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QUADRO FULL - MANUTENÇÃO DE LINKS

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=16819
Data da Impressão: 18 Abr 2024 as 20:21
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Tópico: QUADRO FULL - MANUTENÇÃO DE LINKS
Postado Por: rcaliman
Assunto: QUADRO FULL - MANUTENÇÃO DE LINKS
Data de Publicação: 26 Jan 2010 as 17:42
Pessoal,

sou novo no mundo das bikes full, creio que uns 3 meses, e a minha vinha apresentando um baruhinho misterioso que parecia vir da região da central, testei outro pedivela, outros pedais, outra corrente, outro cassete, até que descobri que o barulho vinha dos links. Peguei uma chave Allen, dei uns giros nos links (o link só abre se girar de um lado e segurar com outra chave do outro), e o barulho parou.
Olhando, mesmo que os links sejam selados, e os rolamentos também, é uma área que está sempre muito exposta e acredito que outras pessoas também tenham, vez ou outra, algum tipo de problema nessas áreas, então gostaria de perguntar aos "fulleiros" mais experientes como eles fazem a manutenção dos links, se os desmontam ou não.
Meu quadro é um Astro FSS XC, conforme minha assinatura.


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<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>



Respostas:
Postado Por: Edbike
Data de Publicação: 26 Jan 2010 as 18:36
Opa! certinho rcaliman?
 
Já estou no 2nd quadro defense, e realmente acontece de começar a estalar nos rolamentos.
Quando acontece isso, eu tiro os rolamentos do quadro, ( tem de dar uma pancadinha com martelo e um pedaço de madeira no centro do rolamento) tiro os anéis retentores, lavo com querosene e enxaguo bem com agua. Espero secar e aplico graxa. No quadro, Lavo e limpo a guarnição onde encaixa os rolamentos, e coloco novamente. Pronto! novinho em folha e sem barulhos!
 
Quanto aos parafusos, passar um loctite médio para não perde-los, pois sem isso, esses parafusos caem com facilidade.
 
Espero ter ajudado.


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The secret of success? Be happy! By Edson


Postado Por: Rover
Data de Publicação: 26 Jan 2010 as 18:42
Pessoal, só tem que tomar cuidado que rolamento não é para ficar tirando a toda hora do quadro. Os rolamento do meu Astro XTC duraram 3 anos, só depois disso é que eu fui retirar para trocar. Se continuar nessa toada, só mexo neles novamente daqui a dois anos.

Abração


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Postado Por: rcaliman
Data de Publicação: 26 Jan 2010 as 18:44
Originalmente postado por Rover Rover escreveu:

Pessoal, só tem que tomar cuidado que rolamento não é para ficar tirando a toda hora do quadro. Os rolamento do meu Astro XTC duraram 3 anos, só depois disso é que eu fui retirar para trocar. Se continuar nessa toada, só mexo neles novamente daqui a dois anos.

Abração


Rover, esses rolamentos são padronizados? Você os comprou em uma loja de rolamentos ou teve que os conseguir com a própria astro? Precisa mesmo tirar os rolamentos para fazer manutenção? Tirando os parafusos não dá para ter acesso aos rolamentos para passar um WD40 e/ou uma graxa?


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Postado Por: Pato
Data de Publicação: 26 Jan 2010 as 18:47
Bem vindo ao mundo nheco-nheco das full !!!LOL
Ou prepara uma grana para as manutenções ou aumenta o volume do MP3 meu caro...
Mas falando sério... verifique sempre o aperto dos links e mantenha-os limpos. Eu faço sempre uma revisão geral na bike a cada 6 meses ou quando o nheco-nheco fica insuportável. E se tem barulho, tem problema. A gravidade desse problema que é o tchan.
Muitas vezes nem é o rolamento em si, mas o atrito entre a sujeira que acumula na partes móveis, causando os grilos. Se vc tiver como fazer a manutenção em casa, eu aconselho abrir sim... limpar e remontar, mas antes tente uma boa limpeza na área e uma gotinha de um finish line fino costuma resolver ou adiar o pepino.
Antes que me apedrejem, essa gotinha gera aquela eterna discussão: Se pingar resolve ou se pingar acumula mais ? Eu pingo, limpo e sempre resolveu.
 
"A qualidade auditiva de um biker aumenta proporcionalmente ao preço de sua bike"
Essa vai prá minha assinatura tbem hehehe


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Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.


Postado Por: Rover
Data de Publicação: 26 Jan 2010 as 19:05
Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

Originalmente postado por Rover Rover escreveu:

Pessoal, só tem que tomar cuidado que rolamento não é para ficar tirando a toda hora do quadro. Os rolamento do meu Astro XTC duraram 3 anos, só depois disso é que eu fui retirar para trocar. Se continuar nessa toada, só mexo neles novamente daqui a dois anos.

