aí não tem como bater a menos que vc tb seja abençoado pela genética. Eu por exemplo me considero razoável em subidas em geral. Como eu digo, eu "me defendo" nas escaladas. Mas com 1,84m e quase 80kg nunca vou ser páreo pra um ciclista de 1,70m e 62kg bem condicionado numa subida muito longa ou inclinada, por exemplo. Se for mais curta ou suave eu posso até aguentar junto mas se embicar pra valer o cara vai abrir e tchau.

Ainda assim, o conceito de grimpeur (escalador puro) é discutível, e mais ainda hoje em dia. Graças à especialização e técnicas de treinamento avançadas (e tb ao doping) hoje muitos ciclistas que poderiam ser considerados escaladores são tb fortes no CR. Esses todos que eu citei venceram o TdF ((exceto o Rassmussen - mas o André vai discordar LOL) e outras provas similares, o que demonstra que se os escaladores podem desenvolver outras habilidades sem perder suas características principais, tb é possível a ciclistas com habilidades em CR melhorar bastante em escaladas a ponto de manter uma vantagem tática e estratégica em provas.

Ou seja, é possível melhorar MUITO nas subidas, mesmo pra quem está longe de ter o biotipo natural de um grimpeur. Aliás, essa é uma das premissas do treinamento: trabalhar os pontos fracos sem comprometer (muito) os fortes. A questão é que o treinamento para isso é longo, específico e sofrido. Por isso muita gente consegue melhorar um tanto mas estaciona num patamar que está aquém do seu limite genético. Mas blz, pq afinal a maioria de nós é amador mesmo então não tem pq sofrer nem se estressar por isso.

Primeiro, o cara tem que realmente gostar de subir e sofrer. Não é só gostar, é incorporar. Eu conheço muita gente que diz que "adora" subir, mas no fundo não perde uma chance de cortar caminho pelo plano ou faz corpo mole nas subidas. A maioria "se conforma" e sobe no seu ritmo, mas pra escalar vc tem que estar preparado pra sofrer acima dos limites comuns ou da conformidade. Nem os grimpeurs pensam assim, pq subir é sofrimento em qualquer nível - a diferença é que pra alguns acaba mais rápido pq alguns sobem mais rápido. Por isso, gostar de subir é uma coisa... gostar de treinar pra subir bem é outra... e subir bem é outra ainda.

Segundo, precisa de uma base bem sólida e longa (anos e anos de treinamento estruturado e competições, e não apenas "pedal") pra poder absorver a sobrecarga que vai levar a esse nível. Terceiro, é preciso um bom domínio das técnicas de treinamento e nutrição, e tb um profundo autoconhecimento pra fazer a coisa certa e evitar os erros: ganhar força, perder peso da forma correta e saudável, desenvolver as técnicas e evitar lesões, doenças e coisas do tipo. Terceiro, tem que haver as condições favoráveis: tempo, um bom equipamento, subidas variadas na região, companhia para motivar, etc.

Já cruzei com muitos ciclistas que tinham perfil de escalador e não subiam nada. Hj em dia não me intimido com base apenas no julgamento do biotipo pq "não se julga o livro só pela capa" LOL Tb não me impressiono mais com números e histórias de pescador, que todo ciclista conta Tongue O que vale é o conteúdo, e ali mesmo, na hora H. Mas é fato: melhorar nas subidas exige técnica e dedicação, mas passa obrigatoriamente pela perda de peso sem perda de potência. De preferência, com ganho da potência.
 





-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: brasilia
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 21:01
nao podemos esquecer do bjarn riis q passou fome e ganhou 1 tour.
tem fotos dele q sao feias, tipo rasmussen.
 
genetica ajuda muito mas hematocrito a 60% e peso muito baixo ganham da genetica.
infelizmente convivo com os dopados do ciclismo do rj e tenho as informaçoes ...  
 
 


Postado Por: amuro ray
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 21:02
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

...Já cruzei com muitos ciclistas que tinham perfil de escalador e não subiam nada. Hj em dia não me intimido com base apenas no julgamento do biotipo pq "não se julga o livro só pela capa" LOL ... 
 

Eu por exemplo...rsrs


-------------
Rule #42
A bike ride/race shall never be preceeded with a swim and/or followed by a run.


Postado Por: CID21
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 21:22
Tem é que ser masoquista...Gostar de sofrer...Big smile

-------------
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..




Postado Por: italotimoteo
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 21:24
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:


Primeiro, o cara tem que realmente gostar de subir e sofrer. Não é só gostar, é incorporar. Eu conheço muita gente que diz que "adora" subir, mas no fundo não perde uma chance de cortar caminho pelo plano ou faz corpo mole nas subidas.
 
Leo, tu é um exemplo por isso, ó! (ler citação)


-------------
HTFU!


Postado Por: Cebo
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 21:28
Com certeza o peso e a genética contam muito. Mas, acredito que no nível que estamos, qualquer diferença é superada pelo treinamento. Não é difícil ver em um grupo de ciclistas de final de semana um cara enorme que sobe muito mais do que um magrelo. 
Alias, não sei porque essa tara em ser magrelo escalador. Se parar pra pensar, escalador só tem vantagem ladeira acima. No plano, no sprint e principalmente na descida escalador só se ferra. 


-------------
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html


Postado Por: amuro ray
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 21:33
Originalmente postado por italotimoteo italotimoteo escreveu:

Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:


Primeiro, o cara tem que realmente gostar de subir e sofrer. Não é só gostar, é incorporar. Eu conheço muita gente que diz que "adora" subir, mas no fundo não perde uma chance de cortar caminho pelo plano ou faz corpo mole nas subidas.
 
Leo, tu é um exemplo por isso, ó! (ler citação)


Vc diz isso pq faz tempo que não pedala comigo..rsrsrs


-------------
Rule #42
A bike ride/race shall never be preceeded with a swim and/or followed by a run.


Postado Por: sassota
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 21:35
nova crono escalada no jaragua pra tirar a prova?

-------------
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...


Postado Por: bpinheiro
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 21:36
Originalmente postado por amuro ray amuro ray escreveu:

Originalmente postado por italotimoteo italotimoteo escreveu:

Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:


Primeiro, o cara tem que realmente gostar de subir e sofrer. Não é só gostar, é incorporar. Eu conheço muita gente que diz que "adora" subir, mas no fundo não perde uma chance de cortar caminho pelo plano ou faz corpo mole nas subidas.
 
Leo, tu é um exemplo por isso, ó! (ler citação)


Vc diz isso pq faz tempo que não pedala comigo..rsrsrs



Ulalalalalalalalala, aiaiaiaiaiaiaiaia!!!!!
Chamou pro pega!!!!! Pediu revanche no Jaraguá!!!!


-------------
Jens Voigt doesn't complain about what suffering does to him, but suffering constantly complains about getting picked on by Jens Voigt.


Postado Por: Chará
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 21:38
o pior é quando vc pensa q está subindo bem, olha do lado e passa o Sobreira em pé olhando e dando risada, depois vem o Tekapo e o Lupião Angry do tipo.. pronto.. agora vc fica..kkk, minha desculpa? Fiz o meu trabalho pra equipe..kkkk


Postado Por: sassota
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 21:43
tenho duas desculpas...

quando chega no topo do morro, falo que sou sprinter...

quando chega no fim da reta, falo que sou escalador...

não tem erro!

-------------
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...


Postado Por: T.C.
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 21:45
Eu gosto de sofrer, gosto de ver meu coração batendo mais de 190 bpm, é difícil manter nesse nível em um plano, tem que fazer muita força, mas na subida, consigo manter isso por mais de uma hora.

Mas subo mal, mas se os treinos não tiverem subidas, não tem graça.


-------------
O texto acima contém uma verdade absoluta.


Postado Por: acunha
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 22:17
Einstein, tentando responder sua pergunta:

1) Defina corretamente suas expectativas... vc quer subir bem ou quer competir em subidas, com outros ciclistas da sua idade ? Isso vai definir o nivel de comprometimento que voce vai precisar com treino e acompanhamento

2) Perder peso e ganhar potencia sao objetivos antagonicos. Até é possivel fazer, mas precisa de muita tecnica e tecnologia. O mais facil é voce focar primeiro na perda de peso, e chegar no peso que vc acha ideal para voce (i.e. que voce se sente bem)... depois disso voce recomeça o trabalho de ganho de potencia, sem ganhar mais peso por isso... Vai demorar? sim...

3) Quanto maior a meta, com mais seriedade voce vai ter que encarar os treinos. Se quer realmente fazer um salto qualitativo nas subidas, se prepara para treinar 8 a 10 horas por semana e seguir 'a risca as recomendações do nutricionista... se nao gosta de treinar no rolo e nao esta disposto a deixar aquela picanha com cerveja de lado, volte ao passo 1

4. Cuidado com o efeito sanfona. Quanto tempo voce ficou com 70kg ? Nao se pode falar em equilibro antes de 1 ano de peso constante, imho... o corpo precisa de tempo para se acostumar com uma faixa de peso, e voce precisa se acostumar com os novos habitos alimentares, dentro de uma rotina de treino programada. Regras do tipo "nunca 3" (nunca mais de 3 dias de treino seguidos, nunca mais de 3 dias sem treino) do Clythio ajudam a nao ficar bitolado e ainda assim manter o volume de treinos dentro da programação...

Ja conheci varios ciclistas que tiveram seus tempos aureos, de pouco peso e muita potencia, e quando abandonaram o ciclismo (por um motivo ou outro) acabaram engordando, e muito ! De novo, o ponto 1 é fundamental... qual seu objetivo ?

Abracao
A.Cunha


Postado Por: Marino
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 00:36
Penso que a primeira pergunta a ser feita é quantos % tem de gordura. Você pode só perder gordura (talvez um pouco de massa muscular junto), então sua potência continuaria basicamente a mesma, porém com menos peso, aumentando assim a relação peso/potência.

Não necessariamente a perda de massa muscular é ruim. Cavendish teve que perder massa muscular quando veio da pista para a estrada. E olha que é para sprintar e não para escalar.

Bradley Wiggins também perdeu massa muscular. Esse sim para escalar e brigar nas grandes voltas.

