Imprimir Página | Fechar Janela

Lubrificação

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=14318
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 11:06
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Lubrificação
Postado Por: brunoFTL
Assunto: Lubrificação
Data de Publicação: 14 Nov 2009 as 14:59
Gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês a respeito de lubrificação.
A minha corrente chegou naquele ponto onde o lubrificante mais parece uma graxa, de tão preto e grudento que está. Imagino que já esteja na hora de uma limpeza e lubrificação.
Como nunca fiz limpeza em bike estou com um pouco de receio. Andei lendo alguns artigos e já peguei alguns macetes, como não jogar jatos de água na direção de rolamentos (cubos, cx de direção e afins), tomar cuidado para não derramar querosene na roda livre, etc.
Minhas dúvidas são as seguintes:
1- Devo limpar a corrente com querosene antes ou após a limpeza de toda a bike com água e sabão?
2- Depois de limpa devo aplicar o óleo apenas nos elos da corrente ou também na catraca/coroa?
3- Que utensílios vocês indicam para me auxiliar na limpeza?

Abraços a todos!

PS: qualquer dica sobre o assunto será bem vinda!

EDIT: devo aplicar óleo no câmbio também? (nas molas, junções sei lá)



Respostas:
Postado Por: kiorugui
Data de Publicação: 14 Nov 2009 as 17:16
Se puder tirar a corrente, melhor...coloca de molho na querosene que solta toda a sujeira. Se não der, limpa no local mesmo, com pincel...e paciência. Depois jateia com água e repete o processo. Deixa secar e pinga uma gota de óleo em cada elo e deu. Pra ficar no capricho passa um pano com querosene nas proximidades dos dentes das coroas, no câmbio, roldanas, etc...

Catraca e coroa não precisa colocar nada...só limpar mesmo.

Eu não costumo lubrificar o câmbio..a não ser que tenha pego muito barro/água/areia. Daí eu lavo bem e lubrifico os links das partes móveis.

Flwww


-------------
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.


Postado Por: Mr.Sergius
Data de Publicação: 14 Nov 2009 as 18:53
Há uma traquitana de limpar corrente muito legal que eu tenho da ice toolz. É uma caixinha que vc coloca um desengraxante (acho que querosene seca demais a corrente). Se for querosene dê uma espirrada de WD40 e faça uma mistura. Aí passa a corrente sobre uma guia e fecha a caixinha. Gira a corrente no sentido da roda livre e dentro da caixinha uma série de engranagens fara diversas escovas (28) limparem junto com o movimento da corrente. Sai 99% limpa. Enxugo com um pano para tirar o excesso do desengordurante e está 100% e depois uma gota de óleo em cada link.
Quanto às suas perguntas, limpe a corrente primeiro e somente lubrifique depois da lavagem geral da bike.
Não há necessidade de lubrificar os dentes das engrenagens por onde passa a corrente, o próprio óleo da corrente se encarrega de fazer isso.
A ferramente de limpeza é essa:
http://img5.imageshack.us/i/icetools.jpg/" rel="nofollow">


-------------
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.


Postado Por: brunoFTL
Data de Publicação: 15 Nov 2009 as 00:03
Bem, acho que as respostas de vocês dois já foram suficientes para sanar minhas dúvidas. Muito obrigado pela ajuda!!

Limpador de corrente ein....que chique.....kkkkkkkkkkkk

Um dia quando eu tiver grana sobrando compro um desses...hehehe

Abraços a todos e mais uma vez obrigado pela ajuda!


