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Parafina para lubrificar corrente

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Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
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Tópico: Parafina para lubrificar corrente
Postado Por: ricardoxem
Assunto: Parafina para lubrificar corrente
Data de Publicação: 14 Out 2009 as 01:36
Olá pessoal, há algum tempo li aqui mesmo no fórum alguns comentários sobre pessoas que colocam parafina na correntes e na transmissão de suas bikes.

Como não encontrei muita gente que faz isso e que comenta sobre o assunto (mesmo procurando no google), não consegui muitos detalhes de como isso funciona e se realmente funciona.

Gostaria de saber de vocês se alguém já fez, se funciona, se apenas limpa ou lubrifica também, como esse tipo de lubrificação se comporta depois de uma chuva, quais são os procedimentos para aplicação e como deve ser a manutenção nesse caso? Ou se tudo isso acaba estragando os componentes após algum tempo de uso.

Estou fazendo essa pergunta pois é um procedimento interessante que, se realmente lubrificar a transmissão, ainda deixa ela limpa em caso de termos que colocar a mão.

Ah outra coisa: Tenho uma mtb para cidade/trabalho, uma mtb para trilhas e uma speed. Esse procedimento pode ser utilizado nos três casos?

Agradeço quem puder responder,
Ricardo - Rio Claro/SP



Respostas:
Postado Por: Mr.Sergius
Data de Publicação: 14 Out 2009 as 03:33
Há quem o faça, inclusive há um site (em inglês) o Instructables que ensina a fazer tudo que vc quiser e assim ensina também a fazer isso. Veja em http://www.instructables.com/id/Lubricating_a_Bicycle_Chain_using_Paraffin/?images#images%C2%B4 - http://www.instructables.com/id/Lubricating_a_Bicycle_Chain_using_Paraffin/?images#images´ e se tiver a fim de arriscar, é bem fácil.
Dizem que a corrente fica limpíssima que dá gosto de olhar.
Não sei o resultado. Sei entretanto que há um lubrificante da Finish Line com parafina (WAX LUBE).


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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.


Postado Por: Mario Damato
Data de Publicação: 14 Out 2009 as 03:34
Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:

Olá pessoal, há algum tempo li aqui mesmo no fórum alguns comentários sobre pessoas que colocam parafina na correntes e na transmissão de suas bikes.

Como não encontrei muita gente que faz isso e que comenta sobre o assunto (mesmo procurando no google), não consegui muitos detalhes de como isso funciona e se realmente funciona.

Gostaria de saber de vocês se alguém já fez, se funciona, se apenas limpa ou lubrifica também, como esse tipo de lubrificação se comporta depois de uma chuva, quais são os procedimentos para aplicação e como deve ser a manutenção nesse caso? Ou se tudo isso acaba estragando os componentes após algum tempo de uso.

Estou fazendo essa pergunta pois é um procedimento interessante que, se realmente lubrificar a transmissão, ainda deixa ela limpa em caso de termos que colocar a mão.

Ah outra coisa: Tenho uma mtb para cidade/trabalho, uma mtb para trilhas e uma speed. Esse procedimento pode ser utilizado nos três casos?

Agradeço quem puder responder,
Ricardo - Rio Claro/SP

Salve, Ricardo.

Há alguns anos passei a utilizar parafina na corrente e acho excelente.

A aplicação da parafina deixa a corrente limpa e não retém sujeira.

Ela penetra nos elos e reduz o atrito internamente.

Podem dizer que não é o lubrificante ideal, mas o óleo retém sujeira e esta causa atrito.

Numa caixa fechada certamente que óleo seria melhor porém numa corrente exposta eu acho bem melhor a parafina.

Na primeira aplicação coloquei a corrente dentro de uma garrafa pet com um pouco de querosene e agitei bastante para remover o óleo original, em seguida deixe a corrente secar e evaporar todo o querosene e instale na bicicleta. Essa operação inicial fica mais fácil quando a corrente ainda não foi instalada na bicicleta ou se ela possui um daqueles elos desmontáveis tipo o Powerlink da Sram.

Nas próximas vezes não precisa remover a corrente da bicicleta.

No meu caso guardo minha bicicleta em casa, suspensa na parede, na horizontal.

Pego como medida uma vela nº 10, abro ao meio e retiro o pavio.

Tenho uma panela que só uso para derreter a parafina. Cuidado, não aqueça demais a parafina para não queimar. Tem gente que diz para aquecer em banho maria, eu aqueço direto a panela no fogão, prestando atenção, oscilando a panela para circular a parafina e usando fogo baixo.

Derreto a parafina na panela e, com a bicicleta pendurada, com a corrente solta das coroas do pedivela e o esticador do câmbio traseiro preso por um arame (ou fio elétrico) para afrouxar a corrente, mergulho uma parte da corrente na parafina líquida enquanto oscilo a panela para fazer a parafina circular pelos elos.

Nas primeiras vezes você vê bolhas de ar saindo da corrente, é o ar sendo expulso pois a parafina está entrando nos espaços.

Você já mergulhou um trecho da corrente na parafina, vá então puxando o resto da corrente para ir aplicando a parafina adiante.

Como a temperatura da parafina já deve ter baixado um pouco pois perdeu calor para a corrente, interrompa e vá de novo ao fogão para reaquecê-la, continue até o final.

À medida que vai aplicando a parafina você vê como ela vai ficando suja. Ao final derrame a que sobrou num copo de requeijão e veja a cor. Sugiro jogar fora, não acho que valha à pena tentar filtrá-la para outras aplicações.

A parafina que entrou nos elos ao esfriar ficará retida dentro.

Do lado de fora inicialmente ficará um pouco de parafina presa, que de início deixa a corrente dura.

Colocando uma bandeja ou jornal por baixo da bicicleta recoloque a corrente no lugar, tire o arame que prendia o esticador do câmbio e vá rodando a corrente, trocando as marchas, com isso a parafina externa vai quebrando e a corrente deixará de ficar dura.

Se quiser esfregue um pouco de parafina sólida nas engrenagens, mas acho que não precisa.

Pronto, você pode pegar a corrente com as mãos, seus cães pode se esfregar na corrente que não haverá sujeira.

No meu caso só ando no asfalto e nunca mais penso em usar óleo. Para quem anda na terra fica a dúvida: será que um óleo que retém terra e areia não causa mais atrito?

Depois de emagrecer um pouco estou na casa dos 93 kg, já pesei 0,1 toneladas e praticamente só pedalo subindo ao Corcovado, Paineiras e Sumaré aqui no Rio de Janeiro, e não me parece haver qualquer desgaste acima do normal na corrente ou engrenagens.

Após se acostumar e tomando cuidado para não se queimar você verá que dá para limpar a corrente perfeitamente, quantas vezes quiser, sem óleo respingando, sem cheiro de querosene.

Eu refaço a aplicação mais ou menos a cada uns 100Km.

Experimente, eu acho que vale à pena.


Postado Por: mflavio
Data de Publicação: 14 Out 2009 as 12:17
Alguem que pratique trilha (lama terra ETC) usa parafina? fiquei interesado 

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A verdadeira Alegria esta em cristo Jesus


Postado Por: Edu Guilhon
Data de Publicação: 14 Out 2009 as 13:57
Cara, entao, esse assunto é muito complicado...
Nao sou um grande entendedor, mas andei pesquisando bastante sobre isso, pois tbm odeio corrente suja.
Uso a bike quase q todo o tempo em trilhas, e muitas delas com bastante lama.
Me acomselharam a nao usar parafina em bike que pega trilha. O esforço é muito grande, e a parafina nao daria conta do recado. Alem disso o poder de lubrificação da parafina nao é tao eficaz quanto a de um óleo feito para isso.
A finish line tem um lubrificante a base de cera, mas só para bikes de speed, e dura muito pouco.
Atualmente uso o finish line vermelho. É a base de teflon, e quase nao faz sujeira. Lavo a realção com agua e sabao, o q retira 90% da sujeira, deixo secar bem, e aplico o finish line. No dia seguinte a bike esta pronta pra usar, e com a corrente praticamente limpa.
Reaplico apos cada lavagem da bike, ou a cada 100km +-. Nao posso dizer q dura muito, mas mantem a relaçao limpa.


Postado Por: Pé de pano
Data de Publicação: 14 Out 2009 as 13:59
cara... a bike da mulher tá vindo da oficina... acho que vai rolar uma cobaia...

na minha eu uso wax lube clean


Postado Por: ricardoxem
Data de Publicação: 14 Out 2009 as 15:17
Valeu pessoal que respondeu à pergunta... O meu uso é praticamente em cidade mesmo, tenho uma bike para trilhas em que, por enquanto, uso óleo mesmo.

Bom então pelo que está parecendo é um método bom, barato, mas parece que não dura muito e não é recomendado para uso em trilhas com lama e muita água.

Ainda estou pensando em fazer um teste com a minha speed, pois é uma bike que não será usada em condições de sujeira, vai andar bastante (para o teste de durabilidade) e, no meu caso, está com uma corrente razoavelmente usada. Portanto, qualquer problema trocarei a corrente.

Gostaria que o pessoal continuasse respondendo para que possamos chegar a melhores conclusões.

Assim que eu fizer o teste e rodar um pouco com a bike, escrevo contanto a experiência. Se alguém puder fazer isso também seria muito bom.

