Imprimir Página | Fechar Janela

Full Suspension - Tire suas dúvidas

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
Descrição Fórum: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=15749
Data da Impressão: 29 Mar 2024 as 06:58
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Full Suspension - Tire suas dúvidas
Postado Por: Rover
Assunto: Full Suspension - Tire suas dúvidas
Data de Publicação: 28 Dez 2009 as 15:25
Prezados amigos do Pedal.

No fórum antigo estávamos com um tópico sobre bike full, as principais diferenças entre os vários sistemas existentes e as vantagens e desvantagens de cada um.
O Mestre Jassa contribuiu com um farto material e experiência, assim como outros membros do fórum.
Acho interessante se pudemos construir novamente um tópico sobre o assunto, garanto que vai tirar dúvidas de muita gente.

Abração a todos e bom pedal.



-------------



Respostas:
Postado Por: André Santos
Data de Publicação: 28 Dez 2009 as 21:34
Esse é um que venho querendo reviver desde os meus primeiros posts no novo fórum. Já at´tentei ver se dava pro Pedro resgatar ele, mas parece que não dá.
Bom tópico, pena que eu não li ele todo.
http://www.pedal.com.br/forum_arquivo/topic.asp?TOPIC_ID=40878" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum_arquivo/topic.asp?TOPIC_ID=40878


-------------
http://www.pedal.com.br/forum/topic24259_post374657.html#374657" rel="nofollow - Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.


Postado Por: Rover
Data de Publicação: 28 Dez 2009 as 22:29
Valeu pelo post André, mas infelizmente o link está dando erro e não acessa mais o fórum antigo, foi justamente por isso que também gostaria de ver esse tópico por aqui.

Abração e obrigado.


-------------


Postado Por: Rover
Data de Publicação: 28 Dez 2009 as 22:34
Esses dias comecei a pensar se valeria a pena gastar uma  grana em um novo quadro full, no mínimo um Giant Anthem X, ou investir em um shock  Fox Float RP 23 para meu quadro Astro XTC.

Será que com um shock desse já não estaria bem servido?

Abração


-------------


Postado Por: digo107
Data de Publicação: 05 Abr 2010 as 19:28
Knucle Box é esse sistema:


Normalmente usado pelas Diamond Back full e se não me engano, por algumas Commençal. É um sistema anti-bob que parece ser muito eficiente, tem até um site desse sistema, veja:

http://www.knucklebox.com/" rel="nofollow - http://www.knucklebox.com/

Parece bem interessante e eficiente.


Postado Por: André Santos
Data de Publicação: 06 Abr 2010 as 14:38
Bem; Vamos ver se conseguimos construir novamente um tópico no mesmo nível do antigo. Aqui segue uma informação, postada originalmente pelo membro Royo que considero bastante pertinente pra quem ainda não está no mundo das Full Suspension's, inclusive peço que se possível o mesmo possa explicar a parte que destaquei (se foi erro de digitação, ou se eu estou precisando mesmo de que desenhemEmbarrassed):
 
O curso de 100mm, 120mm são na roda traseira, e não no shock. Os sistemas de suspensão, e link's estão ali justamente pra desmultiplicar esse movimento da roda pra que o shock use um curso menor.
 
Isso é a relação da suspensão.
 
Nas Trek's vem até marcado no link da suspa qual é essa relação. 
 
 
No caso é 2.4:1. Ou seja, pra cada 2,4mm que a roda se move o shock se move 1mm, aí pra ter 100m de curso na roda você só precisa de um shock de 41,6mm de curso.
 
As Meridas Mission, e as Specialized Epic usam o sistema LRS, Low Ratio Suspension, onde essa relação é bem menor. Algo em torno de 100mm na roda pra 80mm no shock.  O que dá uma relação de 1,25:1. Com isso é possivel usar shock's com pressões mais baixas, e ter maior controle sobre a linearidade da suspa.


Postado Por: darlancs
Data de Publicação: 06 Abr 2010 as 14:42
Puta topico legal!!! Vou acompanha-lo!

-------------
Scott Aspect 20(2009)- Slx, Deore, Xcr, Alex, Truvativ GXP1, Selle Italia Transan X0, Freios Shimano Hidra, Scott Comp

KHS ALITE 2000 - Sram X7, Avid BB7, Avid SD7, Spinner Aeris, Vzan, Truvativ, FSA


Postado Por: vitoror
Data de Publicação: 06 Abr 2010 as 18:25
Eu tenho uma Giant Antehm 0 2008 que utiliza a suspensão Maestro com uma Fox RP23 curso de 90mm, mesmo com o pró pedal aberto ela da pouquissimo bob.

A FOX RP23 realmente faz a diferença, muito estável, ótima regulagem.


Postado Por: kiorugui
Data de Publicação: 06 Abr 2010 as 22:22
Será que eu teria muita diferença se trocar meu manitou swinger 3 way por um Fox RP23  na minha Astro XTC? Ou é muito shock para pouco quadro?

Flw.


-------------
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.


Postado Por: kleberpg
Data de Publicação: 06 Abr 2010 as 23:04

Depois de ler o Royo falando de como é otimo ter uma Full, estou pensando em comprar um quadro, mas tenho um grande problema, não quero migrar para o freio a disco, sendo assim, gostaria de indicações de quadros Full que utilizem V-break.



-------------
Jundiai/São Sebastião-SP


Postado Por: JOAO_XC
Data de Publicação: 06 Abr 2010 as 23:19
Galera, flata bastante sistemas aii...Aqui vai mais um os das Alemãs Corratec das quais tenho paixão:

O sistema é o 2Circle Suspension...
Quem quiser saber mais entrem no site da Corratec:
http://corratec.com/en/technologies/2circle.html" rel="nofollow - http://corratec.com/en/technologies/2circle.html
Aqui estão as provas do crime...LOL





Postado Por: André Santos
Data de Publicação: 06 Abr 2010 as 23:31
Não só falta uma pancada de sistemas, como falta o povo que entende comentando.
Eu até hoje não sei direito o que é um shock com plataforma.
Pra ser considerado um legitimo four bar horst link tem que ter link no chainstay, ou no seatstay? O oposto a regra leva que nome?


Postado Por: vitoror
Data de Publicação: 06 Abr 2010 as 23:36
Cacete que bike é essa tem tempo que não vejo o site da corratec


Postado Por: JOAO_XC
Data de Publicação: 06 Abr 2010 as 23:38
HAHAHA...
Fala ai Corratec é fogo!
Se vc ver as HT WC, uma mais linda que outra...


Postado Por: Royo
Data de Publicação: 06 Abr 2010 as 23:50
Originalmente postado por kleberpg kleberpg escreveu:

Depois de ler o Royo falando de como é otimo ter uma Full, estou pensando em comprar um quadro, mas tenho um grande problema, não quero migrar para o freio a disco, sendo assim, gostaria de indicações de quadros Full que utilizem V-break.


qual o motivo de naõ querer usar disco?    fator financeiro , peso ou outro?


-------------
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/


Postado Por: kleberpg
Data de Publicação: 07 Abr 2010 as 00:12
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Originalmente postado por kleberpg kleberpg escreveu:

Depois de ler o Royo falando de como é otimo ter uma Full, estou pensando em comprar um quadro, mas tenho um grande problema, não quero migrar para o freio a disco, sendo assim, gostaria de indicações de quadros Full que utilizem V-break.


qual o motivo de naõ querer usar disco?    fator financeiro , peso ou outro?
 
Eai Royo blz...
Com certeza é o custo, porque eu acabei de comprar um par de rodas Vzan Extreme.
O custo da manutenção e a facilidade de reparo do V-Break tambem me influencia, e ainda acho que não preciso de um freio a disco, pois ja peguei lama, chuva e barro, não perdi desempenho na frenagem.


