Imprimir Página | Fechar Janela

Ciclismo de Longa Distância: Como se preparar?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
Descrição Fórum: Tudo que você quer saber sobre treinamento, performance, bike fit, bicycle fitting, nutrição, suplementos alimentares, alimentação e saúde.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=16690
Data da Impressão: 16 Abr 2024 as 20:48
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Ciclismo de Longa Distância: Como se preparar?
Postado Por: gerliezer
Assunto: Ciclismo de Longa Distância: Como se preparar?
Data de Publicação: 23 Jan 2010 as 12:56
Eu estou me recuperando de uma contusão e provavelmente em 45 dias estarei voltando a pedalar. Minha intenção é praticar o ciclismo de longa distância e participar de provas de superação como o Audax por exemplo.
 
Gostaria de saber dos mais experientes, qual a melhor maneira para se preparar e treinar para estes eventos. Já que a maioria aqui deve ter o mesmo problema que eu: tempo.
 
Desde já agradeço


-------------
Pedalando eu chego lá!



Respostas:
Postado Por: Adauto
Data de Publicação: 23 Jan 2010 as 13:04
Ola amigos, aproveitando esse topico criado: Estou em uma situação semelhante, sempre andei de MTB, mais estava parado a mais ou menos 5 anos, comprei essa semana uma Bike hibrida quadro de MTB com rodas 700, a ideia é fazer viagens curtas coisa de no maximo 70 km ..bom como posso começar a me preparar pra isso, por favor se tiverewm dicas... 

-------------
Adauto


Postado Por: Gabriel Vargas
Data de Publicação: 23 Jan 2010 as 14:36
O treino, especificamente, eu não sei. Mas você tem que cultivar uma mentalidade casca-grossa e muita paciência. Manter-se bem hidratado e alimentado durante todo o pedal é primordial, também. Se você tolera porcarias, faça como eu: não hesite em parar na beira da estrada para comer aquele pão de queijo (mineirice Smile) e tomar uma refrescante e energizante coca-cola!


Postado Por: emersonchan
Data de Publicação: 23 Jan 2010 as 15:41
Rodar, rodar, rodar, rodar e rodar.
Nâo precisa de nada específico tipo planilha com tiros etc e tal.
Simplesmente rode de bike o máximo que puder pelas estradas, enfrentando serras, planos, "sobe e desce", sol e chuva.
Existem inúmeros casos de pessoas que completaram brevets de Audax de 200,300,600 kms sem treinamento muito especializado.
Simplesmente rode o máximo que seu tempo permitir para adquirir resistencia.
Feito isso, o próximo passo seria evoluir e baixar os tempos nos eventos.



Postado Por: luismendes
Data de Publicação: 23 Jan 2010 as 15:46
Gerliezer, eu faço longas tbm. O lance é ter uma bike mais confortável, vc vai ter de treinar distâncias muito maiores (obviamente), por isso vai ter médias mais baixas do que a do resto do pessoal, quando estiver na estrada se preparando, cuidado qdo se animar de sair esmerilhando com o pessoal que vc encontra no percurso, as vezes eles só vão andar mais 10km e fim do treino, e vc ainda tem mais 100 pela frente. Tempo realmente é um problema sério.. eu pelo menos só posso andar bastante nos fds, daí durante a semana é bom complementar indo de bike p/ o trabalho, uma academia ou coisa parecida. Geralmente provas como o audax é necessário ser auto-suficiente, então vc tem de se virar bem com a mecânica básica da bike. O lance do psicológico tbm conta bastante.


Postado Por: Pão Doção
Data de Publicação: 23 Jan 2010 as 16:06
Em logas distâncias e/ou subidas, vejo que meu psicológico dá uma abalada. A minha mente fica pedindo pra parar, e eu, conversando comigo mesmo (coisa de doido), digo que só vou até a próxima curva, pra poder me animar mais. hehehe O máximo que já rodei foram uns 105 km e "subindo", 7 ou 8 km.


Postado Por: gerliezer
Data de Publicação: 23 Jan 2010 as 17:08
Inicialmente quero agradecer à todos que postaram pela presteza e vontade de ajudar. Minha bike é uma speed, que adquiri recentemente. Pelo que entendi das sugestões, o esquema seria basicamente:

- Procurar pedalar muito pra criar resistência
- Procurar pedalar em diversos tipos de relevos e climas
- Preparar meu psicológico para suportar a pressão
- Deixar minha bike o mais confortável possível
- Me manter bem alimentado e hidratado durantes os treinos

Em um segundo estágio procurar baixar os tempos na realização dos mesmos trajetos.

Quem morar pelas bandas de Goiás, uma hora podemos andar por aí...risos, ou quem sabe até encontro alguns dos amigos por este mundão de meu Deus.


abraços


-------------
Pedalando eu chego lá!


Postado Por: Alessandro_sp
Data de Publicação: 23 Jan 2010 as 19:27
Ressalto o conselho do Luismendes. Não vá na onda do ritmo alheio, porque é a melhor receita pra quebrar.

Toque num ritmo confortável, algo do tipo que você perceba que poderia ir um pouco mais rápido sem se matar, porque a economia conta muito.

E alterne a postura na bike (principalmente em pé/sentado) porque o que normalmente começa a pegar são as diversas dorezinhas e incômodos como dor na bunda, nas mãos, no pescoço... E a maioria você pode evitar ajustando direitinho a bike (não se esqueça de informar suas intenções, porque o ajuste sempre pode ser mais agressivo ou conservador) e variando o posicionamento.

Faça paradas breves pra se alimentar, nunca pare por muito tempo. Cinco a dez minutos são suficientes para comer algo, dar uma aliviada se necessário e retomar o pedal.

E sobre as médias, é por aí mesmo... Se socar a bota forte, vai pagar o preço depois (ou mesmo durante).


Postado Por: tatus
Data de Publicação: 24 Jan 2010 as 01:01
Olha, estou começando com speed mas já andei muito de MTB com peneus 1.0 pelas rodovias. Já andei 160Km em um dia, e certa vez 240Km em dois. Estou voltando agora e espero retomar o rítimo logo.
Manter um percentual de gordura médio baixo; não adianta ficar muito magro achando que vai ser mais fácil porque não vai.
Não adianta andar forte todos os dias, depois de treinos longos precisa recuperar as fibras musculares. O esforço intenso da musculatura das pernas na maioria das vezes requer 48 horas de descanso, então varie os treinos, se andar pouco pode andar dois dias seguidos, se andar muito não, nesse caso pratique outros esportes para não perder resistência cardiovascular (entre aeróbicos e anaeróbicos)  e gire de leve sempre, mesmo nos dias de descanso, no plano e de leve!
Se prepare de maneira semelhante às vésperas de corridas mas sem tanta paranóia, um dia bastante proteína para recuperar as fibras e no outro dia bastante carboidratos para acumular glicogênio no sangue e nos musculos, além da boa hidratação no dia do treino.
Por incrível que pareça é fundamental fazer treinos de força, faça de 3 a 4 no começo por mês  e de 4 a 5 no mês depois que já tiver um tempinho treinando 3 a 4 meses com dedicação caso contrário após 5 a 6 meses, e vai aumentando a intensidade dos treinos; nesse dia não treine mais nada e isso não foje à regra das 48 horas de descanso. 
Essas 48 horas, no caso de treino de resistência pode ser diminuida a medida que vc se acostuma, vc vai sentir no resultado quando não estiver dando o descanso necessário, fadigas em descanso e lers vão começar a dar sinais de vida, principalmente na região do calcanhar de aquiles. No começo vai andar 120 Km e vai te quebrar mas depois não então não precisa respeitar esse descanso. No entanto quanto mais cuidado tomar no começo, mais tranquilo será seu desenvolvimento futuro.
Se lembrar de mais alguma coisa te aviso, boa sorte. 


Postado Por: gerliezer
Data de Publicação: 24 Jan 2010 as 01:56
Alessandro e Tatus,

Muito obrigado pelas dicas, sem dúvida serão de grande valia pra mim. Como falei antes, esta é a parte do ciclismo que me encanta - pedalar longas distâncias. Estou anotando todas as dicas e sugestões e espero muito em breve estar recuperado e podendo praticá-las.


abraços


-------------
Pedalando eu chego lá!


Postado Por: poneis
Data de Publicação: 24 Jan 2010 as 04:57
como o esquema é ir o mais longe que puder, é bom manter uma pedalada leve, quase sem fazer muita força e girando mais. E fazer um esquema gradual, parar antes de se sentir desconfortável ou exausto para que o exercício não vire uma coisa penosa, desagradável.


Tem gente que começa já em uns pedais "punks". Não tinha o costume de pedalar e quis andar 50km. O resultado disso é a exaustão e depois a pessoa fica menos disposta a pedalar denovo. Não se preocupe em fazer a mesma quilometragem de quem já anda há algum tempo e vá no seu ritmo.


E a bicicleta tem que te servir perfeitamente. As medidas do selim, mesa, guidão, quadro são muito importantes. Tem dores que não aparecem em um pedal de 20km, mas depois 50km aparecem e incomodam muito.


Postado Por: gerliezer
Data de Publicação: 24 Jan 2010 as 10:22
Vou explicar minha trajetória até hoje, até para os amigos terem uma idéia.

Eu comecei a pedalar em 98, por influência de um amigo. Comprei uma MTB da Sundown, destas de loja de eletrodoméstico. Mas fui andar estrada. Posteriormente troquei o quadro dela por um de alumínio, e segui andando em estrada. Depois acabei parando e retornei em meados de 2008. Com uma nova MTB, porém já toda adaptada para asfalto comecei pedalando 30, depois 50 e já estava na casa dos 80 Km, quando comecei a sentir uma dor muito forte no meu joelho direito. Então parei por 2 meses, tentei voltar e senti novamente.

Fiquei parado pro cerca de um ano, foi quando entrei na faculdade e acabei ocupando meu tempo com os estudos. E agora no fim do ano tentei voltar, e a mesma dor voltou. Tomei duas decisões: Trocar a MTB por uma speed e procurar um tratamento especializado. A troca da bicicleta eu já fiz, estou com uma speed montado que tem o quadro da Sundown Columbus. O tratamento eu estou começando agora. No dia 03 de Fevereiro começo a fazer fisioterapia, serão 10 sessões. Segundo o médico eu estou com uma tendinite no ligamento lateral do joelho. Previsão de recuperação de 1 a 6 meses, segundo a literatura, mas que ele acredita que em torno de 40 a 60 dias, eu posso voltar a pedalar.

E uma decisão que tomei há alguns dias foi assim que estiver recuperado procurar um bike fit, mesmo que o serviço não seja muito barato, mas não quero correr o risco de uma nova lesão por algum posicionamento errado ou mau ajuste da bicicleta.

Bem amigos, é basicamente isso. Espero em breve estar postando aqui novamente, que andei, 30, 40, 60, 100 Km. E quem sabe encontrar algum de vocês por essas estradas.

abraços

http://img37.imageshack.us/i/julesca01.jpg/" rel="nofollow">


-------------
Pedalando eu chego lá!


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 24 Jan 2010 as 20:05
Acho que vc está no caminho certo agora.
Espero que melhore logo e possa voltar aos pedais.

