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Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens

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Categoria: Assuntos Gerais
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Tópico: Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens
Postado Por: Luiz Fernandes
Assunto: Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens
Data de Publicação: 25 Jul 2010 as 16:38

Para quem ainda não conhece o formato 29er ou Aro 29 segue a tradução do Manifesto 29er do Triatleta Sul-africano Conrad Stolz.


O que é um 29er?Shocked

O 29er é uma mountain bike com rodas 700c - ou 29 polegadas - ao invés do "normal" de 26 polegadas.

29ers têm vindo a ganhar popularidade (principalmente no E.U.A.) nos últimos poucos anos, mas ainda é considerado como um "nicho" ou "bicicleta diversão." Muitas vezes, como única velocidade e bicicletas rígidas. (Sem suspensão)

No começo do mountain bike, a roda de 26 polegadas não foi escolhido por uma razão científica, era o tamanho da roda mais conveniente disponível no momento. Eu acredito que o 29er é mais adequado para a maioria das aplicações de mountain bike.

Por 29er? Vantagens.Thumbs Up

Aumentar a área de contacto - curvas mais seguras e rápidas , melhor tração subindo e melhor frenagem. "Flutua" sobre a areia e terreno solto.

Baixa pressão dos pneus devido ao maior volume de pneus.

Maior ângulo  de ataque - Pedaladas mais suaves com menos resistência por cima de obstáculos.

Grandes rodas embalam com mais facilidade.

Menos resistência ao rolamento.

Maior confiabilidade em  terreno técnico.

Mais conforto e menos fadiga.

Desvantagem 29erThumbs Down

Maior peso nas rodas.

Aceleração lenta.

É mais difícil de manobrar em trilhas muito fechadas devido a distancia entre eixos e o tamanho da roda.

Dificuldade na construção de quadros Full Suspension.

A oferta de peças para 29er ainda é pouca. (Garfos, quadros, Pneus e câmaras)

Porque as  29er são uma revolução?Shocked

Eu acredito que as 29er ocupam um lugar muito válido em MTB equitação e corrida cena.

Como competidor  de classe mundial, eu acredito que uma 29er bem construída irá rodar tão bem, e na maioria dos casos melhor do que uma bicicleta de 26 polegadas.

Eu gostaria de revolucionar a forma como a indústria do mountain bike vêem as 29er .

Quem sou eu?Star

Conrad Stoltz - 3 x Campeão Mundial do  XTERRA.

Representante Sul-africano nas olimpíadas de 2000-2004 no Triatlo Olímpico.

Patrocinado pela Specialized e Avia.

“Biking machine…” - the rougher the course the better.

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&ie=UTF-8&sl=en&tl=pt&u=http://www.conradstoltz.com/&rurl=translate.google.com.br&twu=1&usg=ALkJrhgxTAerViuqHrUbg6FbRAJHbaF8Ow" rel="nofollow - ConradStoltz.com

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&ie=UTF-8&sl=en&tl=pt&u=http://www.conradstoltz.com/&rurl=translate.google.com.br&twu=1&usg=ALkJrhgxTAerViuqHrUbg6FbRAJHbaF8Ow" rel="nofollow">Clap




Respostas:
Postado Por: Telles
Data de Publicação: 27 Jul 2010 as 21:33
A única "grande" desvantagem que percebi até agora foi somente na retomada de velocidade. Até em subidas não notei muita diferença.
Abraços


Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 27 Jul 2010 as 23:29
Muito bom saber disso Telles.
Ainda existem muitos paradigmas quanto ao formato 29er, que aos poucos são quebrados.

Um deles foi que as aro 29 seriam ideais apenas para ciclistas com mais de 1,80m. Hoje em dia existem quadros relativamente pequenos em relação aos primórdios das 29er que atendem bikers de 1,57m como a piloto da Trek Subaru Willow Koerber.
http://img94.imageshack.us/i/p29brwillowworldcup.jpg/" rel="nofollow">

Uploaded with http://imageshack.us" rel="nofollow - ImageShack.us
Com a 29er, Willow esta mandando ver nas etapas da copa do mundo de MTB.

O paradigma da falta de peças esta se dissolvendo devagar e aos poucos os logistas estão descobrindo o formato. Mas ninguem quer arriscar deixar uma 29er encalhada e "tomar prejuizo", como cansei de ouvir.

Então tá. vamos manter vivo esse topico de "esclarecimentos".



Postado Por: SilvioSa
Data de Publicação: 28 Jul 2010 as 05:04
Continuando com a quebra de paradigmas, a Trek, com sua linha Gary Fisher, disponibiliza dois modelos de 29ers com geometrias voltadas para as mulheres, com quadros nos tamanhos 14.5, 15.5 e 17.5

X-Caliber WSD: A high-performance 29er just for women with a 10-speed drivetrain, FCC MTB and G2 Geometry



The Mamba WSD — attractive price, features, and women-specific design make it easy for women to ride a 29er




Postado Por: Telles
Data de Publicação: 28 Jul 2010 as 17:20
Estou usando uma Caloi 29, quadro 18 ( entrada no formato, para conhecer os rodões...hehehehe), em sua configuração original, 11-34. Somente inverti o avanço do guidon, (passando os espaçadores para a parte de cima do avanço) e coloquei um flat de 620mm.Tenho 1.78 de altura. Não senti diferença nenhuma nas subidas, mesmo com a relação original de fábrica. Como me dedico a XC Maratona, estou pensando em pneus 1.9/1.95 ( aquela borracha toda é muito confortável, porém, no meu caso peso morto....). O único porém, nada que um "mocotó" não resolva, é realmente a retomada, aquele momento em que vc tem que dar uma parada e voltar a acelerar. Para descer, além de todo santo ajudar, os rodões fazem uma ENORME diferença, já que eles "engolem" todas as irregularidades pelo caminho. Estou muito satisfeito. Agora uma pergunta. O uso do aro 29 já está liberado aqui no Brasil para todas as provas, ou depende da organização do evento? Abraço a todos


Postado Por: Matheus Aguilar
Data de Publicação: 28 Jul 2010 as 17:31
Originalmente postado por Telles Telles escreveu:

Estou usando uma Caloi 29, quadro 18 ( entrada no formato, para conhecer os rodões...hehehehe), em sua configuração original, 11-34.

Olá Telles, blz?

A sua Caloi Two Niner veio realmente com o cassete 11-34? Estou perguntando porque todas as que vi vieram com 11-32 (inclusive tem relato de algumas pessoas que compraram ela e a primeira coisa que trocaram foi o cassete).

Abraços.


Postado Por: Telles
Data de Publicação: 28 Jul 2010 as 18:51
Fala Matanzo, blz? Cara ela veio com 11-34, e não troquei ( devo ter dado sorte naquelas famosas "....as peças podem variar de acordo com a disponibilidade do fabricante...."  hehehehe). Muito tranquilo para subir, não dá praticamente diferença nenhuma em relação a uma aro 26. Não estou, ao menos por ora, achando necessário passar para um 12-36. Porém o grande teste vem este final de semana, quando vou subir o Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo Big smile Big smile, após um pedal de mais ou menos uns 60 Km. Somente mudei a posição para uma tocada mais "race", já que me sinto melhor assim. A bike da Caloi é, no conjunto, muito boa e não senti diferença significativa do quadro 18 para aro 29 para o 18 para aro 26 que uso, já que no quadro 18 ( Kona Kula Supreme) para aro 26 uso canote com seatback, e no 18 para aro 29 não. Francamente falando: Foi uma ótima compra a da caloi 29, relação custo benefício para entrada no formato dos rodões. Recomendo.


Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 28 Jul 2010 as 19:49
Olha, até agora não tem nada impedindo que um mountain biker use uma 29er em competição de XC, Short Track ou XCM.
Preciso confirmar, mas a UCI tem uma regra que permite seu uso e podemos ver que atletas dos EUA e Alemanha competindo com bikes de roda grande.


Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 04 Ago 2010 as 00:29
Off Topic - O 4º Desafio Marcio May de Ciclismo e MTB que sera realizado dia 28/11/2010 em Rio do Sul, permitirar MTB de Aro 24 a aro 29 com garfos rigidos (percurso somente asfalto).
http://www.marciomay.com.br/desafio/2010/" rel="nofollow - http://www.marciomay.com.br/desafio/2010/


Postado Por: cleberantoine
Data de Publicação: 10 Ago 2010 as 19:37
Estou usando uma Specialized Expert 29, quadro 19,
Tenho 1.72 de altura. Senti muita diferença para 26, mas acredito que eh por causa do tamanho do quadro, vou vender a minha e pegar uma 16 ou 17....
Nas subidas eu achei que traciona muiiiito melhor, principalmente em cascalho/pedregulho, o trem nao patina de jeito nenhum, mesmo em trechos com 20% de inclinação!!!
A retomada/aceleração achei mais lenta tambem
Para descer eh muito melhor q as 26 alem de embalar mais ainda te da mais segurança, o RODAO empolga muito morro abaixo!
No fim da conta estou satisfeito, so vou mudar o tamanho.
Recomendo..

Att,

Cleber


Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 10 Ago 2010 as 23:21
Originalmente postado por cleberantoine cleberantoine escreveu:

Estou usando uma Specialized Expert 29, quadro 19,
Tenho 1.72 de altura. Senti muita diferença para 26, mas acredito que eh por causa do tamanho do quadro, vou vender a minha e pegar uma 16 ou 17....


