Imprimir Página | Fechar Janela

Coroa, pinhão e relações

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=19600
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 11:54
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Coroa, pinhão e relações
Postado Por: leobinda
Assunto: Coroa, pinhão e relações
Data de Publicação: 11 Abr 2010 as 23:58
Então galera, ser novato nesse mundo não é tão simples não. Tenho muitas dúvidas e uma delas é o seguinte: alguém pode me explicar pq nas MTB temos na coroa 3 níveis e nas speed, tri geralmente só 2? E quais os tamanhos de coroa? Quais as diferenças? Qual a melhor para subida, plano? E o pinhão? Também tem suas diferenças?

Procurei informações sobre isso na net e não consegui achar! Se alguém puder me ajudar...



Respostas:
Postado Por: VaiLance
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 00:36
É simples veja ...
nas speed tem 2 coroas pelo tipo de inclinaçao da pista ....
entao uma coroa grande pra retas descidas e algumas subidas , e uma pequena pra subidas esta de bom tamanho  , 
o mais usado é 52x39 dentes , nas mtb tem 3 coroas pq pode haver trechos ingremes, cascalhos, lama etc que se usa relaçao leve...

geralmente 48x 44x 30 dentes por ai nao sei  exato ...
ja as catracas vc que escolhe pode usar 12x23  -   11x25  - 11x34 [mtb]
qual a melhor ? ai vc que escolhe e tbm vai depender da sua forma fisica....

se for speed comece subir na coroa menor variando com as marchas da catraca, ai aos poucos va tentando subir na coroa maior variando com as marchas da catraca....

sobre diferença é assim :  coroa grande é para velocidade , pequena é para menor velocidade com mta inclinaçao subidas altas,

ja as catracas é ao contrario  quanto maior ela é,  menor é a velocidade,
catraca grande é para velocidade baixa e inclinaçao alta da pista  ,
ja a menor é para altas velocidades tipo descidas.Smile
expliquei do meu  jeito...





-------------
INSCRIÇAO tem q ser 10,00 15,00 e 20,00 no maximo!!!



Postado Por: leobinda
Data de Publicação: 13 Abr 2010 as 00:35
Já me ajudou bastante. 

Agora, sei que existem outras relações de dentes para as coroas da speed, que relações seriam essas? Quanto menos dente então na coroa menor, melhor para subir, e mais na maior, melhor a velocidade?

Abraços.


Postado Por: VaiLance
Data de Publicação: 13 Abr 2010 as 19:29
entao, tem outros tamanhos de relaçoes pra speed .. mais tipo 52x39 é o mais usado  ai tem 53, 38,34[tem q ser pedivela diferente]
tipo assim se vc nao estiver conseguindo subir uma subida porque a macha ficou mto pesada ai voce pode trocar para uma coroa menor ou uma catraca maior ... 
mais nao quer dizer q se voce coloca uma coroa 53 vai ter mais velocidade , quem move a bike é seu corpo , ela so vai demora mais pra ficar ''sem pedal'' nas descidas ou retas tipo velocidade a mais de 50kmh....
tipo quando vc usa a coroa grande com a marcha menor q tiver da catraca essa é sua marcha mais pesada q vc tem na bike ...  e quando vc usa a coroa pequena com  a catraca maior q  vc tem na sua bike essa é sua marcha mais leve que vc tem...  
conseguiu entender algo ?


-------------
INSCRIÇAO tem q ser 10,00 15,00 e 20,00 no maximo!!!



Postado Por: glauberlima
Data de Publicação: 25 Mai 2010 as 21:35
Na minha futura bike vem um crankset de 50/34.
Me recomendaram trocar por um 53/34.
Qual a diferença de um 53/34 para um 53/39?
Pelo que entendi o /34 seria ideal para terrenos com mais subidas/mais íngremes. É isso?