Abração


Rover, esses rolamentos são padronizados? Você os comprou em uma loja de rolamentos ou teve que os conseguir com a própria astro? Precisa mesmo tirar os rolamentos para fazer manutenção? Tirando os parafusos não dá para ter acesso aos rolamentos para passar um WD40 e/ou uma graxa?


Rcaliman.

Esses rolamentos são facilmente encontrados em lojas especializadas, a dica é retirar os usados e levar na loja na hora da compra para o vendedor ver a medida correta. Coloquei todos de primeira linha e gastei uns R$45,00, senão me engano.
Os rolamentos podem ser do tipo selados ou blindados. Nos do tipo selado, é possível retirar a proteção lateral, com cuidado, e fazer a limpeza e lubrificação. Já nos blindados a proteção lateral é metálica, e se for retirada, será muito difícil de ser recolocada. Eu disse difícil, não impossível, mas isso comprometerá a proteção da pista de rolamento e as esferas de contaminantes.

O ideal é utilizar graxa, pois o WD só lubrifica na hora, depois seca muito rápido e já era.


"A qualidade auditiva de um biker aumenta proporcionalmente ao preço de sua bike"

Gostei da frase Pato, matou a pau.hehehe

Abração


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Postado Por: Walney
Data de Publicação: 26 Jan 2010 as 19:05
Originalmente postado por Pato Pato escreveu:

Bem vindo ao mundo nheco-nheco das full !!!LOL
Ou prepara uma grana para as manutenções ou aumenta o volume do MP3 meu caro...
Mas falando sério... verifique sempre o aperto dos links e mantenha-os limpos. Eu faço sempre uma revisão geral na bike a cada 6 meses ou quando o nheco-nheco fica insuportável. E se tem barulho, tem problema. A gravidade desse problema que é o tchan.
Muitas vezes nem é o rolamento em si, mas o atrito entre a sujeira que acumula na partes móveis, causando os grilos. Se vc tiver como fazer a manutenção em casa, eu aconselho abrir sim... limpar e remontar, mas antes tente uma boa limpeza na área e uma gotinha de um finish line fino costuma resolver ou adiar o pepino.
Antes que me apedrejem, essa gotinha gera aquela eterna discussão: Se pingar resolve ou se pingar acumula mais ? Eu pingo, limpo e sempre resolveu.
 
"A qualidade auditiva de um biker aumenta proporcionalmente ao preço de sua bike"
Essa vai prá minha assinatura tbem hehehe
Tem razão quanto ao nheco-nheco, pois como eu li uma vez "bicicleta boa, não faz barulho". O barulho pode ser apenas lubrificação, mas pode ser coisa grave também.

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Esquentar?! Só no sol!!!!


Postado Por: LinosFly
Data de Publicação: 26 Jan 2010 as 19:17
Originalmente postado por Edbike Edbike escreveu:

Quanto aos parafusos, passar um loctite médio para não perde-los, pois sem isso, esses parafusos caem com facilidade.
 
Esse loctite médio, é aquele AZUL que parece um tubo de esmalte?
 
Tou com uma bike nova, vc acha necessário desmontar o sistema, engraxar onde for necessário e na remontagem, usar esse loctite?
 
Ou é melhor esperar os grilos aparecerem?
 
Puta merda, quando fazia DH não ligava patativas pra isso.....tou ficando fresco mesmo LOL


Postado Por: dhdanilo
Data de Publicação: 26 Jan 2010 as 19:39
Originalmente postado por Pato Pato escreveu:

 
"A qualidade auditiva de um biker aumenta proporcionalmente ao preço de sua bike"



Eu estava achando que já não precisava de aparelho auditivo! Confused



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Danilo
www.clubecrc.com


Postado Por: Edbike
Data de Publicação: 27 Jan 2010 as 13:40
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:

Originalmente postado por Edbike Edbike escreveu:

Quanto aos parafusos, passar um loctite médio para não perde-los, pois sem isso, esses parafusos caem com facilidade.
 
Esse loctite médio, é aquele AZUL que parece um tubo de esmalte?
 
Tou com uma bike nova, vc acha necessário desmontar o sistema, engraxar onde for necessário e na remontagem, usar esse loctite?
 
Ou é melhor esperar os grilos aparecerem?
 
Puta merda, quando fazia DH não ligava patativas pra isso.....tou ficando fresco mesmo LOL
 
É o azul sim,
 
Quanto a ser nova, acho q não é necessário desmontar nao, mas loctite acho necessário: na 1a defense do meu sócio na saída pro 1o pedal por volta de uns 3 kms, o parafuso do rolamento traseiro da balança caiu. Sorte que conseguimos achá-lo, mas depois disso loctite e  verifico sempre se não há folga no parafuso. ( seguro morreu de velhoWink)
 
Ahhh! no DH é adrenalina e velô, nem tem tempo pra ficar ouvindo a bike, no xc  acho q acontece de vc curtir mais a bike sentindo o comportamento dela, a trilha e a paisagem, então qualquer rangido incomoda.
 
Flww!!