Abraço,
Fabricio.


Postado Por: Alfredo Takaoka
Data de Publicação: 25 Jan 2010 as 04:41
alem de resistencia acho q precisa comer muito de preferencia alimentos q se tornem reserva(gordura) basicamente.

-------------
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.


Postado Por: Fly
Data de Publicação: 25 Jan 2010 as 14:12
Vou dar uns pitacos....ehehhe

Vc obviamente vai comecar com um Audax 200 ( existem locais que o pessoal organiza uns de 100kms, pros novatos terem uma ideia da coisa,  mas nao sao homologados). Entao sua primeira longa distancia em um Audax vai ser 200kms.
Va aos poucos tentando  fazer  uns 3 pedais de 40kms durante a semana e um maior no fds com uns 80kms a 100 kms. Se o tempo diario for curto diminua esses pedais de 40 pra uns 20kms, mas passe a faze-los diariamente.
Em alguns destes pedais de fds vc ate pode aumentar um pouco a km.
Nao existe a necessidade de vc pedalar a mesma distancia da prova apenas pra treinar, se vc  conseguir fazer 100kms, com certeza tera condicoes de fazer 200kms, mas guarde isso pro seu desafio Audax.
A media minima pra se completar uma prova Audax dentro do tempo limite e de 15km/h, da pra fazer ate de skate...  o segredo e nao ficar parado, apenas uma parada rapida nos pc's. Voce tem que se acostumar a ficar em cima da bike, se alimentar em cima dela, aproveitar as subidas pra pedalar em pe (descansa a bunda), aproveitar as descidas pra NAO pedalar ( descansa o bobo).
Treine girando muito...com uma cadencia alta, pois pra pedalar longas distancias e melhor.
Na prova nao se preocupe com tempo que vc vai completar, apenas complete e se nao der desista e tente na proxima...
Depois de completar o 200, se gostar ele ja serviu de treino pro 300, e assim vai...
O grande segredo e que o psicologico influencia mais que o fisico.....
abcs


-------------
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!


Postado Por: ricardo_careli
Data de Publicação: 25 Jan 2010 as 15:56
Algumas dicas, por mais simples que pareçam ser, vale a pela relembrar principalmente para pedalar distancias acima de 100km.:
- Prepare sua bike sempre um dia antes, verifique como ela está, antes de dormir da aquela conferida no pneu. Não tem coisa pior que na hora de sair, eis que surge alguem dizendo,: "ohh, vamos passar no posto pra encher meus pneus" ....putz....isso é de doer. Leve camaras de reserva tbem, e de preferência remendadas...ja fui pedalar com gente que na hora de trocar a camara, a reserva estava furada.
- Nao tenha preguiça de levar comida e bebida...se voce não conhece o caminho, onde vão ser as paradas... leve frutas, gel, alguma coisa doce pra recuperar a glicose....lógico que não precisa levar o mercado inteiro nas costas, mas faça uma programação de alimentação para NUNCA sentir fome..
- Durma cedo antes de um pedal longo, durma bem, não exagere na alimentação um dia antes e nem antes de começar a pedalar.
- Celular, dinheiro e identidade. Como tem gente que nunca lembra disso..e as vezes faz uma falta!
O resto é treino e se acostumar a longas distâncias. Arrume um pessoal bacana e companheiro para estrada, por que alem do desafio do pedal, a diversão faz parte, e não tem coisa pior que pedalar com cara chato!!!! E quando estiver sozinho, vá tranquilo e treine a mente para superar cada subida e cada km.
Abraços


Postado Por: Alessandro_sp
Data de Publicação: 25 Jan 2010 as 16:20
Fly, não acho que necessariamente quem completa 100km completa 200. É bem diferente. Se você terminar 100 no "berro" nem a pau chega a fazer 200. Já se termirar 100 e estiver bem, pouco cansado, corretamente alimentado e hidratado, aí sim é um indicativo (mas não é garantia).


Postado Por: Fly
Data de Publicação: 25 Jan 2010 as 16:35
Concordo Alessandro, quando me referi a completar 100kms nao era apenas uma unica vez, e sim alguns pedais de 100kms...



-------------
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!


Postado Por: gerliezer
Data de Publicação: 25 Jan 2010 as 17:33
Galera,

Muito obrigado pelas inúmeras dicas. Sem dúvida serão de grande valia. E como disse, estou louco é pra começar a andar logo. Ficar parado esperando sarar é ruim demais. Credo!!!


-------------
Pedalando eu chego lá!


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 26 Jan 2010 as 23:31
vou dar meu pitaco.

em 2004 fiz um audax 200 completamente destreinado (fazia 6 meses que não pedalava e não fazzia exercício nenhum)  e sem dormir a noite anterior.lembro que cheguei no ponto de saíd apra pegar minahs coisas que tavam com um amigo aind ausando terno. troquei de roupa atrás de uam komgi e com tanto sono que botei a calça de ciclismo de trás pra frente. só me toquei disso no PC 100...

mas completei com uma hora de folga. não segui o ritmo de ninguém, mas sempre tinha alguém no mesmo ritmo.

a bike er auma speed de quadro de aço carbono (sim!) com alavancas no quadro, cubo de caloi 10 na frente, uma salada total. mas era dum conforto fenomenal.... peguei uma chuva f.d.p. no final, mas ok.

segredo?

1. conforto. se tiver um prego no seu selim, vc não pedala nem 15 minutos. a primeira coisa a se perguntar é se a bike está regulada pra vc. bike desregulada não permite vc ficar 12 horas em cima dela. não precisa ser speed, às vezes é melhor uma confortável MTB de cromo, com garfo rígido. então nada daquelas rodas dianteiras com raiação radial, pq elas geram desconforto pras mãos, punhos, pulsos, ombros. audax não é competição. raiação cruzadatorna a roda mais macia, mais confortável em longa distância.  o selim tem que ser vonfortável. nem fino demais, nem largo demais. na medida. vai se passar mais de 10 horas em cima dele...

2. comer em cima da bike. a cada uma hora uma fruta, uma barrinha de cereal ou um sachê de carboidrato. mantendo o fluxo de energia entrando o corpo demora muito mais a quebrar.

3. água, nem de menos, nem demais. de menos te deixa desidratado. demais te rouba sais e te faz parar o tempo todo pra urinar.  um gatorde a cada 4 horas ajuda. mas água no intervalo tb. dois suportes de caramanhola, no mínimo.

4. carrregue as coisa sno bagageiro, não numa mochila. mochilas irritam os ombros depois de horas.

5. pedale junto com o povo de MTB. irão mais lentos. e vá do lado dos engraçados. dar risada no meio doc aminho é sempre bom e torna a coisa mais leve.








-------------
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Postado Por: LuisinhoBike
Data de Publicação: 27 Jan 2010 as 02:07
Pois é preciso retomar os treinos, o máximo que percorri em um dia foram 69km.


Postado Por: Neimar Coser
Data de Publicação: 27 Jan 2010 as 07:14
Também estou procurando dicas no mesmo sentindo, mas uma coisa que a galera falou e já senti foi girar muito, pedalar leve para conseguir chegar inteiro e é o que fiz...

Alguns dias atráz fiz um pedal de Speed com uma turma aqui da região, no total deram 94kms, consegui ir e voltar tranquilo sem nada de dores, mas da turma que fomos tinha um que sempre queria estar na frente, subia pedalando em pé, descia arregaçando resumindo antes de terminar a primeira parte que foi uma serrinha de 3/4 kms mais ou menos passei o cara e depois de chegar no topo ele levou mais uns 5 minutos pra chegar, na volta a mesma coisa sai no meu ritmo eles foram e logo o passei, detalhe é que na ida ele estava comentando com o pessoal, o gordinho e talz só fica pra tráz, ta travado... hehe! Consegui finalizar os 94kms com média de 23.5km/h.


Postado Por: luismendes
Data de Publicação: 27 Jan 2010 as 10:19
Putz, esse dica do ogum777 de ficar junto dos engraçados é a melhor!!! O melhor biker é aquele que mais se diverte !! É muito bom poder pedalar com gente engraçada, muito melhor do que ficar stressado com 0.5km/h a menos na sua Vel. média.


Postado Por: gugadepb
Data de Publicação: 27 Jan 2010 as 16:58
Originalmente postado por luismendes luismendes escreveu:

Putz, esse dica do ogum777 de ficar junto dos engraçados é a melhor!!! O melhor biker é aquele que mais se diverte !! É muito bom poder pedalar com gente engraçada, muito melhor do que ficar stressado com 0.5km/h a menos na sua Vel. média.

x2!!


-------------
Strada 2010.
Mais bike do que minhas pernas aguentam.
Vamos treinar!!!


Postado Por: tatus
Data de Publicação: 15 Mai 2010 as 06:00
Originalmente postado por luismendes luismendes escreveu:

Putz, esse dica do ogum777 de ficar junto dos engraçados é a melhor!!! O melhor biker é aquele que mais se diverte !! É muito bom poder pedalar com gente engraçada, muito melhor do que ficar stressado com 0.5km/h a menos na sua Vel. média.

Clap

x3

rs


Postado Por: Fly
Data de Publicação: 17 Mai 2010 as 13:35
Originalmente postado por gerliezer gerliezer escreveu:

Eu estou me recuperando de uma contusão e provavelmente em 45 dias estarei voltando a pedalar. Minha intenção é praticar o ciclismo de longa distância e participar de provas de superação como o Audax por exemplo.
 
Gostaria de saber dos mais experientes, qual a melhor maneira para se preparar e treinar para estes eventos. Já que a maioria aqui deve ter o mesmo problema que eu: tempo.
 
Desde já agradeço


Bem em primeiro lugar vc precisa treinar a "mente", em segundo aprender a transformar "dor e sofrimento" em "prazer", em terceiro pedalar "sempre que possivel": de madrugada, de noite, de dia, no rolo....
Por ultimo encarar uns Audax e ir no "seu" ritmo, nunca va na pilha dos outros.
Um Audax 200 vc tem 13 horas pra terminar, da uma media de 15km/h, com a mente preparada da pra terminar. Se o corpo nao estiver preparado voce sabera depois.Big smile


Postado Por: Fregal
Data de Publicação: 17 Mai 2010 as 13:46
Muito volume e giro.....
e muita paciência rsrsrsrs
boa sorte, tb sou fãzão de longas distâncias.
Abraço


Postado Por: acunha
Data de Publicação: 17 Mai 2010 as 16:06
Fly, nao concordo com o "pedalar sempre que possivel"... o acrescimo de volume tem que ser feito de forma gradativa, em "escadinha" e com intervalos de descanso pro corpo se adaptar e se recuperar... ontem mesmo estava falando o que já aprendi com Mr. Friel : o volume tem que ser escalonado na semana com 1 ou 2 dias de descanso ou recuperação ativa, e a cada 3 ou 4 semanas devemos tirar também uma semana de descanso com volume minimo e treinos focados em qualidade... com essa estrategia, ja estou conseguindo fazer 300km em uma semana sem grandes problemas... e logico que não é toda semana he he...


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 17 Mai 2010 as 16:10
Quanto significa "longa distância"? 100, 200, 500 km? Num dia?