-------------
Jundiai/São Sebastião-SP


Postado Por: williamsatler
Data de Publicação: 07 Abr 2010 as 00:54
kleber, o dia que você colocar um par de freios a disco na sua bike você vai arrepender de não ter colocado antes, e quanto ao custo e so você comprar um freio bom que não te da problema nenhum, eu tenho um juicy carbon a unica manutenção com eles e pastilhas e voltando ao assunto de quadros full, entra na onda também eu tenho um epic marathon e é o melhor up que dei em minha bike.
  


Postado Por: JOAO_XC
Data de Publicação: 07 Abr 2010 as 01:10
Kleber...
Tem o Sundown FS3, e o Astro XTC e agora o Neo 2.4


Abraços


Postado Por: Pedromo
Data de Publicação: 11 Abr 2010 as 00:54
Fala galera!!Vou curtir muito este tópico.Comprei um quadro Stumpjumper FSR PRO 2009 e vou comecar a montar a tão sonhada FULL!!Tô no forum faz um ano e com certeza ,lendo os tópicos e todas as informações da galera não deu outra,tô migrando pra elas!!São muitas duvidas e devagar a gente vai aprendendo!!Agradeço desde já !!


-------------
"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [ Ghandi ]


Postado Por: Pedromo
Data de Publicação: 11 Abr 2010 as 23:34
Se alguem puder me dar uma luz ,de forma mais completa ,do funcionamento do sistema brain da specialized vai me ajuidar muito.No manual do quadro nao fala nada!valeu

-------------
"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [ Ghandi ]


Postado Por: W0LVER1NE_MG
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 00:24
Originalmente postado por Pedromo Pedromo escreveu:

Se alguem puder me dar uma luz ,de forma mais completa ,do funcionamento do sistema brain da specialized vai me ajuidar muito.No manual do quadro nao fala nada!valeu
Pedro, caso você entenda bem inglês, no site da Specialized tem um vídeo bastante explicativo sobre os sistemas Brain que a marca usa.
Confira:
http://www.specialized.com/bc/microsite/suspensionsetup/main.html?x=y" rel="nofollow - http://www.specialized.com/bc/microsite/suspensionsetup/main.html?x=y
(clica ali embaixo no vídeo denominado "Brain explained"... e como vc tem uma Stumpjumper, não deixe de ver também o vídeo denominado "Stumpjumper Setup")
 
Valeu
CARPE DIEM


Postado Por: Carpa
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 01:14
Esse tópico veio à calhar! Valeu Rover!!

Estou pensando atualmente de trocar a minha hard para uma full. Não tenho idéias ainda do que comprar, mas acham que o meu tamanho (1,92 m) seria problema na hora de encontrar um quadro?

Um abraço


Postado Por: Pedromo
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 03:55
Valeu Wolver1ne !!muito bom o link !!muito explicativo.Peguei um quadro igual a esse do video semana passada e não vejo a hora de montar e sentir o que é uma full.

Carpa,tambem tenho 1,92 e sei que não é facil chegar num quadro ideal com essa altura!!Tenho uma scott scale XL que me encaixo muito bem.As specializeds são mais compridas,tem o top tube maior,e pode ficar uma bike grande pra vc.Depois de fazer bike fit e quebrar a cabeça e experimentar ,comprei um quadro Stumpjumper FSR pro Large(19,5).O quadro XL(20) da scott é muito parecido com o L da Specialized.Meu conselho é que vc faça um bike fit antes da compra.Minha primeira bike foi uma rockhooper 21 e ficou grande,não me encaixava nela....fiquei com um mico na mão e depois de um ano tentando vender,dei a bike na compra do quadro e é claro,perdi uma grana.Abrçs

-------------
"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [ Ghandi ]


Postado Por: Rodney Malho
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 12:40
Originalmente postado por kleberpg kleberpg escreveu:

Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Originalmente postado por kleberpg kleberpg escreveu:

Depois de ler o Royo falando de como é otimo ter uma Full, estou pensando em comprar um quadro, mas tenho um grande problema, não quero migrar para o freio a disco, sendo assim, gostaria de indicações de quadros Full que utilizem V-break.


qual o motivo de naõ querer usar disco?    fator financeiro , peso ou outro?
 
Eai Royo blz...
Com certeza é o custo, porque eu acabei de comprar um par de rodas Vzan Extreme.
O custo da manutenção e a facilidade de reparo do V-Break tambem me influencia, e ainda acho que não preciso de um freio a disco, pois ja peguei lama, chuva e barro, não perdi desempenho na frenagem.
 
Kleber, um dos motivos de ter comprado um Astro Defense (quadro) foi a utilização de vbrake, e este aceita muito bem. Agora, dependendo o uso, as rodas Extreme são muito fracas para downhill por exemplo, neste caso eu recomendo a Deep da Vzan.
A Defense, tem 6 polegadas de curso, podendo ser reduzido para outras duas regulagens com menos curso (não lembro agora as medidas de redução).
Porém o Shox que veio com a minha (um Manitou) deixa bastante a desejar, pois constantemente tenho de colocar pressão nele (talvez seja pelo meu peso mosca de 110kg).
Estou a procura de outro shock para o meu peso, e que tenha trava (estou pensando nessa possibilidade), porém este investimento ainda está no papel.
 
 


-------------
Nóis capota, mas não breka !


Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 13:48
Vamos nos ater ao tópico, por favor. Sei que dá vontade mas é bom evitar essa coisa de "tenho 1,.., será que tal quadro fica bom pra mim?"

Continuando. Um dos primeiros sistemas foi o single pivot. Tão simples quanto possível. Um pivot, cujo posicionamento é crítico para a performance, e um shock ligado por outros dois rolamentos entre o triangulo dianteiro e a balança.
Pode ser bastante eficiente quando a posição do link é bem escolhida e é usado com um shock bom, mas costuma ter bastante bob. Até a pouco tempo a canon usava na rush e na prophet, que sairam de linha. Curti bastante o funcionamento da rush, fica com a suspensão independente da transmissão na coroa média, mas macia (e com mais bob) na coroa grande e quase travado quando se faz força na coroinha, tudo devido a posição do link bem na altura da coroa média.
Tem que cuidar nesse caso que 44-22 não é igual a 32-16, pois em 32-16 a suspensão funciona de forma mais eficiente, enquanto na 44-22 vamos ter mais bob e perda de força.



Postado Por: darlancs
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 13:52
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Vamos nos ater ao tópico, por favor. Sei que dá vontade mas é bom evitar essa coisa de "tenho 1,.., será que tal quadro fica bom pra mim?"

Continuando. Um dos primeiros sistemas foi o single pivot. Tão simples quanto possível. Um pivot, cujo posicionamento é crítico para a performance, e um shock ligado por outros dois rolamentos entre o triangulo dianteiro e a balança.
Pode ser bastante eficiente quando a posição do link é bem escolhida e é usado com um shock bom, mas costuma ter bastante bob. Até a pouco tempo a canon usava na rush e na prophet, que sairam de linha. Curti bastante o funcionamento da rush, fica com a suspensão independente da transmissão na coroa média, mas macia (e com mais bob) na coroa grande e quase travado quando se faz força na coroinha, tudo devido a posição do link bem na altura da coroa média.
Tem que cuidar nesse caso que 44-22 não é igual a 32-16, pois em 32-16 a suspensão funciona de forma mais eficiente, enquanto na 44-22 vamos ter mais bob e perda de força.
 