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The secret of success? Be happy! By Edson


Postado Por: LinosFly
Data de Publicação: 27 Jan 2010 as 20:07
Originalmente postado por Edbike Edbike escreveu:

 
É o azul sim,
 
Ahhh! no DH é adrenalina e velô, nem tem tempo pra ficar ouvindo a bike, no xc  acho q acontece de vc curtir mais a bike sentindo o comportamento dela, a trilha e a paisagem, então qualquer rangido incomoda.
 
Blz, valeu!
 
Engraçado que quando eu fazia DH, era com defense + MZ 66 170mm. Nunca deu problema de folga, e eu só reapertava de vez em quando. Essas coisas são assim, com um quadro é uma maravilha, com outro pode dar zica.
 
Valeu!


Postado Por: Gui Marques
Data de Publicação: 01 Fev 2010 as 23:46
A periodicidade depende do uso da bike é claro.
 
No minha, os pivots com buchas eu desmonto a cada 6-8 meses, limpo bem com Vidrex e reaplico graxa de suspensão (pode ser slick Honey ou Judy Butter, a Prep M da Manitou é muito fina).
 
Os pivots com rolamento usam rolamento tipo Enduro Max, selados, e quase nunca precisam de manutenção. Só limpei 2 vezes até hoje (o quadro tem uns 7 anos) e nenhum rolamento nunca fez barulho.
 
Esses eu retiro ambos os selos e vou espirrando WD-40 e rodando eles ate que toda a sujeira tenha saído pelo outro lado. Quando estao brilhando de limpos eu espero o WD secar e aplico bastante graxa até preencher todos os vazios do rolamento, recoloco os selos e limpo o excesso que espirrar pra fora do selo. Uso uma das melhores graxas que tem, a verde da Phil Wood. Se nao tiver essa, eu recomento uma boa graxa para aplicacao nautica (nos rolamentos).
 
Nao retiro os rolamentos do quadro para limpá-los. Eu penso que se vc vai se dar esse trabalho é melhor logo trocar o rolamento por um novo.
 
Seguem algumas fotos da ultma manutenção, que fiz em janeiro deste ano após pegar muita trilha com barro e chuva em dezembro.
 
 
Links da balança, com um dos rolamentos
 
 
Pivot com rolamento ENDURO Max
 
 
Rolamento sujo (foi limpo pela última vez em 2005) Os selos desse rolamento sao bons
 
Depois de um bom banho de WD-40
 
 
 
Rolamento do pivot central...aqui tem um "pequeno" problema. A Titus usa 4 rolamentos no pivot central, dois em cada extremidade do eixo (da pra ver pela foto) de modo que nao é possivel acessar os rolamentos de dentro para limpeza. Assim eu so limpo os de fora. Apesar disso, eu sempre desconecto o amortecedor para poder movimentar a balanca livremente em busca de algum problema, e até hoje ainda funciona sem problemas. 
 
 
Aqui é o pivot Horst (aquele que fica lá atras). Neste caso é uma bucha.
 
 
Outro aspecto importante. Além dos barulhos (que sao o primeiro aviso que algo nao esta bem) verifique sempre tb. possiveis folgas nos pivots. Em uma full esse é um ponto fraco. As articulacoes (pivots) sao o que permite o movimento da balança mas estao tambem sujeitos a todo tipo de carga, especialmente cargas laterais quando voce anda muito rapido em terreno acidentado e gira com marchas pesadas fora do selim. Com o tempo essas cargas começam a causar folga nos pivots, e se isso nao for resolvido rapido (trocando as buchas ou rolamentos) toda a balança vai acabar comprometida.
 
Gui Marques


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Ride it like you stole it


Postado Por: Andre PRO
Data de Publicação: 02 Fev 2010 as 14:34
Muito bom.
 
Semanalmente, lavo todos os rolamentos apenas com água (pressão de mangueira de jardim) e aplico graxa liquida da Wurth e retiro o excesso.
 
Desmontagem geral igual a acima, a cada 1 ano.


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Faça hoje o que vc nao fez ontem como se fosse ontem


Postado Por: rcaliman
Data de Publicação: 04 Fev 2010 as 15:31
O ideal seria algum tipo de vedação nos links, o problema de barulho que eu tenho não é com desgaste, o quadro é novo, mas com sujeira que entra neles. O ideal seria se houvesse uma forma de vedar os links, com uma cola de silicone ou algo parecido.

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Postado Por: denis@bike
Data de Publicação: 05 Fev 2010 as 03:25
Eu tinha exatamente esse tipo de dúvida referente aos links...

Minha bike estava com um barulhinho chato, aproveitei q estava lavando ela, peguei uma ferramenta e apertei os parafusos... alguns estavam um pouco mais solto.

Não retirei ainda os rolamentos, mais logo terei q fazer isso.....

Valeu.


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KHS XC 104


Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 20:28
"Mantenham esse tópico!".