-------------
PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 17 Mai 2010 as 17:24
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Quanto significa "longa distância"? 100, 200, 500 km? Num dia?


não sei, mas acredito que long adistância seja de 200 pra cima num dia.


-------------
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Postado Por: Fly
Data de Publicação: 17 Mai 2010 as 19:07
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Fly, nao concordo com o "pedalar sempre que possivel"... o acrescimo de volume tem que ser feito de forma gradativa, em "escadinha" e com intervalos de descanso pro corpo se adaptar e se recuperar... ontem mesmo estava falando o que já aprendi com Mr. Friel : o volume tem que ser escalonado na semana com 1 ou 2 dias de descanso ou recuperação ativa, e a cada 3 ou 4 semanas devemos tirar também uma semana de descanso com volume minimo e treinos focados em qualidade... com essa estrategia, ja estou conseguindo fazer 300km em uma semana sem grandes problemas... e logico que não é toda semana he he...


Acunha, pelo que entendi o Gerliezer tem pouco tempo disponivel pra pedalar, por isto que coloquei pra ele pedalar sempre que possivel. Nem eh "treinar" soh pedalar mesmo...
Entendi que ele quer participar dos Audax e nao de provas competicao.
Como ele tem pouco tempo disponivel, nao vai ter problema de "treinar" em excesso, mas eh claro que um treino bem planejado traz melhroes resultado e descanso eh fundamental, concordo com voce.
Porem tenho na minha experiencia de que pra ficar pedalando seguido por mais de 6h, 7h as vezes ate mais que isso, tem que fazer antes uma preparacao mais intensiva, sem muito descanso entre um pedal e outro, com muito giro e variacao do terreno tendo no maximo uns 40kms por pedal.
So assim pra treinar o corpo e a cabeca junto, forcando um pouco o limite e aos poucos durante us dias.
Mas isto e minha experiencia pessoal....Big smile

Ontem consegui terminar mais um Audax200 aqui, apesar de durante as ultimas 2 semanas so ter pedalado no rolo...Dead

abcs

 





Postado Por: acunha
Data de Publicação: 17 Mai 2010 as 20:38
Blz Fly, nesse ponto vc tem razão... tem que se dedicar ! O que pode ser interessante é estudar os varios metodos de treinamento para quem tem pouco tempo... qual intensidade ? intervalado ou constante ? giro ou força ? nao tenho experiencia diversificada o suficiente para uma avaliação abrangente... tem até livro dedicado a esse assunto, então nao deve ser facil mesmo... o importante é trocar ideias aqui no forum para enriquecer a discussão...

Um treino que tem funcionado muito bem para mim é o 2x20 em LTHR ... é um treino popular para treinos com potencia, mas pode ser feito sem esse indicador... o objetivo é treinar 20min na frequencia cardiaca do seu limiar de lactato... descansa 5min... e depois manda mais 20min de lenha... quanto mais constante, melhor... a intensidade do LTHR é bastante alta, portanto precisa estar bem descansado para fazer esse treino... o resultado é excelente, e em pouco tempo aumenta bastante a força e tambem a resistencia aerobica.... pode ser uma base excelente (mas nao suficiente) para quem quer fazer distancias acima de 200km no mesmo dia...

Outro fator é a alimentação antes e durante o pedal, que no caso de longas distancias se torna um fator critico de sucesso...


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 17 Mai 2010 as 21:06
Não existe milagre. Quem não tem tempo pra treinar não pode ter grandes expectativas em relação ao que vai conseguir fazer em cima da bike. Não quero desanimar ninguém, mas o ciclismo é o esporte mais transparente que existe: descontando eventuais diferenças fisiológicas (cada um é cada um), cada um tira exatamente o que investe. Principalmente em termos de TEMPO.

Dá pra ganhar condicionamento, perder peso e melhorar o desempenho treinando 3 x por semana, 1 a 2 horas por sessão. Mas existem limites e compromissos. É preciso acostumar o corpo a suportar no mínimo 80% da distância que se deseja percorrer. Do contrário, não é só uma questão de pernas ou pulmões, mas até mesmo de coisas básicas como sua bunda, mãos e costas ou pescoço suportarem o tempo e o esforço que vc planeja.

Veja bem, existe uma diferença entre TEMPO e DISTÃNCIA, e isso é fundamental. Vc fala de distância mas esse espaço tem um RELEVO e também um CLIMA. Quer dizer que se o tempo (vento, calor, etc.) estiver a favor, vc pode cumprir essa distância num tempo X. Se o vento estiver contra, se estiver muito frio ou muito quente, esse tempo pode ser 2X, 3X ou até mais.

Idem pro relevo: se for plano é uma coisa, se tiver subidas é outra. E isso tem um preço no desempenho e resistências da musculatura, das juntas e do corpo em geral. Vai muito além de questões puramente estratégicas de alimentação, hidratação ou treinamento (que são muito importantes, mas no seu devido contexto e prazos).

Enfim... se vc quer suportar grandes distâncias, vai ter que investir tempo pelo menos uma ou duas vezes por semana na "construção" dessa resistência específica, nessa endurance. Isso é feito da forma como o Acunha falou, aos poucos, de forma crescente e com critério. Esse aprendizado inclusive vai te ensinar sobre seu próprio organismo, mas é preciso investir TEMPO.


-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Velho
Data de Publicação: 17 Mai 2010 as 23:26
certa vez 3 amigos daqui de São José foram num Audax de 300km !!!! Dois deles, irmãos, são os colegas Corredor-X e Speed Racer. O o Speed Racer acho que nem tinha feito o de 200, e foi para "acompanhar". Como terminou só Deus sabe rsrrs.
 
É, de 200 também fiz alguns, e realmente cansa. Por isso nem animei fazer 300.
Mas como disseram atrás, depois que já andou algumas vezes mais de 50 vai 200 também. Mas tome caimbras depois!!!


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 17 Mai 2010 as 23:47
gerliezer, eu gosto desse tipo de prova mesmo, onde o tempo não é faotr preponderante em relação à distância. com isso muda tudo mesmo.

o ideal é achar o ritmo de pedal que vc tenha um desgaste físico próximo ao da caminhada. o ser humano está biologicamente preparado pra caminhar durante horas a fio. nos somos o único mamífero que pode correr leve por longas distâncias. por isso somo meio pelados e nãomuito peludos, e suamos pra dedéu.

numa uadx a média mínima é de 15 por hora. mas recomendo manter a média pedalada acima dos 20 pra poder ter tempo pra parar e comer. e tb pra pdoer conversar com os outros. aí é endurance, é outro tipo de prova.

existem modos específicos de fazer isso. claro, nem sempre a gente tem tempo pra pedalar 150 kms a cada treino, preparando-se prum audax de 200. então precisa saber achar o ritmo, as marchas, a bike (a geometria adequada é fundamental), pra quem a gente aguente pedalar por 12 horas.

a estradeira de audax é diferente da de competição. é outra bike. como o alex falou, existe o problema nãoapenas das pernas, mas das mãos, do pescoço, da bunda... um guidão muito baixo pode ser suportado por um período curto de tempo, mas não por 16 horas de pedal.

um bom início é fazer como disseram: tendo pouco tempo, procure pedalar o máximo de tempo que puder. substituir o carro pela bike pode ser um modo de pedalar um pouco mais.

use os finais de semana pra pedais mais longos, mas sem ritmo muito forte. quem treina quer fazer médias acima de 30, pr aaudax não precisa, então leve um dia inteiro pra fazer 80 kms, é um passeio bom, areja a cabeça e já nos permite fzer os ajustes na bike em relação ao conforto: uma troca de selim, troca de mesa por uma mais alta e um guidão com mais posições, eventualmente até se trocar o quadro...

o principal é acostumar a ficar muitas horas em cima da bike. pq pedalar a 18 ou 20 por hora não demanada tanto esforço físico, mas muito esforço psicológico... é aí que o bicho pega: 12 hs debaixo de chuva deixam o moral e qq um lá embaixo...


-------------
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Postado Por: Carlosgusmão
Data de Publicação: 18 Mai 2010 as 16:29

Contribuindo mais um pouco,

Este ano fiz o Audax 200 - serra de campos (muita subida),.... uma das coisa que ajudaram, principalmente nos últimos 100km na Carvalho Pinto, foi realizar alongamentos (na bike mesmo) dos membros superiores e inferiores.
 
A questão já citada da alimentação é extremamente importante, pois perdi 2,5kg neste dia, mesmo comendo regularmente ( de 2h em 2h).
 
Estes desafios costumo falar para o pessoal que é 80% psicológico e 20% fisíco.
 
Recomendo como treino (é o que eu faço), rodar 3 vezes na semana 50km e no final de semana 80km no sábado e mais 80km no domingo. no meu caso os treinos da semana são feitos no rolo livre (40min - 60 min. no rolo). Todos em ritmo moderado. Mas isso é uma receita de bolo pessoal e conforme minha disponibilidade, podem aparecer críticas.
 
 
 
 


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 18 Mai 2010 as 17:11
Não quero ser chato, mas eu já fechei diversos Audax 200 e dois 300 com relevos bastante acidentados. Pelo que lembro, me tomaram umas 15 horas. Antes deles, só havia completado outras provas de 200 e realizado treinos de até 160 quilômetros.

Não é realmente necessário treinar 80% da distância de um Audax para fechá-lo. É claro que, se você estiver mais acostumado, irá terminá-lo com menos sofrimento. O psicológico é um fator determinante para fecharmos estas provas. O pessoal que fecha as provas de 600, por exemplo, não treina 480 km em um tiro só. Wink

Claro que tempo é uma coisa e distância é outra, mas resolvi falar só em distância para simplificar as coisas.

Aproveitando... Fly, você fez o Audax 200 de Criciúma neste último final de semana? A prova rolou numa boa? Vi que Criciúma e diversos municípios por onde a prova passava estavam em estado de emergência devido às chuvas!

Abraço!


-------------
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: Fly
Data de Publicação: 18 Mai 2010 as 17:54
Igalicki, fiz sim e foi tranquilo com tempo nublado, alguma neblina e frio....e muitas subidasTongue
o percurso foi em parte no mesmo trecho do 300 so que sem a subida da Serra do Rio do Rastro.
Nos ultimos 50 kms vento contra e a ameaca da chuva, mas ficou nisso.
Agora recomecou a chuva por aqui...
abcs



Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 19 Mai 2010 as 12:18
Menos mal! Pelo que tinha visto, achei que algumas partes da prova teriam que ser feitas de pedalinho!


-------------
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: coca
Data de Publicação: 20 Mai 2010 as 02:28
  ótimo topico ....   vou começar a treinar !!!