Muito interessante franciscok, acho bem legal o sistema da Diamond Back... (citado já)
 
Sugestão, sempre colocar uma foto de uma bike e/ou quadro com o sitema, ajuda a ilustrar (ao menos para mim, um completo leigo no assunto)
 
Acompanhando o topico


-------------
Scott Aspect 20(2009)- Slx, Deore, Xcr, Alex, Truvativ GXP1, Selle Italia Transan X0, Freios Shimano Hidra, Scott Comp

KHS ALITE 2000 - Sram X7, Avid BB7, Avid SD7, Spinner Aeris, Vzan, Truvativ, FSA


Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 14:09
Blz darlancs, só que agora deveria estar entudando, não postando aqui. Quando estiver com mais tempo edito esse post e coloco umas fotos. O imageshack tá uma saco.


Postado Por: darlancs
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 14:17
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Blz darlancs, só que agora deveria estar entudando, não postando aqui. Quando estiver com mais tempo edito esse post e coloco umas fotos. O imageshack tá uma saco.
O loco, uhahuahuau, ta ralando aqui franciscok, num dá tempo de nada quase, o Pedal é minha maior fonte de informação... se eu pesquisar muito não vou conseguir trabalhar e muito menos pedalar (que já esta difícil!)
 
vlw!
 
DCS


-------------
Scott Aspect 20(2009)- Slx, Deore, Xcr, Alex, Truvativ GXP1, Selle Italia Transan X0, Freios Shimano Hidra, Scott Comp

KHS ALITE 2000 - Sram X7, Avid BB7, Avid SD7, Spinner Aeris, Vzan, Truvativ, FSA


Postado Por: alexhendrix
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 14:44
Citar O sistema é o 2Circle Suspension...
Quem quiser saber mais entrem no site da Corratec:
http://corratec.com/en/technologies/2circle.html" rel="nofollow - http://corratec.com/en/technologies/2circle.html
Aqui estão as provas do crime...LOL




Peraê... essa Corratec tá tendo uma ereção????ConfusedDead


Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 16:37
Tem vontade de montar em uma?


Postado Por: JOAO_XC
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 16:42
Tem vontade de montar em uma? [2]

Cada ummm que aparece...


Postado Por: Pedromo
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 21:44
Discordo de não poder colocar o "tenho uma...ou tenho um...
Acho que o colega não leu o titulo do tópico onde está escrito "TIRE SUAS DUVUDAS".Minha intensão foi a de ajudar Wolver1ne a não cometer o mesmo erro que eu,tirando uma dúvida dele!!Alias,o topico tem esta finalidade!!

-------------
"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [ Ghandi ]


Postado Por: Pedromo
Data de Publicação: 12 Abr 2010 as 21:47
Falar em ereção numa corratec!!!Isso sim não tem nada a haver com bike full!!

-------------
"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [ Ghandi ]


Postado Por: Marcelo Floriano
Data de Publicação: 13 Abr 2010 as 01:03
Rover, vc foi muito feliz em explorar este assunto.


Postado Por: W0LVER1NE_MG
Data de Publicação: 13 Abr 2010 as 05:37
Originalmente postado por Pedromo Pedromo escreveu:

Discordo de não poder colocar o "tenho uma...ou tenho um...
Acho que o colega não leu o titulo do tópico onde está escrito "TIRE SUAS DUVUDAS".Minha intensão foi a de ajudar Wolver1ne a não cometer o mesmo erro que eu,tirando uma dúvida dele!!Alias,o topico tem esta finalidade!!
Na verdade, vc estava ajudando o Carpa hehehehe
Eu te ajudei postando links sobre o funcionamento do sistema Brain da "grande S"!
 
Mas assino embaixo o que vc escreveu a respeito do tamanho de quadro, pois eu passei exatamente pelo mesmo problema (tenho 1,91 e estou comprando uma Stumpjumper FSR Elite).
Para esse modelo de full, dos anos 2008-2009, o quadro L é o ideal... tem 19" no seat tube, e é mais comprida que o normal no toptube efetivo, o que a torna ideal para a gente que é grande (pernudo e braçudo). A desvantagem é que com isso o entre-eixos dela também é enorme, digno de uma full de DH (em torno de 1 metro e 15cm), o que a deixa um pouco menos ágil para single-tracks e slalons, apesar de a tornar mais estável em altas velocidades.
 
Segue o tópico!
CARPE DIEM


Postado Por: André Santos
Data de Publicação: 14 Abr 2010 as 01:03
Originalmente postado por Pedromo Pedromo escreveu:

Discordo de não poder colocar o "tenho uma...ou tenho um...
Acho que o colega não leu o titulo do tópico onde está escrito "TIRE SUAS DUVUDAS".Minha intensão foi a de ajudar Wolver1ne a não cometer o mesmo erro que eu,tirando uma dúvida dele!!Alias,o topico tem esta finalidade!!
 
Acho que por um equívoco o título não condiz com a descrição inicial do tópico que o Rover propoem.
Então concordo com o Franciscok. Criando um tópico como o do link do fórum antigo que eu postei, haverá uma gama de informações muito mais ampla permitindo que mais pessoas se interem do assunto, e até mesmo esclareçam suas dúvidas, do que "eu tenho isso, será que funciona com aquilo". Até porquê se seguir por esse rumo, quando entrar alguém que está aderindo ao mundo das full suspension agora, este não vai entender o que é o "isso funcionar com aquilo".


Postado Por: Night Rider
Data de Publicação: 14 Abr 2010 as 16:44
Uma dúvida que eu tenho é:

Bike full combina com 29'r?

Tenho visto essa combinação recentemente e tenho a impressão de que por conta do peso aliado ao tamanho das rodas, suspa e etc, talvez elas fiquem muito morosas e tal.

-------------
Scott Scale
Super Italy 12v


Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 14 Abr 2010 as 18:06
Night Rider, eu prefiro uma 29er totalmente rigida, mas não tem nada a ver de não combinar com suspensão, tanto faz se dianteira ou traseira.
Lógico que aumenta ainda mais o peso.



Postado Por: clarcker
Data de Publicação: 21 Abr 2010 as 04:25
Vou aproveitar o tópico pra não ter que abrir um.

Será que vale a pena trocar o shock rock shox monarch 4.2 100mm por uma fox pra um quadro de XC tipo kHS Xc team? Ou em termos de funcionalidade não vale a pena ou talvez custo beneficio?




Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 23 Abr 2010 as 05:24
Quais os sistemas de suspensão atualmente e qual o melhor?


Postado Por: digo107
Data de Publicação: 23 Abr 2010 as 17:39
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Quais os sistemas de suspensão atualmente e qual o melhor?

Acho que não existe um melhor, existem vários sistemas muito bons. Mas o mais usado em muitas bikes tops é o FSR da Specialized. É usado nas Titus, Turner, Khs etc... Mas isso é um sistema que pode ser incluido nos links, fora o sistema do próprio shock e o do quadro no shock. Quero dizer o seguinte, o FSR fica na balança traseira e ainda existem alguns no triângulo dianteiro.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 23 Abr 2010 as 18:05
Quais modelos já ganharam mais campeonatos?


Postado Por: Rodney Malho
Data de Publicação: 23 Abr 2010 as 19:41
Gostaria da opnião de voces.
Como dito anteriormente tenho uma Astro Defense e um shock Manitou de 6 polegadas de curso, porém sem trava.
Eu gostaria de trocar o shock para um que aguente melhor o meu peso (100kg), com trava e que continuasse com as 6 polegadas (embora a defense tem regulagem para 5,5 e 4 polegadas também).
 
Alguém tem alguma sugestão de shock ? e onde encontrar ?
 


-------------
Nóis capota, mas não breka !