Postado Por: W0LVER1NE_MG
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 21:19
Hum... eu tenho uma Astro Career faz uns 3 anos e nunca tive problema de nheco-nheco.
E olha que ando muito na chuva, barro, e lavo a bike com aqueles jatos d'água, sem nunca ter lubrificado os rolamentos nesse período.
 
O problema que apareceu foi outro: uma folga nos links que é difícil identificar exatamente onde é, pois pode ser no embuchamento da própria suspa traseira (aonde uma outra bucha de alumínio encaixa nela) ou entre essa bucha de alumínio e o eixo do pivô que atravessa dentro dela... ou em ambos.
Enfim, vou desmontar um dia e analisar com calma.
 
Valeu
CARPE DIEM


Postado Por: digo107
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 21:41
Essa graxa náutica é boa mesmo? Alguém tem idéia dos valores das graxas que podemos usar, além de usar nos rolamentos dos links, usar em outras partes da bike também.


Postado Por: kiorugui
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 22:59
No meu XTC aparece, de vez em quando, o nheco nheco...e já sei onde é: Na parte externa dos rolamentos do link, perto do movimento central. Ou seja...é no buraco onde o rolamento é encaixado...ali fica seco, com o tempo, e dá o barulho....a cada 3 ou 4 meses eu abro, limpo bem, passo graxa azul, enfio o rolamento de volta e deu.

Acho que ali sofre grande tensão lateral, e por isso que dá o barulho.

Flw.


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Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.


Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 13 Abr 2010 as 15:38

Minha bike tb tava com um nheco-nheco chato e ontem resolvi começar uma revisão. 

O quadro é um Titus Motolite.
 
Desmontei os links e limpei os rolamentos como no tutorial do Gui.

 
Usei WD-40 pra limpar os rolamentos. Depois de limpo me veio uma dúvida, Carbono e WD se dão bem? Espero que sim, mas por precaução lavei bem com água e sabão neutro.
Vou providenciar uma graxa que presta ainda hoje. Mas tem alguma que não pode? Lembrando que o Rocker onde estão os rolamentos é de carbono.
 
Vi que as buchas do chain stay, próximas a roda encontram-se em bom estado, mas do lado da relação estão bem sujas, talvés por culpa do oléo da corrente.
 
 
 
Gui, Vidrex é o limpa vidros da veja?
 
Agora vem 2 problemas:
1) Como retirar o parafuso que prende o chain stay ao movimento central? Explicando, quando vc gira o parafuso allen do lado direito do quadro, a porca do lado esquerdo gira junto. O problema é que ela não tem cabeça ou encaixe para travar. Olhei muito e não consegui entender como abre ali.
Seguem fotos pra ilustrar:
 
Lado direito, a foto não está 100%, mas dá pra ver que o parafuso é allen
 
Do lado esquerdo não tem como segurar, visto que não tem encaixe pra nenhum tipo de chave.
 
2) Percebi uma pequena folga entre o seat stay direito e a peça que junta os 2 seats stays. Os mesmos são de carbono, e a peça de união parece um plástico mas não sei o que é. Pelo visto são coladas.
 


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 13 Abr 2010 as 16:24
Lembro que quando comprei o Sonix, antes de montar as peças desmontei tudo e colquei graxa de rolamento. To ouvindo alguns barulhos e to pensando em desmontar tudo de volta e limpar, é até divertido.

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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: Pedromo
Data de Publicação: 13 Abr 2010 as 19:31
Galera,aprendi muito neste tópico!!Valeu

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"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [ Ghandi ]


Postado Por: Gui Marques
Data de Publicação: 01 Jul 2010 as 03:27
Lemarco,
 
Aqui vao algumas respostas com 2 meses de atraso...sorry !
 
1. Quanto ao WD40. é possível que os solventes presentes nesse negócio não se deem muito bem com a resina da peça de fibra de carbono. Mas eu duvido que um ou outro respingo durante a manutençao vá causar problema.
 
2. O fato do rolamento estar em um rocker de carbono nao vai influenciar no tipo de graxa.
 
3. O central (se vc ainda nao resolveu) vc destrava inserindo outra chave allen do mesmo tamanho do outro lado para travar o movimento. O contato da allen está mais no fundo e nao aparece.
 
4. O vidrex é aquele normal para limpar vidro. Quem me deu essa dica foi um meca da Titus.
 
Gui Marques


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Ride it like you stole it


Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 01 Jul 2010 as 15:07
Valeu Gui!


Postado Por: Rover
Data de Publicação: 02 Jul 2010 as 14:41
up

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Postado Por: MR.Blur LT
Data de Publicação: 28 Jul 2010 as 20:22
up

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http://plbiker.blogspot.com


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 04 Set 2010 as 19:41
Originalmente postado por Edbike Edbike escreveu:

Opa! certinho rcaliman?
 
Já estou no 2nd quadro defense, e realmente acontece de começar a estalar nos rolamentos.
Quando acontece isso, eu tiro os rolamentos do quadro, ( tem de dar uma pancadinha com martelo e um pedaço de madeira no centro do rolamento) tiro os anéis retentores, lavo com querosene e enxaguo bem com agua. Espero secar e aplico graxa. No quadro, Lavo e limpo a guarnição onde encaixa os rolamentos, e coloco novamente. Pronto! novinho em folha e sem barulhos!
 