Postado Por: Rafael.diogo
Data de Publicação: 20 Mai 2010 as 10:38
Não acho que seja só "rodar, rodar, rodar" não. Claro que os longões são imprescindíveis para quem pedala distância, mas treinos de base, treinos de força, treinos de potência também são indispensáveis para você não dar uma quebrada no meio da prova ou, se não quebrar, pedalar no passo de tartaruga :)
O ideal é que você periodize seus treinos, mas nunca deixando de rodar bastante em cada periodização (mesmo quando estiver treinando força, incluir um longão na semana, por exemplo)e por aí vai. Você pode até fazer esse treino você mesmo mas se tiver condições de procurar um treinador, acredito que sua performance melhorará bastante.
Abraços
Rafael


Postado Por: gerliezer
Data de Publicação: 28 Jul 2010 as 18:42
Aproveitando que o tópico ainda está vivo e, acredito, que ele serviu muita gente neste assunto. Eu tive problemas pra sarar minha tendinite. Na verdade não foi curada, mas eu aprendi a 'enganá-la'. Girando eu chego sem dor. Se andar travado, com poucos KM a dor aparece.

Mas já estou andando meus 50 KM. Preparando agora para dar passos mais avançados em busca dos 60, 70, 90.

E sempre passo por aqui pra ler as dicas, estou utilizando muitas delas.


-------------
Pedalando eu chego lá!


Postado Por: gugadepb
Data de Publicação: 04 Ago 2010 as 20:59
Originalmente postado por gerliezer gerliezer escreveu:

Aproveitando que o tópico ainda está vivo e, acredito, que ele serviu muita gente neste assunto. Eu tive problemas pra sarar minha tendinite. Na verdade não foi curada, mas eu aprendi a 'enganá-la'. Girando eu chego sem dor. Se andar travado, com poucos KM a dor aparece.

Mas já estou andando meus 50 KM. Preparando agora para dar passos mais avançados em busca dos 60, 70, 90.

E sempre passo por aqui pra ler as dicas, estou utilizando muitas delas.


Voltei ao tópico pra relembrar as dicas.
Depois de 1 mês parado, voltei com a intenção de no final de setembro fazer o percursso de Mossoró/RN a Fortaleza/CE (cerca de 240Km). É um longa que já virou tradicional na cidade e vão muitos ciclistas. A maioria de MTB com pneu slick.
Como a maior distancia que consegui percorrer foi 70Km (pq não segui algumas dicas daqui) vou começar um treino específico para completar o trecho. Tenho menos de 2 meses para me preparar.

Como lição do dia que percorri 70Km e não completei (era pra ter sido 126Km, mas devido o horário foi reduzido para 96Km) tirei algumas lições:
- Lição 1: A alimentação é importantíssima. Saímos as 5h da manhã e tomei 2 todinhos - percorremos 50Km e só as 7:30h (houveram 2 paradas devido a pneus furados) fui comer novamente. Ou seja, demorei muito pra comer e qd fui comer tava com muita fome. Acabei comendo um pouco demais e isso atrapalhou depois;
- Lição 2: Não ficar parado muito tempo. Depois de percorrer os 50Km e me alimentar, foi necessário esperar mais de 40minutos pela balsa que nos levaria ao outro lado do rio (era pra ter pego a balsa de 7:30, mas como só chegamos nesse horário e tinhamos que comer, tivemos que esperar a balsa de 8:30);
- Lição 3: Ter sempre água gelada disponível. A caramanhola de água que levei foi suficiente no primeiro trecho (tempo agradável), mas não funfou no segundo, pois o clima esquentou e junto com ele a água também. Como acabei usando uma parte pra me refrescar, aí é que a agua não foi suficiente;
- Lição 4: Se preparar pscologicamente para mudanças climáticas. Sempre treino a noite(de 25 a 30Km) e antes dos 70Km fiz alguns pedais de 45Km. Mas pedalar durante o dia aqui em Mossoró é muito diferente. Depois das 10h da manhã, no asfalto o calor é imenso, e infezlimente só vim saber disto depois que estava passando o perrengue. Eu não estava preparado pra nada tão quente (e junte a este fator pouca água);

Quando parei (numa parada de ônibus em frente a um assentamento de sem-terras) vi que tinha errado em muitos pontos. Fui numa casa, pedi agua gelada voltei a parada e fiquei descansando um pouco. Após me molhar com a agua e beber um bocado a disposição pra terminar voltou, mas aí já tinha chamado o reboque (a patroa tava de sobreaviso para este caso).

Estas lições já estão aprendidas. Vamos ver se consigo me preparar para a "viagem".
E o pior é que já tinha lido tudo isto antes, mas ainda cometi tantos erros.... Vivendo e aprendendo!!!


-------------
Strada 2010.
Mais bike do que minhas pernas aguentam.
Vamos treinar!!!


Postado Por: marciotelles
Data de Publicação: 04 Ago 2010 as 21:06
Acho que o Rocha pode te ajudar nessa...
KKKKKKKKKK LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL

brincadeira pessoal!


Postado Por: gugadepb
Data de Publicação: 04 Ago 2010 as 21:20
Originalmente postado por marciotelles marciotelles escreveu:

Acho que o Rocha pode te ajudar nessa...
KKKKKKKKKK LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL

brincadeira pessoal!


Acho que vou me preparar é pro BBT.
Onde faz mesmo as inscrições?WackoWackoWacko

-------------
Strada 2010.
Mais bike do que minhas pernas aguentam.
Vamos treinar!!!


Postado Por: Neimar Coser
Data de Publicação: 05 Ago 2010 as 01:31
Originalmente postado por marciotelles marciotelles escreveu:

Acho que o Rocha pode te ajudar nessa...KKKKKKKKKK LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLbrincadeira pessoal!


É este é um ótimo tópico pra ele vir dar as dicas para seus futuros inscritos na prova não quebrarem fácil e não chegaram ao final da prova e receber o merecido reconhecimento ( medalha/brinde/troféu) tudo confeccionado com material nobre!


Postado Por: poneis
Data de Publicação: 05 Ago 2010 as 03:13
Uma coisa que definitivamente ajuda é começar a usar a bike para se deslocar pela cidade. Pode ser uma distância curta, mas o ciclista sempre vai estar rodando a toda para não ser engolido pelo trânsito. Não adianta ficar rodando e rodando em ritmo de passeio que o cara vai demorar décadas para evoluir.

Em um final de semana, é recomendável fazer uma viagem para acostumar com a rotina de pedalar longas distâncias: pegar o costume de dormir bem, comer bem antes, durante e depois do pedal, se acostumar ser auto suficiente, saber consertar a bike no meio o trajeto, diagnosticar o que está errado na bike.

Eu terminei o audax 300 só andando na cidade, fazendo 15km por dia, pois era bem no final do semestre na faculdade e estava muito corrido, fazia quase um semestre que não fazia um longão no final de semana e só me restava fazer o percurso casa-faculdade. Não liderei o pelotão da frente, mas terminei bem.


Postado Por: m46c10
Data de Publicação: 09 Nov 2010 as 02:19
O meu objetivo é terminar o audax 200 que vai ser agora em dezembro, na região de holambra.

Neste domingo o meu treino deu uns 115km, de speed foi tranquilo, deu pra manter uma velocidade de até 25km/h em algumas subidas, hehe. Na época que eu estava com a minha mtb, nas subidas fazia 13km/h com mais esforço, mas de speed o papo muda.

Agora só tenho que treinar um pouco de resistência, pois ainda estou forá de ritmo.


-------------
BMC TE01 26er - Toda XTR


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 09 Nov 2010 as 06:15
Originalmente postado por m46c10 m46c10 escreveu:

O meu objetivo é terminar o audax 200 que vai ser agora em dezembro, na região de holambra.

Neste domingo o meu treino deu uns 115km, de speed foi tranquilo, deu pra manter uma velocidade de até 25km/h em algumas subidas, hehe. Na época que eu estava com a minha mtb, nas subidas fazia 13km/h com mais esforço, mas de speed o papo muda.

Agora só tenho que treinar um pouco de resistência, pois ainda estou forá de ritmo.

fio, uma dica dos papas do assunto, e. burke e e. pavelka, no "complete book of long-distance cycling" é usar a bicicleta todo dia como meio de transporte. eles citam que o trânsito travado na cidade, cheio de paradas e aceleradas é um excelente treino. dão o exemplo de um casal que venceu 7 RAAMs usando a bike com meio de transporte todo dia.

hj, pra mim, a brincadeira já deu mais de 50 kms.... 


-------------
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Postado Por: luci123
Data de Publicação: 09 Nov 2010 as 10:50
quando fazia treinos de longa distancia eu levava maltodextrina(carboidrato) na garrafa ajuda bem , tbm ou quem perfira levar as carboidratos em ge.

-------------
tricolor paulista


Postado Por: luci123
Data de Publicação: 09 Nov 2010 as 10:52
Originalmente postado por luci123 luci123 escreveu:

quando fazia treinos de longa distancia eu levava maltodextrina(carboidrato) na garrafa ajuda bem , tbm ou quem perfira levar as carboidratos em ge.


corrogindo ai
a quem prefira levar os carboidratos em gel.


-------------
tricolor paulista


Postado Por: lgalicki
Data de Publicação: 09 Nov 2010 as 14:04
http://www.ultracycling.com/" rel="nofollow - Aqui tem muito material legal sobre nutrição e treinamento. A UMCA regulamenta provas de longa distância competitivas, mas quem vai participar de audax/randonneur pode tirar muita coisa boa de lá!


-------------
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.


Postado Por: gerliezer
Data de Publicação: 28 Fev 2011 as 13:14
Durante esse mês de fevereiro, que se encerra hoje, eu pedalei mais de 100 KM por duas vezes. No dia 05 eu fiz Goiânia - Santa Bárbara - Goiânia (104 KM). Foi uma conquista. Afinal há muito tempo esperava por isso (os 3 dígitos). E no dia 26, eu andei 118 KM, no trajeto Goiânia - Goianira - Inhumas - Nova Veneza - Nerópolis - Goiânia.
 
E não poderia deixar passar em branco, os amigos daqui que tanto me deram dicas. Agradeço de coração a cada um de vocês, que tem participação neste feito, que espero que seja apenas o primeiro de muitos que ainda pretendo.
 
Forte abraços


-------------
Pedalando eu chego lá!


Postado Por: gugadepb
Data de Publicação: 28 Fev 2011 as 13:37
Originalmente postado por gerliezer gerliezer escreveu:

Durante esse mês de fevereiro, que se encerra hoje, eu pedalei mais de 100 KM por duas vezes. No dia 05 eu fiz Goiânia - Santa Bárbara - Goiânia (104 KM). Foi uma conquista. Afinal há muito tempo esperava por isso (os 3 dígitos). E no dia 26, eu andei 118 KM, no trajeto Goiânia - Goianira - Inhumas - Nova Veneza - Nerópolis - Goiânia.
 
E não poderia deixar passar em branco, os amigos daqui que tanto me deram dicas. Agradeço de coração a cada um de vocês, que tem participação neste feito, que espero que seja apenas o primeiro de muitos que ainda pretendo.
 
Forte abraços


Ainda estou na busca dos 3 digitos. Muitos altos e baixos nesse periodo, mas com retorno forte agora este mês. Sabado fiz 40Km com média de 27, mas com um trecho de muito vento contra devido uma chuva que acabou caindo durante o pedal.

Qual sua média nestes trechos ai??


-------------
Strada 2010.
Mais bike do que minhas pernas aguentam.
Vamos treinar!!!