Att,

Cleber
É uma stumpjumper?
Realmente, 19 fica muito grande mesmo. Tenho 1,73 e vou pegar uma 16".

Que bom que curtiu as rodonas.




Postado Por: nocoderj
Data de Publicação: 11 Ago 2010 as 17:30
Uma dúvida!!

Transportar uma 29'er em carro tem alguma diferença? No teto, atrás, dentro do carro.


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SPZ Camber Comp 29er \o/


Postado Por: reinaldo lupiao more
Data de Publicação: 11 Ago 2010 as 18:15
Originalmente postado por Luiz Fernandes Luiz Fernandes escreveu:

Originalmente postado por cleberantoine cleberantoine escreveu:

Estou usando uma Specialized Expert 29, quadro 19,
Tenho 1.72 de altura. Senti muita diferença para 26, mas acredito que eh por causa do tamanho do quadro, vou vender a minha e pegar uma 16 ou 17....


Att,

Cleber
É uma stumpjumper?
Realmente, 19 fica muito grande mesmo. Tenho 1,73 e vou pegar uma 16".

Que bom que curtiu as rodonas.

Eu tenho 1,79cm e peguei Stumpjumper comp29er 17,5 !


Postado Por: SilvioSa
Data de Publicação: 12 Ago 2010 as 04:17
Originalmente postado por nocoderj nocoderj escreveu:

Uma dúvida!!

Transportar uma 29'er em carro tem alguma diferença? No teto, atrás, dentro do carro.
A minha eu carrego no teto do carro na boa. Só que como meu carro é um Fiesta Street, a roda dianteira da bicicleta não cabe no porta-malas.
Mas o da 26 também entrava apertado.



Postado Por: Fernando Druck
Data de Publicação: 12 Ago 2010 as 13:31
Por que são lindas....


Postado Por: antoniocatim
Data de Publicação: 12 Ago 2010 as 15:41
Amigo eu tenho 1,65 de altura e tenho uma rockhopper 17 e está perfeita para mim, e por vc ser um pouco mais alto teria que ser 17 também.

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Antonio Carlos TIM


Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 12 Ago 2010 as 23:59
Pois é Antonio, como uma vez o Adil alegou no seu Blog, a Specialized constroi 29ers mais compactas que as demais marcas.

A maior desvantagem ainda é o desconhecimento do formato e a incredulidade de muitos.
Tem muita gente que acha que é uma febre passageira.
Tudo leva a crer que não é.




Postado Por: Guiné
Data de Publicação: 20 Ago 2010 as 04:34
Kolé...

Bom tópico Luiz!
Às vezes eu sou radical quando falo dos comparativos dos 26 X 29 e a galera acha q é mentira. As vantagens são tão impressionantes, que chegam a ser humilhantes em certas comparações.
Quem nunca usou, não pode nem abrir a boca p/ falar q um amigo disse, q ouviu ou leu em tal lugar.

Eu gosto muito das 26. Mas no comparativos, elas não chegam ao rastro das 29.

Mas como os outros gostam de comentar, vamos lá. As duas únicas coisas q as 29 perdem p/ as 26 são:

1 - Retomada de aceleração: Lógico! Isso é física. Quanto maior a roda, mais demorado será aceleração. Sem comentários!

2 - Peso (comparando rodas, pneus, cubos, câmaras de ar, raios da mesma marca e modelo): Lógica sem noção. Se a 29 é maior do que 26 brutalmente, será mais pesada.

Considerando estes dois "pontos negativos"... nenhum deles vai te atrapalhar numa trilha ou deixar de ganhar alguma prova.
Então eu sempre digo, não é peso que faz vc andar mais, e sim, suas pernas (condicionamento) e seus equipamentos adequados p/ tal uso.

Por fim, as minhas frases... Redescubra o MTB: Pedale numa 29.

Abraços


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Guiné Racing Team


Postado Por: Adriano Diniz
Data de Publicação: 21 Ago 2010 as 15:23
Hummmm.... interessante este tópico ! No momento estou em um periodo sabático de MTB , andando só de road , mas é claro que vou voltar .  Não faço XC ando por estradões junto com minha esposa , baixa dificuldade técnica e boas distancias . Ando pensando seriamente um fazer esta troca , vender minha Astro XTC 26" e comprar uma 29". Lendo este tópico avontade aumentou.

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Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?


Postado Por: reinaldo lupiao more
Data de Publicação: 21 Ago 2010 as 15:47
Originalmente postado por Adriano Diniz Adriano Diniz escreveu:

Hummmm.... interessante este tópico ! No momento estou em um periodo sabático de MTB , andando só de road , mas é claro que vou voltar .  Não faço XC ando por estradões junto com minha esposa , baixa dificuldade técnica e boas distancias . Ando pensando seriamente um fazer esta troca , vender minha Astro XTC 26" e comprar uma 29". Lendo este tópico avontade aumentou.
Blz Adriano,se quiser andar com a minha e só passar uma MP que combinamos!
Abraço


Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 28 Ago 2010 as 14:25
Up!


Postado Por: rodrigoaraxa
Data de Publicação: 28 Ago 2010 as 23:08
Bom eu estou usando uma Niner e usei as 26er por 17 anos....nada, mas é nada mesmo a reclamar..volta pra 26 mais não!! ja estou juntandoa grana pro meu niner air carbon!!!
http://img291.imageshack.us/i/p2408101013.jpg/" rel="nofollow">


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"Para o alto..e Avante!!"


Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 29 Ago 2010 as 00:44
E esse pedivela Rodrigo?
Eu pensei em montar um pedivela com coroas tunadas mas larguei mão pela dificuldade em encontrar coroas de 26 x 38, para usar com um k7 11-34, que seria o ideal pra mim pelos meus cálculos.
Como que foi sua experiência? Acertou de primeira a relação?



Postado Por: rodrigoaraxa
Data de Publicação: 29 Ago 2010 as 15:33
Opa Euler...acertei não...com a menor 26 é preciso um k7 36 pq ainda ta meio pesado , mas da pra uasar beeeeem melhor que uma relação tradicional 22-32-44....e eu tb nao estou bem treinado...se estiver bem treinando esta relação é perfeita sim!! pode usar!!!

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"Para o alto..e Avante!!"


Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 30 Ago 2010 as 14:17
Originalmente postado por rodrigoaraxa rodrigoaraxa escreveu:

Opa Euler...acertei não...com a menor 26 é preciso um k7 36 pq ainda ta meio pesado , mas da pra uasar beeeeem melhor que uma relação tradicional 22-32-44....e eu tb nao estou bem treinado...se estiver bem treinando esta relação é perfeita sim!! pode usar!!!


Mas será que com aquele k7 de 9v e 36dentes da Shimano vale a pena?
Eu acho que é pesado... eu queria andar de 11-34, mas daí as coroas teriam que ser 24x38 (eu disse 26 errado)... nessa medida achei as coroas da Specialites, uns 50 euros as duas, razoável, mas só achei na europa, aí frete e imposto mata a viabilidade no momento.
Vou esperar pra ver os grupos x7 e x9 da sram com 2x10, acho que vai valer mais a pena.
Enquanto isso o negócio é andar de 22-32-44 e sonhar com duas coroas... ehehe

Quais são as suas coroas? Comprou fora?



Postado Por: Telles
Data de Publicação: 31 Ago 2010 as 21:44
Estou usando 22-32-44 com 11-34 e tirando paredes com "inclinação de 90º" estou conseguindo subir sem muito sofrimento. Até agora só coloquei gravata vermelha em uma subida, lá em Arraial do Cabo, no chamado Morro da Antena, porque realmente é algo meio que bizarro ( parecido com a Ladeira da Morte chegando em Ibitipoca - MG, o chamado "virazóio"). Abraços a todos


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 16:29
estou usando coroas 42/32/22 e k-7 XTR 12-34 com pedivela 180mm.
pena que o quadro esteja grande para mim, o ideal era eu ter comprado 16" em vez de 18" com top tubo horizontal 600mm.


Postado Por: rmfs66
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 17:58
Originalmente postado por EulerCWB EulerCWB escreveu:

 

Mas será que com aquele k7 de 9v e 36dentes da Shimano vale a pena?


Eu estou usando este k7 12-36 da shimano. Realmente é pesado, mas, na minha opinião, vale  muito a pena.  Pesei um K7 Xt 11-36 (10v) e este pesa uns de 100g a menos que o 12-36 (9v). Pena não termos uma opção mais leve com 9v


Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 18:48
Na minha opinião... a maioria das pessoas ainda não usa uma relação apropriada para a 29er, e sim uma adaptação das 26" (pq é o que temos em mãos)

Ainda não estamos tirando tudo que o conjunto 29er pode apresentar.

Quando terminar de montar minha 29er, vai ser com 3x9, mas contrariado por um tempo...ehehe

Acho que não tem pq usar 3 coras. O melhor mesmo seria um k7 de 9v com 12-36 LEVE, e duas coras menores... de 24 e 38 ou no máximo 26x40...

É dificil usar 42x11 na 26" e dizer que "faltou marcha" normalmente vc estará tão rápido numa descida que já é hora de parar de pedalar e se concentrar na direção (isso se não for num asfalto certinho sem graça).

Uma coroa a menos, coroas menores, tudo favorece nas 29ers.
Acho que os novos grupos da Sram de 2x10 vão arrebentar nas 29ers.


Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 18:51
Esqueci de falar uma coisa que lembrei...