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 23 Abr 2010 as 20:42
Originalmente postado por Rodney Malho Rodney Malho escreveu:

Gostaria da opnião de voces.
Como dito anteriormente tenho uma Astro Defense e um shock Manitou de 6 polegadas de curso, porém sem trava.
Eu gostaria de trocar o shock para um que aguente melhor o meu peso (100kg), com trava e que continuasse com as 6 polegadas (embora a defense tem regulagem para 5,5 e 4 polegadas também).
 
Alguém tem alguma sugestão de shock ? e onde encontrar ?
 


O curso de 6" não é do shock, mas do triângulo traseiro da bike mesmo. Vc só precisa saber as dimensões do shock (medida de olho a olho e curso do êmbolo) e comprar um igual. Em geral o Fox Float e os Rockshox são os mais usados. Um Fox RP23 seria perfeito.


-------------
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: Ortega Engº
Data de Publicação: 24 Abr 2010 as 21:28
Oie galera gostaria de ouvir opiniões da duvida que estou carregando sobre as Full's, to pensando muito em comprar uma Full e o problema que estou encontrando é descobrir a geometria e tamanho de quadro mais adequado pra min, seria os tamanhos M ou L em uma SPZ FSR XC, eu hoje faço uso de um quadro Giant ATX 8 tamanho 19' (M) oque seria o mais proximo disso?

Qualquer ajuda é valida valeu abrço!
Esse é as especificações de tamanhos de quadros da SPZ que pretendo comprar:
SizeSMLXL
Seat Tube Length - Center to Top394mm445mm483mm534mm
Top Tube Length (Horizontal)556mm590mm625mm645mm
Top Tube Length (Actual)531mm563mm600mm623mm
Chainstay Length424mm424mm424mm424mm
Bottom Bracket Height - Low Setting335mm335mm335mm335mm
Seat Tube Angle (Actual) - Low Setting71°71°71°71°
Seat Tube Angle (Effective) - Low Setting74.5°74.5°74.5°74.5°
Head Tube Angle - Low Setting68.5°68.5°68.5°68.5°
Wheel Base1086mm1122mm1159mm1181mm
Standover Height717mm724mm732mm738mm
Head Tube Height100mm120mm140mm160mm
Handlebar Width660mm660mm660mm660mm
Stem Length60mm75mm90mm105mm
Crank Length170mm175mm175mm175mm
Seatpost Length350mm350mm400mm400mm
Stack560mm579mm597mm616mm
Reach401mm430mm459mm474mm
Ground-Top895mm914mm932mm951mm

http://www.specialized.com/us/en/bc/SBCBkModel.jsp?spid=45746&eid=4950&menuItemId=9248" rel="nofollow - http://www.specialized.com/us/en/bc/SBCBkModel.jsp?spid=45746&eid=4950&menuItemId=9248


-------------
Daniel Ortega Zavaglia Silva - Rio Grande do Sul.

I'm back


Postado Por: Kid Falcon
Data de Publicação: 27 Mai 2010 as 22:27
Falaí, pessoal.  Eu tenho suas bikes rígidas, mas um amigo meu recentemente comprou uma bike bem simples, quadro de aço carbono, STD, full suspension.  Sei que é pra trânsito urbano mesmo, nada profissional mas tenho curiosidade de saber que cuidados tem que ter com esse tipo de mecanismo.  Com relação à rolamentos, transmissão, cabos, existem algumas regras a se respeitar, mas quanto à manutenção de amortecedores? Tem algo que possa ser feito, como lubrificação, troca de algum componente, manutenção preventiva?
 
A curiosidade ñ é só com esse sistema mais básico, mas no geral, pois espero futuramente poder adquirir uma Full.
 
Valeu!!


Postado Por: Rover
Data de Publicação: 28 Mai 2010 as 02:53
É isso aí amigos, vamos fazer desse tópico nosso manual de full's.

Abração e bom pedal.


-------------


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 28 Mai 2010 as 03:36
Ortega, se hoje vc usa um M então seria interessante pegar o M da Specialized mesmo. Até pq do M pro L tem uma boa diferença de 35mm de top tube. De qualquer maneira é difícil dizer sem saber sua altura.

Kid Falcon. Em geral os sistemas de links não precisam de manutenção continua. É interessante no entanto que, de tempos em tempo e de acordo com o terreno em que costuma andar, que se desmonte os links para limpar os rolamentos e colocar graxa novamente. De resto fique atento a barulhos e rangidos. Eu costumo colocar pequenos adesivos de proteção em todo lugar onde os conduítes passam bem perto ou encostam no quadro, isso evita que o raspar acabe desgastanto a pintura.


-------------
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: Pedrão Gaúcho
Data de Publicação: 28 Mai 2010 as 03:38
Talvez ajude pois quando montei a minha TREK FUEL EX8, a galera contribuiu no tópico cujo link é o seguinte: http://www.pedal.com.br/forum/topic2657.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/topic2657.html

-------------
http://www.facebook.com/?ref=home#!/group.php?gid=150404987494&ref=mf


Postado Por: Nico
Data de Publicação: 30 Mai 2010 as 00:55
Alguém aqui tem (ou teve) uma Cannondale RUSH ou tem alguma informação para complementar o que o Franciscok disse? Pergunto isso porque recentemente adquiri um quadro RUSH de alumínio novinho por uma pechincha e já estou com boa parte dos componentes para montá-lo. Sempre gostei desse quadro, mas só agora que ele saiu de linha é que tive oportunidade de comprar um. Porém, tudo o que sei sobre ele eu li em revistas ou na net, confesso que nunca vi uma RUSH pessoalmente e nunca dei uma pedalada sequer neste modelo. Essa vai ser minha primeira full e o objetivo é pedalar de 80 a 100 km em estradões (estilo maratona, mesmo) com as piores subidas não passando de 2 a 3 km. Nada de XC puro, nem correr feito um louco, como se estivesse disputando o título mundial, nem de trilhas fechadas ou singletracks (até porque já estou com 39 primaveras e estou querendo um estilo mais "light" de pedalar, com aquelas roupas folgadas estilo freeride e tal). Meu maior receio é que a bike fique muito pesada, pois os componentes que vou utilizar não são top. Por exemplo, a transmissão será quase toda Deore, as rodas serão montadas com cubos Deore, raios DT e provavelmente aros VZAN. A suspensão é uma Rock Shox Recon com U-turn (quase 2 kg!!) que eu já tinha na outra bike. Os demais componentes serão de alumínio mesmo. Não vou usar nada em carbono para poupar o $$$. E aí, o que os companheiros poderiam sugerir?


Postado Por: Kid Falcon
Data de Publicação: 30 Mai 2010 as 02:04
Valeu!!  Vou lembrar desses detalhes, pode deixar!!  Flw!!


Postado Por: Rover
Data de Publicação: 30 Mai 2010 as 02:16
Fala Nico, blz?

É isso aí meu caro, com tantas primaveras nas costas, eu já passei por 38, o negócio é ir de full para curtir um conforto e segurança nas descidas.
Você tem uma foto do quadro para postar pra gente?


Abração e bom pedal.


-------------


Postado Por: Nico
Data de Publicação: 30 Mai 2010 as 03:36
Fala, Rover
 
Não tirei nenhuma foto do quadro aqui em casa, mas posso (tentar) colocar uma foto dele que está disponível na net. Eu comprei este quadro naquele site que começa com "e" e termina com "y" (prefiro não entrar em detalhes) e a foto foi tirada na casa do vendedor. Mas se vocês acharem necessário, amanhã tiro uma foto dele e posto aqui.
 
http://img13.imageshack.us/img13/989/imagemaes.jpg" rel="nofollow - http://img13.imageshack.us/img13/989/imagemaes.jpg
 
A princípio não gostei muito da cor, não, mas só tinha esse.