Qual seria um bom solvente para parafina, no caso de ter usado a mesma e quiser fazer uma limpeza para retirar tudo? Dei uma leve pesquisada no google e encontrei respostas de que a parafina é uma substância apolar, logo um solvente bom e barato seria o álcool etílico. Se alguém souber de mais algum compartilhe conosco.

Obrigado pessoal,
Ricardo.


Postado Por: daa
Data de Publicação: 14 Out 2009 as 17:13
Eu já usei parafina. Dá um trabalho danado a (re)aplicação e a lubrificação dura pouco.


Postado Por: Edu Guilhon
Data de Publicação: 14 Out 2009 as 17:45
Bom, se eu tivesse uma bike de speed, ou uma pra uso urbano, provavelmente ja teria testado o lance da parafina. Mas como ja disse, fui desencorajado a tentar na minha mtb, pois nao iria funcionar tao bem quanto o oleo.
Nao acho q seja preciso retirar a parafina. Caso desista de usar a parafina, acredito que seja só por oleo e andar novamente. Com o tempo a parafina saira por completo. Bom, isso é o que eu acredito, nao pesquisei pra saber se procede.


Postado Por: T.C.
Data de Publicação: 14 Out 2009 as 19:40
Achei interessante, mas dura tão pouco assim? 100km não é nada, no dia a dia é uma semana, na estrada, dependendo da pedalada dura até a metade do caminho.

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O texto acima contém uma verdade absoluta.


Postado Por: Mario Damato
Data de Publicação: 14 Out 2009 as 19:53
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Achei interessante, mas dura tão pouco assim? 100km não é nada, no dia a dia é uma semana, na estrada, dependendo da pedalada dura até a metade do caminho.

Salve Druide.

Como eu disse lá em cima eu reaplico mais ou menos a cada uns 100 km.

Não sei exatamente quantos quilômetros a mais poderia esperar.

No meu caso, após estar acostumado com a operação, com minha bicicleta pendurada na parede no quarto dos fundos, próximo ao fogão, acho fácil a reaplicação.

Tão fácil que fica prático e útil a aplicação, não só quanto à lubrificação mas principalmente pela limpeza da corrente.

Penso que a grande jogada da parafina é a limpeza, é poder manter a corrente limpa o maior número de saídas possível.

Sujeira é atrito.


Postado Por: Edu Guilhon
Data de Publicação: 14 Out 2009 as 20:09
E entao, alguem usa parafina pra fazer trilhas?
Ainda gostaria muto de poder testa-la, mas como só faço trilha com a minha bike, e ja me disseram q nao é bom.. nao tenho coragem de testar...


Postado Por: Ripper
Data de Publicação: 15 Out 2009 as 16:32
A parafina pura dura um pouco menos na relação sim pois ela é muito quebradiça e vai soltando aos poucos. O ideal é misturar com cera de carnaúba pois a cera derretida vira um óleo que forma uma liga na mistura e faz ela aderir muito bem no metal e junto da parafina garante uma ótima lubrificação. Não gruda nada de sugeira, a relação fica limpa que dá gosto de ver.

Dá para rodar uns 200 km tranquilo antes de reaplicar. E como não tem que limpar a corrente, o processo é bem mais rápido que com óleo.

A grande vantagem da parafina é para as trilhas pois não junta poeira na corrente e a lubrificação dura bastante. O único problema é se pegar chuva pois a água lava a parafina com muita facilidade. Neste caso o óleo é indispensável.

Quem nunca experimentou deveria fazer o teste, dificilmente irá colocar óleo na corrente novamente.


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-- A diversão começa onde a estrada acaba. --
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Postado Por: Mario Damato
Data de Publicação: 15 Out 2009 as 17:35
Originalmente postado por Ripper Ripper escreveu:

"(...)O único problema é se pegar chuva pois a água lava a parafina com muita facilidade. Neste caso o óleo é indispensável.(...)

Não posso dar muita certeza porque quase nunca pego chuva mas imagino que a parafina que fica retida dentro dos elos não sai tão fácil assim.

Mesmo quanto à lubrificação com óleo a recomendação é que o importante é lubrificar dentro dos elos.

O óleo que fica na parte externa só serve para aderir sujeira.

Uma vez que peguei chuva, logo ao chegar em casa refiz a aplicação da parafina e dava para ver a água sendo expulsa em forma de vapor.


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 01:38
Ressucitando o tópico.

Resolvi lubrificar a corrente da minha bike com parafina e gostei do resultado. Além da limpeza, que é bem perceptível, o barulho de atrito da corrente com as engrenagens simplesmente desapareceu, coisa que eu escutava quando lubrificava a mesma.

A depender da frequência de aplicação, certamente irei utilizá-lo na lubrificação da bike.


Postado Por: bacamarte
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 02:12
Eu aplico a parafina nas correntes das minhas bikes, e é só alegria.  Estão sempre livres da sujeira do asfalto.  Não faço trilha.
Quanto a duração da lubrificação, sou meio psico e acho que não dura muito.  Após uns 4 pedais, dependendo, já estou lá derretendo parafa para aplicar.  Mas não dá trabalho nenhum.  Dá muito menos trabalho que reaplicar aquelas cheias de lama de óleo.



Postado Por: Ruberval
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 02:18
Originalmente postado por bacamarte bacamarte escreveu:

Eu aplico a parafina nas correntes das minhas bikes, e é só alegria.  Estão sempre livres da sujeira do asfalto.  Não faço trilha.
Quanto a duração da lubrificação, sou meio psico e acho que não dura muito.  Após uns 4 pedais, dependendo, já estou lá derretendo parafa para aplicar.  Mas não dá trabalho nenhum.  Dá muito menos trabalho que reaplicar aquelas cheias de lama de óleo.



Hoje terminei a montagem de uma MTB. Após ler, novamente, esse tópico vou pedir para que ela seja lubrificada com parafina. Será um teste com parafina para observar como estará após uma viagem que devo fazer ainda em agosto/2010.


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Ruberval


Velho ditado popular: Opinião é como bunda, cada um tem a sua!


Postado Por: Fly
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 02:35
Ruberval, parafina nem precisa comprar..é só passar num cemiterio.Big smile


Postado Por: MTBSpeeder
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 02:53
Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

Ruberval, parafina nem precisa comprar..é só passar num cemiterio.Big smile

LOL
E com alguma sorte vc acha uma porção de velas prontas para o uso. É claro que, no período noturno é o ideal, afinal nenhuma alma viva está lá pra olhar...
E se vc tiver um cachorro pode levar um souvenir pra ele como recordação.
Sleepy
Já ia me esquecendo...
Vc poderá escolher as cores da sua parafina: branca, vermelha, preta, verde, rosa, amarela, dourada, etc...LOL



Postado Por: Ruberval
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 03:41
Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

Ruberval, parafina nem precisa comprar..é só passar num cemiterio.Big smile


Não entrega a fonte. Se espalhar, acaba rapidinhoLOL.


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Ruberval


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Postado Por: Ruberval
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 03:45
Originalmente postado por MTBSpeeder MTBSpeeder escreveu:

..................Vc poderá escolher as cores da sua parafina: branca, vermelha, preta, verde, rosa, amarela, dourada, etc...LOL


Esqueceu de citar que posso proteger o quadro com uma faixa com letras douradas: Saudade dos amigosBig smile.


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Ruberval


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Postado Por: rcaliman
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 04:05
No meu caso, desde que minha corrente abriu em uma subida, quase me rendendo um tombo feio, que eu deixei de confiar em correntes fechadas a marretadas e me tornei usuário assíduo do powerlink, o que facilita bastante a aplicação de cera.
Como disse o Ripper, a parafina sozinha não dura muito, pois é quebradiça demais, por isso misturo com cera de abelha, uso 50% de cada. Para derreter ambas, uso banho maria, mas depois, nas aplicações, levo o canecão direto ao fogo baixo. Prendo a corrente com um fio, para facilitar a retirada e coloco dentro da mistura até borbulhar, depois retiro, coloco no varal e deixo uns minutos para secar. Faço essa aplicação semanalmente, o que no meu caso daria para andar de 200 a 250 km em situação normal. Depois que pega o jeito dá para fazer rapidinho, menos tempo que eu gastava limpando a relação a cada pedal, por causa da areia e poeira que agarravam. Depois de aplicada, nos primeiros 5 km a relação fica meio ruim por que a corrente fica dura, mas depois disso a troca de marchas passa a ser até mais suave, pois abafa o barulho do metal batendo contra metal, mas não é muito resistente a água, por isso é sempre bom carregar um óleo para aplicações em caso de chuva e lama. O Ripper mede a corrente quando a compra e a troca de acordo com o desgaste, e cada uma dura por volta de 3.000 km. Eu adoto o método de trocá-la a cada 1.500 km, e meu último pedivela durou 13.000 km por que eu empenei o coroão e preferi trocar logo tudo, duraria até os 15.000 facinho se não fosse por esse problema. A areia que fica na corrente quando se lubrifica com óleo é o maior inimigo da bike e lixa a relação inteira diminuindo a vida útil, o que não acontece com a cera/parafina.




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Postado Por: dts
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 13:21
Antigamente existiam, óleos a base de parafina da finish line eu particularmente gostava pois a corrente ficava seca e lubrificada, não sei se ainda pode ser encontrado.

OK 


Postado Por: Fly
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 14:00
Ruberval, cata só as velas de 7dias.....ai a lubrificação vai durar maisWink
Big smile

Originalmente postado por Ruberval Ruberval escreveu:

Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

Ruberval, parafina nem precisa comprar..é só passar num cemiterio.Big smile


Não entrega a fonte. Se espalhar, acaba rapidinhoLOL.