Quanto aos parafusos, passar um loctite médio para não perde-los, pois sem isso, esses parafusos caem com facilidade.
 
Espero ter ajudado.

Onde que devemos passar esse Loctite pra travar o parafuso? alguém tem alguma foto pra mostrar?
É necessário colocar tanto nos pivots qto naquelas buchas (próximo às rodas, por exemplo?)

Valeu

Edit: vi nos rolamentos do meu quadro:
Pivot próximo à caixa de centro: 6000 RS 
Pivot superior, da junção do quadro com o link do amortecedor/balança: 608 RS 
esse é o código do rolamento?

Os demais pivots (do seat stay próximo à roda, e do seatstay na junção com o link da suspensão) são de buchas pelo jeito



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Scott Spark 970


Postado Por: kinguiorasta
Data de Publicação: 15 Mar 2011 as 11:40
Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Originalmente postado por Edbike Edbike escreveu:

Quanto aos parafusos, passar um loctite médio para não perde-los, pois sem isso, esses parafusos caem com facilidade.
 
Espero ter ajudado.

Onde que devemos passar esse Loctite pra travar o parafuso? alguém tem alguma foto pra mostrar?
É necessário colocar tanto nos pivots qto naquelas buchas (próximo às rodas, por exemplo?)


nunca usei loctite então estou com a mesma dúvida. onde passar?

outra coisa que percebi pesquisando é que existe vários tipos de loctite.
Qual seria o adequado para esse uso?

Como é para tirar o parafuso depois? tem que passar algum produto pra remover o loctite ou só na força mesmo?

valeu!


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Mude de direção ---> http://www.youtube.com/watch?v=IkkLckLd6nE
Visite ---> http://www.youtube.com/user/kinguiorasta
http://www.pedal.com.br/forum/projeto-titus-racer-x-tomando-forma_topic41374.html


Postado Por: Nve
Data de Publicação: 15 Mar 2011 as 11:53
Loctite 242, ou outro trava-roscas para torque médio. É só passar no parafuso, e pra desrosquear é normal, vai precisar de um pouco mais de força. Não tenho certeza, mas ouvi de pessoas mais experientes que dá pra usar umas 5 vezes antes de precisar reaplicar...

Té +


Postado Por: kinguiorasta
Data de Publicação: 05 Out 2011 as 13:29
Oi, quem puder ajudar:

parafusos-para-quadro-full-titus-rx_topic40721.html - http://www.pedal.com.br/forum/parafusos-para-quadro-full-titus-rx_topic40721.html

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Mude de direção ---> http://www.youtube.com/watch?v=IkkLckLd6nE
Visite ---> http://www.youtube.com/user/kinguiorasta
http://www.pedal.com.br/forum/projeto-titus-racer-x-tomando-forma_topic41374.html


Postado Por: kinguiorasta
Data de Publicação: 14 Out 2011 as 11:27
fala gente,

vocês sabem se existe alguma ferramenta específica para tirar/colocar os rolamentos do quadro?

e existe um torque correto para apertar os parafusos? se sim, qual é?

Valeu!




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Mude de direção ---> http://www.youtube.com/watch?v=IkkLckLd6nE
Visite ---> http://www.youtube.com/user/kinguiorasta
http://www.pedal.com.br/forum/projeto-titus-racer-x-tomando-forma_topic41374.html


Postado Por: kinguiorasta
Data de Publicação: 04 Nov 2011 as 09:36
Então pessoal, tô com o meu quadro todo desmontado aqui, rolamentos novos, todas as peças limpas, mas surgiram algumas dúvidas:

1- é preciso usar um pouco de graxa nos locais de encaixe dos rolamentos ou vai no seco mesmo?

2- procurei a tal graxa nautica e encontrei na cor branca e na cor azul. Qual é a mais indicada?

3- devo utilizar o trava rosca em TODOS os parafusos? (fiquei na dúvida em relação aos parafusos que ficam na junção próximo a roda - são bem finos - e em relação ao parafuso do pivot prox. a cx. de centro.)

4- ah, continuo com dúvida quanto a força que devo aplicar nos parafusos, uma vez que não posso apertar demais.