Postado Por: FelipeSantos
Data de Publicação: 28 Fev 2011 as 17:38
Originalmente postado por gugadepb gugadepb escreveu:

Originalmente postado por gerliezer gerliezer escreveu:

Durante esse mês de fevereiro, que se encerra hoje, eu pedalei mais de 100 KM por duas vezes. No dia 05 eu fiz Goiânia - Santa Bárbara - Goiânia (104 KM). Foi uma conquista. Afinal há muito tempo esperava por isso (os 3 dígitos). E no dia 26, eu andei 118 KM, no trajeto Goiânia - Goianira - Inhumas - Nova Veneza - Nerópolis - Goiânia.
 
E não poderia deixar passar em branco, os amigos daqui que tanto me deram dicas. Agradeço de coração a cada um de vocês, que tem participação neste feito, que espero que seja apenas o primeiro de muitos que ainda pretendo.
 
Forte abraços


Ainda estou na busca dos 3 digitos. Muitos altos e baixos nesse periodo, mas com retorno forte agora este mês. Sabado fiz 40Km com média de 27, mas com um trecho de muito vento contra devido uma chuva que acabou caindo durante o pedal.

Qual sua média nestes trechos ai??

Grande mossoró... saudades de quando passei por aí, e indo pra tibau depois :)

TB to na luta pra pedalar grandes distancias. Meu máximo foram 72km com tres ou quatro subidas que pareciam um paredão pra escalada. To parado agora em virtude de uma lesão na coluna. VOlto semana q vem e terei uma semana pra me preparar pra um evento de 150km, no mesmo dia do audax 300, que ainda nao sou apto a fazer.

Estamos juntos aí.


-------------
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.


Postado Por: gerliezer
Data de Publicação: 01 Mar 2011 as 14:29
Amigo, a média foi na casa dos 23 Km/h. Em ambas as estradas eram bem duras, com muitas subidas.

Abraços e boa sorte na sua empreitada.


-------------
Pedalando eu chego lá!


Postado Por: allmondega
Data de Publicação: 02 Mar 2011 as 02:43
Completei o 200 de Rio das Ostras no dia 20 último só com treinos em rolo.
Caí durante os treinos de subida umas três semanas antes, e como o tombo foi meio sério fiquei quase duas semanas parado. Fiz umas 18 horas de rolo em uns 10 dias, sempre com giro bel alto e controlando a FC. Deu certo, terminei com uma média de 25 km/h. 
Acredito que para competições a história é outra mais para longas distâncias tipo endurance o rolo é uma ótima saída para que não tem muito tempo para treinar e não tem como usar a bike no dia a dia como transporte.



-------------
Até os macacos caem das árvores


Postado Por: gugadepb
Data de Publicação: 02 Mar 2011 as 11:02
Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Completei o 200 de Rio das Ostras no dia 20 último só com treinos em rolo.
Caí durante os treinos de subida umas três semanas antes, e como o tombo foi meio sério fiquei quase duas semanas parado. Fiz umas 18 horas de rolo em uns 10 dias, sempre com giro bel alto e controlando a FC. Deu certo, terminei com uma média de 25 km/h. 
Acredito que para competições a história é outra mais para longas distâncias tipo endurance o rolo é uma ótima saída para que não tem muito tempo para treinar e não tem como usar a bike no dia a dia como transporte.



O q vc faz pra aguentar o tedio em mais de 1h no rolo. Ou troço chato!!! Quando chegos nos 45min já to enjoando.Confused


-------------
Strada 2010.
Mais bike do que minhas pernas aguentam.
Vamos treinar!!!


Postado Por: Fly
Data de Publicação: 02 Mar 2011 as 12:14
Originalmente postado por gugadepb gugadepb escreveu:

Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Completei o 200 de Rio das Ostras no dia 20 último só com treinos em rolo.
Caí durante os treinos de subida umas três semanas antes, e como o tombo foi meio sério fiquei quase duas semanas parado. Fiz umas 18 horas de rolo em uns 10 dias, sempre com giro bel alto e controlando a FC. Deu certo, terminei com uma média de 25 km/h. 
Acredito que para competições a história é outra mais para longas distâncias tipo endurance o rolo é uma ótima saída para que não tem muito tempo para treinar e não tem como usar a bike no dia a dia como transporte.



O q vc faz pra aguentar o tedio em mais de 1h no rolo. Ou troço chato!!! Quando chegos nos 45min já to enjoando.Confused


Ontem em vez de ir para rua pedalar  fui voar.....kkk      resultado o pedal da rua virou pedal no rolo.
1:30h de rolo,  pra passar o tempo vejo tv, incomodo a esposa, a filha e o filho quando passam perto...olho pela janela...aff....música ajuda muito também.
quando terminei  fiquei muito felizLOLLOL


-------------
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!


Postado Por: bito
Data de Publicação: 02 Mar 2011 as 13:15
Pessoal,

Este site é interessante:
http://www.ultracycling.com
É em inglês.


-------------
Vinicius


Postado Por: allmondega
Data de Publicação: 02 Mar 2011 as 13:42
Originalmente postado por gugadepb gugadepb escreveu:

Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Completei o 200 de Rio das Ostras no dia 20 último só com treinos em rolo.
Caí durante os treinos de subida umas três semanas antes, e como o tombo foi meio sério fiquei quase duas semanas parado. Fiz umas 18 horas de rolo em uns 10 dias, sempre com giro bel alto e controlando a FC. Deu certo, terminei com uma média de 25 km/h. 
Acredito que para competições a história é outra mais para longas distâncias tipo endurance o rolo é uma ótima saída para que não tem muito tempo para treinar e não tem como usar a bike no dia a dia como transporte.



O q vc faz pra aguentar o tedio em mais de 1h no rolo. Ou troço chato!!! Quando chegos nos 45min já to enjoando.Confused

Ar condicionado no máximo e televisão. Só não dá para subir no rolo e ficar zapeando então o que faço é escolher no guia de programação da tv a cabo um filme legal e assistir ele inteiro. As vezes até esqueço que estou "rolando". Quando o filme tem comercial faço os "sprints" aumento o giro e a FC durante os intervalos e ajuda a diminuir o tédio. 


-------------
Até os macacos caem das árvores


Postado Por: Arcanjo
Data de Publicação: 02 Mar 2011 as 14:02
Existe um produto para evitar o atrito excessivo dos "países baixos" durante as pedaladas mais prolongadas (Chamois Butt'r). Vale a pena. Eu lembrei de um trajeto até Guapimirim (160Km) onde perguntaram depois o que eu achei da pedalada. Eu respondi "a pedalada foi boa, mas o rabo tá reclamando pra cacete!".
Depois que eu passei a usar a tal pomada, não tive mais esses problemas. Usem e tirem as suas conclusões.
 


Postado Por: Fregal
Data de Publicação: 06 Mar 2011 as 22:42
Alguém vai para o brevet 300 em boituva, agora no dia 19/3?


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 07 Mar 2011 as 00:43
eu vou. conheço o trajeto. alguma dúvida?

-------------
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Postado Por: eucalis
Data de Publicação: 08 Dez 2011 as 19:28
CONVITE 
FUDEX 225 km COM MARGEM DE ERRO DE 10% PARA MAIS
GOIÂNIA - GO 
QG DOS GOIABAS FRENTE AO BURITI SHOPPING DATA 18 / 12 / 2011 
Atenção: 
Candidatos ao fudex 225 km as inscrições irão ate o próximo dia 15 e são serão feita neste fórum, não será aceita em hipótese alguma inscrições apos esta data. Acabo de fazer mais uma parceria com a corretora de seguros que já trabalha comigo no campeonato goiano de MTB para fazermos o seguro de todos os participantes. Para isto preciso de nome completo CPF RG e data de nascimento e número de celular obrigatoriamente para o imail luisamerica(a)brturbo.com.br. As inscrições incompletas serão canceladas. Obs: não será aceita nenhuma participação de qualquer que seja o atleta sem sua devida inscrição .
Este seguro tem a seguintes coberturas 100.000.00 para morte 100.000.00 para invalidez e 15.000.00 para despesas hospitalares

Lembrando a todos que teremos:
7h10 saída QG das Goiabas
9h00 45 km lanche completo Recanto dos Goiabas
11.30 85 km lanche completo Gercinápolis
13.30 135 km almoço completo Recanto dos Goiabas
16.30 175 km lanche completo Hidrolândia
18h30 225 km chegada QG Goiabas

Logística:
01 carro durante todo o percurso
01 moto de apoio todo o percurso
Cada atleta recebera
05 gel energético vo2
04 barras de cereais vo2
03 sanduíches completos
Água e refrigerantes e sucos à vontade.
Obs: assim que acabar as inscrições que será ate o dia 15 às 24 horas já no dia seguinte levantarei os custos para rateio de todos os participantes e o recebimentos dos mesmos Obs: estou tentando fazer um passeio bacana e com muita seriedade portanto, pense bem antes de colocar seu nome, o atleta que colocar o nome e por ventura não comparecer arcara com as despesas do rateio. 
Maiores informações: 99714490 Luisinho

EM FUNÇÃO DE SEGURANÇA OS DADOS DE CPF, RG, DATA NASCIMENTO e numero de celular ,DEVERÃO SER INFORMADOS VIA EMAIL

luisamerica(a)brturbo.com.br

escritos que ja estao ok 

01- Luis Carlos Silvestre 
02- Suail Almada de Castro
03- Eucalis José da Silva
04- João Batista Alves dos Reis
05- wagner freire de alvarenga
06- Kleiton Alves do Nascimento
07- Wagner de Oliveira Gonçalves
08- Frederico dos Santos e Silva

MAIS INFORMAÇÕES 
http://www.osgoiabas.com.br/forum.php - http://www.osgoiabas.com.br/forum.php


-------------
MUTAMBEIRO


Postado Por: Ruy
Data de Publicação: 09 Dez 2011 as 01:01
Provas de endurance de 200km em diante aqui no Nordeste nem rola né? Só no sul e sudeste.Cry

-------------
http://www.strava.com/athletes/ruysantos

http://veloviewer.com/athlete/263831/" rel="nofollow">


Postado Por: gtavares
Data de Publicação: 09 Dez 2011 as 02:37
Pretendo a mais ou menos 1 ano fazer o meu primeiro Audax...esse ano sai !!

Obrigado pelas dicas !


-------------
Bianchi addicted...


Postado Por: Luiz Falcão
Data de Publicação: 09 Dez 2011 as 18:01
Soh pra tirar uma dúvida. Qual eh o tempo máximo permitido pra um audax de 200 km? Ou seja, eu tenho que fazer esse percurso de 200 km em quantas hrs +ou-?

-------------
"Se planejarmos para um ano, devemos plantar cerais.
Se planejarmos para décadas, devemos plantar árvores.
Se planejarmos para toda a vida, devemos educar o homem."


Postado Por: trost
Data de Publicação: 09 Dez 2011 as 18:39
DistânciaTempoClassificatório
200 km13h30mNenhum
300 km20hBrevet 200km
400 km27hBrevet 300km
600 km40hBrevet 400km
1000km75hBrevet 600km
1200km90hBrevet 600km



-------------
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian


Postado Por: Luiz Falcão
Data de Publicação: 09 Dez 2011 as 18:53
Valew trost !!