Tem pra vender na europa, mas é meio carinho ainda... rsrs

É uma COROA apenas, de 36 dentes, de Alumínio eu acho, mais uma porca especial para k7.

Funciona assim:

Vc desmonta QUALQUER cassete, tira a engrenagem de 11 dentes e coloca a de 36 entre a última e os raios, e aperta com a porca que veio no kit (para fixar o k7 no cubo).

Se não fosse caro seria uma ótima...


Postado Por: Telles
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 15:02
Tô indo pra lá no final do ano..........Vou dar uma procurada. Euler, quando você fala "caro", está falando mais ou menos de quanto? Engraçado, eu gosto do 42 X 11 quando da coisa embala..........Abraços a todos


Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 20:09
Originalmente postado por Telles Telles escreveu:

Tô indo pra lá no final do ano..........Vou dar uma procurada. Euler, quando você fala "caro", está falando mais ou menos de quanto?


55 Euros, sem frete, sem impostos, acho que chega perto dos 300 Reais pra trazer eim...


Originalmente postado por Telles Telles escreveu:


Engraçado, eu gosto do 42 X 11 quando da coisa embala..........Abraços a todos


O Loco!!! Eu concordo que de pra usar... mas vc vai estar numa cadencia bem baixa não é mesmo? Ou vc vai me dizer que ainda falta marcha nessa relação com ums 29er?? ehehe





Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 20:09
Esqueci

http://www.frmbike.biz/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=341&category_id=70&option=com_virtuemart&Itemid=26


Postado Por: Telles
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 20:57
É, realmente é bastante caro.......................Não é que falte marcha não (  já sou antigo de RG....), é que quando os rodões começam a girar de verdade, fica até confortável para manter a velocidade. O mais legal é ficar vendo as árvores passando.......hahahaha. Abraços a todos


Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 22:29
Originalmente postado por Telles Telles escreveu:

É, realmente é bastante caro.......................Não é que falte marcha não (  já sou antigo de RG....), é que quando os rodões começam a girar de verdade, fica até confortável para manter a velocidade. O mais legal é ficar vendo as árvores passando.......hahahaha. Abraços a todos


Só por curiosidade... a quanto por hora vc tá andando na 42x11 na 29er?


Postado Por: junaofonseca
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 23:39
Comecei a usar semana passada essa relação,42-32-24 c/ um cassete 12-36,gostei muito.
Meu amigo Rodrigo, me deu a ideia de experimentar o pedivela c/ 38-24 e o msm cassete.
Vou pegar a coroa 38t esse fim de semana e na próxima já monto.




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Junão

Niner Air 9 Carbon Singlespeed
Niner E.M.D.9 1x10

One Bike One Rider One Speed


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 01:37
Acabei de voltar da primeira trilha com a 29er que estou testando (uma Epic S-Works 29er 2011). Tinha fechado uma Epic S-Works 26" mas o Dani Aliperti e o Eric da Spz insistiram pra que eu testasse a 29er 2011 antes de abraçar pra valer, e me emprestaram pra eu tirar a dúvida. Até então, minhas experiências com 29" haviam sido todas em HTs de alu

Foi um rolê duro, saí de casa no final da tarde e fui até Alphaville pra fazer a Roberta Close de noite. Não consegui fazer ela inteira pq mudou demais ali e faz aaaanos que não ia pra lá. Mas dei um bom rolê e até conheci umas trilhas novas, em breve vou voltar pra explorar ali de novo. Alphaville foi meu "quintal" nos anos 90, mas onde era tudo terra agora só tem asfalto e condomínios. Enfim...

Logo que saí de casa achei que estava num caminhão. Apesar do baixo peso (10,2kg com tudo menos eu) a bike não rendia. Fui ajustando a suspensão aqui e ali, o sistema BRAIN exige bastante atenção. Mas não é difícil e depois de duas ou três paradas rápidas já estava 80% melhor. Mesmo assim... a sensação do "rodão", a posição "moto" de guidão largo e posição mais ereta (comparada com minha softail 26" totalmente racing) me deu uma péssima sensação.

Mas o esquisito é que a bike sobe bem mesmo assim. Sempre pego 2km de subida pra sair de casa e chegar no Jockey, e fiquei meio espantado com o rendimento da bike. As rodas são ridículas de leves, 1.400g com aros de carbono (peso de rodas de speed!!!) e aceleram muito bem até. Ainda tem diferença pras minhas CrossMax SL 26", que devem ser mais pesadas e se bobear menos rígidas até, mas não consegui ainda definir nem quantificar isso nessas primeiras 4 horas de pedal com a magrela.

Eu gostei. Tive uma ótima impressão, uma boa experiência. Claro, é uma bike muito top (Sram XX 2x10, freios Avid XX, bike de 10kg, suspensão 100mm muito eficiente, rígida e tals..) mas de cara eu achei que ia ficar com a Epic 26" mesmo pq a sensação é bem diferente. Mas o desempenho talvez seja realmente melhor, principalmente na terra. No asfalto, ela rende demais, eu consegui manter quase 38km/h de média da Marginal e na Castello de SP até Alpha e na volta. Apesar do pneuzão barulhento, a bike rende muito mais do que uma 26" em velocidades mais altas.

Este feriado estou indo com ela pro meu sítio, onde vou poder comparar ela diretamente com a minha ST nas trilhas que estou acostumado. Já deu pra sentir que a 29er 2011 é um canhão, mas eu quero tirar a prova dos 9 (29? Tongue) e ter certeza, pq o investimento é alto. A Epic S-Works 26 tb é um avião, mais leve e eu estou acostumado com aros 26 desde que comecei no MTB em 85. Enfim, quero uma bike bem racing e não tenho ainda certeza se a 29er é mais racing do que a 26, mas felizmente vou ficar um bom tempo com ela pra avaliar.

Depois vou postando minhas impressões aqui. Daqui a pouco coloco umas fotos da máquina pra galera curtir ;-)


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Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 13:22
Originalmente postado por junaofonseca junaofonseca escreveu:


Vou pegar a coroa 38t esse fim de semana e na próxima já monto.




Araxá está bom de peça então eim Junão!!

Eu procurei e só achei na Alemanha!!! ahahah

As coroas 38T que tem pra vender no Brasil são para DH, não são indexadas... cuidado na hora de comprar.


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 14:13
Em relação ao texto do Conrad Stolz, eu não sei se concordo totalmente com essa afirmação dele:

No começo do mountain bike, a roda de 26 polegadas não foi escolhido por uma razão científica, era o tamanho da roda mais conveniente disponível no momento.
 Eu acredito que o 29er é mais adequado para a maioria das aplicações de mountain bike.

Em primeiro lugar, a roda 29 tb não foi escolhida por uma "razão científica". Senão, ela teria sido "inventada" antes, afinal o MTB tem quase 30 anos, muito investimento em pesquisa e desenvolvimento, e essa possibilidade teria sido estudada antes.

Segundo, quando na época em que inventaram o MTB haviam exatamente os mesmos tamanhos de roda que temos hj: 20, 24, 26, 29... E foram sim feitos experimentos com praticamente todos esses tamanhos, exceto o aro 20" que é muito pequeno e não se presta ao off-road. Aliás, foi justamente a época quando mais se experimentou com praticamente tudo no MTB! Algumas bikes tinham aros de tamanhos diferentes na frente e atrás, combinações de 24/26, 26/29, 24/29... havia de tudo.

E mesmo assim se optou pelo 26", que - tudo bem - eram os mais comuns, disponíveis e apropriados pq eram o padrão das cruisers e beach bikers que deram origem às primeiras MTBs. Mas isso não quer dizer que eram a única opção, nem que as 29er sejam necessariamente melhores. Ora, os verdadeiros pais do MTB (os franceses do VCCP) tb rodaram com 26 e 29 lááá atrás (nos idos de 1955), e ainda assim escolheram as 26! Não pode ser por acaso, e certamente as 26 não são tão inferiores às 29 assim. Talvez a questão seja de quantidade e não de qualidade: quanto(e se)  a 29er pode ser melhor do que as 26? Essa é a resposta que eu estou procurando...

A real é que o 29er nasceu muito mais da necessidade da indústria se "reinventar" do que de um "aperfeiçoeamento baseado na ciência". Ou seja, independente de ser ou não mais eficiente e melhor, o movimento 29er tem muito mais de marketing do que de ciência LOL É a mesma força (marketing) por trás do freeride, das all-mountain e outras coisas do tipo.

Um grupo pequeno e inovador começa a fazer experimentos com variações de coisas que já existem. Algumas empresas com força e mente aberta enxergam o potencial (no caso, eu diria que nomes como Bontrager, Fisher, Specialized, etc. estão por trás dessa promoção) e "embalam" pra consumo, vendendo um novo conceito que aí sim, vai acompanhado e "açucarado" de "fatos científicos". Lógico, com tanto investimento em cima uma idéia que já é boa se torna ainda mais refinada, avançada e vendável. Eu estou no MTB desde 85 e vi isso acontecer algumas vezes.