Postado Por: jcsk8
Data de Publicação: 28 Mai 2010 as 14:39
Resumindo: Usam-se essas variações porque precisam delas. Simples assim.
É mas comum vermos profissionais usando coroas com  53/39 nas speeds? Sim, é. PORÉM em etapas planas ou cocm subidas, que para eles são tranquilas. Lembre-se que eles são profissionais e que tem muito mais "força" que nós amadores. Nas mtb o mais comum eram as triplas devido à necessidade de subir partes bem íngremes. Em speed não é tão comum. Se você não vai usar, pra que colocar maus uma coroa, que pesa e que tem mais chance de dar algum problema por ser um componente a mais?
Mas se for preciso também se usa sim. No Giro do ano passado do Bruseghin subiu no CI de Plan de Corones com uma tripla e 11-28 atrás.
No desse ano o Murilo subiu o Zoncolan de 34-28. Se els que são pro precisam imagina eu...
Eu uso 50-34 com 11-28 porque me serve bem. Em descidas dá pra por 70 km/h, mais que isso nem tem ladeira pra isso. Dá pra subir de 13 km/h com uma cadência confortável e me serve bem nos planos também.
A maioria usa 53 ou 52-39 com cassetes menores por pura vaidade. Aqui mesmo, todos sobem, mas de 10 ciclcistas,  sobem com cadência de 55, 60 rpm..


Postado Por: camilo_guimaraes
Data de Publicação: 10 Jun 2010 as 04:26
.


Postado Por: PSCABAR
Data de Publicação: 10 Jun 2010 as 11:32
Camilo_Guimaraes,
 
Já é a segunda resposta que vc coloca "."
 
Quantas participacões vc ainda precisa para conseguir anunciar no classificados ???
 
Eu não compro nada anunciado de usuario que não conheço...Sempre meus negocios fechados foram com usuarios conhecidos e espero que todos aqui tenham a mesma conduta. O objetivo principal do forum e criar amigos, ajudar e ser ajudado...o classificados e algo a parte.
 
Em outro tôpico vc colocou um link do ML aonde tem para vender suporte de aluminio por R$ 9,00...todos aqui sabem que em qualquer esquina vende esse suporte ninguem precisava do link do ML para comprar esse suporte, a não ser que o seu objetivo era divulgar a loja.
 
Você poderia ter começado com sua apresentação ao pessoal...
 
Abs,
 
Paulo Scabar


Postado Por: Benedoug
Data de Publicação: 10 Jun 2010 as 13:50
Originalmente postado por PSCABAR PSCABAR escreveu:

Camilo_Guimaraes,
 
Já é a segunda resposta que vc coloca "."
 
Quantas participacões vc ainda precisa para conseguir anunciar no classificados ???
 
Eu não compro nada anunciado de usuario que não conheço...Sempre meus negocios fechados foram com usuarios conhecidos e espero que todos aqui tenham a mesma conduta. O objetivo principal do forum e criar amigos, ajudar e ser ajudado...o classificados e algo a parte.
 
Em outro tôpico vc colocou um link do ML aonde tem para vender suporte de aluminio por R$ 9,00...todos aqui sabem que em qualquer esquina vende esse suporte ninguem precisava do link do ML para comprar esse suporte, a não ser que o seu objetivo era divulgar a loja.
 
Você poderia ter começado com sua apresentação ao pessoal...
 
Abs,
 
Paulo Scabar
Isso ai Scabar! Ja vi isso acontecer mais de uma vez!
ClapClapClap


-------------
...under construction!...


Postado Por: camilo_guimaraes
Data de Publicação: 11 Jun 2010 as 04:05
< ="-" ="text/; =utf-8">< name="ProgId" ="Word.">< name="Generator" ="Microsoft Word 12">< name="Originator" ="Microsoft Word 12">

Paulo Scabar

 

Nossa, mil desculpas, serio mesmo. Minha intenção aqui é compartilhar experiência, aprender, fazer amizades. Lógico que poderia em algum momento ter a possibilidade comprar alguma mercadoria, e com certeza seria de alguém conhecido ou ate mesmo pessoalmente. Fora isso e complicado, depositar dinheiro na conta de alguém sem conhecer e esperar uma mercadoria que talvez nunca venha... Eu não quero anunciar nenhum produto, não tenho interesse de vender nada.

Sobre uma resposta que eu coloquei em outro tópico foi para ajudar, tentar mostrar que não precisa pagar 150 reais ou mais em um suporte de garrafinha que pesa 30 gramas, em quanto existem suportes por 9 reais que pesa 60 gramas...... Mas o ponto principal que eu coloquei o link do ML foi para mostrar um modelo que eu uso nos meus treinos tanto de Speed quanto MTB, e mesmo nas trilhas que trepidam ou terrenos que dão muita pancada na bike, eu não perco a garrafinha... Eu queria mostrar para os amigos daquele tópico que estavam tendo problemas em perder a garrafinhas em eventos, etapas de corrida e outros...