Postado Por: rcaliman
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 14:29
para quem sacaneia e conseguem fazer as coroas durarem muito mais de 15.000 km sem precisar limpá-las a cada pedal, ou que mede a corrente e consegue fazê-las rodar por mais de 3.000 km para atingir 0,5% de desgaste ( http://www.pedal.com.br/transmissao-quando-trocar-a-corrente-o-cassete-e-as-coroas_texto1284.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/transmissao-quando-trocar-a-corrente-o-cassete-e-as-coroas_texto1284.html ) , agradeceria muito se nos desse a dica. :)

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Postado Por: Ripper
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 22:30
Galera, tem mais de dois anos que só uso parafina na minha bike. Minhas correntes duram em média 5000 km e isso respeitando o limite máximo recomendado de 0,7 % de alongamento. Minha utilização é: 40% trilha e estradão (final de semana) e 60 % asfalto (meio de semana). Uma lubrificação dura em média 300 km, ou até mais. No caso de pegar chuva: desista, a parafina não funciona, ela é muito solúvel em água e sai rapidinho. Mas em terreno seco é muuuuuuuuuito melhor que o óleo, pois não gruda sujeira e a corrente fica sempre limpa. E é isso o que aumenta a vida útil da mesma.

Vantagens:
1 - aumenta a vida útil da corrente;
2 - não tem sujeira, o manuseio da corrente é uma beleza;
3 - muito mais rápido de aplicar que o óleo, pois não precisa limpar a corrente, ela nunca suja. Se você usa óleo, é praticamente suicídio mecânico fazer uma lubrificação sem antes limpar aquela placa de óleo e poeira que se forma.

Desvantagens:
1 - não aguenta chuva.

Desafio alguém a me convencer que o óleo é melhor lubrificante para corrente de bike em terreno seco. Só quem já usou os dois pode comparar.

Agora vem o segredo: não se deve usar parafina pura, o macete é fazer uma mistura. Depois de muito experimentar eu descobri uma receita que tem funcionado muito bem. A receita é a seguinte: 120 gramas de parafina e 30 gramas de óleo 140 para engrenagens (proporção 4/1). Compra-se em posto e é bem barato. É importante manter essa proporção, pois se colocar muito óleo começa a grudar sujeira. Com essas medidas não gruda. Depois basta misturar em uma panela pequena e derreter tudo junto. Não precisa tirar a corrente da bike pra lubrificar, é só prender o braço do cambio para frente com um arrame e ir mergulhando a corrente na panela. Se você esquentar bem a mistura não precisa reaquecer, com uma aquecida dá para lubrificar tudo. Para prender o braço do câmbio no quadro eu uso um pedaço de raio dobrado como um gancho. Essa mistura pode ser reutilizada muitas vezes, mesmo que seu aspecto já esteja muito feito e escuro, não tem problema. Eu uso umas 5 ou 6 vezes.

Só escrevi tudo isso porque já usei, testei por mais de dois anos em várias condições e aprovei com louvor.  Aconselho  todos  a fazerem um teste.
Qualquer dúvida pergunta aê.


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Postado Por: Ironman
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 22:48
Ripper, se a corrente molhar na chuva depois da aplicação da mistura, não vai sujar e fazer atrito? Como é essa mistura? 120g de óleo (serve óleo de motor), 30g de parafina e 140g de óleo de engrenagem. É assim? Como assim proporção 4 por um? O óleo utilizado na mistura é útil para a corrente não ficar totalmente seca no caso de chuva, né?
 
Valew!


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Meu canal no YouTube: Fabio Aiello - Germania


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 22:53
existem alguma receita pra lubrificação com parafaina que aguente uns 1000 kms sem reaplicar?

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asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 23:20
Ironman,

é 120g de parafina e 30g óleo 140 ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151523414-lubrax-gl-5-sae-85w-140-1-litro-petrobras-_JM" rel="nofollow - Esse aqui ), que é utilizado para a lubrificação de engrenagens. Wink



Ripper,

bacana a dica. Sabe dizer se esse óleo é vendido somente em embalagem fechada? Acho que 1 litro é muito. rsrs


Postado Por: betobiker
Data de Publicação: 07 Ago 2010 as 23:56
Eu uso parafina na Speed já tem mais de um ano e não quero outra coisa pra lubrificar a corrente.
 
Uso o mesmo método de derreter a vela numa panela tbm , só que  prefiro retirar a corrente e mergulha-la . Não acho que dê muito trabalho.
 
De certo que a corrente fica meio "travada" nas primeiras pelaladas, que não dura muito e toda semana ou no meu caso à cada + ou - 250km precisa reaplicar  e tbm que a parafina não é muito resistente à água, maaaaaaaaaaaaaaaásss . . . . tchan  tchan  tchan  tchan  !!!!!!  Resolvi essas questões aplicando uma fina camada de Vaselina em spray.
 
Além de adiar a próxima reaplicação repéle um pouco a água no caso de chuva.   Outra vantagem é que  a corrente fica "mólinha" .
 
 
 


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"A vida é pra quem topa qualquer parada
e não pra quem pára em qualquer topada."


Postado Por: Ironman
Data de Publicação: 08 Ago 2010 as 01:27
Bom! O Ripper disse que esse óleo para engrenagens é barato e o Fly disse que a parafina é de graça: é só passar num cemitério à noite.
 
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Ironman,

é 120g de parafina e 30g óleo 140 ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151523414-lubrax-gl-5-sae-85w-140-1-litro-petrobras-_JM" rel="nofollow - Esse aqui ), que é utilizado para a lubrificação de engrenagens. Wink



Ripper,

bacana a dica. Sabe dizer se esse óleo é vendido somente em embalagem fechada? Acho que 1 litro é muito. rsrs

 

 



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Postado Por: MTBSpeeder
Data de Publicação: 08 Ago 2010 as 06:34
Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Bom! O Ripper disse que esse óleo para engrenagens é barato e o Fly disse que a parafina é de graça: é só passar num cemitério à noite.
 
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Ironman,

é 120g de parafina e 30g óleo 140 ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151523414-lubrax-gl-5-sae-85w-140-1-litro-petrobras-_JM" rel="nofollow - Esse aqui ), que é utilizado para a lubrificação de engrenagens. Wink



Ripper,

bacana a dica. Sabe dizer se esse óleo é vendido somente em embalagem fechada? Acho que 1 litro é muito. rsrs

 

 


Seus poblemas se acabaram-se!!!
LOL


Postado Por: PHMessias
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 02:23
Vou usar com óleo para motor de carro flex, um tal 10w40 é sintético, vou por a proporção indicada acima. Atualmente estou usando somente ele, mas apanha muita sujeira.


Postado Por: Ruberval
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 02:32
Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

Ruberval, cata só as velas de 7dias.....ai a lubrificação vai durar maisWink
Big smile

Originalmente postado por Ruberval Ruberval escreveu:

Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

Ruberval, parafina nem precisa comprar..é só passar num cemiterio.Big smile


Não entrega a fonte. Se espalhar, acaba rapidinhoLOL.


Hoje, Dia dos Pais, passei no Cemitério onde meu pai foi sepultado em 06 de outubro de 2006, e tentei achar uma vela de 7 dias. Mas todas que vi estavam acessas ou já estavam há muitos dias acessas e pouco haviam sobrado delas.

Estou com planos de retornar novamente nas primeiras horas dessa segunda-feira. O cemitério abre - para visitação e sepultamos, as 07h00. Imagino que por volta das 07h30 devo conseguir velas recém acessasClown.

Dependendo da quantidade de velas que conseguir recolher posso doar uma parte para alguém do FÓRUMLOLLOLLOL.


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Ruberval


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Postado Por: bacamarte
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 02:50
Ruberval,
logo no dia dos pais vc foi catar vela de 7 dias naquele lugar?  Se seu papai (COM TODO RESPEITO!) estava lá, pq não rezou um pouco pelo espírito dele?
paz...



Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 03:03
Originalmente postado por bacamarte bacamarte escreveu:

Ruberval,
logo no dia dos pais vc foi catar vela de 7 dias naquele lugar?  Se seu papai (COM TODO RESPEITO!) estava lá, pq não rezou um pouco pelo espírito dele?
paz...


uai, ele foi rezar. mas, depois, olhou as velas... não foi isso, ruberval?

eu não pegaria as velas, sabe com o é, egum com raiva....


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Postado Por: Ruberval
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 03:06
Originalmente postado por bacamarte bacamarte escreveu:

Ruberval,
logo no dia dos pais vc foi catar vela de 7 dias naquele lugar?  Se seu papai (COM TODO RESPEITO!) estava lá, pq não rezou um pouco pelo espírito dele?
paz...



Meu pai não está lá. No local repousa apenas os despojos. Como ele era evangélico, e acreditava piamente que iria retornar para o Céu, acredito que o espirito dele deve estar onde planejava - na Casa do Pai EternoSmile. Então já não mais precisa de orações.

O que digitei aqui foi uma brincadeira. Jamais iria retirar algo que foi depositado por alguém em intenção da alma de um ente que já não mais está entre nós. Isso é crime e de leis e suas aplicações e implcações minha pessoa manja um pouquinho. Mas o suficiente para não agir fora dos seus limites.

Não leve à sério nossas brincadeiras. O autor do tópico já conhece me conhece e o FLY, e mais uma leva de FORISTAS, é tão palhaço quanto minha pessoaClown.