Postado Por: Nve
Data de Publicação: 04 Jul 2010 as 01:28
Subindo o tópico pra quem ainda não conhece, e com uma pergunta: comprei recentemente uma Merida da linha Mission 2009 com "Low Suspension Ratio", a na linha 2010 ela não existe mais....Por que?? Não permite maiores cursos no shock? Alguém sabe? 


Postado Por: Marcos BR
Data de Publicação: 04 Jul 2010 as 01:38
Creio que esse desenho de suspensão traseira, além de exigir shocks específicos, não são viáveis para cursos maiores, tendência atual. A Specialized usava um esquema parecido há uns dois anos na Epic e também abandonou. 


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 04 Jul 2010 as 04:48
Com LRS é preciso de um shock maior para aumentar o curso traseiro. Por outro lado neste sistema o shock precisa de menos pressão para um dado peso do ciclista.

-------------
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: caco55
Data de Publicação: 10 Jul 2010 as 01:19
Legal esse tópico,minha dúvida é a seguinte: tenho uma Giant NRS 3 e estou pensando em trocar o shock dela por um Fox RP23,um amigo me disse que esse tipo de shock só funciona com o sistema Maestro da Giant,isso é realmente verdade?


Postado Por: anthen
Data de Publicação: 11 Jul 2010 as 01:49
Caco esse fox funciona em "qualquer" quadro. Porém nao acho q vale a pena o investimento, qual shox vc  tem?, se for o original e ele nao estiver com problemas, nao vale mesmo, já q teoricamente o sistema no rosonance sinten (nrs) nao utiliza trava.
Outro dia encontrei um manual na net sobre como funciona esse sistema e como regular o shox, nesse sistema vc nao deixa sag, porém a pressao deve ficar justamente no limite entre ter ou nao ter sag (se é q vc me entende) dessa forma a bike nao da bob e nao perde a sensibilidade do shox.


Postado Por: caco55
Data de Publicação: 11 Jul 2010 as 02:05
Obrigado pela resposta Anthen,o shock é o original da bike,ele estava perfeito mas como eu não sabia regular direito pedalei quase um ano com o rebound quase fechado e ele começou a vazar um pouco de oléo e apresenta um ruído muito leve mas que não existia antes.

Vou levar pra fazer uma revisão. Cheguei à pensar em comprar um X Fusion com trava no guidão mas estou pensando em deixar assim mesmo e investir na relação porque agora que calibrei para o meu peso ele não dá mais bob. Você tem o link desse manual que você viu na net? abç


Postado Por: anthen
Data de Publicação: 11 Jul 2010 as 03:12

vou tentar encontrar e te passo.

quando comecei a pedalar eu sonhava com um NRS, mas ficava fora do meu alcance. Agora depois de muita luta consegui minha Giant full Big smile


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 11 Jul 2010 as 03:50
Dando uma mão, manual da NRS 2004:  http://www.giant-bicycles.com/_upload_it/bikes/models/manual/NRS%20Owners%20Manual.pdf" rel="nofollow - http://www.giant-bicycles.com/_upload_it/bikes/models/manual/NRS%20Owners%20Manual.pdf

-------------
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: anthen
Data de Publicação: 11 Jul 2010 as 15:59
Valeu Hamud, é esse mesmo.


Postado Por: smacedo
Data de Publicação: 11 Jul 2010 as 23:39
Da pra regular a pressão do shock traseiro no posto de combustíveis ? ou somente com bomba especifica ?


Postado Por: LinosFly
Data de Publicação: 12 Jul 2010 as 00:31
Originalmente postado por smacedo smacedo escreveu:

Da pra regular a pressão do shock traseiro no posto de combustíveis ? ou somente com bomba especifica ?


só com bomba específica.


Postado Por: LinosFly
Data de Publicação: 12 Jul 2010 as 00:47
Esse tópico tem potencial para ser um ótimo guia para todos.

Quem lê a MBAction americana, viu na edição de junho o "Suspension Guide: The right bike for you".

Começa com uma matéria de 6 páginas sobre suspensões traseiras de trail bikes. Explica detalhadamente o "bob", depois a melhor configuração do SAG, um efeito que não sei traduzir "Chain Growth", medidas dos shocks e os efeitos de frenagem no shock traseiro.

Como se competência em fazer matérias decentes fosse bobagem, em seguida vem a segunda parte da matéria, 10 páginas sobre os tipos de suspensão existentes. Começa no single-pivot, vai do Trek ABP, FSR, Ellsworth ICT, Maestro, DW-Link, VPP, Felt-Equilink, GT ID e termina no Haro Virtual Link. Para todos os tipos, há fotos explicando como funciona, explica como a suspa traseira trabalha para você e o que você pode esperar por aquele sistema específico. Os pontos fortes e fracos de cada um dos sistemas descritos.

Acho que é uma matéria definitiva, até que surjam novos sistemas ou alguma inovação em um sistema de suspensão já existente. É uma leitura obrigatória, pois tudo é realmente muito, mas muitíssimo bem explicado.

Não falo inglês fluentemente, mas consegui entender praticamente tudo. Fiquei muito interessado em experimentar uma Felt e uma Giant Maestro. A matéria é sensacional.

Não achei o link para download. Enfim, é a Mountain Bike Action (www.mbaction.com), edição de Junho de 2010.

Dá dó das revistas nacionais.


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 12 Jul 2010 as 02:19
Olhando na MBA achei o novo sistema de suspensão variável da Kona, coisa do demo, ahauahauahuah:  http://cog.konaworld.com/archives/3449" rel="nofollow - http://cog.konaworld.com/archives/3449

-------------
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 12 Jul 2010 as 03:37
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:

Esse tópico tem potencial para ser um ótimo guia para todos.

Quem lê a MBAction americana, viu na edição de junho o "Suspension Guide: The right bike for you".

Começa com uma matéria de 6 páginas sobre suspensões traseiras de trail bikes. Explica detalhadamente o "bob", depois a melhor configuração do SAG, um efeito que não sei traduzir "Chain Growth", medidas dos shocks e os efeitos de frenagem no shock traseiro.

Como se competência em fazer matérias decentes fosse bobagem, em seguida vem a segunda parte da matéria, 10 páginas sobre os tipos de suspensão existentes. Começa no single-pivot, vai do Trek ABP, FSR, Ellsworth ICT, Maestro, DW-Link, VPP, Felt-Equilink, GT ID e termina no Haro Virtual Link. Para todos os tipos, há fotos explicando como funciona, explica como a suspa traseira trabalha para você e o que você pode esperar por aquele sistema específico. Os pontos fortes e fracos de cada um dos sistemas descritos.

Acho que é uma matéria definitiva, até que surjam novos sistemas ou alguma inovação em um sistema de suspensão já existente. É uma leitura obrigatória, pois tudo é realmente muito, mas muitíssimo bem explicado.

Não falo inglês fluentemente, mas consegui entender praticamente tudo. Fiquei muito interessado em experimentar uma Felt e uma Giant Maestro. A matéria é sensacional.

Não achei o link para download. Enfim, é a Mountain Bike Action (www.mbaction.com), edição de Junho de 2010.

Dá dó das revistas nacionais.

De repente logo aparece aqui:
http://magazinesdownload.com/?tag=/+bicycle
Big smile


-------------
Scott Spark 970


Postado Por: Ortega Engº
Data de Publicação: 12 Jul 2010 as 04:01
O Linos legal essa revista entrei na página deles, agente tinha que conseguir essa revista, seria perfeito essa parte sobre os links de suspensões traseiras aqui nesse tópico, se alguem conseguir publica ai...
Abraço 

-------------
Daniel Ortega Zavaglia Silva - Rio Grande do Sul.

