Como evitar que vaze ar ao desconectar a válvula?
De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição:: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=103309
Data:: 05 Dez 2023 as 17:02 Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com
Tópico: Como evitar que vaze ar ao desconectar a válvula?
Enviado por: voupeidalar
Assunto: Como evitar que vaze ar ao desconectar a válvula?
Data: 19 Nov 2023 as 09:45
Não sei se eu que realmente sou muito ruim ou se é algo normal, mas toda vez que vou calibrar os pneus da bike (uso uma bomba de pé Starfer ainda nova), ao desconectar a bomba do bico, escapa um pouco de ar. É algo que dura décimos de segundo (às vezes mais, às vezes menos), mas como a pressão nesses pneus é grande não sei quanto ar/pressão isso representa. É difícil também verificar logo na sequência porque quando conecto a bomba também há um vazamento (e nesse caso é maior porque demora um pouquinho mais pra achar o encaixe certo e travar ela), além de que o manômetro só começa a marcar a pressão quando dou uma bombeada.
Segue um vídeo do processo (recomendo assistir com som): https://imgur.com/r7OpmPU" rel="nofollow - https://imgur.com/r7OpmPU
O que eu posso fazer pra evitar essa perda de ar/pressão logo após calibrar os pneus? Aliás, devo me preocupar com isso ou isso é algo normal/inevitável e na real não tem qualquer efeito significativo?
Obrigado!
|
Respostas:
Enviado por: misera
Data: 19 Nov 2023 as 11:08
Vc pode experimentar usar o adaptador de presta pra schradder.
|
Enviado por: dmt06
Data: 19 Nov 2023 as 11:36
Não precisa se preocupar, esse ar que escapa é o que estava dentro da mangueira da bomba e sai quando vc a desconecta da câmara de ar.
|
Enviado por: dmt06
Data: 19 Nov 2023 as 11:37
Data: 19 Nov 2023 as 12:02
misera Escreveu:
Vc pode experimentar usar o adaptador de presta pra schradder. |
Hmm, bem pensado.
Vou experimentar isso da próxima vez e ver se reduz esse "problema".
Obrigado pela dica!
|
Data: 19 Nov 2023 as 12:04
dmt06 Escreveu:
Não precisa se preocupar, esse ar que escapa é o que estava dentro da mangueira da bomba e sai quando vc a desconecta da câmara de ar. |
Será que é só da mangueira? Eu pergunto porque realmente a quantidade de ar (a duração do barulho, na real) varia bastante - essa eo vídeo ficou bem média, têm vezes que vaza só metade e outras vezes vaza bem mais tempo (inclusive numa das vezes demorei tanto que a diferença na pressão ao apertar o pneu foi perceptível) - e imagino que na mangueira fique sempre mais ou menos a mesma quantidade, né?
|
Data: 19 Nov 2023 as 12:05
Tenho uma bomba parecida com essa , sempre que tentei usar essa ponta de bico fino escapou muito mais ar , com o adaptador a ponta desconecta muito mais facilmente e não escapa quase nada.
|
Data: 19 Nov 2023 as 12:09
misera Escreveu:
Tenho uma bomba parecida com essa , sempre que tentei usar essa ponta de bico fino escapou muito mais ar , com o adaptador a ponta desconecta muito mais facilmente e não escapa quase nada. |
Entendi. E você tem experiência com outras bombas pra poder dizer se é um problema específico dessa ou se é uma característica/"limitação" da própria tecnologia presta? Por enquanto minha experiência é só com essa, mesmo, então não consigo ter essa noção de até que ponto é normal e a partir de que ponto não é (apesar de que tenho uma Giyo portátil que nunca precisei usar, vou ver se testo com ela, também, pra comparar).
|
Data: 19 Nov 2023 as 12:32
A minha não é o mesmo modelo da sua , tbm não usei muitas mais parece ser uma característica.
Essa ponta presta parece ter uma borracha ou algo do tipo que prende no bico e vc não consegue soltar ela rapidamente , ela fica bem grudada , no vídeo mesmo eu notei que vc fez toda uma preparação pra tentar puxar ela o mais rapido possível assim que soltasse a trava hehehe , eu tbm fazia a mesma coisa , cheguei a dar umas raladas no dedo tentando tirar ela rápido.
O adaptador de início eu comprei porque a bomba que levo no pedal não tem presta aí resolvi usar ele na bomba de pé , eu acho muito melhor , assim que vc solta a trava a ponta solta na hora não escapa nada.
|
Data: 19 Nov 2023 as 12:37
misera Escreveu:
A minha não é o mesmo modelo da sua , tbm não usei muitas mais parece ser uma característica.
Essa ponta presta parece ter uma borracha ou algo do tipo que prende no bico e vc não consegue soltar ela rapidamente , ela fica bem grudada , no vídeo mesmo eu notei que vc fez toda uma preparação pra tentar puxar ela o mais rapido possível assim que soltasse a trava hehehe , eu tbm fazia a mesma coisa , cheguei a dar umas raladas no dedo tentando tirar ela rápido.
O adaptador de início eu comprei porque a bomba que levo no pedal não tem presta aí resolvi usar ele na bomba de pé , eu acho muito melhor , assim que vc solta a trava a ponta solta na hora não escapa nada. |
Hahaha. Sim, quando vou tirar eu já tendo fazer um pouco de pressão por baixo pra quando soltar a trava eu já estar no esquema. Mas não puxo muito porque fico com medo de quebrar aquele "L" que faz a conexão da mangueira com o encaixe.
|
Enviado por: sascencio
Data: 19 Nov 2023 as 18:21
Eu não me preocuparia...
Só se deve tirar rapidamente o bico da mangueira da válvula, é normal vazar um pouco de ar na retirada da mangueira, mas é uma perda mínima...
------------- *** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
|
Data: 19 Nov 2023 as 19:45
sascencio Escreveu:
Eu não me preocuparia...
Só se deve tirar rapidamente o bico da mangueira da válvula, é normal vazar um pouco de ar na retirada da mangueira, mas é uma perda mínima... |
Pois é, pelos comentários aqui fico mais tranquilo de saber que é algo normal, não eu que não tô sabendo usar. Só preciso praticar um pouquinho mais pra tirar de forma mais "limpa" (sem essa dificuldade aí) - às vezes sai lisinho, rapidinho, outras demora até um pouquinho mais do que no vídeo (uma vez inclusive murchei o pneu ao me embananar, não lembro se na hora de conectar ou desconectar hahaha).
Valeu!!
|
Enviado por: hug0.dts
Data: 19 Nov 2023 as 20:30
Precisa afundar tanto o bico não.
|
Data: 19 Nov 2023 as 20:52
hug0.dts Escreveu:
Precisa afundar tanto o bico não.
|
😅
Na próxima vou experimentar encaixando menos. Imaginava que tinha que ir até o limite.
Valeu!
|
Enviado por: hurry-gurits
Data: 25 Nov 2023 as 23:00
Só para complementar a informação, valvula presta, não presta   Já cansei de câmara nova com 4 meses de uso vazar na base do bico, pode ser continental, kenda ou pirelli.... e ja acontece com 2 rodas diferentes, então não e culpa do aro, nem da forma de encher, pois sempre travo a mão os raios.... já a camara schoreder está lá uns 4 anos e nem sinal de furar ou dar problema
------------- scott single track 95 26" cromo khs 204 full 2012 26"- R.I.P. khs sixfifty 2500 27.5" - 2014 Mongoose XR PRO 29" - 2016 GT Sanction Pro 27.5" - 2015 GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
|
|