Como já disseram não é só emagrecer que vai subir melhor. Nos últimos meses eu aumentei um pouco meu peso e estou subindo melhor do que antes.

Só para completar, não é porque você tem menos massa muscular que é mais fraco. Dá para aumentar a força sem aumentar o tamanho do músculo.




Postado Por: adalberto melo
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 01:19
Italo X Leo.... no Pico do Jaragua ,,,qndo ???


Postado Por: PEDRO SPD
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 01:43
Originalmente postado por brasilia brasilia escreveu:

nao podemos esquecer do bjarn riis q passou fome e ganhou 1 tour.
tem fotos dele q sao feias, tipo rasmussen.
 
genetica ajuda muito mas hematocrito a 60% e peso muito baixo ganham da genetica.
infelizmente convivo com os dopados do ciclismo do rj e tenho as informaçoes ...  
 
 
 
Brasa, que post comprometedor!!!   Shocked
 
Voltando ao tópico! Uns kilos a menos sempre ajudam, óbvio, conciliado a treino, treino e treino!!!


-------------
EQUIPE FW ENGENHARIA


Postado Por: Fernando Sabella
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 03:35
Vou tentar ajudar falando sobre o que aconteceu comigo.
Quando tinha entre 15 e 22 anos andei de speed e mtb e cheguei a competir, parei por causa da faculdade e aí nunca mais voltei a treinar, via os ciclistas andando na estrada (de dentro do carro) e lembrava de como era boa a sensação de pedalar, os amigos e etc.. Mas lembrava muito mais do sofrimento, da competição e da dor é claro.
Sempre fui gordinho, mas nessa época emagreci e pesava uns 70kg(tenho 1,72m).
Há três anos reencontrei um velho amigo e combinamos um rolê de bike, pra bater papo e tal, ele já tinha emagrecido uns 15kg por causa da bike, mas não treinava, apenas andava de bicicleta para emagecer....
Resumindo a estória, voltei com tudo!E trouxe o amigo junto!
Começei a me interessar de novo por ciclismo, e a internet facilitou muito a minha vida, lembrei dos caras que admirava, escaladores é claro!
Aí ví o tour 2007, e esse sujeito da foto acima me influenciou a emagrecer, pesava 77kg, não era gordo... só uma barriginha, em 4 meses estava pesando 60kg.
Emagreci rápido demais só pra ser magrelo e achava que assim ia subir bem, porém....
Não subia porcaria nenhuma (E ainda não subo)
Porque?
Perdi gordura, mas perdi muita massa muscular, minha estrutura física nunca foi assim, sempre fui cheinho, todo mundo achava que eu estava doente.
Não conseguia andar no plano a 40por hora de roda!hihihihihihi
Até que ouvindo os conselhos dos amigos comecei a me alimentar direito, treinar direito e hoje pedalo muito melhor e subo muito melhor pesando 65kg, é claro nada de excepcional mas deu pra ficar entre os 30 melhores na VO2 esse ano! Fiquei feliz!
Escaladores natos existem sim, genética influencia e muito, como foi falado já exitem caras que sobem bem e são mais altos e corpulentos e outros que são baixinhos e magrelos.



Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 04:37
VO2max tem que ser acima dos 70 para chegar na relação peso/potencia necessária - e isso é bem genético - você pode emagrecer, mas se não for máquina aeróbica, não vai.
(O número é dos top internacionais, ok, mas é isso aí - eu nunca passei dos 52, 53.. para sprinter, ainda está ok..).
O % de gordura tem que estar abaixo dos 10%, com certeza.
+ Uns 5 anos de desenvolvimento específico.

De toda forma, é algo treinável, pode ser melhorado, para qualquer um.
O problema, como disse o Alex, é que quem não sobe bem, não tem prazer em subir.
Eu já fui assim - detestava quando tinha subida no treino.
Depois de 3 anos (isso mesmo!!!) resolvi incorporar ao treino semanal um dia só para subir o Sumaré - uns 35-40 minutos de subida variada.
Com o tempo, você aprende a dosar, a suportar a sensação de limite, e vai melhorando.
Você só tem o que você treina.

Recomendo, para entender, a leitura do texto da VO2max onde descrevem como Indurain foi preparado, ao longo de alguns anos, para ser o que foi. Ele não era levinho, nem era um escalador "natural", esquelético, etc.


Postado Por: Edson Sobreira
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 13:19
O Chará, não me compromete não, pq eu estava sofrendo pra subir a Cesp...rsss!!Senão daqui a pouco vão pensar que eu subo bem, ai não vou conseguir convencer os montanheiros a manter um ritmo que eu consiga seguir junto....rsssss!!!

Subir é sempre um dilema, eu gosto de subidas, isso desde que eu resolvi a virar ciclista, e olha que já tem uns 13 anos que eu faço esse esporte maluco. Eu procuro sempre treinar um pouco de subidas, eu me sinto bem depois de subir por exemplo a Serra da Cantareira, eu não sou escalador, mas gosto e nem por isso eu subo bem, acho que tenho que melhorar e muito para poder me defender nas subidas. Se me perguntarem oq eu prefiro, treinar subidas ou no plano, eu prefiro subida, tenho uma dificuldade enorme para andar no plano, sofro demais. Eu procuro me espelhar em outros ciclistas, assisto corridas e fico impressionado com aqueles caras subindo.

Mas recentemente fui ao Jaraguá com a galera aqui do fórum e subindo o pico estavamos eu, o Alex e mais um ciclista que não me lembro o nome, lembro que na parte mais dura o Alex arrancou e foi embora, eu já sabia que ele se defende bem, mas ali no Pico nas vezes que eu fui sempre achei bem dura a subida, e aquela arrancada que ele deu de certa forma acabou me ajudando, pq eu vi que preciso treinar mais corretamente, tenho dois objetivos que é andar bem no Granfondo e na Vo2, e depois daquele dia meu treinos voltaram a ser mais corretos, sem preguiça e com mais qualidade, então eu penso assim se vc quer ser bom de subidas, tem que treinar muita subida e tem que saber que é um dos treinos mais sofridos no ciclismo, então pegue a sua bicicleta e vá treinar pelas serras espalhadas por ai.




-------------
Antigo usuário Edson de Lima Sobrei

http://www.strava.com/athletes/232181


Postado Por: amuro ray
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 14:51
Originalmente postado por bpinheiro bpinheiro escreveu:

Originalmente postado por amuro ray amuro ray escreveu:

Originalmente postado por italotimoteo italotimoteo escreveu:

Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:


Primeiro, o cara tem que realmente gostar de subir e sofrer. Não é só gostar, é incorporar. Eu conheço muita gente que diz que "adora" subir, mas no fundo não perde uma chance de cortar caminho pelo plano ou faz corpo mole nas subidas.
 
Leo, tu é um exemplo por isso, ó! (ler citação)


Vc diz isso pq faz tempo que não pedala comigo..rsrsrs



Ulalalalalalalalala, aiaiaiaiaiaiaiaia!!!!!
Chamou pro pega!!!!! Pediu revanche no Jaraguá!!!!

Esse povo não sabe brincar mesmo..rsrsrsrsrsrs


-------------
Rule #42
A bike ride/race shall never be preceeded with a swim and/or followed by a run.


Postado Por: Einstein
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 18:49
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Ninguém aqui vai correr o ProTour pela Saxo ou pela Euskatel. Mas que é ducaralho subir bem e deixar os outros pra trás, fazendo todo mundo sofrer pra tentar te acompanhar, isso é! LOL 
 
Exatamente! Geralmente são nas subidas que os caras mais fortes deixam os mais fracos pra trás nos pedais, mesmo os de final de semana... realmente é duca subir bem.
 
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

 
Pra ser um grimpeur, um escalador puro (no estilo do Bahamontes, do Charly Gaul, do Van Impe, do Rassmussen ou do Pantani por exemplo) é questão de genética sim. Não é só questão de magreza mas tb de altura, porte físico (musculatura, ossatura, etc.) e força natural. Tem nego que é magro mas é marrento, forte e duro. Tem magros que são fracos e pouco desenvolvidos. No outro extremo, tem cara que é "parrudo" mas muito forte e sobe bem. O Lance é um exemplo: se consideramos só o TdF, ele é o maior escalador de todos pois venceu 11 etapas de montanha (o Merckx venceu 10).

Mas um escalador nato tem uma proporção extrema de peso-potência, e aí não tem como bater a menos que vc tb seja abençoado pela genética. Eu por exemplo me considero razoável em subidas em geral. Como eu digo, eu "me defendo" nas escaladas. Mas com 1,84m e quase 80kg nunca vou ser páreo pra um ciclista de 1,70m e 62kg bem condicionado numa subida muito longa ou inclinada, por exemplo. Se for mais curta ou suave eu posso até aguentar junto mas se embicar pra valer o cara vai abrir e tchau.

Ainda assim, o conceito de grimpeur (escalador puro) é discutível, e mais ainda hoje em dia. Graças à especialização e técnicas de treinamento avançadas (e tb ao doping) hoje muitos ciclistas que poderiam ser considerados escaladores são tb fortes no CR. Esses todos que eu citei venceram o TdF ((exceto o Rassmussen - mas o André vai discordar LOL) e outras provas similares, o que demonstra que se os escaladores podem desenvolver outras habilidades sem perder suas características principais, tb é possível a ciclistas com habilidades em CR melhorar bastante em escaladas a ponto de manter uma vantagem tática e estratégica em provas.

Ou seja, é possível melhorar MUITO nas subidas, mesmo pra quem está longe de ter o biotipo natural de um grimpeur. Aliás, essa é uma das premissas do treinamento: trabalhar os pontos fracos sem comprometer (muito) os fortes. A questão é que o treinamento para isso é longo, específico e sofrido. Por isso muita gente consegue melhorar um tanto mas estaciona num patamar que está aquém do seu limite genético. Mas blz, pq afinal a maioria de nós é amador mesmo então não tem pq sofrer nem se estressar por isso.

