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Gravel não ficou boa...

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do Fórum: Gravel
Descrição Fórum: Discussões sobre gravel
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=102607
Data da Impressão: 13 Abr 2024 as 07:04
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Gravel não ficou boa...
Postado Por: ivanortega
Assunto: Gravel não ficou boa...
Data de Publicação: 19 Mai 2023 as 18:58
Montei uma gravel e achei que a bike ficou uma porcaria.
Estou usando um quadro KSW com um grupo Sram APEX 1x11, com pedivela 42 dentes ,cassete Deore M5100 (11x42), a rodas utilizei aros vzan extreme 28 de furos e cubos ARC MT006 e raios de inox e pneus Kenda K180 700x38, o garfo ,canote , selim e guidão é tudo da Tossek de carbono para tentar melhorar o conforto. o peso ficou otimo pelo valor que eu gastei (10.5KG), mas no trecho que eu estou treinando eu estou achando ela ruim de subida e pessima de descida , ela simplesmente não rende em nenhuma das 2 coisas.Cry
onde foi o meu erro?? o Quadro? as rodas? ou os pneus?
no mesmo trecho uso tambem uma MTB Cannondale Trial 5 com pneus 2.25 e relação 38 na frente e 11-50 na traseira onde a bike pesa 15kG e subo melhor e desço melhor que a gravel.






Respostas:
Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 19 Mai 2023 as 19:15
Pneus. Coloque um par decente e você vai ver a mágica acontecer. Se não puder gastar muito, dentre os baratos, o melhorzinho é o Levorin Cyclocross. Pneu bastante solto, mas não muito confortável. Apesar de ser um pneu voltado pro uso urbano, funciona decentemente numa terra batida. Porém, se puder investir nisso, invista e pegue pneus bons. É uma das coisas que faz mais diferença durante o pedal.

Outra coisa, você precisa se atentar a calibragem do pneu. Se for com o pneu cheio demais pra terra ou murcho demais pro asfalto, não vai render mesmo.


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 19 Mai 2023 as 20:36
o pneu Continental Terra Trilha 700x40C seria uma boa escolha? achei com um preço interessante .


Postado Por: misera
Data de Publicação: 19 Mai 2023 as 21:02
Seu erro fou achar que a gravel é tudo que dizem , me deaculpe pela sinceridade.


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 19 Mai 2023 as 21:08
eu queria algo intermediario, mas acabei ficando com um pato (anda desajeitado, nada devagar e voa muito mal! ) 


Postado Por: adrianomtb
Data de Publicação: 19 Mai 2023 as 23:10
Mais um que caiu no conto do vigário.
Se serve de consolo, você não está só.
Já que você tem os limões, pelo menos faça uma limonada. Tem muitos outros iludidos como você, aproveita e vende essa bike pra um deles enquanto ela está nova.


Postado Por: Dragum
Data de Publicação: 19 Mai 2023 as 23:22
Cara,

você saiu de 38x11 pra 42x11, só estaria mais lenta na descida se os FREIOS não te derem segurança ou o terreno não te passar segurança para esses pneus. Por que 42x11 da pra ir rápido sim, principalmente com a posição aero do guidon drop.

O Pneu... bem, consegue ser mais pesado que seu 2.25, provável. Menos aderência também.

Geometria da KSW foi corrigida a um mês, tinha toptube de tamanho fixo, até onde eu sei. Isso pode atrapalhar.

42x42 só é bom se você é um profissional, dependendo da subida. Isso é um problema também, mas se você consegue zerar a subida, era pra ta indo rápido, ou ta com a cadência errada.


O problema da descida na minha opinião: freios e pneu (duvido ter rolado um sti hidraulico)
O problema na subida: cadência errada faz desempenho ir para o BURACO.


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1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 19 Mai 2023 as 23:34
Como é o trecho onde vc está treinando e comparando com a MTB? Estrada de terra boa, ruim, trilha, asfalto?
Os trechos de subida tem qual distância e inclinação em média?

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strava.com/athletes/6410495


Postado Por: cdamaso
Data de Publicação: 20 Mai 2023 as 01:58
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

eu queria algo intermediario, mas acabei ficando com um pato (anda desajeitado, nada devagar e voa muito mal! ) 
Como é o trecho que está treinando e comparando essa gravel com a MTB?