Postado Por: Lucinar
Data de Publicação: 15 Nov 2009 as 08:58
Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Há uma traquitana de limpar corrente muito legal que eu tenho da ice toolz. É uma caixinha que vc coloca um desengraxante (acho que querosene seca demais a corrente). Se for querosene dê uma espirrada de WD40 e faça uma mistura. Aí passa a corrente sobre uma guia e fecha a caixinha. Gira a corrente no sentido da roda livre e dentro da caixinha uma série de engranagens fara diversas escovas (28) limparem junto com o movimento da corrente. Sai 99% limpa. Enxugo com um pano para tirar o excesso do desengordurante e está 100% e depois uma gota de óleo em cada link.
Quanto às suas perguntas, limpe a corrente primeiro e somente lubrifique depois da lavagem geral da bike.
Não há necessidade de lubrificar os dentes das engrenagens por onde passa a corrente, o próprio óleo da corrente se encarrega de fazer isso.
A ferramente de limpeza é essa:
http://img5.imageshack.us/i/icetools.jpg/" rel="nofollow">

Bom dia!
Poderias passar algum nome de loja ou link que faça a venda deste produto?
Dei uma procurada e nada no BR.

obrigado


Postado Por: luizsalles
Data de Publicação: 15 Nov 2009 as 10:39
procura pelo da marca parktool eu comprei esse da ice tools e achei que não funciona tão bem me arrependi......
 
sobre a querosene lembrem que ela é altamente destrutível para o meio ambiente, se puderem pensem em usar desengraxantes biodegradáveis, estão cada vez mais fácil de achar...


-------------
Luiz Salles


Postado Por: Mr.Sergius
Data de Publicação: 15 Nov 2009 as 13:19
Originalmente postado por Lucinar Lucinar escreveu:

Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Há uma traquitana de limpar corrente muito legal que eu tenho da ice toolz. É uma caixinha que vc coloca um desengraxante (acho que querosene seca demais a corrente). Se for querosene dê uma espirrada de WD40 e faça uma mistura. Aí passa a corrente sobre uma guia e fecha a caixinha. Gira a corrente no sentido da roda livre e dentro da caixinha uma série de engranagens fara diversas escovas (28) limparem junto com o movimento da corrente. Sai 99% limpa. Enxugo com um pano para tirar o excesso do desengordurante e está 100% e depois uma gota de óleo em cada link.
Quanto às suas perguntas, limpe a corrente primeiro e somente lubrifique depois da lavagem geral da bike.
Não há necessidade de lubrificar os dentes das engrenagens por onde passa a corrente, o próprio óleo da corrente se encarrega de fazer isso.
A ferramente de limpeza é essa:
http://img5.imageshack.us/i/icetools.jpg/" rel="nofollow">

Bom dia!
Poderias passar algum nome de loja ou link que faça a venda deste produto?
Dei uma procurada e nada no BR.

obrigado


Tem diversas lojas que tem esse produto. Por exemplo:
http://girobike.com.br/vmchk/ferramentas/limpador-de-corrente-ice-toolz?pop=0
http://brasabike.com.br/produto/limpador-de-corrente-ice-toolz
Mas tem em outras lojas também.

Entretanto preciso fazer uma correção: meu limpador atualmente não é esse da IceToolz, mas sim um da LIFU que comprei na Bike Tech Mogi... O Luiz Salles tem razão o da Ice não era muito eficiente...

http://www.biketechmogi.com.br/loja/product_info.php?products_id=934&PHPSESSID=ubrtbbmapi427vn8ei1jt0kqn2

Quanto à querosene há de fato que se tomar cuidado de não dispensar no meio ambiente. Deve-se descartar da forma apropriada... Detergentes biodegradáveis também não são uma maravilha pois dispensados de forma errada eles tem a propriedade de aumentar a quantidade de algas - que degradam o detergente - que mortas causam mau cheio nos rios.


-------------
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.


Postado Por: Franciscok
Data de Publicação: 15 Nov 2009 as 18:33
Um dia tenho esperança de entrar num tópico sobre limpeza e ninguem falar de querosene. Quem sabe esse dia psosa chegar.
Querosene é uma coisa que devia ficar longe da bicicleta, numa prateleira bem escondida e fora do alcance que qualquer um que possa fazer cagada com ele.
Primeiro, polui demais. Segundo, não é necessário. Terceiro, agride plasticos e borrachas. Quarto, faz mal pra pele e fede pra caramba.
Experimenta limpar só com sabão de coco ou sabão em pó. Limpa bem e fica perfeito, sem ter que usar querosene.
Espere secar
Depois é só lubrificar elo por elo (eu já não tenho mais paciencia, vai de jato mesmo) com óleo especifico para bike e remover o excesso uns minutos depois com um pano.
Enquanto a corrente seca limpe as engranagens com um pincel ou escova. Não esqueça das roldanas do cambio.
Se usar óleo singer ou king vai se arrepender depois, se usar wd-40 não vai fazer diferença, em 5km não tem mais nada na corrente mesmo.
óleo é só dentro da corrente, excesso de óleo só faz grudar sujeira. Passe nela e remova o excesso.
Pra limpar a bike uso um pincel, uma escova, uma esponja, um balde e um pano.