Mas eu admito que nada disso tira os méritos das 29ers. Como disse, estou testando uma no momento, e justamente a que é considerada a mais evoluída do momento em termos de peso, geometria e funcionalidade. O fato de ter rodas levíssimas, suspensão eficiente e geometria racing faz da Epic S-Works 2011 uma bike excepcional. Eu estou procurando manter a mente aberta e receptiva pra poder formar uma opinião clara (ou o mais objetiva possível, pra mim), mas ao mesmo tempo cética pois eu tenho certeza mais do que absoluta que a Epic S-Works 26" tb é matadora, um avião. Só quero ter uma opinião o mais objetiva possível (pra mim) sobre as vantagens e desvantagens de cada uma, pra poder decidir com qual eu vou "casar" LOL


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Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: fixer
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 15:14
Junao,
Essa relação 38x24/12x36 promete ser perfeita!
Muito parecida com uma relação de 36x22/11x34.
Mas onde encontrar essas coroas aqui no Brasil??


Postado Por: SpaceTrader
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 15:23
Olá Alex, 

Assim não vale!! Foi testar logo de cara uma Epic S-Works 2011? Estou aguardando seus novos relatos de sua experiência com esta 29er, estou com uma Saga 18" há 3 semanas e sei como é difícil fazer um comparativo entre os dois tamanhos. 

Logo nas primeiras pedaladas, fiquei também com esta sensação de estar em uma bike acima do meu tamanho (tenho 1,85m e uso 19" nas 26ers), senti também uma certa dificuldade em fazer curvas fechadas em baixíssima velocidade e na aceleração devido ao peso das rodas (2,2 kg plus).

Após três semanas e 450 kms rodados, alguns single tracks e estradas de terra e muito asfalto em São Paulo, acho que dá para tirar algumas conclusões (pessoais) sobre esta bike, não necessariamente sobre o formato 29er:

Sensação de roda presa ao sair do zero e nas retomadas de velocidade, muito por conta do peso das rodas e estar calçado com pneus para MTB, porém senti maior facilidade em manter velocidade no plano.

Pedalar em pé em subidas aproveitando-se do "momentum" é uma delícia, conseguia manter velocidade mesmo após algumas centenas de metros... a bike embala bem, o que eu vejo como uma grande vantagem em provas de maratona em piso não muito irregular.

Subidas...uma relação 42-30-20 seria bem vinda, senti um pouco de dificuldade pra escalar comparando-se à minha 26er que possui rodas bem mais leves, além é claro pelo fato da relação ficar mais pesada mesmo por conta do tamanho da roda, porém ela traciona super bem.

É engraçado, mas depois de três semanas, peguei minha MTB 26 pra dar um rolê e matar a saudade... fiquei tão acostumado com a 29 que estranhei muito a outra bike!!! 

Abs


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Vamos à luta, filhos da Pátria!


Postado Por: fixer
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 15:33
Encontrei essas:

24t inner: http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=459

38t: http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=435



Postado Por: fixer
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 15:35
Encontrei essas:

24t inner: http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=459

38t: http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=435




Postado Por: Telles
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 17:07
Rapaz, eu não uso Cateye não, mas o final das 29 é muuuuuiiiiiiito superior aos das 26. Quando o "trator" embala de verdade, fica até meio difícil parar com os "queridos" freios mecânicos Avid originais da Caloi 29, em especial nas descidas. Abraço a todos


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 17:14
Pois é Space, como vc disse é tudo uma questão de acostumar. Eu tb estou acostumado às 26" e estranhei. O tamanho é o certo pra mim (L), mas como a bike é emprestada eu tive que ajustar tudo. Ainda estou ajustando, esse fds vou aproveitar pra brincar com as regulagens da suspensão e experimentar ela nas trilhas que eu ando sempre. A maior parte é estradão mas ontem peguei uns trechos mais técnicos, já deu pra sentir alguma coisa sobre o comportamento da bike.

Na minha opinião, a maior vantagem da Epic é o baixo peso das rodas: 1.400g é muuuito leve pra uma MTB, mais ainda pra uma 29er. A bike toda tá pesando 10,2kg com pedal, Cateye, suportes e tudo. Ela acelera bem até, só não arranca mais pq tem a suspensão mas eu vou ver se consigo superar isso com ajustes no BRAIN. Mesmo assim ela sobe bem.

Outro ponto positivo que já deu pra perceber é a transmissão. É minha primeira experiência com o XX 2x10, o grupo é bem rápido e macio mas eu nem cheguei a usar a coroa pequena. Não sei se é por causa da relação (cassete) pq ainda não andei o suficiente, e não tenho muito conhecimento ainda. Mas achei bem leve, mesmo em subidas. E como dá pra cruzar e usar todos os pinhões traseiros, não precisei nem mesmo nas subidas mais íngremes. Vamos ver nas próximas trilhas...

Enfim, estou curtindo. De qualquer forma, é ótimo poder avaliar as opções tão diretamente antes de escolher, então não tenho do que reclamar mesmo! LOL

Depois vou postando mais fotos e impressões aqui.


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Postado Por: junaofonseca
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 17:16
Fala Euler...

Entao..realmente é uma coroa MOB para DH.
Comprei pq o Rodrigo está usando uma Sinz 40t de DH tbm.

Ele não teve problemas,inclusive com uma boa dose de paciencia e uma micro-retifica, faço os index na coroa...rsrs.

Vou experimentar como ela veio ao mundo primeiro,o cambio dianteiro que estou usando é um XX,acho que por ele não vou ter problemas(afinal ele é poprio para duas coroas)

Na semana que vem posto oq aconteceu,de qualçquer forma minhas duas 4232 esao guardadas.



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Junão

Niner Air 9 Carbon Singlespeed
Niner E.M.D.9 1x10

One Bike One Rider One Speed


Postado Por: shy-boy
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 18:20
Que tamanho é essa bike?
É de carbono?


Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Pois é Space, como vc disse é tudo uma questão de acostumar. Eu tb estou acostumado às 26" e estranhei. O tamanho é o certo pra mim (L), mas como a bike é emprestada eu tive que ajustar tudo. Ainda estou ajustando, esse fds vou aproveitar pra brincar com as regulagens da suspensão e experimentar ela nas trilhas que eu ando sempre. A maior parte é estradão mas ontem peguei uns trechos mais técnicos, já deu pra sentir alguma coisa sobre o comportamento da bike.

Na minha opinião, a maior vantagem da Epic é o baixo peso das rodas: 1.400g é muuuito leve pra uma MTB, mais ainda pra uma 29er. A bike toda tá pesando 10,2kg com pedal, Cateye, suportes e tudo. Ela acelera bem até, só não arranca mais pq tem a suspensão mas eu vou ver se consigo superar isso com ajustes no BRAIN. Mesmo assim ela sobe bem.

Outro ponto positivo que já deu pra perceber é a transmissão. É minha primeira experiência com o XX 2x10, o grupo é bem rápido e macio mas eu nem cheguei a usar a coroa pequena. Não sei se é por causa da relação (cassete) pq ainda não andei o suficiente, e não tenho muito conhecimento ainda. Mas achei bem leve, mesmo em subidas. E como dá pra cruzar e usar todos os pinhões traseiros, não precisei nem mesmo nas subidas mais íngremes. Vamos ver nas próximas trilhas...

Enfim, estou curtindo. De qualquer forma, é ótimo poder avaliar as opções tão diretamente antes de escolher, então não tenho do que reclamar mesmo! LOL

Depois vou postando mais fotos e impressões aqui.


Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 18:33
Originalmente postado por fixer fixer escreveu:

Encontrei essas:

24t inner: http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=459

38t: http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=435




Se for comprar compre aqui, é só um pouquinho mais cara e é propria pra trocar de marcha...

https://www.starbike.com/php/product_info.php?lang=en&pid=3184


Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 03 Set 2010 as 18:36
Originalmente postado por junaofonseca junaofonseca escreveu:

Fala Euler...

Entao..realmente é uma coroa MOB para DH.
Comprei pq o Rodrigo está usando uma Sinz 40t de DH tbm.

Ele não teve problemas,inclusive com uma boa dose de paciencia e uma micro-retifica, faço os index na coroa...rsrs.

Vou experimentar como ela veio ao mundo primeiro,o cambio dianteiro que estou usando é um XX,acho que por ele não vou ter problemas(afinal ele é poprio para duas coroas)

Na semana que vem posto oq aconteceu,de qualçquer forma minhas duas 4232 esao guardadas.



Junão, mas e a furação? é 4 x 104mm, será que dá certo a furação no seu pedivela?

O cambio dá certo sim, mesmo o de 3 marchas pra usar com duas dá certo, pois o espaço entre as duas coroas vai se manter igual... é somo ficar trocando de marcha entre a coroinha e a do meio...

Tome cuidando pra n detonar teu cambio XX né.. pq por n ser indexada é mais dificil da coroa entrar... tanto que as coroas XX tem 4 indexações... cara, não tem um cambio alivio aí não pra testar???ahahaha

eu já vi varias tunagens em peças, mas tunar a própria coroa é novidade!! rsrs Mas se vc diz, dá pra acreditar!


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 06 Set 2010 as 02:11
Depois de rodar um pouco com a Epic 29er, ainda estou tentando chegar a algumas conclusões.  A bike é realmente estável e confortável, mas ainda não senti o lado "racing" dela, como eu esperava. Não tenho dúvida das vantagens da roda 29", mas o que eu estou questionando pra mim mesmo é o seguinte: será que essas vantagens são maiores nas HTs 29er do que nas FS 29er?
 