Assim como citaram antes, também acho que os pneus são parte do problema, mas também imagino que uma gravel pode não ser exatamente o que você esperava dela, a gravel é mais rápida que uma MTB no asfalto e mais adequada do que uma speed pra terra, ou seja, menos adequada que uma MTB na terra e mais lenta que uma speed no asfalto, então sim é uma bicicleta pato.

Do meu ponto de vista, intermediário entre a MTB e a speed é na verdade uma MTB hardtail com pneus finos(mas não muito), uma relação 3x10 ou 3x9 com cassete 11-40D e pedivela com coroa menor de 24D e maior de 44D e uma boa suspensão, guidão a gosto do usuário.


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Cattura Sport 2021(Schwalbe Ralph/Ray+tubeless, freios M7120, canote Fastace 100mm)
Velloce Disc 2022
Endorphine(Manitou Markhor, M6100, freios MT410, Michelin Wild Grip'r/Vittoria Saguaro+tubeless)


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 20 Mai 2023 as 08:02
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

o pneu Continental Terra Trilha 700x40C seria uma boa escolha? achei com um preço interessante .


O pessoal usa bastante o Terra Trail e algumas variantes do Schwalbe G-one. Acredito ser uma boa escolha sim, especialmente em comparação a esse Kenda.


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 20 Mai 2023 as 12:08
Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

eu queria algo intermediario, mas acabei ficando com um pato (anda desajeitado, nada devagar e voa muito mal! ) 
Como é o trecho que está treinando e comparando essa gravel com a MTB?

Assim como citaram antes, também acho que os pneus são parte do problema, mas também imagino que uma gravel pode não ser exatamente o que você esperava dela, a gravel é mais rápida que uma MTB no asfalto e mais adequada do que uma speed pra terra, ou seja, menos adequada que uma MTB na terra e mais lenta que uma speed no asfalto, então sim é uma bicicleta pato.

Do meu ponto de vista, intermediário entre a MTB e a speed é na verdade uma MTB hardtail com pneus finos(mas não muito), uma relação 3x10 ou 3x9 com cassete 11-40D e pedivela com coroa menor de 24D e maior de 44D e uma boa suspensão, guidão a gosto do usuário.



Nem precisa ser mais fino. Um Raceking 2.2 com 35 psi e tubeless tem resistencia a rolage m me or que muito pneu de speed até intwrmediário e praticamente todos de "gravel".

Não dá pra gravel acompanhar uma boa hardtail num estradão qualquer, e nem estamos falando do desgaste físico da posição/guidão.

Talvez um Raceking 27,5 x 2.0 com tubeless seja a solução quanto a rolagem, mas ainda vai ficar preso no conceito de "melhor dos 2 mundos" que como sabemos, inexiste.



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Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 20 Mai 2023 as 12:16
o trecho de ida  são 13.5km de estrada asfaltada (otima) e quase 5km de estrada de chão o ganho de elevação são uns 800m. e a volta é o mesmo trecho. com a MTB na banguela chego a 60km/h na gravel nao passo dos 54km/h no drop... antes eu ia de road, sofria muito na ida , mas na volta... eu voava LOL(53-39 na frente e 11-34 na traseira) era uma specialized Allez com grupo rival e rodas Mavic Aksyum com pneus Mavic 700x25. vendi por conta do conforto (ou a falta dele) .


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 20 Mai 2023 as 12:33
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:


Geometria da KSW foi corrigida a um mês, tinha toptube de tamanho fixo, até onde eu sei. Isso pode atrapalhar.



isso que o quadro veio muito mal feito, eu recebi com uns 20 dias de atraso, veio mal pintado, cheio de rebarba com as roscas mal feitas e deu um puta trabalho para montar, fiquei 40 dias fora e chegou logo depois que eu fui, quando voltei não dava para devolver... nunca que eu ia imaginar que viria dessa maneira....


Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 20 Mai 2023 as 12:37
Para melhorar o conforto coloque o pneu mais largo que couber de kevlar. Tem o maxis rumbler que é um dos mais usados. Vittoria Terreno dry que vem na soul seeker.