-------------
"Se planejarmos para um ano, devemos plantar cerais.
Se planejarmos para décadas, devemos plantar árvores.
Se planejarmos para toda a vida, devemos educar o homem."


Postado Por: enkidubr8
Data de Publicação: 09 Dez 2011 as 22:45
Eu tenho 50 anos e adoro o barato da endorfina. Depois de 3h de pedal ela chapa legal, e pra mim a doideira fica pelo menos por mais umas 6 horas. Como que eu faço pra não me machucar nem ficar dolorido a semana toda:
- Exercício aeróbico pelo menos mais duas vezes na semana, além do pedal. No meu caso (tempo curto), corrida.
- Alongamentos antes e depois de qquer exercício. Eu sigo o método do Bob Anderson (livro "Alongue-se") há trinta anos. Funciona muito bem pra mim.
- No pedal: água de coco antes (sais), barrinha de cereais/fruta seca a cada 1 hora de pedal. E harden the f**k up (rule #5, ou the V) sem culpa.


-------------
Pé em Deus e fé na tábua! - Millôr
Campagnolo addicted
Conhecimento é saber que tomate é uma fruta.
Sabedoria é não colocar tomates na sua salada de frutas.


Postado Por: Euler_Esteves
Data de Publicação: 03 Jun 2012 as 14:49
Boas galera! 

Bom ter descoberto esse tópico. Bem, eu estou iniciando no ciclismo agora e em meus passeios eu não consigo ultrapassar a barreira dos 55km.

As pernas doem, o ritmo cai de uma média de 21km/h na primeira metade do trajeto para uma média de 16km/h na segunda metade do trajeto. Eu pedalo apenas em asfalto e uso uma MTB quadro mosso odissey com grupo Shimano Alívio.

no quilomentro 15 minha cabeça já está doendo.

Minha alimentação é adequada, a hidratação nesse percurso de 50km é de 1,5 litros de água.
Outra coisa que incomoda é a dor nas nádegas depois de 2 horas pedalando, uso o selim Endzone.


será que estou fazendo algo de errado? pq será que meu rendimento não avança?


p.s  eu pedalo apenas nos fds e raramente uma vez ou outra faço uns 20km na orla da praia.


pretendo fazer provas audax, mas pelo visto ainda eu longe do condicionamento ideal.


aguardo sugestões de preparação e sobre a bike.


Desde já agradeço a todos.



-------------
Euler Esteves


Postado Por: Zenbr
Data de Publicação: 03 Jun 2012 as 18:47
Eu gostaria muito de participar de um Audax. To treinando. Melhorei muuuuito meu condicionamento perto do que era em Janeiro. Pedalava 18km com media de 16km/h e quase morria! Hoje to pedalando 30km, 3 vezes por semana (pelo menos) com médias que variam de 28 a 31km/h. Final de semana tenho feito uns treinos mais longos e sempre o mesmo percurso de estrada. Ja diminui o tempo desse percurso de 50km em mais de 30 min. É um percurso muito bom, pois é bem acidentado mas com asfalto perfeito.

No fim de maio fiz meu primeiro longo - 102km de estrada com média de 23.4km/h. Cheguei de volta destruído, com altas câimbras, mas a sensação de fechar os primeiros 3 digitos é sensacional. Me senti o cara mais foda do mundo!

To ainda procurando a melhor receita pra mim em termos de nutrição e técnica. Acho que estou no caminho. E espero participar do meu primeiro audax ainda esse ano.


Postado Por: Euler_Esteves
Data de Publicação: 03 Jun 2012 as 18:52
Originalmente postado por Zenbr Zenbr escreveu:

Eu gostaria muito de participar de um Audax. To treinando. Melhorei muuuuito meu condicionamento perto do que era em Janeiro. Pedalava 18km com media de 16km/h e quase morria! Hoje to pedalando 30km, 3 vezes por semana (pelo menos) com médias que variam de 28 a 31km/h. Final de semana tenho feito uns treinos mais longos e sempre o mesmo percurso de estrada. Ja diminui o tempo desse percurso de 50km em mais de 30 min. É um percurso muito bom, pois é bem acidentado mas com asfalto perfeito.

No fim de maio fiz meu primeiro longo - 102km de estrada com média de 23.4km/h. Cheguei de volta destruído, com altas câimbras, mas a sensação de fechar os primeiros 3 digitos é sensacional. Me senti o cara mais foda do mundo!

To ainda procurando a melhor receita pra mim em termos de nutrição e técnica. Acho que estou no caminho. E espero participar do meu primeiro audax ainda esse ano.


MUITO BOM!

qual bike vc está usando? e qual o grupo vc colocou nela?


-------------
Euler Esteves


Postado Por: Arcanjo
Data de Publicação: 03 Jun 2012 as 19:52
Estou treinando para ir pagar uma promessa na Basílica de Aparecida do Norte. Até agora, tudo bem e sem lesões nos pedais de 200Km.
Na primeira vez que fiz 50Km em um só treino (com uma mountain bike) me senti o Super-Homem e me achei "o cara". LOL Hoje com uma bike de estrada os treinos ficaram bem melhores.
Uma dica: desencana de peça top pra longa distância. Já vi gente no Audax fazer um tempo bom com grupo Shimano Sora e vi gente passando perrengue rodando de Ultegra... O que interessa é que a bike esteja em ótimas condições pra que os problemas não apareçam em um evento ou treino de longa distância. Uma checagem de rotina com um mecânico de sua confiança antes de uma prova como o Audax ou antes de um treino mais longo também pode evitar aborrecimentos


Postado Por: Zenbr
Data de Publicação: 04 Jun 2012 as 00:54
Originalmente postado por Euler_Esteves Euler_Esteves escreveu:


MUITO BOM!
qual bike vc está usando? e qual o grupo vc colocou nela?



Valeu! Uso uma caloi strada 2011 com grupo Tiagra.


Postado Por: pavao
Data de Publicação: 04 Jun 2012 as 11:51
Originalmente postado por Euler_Esteves Euler_Esteves escreveu:

Boas galera! 

Bom ter descoberto esse tópico. Bem, eu estou iniciando no ciclismo agora e em meus passeios eu não consigo ultrapassar a barreira dos 55km.

As pernas doem, o ritmo cai de uma média de 21km/h na primeira metade do trajeto para uma média de 16km/h na segunda metade do trajeto. Eu pedalo apenas em asfalto e uso uma MTB quadro mosso odissey com grupo Shimano Alívio.

no quilomentro 15 minha cabeça já está doendo.

Minha alimentação é adequada, a hidratação nesse percurso de 50km é de 1,5 litros de água.
Outra coisa que incomoda é a dor nas nádegas depois de 2 horas pedalando, uso o selim Endzone.

será que estou fazendo algo de errado? pq será que meu rendimento não avança?

p.s  eu pedalo apenas nos fds e raramente uma vez ou outra faço uns 20km na orla da praia.

pretendo fazer provas audax, mas pelo visto ainda eu longe do condicionamento ideal.

aguardo sugestões de preparação e sobre a bike.
Desde já agradeço a todos.


Euler, não sou treinador nem nada, mas já pedalo há uns 3 anos e já terminei uns audax sem morrer.... então vou escrever umas dicas básicas que qualquer um aqui escreveria (se vc usasse a busca tambem acharia, mas vamos lá).

     Se vc faz 21 de média na ida e ela cai para 16 na volta ou vc tá quebrando ou na ida vc desce mais e na volta tem que subir e então a velocidade cai mesmo. Se for a primeira você precisa dosar mais para manter o mesmo ritmo, se for a segunda não tem como subir é mais lento que descer.

    Quando você diz que sua alimentação é adequada, isso é no dia-a-dia ou durante o pedal, com esse trajeto de 55 km com média de 21 na ida e 16 na volta deve dar quase 3 horas de pedal. Você come algo durante esse tempo? O que?

    Dor na bunda, tá usando bermuda de ciclismo, sem cueca? se sim ou é falta de costume ou vai ter que arrumar outro selim.

    Pedalando só fim de semana é difícil evoluir, tem uma regrinha bem boba mas bem funcional que um usuário aqui citou uma vez que é de não ficar 3 dias sem pedalar ou mais de 3 dias pedalando direto, tipo para não enferrujar e não cansar rsrsrs.  Se esforça ai, tenta fazer um terça, quinta, sábado, domingo. No começo nem se importa muito com distância e tal, faz mais para o corpo acostumar.

    Se conseguir fazer isso vai ver que seu 55 km vai melhorar e ai vc volta aqui e começa a procurar sobre planilha de treino, medidor de frequencia cardiaca, variações de exercícios para evolução, alimentação pré, durante e pós treino.... Mas tem que pedalar pelo menos um pouquinho mais, senão não adianta.

Abraço





-------------


Postado Por: Euler_Esteves
Data de Publicação: 04 Jun 2012 as 11:56
Originalmente postado por pavao pavao escreveu:

Originalmente postado por Euler_Esteves Euler_Esteves escreveu:

Boas galera! 

Bom ter descoberto esse tópico. Bem, eu estou iniciando no ciclismo agora e em meus passeios eu não consigo ultrapassar a barreira dos 55km.

As pernas doem, o ritmo cai de uma média de 21km/h na primeira metade do trajeto para uma média de 16km/h na segunda metade do trajeto. Eu pedalo apenas em asfalto e uso uma MTB quadro mosso odissey com grupo Shimano Alívio.

no quilomentro 15 minha cabeça já está doendo.

Minha alimentação é adequada, a hidratação nesse percurso de 50km é de 1,5 litros de água.
Outra coisa que incomoda é a dor nas nádegas depois de 2 horas pedalando, uso o selim Endzone.

será que estou fazendo algo de errado? pq será que meu rendimento não avança?

p.s  eu pedalo apenas nos fds e raramente uma vez ou outra faço uns 20km na orla da praia.

pretendo fazer provas audax, mas pelo visto ainda eu longe do condicionamento ideal.

aguardo sugestões de preparação e sobre a bike.
Desde já agradeço a todos.


Euler, não sou treinador nem nada, mas já pedalo há uns 3 anos e já terminei uns audax sem morrer.... então vou escrever umas dicas básicas que qualquer um aqui escreveria (se vc usasse a busca tambem acharia, mas vamos lá).

     Se vc faz 21 de média na ida e ela cai para 16 na volta ou vc tá quebrando ou na ida vc desce mais e na volta tem que subir e então a velocidade cai mesmo. Se for a primeira você precisa dosar mais para manter o mesmo ritmo, se for a segunda não tem como subir é mais lento que descer.

    Quando você diz que sua alimentação é adequada, isso é no dia-a-dia ou durante o pedal, com esse trajeto de 55 km com média de 21 na ida e 16 na volta deve dar quase 3 horas de pedal. Você come algo durante esse tempo? O que?

    Dor na bunda, tá usando bermuda de ciclismo, sem cueca? se sim ou é falta de costume ou vai ter que arrumar outro selim.

    Pedalando só fim de semana é difícil evoluir, tem uma regrinha bem boba mas bem funcional que um usuário aqui citou uma vez que é de não ficar 3 dias sem pedalar ou mais de 3 dias pedalando direto, tipo para não enferrujar e não cansar rsrsrs.  Se esforça ai, tenta fazer um terça, quinta, sábado, domingo. No começo nem se importa muito com distância e tal, faz mais para o corpo acostumar.