Primeiro, o cara tem que realmente gostar de subir e sofrer. Não é só gostar, é incorporar. Eu conheço muita gente que diz que "adora" subir, mas no fundo não perde uma chance de cortar caminho pelo plano ou faz corpo mole nas subidas. A maioria "se conforma" e sobe no seu ritmo, mas pra escalar vc tem que estar preparado pra sofrer acima dos limites comuns ou da conformidade. Nem os grimpeurs pensam assim, pq subir é sofrimento em qualquer nível - a diferença é que pra alguns acaba mais rápido pq alguns sobem mais rápido. Por isso, gostar de subir é uma coisa... gostar de treinar pra subir bem é outra... e subir bem é outra ainda.

Segundo, precisa de uma base bem sólida e longa (anos e anos de treinamento estruturado e competições, e não apenas "pedal") pra poder absorver a sobrecarga que vai levar a esse nível. Terceiro, é preciso um bom domínio das técnicas de treinamento e nutrição, e tb um profundo autoconhecimento pra fazer a coisa certa e evitar os erros: ganhar força, perder peso da forma correta e saudável, desenvolver as técnicas e evitar lesões, doenças e coisas do tipo. Terceiro, tem que haver as condições favoráveis: tempo, um bom equipamento, subidas variadas na região, companhia para motivar, etc.
 
Agora sim... tirou minha principal dúvida!
Vou procurar estudar mais um pouco sobre os treinamentos específicos para melhorar neste quesito. Ao mesmo tempo pensar na questão da alimentação, descanso, sono...
O que eu for descobrindo (e já vi que tem muita coisa aqui no próprio fórum) eu coloco ai pra ajudar a galera.
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:


Já cruzei com muitos ciclistas que tinham perfil de escalador e não subiam nada. Hj em dia não me intimido com base apenas no julgamento do biotipo pq "não se julga o livro só pela capa" LOL Tb não me impressiono mais com números e histórias de pescador, que todo ciclista conta Tongue O que vale é o conteúdo, e ali mesmo, na hora H. Mas é fato: melhorar nas subidas exige técnica e dedicação, mas passa obrigatoriamente pela perda de peso sem perda de potência. De preferência, com ganho da potência. 
 
 
Como perder peso sem perder potência? Sei que não vai ter receita de bolo, senão a maioria dos ciclistas seriam fortes e magros, mas de forma geral qual é o caminho???


-------------

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein


Postado Por: Einstein
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 18:54
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Alias, não sei porque essa tara em ser magrelo escalador. Se parar pra pensar, escalador só tem vantagem ladeira acima. No plano, no sprint e principalmente na descida escalador só se ferra. 
 
Não podemos ser bons em tudo. Tenho vários amigos que gostam mais do sprint, são fortes e com grande explosão. Outros gostam de longas distâncias e resistência. Outros tem um estilo mais de passista e conseguem segurar um mesmo ritmo por um longo tempo. Outros, por sua vez, são excelentes na subida.
De tudo isso o que sempre me atrai mais é a escalada e longas distâncias.
A minha genética não favorece a escalada e não sou bom nisso... mas a sensação que as subidas provocam é a melhor de todas. Por isso a curiosidade de saber como melhorar neste ponto. É só isso! Ficar magro é só um dos pontos pra alcançar o objetivo.


-------------

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein


Postado Por: Fly
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 18:55
Minha melhor e mais rápida subida foi quando um cachorrão bem grande saiu de uma casa e veio pra cima de mim.
Nem eu sabia que tinha tanta habilidade pra subir.Big smile

Então ela deve estar dentro de nós, basta acordar a dita.


-------------
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!


Postado Por: Cebo
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 19:04
Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Alias, não sei porque essa tara em ser magrelo escalador. Se parar pra pensar, escalador só tem vantagem ladeira acima. No plano, no sprint e principalmente na descida escalador só se ferra. 
 
Não podemos ser bons em tudo. Tenho vários amigos que gostam mais do sprint, são fortes e com grande explosão. Outros gostam de longas distâncias e resistência. Outros tem um estilo mais de passista e conseguem segurar um mesmo ritmo por um longo tempo. Outros, por sua vez, são excelentes na subida.
De tudo isso o que sempre me atrai mais é a escalada e longas distâncias.
A minha genética não favorece a escalada e não sou bom nisso... mas a sensação que as subidas provocam é a melhor de todas. Por isso a curiosidade de saber como melhorar neste ponto. É só isso! Ficar magro é só um dos pontos pra alcançar o objetivo.

A sim. Deixar os outros sofrendo na subida é muito legal mesmo. Não tem quem não goste. Agora, que é uma tara meio irracional, isso é. Se for parar pra pensar em competições ou mesmo em "disputas amistosas" com a galera, o perfil 100% escalador não é o mais indicado.
O simples fato de você não ter peso é um grande complicometro na hora de andar no plano. E, venhamos e convenhamos, plano é onde andamos 90% do tempo. Isso pra não falar nas descidas. 
E escalador nato só vai levar vantagem em uma prova que termine em subida ou em uma com a altimetria muito agressiva. Sacou meu ponto de vista?


-------------
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html


Postado Por: Einstein
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 19:22
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Einstein, tentando responder sua pergunta:

1) Defina corretamente suas expectativas... vc quer subir bem ou quer competir em subidas, com outros ciclistas da sua idade ? Isso vai definir o nivel de comprometimento que voce vai precisar com treino e acompanhamento
 
Quero melhorar nas subidas. Competir melhor com ciclistas da minha idade tb.

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:


2) Perder peso e ganhar potencia sao objetivos antagonicos. Até é possivel fazer, mas precisa de muita tecnica e tecnologia. O mais facil é voce focar primeiro na perda de peso, e chegar no peso que vc acha ideal para voce (i.e. que voce se sente bem)... depois disso voce recomeça o trabalho de ganho de potencia, sem ganhar mais peso por isso... Vai demorar? sim...

Certo! Entendi isso! Não tenho pressa... Não tenho nenhuma grande volta já marcada risos. Embora queira conseguir subir bem no L'etape (ou apenas em um belo passeio por lá na mesma época) ano que vem.

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:


3) Quanto maior a meta, com mais seriedade voce vai ter que encarar os treinos. Se quer realmente fazer um salto qualitativo nas subidas, se prepara para treinar 8 a 10 horas por semana e seguir 'a risca as recomendações do nutricionista... se nao gosta de treinar no rolo e nao esta disposto a deixar aquela picanha com cerveja de lado, volte ao passo 1

 
Muitooooo raramente bebo ou cometo excessos alimentares. Fazer qualquer sacrifício alimentar ou de treinamento nunca foi problema. Só preciso saber o que fazer. E é nisso que tenho que trabalhar agora. Umas das coisas que quero fazer é direcionar um pouco do meu tempo dedicado a corrida pro ciclismo. Senão não tem como dedicar tantas horas por semana. Eu já dedico cerca de 8h semanais aos treinos de corrida. Corro entre 60 e 80 Km por semana (dependendo da fase de treinamento).
 
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:


4. Cuidado com o efeito sanfona. Quanto tempo voce ficou com 70kg ? Nao se pode falar em equilibro antes de 1 ano de peso constante, imho... o corpo precisa de tempo para se acostumar com uma faixa de peso, e voce precisa se acostumar com os novos habitos alimentares, dentro de uma rotina de treino programada. Regras do tipo "nunca 3" (nunca mais de 3 dias de treino seguidos, nunca mais de 3 dias sem treino) do Clythio ajudam a nao ficar bitolado e ainda assim manter o volume de treinos dentro da programação...
Desde que eu emagreci, há cerca de 2 anos, mantenho o mesmo peso. Esta é a primeira vez que aumentei um pouco. Fiquei de férias sem correr, sem pedalar... me permitindo algumas coisas que não costumo comer... rsss... O corpo acostumado a uma determinada carga de treino...
Agora... essa regra ai que você falou (nunca mais de 3 dias de treino ou nunca mais de 3 dias sem treino...) ...eu só descanso 1 dia na semana... senão não tenho como me dedicar a corrida e ao ciclismo... alterno (durante a semana) entre pedaladas e corrida. E pedais mais longos nos fins de semana... descanso só na Segunda... Tento levar em consideração a intensidade dos treinos de ciclismo e corrida (observando e planilhando todos os dados, principalemente o BC)... mas não tenho, por enquanto, um treinamento bem estruturado e preciso trabalhar isso tb.
Estou lendo os tópicos que já falam sobre isso, evitando (por enquanto) fazer perguntas sobre treinos,  pra não perguntar coisas que já tem por aqui. É foda... o tempo passa muito rápido quando estamos correndo atrás de algo. Comecei a ler o livro do Friel e vou postar dúvidas específicas. Tem caras aqui que sabem muito e são didáticos pacas... ai é até mais fácil pra absorver algumas coisas.

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:


Ja conheci varios ciclistas que tiveram seus tempos aureos, de pouco peso e muita potencia, e quando abandonaram o ciclismo (por um motivo ou outro) acabaram engordando, e muito ! De novo, o ponto 1 é fundamental... qual seu objetivo ?
 
Abracao
A.Cunha
 
Não entendi muito bem o final aqui... o que você quis chamar atenção sobre o engordar quando abandonar o ciclismo?
Minha vida hoje, de modo geral, se resume a trabalho e esporte.
 
Quanto ao meu objetivo... Objetivo é evoluir!!! Prioridade: Ciclismo! 



-------------

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein


Postado Por: Einstein
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 19:27
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

A sim. Deixar os outros sofrendo na subida é muito legal mesmo. Não tem quem não goste. Agora, que é uma tara meio irracional, isso é. Se for parar pra pensar em competições ou mesmo em "disputas amistosas" com a galera, o perfil 100% escalador não é o mais indicado.
O simples fato de você não ter peso é um grande complicometro na hora de andar no plano. E, venhamos e convenhamos, plano é onde andamos 90% do tempo. Isso pra não falar nas descidas. 
E escalador nato só vai levar vantagem em uma prova que termine em subida ou em uma com a altimetria muito agressiva. Sacou meu ponto de vista?
 