Em outras palavras, estou pensando se as FS realmente se beneficiam das vantagens das rodas 29" a ponto de compensar, ou se as maiores vantagens da roda grande são percebidas (e aproveitadas) nas HTs. As 29er que eu testei até então eram HTs e aí sim, eu senti uma enorme diferença e vantagem. É outra bike, muito mais estável e confortável. Mas uma boa FS já oferece isso em boa dose, mesmo com aros 26"! Ou não?
 
O motivo da minha dúvida é pq estou justamente escolhendo entre uma FS 26 e outra 29er. Até o momento, estou achando a Epic S-Works 2011 29er muito bom e divertida. Mas estou em busca de uma FS leve (no máximo 10kg completa) e acima de tudo, rápida.
 
Ainda não me convenci de que a FS 29er seria uma melhor escolha PRA MIM como bike de treino, passeio e acima de tudo, competição. Ela é leve e estável, e mesmo sendo rápida e mantendo o embalo (os mantras do movimento 29er...) não me parece ter a mesma agilidade e "snap" das 26". Mesmo sendo mais rígida, nova (peças todas justas e apertadas), ela parece mais trambolhuda do que a Epic 26 2010. Hj eu até senti saudade da minha YBB 2009 8V, toda malhada (mas ainda enxuta e afinada hehehe...).
 
Talvez no final do teste eu consiga definir isso com mais precisão, ou talvez eu passe a achar que isso não faz diferença. Ou ainda, eu me acostume (o que complica pq a gente se acostuma com tudo e o risco nesse caso é passar a achar que algo ruim é bom LOL ).
 
No mais, o XX 2x10 é muito bom, suave e preciso. Mas até o momento eu ainda sou mais Shimano XTR, mesmo preferindo o RED na estrada. O freio a disco tb prefiro Shimano, mesmo usando um Avid Ultimate V-brake na minha YBB. A suspensão BRAIN é excelente mas eu ainda prefiro tb as com trava manual, como as da Scott que travam totalmente as suspensões. Eu sei que é questão de estilo e preferência, mais até do que técnica ou tecnologia. Mas sensação nesse caso é tudo, e na hora de socar a bota eu ainda estou acostumado com uma bike bem rígida, leve e rápida.
 
Logo eu posto mais impressões sobre a bike Wink


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Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 06 Set 2010 as 03:31
é Sr. Alex, a decisão é sua, aproveite bem para testar sua Epic 29er, creio que a grnade maioria aqui gostaria de ter essa oportunidade.


Postado Por: junaofonseca
Data de Publicação: 07 Set 2010 as 13:18
Então Euler...

A furação da coroa é a mesma,compativel com o pedivela XT.
Peguei ela ontem,ela é bem leve e os dentes não são tão altos como os da minha Niner para SS.
Amanha estou em Araxá e já vou testar(sem mexer com a retifica por enquanto...rsrs).
A coroa menor é 24,tirei de um pedivela FSA que veio em uma Kona Stuff(a retifica já esta trabalhando nesta mesma,para alivio de peso.)

Depois de montado,posto como ficou...

Abs


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Junão

Niner Air 9 Carbon Singlespeed
Niner E.M.D.9 1x10

One Bike One Rider One Speed


Postado Por: Adriano Diniz
Data de Publicação: 08 Set 2010 as 17:33
Estou começando a namorar as 29rs e minha grande duvida é exatamente esta , FS ou HT . Lendo varios relatos , inclusive em sites gringos , e considerando o qto uso de MTB hoje em dia , estou mais propenso a crer que PARA MIM ,  a melhor solução custo beneficio seria uma HT .

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Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?


Postado Por: Fernando Druck
Data de Publicação: 08 Set 2010 as 17:56
Adriano. estou usando uma SAGA HT..ela é muito confortável..parece uma full. Pode comprar sem medo..


Postado Por: SilvioSa
Data de Publicação: 08 Set 2010 as 19:21
Fernando, permita discordar de você. Tenho uma 29 HT e ela realmente não parece uma full. Pelo menos não a full 26 que eu tinha.

Mas também é ótima. Eu recomendo pra todo mundo que me pergunta.

Mesmo com as rodas maiores, ht é ht e full é full.



Postado Por: Fernando Druck
Data de Publicação: 08 Set 2010 as 19:25
Silvio..concordo plenamente com vc...uma coisa é uma coisa..outra coisa é outra coisa..tanto que meu próximo passo é trocar o quadro Saga por um full 29...mas que as 29 HT são muito mais confortáveis que as 26 HT, isso são...


Postado Por: SilvioSa
Data de Publicação: 08 Set 2010 as 19:43
Agora concordei com você em tudo. 

Também estou querendo uma full 29, mas sem me desfazer da HT. Cada uma com um uso diferente.


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 09 Set 2010 as 00:29
É o que eu estava tentando dizer: estou achando até o momento que as HT 29er são bem melhores do que as HT 26", mas não que as FS 29er sejam tão melhores do que as FS 26". E olha que estou testando uma FS 29er top de linha! Mas não me impressionei...

Se eu fosse comprar uma HT hj seria uma 29er sem dúvida. Mas até aqui, acho que a mesma FS 26" é mais racing e ágil do que essa Epic 29er, e por isso estou inclinado a optar por uma FS 26" mesmo.

Até o momento... Tongue


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Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 09 Set 2010 as 00:30
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

É o que eu estava tentando dizer: estou achando até o momento que as HT 29er são bem melhores do que as HT 26", mas não que as FS 29er sejam tão melhores do que as FS 26". E olha que estou testando uma FS 29er top de linha! A bike é show, mas para não me impressionei tanto assim com o desempenho em si.

Se eu fosse comprar uma HT hj seria uma 29er sem dúvida. Mas até aqui, acho que a mesma FS 26" é mais racing e ágil do que essa Epic 29er, e por isso estou inclinado a optar por uma FS 26" mesmo.

Até o momento... Tongue


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Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 09 Set 2010 as 00:31
Ops, fui editar o post e saiu errado... estava me referindo ao desempenho e não ao equipamento.

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Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 09 Set 2010 as 02:30
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

É o que eu estava tentando dizer: estou achando até o momento que as HT 29er são bem melhores do que as HT 26", mas não que as FS 29er sejam tão melhores do que as FS 26". E olha que estou testando uma FS 29er top de linha! Mas não me impressionei...

Se eu fosse comprar uma HT hj seria uma 29er sem dúvida. Mas até aqui, acho que a mesma FS 26" é mais racing e ágil do que essa Epic 29er, e por isso estou inclinado a optar por uma FS 26" mesmo.

Até o momento... Tongue


Eu concordo em vc pegar a 26 full, ainda mais se vc der uns raladinhos "sem querer" na pintura antes de devolver a bike assim vai que eles me vendem por menos de r$10000,00 ahahah


Postado Por: dbiker
Data de Publicação: 09 Set 2010 as 04:44
Originalmente postado por fixer fixer escreveu:

Junao,
Essa relação 38x24/12x36 promete ser perfeita!
Muito parecida com uma relação de 36x22/11x34.
Mas onde encontrar essas coroas aqui no Brasil??

Tb estou partindo para 36x22/11x34. Encomendei a coroa 36t e o bashguard....depois faço algum comentário sobre o assunto.
Resolvi partir para esta solução pois é muito dificil eu utilizar 3x6 em diante e frequentemente cruzo corrente em 3x1. 


Um outra opção é este SLX
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=28019" rel="nofollow - http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=28019



Postado Por: Fernando Druck
Data de Publicação: 09 Set 2010 as 16:35
olhem que maravilha...http://www.jensonusa.com/store/product/FR272I00-Yeti+Big+Top+29R+Frame+2010.aspx?sc=em090910


Postado Por: junaofonseca
Data de Publicação: 09 Set 2010 as 17:33
Como prometido, fotos da relação nova, coroas 38-24 e cassette 12-36.
Ainda não testei,farei isso fim de semana,mas já vi que terei que usar a retifica na coroa 38, para poder fazer o index.
Com isso, o cambio poder trabalhar melhor.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAE3IQNhqXbAcEd3E5dJKsoZV-QzZytzfQR7GkQU5foRNgYmBGbAOc5_98Xt3JM30Fnt7Xq9X6m5jbjMtrP3GryMAm1T1UEbiL2DURCZLCAYBx2dPcNrC0EFt.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPezuyjy9sICGgZ7ir3M8Sqycf4fN5XBssJc-cNbikcJ7VjT16g0jTTV8Vn6aBb_pBTQ3yS0ywHrBgrbRvzkB4oAm1T1UEOj3FvbI0-ixvGbpbSu_qEkyID1.jpg



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Junão

Niner Air 9 Carbon Singlespeed
Niner E.M.D.9 1x10

One Bike One Rider One Speed


Postado Por: nocoderj
Data de Publicação: 09 Set 2010 as 20:28
Depois que eu montar a Saga vou partir pra essa belezinha



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SPZ Camber Comp 29er \o/


Postado Por: Fernando Druck
Data de Publicação: 09 Set 2010 as 20:50
Cara..onde arrumo um quadro desses??...


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 10 Set 2010 as 00:58
Originalmente postado por Luiz Fernandes Luiz Fernandes escreveu:

Muito bom saber disso Telles.
Ainda existem muitos paradigmas quanto ao formato 29er, que aos poucos são quebrados.

Um deles foi que as aro 29 seriam ideais apenas para ciclistas com mais de 1,80m. Hoje em dia existem quadros relativamente pequenos em relação aos primórdios das 29er que atendem bikers de 1,57m como a piloto da Trek Subaru Willow Koerber.