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 20 Mai 2023 as 14:44
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

o trecho de ida  são 13.5km de estrada asfaltada (otima) e quase 5km de estrada de chão o ganho de elevação são uns 800m. e a volta é o mesmo trecho. com a MTB na banguela chego a 60km/h na gravel nao passo dos 54km/h no drop... antes eu ia de road, sofria muito na ida , mas na volta... eu voava LOL(53-39 na frente e 11-34 na traseira) era uma specialized Allez com grupo rival e rodas Mavic Aksyum com pneus Mavic 700x25. vendi por conta do conforto (ou a falta dele) .


Primeiro troque os pneus por algo melhor. Esse kenda é pra uso urbano, deslocamentos. não tem performance no asfalto muito menos na terra.
Se for possível coloque pneus sem câmara. Isso deve melhorar a performance no asfalto (talvez empate ou supere levemente a MTB), e na terra terá mais controle nas descidas. Mas nunca vai descer rápido e seguro como a MTB, pode se conformar com isso.
Quais freios vc usa?

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strava.com/athletes/6410495


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 20 Mai 2023 as 15:56
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

 
Quais freios vc usa?

uso um ZTTO hidraulico com puxada mecanica e discos da sram, na traseira por conta do quadro compativel com IS tive que colocar um adaptador para flat mount e o disco tive que usar um de 180 Dead


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 20 Mai 2023 as 18:36
E ele segura bem nas descidas? Se o freio for fraco e não passar muita confiança acaba que descemos mais devagar. Nos 3 freios que já usei na Gravel tive esse problema. Fora a questão de geometria, guidão drop, pneus finos e ausência de suspensão, fatores esses que jogam contra em descida nos terrenos ruins.

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strava.com/athletes/6410495


Postado Por: misera
Data de Publicação: 20 Mai 2023 as 20:48
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

E ele segura bem nas descidas? Se o freio for fraco e não passar muita confiança acaba que descemos mais devagar. Nos 3 freios que já usei na Gravel tive esse problema. Fora a questão de geometria, guidão drop, pneus finos e ausência de suspensão, fatores esses que jogam contra em descida nos terrenos ruins.


Chegou a usar aquele zoom mecânico que move as 2 pastilhas ? zoom db680


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 21 Mai 2023 as 11:39
É bem esse que estou usando atualmente. Com STI ele tem pouca potência. Mesmo regulando as pastilhas bem próximas (troquei as ruins originais por Shimano) e usando conduíte bom, só dá alguma coisa de freio quando o STI está encostando no guidão.
Já com guidão flat e manete de vbrake ele até que funciona bem. O problema é a puxada do STi que não conversa bem com ele, fora a rota do conduíte traseiro que faz muitas dobras até chegar na pinça.

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strava.com/athletes/6410495


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 21 Mai 2023 as 12:17
Pará melhorar o freio, pode tentar essa dica do rei das gambiarras




Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 21 Mai 2023 as 12:24
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:


Geometria da KSW foi corrigida a um mês, tinha toptube de tamanho fixo, até onde eu sei. Isso pode atrapalhar.



isso que o quadro veio muito mal feito, eu recebi com uns 20 dias de atraso, veio mal pintado, cheio de rebarba com as roscas mal feitas e deu um puta trabalho para montar, fiquei 40 dias fora e chegou logo depois que eu fui, quando voltei não dava para devolver... nunca que eu ia imaginar que viria dessa maneira....


Nesse caso, você poderia ter solicitado a troca por se tratar de vício oculto, que só é percebido bem depois do momento da aquisição. O período de garantia legal também serve para isso.


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 21 Mai 2023 as 16:01
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Nesse caso, você poderia ter solicitado a troca por se tratar de vício oculto, que só é percebido bem depois do momento da aquisição. O período de garantia legal também serve para isso.

Ja pensei nisso, eu  comprei os pneus Continental Terra Trilha 700x40c (R$ 360,00 o par) e vou fazer o tubeless nele, caso não melhore vou partir para outro quadro, estava olhando o BXT Gravel de carbono (R$ 2250,00 no Ali + uns R$ 750,00 de imposto) ou um Cannondale Topstone 3 ( R$ 4750,00 no ML) o BXT Gravel eu tenho um pouco de receio por conta de não ter nada na internet falando dele.


Postado Por: adrianomtb
Data de Publicação: 21 Mai 2023 as 17:33
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Nesse caso, você poderia ter solicitado a troca por se tratar de vício oculto, que só é percebido bem depois do momento da aquisição. O período de garantia legal também serve para isso.