Saquei sim. E minha pergunta original surgiu justamente a partir do medo de emagrecer, pra melhorar em subidas, e acabar sem forçar tanto pra subir quanto pra manter uma boa média no plano. Ser escalador nato eu nunca vou ser mesmo. Ai eu teria que nascer de novo. hehe


-------------

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein


Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 23:07
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

O simples fato de você não ter peso é um grande complicometro na hora de andar no plano. E, venhamos e convenhamos, plano é onde andamos 90% do tempo. Isso pra não falar nas descidas. 
E escalador nato só vai levar vantagem em uma prova que termine em subida ou em uma com a altimetria muito agressiva. Sacou meu ponto de vista?


É verdade, mas ser sprinter somente, também é uma merda, na maioria das vezes.
Não se sobe porra nenhuma, não se tem endurance para revezar decentemente numa fuga, e ninguém quer fazer fuga contigo, claro.

Você só tem 300m, sofre horas para sobreviver para jogar tudo numa cartada de 20 segundos, e isso se estiver bem condicionado para se posicionar bem e ainda não ficar afogado demais e ainda conseguir sprintar.
Na maioria das vezes, depende do trabalho de alguém para sobreviver ou se posicionar no grupo que vai disputar a chegada.

Me sinto extremamente limitado pela genética e pelo peso, e mesmo magro aos olhos da família, ao ver as minhas fotos de ciclista, me sinto uma baleia pedalante... rs..


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 23:39
Cebo,

não existe um perfil 100% escalador. Assim como não existe um perfil 100% sprinter ou 100% contrarelogista. É por isso que não devemos julgar alguém pela aparência física. Como disse o Clythio, é uma questão de VO² e isso não é aparente (até o momento que o cara dispara na sua frente e some hehehe... LOL). Ninguém "nasce" escalador ou sprintista, mas a gente se torna um ou outro por decisões, limitações diversas (compromissos de carreira e família, vida social, tempo disponível, conhecimento, etc.), gosto pessoal (preferência) e dedicação específica.

O que há são habilidades mais ou menos desenvolvidas, que todos têm e que em muitos aspectos se sobrepõe e se intercalam. Tb existe o foco no desenvolvimento de uma ou outra habilidade específica. O que acontece é que o cara se considera (por qualquer motivo) mais apto para tal habilidade, e trabalha ela com mais gosto e afinco. Assim, ele se desenvolve mais nessa habilidade, e acaba fechando o círculo da "auto-profecia", por assim dizer. O cara tem um tipo físico mais muscular e se acha limitado pra subir (e sofre nas subidas), e acaba gravitando pro sprint ou CR. Outro é mais baixo e miúdo, sofre menos pra subir mas não se considera muito forte no passo ou no sprint então acaba tirando a diferença nas escaladas. E por aí vai. Mas se eu pegar e treinar qualquer um, consigo melhorar seu desempenho nas subidas significativamente, independente do biotipo.

Nada de errado nisso, estou apenas constatando como as coisas rolam na prática. O Einstein tá querendo melhorar em subidas, mas o treino que vai levar ele lá tb vai (ou deveria) melhorar o ritmo, a resistência, a explosão. Vai fazer ele perder peso e ganhar massa, aumentar a potência e ampliar a técnica. Se não for assim, o treino está errado!!! Ninguém vira um bom escalador perdendo músculo, da mesma forma que ninguém se torna um sprintista ganhando músculo. São coisas inter-dependentes, ninguém precisa abrir mão de uma pra ter a outra, pelo contrário. Esse pensamento compartimentado é limitado e o ciclismo exige amplitude e contexto. O próprio conceito de treinamento embute a idéia de ir do geral (base) pro específico, trabalhando as limitações e mantendo as aptidões.

Quando falamos de treinamento específico, estamos nos referindo a treinamento específico pra queimar a gordura e aumentar a potência. Ele pode ser mais específico ainda e focar em sprints, CR, etc. pra desenvolver uma limitação, mas o Contador não teve que sacrificar em nada sua escalada pra melhorar no CR. Nem o Wiggins, nem o Schleck, nem o Lance. Eles todos melhoraram no que os limitava, e melhoraram tb no que já eram bons. Tudo bem, não dá pra ser animal em tudo e disputar uma subida com o Contador, um CR com o Cancellara E um sprint com o Cavendish. Mas nem precisa, menos ainda pra quem é amador. Encontre um bom ponto de equilíbrio entre peso, força e disposição, trabalhe a técnica que vc vai conseguir se dar bem em alguns critérios, provas longas e até escaladas.

A gente é assim tb, pq a corrida no ciclsmo só termina quando cruzamos a linha de chegada e é preciso chegar lá inteiro. Então, quem é bom de subida tem que se defender no plano, quem desce bem tem que se defender na subida, quem sprinta bem tem que se defender no resto pra poder chegar no final, etc... Quem lidera numa subida longa pode não conseguir puxar o pelote no plano, mas não pode sobrar do pelote senão já era. Quem sprinta tb tem que chegar na frente do pelote pra poder soltar o rojão nos 200m até a linha.

Se vc quer uma habilidade pra desenvolver que possa te fazer uma diferença real no ciclismo (amador), concentre-se em melhorar seu passo. Quem tem um bom passo consegue se defender nas subidas (explode nas curtas e mantém um ritmo bom nas longas), consegue atacar e fugir, consegue buscar uma fuga sozinho, consegue se revezar e consegue neutralizar os sprinters no final, chegando sozinho. Vide Cancellara. Um bom passista faz mais sozinho do que qualquer outra habilidade consegue numa variedade maior de situações.

Como o Clythio disse, a base de tudo é o VO². Ele é determinado genéticamente, e ele vai dizer até onde podemos ir no limite - mas não só nas subidas e sim em relação a toda e qualquer pretensão no ciclismo, seja terminar um Audax, um passeio do Pedal ou um critério na ponta do pelotão. Mas em última instância, isso só serve pra determinar quem pode ter futuro como profissional do ciclismo e quem não pode. Quem tem um VO² acima de 60 ou 65 tem a pré-condição para se aventurar no esporte de forma profissional. Quem não tem, vai ter que se conformar em praticar o ciclismo de forma amadora. Quem tem acima de 70 pode sonhar em disputar um TdF, mesmo que esteja 20kg acima do peso.

Isso equaliza todo mundo? Não, pq mesmo entre amadores alguns terão o VO² maior ou mais desenvolvido. Tb não quer dizer muita coisa pq o treinamento correto pode levar alguém com um VO² de 55 a bater alguém com um de 65. O que interessa nesse caso é a potência que cada ciclista consegue gerar em proporção ao seu VO² máximo. Dá pra aumentar o VO² até o limite genético e dá pra aumentar a capacidade de exercício próximo do limite do VO².

No caso de quem quer escalar bem, ainda conta o fator peso. Não tem como fugir disso, mesmo pra nós amadores. No meu pico, eu faço 14 minutos no Jaraguá e 36 na Serra de Campos. Se eu engordo 2kg já cai pra 16 e 40. Se forem 3kg baixo (ou subo) pra 17-18 e 41-43. Mas não deve ser uma meta em si e sim parte de um programa mais amplo, pq perda de peso é consequência de um bom treinamento. Veja bem, quem treina pra emagrecer fica fraco. Quem treina pra ficar forte, fica mais rápido. O corpo não se adapta às demandas? Então, ele se ajusta ao treinamento correto e se modifica como um todo, inclusive a nível celular.

Não se trata portanto de uma "tara irracional" como vc disse. A questão é bem real e presente: sprint é muito mais questão de técnica e treinamento do que aptidão. Ou pelo menos muito mais do que escalador ou contrarelogista, se considerarmos o biotipo médio dos ciclistas conforme eu citei. Mais do que ser um escalador, subir bem é uma finalidade em si no ciclismo. Existe treino e prova no plano, mas pra uma total realização no ciclismo, temos que estar satisfeitos com nosso desempenho nas subidas. Desconfie de quem disser que não liga pra subidas ou que não quer melhorar nas escaladas! LOL

-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Einstein
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 23:53
Alex, mais esclarecedor impossível! Obrigado de verdade!

-------------

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein


Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 00:04
Alex, eu queria muito melhorar nas subidas... mas acho que só nascendo de novo, mesmo... rs...


Postado Por: Adriano Diniz
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 01:16
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Alex, eu queria muito melhorar nas subidas... mas acho que só nascendo de novo, mesmo... rs...
 
As vezes não,planejamento de médio longo prazo pode te ajudar , o porém é que poderia te exigir ainda mais esforço Confused Acho que é ai que entra o fator disponibilidade , você ja é bastante determinado e ja treina muito , dedicar mais tempo para o ciclismo pode ser inviavel ou até mesmo atrpalhar outros aspectos da sua vida.
 
Mas eu que vc tá de choradeira , deve estar é subindo bem pacasWink


-------------
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?


Postado Por: brasilia
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 01:35
e nao vamos esquecer uma coisa muito importante = peso morto = peso de gordura
 
muita gente ai carrega um lastro grande e esse excesso pode ser eliminado.
dieta certa e planejamento/reavaliação sistematica vão ajudar aqui.
 
se vc está perdendo peso mas perdendo massa magra vai acabar perde'ndo algo de potencia.
se mantiver massa magra e perder só gordura vai acabar ganhando no peso X potencia (watts/kg)


Postado Por: Feller
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 01:35
O Alex disse que hoje em dia, com o uso da tecnologia no esporte, aliado a treinamento, atletas ditos montanhistas conseguem um bom desempenho em percursos de características diversas, como o contra-relógio. Realmente podemos notar isso, por exemplo pelos dois últimos TdF, em que Contador e Andy tiveram ótimas participações em provas de time-trial. Mas me parece, a grosso modo, que o contrário não tem ocorrido. Apenas a título de ilustração, nessa última edição do Tour (2010) atletas reconhecidos como de 1º escalão em matéria de sprint e contra-relógio não foram nada bem em provas de escalada com montanhas de categoria elevada ou fora de categoria. Como exemplo cito a etapa mais dura do Tour 2010 (de Pau a Col de Tourmalet). Hushovd ficou em 111º, Cancellara em 132º e Cavendish em 155º. Evidente que considerei uma prova isolada e vários fatores exógenos podem ter influenciado no desempenho de tais ciclistas, como jogo de equipe etc. Mas é justamente isso que quero colocar em debate! O resultado apresentado revela mesmo uma diferença de aprimoramento entre passistas, contrarelogistas, sprinters de um lado e escaladores (montanhistas) de outro? Esses últimos estão evoluindo mais que os primeiros? É mais fácil um montanhista se tornar um contra-relogista competitivo do que um sprinter virar um montanhista ao menos razoável?