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Ruberval


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Postado Por: apoloesminteu
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 03:24
Cacildis!!! É assim q o negócio começa.... o peão começa roubando vela no cemitério, depois pega os dentes de ouro dos defundos e por aí vai! LOL

Pô, o esquema é pegar vela de macumba! Isso tem em todo canto e vc ainda pega umas velas coloridas, q vai dar um visual mais porreiro na sua bike! LOLLOLLOL
ps: não coma o frango, e nem a farofa, da macumba, ok? Pode beber a pinga, mas se beber pinga de macumbaDead, não ande de bike! LOL


Postado Por: Ruberval
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 03:33
Originalmente postado por apoloesminteu apoloesminteu escreveu:

Cacildis!!! É assim q o negócio começa.... o peão começa roubando vela no cemitério, depois pega os dentes de ouro dos defundos e por aí vai! LOL

Pô, o esquema é pegar vela de macumba! Isso tem em todo canto e vc ainda pega umas velas coloridas, q vai dar um visual mais porreiro na sua bike! LOLLOLLOL
ps: não coma o frango, e nem a farofa, da macumba, ok? Pode beber a pinga, mas se beber pinga de macumbaDead, não ande de bike! LOL


E as moedas? Posso pegar as que foram ofertas para o destinatário do despacho?

Se não puder tô ferrado. Na Rodovia Ayrton Senna o que mais encontro é despacho e não perdoou as moedasLOL. Não como frango e a forafa dá sede. As garrafas de pinga podem render uma grana no primeiro butiquim que encontrar no caminho. E, como moedas e grana são as mesmas coisas, não dá pra dispensar uma garrafa de cachaça que ainda estiver fechada - isso seria o mesmo que jogar dinheiro fora.


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Ruberval


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Postado Por: bacamarte
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 03:39
Ruberval,
concordo em 99,99% contigo, só não concordei com a piada. Desculpe se levei a sério.  É que talvez certas brincadeiras não devam ser feitas.  Mas como imaginar isso, né mesmo?

Abs e paz.





Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 04:17
hehehe, do jeito que tá a crise, tem gente fazendo despacho com caldo de galinha. eu respeito tudo (apesar de neguim não acreditar, o nick é apelido que não tem nada a ver com religião), todas as crenças, dos ateus aos mais religiosos.

mas ficou a pergunta: prafina de vela rola? (não de cemitério, claro!)

e mais, não tem nenhuma receita que dure bastantão mesmo, muita quilometragem? puts, quero faze ro audax de 400, não dá pra parar no meio do caminho e derreter parafina pra relubrificar!


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Postado Por: rcaliman
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 06:38
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

hehehe, do jeito que tá a crise, tem gente fazendo despacho com caldo de galinha. eu respeito tudo (apesar de neguim não acreditar, o nick é apelido que não tem nada a ver com religião), todas as crenças, dos ateus aos mais religiosos.

mas ficou a pergunta: prafina de vela rola? (não de cemitério, claro!)

e mais, não tem nenhuma receita que dure bastantão mesmo, muita quilometragem? puts, quero faze ro audax de 400, não dá pra parar no meio do caminho e derreter parafina pra relubrificar!


Mas é de vela mesmo que nos usamos, e quanto aos 400 km, se você limpar bem a corrente antes de aplicar a parafina vai durar isso aí sim,  só acho que nesse caso o ideal era fazer tirando a corrente e "cozinhando" ela na parafina, ao invés do modo que o Ripper faz, pois a parafina penetra melhor nos elos. Em todo caso a aplicação é barata, faça o teste durante o treinamento, e veja se quando chegar nessa quilometragem a corrente ainda estará silenciosa.


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Postado Por: Zwet
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 12:15
Olá colegas
 
Vou esperimentar essa da parafina na bicicleta urbana. Se ficar bom, vou passar para todas.
Mais barato do que comprar vela e depois ter que partir e tirar o pavio, é ir em laguma loja que venda material para fazer velas, sabonetes e afins. Aqui em BH existe uma loja no mercado central que vende, e se não me engano é baratinho. E ainda tem a garantia de que tem nada misturado na cera (como corantes). Só não sei qual mistura fazer, com cera de abelha, óleo de engrenagem ou óleo de carnaúba. Vai depender do que eu ahcar primeiro.
 
A propósito, será que não funciona com vaselina líquida? Tem à venda no mesmo lugar que vende Parafina (é para passar na forma da vela para que não grude).
 
Abraços


Postado Por: Talesbass
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 15:55
i ae galera num sei ce to certo mas faço algo diferente eu tiro a corrente limpo ela deixo nos trinks (com oleo diesel) deixo secar ae coloco na bike pego uma vela e vo girando o pedal com a vela na corrente esfregando ae depois pego aqueles acendedores de fogão magclic que e vou girando a corrente com ele ligado ae a parafina derrete e fica blz (tem q tomar cuidado pra num esquentar muito a corrente)
 
oq vcs acham???LOL


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O barro suja a bike mas lava a alma

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Postado Por: Ripper
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 17:06
Ironman, o óleo é para fazer a parafina formar um tipo de liga, que além de lubrificar melhor gruda melhor na corrente. Se molhar na chuva o que vai acontecer é ela ficar limpa, sem nenhum tipo de lubrificação. Mas se a chuva for contínua e você não pegar barro, nem precisa lubrificar pois a própria água mantém a corrente macia. O problema é quando chove e depois pára, a corrente fica muito seca e começa a fazer barulho, parece um tanque de guerra, nesse caso é bom parar e lubrificar com óleo.

O interessante e aparentemente improvável é que, em caso de chuva constante e sem barro, é melhor uma lubrificação com água que com óleo. Vou explicar: Outro dia estávamos eu e minha turma fazendo um pedal no asfalto e chovia muito, minha corrente ficou totalmente lavada, sem parafina nenhuma, mas deu para fazer o pedal inteiro numa boa pois como não parava de chover a corrente estava sempre molhada e assim lubrificada com a água da chuva. Já a corrente de um amigo meu, lubrificada com óleo, tinha grudado tanta pedrinha vinda do asfalto que chegava estar dura, só de mexer na corrente com a mão dava para sentir as micro partículas de arreia dentro dos elos lixando tudo. O problema é quando pega barro, aí não tem jeito, tem que tacar óleo e ir comendo a relação até achar um lugar para lavar.


ogum777, 1000 km sem lubrificar já é apelação, não custa nada dar uma manutençãozinha na bike nos finais de semana né. Acho que nem com óleo dá para rodar tanto.

hug0.dts, nunca ví em embalagens menores não, 1 litro dura uma eternidade, que sabe em oficinas você consegue um pouco.

PHMessias, usei esse óleo de engrenagens porque já tinha aqui em casa, e como ele é bem grosso acreditei que formaria uma liga melhor com a parafina, mas nada impede de testar o óleo para motor, quem sabe fica até melhor, faz aí depois conta o que deu.



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-- A diversão começa onde a estrada acaba. --
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Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 19:21
Originalmente postado por Ripper Ripper escreveu:


ogum777, 1000 km sem lubrificar já é apelação, não custa nada dar uma manutençãozinha na bike nos finais de semana né. Acho que nem com óleo dá para rodar tanto.
 

ripper, faço a manutenção no final de semana. mas dependendo do final de semana, passo de 300 num dia, pq faço audaxes. 1000 ou 1200 é pensando em uma hora fazer um paris brest-paris, que tem 1200 e 90 horas pra fazer. e não tem essa de carro de apoio....

foi por isso que perguntei.  final do mês vou tentar os 400, e não dá pra parar no meio e derreter vela, concorda?

não é apelação, é um outro uso. pode ser que pra isso a parafina não sirva...


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Postado Por: elton40
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 20:58
ogum777,
conforme o
Talesbass falou, numa situação extrema, vale até esfregar a vela na corrente...melhor q nada.Big smile

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XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER



Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 21:06
Originalmente postado por elton40 elton40 escreveu:

ogum777,
conforme o
Talesbass falou, numa situação extrema, vale até esfregar a vela na corrente...melhor q nada.Big smile

concordo, mas carregar um tubinho de finish line é até mais fácil. eu queria era me livrar de carregar lubrificante em pedais longos. mas pelo jeito tá difícil.... hehehehe


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Postado Por: ricardoxem
Data de Publicação: 09 Ago 2010 as 21:16
Neste caso de longas distâncias, sempre teremos que levar algum tipo de lubrificante junto. Mesmo que seja o finish line "seco".

A minha pergunta neste caso é como saber quando a lubrificação já saiu por completo? vocês percebem isso pelo barulho?

Abraços,
Ricardo


Postado Por: Talesbass
Data de Publicação: 10 Ago 2010 as 12:15
Eu percebo belo barulho que a corrente faz Rodrigo 
Faz um barulho terrivel parece q está moendo a relação
tem gente q fala q a corrente fica dura tambem (num fez comigo porque não ando tão longe assim)

posta ae galera oque vocês acham


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Postado Por: Ripper
Data de Publicação: 10 Ago 2010 as 20:12
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

 
... final do mês vou tentar os 400, e não dá pra parar no meio e derreter vela, concorda?

não é apelação, é um outro uso. pode ser que pra isso a parafina não sirva...


É só levar um fogareiro e uma panelinha na mochila. hehehehe.

Acho que 400 km dá pra fazer, muito mais que isso vai ter que levar lubrificante mesmo.

O principal sintoma de que a corrente tem que ser lubrificada é quando ela começa a fazer barulho.