Ja pensei nisso, eu  comprei os pneus Continental Terra Trilha 700x40c (R$ 360,00 o par) e vou fazer o tubeless nele, caso não melhore vou partir para outro quadro, estava olhando o BXT Gravel de carbono (R$ 2250,00 no Ali + uns R$ 750,00 de imposto) ou um Cannondale Topstone 3 ( R$ 4750,00 no ML) o BXT Gravel eu tenho um pouco de receio por conta de não ter nada na internet falando dele.

Desculpe a sinceridade, mas você vai entrar numa espiral interminável de gastos com essa bike. Só vai enterrar mais dinheiro e no final vai continuar frustrado.


Postado Por: Dragum
Data de Publicação: 21 Mai 2023 as 19:48
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Mas nunca vai descer rápido e seguro como a MTB, pode se conformar com isso.

Esse ai nunca viu uma prova de gravel com a galera a 70km/h nas descidas de estrada de chão.

EU já falei, vocês me ignoram:

Descida: Pneu e freio.
Subida: Relação pra ficar na cadência certa.

Só isso.


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1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 21 Mai 2023 as 19:52
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Nesse caso, você poderia ter solicitado a troca por se tratar de vício oculto, que só é percebido bem depois do momento da aquisição. O período de garantia legal também serve para isso.

Ja pensei nisso, eu  comprei os pneus Continental Terra Trilha 700x40c (R$ 360,00 o par) e vou fazer o tubeless nele, caso não melhore vou partir para outro quadro, estava olhando o BXT Gravel de carbono (R$ 2250,00 no Ali + uns R$ 750,00 de imposto) ou um Cannondale Topstone 3 ( R$ 4750,00 no ML) o BXT Gravel eu tenho um pouco de receio por conta de não ter nada na internet falando dele.


Acho que primeiro você deveria ver se consegue se adaptar a esse estilo de bike. Se tomar gosto, aí sim vale investir, mas eu não investiria apenas no quadro, pegaria logo uma bike completa. Será um negócio bem melhor.


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 22 Mai 2023 as 00:52
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Mas nunca vai descer rápido e seguro como a MTB, pode se conformar com isso.


Esse ai nunca viu uma prova de gravel com a galera a 70km/h nas descidas de estrada de chão.

EU já falei, vocês me ignoram:

Descida: Pneu e freio.
Subida: Relação pra ficar na cadência certa.

Só isso.



Me refiro à Gravel do autor deste tópico. Nunca que ele vai conseguir descer com a mesma velocidade e controle em terreno ruim, que consegue descer com a MTB que ele cita.
Um pro-tour ou ciclista muito habilidoso e com uma Gravel de competição é bem diferente de um entusiasta com uma KSW montada com componentes mais simples.

Em terreno ruim (não as estradas de terra perfeitas da Europa que são melhores que muito asfalto tupiniquim), uma MTB é bem mais apropriada que uma Gravel, sobretudo nas descidas (descida tupiniquim de verdade com curvas, pedra, buraco, costela, onde precisa escolher a linha, controlar a bike, frear...).


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strava.com/athletes/6410495


Postado Por: misera
Data de Publicação: 22 Mai 2023 as 02:40
Descida não é só pneu e freio , a menos que vc só desça em uma estrada reta...

Se for ver vídeos e pros que são fora da curva , tem gente que desce whistler saltando de gravel pra ganhar view , o outro lá fazia trial de road e tem uma coisa em comum na catreira da maioria deles , vários acidentes mais isso nem sempre se mostra.

70km/h é fácil dar na descida , aposto que o autor conseguiria se quisesse , mais basta quslquer coisa uma vala uma pedra um pneu que fura um gato atravessando a rua um mosquito no olho pra vc se lascar.


Postado Por: TGTECH
Data de Publicação: 22 Mai 2023 as 08:21
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Nesse caso, você poderia ter solicitado a troca por se tratar de vício oculto, que só é percebido bem depois do momento da aquisição. O período de garantia legal também serve para isso.


Ja pensei nisso, eu  comprei os pneus Continental Terra Trilha 700x40c (R$ 360,00 o par) e vou fazer o tubeless nele, caso não melhore vou partir para outro quadro, estava olhando o BXT Gravel de carbono (R$ 2250,00 no Ali + uns R$ 750,00 de imposto) ou um Cannondale Topstone 3 ( R$ 4750,00 no ML) o BXT Gravel eu tenho um pouco de receio por conta de não ter nada na internet falando dele.