É quase impossível encontrar um quadro compatível com uma pessoa dessa estatura.
Eu que meço 1,73 só encontrei uma boa posição de pedalar utilizando uma mesa Thomson de 70mm e zero grau de inclinação; meu quadro é 18" e o top tube horizontal de gigantescos 603mm.


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 10 Set 2010 as 01:00
e jogando o selim todo para frente.
Mesa (avanço) 70mm zero grau e selim todo para frente e canote zero off-set (reto).

Não é um paradigma, é apenas a realidade!


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 10 Set 2010 as 01:03



Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 10 Set 2010 as 01:08

Geometry
  Size 
Seat Tube
Top Tube
BB Height
Standover
Approximate
Rider Height

Md
18"
23.5"
12"
31"
5'-9" - 6'-0"
Lg
19.5"
24.8"
12"
32"
6'-0" - 6'-3"
http://www.jensonusa.com/store/product/FR272I00-Yeti+Big+Top+29R+Frame+2010.aspx" rel="nofollow - http://www.jensonusa.com/store/product/FR272I00-Yeti+Big+Top+29R+Frame+2010.aspx


Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 10 Set 2010 as 01:26
Originalmente postado por junaofonseca junaofonseca escreveu:

Como prometido, fotos da relação nova, coroas 38-24 e cassette 12-36.
Ainda não testei,farei isso fim de semana,mas já vi que terei que usar a retifica na coroa 38, para poder fazer o index.
Com isso, o cambio poder trabalhar melhor.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAE3IQNhqXbAcEd3E5dJKsoZV-QzZytzfQR7GkQU5foRNgYmBGbAOc5_98Xt3JM30Fnt7Xq9X6m5jbjMtrP3GryMAm1T1UEbiL2DURCZLCAYBx2dPcNrC0EFt.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPezuyjy9sICGgZ7ir3M8Sqycf4fN5XBssJc-cNbikcJ7VjT16g0jTTV8Vn6aBb_pBTQ3yS0ywHrBgrbRvzkB4oAm1T1UEOj3FvbI0-ixvGbpbSu_qEkyID1.jpg


Junãozera, que maquina véio!


Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 10 Set 2010 as 01:44
http://img816.imageshack.us/i/mikaht29er.jpg/" rel="nofollow">

Uploaded with http://imageshack.us" rel="nofollow - ImageShack.us
Myka HT Expert 29er

Specially tuned RockShox Tora La Femme suspension with 29" wheels offer more performance on varying terrain, while Shimano hydraulic disc brakes help keep all that speed under control.
http://www.specialized.com/us/en/bc/SBCProduct.jsp?spid=53230&scid=1000&scname=Mountain" rel="nofollow - FEATURES
http://www.specialized.com/us/en/bc/SBCProduct.jsp?spid=53230&scid=1000&scname=Mountain" rel="nofollow - TECHNICAL SPECIFICATIONS
http://www.specialized.com/us/en/bc/SBCProduct.jsp?spid=53230&scid=1000&scname=Mountain" rel="nofollow - GEOMETRY
Size151719
Seat Tube Length - Center to Top381mm432mm483mm
Top Tube Length (Horizontal)558mm575mm600mm
Top Tube Length (Actual)569mm567mm585mm
Chainstay Length446mm446mm446mm
Bottom Bracket Height - Low Setting304mm304mm304mm
Seat Tube Angle (Actual) - Low Setting73.5°73.5°73.5°
Seat Tube Angle (Effective) - Low Setting73°73°73°
Head Tube Angle - Low Setting70°70.5°70.5°
Wheel Base1066mm1078mm1103mm
Standover Height687mm730mm754mm
Head Tube Height100mm100mm110mm
Stack597mm599mm608mm
Reach381mm398mm420mm
Ground-Top900mm903mm912mm
TT is measured horizontally from center of HT to center of ST
*Not all sizes available in all markets.
Quem lê regularmente a revista Bike Action  vai ver que na Materia sobre  as Specialized´s 2010 (pag 50 a 58) Estão em destaque as Bicicletas femininas.
O André Piva cita a ciclista Amy de 1,52m a bordo de sua Mika HT 29er .
As baixinhas também tem vez com as rodas grandes. 



Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 10 Set 2010 as 02:28
Originalmente postado por junaofonseca junaofonseca escreveu:

Como prometido, fotos da relação nova, coroas 38-24 e cassette 12-36.
Ainda não testei,farei isso fim de semana,mas já vi que terei que usar a retifica na coroa 38, para poder fazer o index.
Com isso, o cambio poder trabalhar melhor.



Faz em 4 pontos como as coroas novas da Sram...rsrs

Como que o teu amigo lá fez?
Desgasta os dentes para ficarem mais baixos primeiro... qts? uns 4, 5?
E depois desgasta lateralmente na parte de dentro tb?

E aqueles negocinhos que parecem rebites na coroa... aquilo faz o que na troca??
Será que não faz falta não??

To mto curioso pra ver seu trabalho, se der mostra pra gente aí como ficou depois...

Só uma coisa: vc tentou SEM o index? Não rola mesmo?? Não deve ficar mto bom sem né..

T+ e boa sorte no job! Que a força estaja com vc!


Postado Por: junaofonseca
Data de Publicação: 10 Set 2010 as 12:45
Geometrias da Niner,no caso as do meu quadro E.M.D. 9
O meu é o L, mas já usei o S.I.R. 9 M, que não muda para esse.
 
 
 
SMALL (IN/MM) MEDIUM (IN/MM) LARGE (IN/MM) X-LARGE (IN/MM)
(A) EFFECTIVE TOP TUBE LENGTH
23.1/587 23.75/603 24.5/622 25.25/641
(B) SEAT TUBE LENGTH
15.5/394 16.5/419 18.5/470 21/533
(C) CHAIN STAY LENGTH
17.5/445 17.5/445 17.5/445 17.5/445
(D) FRONT CENTER
25.4/645 25.8/656 26.6/675 27.4/695
(E) WHEELBASE
42.6/1082 43.1/1094 43.8/1114 44.6/1133
(F) BB DROP
2.4/60 2.4/60 2.4/60 2.4/60
(G) HEAD TUBE LENGTH
3.1/80 3.5/90 4.1/105 4.7/120
(H) SEAT TUBE ANGLE
73° 73° 73° 73°
(I) HEAD TUBE ANGLE
71.5° 72° 72° 72°
STAND-OVER HEIGHT
28.1/715 29/737 30.6/778 32.6/829
HEIGHT RECOMMENDATION
5'3"-5'9"/ 1.6-1.75m 5'8"-6'/ 1.73-1.83m 5'11"-6'3"/ 1.8-1.91m 6'3"-6'7"/ 1.91-2.01m


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Junão

Niner Air 9 Carbon Singlespeed
Niner E.M.D.9 1x10

One Bike One Rider One Speed


Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 10 Set 2010 as 22:42
Junão... qual o tamanho do cage do seu câmbio traseiro?


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 10 Set 2010 as 22:59
Originalmente postado por Luiz Fernandes Luiz Fernandes escreveu:

http://img816.imageshack.us/i/mikaht29er.jpg/" rel="nofollow">

Uploaded with http://imageshack.us" rel="nofollow - ImageShack.us
Myka HT Expert 29er

Specially tuned RockShox Tora La Femme suspension with 29" wheels offer more performance on varying terrain, while Shimano hydraulic disc brakes help keep all that speed under control.
http://www.specialized.com/us/en/bc/SBCProduct.jsp?spid=53230&scid=1000&scname=Mountain" rel="nofollow - FEATURES
http://www.specialized.com/us/en/bc/SBCProduct.jsp?spid=53230&scid=1000&scname=Mountain" rel="nofollow - TECHNICAL SPECIFICATIONS
http://www.specialized.com/us/en/bc/SBCProduct.jsp?spid=53230&scid=1000&scname=Mountain" rel="nofollow - GEOMETRY
Size151719
Seat Tube Length - Center to Top381mm432mm483mm
Top Tube Length (Horizontal)558mm575mm600mm
Top Tube Length (Actual)569mm567mm585mm
Chainstay Length446mm446mm446mm
Bottom Bracket Height - Low Setting304mm304mm304mm
Seat Tube Angle (Actual) - Low Setting73.5°73.5°73.5°
Seat Tube Angle (Effective) - Low Setting73°73°73°
Head Tube Angle - Low Setting70°70.5°70.5°
Wheel Base1066mm1078mm1103mm
Standover Height687mm730mm754mm
Head Tube Height100mm100mm110mm
Stack597mm599mm608mm
Reach381mm398mm420mm
Ground-Top900mm903mm912mm
TT is measured horizontally from center of HT to center of ST
*Not all sizes available in all markets.
Quem lê regularmente a revista Bike Action  vai ver que na Materia sobre  as Specialized´s 2010 (pag 50 a 58) Estão em destaque as Bicicletas femininas.
O André Piva cita a ciclista Amy de 1,52m a bordo de sua Mika HT 29er .
As baixinhas também tem vez com as rodas grandes. 



Só se for na Europa, Estados Unidos...
Muito difícil você ver uma bike dessas aqui no Brasil.
Também tem a questão da roda ser grande (diâmetro) e necessitar de um pedivela com grande alavanca (175 ou mais), algo que também torna proibitivo o uso das 29'ers por pessoas de baixa estatura, porque possuem pernas pequenas, é claro.
Essa foi a 29'er com o menor top tubo horizontal que eu já vi, pode até ser funcional, mas que esse quadro sloping desse jeito é bem esquisito, isso é.Shocked
Até então a menor que eu tinha visto era a Giant XTC 29'er.