O quadro é esse aqui:
http://www.pedal.com.br/forum/projeto-titus-racer-x-tomando-forma_topic41374.html%20 - http://www.pedal.com.br/forum/projeto-titus-racer-x-tomando-forma_topic41374.html



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Mude de direção ---> http://www.youtube.com/watch?v=IkkLckLd6nE
Visite ---> http://www.youtube.com/user/kinguiorasta
http://www.pedal.com.br/forum/projeto-titus-racer-x-tomando-forma_topic41374.html


Postado Por: kinguiorasta
Data de Publicação: 04 Nov 2011 as 14:31
complementando informações:
http://www.pedal.com.br/forum/para-quem-esta-com-problemas-de-rangido-em-full_topic39728.html - http://www.pedal.com.br/forum/para-quem-esta-com-problemas-de-rangido-em-full_topic39728.html


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Mude de direção ---> http://www.youtube.com/watch?v=IkkLckLd6nE
Visite ---> http://www.youtube.com/user/kinguiorasta
http://www.pedal.com.br/forum/projeto-titus-racer-x-tomando-forma_topic41374.html


Postado Por: goiano07i
Data de Publicação: 04 Nov 2011 as 23:18
Alguém  sabe como dar manutenção nos rolamentos da minha specialized camber eu não consegui retirar a tampa que cobre os rolamentos, eles são selados será que eles precisam de manutenção ?

Tem um barulho meio chato e eu suspeito que são eles.

Se alguém tiver uma informação eu agradeceria muito. 

http://imageshack.us/photo/my-images/225/dsc04707ic.jpg/">

Uploaded with http://imageshack.us - ImageShack.us


Postado Por: duvb
Data de Publicação: 21 Dez 2011 as 02:42
Perfeito o tema, tirei minhas dúvidas, coisa que mtos mecânicos por ai não sabem.
Vlw


Postado Por: lucasbarbosacontato
Data de Publicação: 28 Jan 2012 as 20:33
manutençao para full eh inevitavel... depois de horas de uso.
normalmente se troca todos os rolamentos

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lucasbarbosa


Postado Por: kinguiorasta
Data de Publicação: 29 Jan 2012 as 10:06
Citar normalmente se troca todos os rolamentos


Cara, acho que vc não leu o tópico...


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Mude de direção ---> http://www.youtube.com/watch?v=IkkLckLd6nE
Visite ---> http://www.youtube.com/user/kinguiorasta
http://www.pedal.com.br/forum/projeto-titus-racer-x-tomando-forma_topic41374.html


Postado Por: troni130
Data de Publicação: 03 Fev 2012 as 20:36
Tenho uma duvida que ta mi matando aqui, entao para nao criar outro topico vou usar este mesmo.

Tenho uma specialized demo 8 2009 e os rolamentos dela sao numero 6802-z para eles tava agarrando muito entao coloquei tudo novo, mas nao concigo encaixar os rolamentos, tem que dar pancada? meus rolamentos sao  todo de aço, de jeito que nao tem como eu chegar ate as esferas, como faço para abrir eles?




Postado Por: bikerninja
Data de Publicação: 08 Mar 2012 as 04:06
Parabéns pelo tópico, um dos melhores que ja vi, vamos postar mais experiências e segredos.


Postado Por: Henriferri
Data de Publicação: 28 Jul 2012 as 00:07
Minha bike começou a fazer o famoso nhec-nhec, nas trilhas parecia uma escola de samba. Foi quando eu solicitei a ajuda de um grande amigo, Leandro, que entende muito de bike para fazermos uma revisão.

Bike: Specialized StumpJumper Expert FSR
Obs: Ela tem um exagero de rolamentos, são 14 só na balança.
Seguem fotos:

Antes e depois:
http://imageshack.us/photo/my-images/189/1002282k.jpg/

Rolamento Limpo, agora só lubrificar:
http://imageshack.us/photo/my-images/210/1002283j.jpg/

Meia bike:
http://imageshack.us/photo/my-images/507/1002287u.jpg/



http://imageshack.us/photo/my-images/100/1002292w.jpg/


Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 28 Jul 2012 as 14:49
Eu sou o Leandro que  Henriferri mensionou.
Tá dando um trabalhinho mas acho que vai ficar bom.


Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 30 Jul 2012 as 12:28
Originalmente postado por Henriferri Henriferri escreveu:

Minha bike começou a fazer o famoso nhec-nhec, nas trilhas parecia uma escola de samba. Foi quando eu solicitei a ajuda de um grande amigo, Leandro, que entende muito de bike para fazermos uma revisão.

Bike: Specialized StumpJumper Expert FSR
Obs: Ela tem um exagero de rolamentos, são 14 só na balança.
Seguem fotos:

Antes e depois:
Rolamento Limpo, agora só lubrificar:

Meia bike:




Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 30 Jul 2012 as 12:30

Estranho, tentei editar pra sair as fotos e falhou.

Esqueci como coloca do Imageshark...


Postado Por: scofieldpedal
Data de Publicação: 31 Jul 2012 as 15:24
Olá galera,

A duas semanas entrei para o mundo da full, comprei uma trek fuel 8, 2010, usada, mas muito bem conservada, precisando apenas de uma boa regulagem e lubrificação geral, o resto está filé.
Tenho procurado informações sobre lubrificação do link próprio da trek, mas até agora encontrei somente bons bikers que são mecânicos fazendo as manutenções.
Já lubrifiquei e regulei 99%, ficando pendente somente o link, coisa que nunca tinha feito.