Desculpe a sinceridade, mas você vai entrar numa espiral interminável de gastos com essa bike. Só vai enterrar mais dinheiro e no final vai continuar frustrado.


Não vou usar maioria para definir, mas muitos tem a pretensão de montar uma gravel  usando um misto de coisas que no final nao conversam bem (no meu tempo de enduro de moto, chamávamos de Xtudo).

Montar uma bike peça a peça sem receita, precisa ter experencia e saber exatamente oque cada escolha traz de beneficio ou prejuízo. Assim é possível chamar de projeto... 

e para correção, serão gastos e mais gastos e provavelmente ainda no acho disso, acho aquilo, etc etc etc. 

E ai vem o pior, julgar a experiencia de entrada com expectativa alta e frustração das primeiras voltas. 




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MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox


Postado Por: Pabloebani
Data de Publicação: 22 Mai 2023 as 12:09
Olha eu não tenho uma gravel e percebo uma coisa.
Gravel só talvez fique bacana se for de carbono. O quadro de aluminio com pneus "duros" é só pra levar pancada em estrada de chão. O quadro influencia na leitura do terreno, se o ciclista não souber ler junto lascou-se a performance.
Se é pra ter gravel de aluminio melhor uma HT com pneus 2.0 e garfo rígido então.

Por experiências que fiz no MTB, pneu duro perde performance em terra. Eu ando melhor com a MTB com 22psi do que com 25psi que andava antes. Se não tiver um quadro pra absorver essa vibração excessiva gerada pelos pneus não vai rolar velocidade nem em descida.

Tudo bem que meu parâmetro é MTB, mas a física das coisa não deve ser tão absurdamente diferente numa Gravel.


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 22 Mai 2023 as 19:24
quando eu falo em descidas eu falo em estrada asfaltada , queria algo melhor que a MTB e claro que eu imaginava que seria inferior a uma road, mas não esperava algo inferior a MTB. a MTB que eu uso tem o aros WTB sx19 e cubos novatec D041SB/D042SB (800g) e na gravel uso aro VZAN extreme com cubos ARC MT006 (391g) será que eu caguei nesse cubo? 


Postado Por: TGTECH
Data de Publicação: 22 Mai 2023 as 20:00
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

quando eu falo em descidas eu falo em estrada asfaltada , queria algo melhor que a MTB e claro que eu imaginava que seria inferior a uma road, mas não esperava algo inferior a MTB. a MTB que eu uso tem o aros WTB sx19 e cubos novatec D041SB/D042SB (800g) e na gravel uso aro VZAN extreme com cubos ARC MT006 (391g) será que eu caguei nesse cubo? 


Ivan, tenho MTB HT pneus 2.25, Gravel pneu 40mm e Gravel com relação e pneu road (28mm). 
A "Road" é a mais rápida, depois a gravel e logo atras a MTB, considerando uso em asfalto. Na descida então, fica bem mais perceptível. 
Faz o primeiro investimento em um belo par de pneus. Para gravel que anda em boas estradas e asfalto, gosto muito do pathfinder da Specialized, rola muito bem, duravel e bem resistente a furos. Uso e o unico ponto que poderia ser melhor é o valor....

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MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox


Postado Por: Dragum
Data de Publicação: 22 Mai 2023 as 20:03
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:

Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

quando eu falo em descidas eu falo em estrada asfaltada , queria algo melhor que a MTB e claro que eu imaginava que seria inferior a uma road, mas não esperava algo inferior a MTB. a MTB que eu uso tem o aros WTB sx19 e cubos novatec D041SB/D042SB (800g) e na gravel uso aro VZAN extreme com cubos ARC MT006 (391g) será que eu caguei nesse cubo? 


Ivan, tenho MTB HT pneus 2.25, Gravel pneu 40mm e Gravel com relação e pneu road (28mm). 
A "Road" é a mais rápida, depois a gravel e logo atras a MTB, considerando uso em asfalto. Na descida então, fica bem mais perceptível. 
Faz o primeiro investimento em um belo par de pneus. Para gravel que anda em boas estradas e asfalto, gosto muito do pathfinder da Specialized, rola muito bem, duravel e bem resistente a furos. Uso e o unico ponto que poderia ser melhor é o valor....