SizeHead AngleSeat AngleTop TubeHead TubeChain StayWheel BaseStandover Height
InchesDegreesDegreesInchesInchesInchesInchesInches
S/1671.073.022.43.517.341.828.5



Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 11 Set 2010 as 00:39
As 29er modelos Mika, Epic, Stumpjumper, Hardrock e Rockhopper estarão em breve  no mercado nacional.

Olha o Guiné ai de HardRock  29er  no evento de lançamento da linha 2011 da Specialized.
Minha amiga testou essa maquina e curtiu. Ela  encomendou 2 HardRocks alem de estar me auxiliando a terminar minha Saga Tomato.

http://img46.imageshack.us/i/guinehardrock29.jpg/" rel="nofollow">

Uploaded with http://imageshack.us" rel="nofollow - ImageShack.us

Enfim, ta na hora de revermos (pre)conceitos e quebrarmos paradigmas.



Postado Por: junaofonseca
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 01:05
Gente boa é pouco para esse cara ai em cima...Thumbs Up
Guiné...passando vontades em nós, meros mortais...hehehe

Como prometi ao Euler, as fotos do trabalho com a retifica e lima.
Experimentei somente na rua aqui de casa, ainda não está 100%.
Amanha vou por a prova de verdade, em uma pedalada na terra.
Mas a primeira vista, vou ter que aumentar a area limada, e talvez posteriormente acrescentar uns rebites iguais as coroas XX.
Logo logo, já vou estar trampando na SRAM...hehehehe

Abs

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOtexGGAfoy3yDOs9HEl5pzG3U2xaz41u0vmwT_rIe0jYDxaa2gtN9RfHcaLDhEcQeSXIC6DXuBeVdSY8IMdozgAm1T1UEaF1rUS1X4WpT4tI42a3M4qsEfY.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAA-noSIEgVKi4Z0igrAInQIZRBTRcmhK6D62D3yKZiE8iZxO4jlaMMt7pO2MJS-FtOHaXOdKbpjufQyfO5p7tTwAm1T1UO5huQOY4SY48DUKJQfABQQIpuvd.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPfpFVNpSs8zXoLDHTdeWGeV9CzZpfDjo_JgZIEGZFYD3GaO4JQgQFGrGDLKqc_R386vhnUHTfcZksXoFdhVJiUAm1T1UCYkj_w0OVykjZmSm185K53qCHzp.jpg

Desculpem a qualidade das fotos, tirei com o celular msm.



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Junão

Niner Air 9 Carbon Singlespeed
Niner E.M.D.9 1x10

One Bike One Rider One Speed


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 02:16
Originalmente postado por junaofonseca junaofonseca escreveu:

Geometrias da Niner,no caso as do meu quadro E.M.D. 9
O meu é o L, mas já usei o S.I.R. 9 M, que não muda para esse.
 
 
 
SMALL (IN/MM) MEDIUM (IN/MM) LARGE (IN/MM) X-LARGE (IN/MM)
(A) EFFECTIVE TOP TUBE LENGTH
23.1/587 23.75/603 24.5/622 25.25/641
(B) SEAT TUBE LENGTH
15.5/394 16.5/419 18.5/470 21/533
(C) CHAIN STAY LENGTH
17.5/445 17.5/445 17.5/445 17.5/445
(D) FRONT CENTER
25.4/645 25.8/656 26.6/675 27.4/695
(E) WHEELBASE
42.6/1082 43.1/1094 43.8/1114 44.6/1133
(F) BB DROP
2.4/60 2.4/60 2.4/60 2.4/60
(G) HEAD TUBE LENGTH
3.1/80 3.5/90 4.1/105 4.7/120
(H) SEAT TUBE ANGLE
73° 73° 73° 73°
(I) HEAD TUBE ANGLE
71.5° 72° 72° 72°
STAND-OVER HEIGHT
28.1/715 29/737 30.6/778 32.6/829
HEIGHT RECOMMENDATION
5'3"-5'9"/ 1.6-1.75m 5'8"-6'/ 1.73-1.83m 5'11"-6'3"/ 1.8-1.91m 6'3"-6'7"/ 1.91-2.01m


Eu meço 1,73m e NÃO compraria essa tam. médio, já cometi esse erro há algum tempo, ficaria com a tam. pequeno.
O problema é essa geometria sloping da Ninner com seat tube de apenas 15,5" no tam. small.


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 02:26
pedivela 2 coroas para 29'er só se for um controltech double play.

175 com coroas 40/29, esse é show!!!!!!!!


Postado Por: junaofonseca
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 03:04
Control Tech fodão...nã cabe no meu bolso.

Mas meu XT com "recurso técnico não catalogavel adaptavel", não come nada amanhecido...hehehe

Mas para 29ers, tem os novos SRAMs 39-26 e esse FSA 40-27 de encher os olhos...

http://lp1.pinkbike.com/p4pb5185829/p4pb5185829.jpg

http://cdn.mos.bikeradar.com/images/news/2009/09/12/1252712401786-1at1axlgdrmoh-500-90-500-70.jpg


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Junão

Niner Air 9 Carbon Singlespeed
Niner E.M.D.9 1x10

One Bike One Rider One Speed


Postado Por: junaofonseca
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 03:06
Ops...queria dizer "recurso tecnico não CATALOGADO adaptavel" hehehehe

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Junão

Niner Air 9 Carbon Singlespeed
Niner E.M.D.9 1x10

One Bike One Rider One Speed


Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 17:10
Pow Junão, só na lima então.

Tem uma firma que faz coroas e k7 nos EUA, o Adil encomendou ano passado uma coroa 20 dentes para ele, usou,  mas deve ter abandonado a idéia.

Eu vou continuar com o 44-32-22 e k7 11-34 tudo Deore, acho que não vou morrer por conta disto...he he

Tamanho da Saga será 16 (haja canote, ja encomendei um de 400mm), se fosse a SPZ HardRock 29 seria o 1,75 (591 de ETT segundo o catalogo). 
Pra isso existe Bike Fit, mas é algo que pra 29er ainda não foi bem acertado.

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Eu noto que o que preocupa alguns usuarios é a falta de Camaras e Pneus.
Quem não pode comprar pelo Ebay, JensonUsa e outros sites estrangeiros, pode contar com os mercado livre e outros bike shops, que ja tem Pneus baratos.(CST Critter). (em breve faremos uma lista né galera?)
Na pior das hipoteses, é possivel usar camara de aro 28 da Pirelli, em caso de emergencia da pra usar a camara do colega de 26".

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A Saga esta apenas começando


Postado Por: junaofonseca
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 19:59
Fala Luiz...

Então...sempre usei duas coroas antes da SS...
Ja tive parte de uma relação original que o Tom Ritchey inventou quando nao tinha 27v.
Lembra?! Tinha que ser com os cubos XT ou Ritchey e se retirava o encosto do cassete do cubo e colocava uma catraca Ritchey 33t + um cassete XT ou XTR.
Tbm vinha no Kit uma coroa 29t e outra 44t de cinco furos para o pedivela Ritchey ou outro, e ainda um Grip shift Sax c/ manoplas,uma tampa maior para o cassette e parafusos para coroas, como se pode ver na foto.
Na verdade quem usou essa relação primeiro aqui em Araxá, foi meu amigo Rodrigo, ele tinha uma Ritchey original feita para ele e adquiriu  esse kit junto com o quadro.
Isso foi a uns 13 anos atrás, mais ou menos...

Tom Ritchey, ele sempre foi a frente de seu tempo e ainda é.
Imagina se ele adotasse o formato 29?! Seria muito bom para nós usuarios...hehehe

[attachment.jpg]


Eu tinha até uma Bici Sport c/ uma entrevista com o próprio Ritchey, falando justamente sobre essa relação... Show!!!




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Junão

Niner Air 9 Carbon Singlespeed
Niner E.M.D.9 1x10

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Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 21:54
mas o FATO é que 29er só combina com pedivela 2 coroas de all-mountain, 22/32.

tipo um race face atlas.

Pedalei 94 KMs com uma "nova" MTB 29er e ela está com pedivela triplo 42/32/22 com braço 175mm e realmente é ótima essa configuração.
Senti muita falta da suspensão dianteira, no asfalto é ótima, mas na trilha tive que reduzir a velocidade porque era muito impacto. MTB sem suspensão dianteira é MICO, com certeza!
Trilha de hoje: http://connect.garmin.com/activity/48725465
Bike estreando nas trilhas:




Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 22:08
Originalmente postado por Luiz Fernandes Luiz Fernandes escreveu:

Pow Junão, só na lima então.



Tamanho da Saga será 16 (haja canote, ja encomendei um de 400mm), se fosse a SPZ HardRock 29 seria o 1,75 (591 de ETT segundo o catalogo). 
Pra isso existe Bike Fit, mas é algo que pra 29er ainda não foi bem acertado.



O Fernando (gaúcho) disse que o seat tube das Saga não são usinados até o final, então mesmo que você compre um canote 400mm ou mais , vai ter que cortar o canote.
Eu tentaria um canote 27.2 de 400 ou 410mm e uma bucha de canote 27.2 para 31.6. Vc acha fácil dessas buchas no e-bay, da marca problem solvers. SEAT POST SHIM 27.2.