A minha intenção era de mostrar um modelo que não acontece de perder a garrafinha. Eu só queria ajudar.

Eu não vendo e não divulgo produtos. O meu interesse aqui e compartilhar e me informar e fazer amigos.

Peço desculpas

Obs: Benedoug, isso aqui não e nada disso, estou aqui para aprender, e conhecer pessoas que praticam o mesmo esporte que eu.

Abraços



Postado Por: PSCABAR
Data de Publicação: 11 Jun 2010 as 11:02
Camilo,
 
Sem problemas, se sua intensão é essa seja bem vindo e desculpa eu por ter interpretado mal...
 
Abs,
 
Paulo Scabar
 


Postado Por: Fabricio_Antunes
Data de Publicação: 11 Jun 2010 as 13:45
Originalmente postado por camilo_guimaraes camilo_guimaraes escreveu:

< ="-" ="text/; =utf-8">< name="ProgId" ="Word.">< name="Generator" ="Microsoft Word 12">< name="Originator" ="Microsoft Word 12"> file:///C:%5CUsers%5Ccasa%5CAppData%5CLocal%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_filelist.xml" rel="nofollow - file:///C:%5CUsers%5Ccasa%5CAppData%5CLocal%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_themedata.thmx" rel="nofollow - file:///C:%5CUsers%5Ccasa%5CAppData%5CLocal%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_colorschememapping.xml" rel="nofollow -

- -  

- Nossa, mil desculpas, serio mesmo. Minha intenção aqui é compartilhar experiência, aprender, fazer amizades. Lógico que poderia em algum momento ter a possibilidade comprar alguma mercadoria, e com certeza seria de alguém conhecido ou ate mesmo pessoalmente. Fora isso e complicado, depositar dinheiro na conta de alguém sem conhecer e esperar uma mercadoria que talvez nunca venha... Eu não quero anunciar nenhum produto, não tenho interesse de vender nada.

- Sobre uma resposta que eu coloquei em outro tópico foi para ajudar, tentar mostrar que não precisa pagar 150 reais ou mais em um suporte de garrafinha que pesa 30 gramas, em quanto existem suportes por 9 reais que pesa 60 gramas...... Mas o ponto principal que eu coloquei o link do ML foi para mostrar um modelo que eu uso nos meus treinos tanto de Speed quanto MTB, e mesmo nas trilhas que trepidam ou terrenos que dão muita pancada na bike, eu não perco a garrafinha... Eu queria mostrar para os amigos daquele tópico que estavam tendo problemas em perder a garrafinhas em eventos, etapas de corrida e outros...

- A minha intenção era de mostrar um modelo que não acontece de perder a garrafinha. Eu só queria ajudar.

- Eu não vendo e não divulgo produtos. O meu interesse aqui e compartilhar e me informar e fazer amigos.

- Peço desculpas

- Obs: - Benedoug, isso aqui não e nada disso, estou aqui para aprender, e conhecer pessoas que praticam o mesmo esporte que eu.

- Abraços

 
 
Camilo então se apresente para o pessoal do forum e dependendo de onde for poderemos combinar um treino juntos...e também saiba que não é legal responder os topicos com pontinhos pois não vai acrescentar nada para nenhum participante do forum e se foi sem querer aprenda a teclar...para compartilhar e informar não precisa e não pode conforme as regras do forum postar links de anuncios, então antes de dar lição de moral leia as regras do forum que não terá problemas pois o pessoal do forum é muito gente boa.