Postado Por: Lucinar
Data de Publicação: 16 Nov 2009 as 20:52
Muito obrigado pelas informações.

Não encontrei pois procurei aquele específico...coisas de amador :)

Abraços


Postado Por: Hugo_Linhares
Data de Publicação: 17 Nov 2009 as 19:11
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Um dia tenho esperança de entrar num tópico sobre limpeza e ninguem falar de querosene. Quem sabe esse dia psosa chegar.
Querosene é uma coisa que devia ficar longe da bicicleta, numa prateleira bem escondida e fora do alcance que qualquer um que possa fazer cagada com ele.
Primeiro, polui demais. Segundo, não é necessário. Terceiro, agride plasticos e borrachas. Quarto, faz mal pra pele e fede pra caramba.
Experimenta limpar só com sabão de coco ou sabão em pó. Limpa bem e fica perfeito, sem ter que usar querosene.

Cara, suas colocações em relação a poluição que o querosene causa são verdadeiras. Agora, limpar com sabão de coco e sabão em pó vai depender muito da quantidade de sujeira que estiver na relação. Não consegui visualizar a eficiência desse metódo numa relação com bastante sujeira.
 
Se vc puder descrever com maiores detalhes como devem ser os procedimentos para efetuar a limpeza com esses produtos, seria interessante. Digo isso pq moro em apto e se isso realmente funcionar vou poder fazer a limpeza da minha bike na área de serviço, sem stress com a patroa. LOL
 
Atualmente pra poder fazer a limpeza geral da minha relação preciso ir pra casa dos meus pais e utilizar querosene com óleo diesel. E sempre tomando o cuidado pra não deixar residuos desses líquidos irem para o solo ou esgoto.
 
Abraço.


-------------
http://twitter.com/hugo_linhares


Postado Por: andresrdomingos
Data de Publicação: 10 Mai 2010 as 16:03
  

 

Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Se usar óleo singer ou king vai se arrepender depois, se usar wd-40 não vai fazer diferença, em 5km não tem mais nada na corrente mesmo.
óleo é só dentro da corrente, excesso de óleo só faz grudar sujeira. Passe nela e remova o excesso.
Pra limpar a bike uso um pincel, uma escova, uma esponja, um balde e um pano.

A uns dias atras, depois de muita chuva e barro, fiz toda a limpeza e lubrificação de minha bike, no entanto, ainda não comprei aquele lubrificante Finish Line, e como tinha em casa o singer usei ele mesmo. Por que posso me arrepender? Pode causar algum problema e corrosão sei lá...ou é só por causa de grudar muita sujeira?

Também tenho em casa aquele lubrificante White lub sintetico (que parece um tubo de bom ar) que tem muito boa penetração mas parece que ele é muito "ralinho", por isso acabei usando o singer (mais viscoso).

Ouvi dizer que óleo de motores 2 tempos pode ser bom para lubrificação...mas tenho minhas dúvidas.

Poderia me ajudar no assunto?

Obrigado

 


Postado Por: Skynner
Data de Publicação: 10 Mai 2010 as 20:28
tem um site interessante, www.escoladebicicleta.com.br

este site irá te ajudar muito em algumas coisas.

sobre lubrificação: http://www.escoladebicicleta.com.br/mecanicapratica6.html


Postado Por: Fly
Data de Publicação: 10 Mai 2010 as 20:46
Mr Sergius, depois tem que lavar/limpar as escovas da traquitana?

Esse da Lifu ta aprovado?

Tongue



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net