I'm back


Postado Por: LinosFly
Data de Publicação: 12 Jul 2010 as 13:36
Já dei um google procurando link pra download. Já procurei por tudo quanto é lado e não acho.
 
Um amigo comentou que na matéria de capa desta edição havia um teste entre 5 trailbikes, entre elas o meu modelo de bike. Mas o melhor da revista sem dúvida foi essa matéria sobre fulls. Acabei comprando a revista aqui na Livraria Cultura de SP, mas doeu a facada: R$25,00.
 
Vou procurar tempo livre pra scannear essa matéria das fulls. Depois upo pra algum servidor tipo rapidshare.


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 12 Jul 2010 as 15:04
Isso, show de bola guri, ficaremos no aguardo.

-------------
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: caco55
Data de Publicação: 12 Jul 2010 as 19:07
Obrigado pela dica Hamud e Anthen,consegui regular o shock de acordo com o meu peso e ficou ótimo,subi a Vista Chinesa hoje e a bike não deu bob nem pedalando em pé,nem vou mais trocar o shock,valeu!


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 20 Ago 2010 as 22:23
Pessoal, o sistema dessa bike seria o four link (rocker link)?





Tem um vídeo em espanhol falando sobre os links dela em:
http://www.bikezona.tv/index.php?idpelicula=1746#
Primeiro eles passam uma propagandinha, depois vão pra matéria do teste
(a propósito, muitos testes bacanas nesse site)


-------------
Scott Spark 970


Postado Por: Fininho
Data de Publicação: 20 Ago 2010 as 23:04
e ai linos ja escaneou???

-------------
TENHO TOUR DESDE 1999 EM DVD QUEM QUISER MANDE EMAIL SEMFILHO(a)GMAIL.COM


Postado Por: LinosFly
Data de Publicação: 21 Ago 2010 as 00:25
Originalmente postado por Fininho Fininho escreveu:

e ai linos ja escaneou???


Galera, sei que prometi e ainda não cumpri. Os últimos 60 dias no meu trabalho foram de trabalho pesado, média de 12hrs dia, 6x por semana. Pra ter idéia, só consegui pedalar um final de semana.

Preciso de dicas para scannear isso.

Qual seria a melhor resolução no scanner? Tentei com 100ppp e o texto não sai, coloquei 600 e ficou pesadíssimo, com 300 tb não ficou muito bom.

E alguém sabe indicar um conversor pra adobe gratuito? (ainda é pago, correto?).

Vai demorar um pouco, tem umas 18 páginas a matéria toda.




Postado Por: anthen
Data de Publicação: 21 Ago 2010 as 00:40
E aí Llinos, oq eles falam do giant maestro?


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 21 Ago 2010 as 20:35
Pessoal, outra dúvida além da anterior:
Pra colocar sensor de cadência numa full, necessariamente precisa ser um kit wireless (pela flexão da balança)?
Pergunto pois penso que o movimento da balança pode danificar o fio, e se deixar ele com sobra esse pode se enroscar em algo, certo?


-------------
Scott Spark 970


Postado Por: LinosFly
Data de Publicação: 27 Ago 2010 as 03:02
Pessoal, desculpa pela demora.

Upei o arquivo no rapidshare. Não sabia que se não criasse a conta há um limite de no máximo 10 downloads, portanto alguém destes 10 primeiros poderiam colocar num novo link permanente?

Lembrando que a matéria é imparcial, apenas lista características dos sistemas de suspensão:

http://rapidshare.com/files/415368050/MBAction.rar

Boa leitura.




Postado Por: gatusecu
Data de Publicação: 27 Ago 2010 as 04:06

É pessoal depois que voce pedala uma full, não quer mudar mais pra hard tail, tinha uma astro xtc, que tinha  o sistema four link, muito bom, só que se andar com ele na areia com a susp destravada não presta, rouba muita energia, atualmente peguei uma trance com sistema maestro, que adorei ele realmente deixa a bike dura mesmo na areia



Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 27 Ago 2010 as 04:23
Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Pessoal, outra dúvida além da anterior:
Pra colocar sensor de cadência numa full, necessariamente precisa ser um kit wireless (pela flexão da balança)?
Pergunto pois penso que o movimento da balança pode danificar o fio, e se deixar ele com sobra esse pode se enroscar em algo, certo?

Acho que wireless seria melhor mesmo cirso.


-------------
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: anthen
Data de Publicação: 27 Ago 2010 as 05:42
Linos realmente muito boa a matéria, valeu por compartilhar com nosco.
Obrigado e parabéns AplausoAplausoAplauso


Postado Por: Rodrigo_V_U
Data de Publicação: 29 Ago 2010 as 21:48
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Pessoal, outra dúvida além da anterior:
Pra colocar sensor de cadência numa full, necessariamente precisa ser um kit wireless (pela flexão da balança)?
Pergunto pois penso que o movimento da balança pode danificar o fio, e se deixar ele com sobra esse pode se enroscar em algo, certo?

Acho que wireless seria melhor mesmo cirso.
 
Eu tenho sensor de cadencia por fio na GT i-Drive...
 
passo o fio bem proximo às coroas, como faco nas outras bikes, nao enrosca em nada....


-------------
Rodrigo
http://pedaldorodrigo.blogspot.com


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 30 Ago 2010 as 18:40
Valeu pessoal
Está duro de achar o kit de ciclopc pra bike 2 do meu sigma bc1606l
Acho que terei que comprar outro ¬¬
Um monte de coisas desse lance de full tenho que ver com cuidado, meu câmbio dianteiro SLX abraçadeira baixa já não serviu
Vou pesquisar um pouco sobre ciclopc wireless agora


-------------
Scott Spark 970


Postado Por: felipeviegas
Data de Publicação: 30 Ago 2010 as 22:09
A questão de qual a melhor suspensão traseira, qual a mais eficiente ou qual ganhou mais campeonatos parece estar longe de ser resolvida ainda. 

Fui atrás de observações sistemáticas  (científicas) do problema e é interessante notar que elas começam a aparecer. Não só do ponto de vista dos engenheiros que, claro, estão há anos tentando resolver o problema nas diversas empresas, mas também do ponto de vista fisiológico, isto é, de forma que pesquisadores tem usado parâmetros fisiológicos para avaliar se a suspensão traseira ajuda ou não no desempenho do ciclista. E qual o modelo. O trabalho que melhor sintetiza esses dados chama-se "Bicycle shock absorption systems and energy expended by the cyclist" de Henri Nielens and Thierry Lejeune e não tem conclusões definitivas sobre o tema. Há alguns trabalhos contraditórios na literatura. 