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Postado Por: Ruberval
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 14:55
Segui os conselhos e lubrifiquei toda a relação da "magrela" com parafina - comprei em uma loja porque as que estavam no cemitério não transmitiram muita confiança. Foram acessas em intenção da almas do que lá estão deitados e parece que não funcionou. Todos entraram em decomposição. Então conclui que: ou as velas eram de péssima qualidade; ou os defuntos eram ruins mesmoClown.

A primeira vista a corrente ficou dura. Amolecendo com as primeiras pedaldas. Não havia ruido e tudo parecia realmente funcionar. Passados os primeiros 100 quilômetros tudo começou a ficar ruim. A corrente começou a fazer barulho e as COROAS e o CASSETE ressecaram. Realmente não ocorreu o acúmulo da sujeira que normalmente se nota quando do uso de óleo lubrificante. Mas as COROAS apresentaram desgaste prematuro. Principalmente a maior - devido ao fato de ser a que mais utilizo.

Então a minha humilde opnião é a seguinte: Parafina serve somente para prancha de surfThumbs Up. Relação de bicicleta deve passar bem longe desse tipo de lubrificaçãoDisapprove.


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Ruberval


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Postado Por: Fly
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 15:17
Eu to usando este aqui:
http://img185.imageshack.us/i/cleanride.jpg/" rel="nofollow">

Uploaded with http://imageshack.us" rel="nofollow - ImageShack.us

http://www.whitelightningco.com/products/index.htm" rel="nofollow - http://www.whitelightningco.com/products/index.htm

Não faz meleca, não fica aquela sujeirada preta. Dura bastante, realmente muito bom.

Difícil é botar só uma gota por elo, a embalagem é grande e ele é bem liquido.




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Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!


Postado Por: DarkSchneider
Data de Publicação: 01 Set 2010 as 17:25
muito bom este post.. fiquei curioso ... vou aproveitar q estou colocando uma relaçao nova e parafinar a bitela pra ver o q acontece...


Postado Por: pliniopedal
Data de Publicação: 20 Nov 2012 as 15:44
Pessoal sei que é um tópico antigo mas a questão a seguinte: entre uma aplicação e outra precisa remover a parafina velha pra passar a nova ? 
De fato é possível fazer isso ? Pq se eu não gostar da parafina e quiser voltar pro óleo, minha corrente vai ficar impregnada de parafina sempre, pq não acredito que iria sair completamente sozinha. Valeu, espero que esse tópico ainda seja lido por alguém.


Postado Por: Mario Damato
Data de Publicação: 20 Nov 2012 as 20:45
Salve Plinio.

Eu escrevi um tópico sobre limpeza e lubrificação com parafina há alguns anos, e continuo usando sempre.

Para reaplicar a parafina você não precisa mergulhar a corrente toda, eu penduro a bicicleta num suporte na parede, prendo o esticador do câmbio traseiro para deixar a corrente mais solta, tiro a corrente das coroas dianteiras e assim uma parte dela fica para baixo. Mas não precisa abrir nenhum elo, não precisa retirar a corrente da bicicleta.

Essa parte da corrente que fica para baixo eu vou mergulhando ao mesmo tempo que vou fazendo a corrente circular (devagar) dentro da parafina derretida numa panela.

Eu faço um pouco, interrompo para ir ao fogão reaquecer a parafina e continuo.

A parafina vai ficando suja, se ficar muito suja jogue fora e use outra parafina.

Acho que nunca mais sairá a parafina dos elos, sem problema algum.

Mesmo assim, se você quiser usar óleo acho que não há problema algum, apenas o óleo suja a corrente porque junta poeira, suja calças, coisa que a parafina não faz.

Como já havia dito há alguns anos, com o uso da parafina dá para pegar a corrente com a mão sem sujar nada. Os cachorros podem encostar a cabeça na corrente que não suja nada.

Sugiro reaplicar após pegar chuva para evaporar alguma água que possa ter entrado na corrente.

Eu uso e recomendo.

Mario


Postado Por: FPavão
Data de Publicação: 20 Nov 2012 as 20:58
"Os cachorros podem encostar a cabeça na corrente que não suja nada."

Problema frequente na vida de um biker.

Mas valeu pelas dicas.

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Fernando Pavão


Postado Por: pliniopedal
Data de Publicação: 21 Nov 2012 as 11:36
Ah valeu Mario, em breve vou testar pq eu uso Lub Bike e a corrente fica nojenta, meu cassete tá preto e fica muito feio, com a parafina espero que ele fique prata bonitinho hehe

Comprei uma maleta de ferramentas na BrasaBike, estou esperando chegar pra dar um geral na bike que foi montada a mais de um ano e ainda não foi revisada. Aí já aproveito e tiro todo o óleo da corrente e passo a parafina pra testar, acho que a corrente está no fim da vida já, se nao der certo eu já troco de corrente heheh


Postado Por: Mario Damato
Data de Publicação: 21 Nov 2012 as 14:12
Plínio, se você vai trocar a corrente eu recomendo usar uma que tenha um elo desmontável tipo o Powerlink da SRAM, muito prático caso você precise retirar a corrente da bicicleta.

Serve em correntes da Sram e da Shimano com certeza. Talvez em outras marcas.

Dá para desmontar o elo só com os dedos, sem precisar de ferramentas.

E, aproveitando o comentário do Fpavão, para quem vive em apartamento e passa com a bicicleta em elevadores apertados, vale à pena usar um lubrificante que não suje cabeças de cães, crianças e roupas dos demais moradores...


Postado Por: klhada
Data de Publicação: 21 Nov 2012 as 14:42
eu testei, mas não testei. Tongue peguei uma corrente, mergulhei na parafina, no fugão como dizem os cariocas, e mandei bala no cozido de corrente. Tirei, secou bem e montei na bike. Zero barulhos, mas depois estraguei a corrente. Vou fazer de novo pra ver, mas quero aplicar só a parafina, ou no máximo a parafina + cera de abelha que eu ni nuns sites gringos. Veremos.

PS: óleo pra 1000kms? http://chain-l.com/

supostamente é pra 1000 milhas. Pega sujeira pra cacete, mas eu já tinha rodado 500kms e a corrente não fazia UM barulho.

Atuamente nas roads estou usando o Finish Line Teflon (da tampa vermelha), mas não dura muito, e eu estava basicamente reaplicando a cada pedal de 140kms em média. Mas faz muito pouca sujeira, e é só passar um paninho por fora e mandar mais uma gotinha em cada elo. Vou testar agora o Squirt, que é supostamente a parafina a frio LOL


Postado Por: pliniopedal
Data de Publicação: 22 Nov 2012 as 17:06
Isso pretendo colocar um Powerlink sim, só vou avaliar minha corrente com aquele medidor, pq já tem mais de um ano que rodo com ela, se for o caso já coloco direto uma corrente SRAM ou KMC com power/missing link e testo. Valeu gente, coloco minhas impressões aqui depois de fazer.


Postado Por: pliniopedal
Data de Publicação: 25 Dez 2012 as 19:51
Aí pessoal eu fiz e aprovei a parafina. Fiz com ela pura, e realmente são tudo quando peguei chuva, depois eu tento com a cera, já estou na segunda aplicação. Aí aproveitei e fiz um tutorial com fotos no Tumblr pra quem ainda tiver duvidas de como fazer: http://bicicletaesperta.tumblr.com/


Postado Por: samuelgouvea
Data de Publicação: 24 Fev 2013 as 14:03
update no tópico!

fiz umas experiências com a lubrificação da minha corrente, a maioria deu errado. acabei voltando pra boa e velha parafina... com algumas modificaçoes, hehehe...

aqui em JF eu acho facilmente 3 ceras no comércio: a cera de abelha industrial, a pafarina e a cera de carnaúba (estão em ordem crescente de dureza).

eu fiz um mix, 50/50, de abelha industrial e parafina, coloquei numa latinha baixa e larga.

a limpeza da corrente, eu faço assim: passo no desengraxante (diesel ou aguarrás - infelizmente), daí pego uma panela, coloco água pra ferver e taco a corrente lá dentro (pra derreter a parafina suja ainda colada) e aí ela volta pro desengraxante, ainda quente (e esse fica com a corrente dentro de uma garrafinha na água quente). sai 100% limpo! aí eu pego a corrente, fecho com o power link e a suspendo por cima da latinha de parafina derretida (com um cage de passador velho com polia), e passo devagar a corrente por dentro da parafina. daí é só pendurar...

a corrente que tenho feito isso (repito o processo a cada 200km de trilhas) tá com quase 900km e tem só 0,30% de alongamento - coisa de 4mm mais longa que uma 0km.

esse esquema é ótimo pra tempo seco/asfalto, e se chover (ou sair), permite que vc aplique finish line verde por cima!


PS: tá certo que usar derivado de petróleo pra limpar não é legal (fede, suja, polui) mas o fato de não jogar pelo ralo ou deixar respingar na casa ajuda pra caramba.


Postado Por: Bullseye
Data de Publicação: 24 Fev 2013 as 15:06
Perito vc acha que por estearina para deixar a mistura ainda mais macia e assim mais "lubrificante" ia ajudar? A mistura que fiz ficou muito dura a corrente ficava dura e acabava aumentando a forca para pedalar...