    Se conseguir fazer isso vai ver que seu 55 km vai melhorar e ai vc volta aqui e começa a procurar sobre planilha de treino, medidor de frequencia cardiaca, variações de exercícios para evolução, alimentação pré, durante e pós treino.... Mas tem que pedalar pelo menos um pouquinho mais, senão não adianta.

Abraço








valeu pavao, ajudou muito, pelo que vc escreveu aí, percebo que estou fazendo uma coisinha ou outra de forma errada.

vou procurar pedalar mais, tenho tempo para isso, é só acordar mais cedo mesmo.

abraço!




-------------
Euler Esteves


Postado Por: josias azevedo
Data de Publicação: 14 Mai 2013 as 15:02
OLÁ,
APÓS LER E RELER AOS COMENTÁRIOS AQUI NESTE TÓPICO E,PONDO EM PRÁTICA,
VENHO AGRADECER.FORAM MUITO IMPORTANTES E DE GRANDE VALIA PARA O MEU PEDAL.DESDE Á DOIS MESES QUANDO INICIEI TINHA UMA META; 100KM,COMECEI COM 26KM,DEPOIS MAIS DUAS 65KM E,CHEGANDO AO OBJETIVO NESTE FINAL DE SEMANA 109KM COM UMA PARADA EM RIO DAS OSTRAS,TEMPO TOTAL 4h25min.
(CABO FRIO x MACAÉ) SUPERAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!

VLW PESSIAL!!!


Postado Por: josias azevedo
Data de Publicação: 14 Mai 2013 as 15:02
OLÁ,
APÓS LER E RELER AOS COMENTÁRIOS AQUI NESTE TÓPICO E,PONDO EM PRÁTICA,
VENHO AGRADECER.FORAM MUITO IMPORTANTES E DE GRANDE VALIA PARA O MEU PEDAL.DESDE Á DOIS MESES QUANDO INICIEI TINHA UMA META; 100KM,COMECEI COM 26KM,DEPOIS MAIS DUAS 65KM E,CHEGANDO AO OBJETIVO NESTE FINAL DE SEMANA 109KM COM UMA PARADA EM RIO DAS OSTRAS,TEMPO TOTAL 4h25min.
(CABO FRIO x MACAÉ) SUPERAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!

VLW PESSOAL!!!


Postado Por: Almir Natal RN
Data de Publicação: 14 Mai 2013 as 20:33
Originalmente postado por josias azevedo josias azevedo escreveu:

OLÁ,
APÓS LER E RELER AOS COMENTÁRIOS AQUI NESTE TÓPICO E,PONDO EM PRÁTICA,
VENHO AGRADECER.FORAM MUITO IMPORTANTES E DE GRANDE VALIA PARA O MEU PEDAL.DESDE Á DOIS MESES QUANDO INICIEI TINHA UMA META; 100KM,COMECEI COM 26KM,DEPOIS MAIS DUAS 65KM E,CHEGANDO AO OBJETIVO NESTE FINAL DE SEMANA 109KM COM UMA PARADA EM RIO DAS OSTRAS,TEMPO TOTAL 4h25min.
(CABO FRIO x MACAÉ) SUPERAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!

VLW PESSOAL!!!


Valeu amigo, com isso você acabou de receber o troféu:

http://imageshack.us/photo/my-images/829/3790125716f2a03c3090o.jpg/" rel="nofollow">

Hehehehe, brincadeiras à parte, seja bem vindo ao fórum, parabéns por suas conquistas e foi bom mesmo você desenterrar este tópico, pois assim vou dá uma lida no assunto, abraços.

Bons pedais.




-------------
Treinar e superar limites, mesmo que o objetivo não seja o topo.


Postado Por: fmarcanzoni
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 08:08
Revivendo mais um tópico hehe.

Já li várias informações nesse tópico que vão me ajudar a completar o Audax 200 dia 09/06.

Mas minha dúvida é sobre um pedal que vou fazer sozinho na quinta (feriado), no total são 160 km.

Nesse trajeto vou ficar quase 70 km sem nenhum ponto de parada (bar, posto, casa), totalmente deserto e com um relevo bem puxado, várias subidas longas com média de inclinação de 5%.

Estou considerando levar minha mochila de hidratação (eu tenho uma kkkk), seria válido ou vai me atrapalhar mais do que ajudar, tendo em vista que nela eu posso levar alimentos, ferramentas, câmeras reservas??

Abraços e sem discriminação pela mochila kkkkk.


Postado Por: Neimar Coser
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 08:18
Originalmente postado por fmarcanzoni fmarcanzoni escreveu:

Revivendo mais um tópico hehe.

Já li várias informações nesse tópico que vão me ajudar a completar o Audax 200 dia 09/06.

Mas minha dúvida é sobre um pedal que vou fazer sozinho na quinta (feriado), no total são 160 km.

Nesse trajeto vou ficar quase 70 km sem nenhum ponto de parada (bar, posto, casa), totalmente deserto e com um relevo bem puxado, várias subidas longas com média de inclinação de 5%.

Estou considerando levar minha mochila de hidratação (eu tenho uma kkkk), seria válido ou vai me atrapalhar mais do que ajudar, tendo em vista que nela eu posso levar alimentos, ferramentas, câmeras reservas??

Abraços e sem discriminação pela mochila kkkkk.


Antes de chegar nestes 70kms que você vai ficar sem nenhum ponto de parada você não consegue reabastecer ? Se sim eu dispensaria o uso da mochila pois será um peso extra desnecessário e que certamente iria lhe incomodar pois acredito que não tenha o costume de usar com frequência... Você vai usar mais que 2 caramanholas nestes 70kms ou consegue dosar pras 2 aguentarem ?

Tem bolsa de selim ? Se tiver boa parte das ferramentas e camaras da pra por ali o restante mete nos bolsos da camisa e bora pedalar...


Postado Por: fmarcanzoni
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 08:39
[/QUOTE] 

Antes de chegar nestes 70kms que você vai ficar sem nenhum ponto de parada você não consegue reabastecer ? Se sim eu dispensaria o uso da mochila pois será um peso extra desnecessário e que certamente iria lhe incomodar pois acredito que não tenha o costume de usar com frequência... Você vai usar mais que 2 caramanholas nestes 70kms ou consegue dosar pras 2 aguentarem ?

Tem bolsa de selim ? Se tiver boa parte das ferramentas e camaras da pra por ali o restante mete nos bolsos da camisa e bora pedalar... [/QUOTE]

Consigo Neimar, o trajeto é assim:

vou pedalar 50 kms e chego em uma cidade onde consigo reabastecer, depois vou pedalar os 70 km sem nenhum ponto de parada, depois vou pedalar mais 50 kms, só que nesse kms finais tem uma cidade praticamente no meio do percurso.

Eu tirei um dos suportes para caramanhola para colocar uma bomba de quadro hehe, por isso estava cogitando o uso da mochila, também acho que vai me incomodar, mas também penso que ela vai me ajudar muito hehe.


Postado Por: Neimar Coser
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 08:53
Originalmente postado por fmarcanzoni fmarcanzoni escreveu:

<span style="line-height: 1.4;">
 </span>
Antes de chegar nestes 70kms que você vai ficar sem nenhum ponto de parada você não consegue reabastecer ? Se sim eu dispensaria o uso da mochila pois será um peso extra desnecessário e que certamente iria lhe incomodar pois acredito que não tenha o costume de usar com frequência... Você vai usar mais que 2 caramanholas nestes 70kms ou consegue dosar pras 2 aguentarem ?

Tem bolsa de selim ? Se tiver boa parte das ferramentas e camaras da pra por ali o restante mete nos bolsos da camisa e bora pedalar... [/QUOTE]

Consigo Neimar, o trajeto é assim:

vou pedalar 50 kms e chego em uma cidade onde consigo reabastecer, depois vou pedalar os 70 km sem nenhum ponto de parada, depois vou pedalar mais 50 kms, só que nesse kms finais tem uma cidade praticamente no meio do percurso.

Eu tirei um dos suportes para caramanhola para colocar uma bomba de quadro hehe, por isso estava cogitando o uso da mochila, também acho que vai me incomodar, mas também penso que ela vai me ajudar muito hehe.
[/QUOTE]

Entendi... mas a sua bomba é daquelas grandes ? Por que se for a pequena tem um suporte que da pra por junto com o suporte de caramanhola ou se não se a bomba for pequena põe no bolso da camisa mesmo e manda bala!


Postado Por: ricardoxem
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 08:54
Originalmente postado por fmarcanzoni fmarcanzoni escreveu:

 
Antes de chegar nestes 70kms que você vai ficar sem nenhum ponto de parada você não consegue reabastecer ? Se sim eu dispensaria o uso da mochila pois será um peso extra desnecessário e que certamente iria lhe incomodar pois acredito que não tenha o costume de usar com frequência... Você vai usar mais que 2 caramanholas nestes 70kms ou consegue dosar pras 2 aguentarem ?

Tem bolsa de selim ? Se tiver boa parte das ferramentas e camaras da pra por ali o restante mete nos bolsos da camisa e bora pedalar... [/QUOTE]

Consigo Neimar, o trajeto é assim:

vou pedalar 50 kms e chego em uma cidade onde consigo reabastecer, depois vou pedalar os 70 km sem nenhum ponto de parada, depois vou pedalar mais 50 kms, só que nesse kms finais tem uma cidade praticamente no meio do percurso.

Eu tirei um dos suportes para caramanhola para colocar uma bomba de quadro hehe, por isso estava cogitando o uso da mochila, também acho que vai me incomodar, mas também penso que ela vai me ajudar muito hehe.
[/QUOTE]

Eu gosto muito da mochila de hidratação. Só acho que você não deve colocar tudo lá dentro. Normalmente eu só coloco a água e um lanche. O restante vai em bagageiro, bolsa de selim, alguma bolsinha de quadro, etc. 

Pense que o peso nas costas tem que ser zero, ou o mínimo possível. No caso da mochila de hidratação você deve pensar que apesar de estar levando peso nas costas, você terá uma autonomia de água maior.

Eu acho que para esse percurso, duas caramanholas apenas é muito pouco. Principalmente se estiver sol forte e calor.

Abraço,
Ricardo.


Postado Por: Neimar Coser
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 10:07
Ele vai levar 2 caramanholas mas pode reabastecê-las e pode comprar um isotônico (leva na camisa) também para o período que for pedalar e não for possível nenhuma parada para abastecimento!


Postado Por: Alessandro_sp
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 11:20
Originalmente postado por fmarcanzoni fmarcanzoni escreveu:

Revivendo mais um tópico hehe.

Já li várias informações nesse tópico que vão me ajudar a completar o Audax 200 dia 09/06.

Mas minha dúvida é sobre um pedal que vou fazer sozinho na quinta (feriado), no total são 160 km.

Nesse trajeto vou ficar quase 70 km sem nenhum ponto de parada (bar, posto, casa), totalmente deserto e com um relevo bem puxado, várias subidas longas com média de inclinação de 5%.