-------------
"Ride lots" (Eddy Merckx)


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 01:46
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Alex, eu queria muito melhorar nas subidas... mas acho que só nascendo de novo, mesmo... rs...


Até tu, Clythio? LOL

De todos nós, vc é o que deveria saber que não é bem por aí hehehe... Lógico que questões de base (tempo de ciclismo, etc.), idade, aptidão natural contam. Pra todo mundo. E lógico tb que nem eu nem vc vamos despachar o Jean Coloca na subida de Campos, aí sim teríamos que nascer de novo, ou no mínimo ter começado a treinar pra escalador com 17 anos Tongue

Mas eu sei, e vc sabe tb, que dá pra melhorar bastante e até ficar bom pra valer, mesmo pelos critérios gerais (e não apenas os nossos próprios). E vc sabe tb quais os caminhos pra chegar lá!!


-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Jurgen
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 01:47
Pra quem estiver interessado, nesse vídeo tem umas dicas bem interessantes. Está em inglês.
 
http://cycling-review.com/2010/08/10/any-secret-to-going-uphill-besides-grunting/" rel="nofollow - http://cycling-review.com/2010/08/10/any-secret-to-going-uphill-besides-grunting/
 
Abraço!


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 02:01
Originalmente postado por Feller Feller escreveu:

...É mais fácil um montanhista se tornar um contra-relogista competitivo do que um sprinter virar um montanhista ao menos razoável?


Na minha opinião, a resposta é a mesma: depende da genética e depende do treinamento. Quanto de cada um? Impossível dizer... Mas volto a insistir na questão do VO² máximo como limite genético, um ponto que o Clythio ressaltou tb: ser bom no CR e na montanha indica uma alta capacidade aeróbica, que além de ser determinada genéticamente é mais complexa de ser desenvolvida e trabalhada.

A partir dessa capacidade, é mais fácil desenvolver outras habilidades então na teoria um montanhista já está... digamos... mais capacitado, mais "equipado" para se tornar tb um bom contra-relogista, do que um sprinter se tornar um bom montanhista. E tem outra: a "seleção natural" diz que pra vencer um GT, o cara tem que mandar bem nas montanhas e se defender bem no CR ou vice-versa. Sprint é uma disputa totalmente à parte. Então, é assim que são trabalhados os ciclistas com pretensões de GC hoje em dia.

Estamos falando de caras que são naturalmente talhados pra esportes de endurance. Mais do que isso, são caras excepcionalmente fora da curva de habilidade natural. No caso, o ciclismo. Mas não é por acaso que o Lance é um bom maratonista ou um ótimo triatleta. Acredito que outros como ele tb o sejam, e seriam mais ainda se focassem num ou noutro esporte, como focam no ciclismo.

Eles não tem apenas um VO² alto. São caras com coordenação motora específica, ótimo equilíbrio, porte físico ideal, recuperação muscular excepcional, metabolismo ideal, tolerância à dor e capacidade de foco fora do comum. Fora as habildiades psicológicas, de personalidade e caráter necessárias para sobreviver e prosperar num esporte duro, exigente, ingrato e altamente competitivo. Essas são as coisas que fazem um bom ciclista e não só pernas e pulmões.

Nem sempre, ou muito raramente, esse é o caso com ciclistas médios como a maioria de nós. Mas temos que focar nas nossas necessidades e especificidades.


-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Neilson
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 02:50
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Originalmente postado por Feller Feller escreveu:

...É mais fácil um montanhista se tornar um contra-relogista competitivo do que um sprinter virar um montanhista ao menos razoável?


Na minha opinião, a resposta é a mesma: depende da genética e depende do treinamento. Quanto de cada um? Impossível dizer... Mas volto a insistir na questão do VO² máximo como limite genético, um ponto que o Clythio ressaltou tb: ser bom no CR e na montanha indica uma alta capacidade aeróbica, que além de ser determinada genéticamente é mais complexa de ser desenvolvida e trabalhada.

A partir dessa capacidade, é mais fácil desenvolver outras habilidades então na teoria um montanhista já está... digamos... mais capacitado, mais "equipado" para se tornar tb um bom contra-relogista, do que um sprinter se tornar um bom montanhista. E tem outra: a "seleção natural" diz que pra vencer um GT, o cara tem que mandar bem nas montanhas e se defender bem no CR ou vice-versa. Sprint é uma disputa totalmente à parte. Então, é assim que são trabalhados os ciclistas com pretensões de GC hoje em dia.

Estamos falando de caras que são naturalmente talhados pra esportes de endurance. Mais do que isso, são caras excepcionalmente fora da curva de habilidade natural. No caso, o ciclismo. Mas não é por acaso que o Lance é um bom maratonista ou um ótimo triatleta. Acredito que outros como ele tb o sejam, e seriam mais ainda se focassem num ou noutro esporte, como focam no ciclismo.

Eles não tem apenas um VO² alto. São caras com coordenação motora específica, ótimo equilíbrio, porte físico ideal, recuperação muscular excepcional, metabolismo ideal, tolerância à dor e capacidade de foco fora do comum. Fora as habildiades psicológicas, de personalidade e caráter necessárias para sobreviver e prosperar num esporte duro, exigente, ingrato e altamente competitivo. Essas são as coisas que fazem um bom ciclista e não só pernas e pulmões.

Nem sempre, ou muito raramente, esse é o caso com ciclistas médios como a maioria de nós. Mas temos que focar nas nossas necessidades e especificidades.
 
Alex eu voltei a pedalar tem 1 mês e fiz uns exames de rotina para ver se estava tudo legal.
Fiz 1 teste de esforço com espirometro+ protocolo de bruce e meu  vo2 max deu 77( sendo que eu estava praticando apenas caminhadas e jogando 1 pelada por semana), como posso trabalhar meu treinamento em cima disso e aproveitar esse valor.
* quando eu era mais novo(ate os 22 anos) e praticava muitos esportes como futebol ,voley, basket, no final dos treinos ou peladas quando todos estavam pregados parecia que eu estava começando a  me exercitar naquele momento.Será que era por conta desse valor de vo2 ?


Postado Por: acunha
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 03:04
Einsten, se vc nunca descansa, e bem provavel que vc nao treina na intensidade suficiente para estimular o organismo corretamente, ou nao permite que ele se recupere dos treinos intensos e portanto gere a adaptação necessaria... Outro ponto importante é volume... fica dificil melhorar de forma perceptivel sem treinar acima de 6 hora por semana, e voce ja sendo um bom atleta poderia pensar em 10 horas ou mais ! Me parece dificil manter este objetivo e ainda treinar para corrida a pé... como vc esta calculando as intensidades ? tem algum modo para saber quanto tempo vc fica em cada faixa de frequencia cardiaca durante o treino (recovery, endurance, tempo, LT, Vo2, Anaerobico) ? Consegue calcular o tempo acumulado de uma semana em cada faixa ?
Meu toque sobre o futuro é que os homens tem tendencia a engordar com o tempo, principalmente depois dos 40... o ideal é adotar um ritmo de treinos e alimentação que vc possa manter durante toda sua vida futura, evitando cair num "buraco"... mas vc ainda tem tempo he he he...

Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:

Desde que eu emagreci, há cerca de 2 anos, mantenho o mesmo peso. Esta é a primeira vez que aumentei um pouco. Fiquei de férias sem correr, sem pedalar... me permitindo algumas coisas que não costumo comer... rsss... O corpo acostumado a uma determinada carga de treino...
Agora... essa regra ai que você falou (nunca mais de 3 dias de treino ou nunca mais de 3 dias sem treino...) ...eu só descanso 1 dia na semana... senão não tenho como me dedicar a corrida e ao ciclismo... alterno (durante a semana) entre pedaladas e corrida. E pedais mais longos nos fins de semana... descanso só na Segunda... Tento levar em consideração a intensidade dos treinos de ciclismo e corrida (observando e planilhando todos os dados, principalemente o BC)... mas não tenho, por enquanto, um treinamento bem estruturado e preciso trabalhar isso tb.
Estou lendo os tópicos que já falam sobre isso, evitando (por enquanto) fazer perguntas sobre treinos,  pra não perguntar coisas que já tem por aqui. É foda... o tempo passa muito rápido quando estamos correndo atrás de algo. Comecei a ler o livro do Friel e vou postar dúvidas específicas. Tem caras aqui que sabem muito e são didáticos pacas... ai é até mais fácil pra absorver algumas coisas.


Postado Por: Cebo
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 03:26
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:



Se vc quer uma habilidade pra desenvolver que possa te fazer uma diferença real no ciclismo (amador), concentre-se em melhorar seu passo. 



HEheheheh mas é exatamente isso que eu acho. Ainda mais aqui no Brasil que o terreno é mais plano. Pra se dar bem aqui tem que ser um bom passista e se virar pra não perder muito tempo subindo. Acho que se você é bom de passo, tem que fazer de tudo pra melhorar na subida sem perder nadica de nada na capacidade de manter o passo.



-------------
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html


Postado Por: Nato
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 14:02
Parabéns a todos pela palestra sobre ciclismo...
um dia espero ter o conhecimento próximo ao de vocêsLOLLOLLOL
 


Postado Por: Fly
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 15:10
Show de roda a explanação do  Alex, como de costumeWink
Alex, agora te pergunto, fugindo um pouco do tópico que é sobre escalada, como se tornar um bom passista?




-------------
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!


Postado Por: El pistoleiro
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 16:02
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Originalmente postado por Feller Feller escreveu:

...É mais fácil um montanhista se tornar um contra-relogista competitivo do que um sprinter virar um montanhista ao menos razoável?