Esse pneu é muito foda mesmo. Agora não adianta nada o pneu se você tem um freio mecânico que não funciona, ou vai devagar, ou com risco de morte.


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1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross


Postado Por: Solito
Data de Publicação: 22 Mai 2023 as 22:21
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

quando eu falo em descidas eu falo em estrada asfaltada , queria algo melhor que a MTB e claro que eu imaginava que seria inferior a uma road, mas não esperava algo inferior a MTB. a MTB que eu uso tem o aros WTB sx19 e cubos novatec D041SB/D042SB (800g) e na gravel uso aro VZAN extreme com cubos ARC MT006 (391g) será que eu caguei nesse cubo? 

Duas coisas...
1 - Acho que sua expectativa da gravel contribuiu muito para essa aparente decepção...
2 - MTB na descida de asfalto dá uma segurança tremenda, numa eventualidade de buraco no asfalto, pedras, desnível do acostamento, tem muita chance de ser só um susto...
Você já andou em outra gravel para ver se ela se comporta como a sua ?


Postado Por: Pabloebani
Data de Publicação: 23 Mai 2023 as 08:32
Parei pra analisar agora, esse Kenda é quase mais pesado que um pneu de MTB. Esse peso todo na roda influencia na aceleração dela e no "lançante" acaba freando naturalmente a bike. Coloque uns pneus minimamente decentes na bike.
Eu sempre usei pneus baratos, mas quando pus uns pneus de verdade na MTB, não só pelo tubeless, mas a bike anda que é um foguetinho.


Postado Por: RodolfoMTB
Data de Publicação: 24 Mai 2023 as 08:18
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Parei pra analisar agora, esse Kenda é quase mais pesado que um pneu de MTB. Esse peso todo na roda influencia na aceleração dela e no "lançante" acaba freando naturalmente a bike. Coloque uns pneus minimamente decentes na bike.
Eu sempre usei pneus baratos, mas quando pus uns pneus de verdade na MTB, não só pelo tubeless, mas a bike anda que é um foguetinho.


Concordo, pneus tem grande interferência no prazer de pedalar, podem avacalhar ou ajudar muito. O problema é que estão caros e são justamente os componentes que trocamos com mais frequência (se cuida direito da relação). O "X" da questão, para quem não tem ou não quer torrar muita $, é achar um pneu com bom custo-benefício que agrade.

Estou fugindo das rodovias e querendo "gravelizar"minha speed/commuter, Triban 520 ano 2015 trocando apenas os pneus. Ela tem freios e espaço que aceitam bem pneus até a medida 35c (talvez mais, mas pode melecar o freio com o quadro raspando o barro). Possui um quadro de aluminio com geometria bem confortável, tem até a inscrição "all conditions ride", rende bem e tem garfo de carbono. Roda "bem" em estradão de terra batida com pneus 28mm, mas não tem como pegar velocidade com segurança, já em calçamento de pedra é uma desgraça. Se for surpreendido com chuva o aro sujo de barro não permite passar de 20 km/h na descida, pq nenhum santo ajuda a parar.

Indicam algum pneu até 35c para rodar em estradão de terra batida (terreno seco) em boas condições e na cidade eventualmente? O par até 600 reais.

Sds!


Postado Por: RodolfoMTB
Data de Publicação: 24 Mai 2023 as 08:30
Estou cogitando os Continental Trail ShieldWall PureGrip 700 Tubeless (35c) que estão saindo o par por 357 reais na Bikeinn (se for taxado por 571 reais). As avaliações lá dizem que ele é tudo de bom, mas não conheço ninguém que já teve deles. Se bem que não conheço nenhum de vocês também...rs


Postado Por: Pabloebani
Data de Publicação: 24 Mai 2023 as 08:35
Fazendo uma pesquisa rápida no ML.
Vittoria é boa indicação
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2222173326-pneu-vittoria-terreno-dry-gravel-700x38-tubeless-_JM#position=19&search_layout=stack&type=item&tracking_id=90242249-316b-4dcc-88c8-8a422bfead75

Kenda Rambler
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2152589084-pneu-maxxis-700-x-40-rambler-gravel-ciclocross-tr-silkshield-_JM#position=43&search_layout=stack&type=item&tracking_id=90242249-316b-4dcc-88c8-8a422bfead75

Chato que pra gravel, que ta na moda, os pneus estão caros, não tem um meio termo, ou é pneu Levorin de R$80 ou de marca custando R$300 e geralmente medida de 40 a 42. Só os baratinhos se encontra na medida 35 ou 38.