Vou pesquisar na net para encontrar algum manual técnico do quadro, mas isto não significa que vou ficar escutando os barulhos chatos do nhec nhec.....

Mais para o final de semana posto algo,

Ah, obrigado pelos relatos, vai ajudar muito.


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Postado Por: marusero
Data de Publicação: 05 Out 2012 as 20:41
quero comprar uma bike full, qual marca comprar.


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 24 Out 2012 as 11:18
Originalmente postado por troni130 troni130 escreveu:

Tenho uma duvida que ta mi matando aqui, entao para nao criar outro topico vou usar este mesmo.

Tenho uma specialized demo 8 2009 e os rolamentos dela sao numero 6802-z para eles tava agarrando muito entao coloquei tudo novo, mas nao concigo encaixar os rolamentos, tem que dar pancada? meus rolamentos sao  todo de aço, de jeito que nao tem como eu chegar ate as esferas, como faço para abrir eles?



Troni, por favor, abra outra tópico específico para isso... abs


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Postado Por: scofieldpedal
Data de Publicação: 24 Out 2012 as 14:37
Originalmente postado por scofieldpedal scofieldpedal escreveu:

Olá galera,

A duas semanas entrei para o mundo da full, comprei uma trek fuel 8, 2010, usada, mas muito bem conservada, precisando apenas de uma boa regulagem e lubrificação geral, o resto está filé.
Tenho procurado informações sobre lubrificação do link próprio da trek, mas até agora encontrei somente bons bikers que são mecânicos fazendo as manutenções.
Já lubrifiquei e regulei 99%, ficando pendente somente o link, coisa que nunca tinha feito.

Vou pesquisar na net para encontrar algum manual técnico do quadro, mas isto não significa que vou ficar escutando os barulhos chatos do nhec nhec.....

Mais para o final de semana posto algo,

Ah, obrigado pelos relatos, vai ajudar muito.


A partir deste video tem muita coisa:

http://www.youtube.com/watch?v=oD58f5DjG00&feature=player_embedded


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Postado Por: Arcanjo
Data de Publicação: 24 Out 2012 as 16:14
Já ouvi de um mecânico que no caso de um "nhec-nhec", o mesmo pode ser resolvido aplicando o silicone spray nos links após a lavagem e secagem da bike, e que a desmontagem realmente deve ser feita no espaço de tempo de no mínimo 1 ano, ou dependendo da forma de uso da bike. Um outro mecânico já me aivsou que esse tira e bota de rolamentos pode acabar causando folga nos mesmos.

Isso procede?


Postado Por: Arcanjo
Data de Publicação: 27 Out 2012 as 13:29
Ontem ouvi de outra pessoa que a lubrificação dos links poderia ser feita com grafite spray. Gostaria de uma opinião de quem já lubrificou os links do quador full sobre qual a melhor forma de fazer isso. Uns dizem pra usar silicone spray, mas o mesmo pode atrair sujeira. Outros dizem pra colocar grafite spray, pois como não é oleoso, não teria o problema de atrair sujeira para a peça.

Gostaria de ajuda para sanar essa dúvida.


Postado Por: scofieldpedal
Data de Publicação: 27 Out 2012 as 22:57
Originalmente postado por Arcanjo Arcanjo escreveu:


Ontem ouvi de outra pessoa que a lubrificação dos links poderia ser feita com grafite spray. Gostaria de uma opinião de quem já lubrificou os links do quador full sobre qual a melhor forma de fazer isso. Uns dizem pra usar silicone spray, mas o mesmo pode atrair sujeira. Outros dizem pra colocar grafite spray, pois como não é oleoso, não teria o problema de atrair sujeira para a peça.

Gostaria de ajuda para sanar essa dúvida.



A melhor lubrificação é aquela recomendada pelo fabricante.

Meu quadro full é o trek fuel ex. No manual a recomendação é para não usar nenhum tipo de lubrificante no link. Somente a troca dos rolamentos quando necessário.

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Postado Por: Arcanjo
Data de Publicação: 02 Nov 2012 as 11:55
Originalmente postado por scofieldpedal scofieldpedal escreveu:

Originalmente postado por Arcanjo Arcanjo escreveu:


Ontem ouvi de outra pessoa que a lubrificação dos links poderia ser feita com grafite spray. Gostaria de uma opinião de quem já lubrificou os links do quador full sobre qual a melhor forma de fazer isso. Uns dizem pra usar silicone spray, mas o mesmo pode atrair sujeira. Outros dizem pra colocar grafite spray, pois como não é oleoso, não teria o problema de atrair sujeira para a peça.

Gostaria de ajuda para sanar essa dúvida.



A melhor lubrificação é aquela recomendada pelo fabricante.

Meu quadro full é o trek fuel ex. No manual a recomendação é para não usar nenhum tipo de lubrificante no link. Somente a troca dos rolamentos quando necessário.


Se eu tivesse algum manual, recomendando ou não a lubrificação dos links da suspensão, com certeza não teria pedido informação nenhuma, concorda?
A propósito, minha bike é uma Astro XTC, cujo quadro não dispõe de manual.