Postado Por: samuelgouvea
Data de Publicação: 24 Fev 2013 as 16:07
cara, quanto tempo, heim? tá sumido de lá?Tongue


fica dura sim, mas só no início... com o uso, ela para de grudar e fica bem solto...

a cera de abelha ( a industrial, marrom, ou a natural, amarelinha), por sua vez, é bem mais macia. se preferir, use a cera de abelha pura...

a estearina eu não conheço, pensei na indefectível lanolina anidra... às vezes até banha de porco funciona, se adcionar aos poucos pra chegar no ponto.


Postado Por: Bullseye
Data de Publicação: 24 Fev 2013 as 16:13
Ummm vou insistir mais então na parafina... O melhor. Me caso que as vezes vou trabalhar de bike e com parafina não suja a roupa facilmente....


Postado Por: Alemao Cl
Data de Publicação: 24 Fev 2013 as 23:20
Isso aqui tá virando encontro do CTC! LOL

Eu comecei a usar a parafina há aproximadamente 1 mês. É legal ver a corrente limpa mas ela dá a impressão de trabalhar seca pelo ruído que faz. Quero tentar fazer a mistura com cera de abelha ou tentar encontrar algum outro tipo de cera.

Aquela cera que vem de fábrica nas correntes seria o ideal para mim, o negócio é muito bom.


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Eu vim pra confundir e não pra explicar...


Postado Por: Bullseye
Data de Publicação: 24 Fev 2013 as 23:37
Então vou tentar estearina para deixar mais macia


Postado Por: HAIRTONNETO
Data de Publicação: 25 Fev 2013 as 09:14
Já estou na segunda troca de corrente... quado chegar na terceira, vou aproveitar e trocar k7, daí vou aderir ao sistema da parafina... me parece muito lógico, acredito que não tenha como não ser eficiente.

Vou fazer umas misturas juntas pra testar... numa mistura colocar a cera de carnaúba que alguns citaram aí... e outra colocar um teco de óleo para engrenagens... vamos ver se acho a ideal.

Só não começo utilizar agora porque tenho 2 tubos ainda de finish line vermelho... vou acabar com eles antes hehe.


Postado Por: eduardolourenco
Data de Publicação: 25 Fev 2013 as 11:59
Uso óleo Singer "aquele do recipiente verde e bico vermelho" misturado com óleo de motor 10/40 ou 15/50 tanto faz, sempre uso meio a meio com o Singer.

O mais importante é, fez um pedal na terra ou na areia lave a transmissão e lubrifique novamente, seja lá o que estiver usando!

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Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA


Postado Por: JBatistaJr
Data de Publicação: 25 Fev 2013 as 15:45
Depois de ler e refletir sobre esse tópico, testei o esquema da parafina na minha Speed semana passada. 

Aproveitei que ela tava precisando de uma boa limpeza e fiz o seguinte: 

- saquei fora a corrente (como não tenho missing link, usei a ferramenta do canivete) e limpei com desengordurante Veja+escovinha até não ter mais lubrificação nenhuma. Enxaguei e pendurei no varal pra secar;

- tirei toda a graxa do K7 e das coroas também com desengordurante Veja e escovinha;

- lavei o resto da bike com com água e sabão neutro e sequei tudo com panos limpos. Depois, lubrifiquei os passadores, ferraduras de freio e cabos com óleo Singer;

- depois de secar, "cozinhei" a corrente na parafina derretida de uma vela de 7 dias. Fiquei mexendo até não sair mais bolhas dos espaços vazios;

- tirei a corrente da parafina e coloquei pra esfriar ao ar livre;

- recoloquei a corrente na bike e enquanto girava o pedal, fui passando uma fina camada de vaselina líquida (em spray) por cima. Usei essa aqui:  http://www.extra.com.br/automotivo/TrocadeOleo/LubrificantesAutomotivos/Vaselina-em-Spray-Luxcar-300ml-Ref-2569-225383.html" rel="nofollow - http://www.extra.com.br/automotivo/TrocadeOleo/LubrificantesAutomotivos/Vaselina-em-Spray-Luxcar-300ml-Ref-2569-225383.html

Resultado: transmissão limpíssima, brilhando e com zero barulho. Só ouço a rolagem do pneu no asfalto! Dá até gosto! Big smile

Até agora só rodei uns 150km desde que fiz esse processo, e tudo continua ótimo. Cheguei a pegar uma garoa leve, mas pelo jeito a vaselina segurou a parafina no lugar. 
Pelos meu cálculos, essa parafina deve durar mais uns 100km (200km no máximo) de pedais no asfalto. 

100% aprovado! 


Postado Por: pliniopedal
Data de Publicação: 25 Fev 2013 as 19:34
Amigo, a vaselina não deixou a corrente muito pegajosa e portanto sujeita a grudar sujeira e pó ?


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 26 Fev 2013 as 11:08
o problema é abrir e fechar a corrente.

200 kms é o que rodo por semana só indo e voltando ao trabalho e outros compromissos numa bike de transporte, ou o que roda qq speed minha num final de semana. se for final de semana de audax, roda mais que isso.

corrente não dá pra ficar abrindo e fechando pelo pino. o pino certo permite que se faça isso 2 vezes apenas, depois fica abrindo. pois perde as ranhuras que o prendem ao elo.

essa é uma lubrificação de baixíssima durabilidade. e trabalhosa pra fazer. o que a torna inviável pra quem faz quilometragens mais comuns, diárias.




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Postado Por: samuelgouvea
Data de Publicação: 26 Fev 2013 as 15:59
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

o problema é abrir e fechar a corrente.

200 kms é o que rodo por semana só indo e voltando ao trabalho e outros compromissos numa bike de transporte, ou o que roda qq speed minha num final de semana. se for final de semana de audax, roda mais que isso.

corrente não dá pra ficar abrindo e fechando pelo pino. o pino certo permite que se faça isso 2 vezes apenas, depois fica abrindo. pois perde as ranhuras que o prendem ao elo.

essa é uma lubrificação de baixíssima durabilidade. e trabalhosa pra fazer. o que a torna inviável pra quem faz quilometragens mais comuns, diárias.




mas usar parafina pra um audax ou mesmo pra speed é bobagem.

as vantagens são o uso em bike de commuting (pra não sujar as roupas, quando isso faz diferença) ou em MTBs, quando o sujeito precisa enfretar tempo muito seco e poeirento - eu rodei 70 e poucos km em uma estrada em duas ocasiões, com e sem parafina - sem parafina foi uma desgraça! com ela, eu nem lembrei da corrente!

as speeds simplesmente não são expostas às condições que as MTBs são, é pouquíssima poeira e nenhuma lama... eu usaria FL mesmo.


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 26 Fev 2013 as 16:10
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

o problema é abrir e fechar a corrente.

200 kms é o que rodo por semana só indo e voltando ao trabalho e outros compromissos numa bike de transporte, ou o que roda qq speed minha num final de semana. se for final de semana de audax, roda mais que isso.

corrente não dá pra ficar abrindo e fechando pelo pino. o pino certo permite que se faça isso 2 vezes apenas, depois fica abrindo. pois perde as ranhuras que o prendem ao elo.

essa é uma lubrificação de baixíssima durabilidade. e trabalhosa pra fazer. o que a torna inviável pra quem faz quilometragens mais comuns, diárias.




mas usar parafina pra um audax ou mesmo pra speed é bobagem.

as vantagens são o uso em bike de commuting (pra não sujar as roupas, quando isso faz diferença) ou em MTBs, quando o sujeito precisa enfretar tempo muito seco e poeirento - eu rodei 70 e poucos km em uma estrada em duas ocasiões, com e sem parafina - sem parafina foi uma desgraça! com ela, eu nem lembrei da corrente!

as speeds simplesmente não são expostas às condições que as MTBs são, é pouquíssima poeira e nenhuma lama... eu usaria FL mesmo.

no meu caso nem pra commuting. 70 kms pode ser o que rodo num dia em sp, só fazendo minhas coisas. 3 dias na semana assim e já dá 210 kms. se a semana tá nessa toada, eu vou rodar uns 350 kms só nos afazeres, sem ser passeio ou treino.  da última semana de janeiro pra cá, só na surly, que é a do dia a dia, tenho 853 kms rodados.

agora, com o finish line me viro bem. vai na bolsa pra qq emergência. limpo a corrente profundamente só de vez em quando, no mais das vezes com papel mesmo pra tirar o grosso que tá por fora, uma escovada no cassete e nas coroas. e meio pingo de finish line em cada elo. 

essa receita segura bem aqui em sp. e a corrente continua durando os míseros 3.000 kms de sempre. meu sonho não existe: corrente, cassete e coroas que durem 50.000 kms. já me conformei....


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Postado Por: samuelgouvea
Data de Publicação: 26 Fev 2013 as 16:33
odir, o ideal mesmo seria um esquema prático pra parafinar sem tirar a corrente... aí sim!


Postado Por: thiagodosanoski
Data de Publicação: 26 Fev 2013 as 16:35
Sei que este metódo de lubrificação é bastante usada em bikes de pista, pelo fato de que sempre os atletas ou mecânico precisam estar trocando as coroas e pinhões em intervalos de provas, com a parafina as mãos não ficam sujas como o oléo. Agora para MTB e Speed o negócio é usar o bom e velho oléo mesmo. Especialmente os finish line.


Postado Por: Bullseye
Data de Publicação: 26 Fev 2013 as 17:17
Power link serve para isso...


Postado Por: Alemao Cl
Data de Publicação: 27 Fev 2013 as 15:31
Fiquei pensando agora, será que misturar grafite em pó na parafina dá algum resultado?

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Eu vim pra confundir e não pra explicar...