Na minha opinião, a resposta é a mesma: depende da genética e depende do treinamento. Quanto de cada um? Impossível dizer... Mas volto a insistir na questão do VO² máximo como limite genético, um ponto que o Clythio ressaltou tb: ser bom no CR e na montanha indica uma alta capacidade aeróbica, que além de ser determinada genéticamente é mais complexa de ser desenvolvida e trabalhada.

A partir dessa capacidade, é mais fácil desenvolver outras habilidades então na teoria um montanhista já está... digamos... mais capacitado, mais "equipado" para se tornar tb um bom contra-relogista, do que um sprinter se tornar um bom montanhista. E tem outra: a "seleção natural" diz que pra vencer um GT, o cara tem que mandar bem nas montanhas e se defender bem no CR ou vice-versa. Sprint é uma disputa totalmente à parte. Então, é assim que são trabalhados os ciclistas com pretensões de GC hoje em dia.

Estamos falando de caras que são naturalmente talhados pra esportes de endurance. Mais do que isso, são caras excepcionalmente fora da curva de habilidade natural. No caso, o ciclismo. Mas não é por acaso que o Lance é um bom maratonista ou um ótimo triatleta. Acredito que outros como ele tb o sejam, e seriam mais ainda se focassem num ou noutro esporte, como focam no ciclismo.

Eles não tem apenas um VO² alto. São caras com coordenação motora específica, ótimo equilíbrio, porte físico ideal, recuperação muscular excepcional, metabolismo ideal, tolerância à dor e capacidade de foco fora do comum. Fora as habildiades psicológicas, de personalidade e caráter necessárias para sobreviver e prosperar num esporte duro, exigente, ingrato e altamente competitivo. Essas são as coisas que fazem um bom ciclista e não só pernas e pulmões.

Nem sempre, ou muito raramente, esse é o caso com ciclistas médios como a maioria de nós. Mas temos que focar nas nossas necessidades e especificidades.


O Alex-SP, você poderia descrever de maneira geral, um bom treino pra subida. Sei que é uma coisa específica.. mas o grosso da coisa... seria como?


-------------
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 18:44
einstein, olha isso:
http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=223" rel="nofollow - http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=223

a predisposição genética não se muda, mas dá pra trabalhar em cima dela.

fizemos uns dois audaxes jutnos, o 300 e o 400. eu sou, eufemísticamente, chamado de atarracado...
me apelidaram de shreck. pança e quase 70 cm em cada coxa, de músculo.

endomorfo sim. se descuido eu fico com a forma física do maradona... 

amo e odeio subidas. amo pelo desafio, odeio pelo sofrimento. tenho que levar a bike e quase 90 kg acima, com 1,70 de altura. voltando pra casa de um passeio noturno light na segunda, resolvi subir a ministro rocha azevedo. subi. mas acho que fazia tempo que não se ouviam tantos palavrões naquele pedaço da cidade. eu só tiro a diferença nas descidas... hehehehe, bolinhas de chumbo descem bem, deu pra botar mais de 70 por hora em vários trechos no audax 400.

mas eu não vou brigar contra a minha genética. não vou ser besta de tentar fazer os audaxes na cola do rogério polo. não vou me meter a fazer essas povas tipo claro 50k, desafio vo2, essas competições "de verdade". meus 40 anos já me deixam fora de muita coisa, meu corpo não ajuda.

agora, por outro lado minha genética tem me ajudado nos audaxes esse ano. fiz os 200 menos de 1 mês depois de ter alta médica de uma infecção que quase me matou no atal. fiz os 300 tendo treinado apenas até 3 semanas antes por conta d euma faringite f.d.p. - doença de professor em final de semestre - e pros 400 meu treino resumiu-se a subir a cantareira algumas vezes e aos 20 kms diários de mtb indo e voltando pro trampo. deu pra completar tudo até agora, e melhorei um pouco os treinos pros 600.

todo mundo diz que a sensação de subir na frente dos demais é boa. deve ser, eu não sei, vai todo mundo na minha frente...LOL. mas eu acho um saco a hora que todo mundo pára. eu sou o chato que chega atrasado e reclama que o passeio acabou.Confused

o negócio é achar seu tipo de prova. de acordo com com sua genética, com seu tipo psicológico. tem gente q é mais competitivo, tem gente que não é. tem gente que admirava o ayrton senna, mas eu sempre achei-o um chato. aliás, eu sou daqueles que acham que os chatos nascem assim:


cada um, cada um. cada um saber a dor e a delícia de ser o que é, como dizia caetano.





-------------
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 18:48
Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

... como se tornar um bom passista?

Eu diria que o básico do CR é a capacidade de pacing. Ou seja, saber dosar bem seu esforço e desgaste em proporção à duração do evento. É uma característica dos bons passistas e dos melhores ciclistas em geral. A segunda habilidade na minha opinião tb é psicológica. É a capacidade de suportar um alto grau de sofrimento de sofrimento e concentração durante um CR ou esforço máximo prolongado. São dois pontos fundamentais ligados à psicologia do ciclista mas que fazem mais diferença até do que a força física (que eu vou falar mais adiante), pelo menos na minha opinião.

Ambas são habilidades que precisam ser trabalhadas e desenvolvidas, existem técnicas pra isso. Mas ao mesmo tempo são difíceis e exigem altíssimos níveis de autoconhecimento, o que exige tempo, vivência e experiência de pedal. É possível desenvolver a parte física necessária em alguns meses, mas leva anos pra amadurecer a mente e o espírito nesse sentido. Não há muitos atalhos, e podemos reparar que mesmo especialistas erram com certa frequência. Pq nem ciclismo, nem treinamento são ciências exatas e há uma infinidade de fatores internos e externos a influenciar.

Em relação à parte física, tem uma questão de especificidade: bom passista em que situação? Um CR longo (acima de 40k, o clássico) ou curto (até uns ~25km)? Um CR de montanha? Embora todos tenham muito em comum no que se refere às demandas genéricas, existe uma boa dose de especificidade aí. Quanto mais curto, mais intenso e vice-versa, então tem uma proporção de esforço aeróbico-anaeróbico e isso é baseado no treinamento. Não estou me referindo a atletas que disputam o GC em provas de GT, pq esses tem um treinamento mais completo.

Em linhas gerais, se tornar um bom passista é mais ou menos como se tornar um bom montanhista. Tem que ampliar a capacidade de esforço (potência) em relação ao limite aeróbico. Ou seja, pedalar rápido sem entrar em trabalho anaeróbico, que desgasta e consome quantidades grandes de glicogênio, que é um combustível valioso e limitado.

O treino para  passa pelo desenvolvimento das habilidades básicas de resistência (endurance) e força, que vão gerar a RESISTÊNCIA MUSCULAR necessária para manter um ritmo forte e constante por longos períodos. Aliás, todas as habilidades específicas decorrem da soma de duas ou mais habilidades básicas (resistência, força e giro). O Friel explica bem isso no seu livro, depois que a gente entende fica fácil perceber como essas habilidades se relacionam, e tb como treinar cada uma delas com um objetivo específico.

Em linhas gerais, desenvolver a resistência significa aumentar a capacidade aeróbica (VO²), o tanque. Em paralelo, existe um trabalho de musculatura que visa o aumento da força (ex.: treinos de baixo rpm/marcha pesada e coisas do tipo). Quando se une os dois numa fase mais avançada, trabalhamos a potência (que é giro + força). E por fim, a Resistência Muscular é basicamente exercitar a capacidade de pedalar forte por longos períodos sem deixar cair o ritmo e retardando a fadiga.

Esse trabalho pode ser complementado por um treino de tolerância ao lactato, pra acostumar com as acelerações. São tiros repetidos com pouco ou nenhum descanso, em intensidades altas (estou falando em termos gerais, existe uma infinidade de variações e detalhes específicos). Assim, se vc estiver pedalando numa fuga e alguém atacar em cima ou chegar numa subida rápida, vc consegue  se manter no grupo. Essa é uma grande dificuldade de muitos ciclistas que são fortes.

O ciclismo não é como o triatlo, onde vc vai no seu ritmo aeróbico por longos períodos. Qualquer que seja a prova, rolam momentos de calmaria onde vc tá lá tranquilo na Z2 conversando com o cara do lado, e de repente rola uma aceleração (ataque, fuga, o que for) e vc é obrigado a abrir o turbo por alguns segundos (ou minutos - dói pra kct mesmo) pra não sobrar. Se tudo for bem, logo volta ao ritmo Z2/Z3 antes de rolar outra paulada. Mas tem situações onde rola uma atrás da outra, e quem não tá acostumado afoga. Se for subida então...

Quem compete vai pegando esse conceito naturalmente. Quem não compete é difícil compreender e principalmente treinar. Por isso eu defendo que o treinamento deve ser o mais amplo e completo possível: quem consegue se defender bem no CR e na subida, sabe economizar e se aproveitar das situações ficando fora do vento e mordendo aqui e ali nas brigas dos outros, tem mais chances. Nada é garantido, mas chegar inteiro no final é uma grande vantagem. Aí, basta saber se posicionar e ter aquele "algo a mais" pra disputar um sprint sem vacilar. E sorte tb, claro LOL Pq sorte conta, e muito!


-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 19:03
Originalmente postado por ericoduarte ericoduarte escreveu:



O Alex-SP, você poderia descrever de maneira geral, um bom treino pra subida. Sei que é uma coisa específica.. mas o grosso da coisa... seria como?


O treino pra subida tb varia, pq as subidas variam. Eu sei que é uma resposta "grosso modo" demais pra todo mundo, mas não tem como fugir. Exemplo: subida curta vc ataca pra aproveitar o embalo e acabar logo = exige mais do anaeróbico e tolerância ao ácido láctico. Subida longa não tem como, tem que sentar e girar. Quem é leve ("perfil de escalador") ou está bem condicionado consegue subir em pé, ou no mínimo revezando (ninguém escala a Serra de Campos em pé o tempo todo...), dentro do limite aeróbico.