Eu busquei alguns desses trabalhos e os pontos de consenso parecem ser:
  • Apesar de algumas variação devido a estilo de pedalada e tudo mais, o ponto ótimo para o pivo (virtual ou não) parece ser coisa de uns 10 cm acima da coroa, média e usando-se essa coroa. Alguns trabalhos variando a posição do pivo chegaram num menor valor de perda de potência com essa configuração, em relação à uma rígida;
  • Os dados com parâmetros fisiológicos são ainda contraditórios e precisam ser melhor explorados, especialmente comparado-se diferente modelos de suspensão, não achei nenhum trabalho que fizesse isso (só comparação full x bike com susp dianteira x rígida). Mas é interessante notar que  a maioria dos trabalhos aponta que as perdas em termos de consumo de oxigênio e batimento cardíaco são insignificantes. Digo que há dados contraditórios porque um dos trabalhos aponta que, apesar da manutenção desses parâmetros, em subidas a potência produzida pelo ciclista poderia ser até 30% maior na full do que na bike com traseira rígida. Esse resultado é contraditório em si mesmo, pois como com parâmetros fisiológicos mantidos a potência poderia ser 30% maior. É difícil explicar, mas poderia ter acontecido até uma falha do método de coleta de dados na full suspension.
  • Há trabalhos de campo (sem ser dentro de laboratório, em esteiras de rolagem) que apontam que os tempos para completar um determinado circuito são menores com a bicicleta rígida (com ou sem garfo com suspensão) do que na full. Vale notar que os tempos na full não seriam menores nem mesmo em trechos de descida, o que, de novo, me faz pensar que o rigor experimental nesse caso deve ter se distanciado demais da situação real, pelo menos se pensarmos no caso de provas de downhill, onde nunca uma bike rígida seria mais rápida.
  • Por último, há sugestões até mesmo de que nos diversos trabalhos não se teria encontrado diferenças estatisticamente significantes em parâmetros fisiológicos porque fenômenos como o bob na verdade não atrapalhariam porque a perda causada pela compressão da suspensão seria compensada pelo retorno da mesma, que geraria um impulso de igual medida à frente.
Enfim, tentei resumir um pouquinho dos trabalhos que há por aí que tentam sistematizar o problema da possível perda de eficiência nas bikes full suspension, seja do ponto de vista mecânico ou fisiológico, em cima do ciclista. O ponto principal é que esses estudos são extremamente válidos para conseguirmos responder a eterna pergunta sobre valer a pena uma full ou não. 

Até agora, o que esses trabalhos tem mostrado é que vale a pena sim, pois as perdas no desempenho parecem ser insignificantes e compensadas pelo conforto. Vale ressaltar também que há diferenças individuais, por vezes até mesmo na forma de pedalada que podem fazer com que um determinado sistema seja melhor para uma pessoa, mas não para outra. Por isso, o ideal é que se teste a bike antes de comprar, tentando variar a pedalada entre sentado, em pé e o circuito, pegando subidas, descidas e mais ou menos buracos. A bike ideal é um casamento entre sistema de suspensão traseira e modo de pedalar do ciclista. 

Pra quem quiser saber mais, pelo Google Scholar dá pra achar alguns desses artigos. Se alguém quiser, tenho alguns para passar. Espero que essa informações possam ajudar! 

Abraços


-------------
Felipe V. Rodrigues
"Anybody who rides a bike is a friend of mine" - Gary Fisher


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 30 Ago 2010 as 22:11
Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Valeu pessoal
Está duro de achar o kit de ciclopc pra bike 2 do meu sigma bc1606l
Acho que terei que comprar outro ¬¬
Um monte de coisas desse lance de full tenho que ver com cuidado, meu câmbio dianteiro SLX abraçadeira baixa já não serviu
Vou pesquisar um pouco sobre ciclopc wireless agora

cirso, dá uma olhada no Sigma 1609 STS.


-------------
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: LinosFly
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 02:18
Pessoal, segue novo link para download da matéria na MBAction:

http://www.megaupload.com/?d=Z21N3F5I

Boa leitura a todos.


Postado Por: bisteka
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 19:45
Valeu Lynos pelo -re-upload. Thumbs Up


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 20:25
Pessoal, poderíamos falar sobre ajustes da suspensão traseira nas full, que tal?

Achei esses posts interessantes:
Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

É o seguinte, se não encontrar o manual vc deve calcular pelo deslocamento de SAG (afundamento): instale na bike; sem estar sentado nela coloque uma quantidade de ar suficiente para que ele abra totalmente; meça a distância de olho a olho (furos onde vão os parafusos); encostado em algum lugar ou com a ajuda de alguém (preferencialmente) suba na bike sem ficar balançando... posicione os pés e as mãos de forma bem distribuída como se fosse pedalar e então meça de novo.
O normal para XC é que a diferença sem carga e vc sentado seja de 25 a 30%... Por exemplo o meu shox tem 165 mm de comprimento e 38 de curso então se eu usar 25% de SAG ele deve ficar comprimido com 155,5 mm (25% do curso = 38*25%= 9,5... 165-9,5= 155,5) entendeu?
Então vc poe ar, senta e vê quanto afundou... ah foi 9,5 mm = está OK... ah foi 15 mm = deve por mais ar... ah foi 2 mm apenas = deve tirar ar (isso levando em conta as minhas medidas do shox - manitou radium rl)

Se fosse 30% sentado na bike ficaria com 153,6 mm de olho a olho. Quanto maior o percentual que vc usar mais "mole" fica a balança.

Pelo menos isso é que eu entendi do meu manual... boa sorte.


Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Originalmente postado por Átila D.M. Átila D.M. escreveu:

Calibrei hoje da seguinte forma:
Como a canela do shock mede 45mm, eu considerei 25% de SAG, ou seja, 1,1 cm. Então, coloquei a pressão ideal para atingir 1,1cm de SAG (110psi)
Agora eu fiz certo?


Uhhnn! Não exatamente, mas quase. Não é a medida da canela, necessariamente, mas o curso.
O BAR 2.1 tem 3 medidas 165 x 38 (deve ser esta a sua medida) 190 x 50 e 200 x 50

A tabela de 'sag' (afundamento) da Manitou, que deve servir para a maioria dos shox com a mesma medida é a seguinte:

REGULAÇÃO DO AFUNDAMENTO

Medição                  SAG       SAG        SAG       SAG        SAG
estático   curso     25%      30%      35%      40%      45%

152           32       144       142       141       139       137
165           38       155       153       152       149       147  Acho que sua medida é esta...
190           50       177       175       172       170       167
200           50       187       185       182       180       177
200           56       186       183       180       178       175
215           63       199       196       193       189       186
222           70       204       201       197       194       190
230           70       212       209       205       202       198
240           76       221       217       213       209       205
267           89       244       240       235       231       226

Se vc vai usar 25% de sag deveria colocar pressão para afundar apenas 9,5 ou seja um pouco mais que 110 lb (talvez 120 ou 125). Veja os limites max/min de pressão recomendados. Eu estou usando em torno de 22 ou 23% de 'SAG'...
Flw?





-------------
Scott Spark 970


Postado Por: Hamud
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 21:08
SAG de +25% acho demais. Até uns 25% é o mais recomendado. Claro que tudo vai depender do tipo de terreno, de pilotagem e do peso do ciclista.

-------------
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS


Postado Por: JLSF20
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 21:24
Uma maneira ao qual fiz para saber qual é o real comprimento de curso do meu shock foi retirar todo o ar dele e sentei na bike para ver até onde daria o deslocamento do anelzinho. Assim, voltei o shock na posição correta, acertei o anelzinho e coloquei pressão até o sag que eu queria. Como uso RP23 deixei com aprox 15%, e aí posso regular o nível propedal ou deixar todo aberto que não dá fim de curso.


Postado Por: Ortega Engº
Data de Publicação: 02 Set 2010 as 21:43
Valeu Linos, gostei muito das informações dessa revista.
Olhando o funcionamento de muitos links de suspensão traseira, achei os mais interessante da Giant Maestro, Felt Equilink, GT independent drive e Specialized Epic.
Não to desmerecendo os outros, mas os outros achei muito semelhante o funcionamento!


-------------
Daniel Ortega Zavaglia Silva - Rio Grande do Sul.

I'm back


Postado Por: alexz
Data de Publicação: 04 Set 2010 as 04:15
Pessoal, sei que alguns não gostam da idéia, mas não achei outro post mais adequado para minha dúvida, já que este trata de "full - tire suas dúvidas". Estou entrando no "mundo das full", na verdade muito mais por uma questão de "saúde" (tenho duas hérnias de disco) do que propriamente de desempenho, já que gosto muito da minha GF.
Estou adquirindo uma SPZ Epic Comp, em função, entre outros, do custo x benefício e do sistema "brain" que, pelo que andei lendo, funciona muito bem.
Minha dúvida é quanto ao tamanho do quadro (se M ou S) para meu tamanho (1,71h e 0,79 de "cavalo") e gostaria da experiência de quem já usa SPZ, pois todos comentam que a geometria varia de HT para Full. Hoje uso uma GF 17,5' e não sinto nada na coluna, mesmo após 100km de pedal.
Grato a quem puder ajudar.