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 22:48
Originalmente postado por EulerCWB EulerCWB escreveu:


Acho que não tem pq usar 3 coras. O melhor mesmo seria um k7 de 9v com 12-36 LEVE, e duas coras menores... de 24 e 38 ou no máximo 26x40...


quanto maior o diâmetro da roda, mais torque se faz necessário para conseguir subir (sem ter que descer e empurrar bicicleta, é claro).
A coroinha 22 é ESSENCIAL para 29'ers, já vi até site gringo vendendo coroinha 20 dentes de titânio para 29er.

Configuração com 2 coroas, para 29'er, só se for pedivela all moutain 22/32, mesmo assim você pode sentir falta da coroa maior. Para quem tem "bala na agulha" , "café no bule" , muito $$$$$$ sobrando, e gosta dos rapid fires (eu prefiro twist shifter) o que é perfeito para 29'ers são os novos DYNA-SYS da Shimano com 30 velocidades, aquilo ali sim facilita a vida de quem pedala com os RODÕES.

Esses pedivelas duplos com 44/29 , 42/29 ou 40/29 são para bikes EXTREMAMENTE XC, rodas com pneus 26" e no máximo um pneu 2.1.


Postado Por: junaofonseca
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 23:04
Cada um com seu cada um...
Já usava duas coroas até quando eu pesava 170kg.
Nao vai ser agora que vou mudar de opiniao e configuraçao...hehehe
Essa configuraçao que montei esta se mostrando perfeita.
Mas como disse,cada um com seu cada um..nao é!?


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Junão

Niner Air 9 Carbon Singlespeed
Niner E.M.D.9 1x10

One Bike One Rider One Speed


Postado Por: rodrigoaraxa
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 23:12
Bom meu amigo Cesar, eu discordo em genero, numero e grau...TUDO  depende de adaptação, temos subidas grandes, tanto aqui em Araxa como na Serra da Canastra que fica a 100 km daqui e vamos la constantemente, e lá tem subidas inclindas e grandes mesmo, eu uso 40-26 com 11-34, não treino intensamente mais pq o tempo é curto e eu trabalho bastante, uma musculação ajuda demais e dá pra girar sem ficar na "tranca" , ou seja, devagar demais,e a galera das 26 sobram viu, só começar a subir mais devagar, colocar cadencia legal e segurar, os 26 começam na frente, mas sobram no fim, questão de adaptação. Realmente os torque tem que ser maior, mas a pilotagem de 29 e 26 é extremamente diferente, sou fisiologista, treino uma galera por aqui e fora daqui, te falo com certeza absoluta e não por sites e fóruns que eu li....
Tenta pra vc ver, uma coroa 26 ou 24 já basta...te garanto meu amigo...abraço!!


-------------
"Para o alto..e Avante!!"


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 23:25
Originalmente postado por rodrigoaraxa rodrigoaraxa escreveu:

Tenta pra vc ver, uma coroa 26 ou 24 já basta...te garanto meu amigo...abraço!!


Coroinha 22 é ESSENCIAL para 29'ers, e olha que eu uso pneu 1.95, pra quem usa 2.1 o problema é maior ainda.

Pedalei 94 KMs hoje entre trilha e asfalto e usei TODAS as 3 coroas GENEROZAMENTE!!!!!

Compare com carros, você tira uma roda 14" com pneu 185/60 e coloca rodas 17" com pneus 205/40, vai sentir o carro mais fraco e usará mais as marchas com mais torque. Eu que nunca fui bom de física (mecânica) na escola (mas já fui fanático por carros) vejo isso claríssimamente!!


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 23:26
"Tenta pra vc ver, uma coroa 26 ou 24 já basta...te garanto meu amigo...abraço!!"

vai ter que ter muuuuuuuuuita perna, mas muita meeeeeeemo!

grande abraço!




Postado Por: rodrigoaraxa
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 23:27
Kkk...carro não tem adaptação, nosso organismo é vivo e adaptável..rsrsrsrsr
Abraço!!


-------------
"Para o alto..e Avante!!"


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 23:49
Originalmente postado por rodrigoaraxa rodrigoaraxa escreveu:

Kkk...carro não tem adaptação, nosso organismo é vivo e adaptável..rsrsrsrsr
Abraço!!



"Nosso organismo é adaptável". Você vai tomar esteróides anabolizantes para suas pernas ficarem mais fortes e você conseguir fazer um Iron Biker com a coroa menor de 26 dentes numa bike aro 29" com pneuzão 2.1???????

Cuidado para o coração não explodir!!! Adaptável??? hum hum , sei não heim. rsrs


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 12 Set 2010 as 23:52
Coroinha 22 é ESSENCIAL para 29'ers, e olha que eu uso pneu 1.95, pra quem usa 2.1 o problema é maior ainda.

Pedalei 94 KMs hoje entre trilha e asfalto e usei TODAS as 3 coroas GENEROZAMENTE!!!!!

Na minha opinião esse é o melhor do "mundo" das MTBs aro 29", ela rende bem em trilhas e também no asfalto!!! Por esse motivo mesmo, quanto mais amplitude as marchas tiverem, mais terrenos você poderá "encarar" com ela (por isso a indicação do DYNA-SYS Shimano 30 vel.).
Treino de hoje: http://connect.garmin.com/activity/48725465" rel="nofollow - http://connect.garmin.com/activity/48725465


Postado Por: César Ribeiro
Data de Publicação: 13 Set 2010 as 00:38
respeito as opiniões contrárias mas as minhas opiniões expostas acima têm embasamento tanto na teoria quanto na prática (porque já estou pedalando 29'er há um bom tempo!).

Grande abraço a todos e acrescento que essa discussão é realmente válida e positiva! Muito obrigado.


Postado Por: filipecoser
Data de Publicação: 13 Set 2010 as 01:27
Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

e jogando o selim todo para frente.
Mesa (avanço) 70mm zero grau e selim todo para frente e canote zero off-set (reto).

Não é um paradigma, é apenas a realidade!

Nao concordo.

Tenho 1,65 de altura, o quadro da minha scale 29 é 15´´, top tube 52cm, uso uma mesa 100mm, e meu selin ta bem centrado.

Lembrando q fiz o bike fit com o Rogerio Camargo, unanimidade nesse assunto.


Postado Por: shy-boy
Data de Publicação: 13 Set 2010 as 01:43
O tamanho do pneu também influencia?
Quanto maior mais pesada a bike fica?



Postado Por: SilvioSa
Data de Publicação: 13 Set 2010 as 04:11
#cesarribeirofacts


Postado Por: Luiz Fernandes
Data de Publicação: 13 Set 2010 as 15:45
Originalmente postado por SilvioSa SilvioSa escreveu:

#cesarribeirofacts

#euri  kkkkk
Adoro quando isso aqui "esquenta".

-------------------------------------------------

Vocês deveriam estar discutindo sobre "relações" no tópico que o Silvio criou, mas tudo bem.

---

Neguinho entra no forum e lê esse Brainstorm e fica mais confuso do que antes.

O que tem que ser dito é que:

29er é um formato interessante para os que buscam uma redescoberta do MTB.
Esvazie sua mente de preconceitos, esqueça sobre as 26" e busque novos parametros e objetivos.

Só assim poderemos "evangelizar" as 29er no mundo e buscar novos adeptos.

Tem espaço pra todos, pra quem quer 2 coroas, 3 coroas, 1 coroa, Single Speed, eixo cardã, correia dentada, cubo de comutação interna, transmissão wireless, enfim, tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

Enquanto isso, me resta dar umas voltas na Orbea do Seo Ivo (que é grande pra mim, mas ja mata a vontade) e espera a Saga.










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A Saga esta apenas começando


Postado Por: EulerCWB
Data de Publicação: 13 Set 2010 as 15:52
Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

respeito as opiniões contrárias mas as minhas opiniões expostas acima têm embasamento tanto na teoria quanto na prática (porque já estou pedalando 29'er há um bom tempo!).

Grande abraço a todos e acrescento que essa discussão é realmente válida e positiva! Muito obrigado.


É que no fórum a linguagem é diferente César... não sentimos como a pessoa fala o comentário. Todos temos opiniões próprias, algumas divergentes outras que convergem para algo em comum...
Temos que respeitar a opinião de todos, assim como estamos fazendo.

Acho que algumas pessoas não vêem alguns de seus comentários pq vc frisa, com maíusculo ou sublinhado, que o "melhor para 29ers é..."

Eu sei que vc anda de 29er... então o que vc achar melhor pra vc na 29er, faz sentido que ache que é o melhor para todos de 29er... mas cada caso é um caso... vc só pode frisar o que é melhor para vc na 29er.

Cada um tem um estilo de pilotar, tem gente que prefere garfo rígido... tem gente que prefere full... tem gente que quer andar de duas coras, tem gente que quer andar de três...

Eu mesmo sou um fã de garfo rígido e vou andar com duas coroas tão logo quanto possível...

Sabe... eu acho que duas coroas é o caminho pq os k7 estão cada vex maiores, pq é uma porcaria trocar marcha no pé-de-vela, no k7 é mto mais fácil... e pq é mta relação para 29er vc usar coroa de 42, 44 dentes com k7-11T....

O tamanho da roda amplia a relação... isso é fato, logo... a tendência é compactação dos dentes do pedivela...

Não me leve a mal cara! Se por algum motivo vc achar que a mensagem é sem sentido, por favor desconcidere.



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