Resumindo, quanto mais curtas as subidas, mais se utiliza o sistema anaeróbico. Quanto mais longas, mais dentro do LT vamos trabalhar. Cada situação tem suas necessidades e treinamentos específicos. Fora a questão de tolerância ao àcido láctico que eu comentei acima, pq nos nossos passeios não rola muito disso mas nas provas em geral os ataques mais perigosos rolam justamente nas subidas. Nas disputas realmente disputadas, não tem moleza. Só se ataca com vento nas costas e saindo da frente no plano nos pelotões do Jockey hehehe... Tongue

Mas de forma geral, o melhor treino pra subidas é subir. Misturar escaladas longas, médias e curtas, pouco e muito inclinadas, repetições e sprints morro acima, coisas do tipo. O organismo vai se adaptando aos poucos e a musculatura se acostumando com o esforço. Até dá pra fazer corpo mole na subida, mas é mais difícil. A tendência é se esforçar próximo do limite (LT) e é isso que aumenta a força, a resistência e a potência.

Mesmo assim... tá cheio de cara que escala 1 Everest por semana e não sobe. Pq? Difícil dizer... acho que algumas pessoas tem alma de escalador, mais até do que físico de escalador. Tem cara que fica à vontade no plano e parece que flutua, enquanto outros sofrem miseravelmente. Tem cara que se sente que nem pinto no lixo quando tá descendo, outros morrem de medo... E tem uns que simplesmente estão em casa numa subida, mesmo sofrendo parecem voar com facilidade e felicidade. Tem algumas coisas que não tem muita explicação.


-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Nato
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 19:37
Depois dessa explicação do Alex eu to compreendendo meu comportamento em algumas subidas...
na volta do frango eu faço uma subida de uns 4,5 km e vou tranquilo... ritmo forte mas não chego morto no final (LT)
já em uma outra perto de casa que tem 1 km eu sofro até, pela inclinação (anaeróbico? lactato?)
falei besteira ou são treinamentos diferentes, onde o ideal é fazer os dois treinos numa semana?
Shocked


Postado Por: Fly
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 22:47
Valeu Alex! Obrigado de Heart
O psicológico já ta treinado pela idade, só falta o restoSmile



-------------
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!


Postado Por: Einstein
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 01:25
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

einstein, olha isso:
http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=223" rel="nofollow - http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=223

 
Muito legal, Ogum!!!
Algumas coisas o Alex já tinha frisado bem (a questão do VO2 max). Tb  fala sobre a constituição genética. Vale a pena ler, menos não sendo um texto voltado pro ciclismo.  Realmente muito bom!
Tb ri bastante com o resto do post... você é uma figura!


-------------

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 03:15
Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

einstein, olha isso:
http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=223" rel="nofollow - http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=223

 
Muito legal, Ogum!!!
Algumas coisas o Alex já tinha frisado bem (a questão do VO2 max). Tb  fala sobre a constituição genética. Vale a pena ler, menos não sendo um texto voltado pro ciclismo.  Realmente muito bom!
Tb ri bastante com o resto do post... você é uma figura!

nem te conto que na chegada eu errei o caminho. eu e o poneis. os únicos que pedalaram a mais.... ah, o rafael tb entrou errado num pc, o 4, entrou antes, achou estranho na hora que a estrada ficou de terra... hahahahah. na chegada , pode perguntar pra silvia, cheguei giranto que ia vender as bikes e comprar um par de patins e um bambolê. depois eu caí na real: não tem bambolê pra minha pança...


-------------
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Postado Por: Match
Data de Publicação: 28 Jan 2011 as 18:46
upy

-------------
Abraços,

M a t c h


Postado Por: Aristóbulo
Data de Publicação: 23 Jun 2012 as 11:44

Só uma curiosidade: como é o nome do teste que fazemos para descobrir nosso VO2, Pico de Lactato e esse resto aí?


-------------
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS


Postado Por: sassota
Data de Publicação: 23 Jun 2012 as 12:11
acho q é um teste ergoespirométrico. O pico de lactato não sei se mede, mas o VO2 com certeza.

-------------
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...


Postado Por: Ravell
Data de Publicação: 23 Jun 2012 as 19:17
Putz só vim "achar" este tópico hj e Alex, vc está de parabéns pelas contribuições aqui! Obrigado mesmo pois elas me abriram a mente nessa questão que é o meu principal ponto a melhorar.

Valeu mesmo Alex!


-------------
http://app.strava.com/athletes/614537" rel="nofollow - Meu Strava


http://tinyurl.com/bvnt5jb" rel="nofollow - Vai iniciar no pedal e tem dúvidas? Clique aqui!


Postado Por: Marino
Data de Publicação: 23 Jun 2012 as 19:36
O Alex não faz mais contribuições como essa aqui. Unhappy


Postado Por: Ravell
Data de Publicação: 23 Jun 2012 as 19:38
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

O Alex não faz mais contribuições como essa aqui. Unhappy

Mas eu tinha que agradecer assim mesmo! Pelo legado *.*


-------------
http://app.strava.com/athletes/614537" rel="nofollow - Meu Strava


http://tinyurl.com/bvnt5jb" rel="nofollow - Vai iniciar no pedal e tem dúvidas? Clique aqui!


Postado Por: Match
Data de Publicação: 26 Jun 2012 as 17:29
O Aleks parou de pedalar?

-------------
Abraços,

M a t c h


Postado Por: apisidio
Data de Publicação: 26 Jun 2012 as 20:40


4  Regras do tipo "nunca 3" (nunca mais de 3 dias de treino seguidos, nunca mais de 3 dias sem treino) do Clythio ajudam a nao ficar bitolado e ainda assim manter o volume de treinos dentro da programação...



Já peguei vários treinos na net que tem apenas um descanso semanal... acho que a maioria ... c acha demais?


-------------
André P. Isidio


Postado Por: Marino
Data de Publicação: 26 Jun 2012 as 20:55
Originalmente postado por Match Match escreveu:

O Aleks parou de pedalar?


Mais fácil o mar secar do que aquele ali parar de pedalar. Tem tanta empolgação para pedalar quanto um cara que acabou de descobrir o ciclismo.


Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 26 Jun 2012 as 22:32
Alex parou um pouco de digitar, assim deve ter sobrado mais tempo para pedalar.
Continua voando.


Postado Por: Match
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 17:01
Originalmente postado por apisidio apisidio escreveu:



4  Regras do tipo "nunca 3" (nunca mais de 3 dias de treino seguidos, nunca mais de 3 dias sem treino) do Clythio ajudam a nao ficar bitolado e ainda assim manter o volume de treinos dentro da programação...



Já peguei vários treinos na net que tem apenas um descanso semanal... acho que a maioria ... c acha demais?
Regra geral, pode ser Regra 3, mas não impede de pedalar todo dia, pois sempre depende da Intensidade


-------------
Abraços,

M a t c h


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 28 Jun 2012 as 18:34
Com certeza Match, fazer um treino forte e no outro dia um gironho leve não faz mal não. Mas tem que ser leve mesmo.

-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 02 Jul 2012 as 14:25
eu nlo consigo separar tempo pra treinar. mas uso a bike como transporte. tô usando umas dicas do complete book of long distance cycling, do pavelka e do burke.
dá pra transformar o retorno pra casa em treino, mesmo que seja só uns 10 kms, de sapato social, mtb (e uns 30kg de livros nos alforjes...). mas não melhoro nas subidas....




-------------
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Postado Por: CARAJÁS
Data de Publicação: 10 Jul 2012 as 14:49
sempre pratiquei atletismo de meio fundo, essa regra  do descanso  é importante, por que é dificil para o atleta entender   que descanso tamben é treino, quando  comecei no ciclismo já aos 37 quando rodava 100 km num domingo de manhan, no outro dia nao conseguia nem descer a escada do segundo andar, hoje nao, depois de um lomgao desses dar até pra dar um trote no outro dia. é tudo questao de adaptaçao ,  a recuperaçao se torna mais rapida com uma caminhada ou trote bem leve no dia seguinte.  devido a circulaçao remover o ácido lactico dos musculos.

-------------
treino duro, prova fácil


Postado Por: Velho
Data de Publicação: 10 Jul 2012 as 15:54
boa a tabela que o colega postou. Salvo engano, num dos livros do Armstrong, que trata da preparação para o tour (acho que 2004), ele coloca como alvo a relação potencia/peso de 7 w/kg.
 
Alguém que roda com medidor de potência já levantou isso para saber quanto um amador movido a feijão consegue?


Postado Por: Match
Data de Publicação: 27 Fev 2013 as 15:27
UP

-------------
Abraços,

M a t c h


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 27 Fev 2013 as 15:45
E ....?


Postado Por: T.C.
Data de Publicação: 27 Fev 2013 as 15:54
UP = Subir = Perfil de escalador.



-------------
O texto acima contém uma verdade absoluta.


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 27 Fev 2013 as 18:00
Acho que o Match tá fazendo spam: http://www.updelivery.com.br/

-------------
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: Cebo
Data de Publicação: 27 Fev 2013 as 18:42
Perfil de coveiro de tópico é genético? hehehehe

-------------
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 27 Fev 2013 as 18:49
Falando sério, o perfil é parecido.
Podemos verificar isso na chegada de uma prova amadora e animal na Espanha, que termina em http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/56128017.jpg" rel="nofollow - Alto de Matasanos.


Postado Por: oDouglas
Data de Publicação: 02 Mar 2013 as 17:02
Opa!

Estava analisando o que os colegas falaram a respeito do peso... Bem, eu acredito que esse fator não influencie, pois antes de pedalar numa road, eu pesava 60 kg e tenho 1,72 m. De lá pra cá não perdi nenhum kilo, mas ganhei massa; tenho um amigo de pedal que tem a mesma altura que a minha e 54 kg e sofre pra subir... Consigo manter 30 km/h na subida, embora não seja profissional me sinto bem assim e gostaria de melhorar pra um dia participar de um audax =)

-------------
oDouglas™


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 02 Mar 2013 as 17:20
Originalmente postado por oDouglas oDouglas escreveu:

Opa!

