Aspecto de lubrificante de cera é esse mesmo?
De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição:: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=103310
Data:: 05 Dez 2023 as 15:21 Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com
Tópico: Aspecto de lubrificante de cera é esse mesmo?
Enviado por: voupeidalar
Assunto: Aspecto de lubrificante de cera é esse mesmo?
Data: 19 Nov 2023 as 10:07
Comprei um frasco de lubrificante Elephant Wax Lub, já fiz algumas aplicações e toda vez ele fica com esse aspecto "cristalizado", como se fossem grãozinhos na corrente.
Antes de toda aplicação eu tiro a corrente, lavo ela com água quente e detergente três vezes, seco bem e aproveito pra limpar também a relação (só água e sabão, aqui tenho receio de usar água quente, mas sinto que ela fica satisfatoriamente limpa).
Remonto a corrente e vou aplicando o lubrificante naquele esquema de ir deixando ele escorrer sobre a corrente e enquanto gira a corrente. Quando termino eu pingo um pouquinho num papel e passo nas laterais da corrente, pensando em proteger contra oxidação. Giro bastante, passando por todas as coroas e cassetes. Após venho com outro papel toalha tirando o excesso e deixo descansando pra secar. Mas logo que termino de tirar o excesso eu percebo um aspecto "cristalizado" do lubrificante na corrente, como se fossem grãozinhos. Esse aspecto persiste mesmo após o lubrificante secar.
Isso é normal? Esse é o aspecto que deve ficar, mesmo, ou eu estou fazendo algo errado, seja na limpeza da corrente, seja na aplicação do lubrificantes, seja na hora de retirar o excesso de lubrificante?
Obrigado!
|
Respostas:
Enviado por: hug0.dts
Data: 19 Nov 2023 as 17:38
aplicou elo por elo, girou a corrente um pouco para entrar onde deve, tirou um excesso com um pano seco e Acabou. Não tem que inventar nada. Tá ficando desse jeito pois você tá colocando lubrificante demais e onde não deveria.
|
Enviado por: hurry-gurits
Data: 19 Nov 2023 as 19:19
hug0.dts Escreveu:
aplicou elo por elo, girou a corrente um pouco para entrar onde deve, tirou um excesso com um pano seco e Acabou. Não tem que inventar nada. Tá ficando desse jeito pois você tá colocando lubrificante demais e onde não deveria.
|
Menos é mais neste caso....
------------- scott single track 95 26" cromo khs 204 full 2012 26"- R.I.P. khs sixfifty 2500 27.5" - 2014 Mongoose XR PRO 29" - 2016 GT Sanction Pro 27.5" - 2015 GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
|
Data: 19 Nov 2023 as 19:42
hug0.dts Escreveu:
|
Pois é, com o lubrificante anterior (um Tectire que na embalagem fala que é base de cera mas eu acho o aspecto dele bem mais fluido/oleoso) eu tava aplicando elo por elo e não percebia nada de anormal. Quando mudei pra esse fui pesquisar sobre a aplicação e em todo vídeo que vi via o pessoal fazendo aquele método de deixar escorrer sobre a corrente enquanto gira o pedivela, aí achei que fosse o jeito certo/recomendado. Na próxima vou experimentar voltar ao método de elo por elo.
Sobre passar nas laterais, eu tô passando porque teve uma vez que lavei a corrente, esperei um pouquinho a mais pra lubrificar e já começou a aparecer uns pontinhos de oxidação, aí pensei "melhor dar uma 'pincelada' de lubrificante também nas laterais pra garantir uma proteção". Não tem risco de oxidar se deixar as laterais "expostas"?
Obrigado!
|
Enviado por: hug0.dts
Data: 19 Nov 2023 as 20:31
Basta tirar o excesso de água depois de lavar, ou então deixar no sol.
|
Data: 19 Nov 2023 as 20:53
hug0.dts Escreveu:
Basta tirar o excesso de água depois de lavar, ou então deixar no sol.
|
Entendi.
Obrigado!
|
Enviado por: stefanob
Data: 20 Nov 2023 as 08:45
a cera tem que ficar dentro dos elos, então aplicar aos poucos e ir girando a corrente pra cera penetrar é o caminho.. quanto mais ficar pra fora, mais partículas pra segurar sujeira quando estiver rodando, e transformar a corrente numa massa pretamas sempre secar bem antes, tirar o excesso da água, e ajuda se girar a corrente tb pq expulsa a água de dentro dos elos - se ficar muita água ali, a cera não entra
qto ao método, na road/speed eu faço um pouco diferente eu faz tempo q não tenho paciência pra aplicar elo por elo, eu faço essa aplicação de deixar escorrer enquanto gira, e aplico dos 2 lados da corrente, tanto no de "dentro" como é o comum, quanto no de fora aplicando ali no cassete mas eu cuido pra escorrer beeeeem pouco, mal aperto o frasco, assim ele vai saindo bem aos poucos e é como se fosse 1 gota por elo. Exige prática, mas não sofro de ficar com a corrente suja, e tem funcionado bem em termos de autonomia/aplicação e vida útil da corrente, então sigo nessa linha
------------- Road Tropix Madrid 2018 https://bit.ly/3Pmxl5S" rel="nofollow - Rodas Superteam 50C https://bit.ly/3PAxna4" rel="nofollow - Perfil Strava
|
Enviado por: dudaoklein
Data: 20 Nov 2023 as 10:37
Agora deixa assim mesmo... não tem problema. Na próxima aplique um pouco menos e remova o excesso. Sua aplicação de limpar a corrente está correta, para o "óleo de cera" é o correto, limpar totalmente a corrente, aplicar o lubrificante e deixar secar. Não recomendo esse "óleo" para usar durante os pedais ou usar na corrente suja.
|
|