-------------
alexz


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 04 Set 2010 as 14:55
Alexz, recomendo fazer, antes de tudo, um bike fit virtual
http://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=23966&title=bike-fit-virtual
Daqui terá noção de qual o top tube + mesa ideal pra ti, aí basta ver nas medidas de geometria da SPZ Epic
Abraços


-------------
Scott Spark 970


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 04 Set 2010 as 22:47
Galera, olhando bem minha bike surgiu algumas dúvidas:

vi nos rolamentos do meu quadro:
Pivot próximo à caixa de centro: 6000 RS 
Pivot superior, da junção do quadro com o link do amortecedor/balança (rocker pivot): 608 RS 
esse é o código do rolamento?

Os demais pivots (do seat stay próximo à roda, horst link, e do seatstay na junção com o link da suspensão) são de buchas pelo jeito

Li no tópico sobre manutenção de Links que é aconselhável colocar loctite azul nos parafusos dos links, onde que devemos passar esse Loctite pra travar o parafuso? alguém tem alguma foto pra mostrar?
É necessário colocar tanto nos pivots qto naquelas buchas (próximo às rodas, por exemplo?)

De quebra, pesquisando pra descobrir o nome dos links, achei essa imagem interessante:
EDIT: IMAGEM RETIRADA, PRA NÃO CONFUNDIR

Site com um programinha interessante http://www.bikechecker.com/bikelib.phtml

Sobre rolamentos:
"vou apenas falar dos rolamentos básicos (aqueles que geralmente todos conhecemos) de esferas.
Estes não têm selagem se de ambos os lados conseguires ver as esferas, se só conseguires ver as esferas de um dos lados então podes dizer que é um rolamento selado num dos lados e geralmente o lado selado fica montado para exterior da caixa onde o mesmo rolamento irá ser montado, se ainda olhares e não conseguires visualizar as esferas de ambos os lados então estás na presença de um rolamento de selagem total.
Quanto a selagens, normalmente usam-se as vedações e as blindagens, mais concretamente o sufixo RS e o sufixo Z respectivamente e sempre que vires uma determinada referência com 2RS ou ZZ significa que a selagem é total (dos dois lados), ex: um qq rolamento com referência 6004-RS (vedado de um dos lados), 6004-2RS (vedado de ambos os lados) e a mesma coisa para as blindagens ou seja 6004-Z (blindado de um dos lados) e 6004-ZZ (blindado dos dois lados).
Sempre que o rolamento é blindado, a selagem é feito com um anel de aço. Se se tratar de uma vedação esta é feita através de um anel tipo plástico, teflon ou material semelhante.
Básicamente a selagem utiliza-se em rolamentos que não são lubrificados em banho de óleo e assim permite aos mesmos que a lubrificação se mantenha e que tb os mesmo não fiquem sujeitos a contaminação exterior, sendo que para prevenir a entrada de contaminação se utilize mais a vedação por ser mais eficaz que a blindagem..."
http://www.forumbtt.net/showthread.php/1513-Rolamentos-selados-%28Susp-traseira%29/page2
Smile


-------------
Scott Spark 970


Postado Por: alexz
Data de Publicação: 06 Set 2010 as 02:16
Cirso, já fiz o bike vit virtual (do Caliman).
Bateu em cima das medidas que uso hoje para a GF (ht). O que gostaria mesmo é opinião de quem tem experiência com as bikes full.
Valeu.

-------------
alexz


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 06 Set 2010 as 02:53
Tendo esses dados em mãos, fica melhor
Tive a mesma dúvida e me falaram que as medidas do quadro (altura do seat tube e top tube virtual+mesa) são a mesma coisa, assim, não há alterações significativas
O que pode mudar, por exemplo, é se vc pegar uma full trail com suspa de 130mm e a frente ficar bem mais alta que a atual, o que altera o comportamento da bike (experiência própria rs), mas as medidas do quadro para o mesmo uso ainda continuarão as mesmas...


-------------
Scott Spark 970


Postado Por: Ortega Engº
Data de Publicação: 08 Set 2010 as 00:28
Galera me surgiu uma duvida, até acredito que não tenha problema, mas vamos ver se alguem esclarece.
To pra comprar uma bike full nova de All montain (GT Force 3.0), ela vem original com uma suspensão dianteira Suntour Mag 32 Air com 140mm de curso, teria algum problema colocar uma suspa dianteira com 120mm de curso RS Recon??



-------------
Daniel Ortega Zavaglia Silva - Rio Grande do Sul.

I'm back


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 08 Set 2010 as 00:57
Originalmente postado por Ortega Engº Ortega Engº escreveu:

Galera me surgiu uma duvida, até acredito que não tenha problema, mas vamos ver se alguem esclarece.
To pra comprar uma bike full nova de All montain (GT Force 3.0), ela vem original com uma suspensão dianteira Suntour Mag 32 Air com 140mm de curso, teria algum problema colocar uma suspa dianteira com 120mm de curso RS Recon??


Pelo que sei, o ideal é deixar o curso dianteiro e traseiro semelhantes, podendo ser maior na frente
A GT Force tem 6 polegadas de curso traseiro
Que tal colocar uma RS Revelation u-turn (120-150mm)?


-------------
Scott Spark 970


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 08 Set 2010 as 01:04
3 links de testes de rígida vs. full. Um usou bikes Giant, outro Scott e outro Specialized. As Scott tiveram desempenhos próximos com pequena vantagem para a rígida, a Giant rígida foi bem melhor do que a Giant full e a Specialized a full ganhou em um trecho , mas perdeu no geral.
 
 
https://sites.google.com/site/bttportugal/rigidas/teste-fs-vs-rigida---giat" rel="nofollow - https://sites.google.com/site/bttportugal/rigidas/teste-fs-vs-rigida---giat
 
https://sites.google.com/site/bttportugal/rigidas/teste-fs-vs-rigida-Scott" rel="nofollow - https://sites.google.com/site/bttportugal/rigidas/teste-fs-vs-rigida-Scott
 
https://sites.google.com/site/bttportugal/teste-fs-vs-rigida---specialized" rel="nofollow - https://sites.google.com/site/bttportugal/teste-fs-vs-rigida---specialized
 


Postado Por: Ortega Engº
Data de Publicação: 08 Set 2010 as 01:18
É Cirso o sonho é esse RS Revelation na dianteira, mas o preço e a falta de dinheiro me deixa longe disso...
Queria saber o quanto isso seria problema usar 120mm na dianteira e 6.0" na traseira? Oque iria mudar? Oque iria piorar? etc...


-------------
Daniel Ortega Zavaglia Silva - Rio Grande do Sul.

I'm back


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 08 Set 2010 as 01:57
Originalmente postado por Ortega Engº Ortega Engº escreveu:

É Cirso o sonho é esse RS Revelation na dianteira, mas o preço e a falta de dinheiro me deixa longe disso...
Queria saber o quanto isso seria problema usar 120mm na dianteira e 6.0" na traseira? Oque iria mudar? Oque iria piorar? etc...

Ela é muito mais cara que a Reba?
Problema problema acho que não tem , mas não é o ideal, não daria para aproveitar a bike em seu máximo, mas não estou levando em conta a geometria, pois o quadro dela deve ser naturalmente compensado pra frente alta



-------------
Scott Spark 970



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net