Estava analisando o que os colegas falaram a respeito do peso... Bem, eu acredito que esse fator não influencie, pois antes de pedalar numa road, eu pesava 60 kg e tenho 1,72 m. De lá pra cá não perdi nenhum kilo, mas ganhei massa; tenho um amigo de pedal que tem a mesma altura que a minha e 54 kg e sofre pra subir... Consigo manter 30 km/h na subida, embora não seja profissional me sinto bem assim e gostaria de melhorar pra um dia participar de um audax =)


30km/h em que tipo de subida? Longa (+ de 4-5km)? Inclinada (+ de 4-5%)? Tudo é relativo, tem subidas que isso é até pouco, tenho amigos que são sprinters relativamente pesados e passam algumas subidas a 40km/h... Mas se for algo que demora mais do que 4 ou 5 minutos ou então com inclinação pesada, vão ficando pra trás. Mto relativo.

Ser leve não garante subir bem, mas pra subir bem precisa ser leve. Tem que ter resistência e força, mas se pesar 80kg e tiver 1.83m de altura (como eu rsss...) nunca vai ser escalador. Portanto, o perfil do escalador é genético sim. Como mas demais habilidades do ciclismo, dá pra melhorar bastante e pode até se defender nas subidas, mas isso é bem diferente de ser escalador.

O escalador puro (coisa rara hj em dia no pelote do ProTour) alé, de subir num ritmo alucinante ainda consegue acelerar com facilidade e várias vezes. Como eu disse, dá pra melhorar bastante com treino mas tem um limite que é justamente genético.

-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: oDouglas
Data de Publicação: 02 Mar 2013 as 17:44
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Originalmente postado por oDouglas oDouglas escreveu:

Opa!

Estava analisando o que os colegas falaram a respeito do peso... Bem, eu acredito que esse fator não influencie, pois antes de pedalar numa road, eu pesava 60 kg e tenho 1,72 m. De lá pra cá não perdi nenhum kilo, mas ganhei massa; tenho um amigo de pedal que tem a mesma altura que a minha e 54 kg e sofre pra subir... Consigo manter 30 km/h na subida, embora não seja profissional me sinto bem assim e gostaria de melhorar pra um dia participar de um audax =)


30km/h em que tipo de subida? Longa (+ de 4-5km)? Inclinada (+ de 4-5%)? Tudo é relativo, tem subidas que isso é até pouco, tenho amigos que são sprinters relativamente pesados e passam algumas subidas a 40km/h... Mas se for algo que demora mais do que 4 ou 5 minutos ou então com inclinação pesada, vão ficando pra trás. Mto relativo.

Ser leve não garante subir bem, mas pra subir bem precisa ser leve. Tem que ter resistência e força, mas se pesar 80kg e tiver 1.83m de altura (como eu rsss...) nunca vai ser escalador. Portanto, o perfil do escalador é genético sim. Como mas demais habilidades do ciclismo, dá pra melhorar bastante e pode até se defender nas subidas, mas isso é bem diferente de ser escalador.

O escalador puro (coisa rara hj em dia no pelote do ProTour) alé, de subir num ritmo alucinante ainda consegue acelerar com facilidade e várias vezes. Como eu disse, dá pra melhorar bastante com treino mas tem um limite que é justamente genético.


as subidas não são o principal problema, o pior são as curvas em subidas... Haha As curvas são maais inclinadas e exigem um pouco mais do indivíduo. Moro na serra gaúcha, as subidas são contínuas, 7~8 km... Mas ainda estou longe de ser bom em alguma coisa :(

-------------
oDouglas™


Postado Por: IDatti
Data de Publicação: 02 Mar 2013 as 18:39
Alex SP, tenho algumas dúvidas:
1. Qual o VO2 médio dos ProTour? você saberia dizer a diferença entre contrarrelogistas de curta e de longa, passistas, sprinters e escaladores?
2. os estudos que falam do quanto é possível melhorar o VO2 (cerca de 10 a 20%) consideram/são ajustados para variação de peso do atleta? (só de cair de 70 para 65Kg já se ganha cerca de 8% no VO2 max relativo). Foram usados para o estudo atletas bem treinados submetidos a treinamento específico para aumentar o VO2 ou pessoas sedentárias submetidas a treinamento para elevar o VO2?


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 02 Mar 2013 as 22:06
Originalmente postado por IDatti IDatti escreveu:


Alex SP, tenho algumas dúvidas:
1. Qual o VO2 médio dos ProTour? você saberia dizer a diferença entre contrarrelogistas de curta e de longa, passistas, sprinters e escaladores?


O médio é dificil saber, pq varia um tanto. Os ponteiros que disputam o GC tem um VO2 bem alto, adima de 70 ou mesmo 80. Aberrações como o LeMond (~94), o Hinault (~91), o Evans (~ 88) puxam a média pra cima, mas um Cavendish (~57) por exemplo puxa pra baixo. Pelo que eu sei, a maioria ali está acima dos 65, com muitos na faixa dos 70 e uma minoria na casa dos 80.

Bons passistas, independente da distâcia, necessariamente tem "motorzão" (>80), escaladores nao necessariamente pq o peso e a composição corporal (gordura x musculatura) afetam mais a questão peso-potência e isso determina o desempenho em subidas muito mais do que no plano. Aliás, um VO2 alto é bom e faz diferença (mesmo entre amadores), mas é muito relativo. A potência máxima sustentável em proporção ao VO2max é a verdadeira medida da performance.

Originalmente postado por IDatti IDatti escreveu:


2. os estudos que falam do quanto é possível melhorar o VO2 (cerca de 10 a 20%) consideram/são ajustados para variação de peso do atleta? (só de cair de 70 para 65Kg já se ganha cerca de 8% no VO2 max relativo). Foram usados para o estudo atletas bem treinados submetidos a treinamento específico para aumentar o VO2 ou pessoas sedentárias submetidas a treinamento para elevar o VO2?



Até onde eu sei, 10-20% de melhora do VO2 é muito, mas depende de onde vc está saindo e tb da sua genética. Mas de fato baixar o peso, principalmente perdendo gordura, melhora. Quanto mais próximo do seu teto biológico, menores os ganhos e vice-versa, claro. Mas voltando ao que eu disse acima, na minha opinião é mais eficiente focar o treinamento no FTP do que no VO2, pq isso traz mais ganhos, tem menos limites e inclusive melhora o próprio VO2 no processo.

-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 02 Mar 2013 as 22:36
Aos 40 e poucos anos, bem treinado, mesmo, cheguei a estimar uns 52, 53.

Não imaginava que Cav tivesse só 57 de VO2, e nem que fosse possível bater na casa dos 85-90!!
Nunca tinha ouvido falar desses números desses sujeitos.
Consta que LA (aquele cujo nome todos evitam pronunciar, o demo Evil Smile) batia 75-78... e eu já achava isso muito.

Alex, já testou?


Postado Por: Gugax
Data de Publicação: 02 Mar 2013 as 22:54
Pessoal,como se calcula o VO2 e o que é FTP?

-------------
"Hen oida hoti ouden oida" –Sócrates/ Dei vestri sit purus phantasia!-et ego
"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 02 Mar 2013 as 22:59
O do Lance, pelo que sei, é na faixa dos 83-84. Engana-se quem acha que ele é um cara menos do que extraordinário fisicamente e que só venceu o Tour pq se dopou ou comprou a UCI, ele é fora da curva. O Indurain é outro freak, com ~88. Não é tão ncomum assim, mas estamos falando da nata humana num dos mais exigentes esportes de endurance entao....

O Cavendish sem uma roda não puxa nem 5km no plano na velocidade, mas eu tb duvido desse número e acho (minha opinião, com base em algumas teorias e observações) é que ele tá mais pra 60-65 no mínimo, o que explica a Milan Sanremo pq o mundial ele venceria com um VO2 de 57 (talvez rsss...).

Já testei, e o VO2 razoavelmente bom é talvez meu único consolo no ciclismo hehehe Embora ultimamente nem isso tenha servido de consolo ou ajudado muito

-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: T.C.
Data de Publicação: 03 Mar 2013 as 09:19
O Cadel Evans tinha 88 ml/kg/min, mais que o LA.

-------------
O texto acima contém uma verdade absoluta.


Postado Por: IDatti
Data de Publicação: 03 Mar 2013 as 12:22
Valeu Alex

Originalmente postado por Gugax Gugax escreveu:

Pessoal,como se calcula o VO2 e o que é FTP?
a maneira mais fidedigna é fazendo o teste ergoespirométrico. Mas dá pra estimar com testes práticos, dá uma fuçada no site da tacx que eles tem alguma coisa lá.


Postado Por: Rodrigo_ss2
Data de Publicação: 04 Mar 2013 as 09:21
mude-se para um lugar no alto...assim quando estiver voltando morto de algum pedal, louco pra chegar em casa e tomar um banho, ainda terá um belo de um  desafio..rsrsrs

depois de algum tempo vc subirá igual ao Pantani!!
rsrsrsrs




Postado Por: FERGUS
Data de Publicação: 07 Abr 2013 as 10:47
Show...rsrsr as cidadezinhas mais interioranas costumam ter bons treinadores digo, cachorrões...rsrs


Postado Por: Clythio
Data de Publicação: 07 Abr 2013 as 16:51
Originalmente postado por FERGUS FERGUS escreveu:

Show...rsrsr as cidadezinhas mais interioranas costumam ter bons treinadores digo, cachorrões...rsrs


Fergus, o cavalo que se comporta mal.
http://www.hipismoeco.com.br/blog/fergus-o-cavalo-se-comportando-mal/" rel="nofollow - http://www.hipismoeco.com.br/blog/fergus-o-cavalo-se-comportando-mal/

http://www.hipismoeco.com.br/blog/fergus-o-cavalo/" rel="nofollow - http://www.hipismoeco.com.br/blog/fergus-o-cavalo/

http://www.fergusthehorse.com/#!/page_home" rel="nofollow - http://www.fergusthehorse.com/#!/page_home

Já entrou no fórum com as 4 patas, equinas, e caninas!  Cool

Mas olha, que ninguém tinha sugerido isso ainda aqui no fórum!
Quem não tem perfil de escalador (gafanhotos aeróbicos) como eu não tenho, é só procurar uma ladeira com cães ferozes soltos e ficar lá, subindo, subindo, contando com o incentivo canino, e em breve seremos todos como o Wiggo e o Bife!!


Postado Por: André Martins
Data de Publicação: 07 Abr 2013 as 18:45
KKKKKKKK....



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net