Não tive como comparar, mas já usei o Levorin Cyclocross 38c. Eu achei ele decente, rodava mais em cidade e algumas ruas de terra por aqui. Nunca tive situações de exigir o pneus, como barro, piso molhado. Como não buscava rendimento ele me servia, agora se se compara a um pneu um pouco mais caro ou se é melhor que o Kenda que está usando já não sei.

Um jeito mais em conta é partir pro Bikeinn e tentar a sorte de não ser taxado. Eu já peguei pneus lá e sairam 60% do valor dos Schwalbe aqui. Mesmo pagando frete pra cada pneu separado e não fui taxado. Big smile

Fora a variedade absurda de modelos que nem sonhamos em encontrar por aqui.


Postado Por: TGTECH
Data de Publicação: 24 Mai 2023 as 08:40

Nunca usei, mas falam bem pra caramba dos Panacer. 

Segue o link do bikeinn 

https://www.tradeinn.com/bikeinn/pt/panaracer-pneu-gravel-gravelking-sk-/138492600/p" rel="nofollow - https://www.tradeinn.com/bikeinn/pt/panaracer-pneu-gravel-gravelking-sk-/138492600/p



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MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox


Postado Por: RodolfoMTB
Data de Publicação: 24 Mai 2023 as 08:54
Obrigado pelas indicações, os dois primeiros do ML são bem leves, mas estão acima dos 35c. Boa a dica de pagar dois fretes para evitar a taxação.

Vou considerar este Panaracer, não é leve, mas como abortei o gasto com aros tubeless, os clincher com mais borracha furam menos. O desenho dele parece segurar bem nas curvas mesmo, como consta na avaliação do site, se pegar deles depois volto aqui para passar minhas impressões.

Valeu!


Postado Por: BrunoRHCP
Data de Publicação: 24 Mai 2023 as 09:40
Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

eu queria algo intermediario, mas acabei ficando com um pato (anda desajeitado, nada devagar e voa muito mal! ) 
Como é o trecho que está treinando e comparando essa gravel com a MTB?

Assim como citaram antes, também acho que os pneus são parte do problema, mas também imagino que uma gravel pode não ser exatamente o que você esperava dela, a gravel é mais rápida que uma MTB no asfalto e mais adequada do que uma speed pra terra, ou seja, menos adequada que uma MTB na terra e mais lenta que uma speed no asfalto, então sim é uma bicicleta pato.

Do meu ponto de vista, intermediário entre a MTB e a speed é na verdade uma MTB hardtail com pneus finos(mas não muito), uma relação 3x10 ou 3x9 com cassete 11-40D e pedivela com coroa menor de 24D e maior de 44D e uma boa suspensão, guidão a gosto do usuário.

Ótima configuração, só tiraria a suspa e colocaria um bom garfo de carbono.


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https://www.strava.com/athletes/605290


Postado Por: BrunoRHCP
Data de Publicação: 24 Mai 2023 as 09:41
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

o trecho de ida  são 13.5km de estrada asfaltada (otima) e quase 5km de estrada de chão o ganho de elevação são uns 800m. e a volta é o mesmo trecho. com a MTB na banguela chego a 60km/h na gravel nao passo dos 54km/h no drop... antes eu ia de road, sofria muito na ida , mas na volta... eu voava LOL(53-39 na frente e 11-34 na traseira) era uma specialized Allez com grupo rival e rodas Mavic Aksyum com pneus Mavic 700x25. vendi por conta do conforto (ou a falta dele) .

Sou daqui tb. Q trecho é esse?


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https://www.strava.com/athletes/605290


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 24 Mai 2023 as 10:05
opa!! esse é o trecho de Joaquim Egidio.


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 29 Mai 2023 as 16:28
os pneus chegaram , esse foi rápido !  para o tubeless estava vendo um kit da ARStop no ML alguem conhece ou recomenda algum?




Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 29 Mai 2023 as 17:42
No canal GCN do YouTube, testaram 2 gravels. A gravel com guidão flat foi mais rápida que a de guidão curvo.
Eu meio que desconfio disso....