Postado Por: HAIRTONNETO
Data de Publicação: 27 Fev 2013 as 15:38
Originalmente postado por Alemao Cl Alemao Cl escreveu:

Fiquei pensando agora, será que misturar grafite em pó na parafina dá algum resultado?

Deve dar, mas deve tirar um pouco o que os adeptos da Parafina mais querem: relação limpa e brilhante.


Postado Por: JBatistaJr
Data de Publicação: 28 Fev 2013 as 17:02
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Originalmente postado por Alemao Cl Alemao Cl escreveu:

Fiquei pensando agora, será que misturar grafite em pó na parafina dá algum resultado?

Deve dar, mas deve tirar um pouco o que os adeptos da Parafina mais querem: relação limpa e brilhante.

Pois é. 
Vi no mercado outro dia e fiquei tentado a testar o grafite. 
Mas aí lembrei que teria mais ou menos os mesmos problemas de sujeira que tinha com o óleo, mas sem o benefício da "credibilidade" que os óleos lubrificantes possuem.
Melhor esperar algum colega testar e postar os resultados... Wink


Postado Por: Bullseye
Data de Publicação: 28 Fev 2013 as 17:07
O problema não e a lubrificação em si.... Existem N formas adequadas.

A questão no caso e uma lubrificação adequada, que suporte bem condições de poeira barro e água, e também má forma de lubrificação adequada com uso urbano diário que preserve roupas.


Postado Por: nanito
Data de Publicação: 07 Jul 2013 as 21:55
Reativando o tópico.

Vou deixar aqui o meu relato:

Fiz a lubrificação da corrente com parafina e pedalei em trilha neste final de semana, com muito barro e terra solta. Não grudou um grão de sujeira na corrente, achei isso o máximo. A lubrificação se nota na pedalada, bem mais silenciosa. Fiquei impressionado. Só falta testar numa trilha molhada, com lama. Claro que levarei um tubinho de lubrificante junto, como sempre levo.

Como eu fiz:

Instalei um powerlink na minha corrente shimano e, após uma boa limpeza, coloquei a corrente dentro de uma panelinha com parafina derretida (em banho-maria). Agitei a corrente dentro da panelinha pra dissipar o ar que poderia ter entre os elos e em seguida retirei. Esperei alguns minutos pra secar bem a corrente e mexi um pouco os elos pra soltar o excesso de parafina. Montei a corrente na bike e pronto. Devo ter levado uns 15 minutos fazendo isto.

Abraços!


Postado Por: Mario Damato
Data de Publicação: 08 Jul 2013 as 08:44
Salve, Nanito.

Acho que fui o primeiro a escrever sobre parafina ao invés de óleo na corrente aqui no fórum.

Já uso há uns 7 anos e acho excelente, é muito bom ter uma corrente na qual você pode meter as mãos e não se sujar, uma corrente que não salpica de óleo o quadro e por isso não junta sujeira na bicicleta.

Entre uma limpeza completa e outra (com parafina líquida) você pode também esfregar a parafina sólida na corrente e nas engrenagens.

Se pegar chuva eu recomendo reaplicar a parafina líquida para expulsar a água que entrar.

Como já disse antes, praticamente só pedalo em subida, peso 0,1 toneladas e não vejo desgaste anormal.

Não sei como fica para quem pega lama, uma vez que sou ciclista urbano, andando em asfalto e sem chuva mas imagino que o fato da parafina não grudar sujeira (e provavelmente lama) continue sendo muito útil.

Eu recomendo.


Postado Por: nanito
Data de Publicação: 08 Jul 2013 as 10:52
Me prontifico a testar em lama e trilha molhada.

Na semana que vem relato aqui o comportamento da parafina na corrente nestas condições.

Abraços!


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 08 Jul 2013 as 10:53
Originalmente postado por Mario Damato Mario Damato escreveu:

Salve, Nanito.

Acho que fui o primeiro a escrever sobre parafina ao invés de óleo na corrente aqui no fórum.

Já uso há uns 7 anos e acho excelente, é muito bom ter uma corrente na qual você pode meter as mãos e não se sujar, uma corrente que não salpica de óleo o quadro e por isso não junta sujeira na bicicleta.

Entre uma limpeza completa e outra (com parafina líquida) você pode também esfregar a parafina sólida na corrente e nas engrenagens.

Se pegar chuva eu recomendo reaplicar a parafina líquida para expulsar a água que entrar.

Como já disse antes, praticamente só pedalo em subida, peso 0,1 toneladas e não vejo desgaste anormal.

Não sei como fica para quem pega lama, uma vez que sou ciclista urbano, andando em asfalto e sem chuva mas imagino que o fato da parafina não grudar sujeira (e provavelmente lama) continue sendo muito útil.

Eu recomendo.

quantos kms entre uma aplicação e outra? uns 1000 kms pelo menos?


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Postado Por: Mario Damato
Data de Publicação: 08 Jul 2013 as 12:42
Certamente que não.

Algum óleo permite isso com a corrente exposta à poeira ou lama?


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 08 Jul 2013 as 13:00
Originalmente postado por Mario Damato Mario Damato escreveu:

Certamente que não.

Algum óleo permite isso com a corrente exposta à poeira ou lama?

não. mas um tubinho de finish line é fácil de carregar e aplicar. vou viajar essa semana, e a tralha tem que caber num par de alforjes de 40 litros, tudo, inclusive a lubrificação.

me parece um método bem trabalhoso.


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Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 08 Jul 2013 as 13:11
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por Mario Damato Mario Damato escreveu:

Certamente que não.

Algum óleo permite isso com a corrente exposta à poeira ou lama?

não. mas um tubinho de finish line é fácil de carregar e aplicar. vou viajar essa semana, e a tralha tem que caber num par de alforjes de 40 litros, tudo, inclusive a lubrificação.

me parece um método bem trabalhoso esse da parafina.


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Postado Por: nanito
Data de Publicação: 08 Jul 2013 as 13:31
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:


Originalmente postado por Mario Damato Mario Damato escreveu:

Certamente que não.

Algum óleo permite isso com a corrente exposta à poeira ou lama?


não. mas um tubinho de finish line é fácil de carregar e aplicar. vou viajar essa semana, e a tralha tem que caber num par de alforjes de 40 litros, tudo, inclusive a lubrificação.

me parece um método bem trabalhoso.


Trabalhoso pra esse propósito.

Pra trilhas e pedais semanais, não vejo trabalho algum. Até acho menos trabalhoso, geralmente depois de uma trilha, seca ou molhada, preciso limpar a corrente (pelo menos superficialmente). Nesse útimo final de semana, nem paninho precisei passar na corrente, simplesmente não grudou nada de sujeira ali. Claro que era uma trilha seca, sem barro e lama voando na corrente.

Para mim ainda falta testar em trilha com condição bem molhada e lamacenta, porque nestas condições, nem finish line segura.   


Postado Por: Montanhista
Data de Publicação: 08 Jul 2013 as 21:32
Tenho usado parafina na corrente, assim que conheci sua aplicação, desde março. Foi na minha mtb que percorro estradões e, ocasionalmente, trilhas. Muita terra, alguma areia, barro dependendo das chuvas e pouca lama. Não notei a sujeirada que se forma com óleo. Essa era usada para ir trabalhar, também.
Eu fazia umas duas aplicações semanais. Uma o mais breve depois do longão, outra pouco antes. Não dura muito a aplicação (de 100 a, chorado, 200km para parecer como recém aplicada). Usei uma panela velha de 10cm e é a maior barbada. Tasquei direto uns pedaços de parafina (comprei quilo $10 ou 14, sobra muito). Derrete em minutos. Uso powerlink. Com um alicate velho e o arrame (já preso para deixá-la pendurada depois) espalho a corrente no fundo de 1 dedo de parafina. Mexo um pouco e tiro. Penduro, volto em poucos minutos está fria e dura. Ponho na bike e já era. Essa é a limpeza e manutenção. Uma vez, contei, levou menos de 15 minutos (já era frio aqui no sul).
Ainda tenho para uso a mesma parafina de meses na panela. Notei que no fundo, quando líquida, se concentra um pó (sujeira, sedimentos). Mal mergulho a corrente e se torna bem escura a parafina, por causa do movimento causado. A própria parafina endurecida está escura. Também, existe uma maior produção de fumaça agora. E sinto que não fica tão macia a corrente. Deve estar na hora de trocar a parafina! Tem um pouco de graxa/ óleo que vem em corrente nova, que eu não consegui tirar e teve uma vez que passei óleo na corrente, em uma emergência.
A pouco tempo, consegui montar uma urbana, para preservar minha mtb e tal. Vou começar a usar parafina também. Apenas espero detonar uma pouco mais a graxinha que vem na corrente, enquanto essa casa com o cassete.
Li sobre acrescentar cera de abelha e/ou carnaúba. Uma é cara e obtida a partir de bichos. Outra difícil de conseguir e me disseram que é controlada por razão ambiental. São usadas para amaciar a parafina e permitir maior adesão ao metal.
Ainda vi que pode-se adicionar óleo de motor. Teria um efeito semelhante aos produtos acima? Como teria que se fazer a limpeza? Apenas se acrescenta na panela com o fogo ligado?