Postado Por: camilo_guimaraes
Data de Publicação: 12 Jun 2010 as 16:05
Fabricio_Antunes
Eu moro em Patrocínio Interior de Minas Gerais, espero sim uma oportunidade de treinos com vocês. Pratico ciclismo e MTB, participo de pequenas provas aqui da regiao. Tenho interesse em começar no triathlon, mas tinha um problema no ombro direito (acidente com rompimento do ligamento) e não conseguia nadar crawl pois o braço saia do lugar, agora já fiz a cirurgia estou em recuperação e pretendo começar os treino no começo do segundo semestre deste mesmo ano.
A questão do ".", peço desculpas, foi falta de informação e não de dificuldade para teclar, eu não li totalmente as regras do fórum. Eu postei o link para mostrar o suporte, somente. Eu ate então fiz isso porque havia visto em outro tópico, e achei que não teria problemas, ainda mais que foi para mostrar e por nenhum motivo venda, ainda mais que eu não trabalho com isso e nem mesmo conheço a pessoa que vende aqueles produtos.
Eu de maneira alguma quis dar lição de moral, apenas me explicar da melhor forma possível para demonstrar meu interesse em participar dessa comunidade. Agi fora das regras do fórum, pois foi falta de minha atenção não ter o lido totalmente.
Abraços







Postado Por: Benedoug
Data de Publicação: 12 Jun 2010 as 16:37
Camilo, agora eu entendi e peço desculpas......mas tambem espero que vc entenda a colocacao do Scabar! como vc mesmo viu as pessoas se cadastram, ficam enchendo o topico de pontos pra poder vender produtos....
 
Do mais, seja mto bem vindo assim como vc entrei no forum pra aprender....e aprendo mto aqui....ja tive a oportunidade de conhecer varios, e até o momento, te garanto que todos sao gente finissimas....
 
Eu comecei no triathlon a pouco tempo, e tambem ja tive um lesao no ombro, mas nao precisei passar por cirurgia, e como eu venho da natacao nao sofro muito.....conselho, vai com calma, capricha na fisioterapia e tire suas duvidas com o pessoal do pedal!
 
Um abraco
Douglas


-------------
...under construction!...


Postado Por: Fabricio_Antunes
Data de Publicação: 12 Jun 2010 as 18:10
Originalmente postado por camilo_guimaraes camilo_guimaraes escreveu:

Fabricio_Antunes
Eu moro em Patrocínio Interior de Minas Gerais, espero sim uma oportunidade de treinos com vocês. Pratico ciclismo e MTB, participo de pequenas provas aqui da regiao. Tenho interesse em começar no triathlon, mas tinha um problema no ombro direito (acidente com rompimento do ligamento) e não conseguia nadar crawl pois o braço saia do lugar, agora já fiz a cirurgia estou em recuperação e pretendo começar os treino no começo do segundo semestre deste mesmo ano.
A questão do ".", peço desculpas, foi falta de informação e não de dificuldade para teclar, eu não li totalmente as regras do fórum. Eu postei o link para mostrar o suporte, somente. Eu ate então fiz isso porque havia visto em outro tópico, e achei que não teria problemas, ainda mais que foi para mostrar e por nenhum motivo venda, ainda mais que eu não trabalho com isso e nem mesmo conheço a pessoa que vende aqueles produtos.
Eu de maneira alguma quis dar lição de moral, apenas me explicar da melhor forma possível para demonstrar meu interesse em participar dessa comunidade. Agi fora das regras do fórum, pois foi falta de minha atenção não ter o lido totalmente.
Abraços
 
 
Legal...e precisando de alguma informação é só postar que a galera ajuda bastante
Eu sou mineiro de BH mas moro faz tempo em Itu/SP e comecei no triatlon faz pouco tempo e vim do tênis por causa de lesão no ombro ( slap ) que tbém tenho que operar mas por enquanto estou levando na boa...o meu problema ainda não tira o ombro do lugar mas se piorar a lesão pode acontecer mas como parei totalmente com o tênis acredito que tenha estabilizado o problema.
Abraços e seja bem vindo.






Postado Por: FABRICIO99
Data de Publicação: 12 Jun 2010 as 21:36
Originalmente postado por camilo_guimaraes camilo_guimaraes escreveu:

< ="-" ="text/; =utf-8">< name="ProgId" ="Word.">< name="Generator" ="Microsoft Word 12">< name="Originator" ="Microsoft Word 12"> file:///C:%5CUsers%5Ccasa%5CAppData%5CLocal%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_filelist.xml" rel="nofollow - file:///C:%5CUsers%5Ccasa%5CAppData%5CLocal%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_themedata.thmx" rel="nofollow - file:///C:%5CUsers%5Ccasa%5CAppData%5CLocal%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_colorschememapping.xml" rel="nofollow -

- -  

- Nossa, mil desculpas, serio mesmo. Minha intenção aqui é compartilhar experiência, aprender, fazer amizades. Lógico que poderia em algum momento ter a possibilidade comprar alguma mercadoria, e com certeza seria de alguém conhecido ou ate mesmo pessoalmente. Fora isso e complicado, depositar dinheiro na conta de alguém sem conhecer e esperar uma mercadoria que talvez nunca venha... Eu não quero anunciar nenhum produto, não tenho interesse de vender nada.