Postado Por: Rover
Data de Publicação: 03 Nov 2012 as 16:06
E aí Arcanjo, tudo XTR?

Eu já tive um Astro XTC e eu mesmo troquei os rolamento. Eles são facilmente encontrados em casas especializadas, é só levar os usados e mostrar o código ao vendedor.

Abração e bom pedal.

Rover


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Postado Por: Arcanjo
Data de Publicação: 06 Nov 2012 as 11:05
Originalmente postado por Rover Rover escreveu:

E aí Arcanjo, tudo XTR?

Eu já tive um Astro XTC e eu mesmo troquei os rolamento. Eles são facilmente encontrados em casas especializadas, é só levar os usados e mostrar o código ao vendedor.

Abração e bom pedal.

Rover


Valeu pela informação. Tem incusive uma loja aqui perto onde vende rolamentos da SKF que eu compro quando preciso trocar os das rodas. Essa loja tem rolmentos de todos os tipos e tamanhos.
Mas quanto a lubrificação? Você já lubrificou os links da suspensão traseira alguma vez antes de trocar os rolamentos?


Postado Por: scofieldpedal
Data de Publicação: 06 Nov 2012 as 11:12
Larga de ser preguisoço e procura, com certeza tem. TODOS tem.
Já pensou em mandar um e-mail para eles? Também ajuda. astrobikes.com.br


Originalmente postado por Arcanjo Arcanjo escreveu:

Originalmente postado por scofieldpedal scofieldpedal escreveu:

Originalmente postado por Arcanjo Arcanjo escreveu:


Ontem ouvi de outra pessoa que a lubrificação dos links poderia ser feita com grafite spray. Gostaria de uma opinião de quem já lubrificou os links do quador full sobre qual a melhor forma de fazer isso. Uns dizem pra usar silicone spray, mas o mesmo pode atrair sujeira. Outros dizem pra colocar grafite spray, pois como não é oleoso, não teria o problema de atrair sujeira para a peça.

Gostaria de ajuda para sanar essa dúvida.



A melhor lubrificação é aquela recomendada pelo fabricante.

Meu quadro full é o trek fuel ex. No manual a recomendação é para não usar nenhum tipo de lubrificante no link. Somente a troca dos rolamentos quando necessário.


Se eu tivesse algum manual, recomendando ou não a lubrificação dos links da suspensão, com certeza não teria pedido informação nenhuma, concorda?
A propósito, minha bike é uma Astro XTC, cujo quadro não dispõe de manual.


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Postado Por: colxete
Data de Publicação: 21 Nov 2012 as 18:11
Não tenho o manual da trek fuel, vou seguir a recomendação acima.


Postado Por: scofieldpedal
Data de Publicação: 21 Nov 2012 as 23:57
Originalmente postado por colxete colxete escreveu:

Não tenho o manual da trek fuel, vou seguir a recomendação acima.


Achei algum dia atrás no site mtbr.
Me fala seu e-mail ou procura no google.

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Postado Por: Andrepmcv
Data de Publicação: 25 Fev 2023 as 14:03
Fala Pessoal,

Boa Tarde!

Esse topico 2 de 2012 

E pergunto se depois de 11 anos ja tivemos evolução nessa questão dos links ou se continuam as mesmas coisas?

Pergunto pois acabei de comprar minha primeira bike full - uma oggi cattura pro t20 - e estou procurando informações sobre essas manutenções em links e balanças. 

De como fazer, de quanto em quanto tempo, so passar um paninho umido por fora resolve... 

Informações desse tipo


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 26 Fev 2023 as 01:04
bom dia! se andar sempre, sugiro fazer a parcial a cada seis meses e a geral (desmontar tudo) a cada ano...

se andar pouco, faça a parcial. anualmente e a geral a cada 2 anos... é o que tenho feito, pois tenho duas bikes e divido o km entre elas

meus rolamentos tem durado 4 anos neste esquema, dai quando troco, uso os de primeira linha...

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"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: heitorcolombini
Data de Publicação: 27 Fev 2023 as 10:10
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

bom dia! se andar sempre, sugiro fazer a parcial a cada seis meses e a geral (desmontar tudo) a cada ano...

se andar pouco, faça a parcial. anualmente e a geral a cada 2 anos... é o que tenho feito, pois tenho duas bikes e divido o km entre elas

meus rolamentos tem durado 4 anos neste esquema, dai quando troco, uso os de primeira linha...

Teenho feito exatamente esse esquema na minha Stumpjumper.
Lavo bem qnd pego muita lama e só aplico um silicone spray nas canelas e shock.
Não é recomendado usar lavadora de alta pressão.

Apesar do custo maior, full é um caminho sem volta hehehe


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Na selva: Roçadeira Stumpjumper
Na estrada: Ararinha Azul Speedester
Na cidade: Caloi 10 - 1985 (matadora de capivaras)



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