Postado Por: brunoftlima
Data de Publicação: 11 Jul 2013 as 10:17
Originalmente postado por Montanhista Montanhista escreveu:

Tenho usado parafina na corrente, assim que conheci sua aplicação, desde março. Foi na minha mtb que percorro estradões e, ocasionalmente, trilhas. Muita terra, alguma areia, barro dependendo das chuvas e pouca lama. Não notei a sujeirada que se forma com óleo. Essa era usada para ir trabalhar, também.
Eu fazia umas duas aplicações semanais. Uma o mais breve depois do longão, outra pouco antes. Não dura muito a aplicação (de 100 a, chorado, 200km para parecer como recém aplicada). Usei uma panela velha de 10cm e é a maior barbada. Tasquei direto uns pedaços de parafina (comprei quilo $10 ou 14, sobra muito). Derrete em minutos. Uso powerlink. Com um alicate velho e o arrame (já preso para deixá-la pendurada depois) espalho a corrente no fundo de 1 dedo de parafina. Mexo um pouco e tiro. Penduro, volto em poucos minutos está fria e dura. Ponho na bike e já era. Essa é a limpeza e manutenção. Uma vez, contei, levou menos de 15 minutos (já era frio aqui no sul).
Ainda tenho para uso a mesma parafina de meses na panela. Notei que no fundo, quando líquida, se concentra um pó (sujeira, sedimentos). Mal mergulho a corrente e se torna bem escura a parafina, por causa do movimento causado. A própria parafina endurecida está escura. Também, existe uma maior produção de fumaça agora. E sinto que não fica tão macia a corrente. Deve estar na hora de trocar a parafina! Tem um pouco de graxa/ óleo que vem em corrente nova, que eu não consegui tirar e teve uma vez que passei óleo na corrente, em uma emergência.
A pouco tempo, consegui montar uma urbana, para preservar minha mtb e tal. Vou começar a usar parafina também. Apenas espero detonar uma pouco mais a graxinha que vem na corrente, enquanto essa casa com o cassete.
Li sobre acrescentar cera de abelha e/ou carnaúba. Uma é cara e obtida a partir de bichos. Outra difícil de conseguir e me disseram que é controlada por razão ambiental. São usadas para amaciar a parafina e permitir maior adesão ao metal.
Ainda vi que pode-se adicionar óleo de motor. Teria um efeito semelhante aos produtos acima? Como teria que se fazer a limpeza? Apenas se acrescenta na panela com o fogo ligado?

Carnaúba se encontra adoidado aqui pelo Nordeste, hehehe.


Postado Por: amon
Data de Publicação: 22 Jul 2013 as 22:05
Originalmente postado por Montanhista Montanhista escreveu:

Amon, já que usas parafina também, tem como me ajudar neste tópico:
www.pedal.com.br/forum/parafina-para-lubrificar-corrente_topic13191_post1149296.html?KW=#1149296 ?


olá montanhista, botei a parafina a poucos dias, rodei uns 50 km apenas, mas misturei ela com óleo de motor 15W50, numa proposção mais ou menos 10:1, mas isso foi no olhômetro, tamb botei um pouco de óleo lubrificante de máquina, tipo singer, mas de outra marca, aquela do indio de cocar, igual do óleo de peroba, mas é um transparente, bem fino mesmo. esse ultimo foi bem menos, tipo 25:1.

aditivei a parafina, porq ela em temperatura ambiente é muito dura, dai imaginei q inserindo óleos iria diminuir a dureza, e deu certo, a parafina ficou bem mais macia. vamo ver quanto tempo dura, já peguei duas chuvas fortes, cerca de 25 dos 50 km rodados. até agora tá legal. vou informando oq acontece.

outra alternativa q imaginei foi usar parafina de surf, elas são bem mais macias q as de vela, principalmente as de água fria.

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Se tiver chuveiro...vou de bike!


Postado Por: Montanhista
Data de Publicação: 23 Jul 2013 as 01:30
Tu misturou e colocou no fogo? Não inflama? Tenho medo de queimar a casa.
Valeu a resposta.


Postado Por: nanito
Data de Publicação: 23 Jul 2013 as 09:07
Originalmente postado por amon amon escreveu:

Originalmente postado por Montanhista Montanhista escreveu:

Amon, já que usas parafina também, tem como me ajudar neste tópico:
www.pedal.com.br/forum/parafina-para-lubrificar-corrente_topic13191_post1149296.html?KW=#1149296 ?


olá montanhista, botei a parafina a poucos dias, rodei uns 50 km apenas, mas misturei ela com óleo de motor 15W50, numa proposção mais ou menos 10:1, mas isso foi no olhômetro, tamb botei um pouco de óleo lubrificante de máquina, tipo singer, mas de outra marca, aquela do indio de cocar, igual do óleo de peroba, mas é um transparente, bem fino mesmo. esse ultimo foi bem menos, tipo 25:1.

aditivei a parafina, porq ela em temperatura ambiente é muito dura, dai imaginei q inserindo óleos iria diminuir a dureza, e deu certo, a parafina ficou bem mais macia. vamo ver quanto tempo dura, já peguei duas chuvas fortes, cerca de 25 dos 50 km rodados. até agora tá legal. vou informando oq acontece.

outra alternativa q imaginei foi usar parafina de surf, elas são bem mais macias q as de vela, principalmente as de água fria.


Não use parafina de surf, vai grudar sujeira muito mais que se lubrificasse a corrente com graxa. Perde o sentido daí.



Postado Por: amon
Data de Publicação: 23 Jul 2013 as 18:30
Originalmente postado por Montanhista Montanhista escreveu:

Tu misturou e colocou no fogo? Não inflama? Tenho medo de queimar a casa.
Valeu a resposta.

botei o óleo na panela junto com a parafina ainda dura, a parafina é altamente combustível, mas só após determinada temperatura, ou seja, se você esquentar apenas o suficiente p/ ela ficar liquida, não tem perigo. eu faço tudo em fogo baixo e desligo o fogo assim a corrente tá totalmente imersa no liquido.

hoje rodei mais 25 km, agora à pouco percebi q a parafina tá super grudada, juntou ZERO de areia, mas fez sujeira, ou seja passei os dedos e eles ficaram pretos.

conclusão, acho q botei óleo demais, não chegou a ficar melequento como quando tava usando finishline verde, mas o suficiente p/ fazer sujeira, se encostar uma bainha de calça branquinha vai marcar na hora.

na proxima vou reduzir o teor de oleo p/ ver se chego na proporção ideal. mas uma coisa eu reparei, a parafina tá toda grudada na corrente, não perdeu nada da proteção, pelo jeito vai durar muuuiiitos km e sem areia, p/ fazer trilha suja acho q estaria perfeito.

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Se tiver chuveiro...vou de bike!


Postado Por: Mario Damato
Data de Publicação: 23 Jul 2013 as 20:39
Amon, experimente reduzir a quantidade de óleo para zero.


Postado Por: samuelgouvea
Data de Publicação: 23 Jul 2013 as 21:09
Amon,

eu continuo usando na minha corrente da MTB, especialmente na seca... pra falar a verdade, corro de chuva porque não dá pra aproveitar o dia... a água fica por conta das poças e riachos, hehehe...

tem uma serra aqui na região (serra de lima duarte) que é a travessia mais dura que já fiz na vida: daria uma prova de XCM daquelas de metade abandonarem antes da metade da prova, hehehe... toda a trilha (uns 46km) é feita em área de quartzito, é uma rocha que se desfaz numa areia extremamente abrasiva (quem conhece ibitipoca e serra do cipó sabe o que é)... haja corrente! usar FL verde é bobagem. na parafina não gruda aquela poeira, e mesmo lubrificando menos, não junta abrasivo.

não posso deixar de dizer que minha corrente tem 112 elos e não alongou 8mm depois de 1200km...


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meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052


Postado Por: amon
Data de Publicação: 23 Jul 2013 as 21:45
olha galera não duvido de nada doq vocês disseram, mas meu uso de bike é muito diferente do de vocês, meu tempo é extremamente corrido, não sobra quase nada p/ nada, a bike infelismente é hoje apenas um meio de transporte, faço 120 por semana indo e voltando do trampo, se eu tiver q ficar refazendo lubrificação toda semana, volto p/ FL verde, q me dá 2 ou até 3 semanas de refresco, mas junta areia, faz sujeira e dá trabalo p/ limpar quando é necessário, adoro bikes e uso uma relação relativamente cara, como rodo em média 5 mil km por ano, se não cuidar dela vou ter trocar o k7 uma vez por ano, corrente umas 3 ou 4 e pedevela a cada 2 anos, até agora meu k7 bem cuidado já rodou mais de 4 mil e semana passada quando troquei a corrente (essa é a terceira, uma KMC X9)e passei a testar a parafina, ela casou perfeita, ou seja o k7 ainda tá quase zero.
resumindo, vou continuar fazendo testes p/ ter uma relação bem cuidada e com o minimo de esforço.
abraço

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Postado Por: Montanhista
Data de Publicação: 24 Jul 2013 as 00:39
samuelgouvea, então tu usa parafina pura?
Comprei a minha http://www.delaware.com.br - aqui (industrial, sólida, em flocos). Mais macia que a de vela. Fiquei interessado em acrescentar cera para a parafina aderir melhor. Ou melhor seria adicionar óleo? Ou para quem usa a tempos, nenhum dos dois é melhor? E considerando o uso no asfalto e trilha?
Como já disse acima, ou não achei por aqui, ou era muito caro (e/ou tinha que comprar em quantidade) cera de carnaúba. Que outra opção teria para se misturar? (Antes que eu saia deste gelo, que é aqui no inverno, e vá para onde tem carnauba e cajueiro de montão.)



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