- Sobre uma resposta que eu coloquei em outro tópico foi para ajudar, tentar mostrar que não precisa pagar 150 reais ou mais em um suporte de garrafinha que pesa 30 gramas, em quanto existem suportes por 9 reais que pesa 60 gramas...... Mas o ponto principal que eu coloquei o link do ML foi para mostrar um modelo que eu uso nos meus treinos tanto de Speed quanto MTB, e mesmo nas trilhas que trepidam ou terrenos que dão muita pancada na bike, eu não perco a garrafinha... Eu queria mostrar para os amigos daquele tópico que estavam tendo problemas em perder a garrafinhas em eventos, etapas de corrida e outros...

- A minha intenção era de mostrar um modelo que não acontece de perder a garrafinha. Eu só queria ajudar.

- Eu não vendo e não divulgo produtos. O meu interesse aqui e compartilhar e me informar e fazer amigos.

- Peço desculpas

- Obs: - Benedoug, isso aqui não e nada disso, estou aqui para aprender, e conhecer pessoas que praticam o mesmo esporte que eu.

- Abraços

 
Camilo,
 
Seja bem vindo, você não precisa pedir desculpas para ninguém porque as pessoas que te criticaram não são moderadoras do fórum, sua intenção foi ajudar, como deve ser a de todos que participam do fórum.
 
Uns sabem mais, outros sabem menos sobre triathlon, mas ninguém é melhor do que ninguém por causa disso nem por já ter postado mais mensagens que você no fórum.
 
Abs,


-------------
FABRÍCIO


Postado Por: camilo_guimaraes
Data de Publicação: 12 Jun 2010 as 23:28
Fabricio
Muito Obrigado.
Abraços


Postado Por: CEPatussi
Data de Publicação: 13 Jun 2010 as 01:43
Fabrício!
Me permita discordar de vc.
Achei bem legal a postura e humildade do Camilo, mas as reclamações tem fundamento.
O fórum é um local de livre expressão e eventualmente ocorrem de fato o que o Paulo e Benedoug reclamaram ( de alguém estar querendo formar o número de postagens mínimas para anunciar produtos), na verdade nem considerei reclamação, achei que foi mais uma dica ao colega.
Felizmente o fórum tem regras e se o colega não as leu nem as está cumprindo, nada mais natural do que as pessoas que gostam e prezam o fórum, indicarem o erro e reclamarem.
Ao colega Camilo, não entenda isso como um recado de "más vindas"rsrsrs!, entenda como uma dica de boa conduta.
Voltemos às coroas e pinhãos.


Postado Por: FABRICIO99
Data de Publicação: 13 Jun 2010 as 08:34
Originalmente postado por CEPatussi CEPatussi escreveu:

Fabrício!
Me permita discordar de vc.
Achei bem legal a postura e humildade do Camilo, mas as reclamações tem fundamento.
O fórum é um local de livre expressão e eventualmente ocorrem de fato o que o Paulo e Benedoug reclamaram ( de alguém estar querendo formar o número de postagens mínimas para anunciar produtos), na verdade nem considerei reclamação, achei que foi mais uma dica ao colega.
Felizmente o fórum tem regras e se o colega não as leu nem as está cumprindo, nada mais natural do que as pessoas que gostam e prezam o fórum, indicarem o erro e reclamarem.
Ao colega Camilo, não entenda isso como um recado de "más vindas"rsrsrs!, entenda como uma dica de boa conduta.
Voltemos às coroas e pinhãos.
 
Eu entendo, apenas não concordo com o tom que as "dicas" foram dadas.


-------------
FABRÍCIO


Postado Por: CEPatussi
Data de Publicação: 14 Jun 2010 as 00:32
Thumbs Up
E viva a diferença de opiniões!



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net