Estou considerando levar minha mochila de hidratação (eu tenho uma kkkk), seria válido ou vai me atrapalhar mais do que ajudar, tendo em vista que nela eu posso levar alimentos, ferramentas, câmeras reservas??

Abraços e sem discriminação pela mochila kkkkk.


Minha dica...

Vc vai levar a mochila por 160km sendo que vai precisar dela por 70 no máximo... Ela vai te incomodar por 90 e te ajudar por 70, então me parece melhor deixar em casa.

Acho que 2 caramanholas de 750ml são suficientes, você reabastece no último ponto planejado antes dos 70km e depois segue com elas cheias.

Outra opção legal é levar isotônico efervescente (SUUM). Não pesa quase nada e quebra um galho.

Ferramentas, camara reserva, etc, caso você tenha uma bolsinha de selim, coloque nela. Deixe os bolsos da camisa para comida, a que você vai consumir durante o trecho sem apoio.


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 12:09
a mochila é uma escolha ruim. vai machucar seus ombros, nesses 160 kms.

1. instale o suporte da bomba junto com o suporte da caramanhola. ou leve a bomba no bolso da camisa. nunca sem o suporte: 2 no mínimo, eventualmente um terceiro no canote, atrás, preso com zip-tie. fica difícil pegar andando na bike, mas o importante é vc ter a hidratação.

2. use caramanholas grandes. as maiores que puder.

3. use a maior bolsa de selim que tiver ou, se for o caso, funciona bem, use um pando de 50 por 50 cms, enrole suas coisas nesse pano como se faz um burrito, e prenda debaixo do selim com uma fita que dê duas voltas. dá pra meter toodas as coisas da bike e a bomba, se não for muito grande. é um sistema que muit agente usa na gringa, e funciona.

4. na pior das hipóteses, leve a terceira garrafa nobolso da camis ade ciclismo. e leve nesses bolsos toda a comida que tem que levar.

5. pare e se abasteça em todos os pontos do caminho, principalmente esse anterior aos 70 kms seco.

faz assim que funciona. já fiz pra trajetos maiores do que isso, sem problemas.


-------------
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Postado Por: catraca
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 12:19
Tópico pra me animar a aumentar o percurso do meu longão de 20km!!!!!he he he he

-------------
depois coloco uma assinatura legal...


Postado Por: fmarcanzoni
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 14:09
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

a mochila é uma escolha ruim. vai machucar seus ombros, nesses 160 kms.

1. instale o suporte da bomba junto com o suporte da caramanhola. ou leve a bomba no bolso da camisa. nunca sem o suporte: 2 no mínimo, eventualmente um terceiro no canote, atrás, preso com zip-tie. fica difícil pegar andando na bike, mas o importante é vc ter a hidratação.

2. use caramanholas grandes. as maiores que puder.

3. use a maior bolsa de selim que tiver ou, se for o caso, funciona bem, use um pando de 50 por 50 cms, enrole suas coisas nesse pano como se faz um burrito, e prenda debaixo do selim com uma fita que dê duas voltas. dá pra meter toodas as coisas da bike e a bomba, se não for muito grande. é um sistema que muit agente usa na gringa, e funciona.

4. na pior das hipóteses, leve a terceira garrafa nobolso da camis ade ciclismo. e leve nesses bolsos toda a comida que tem que levar.

5. pare e se abasteça em todos os pontos do caminho, principalmente esse anterior aos 70 kms seco.

faz assim que funciona. já fiz pra trajetos maiores do que isso, sem problemas.

Ogum, lendo o seu comentário e do restante dos amigos do fórum, já descartei a mochila, acabei de comprar uma bolsa de selim grande, onde vou colocar as câmeras, jogo de chave allen, alguns machões, remendo para câmeras entre outras coisas hehe, e no bolso da camisa vai as comidas, géis de carboidratos, celular e outras coisas que não pesam muito.

Vou levar duas caramanholas de 750 ml, economizar água (só beber em momentos importantes), e abastecer em todas as oportunidades possíveis hehe.

O trajeto que vou fazer é esse aqui:

http://www.bikemap.net/pt/route/2149817-rio-verde-inaciolandia/" rel="nofollow - http://www.bikemap.net/pt/route/2149817-rio-verde-inaciolandia/

O trecho que falo onde não tem paradas é do km 45 ao 105, no restante acredito que não vou ter dificuldades com água e alimentação.

Valeu pelas informações pessoal.


Postado Por: fmarcanzoni
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 14:14
Agora lembrei que no meio dos 60 km onde mencionei que não tem nenhum ponto de abastecimento, se encontra uma vila (5 km da rodovia), se eu sentir que preciso, é só percorrer esse percurso e encontrarei água hehe.


Postado Por: enkidubr8
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 18:48
Desde moleque que aprendi que NUNCA se deve pedalar com mochila. Naquele tempo, arrumei um bagageiro de barra forte e botava na minha caloi 10 1976 sempre que ia pegar estrada por mais de um dia. Não sei como meus pais sobreviveram, mas eu costumava ficar na estrada por até uma semana...com 16 anos.

No ultimo ponto de reabastecimento antes dos tais 70Km, tome água, encha as duas caramanholas e sussa! Dá tranquilo.


-------------
Pé em Deus e fé na tábua! - Millôr
Campagnolo addicted
Conhecimento é saber que tomate é uma fruta.
Sabedoria é não colocar tomates na sua salada de frutas.


Postado Por: Alessandro_sp
Data de Publicação: 27 Mai 2013 as 20:57
Originalmente postado por fmarcanzoni fmarcanzoni escreveu:

...acabei de comprar uma bolsa de selim grande, onde vou colocar as câmeras, jogo de chave allen, alguns machões, remendo para câmeras entre outras coisas hehe, e no bolso da camisa vai as comidas, géis de carboidratos, celular e outras coisas que não pesam muito.


Você já comprou mesmo?

Ia comentar que a Decathlon oferece (ou ao menos oferecia) três modelos interessantes. Um pequeno (cabe a camara reserva, chaves e talvez um celular pequeno), um médio (esse eu tenho, cabe um celular pequeno, camara reserva, kit remendo, ferramenta multiuso e espátulas). Por fim tem um grande, deve ter acho que 1 litro de capacidade (eu também tenho e esse aguenta uma camara de MTB, ferramenta multiuso, espátulas, kit remendo, celular, chaves, uma barrinha de cereal, etc).

O interessante desses modelos da Decathlon é que possuem um clip de encaixe rápido que permite você removê-los do selim instantaneamente. Não fica peça nenhuma no selim, você desencaixa de uma bike e passa pra outra em 5 segundos. Assim não precisa ficar naquela nóia de esvaziar tudo quando vai deixar a bike estacionada em algum canto.

Preços variam, acho que o maior custa cerca de 60 reais. Mas é produto de qualidade


Postado Por: fmarcanzoni
Data de Publicação: 28 Mai 2013 as 09:48
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Originalmente postado por fmarcanzoni fmarcanzoni escreveu:

...acabei de comprar uma bolsa de selim grande, onde vou colocar as câmeras, jogo de chave allen, alguns machões, remendo para câmeras entre outras coisas hehe, e no bolso da camisa vai as comidas, géis de carboidratos, celular e outras coisas que não pesam muito.


Você já comprou mesmo?

Ia comentar que a Decathlon oferece (ou ao menos oferecia) três modelos interessantes. Um pequeno (cabe a camara reserva, chaves e talvez um celular pequeno), um médio (esse eu tenho, cabe um celular pequeno, camara reserva, kit remendo, ferramenta multiuso e espátulas). Por fim tem um grande, deve ter acho que 1 litro de capacidade (eu também tenho e esse aguenta uma camara de MTB, ferramenta multiuso, espátulas, kit remendo, celular, chaves, uma barrinha de cereal, etc).

O interessante desses modelos da Decathlon é que possuem um clip de encaixe rápido que permite você removê-los do selim instantaneamente. Não fica peça nenhuma no selim, você desencaixa de uma bike e passa pra outra em 5 segundos. Assim não precisa ficar naquela nóia de esvaziar tudo quando vai deixar a bike estacionada em algum canto.

Preços variam, acho que o maior custa cerca de 60 reais. Mas é produto de qualidade

Então Alessandro, essa que eu comprei também tem o clip, achei interessante o sisteminha de encaixe hehe, ela tem capacidade de 1 LT.

Agora é organizar tudo, e torcer para as pernas aguentar hehe.


Postado Por: Ultraseven
Data de Publicação: 28 Mai 2013 as 10:07
fmarcanzoni, não sei se já comentaram, mas se você é lariquento (afinal 99,99% dos ciclistas são maconheiros) leve comida "sólida", tem hora que o gel não desce legal... uma bisnaguinha, bolo, sanduba natureba ajudam bastante após 150km de pedal...


Postado Por: jusadesigner
Data de Publicação: 28 Mai 2013 as 10:50
Eu fiz um pedal longo mês passado http://app.strava.com/activities/51054798" rel="nofollow - http://app.strava.com/activities/51054798
e nesse trajeto eu levei comigo 8 barras de cereal, 4 sachês de gel e duas
garrafas de 700 ml d´agua. Para perrengues na pista levei duas câmaras reserva,
bomba de quadro, espátula e canivete alen, nele não tem chave de corrente mas
estou providenciando.

Na volta parei faltando 50 km para terminar o trajeto para comprar um refre e um gatorade,
além de completar a água das garrafas. Ainda sobraram 3 barras de cereal das 8 que levei
além de 2 sachês de gel. Tive dois furos mas como tinha câmara reserva foi de boa, estava
com mais um colega que não teve furo algum e tinha câmaras reserva também.


Postado Por: dmbenati
Data de Publicação: 28 Mai 2013 as 11:00
Carai, Jusa, você tomou apenas duas caramanholas de 700ml de água em 145km de pedal, é isso? Você disse que parou para abastecer líquidos faltando 50km pro fim, e como seu pedal foi de 195km...

Camelo detected!



Postado Por: jusadesigner
Data de Publicação: 28 Mai 2013 as 11:10
Originalmente postado por dmbenati dmbenati escreveu:

Carai, Jusa, você tomou apenas duas caramanholas de 700ml de água em 145km de pedal, é isso? Você disse que parou para abastecer líquidos faltando 50km pro fim, e como seu pedal foi de 195km...

Camelo detected!


Pois é Dmbenati, LOL, normalmente em pedais longos eu dou boa
hidratada antes de sair e sou bem econômico com consumo de água em pedais.
Nesse dia não estava calor (23º),e por isso praticamente não transpiro litros, por conta
disso pelo menos para mim a necessidade de água diminui muito e associado a isso
minha capacidade econômica de água vai que vai. Tanto que parei duas vezes para dar
uma mijada monstra pela falta de transpirar em excesso, em pedais com temperatura padrão
o consumo de água aumenta e não tenho vontade de urinar na pista.


Postado Por: NetoGomes
Data de Publicação: 28 Mai 2013 as 11:55
Eu nesse dia pedalei só 105 km. E tomei o dobro da agua do Jusadesigner. E olha que não cheguei nas subidas da serra do Rio Azeite ...rs ! 

-------------
A dor é passageira,sofrimento é opcional!



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net