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Antonio Carlos


Postado Por: cdamaso
Data de Publicação: 29 Mai 2023 as 18:29
Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

No canal GCN do YouTube, testaram 2 gravels. A gravel com guidão flat foi mais rápida que a de guidão curvo.
Eu meio que desconfio disso....
Por guidão curvo você se refere ao drop? Se sim então acho que depende do teste, se foi mais rápido no asfalto ou no estradão bom onde se favorecem médias mais altas eu desconfiaria do resultado também, agora se foi no estradão ruim cheio de cascalho e buracos ou em estradinhas fechadas cheias curvas eu acho que está certo.

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Cattura Sport 2021(Schwalbe Ralph/Ray+tubeless, freios M7120, canote Fastace 100mm)
Velloce Disc 2022
Endorphine(Manitou Markhor, M6100, freios MT410, Michelin Wild Grip'r/Vittoria Saguaro+tubeless)


Postado Por: TGTECH
Data de Publicação: 29 Mai 2023 as 21:09
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

os pneus chegaram , esse foi rápido !  para o tubeless estava vendo um kit da ARStop no ML alguem conhece ou recomenda algum?




Eu uso as valvulas e fitas da Airstop e o selante da Joe´s 




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MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 29 Mai 2023 as 21:29
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

os pneus chegaram , esse foi rápido !  para o tubeless estava vendo um kit da ARStop no ML alguem conhece ou recomenda algum?




Bota rápido nisso!

Aqui tô usando válvula genérica e selante Dumello. O problemas desse selante é que tem mais amônia que o habitual, porém veda mais rápido e o preço é bem mais baixo. Já usei o Arstop e funciona bem também. Tem um preço mediano.

Na válvula, só algumas bem mais caras que são diferenciadas. Esses mais baratas são todas iguais. Em algum momento vão entupir. Aí você substituir o núcleo (baratinho na China) ou então desmontar e limpar.

Fita, meio que tanto faz se não for usar pressão alta. Na minha coloquei a da Algoo com uma camada de fita isolante por baixo.




Postado Por: Dragum
Data de Publicação: 30 Mai 2023 as 01:24
Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

No canal GCN do YouTube, testaram 2 gravels. A gravel com guidão flat foi mais rápida que a de guidão curvo.
Eu meio que desconfio disso....

Gravel minhas bolas, uma híbrida fitness... MUITO mais antiga que as Gravel modernas. Respeito. Mas as bikes era idênticas sim, só mudava o guidon e consequencias.


E só ganhou porque o cara usou a posição super homem - mais aero que guidon drop -, quando foi normal foi perto do empate...


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1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross


Postado Por: dabliuagaeme
Data de Publicação: 30 Mai 2023 as 08:19
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

Montei uma gravel e achei que a bike ficou uma porcaria.
.... a rodas utilizei aros vzan extreme 28 de furos e cubos ARC MT006 e raios de inox ....... mas no trecho que eu estou treinando eu estou achando ela ruim de subida e pessima de descida , ela simplesmente não rende em nenhuma das 2 coisas.Cry

Eu também montei rodas com aros Vzan Extreme mas com cubos ZTTO M1 e logo de cara pecebi que estava pesado nas subidas e não rendia nas descidas, agarrando bastante em comparação aos cubos Shimano anteriores que usei. Após 3 meses de sofrimento levei na oficina e pedi para revisar os cubos e usar graxa Shimano , o mecânico me disse que tinha pouca graxa e de qualidade duvidosa...após isso a bike ficou bem mais amigável e divertida nas descidas.


Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 31 Mai 2023 as 15:47
eu to montando uma gravel full aliexpress com o quadro da bxt, só que o mecânico que tá montando falou que o cambio dianteiro que comprei não é compatível, é um câmbio da sensah, não tô entendendo porque não é compatível, nunca pensei que ia ter problema com câmbio dianteiro  




Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 31 Mai 2023 as 15:50

será que é por conta do tamanho da pedivela com 50 dentes pra um quadro de gravel??


Postado Por: BrunoRHCP
Data de Publicação: 31 Mai 2023 as 16:04
Originalmente postado por Jhonnyrj Jhonnyrj escreveu:


será que é por conta do tamanho da pedivela com 50 dentes pra um quadro de gravel??
Respondeu ao mecânico com um simples "Porque?" Qual foi a resposta dele? Ele não indicou o modelo certo?


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https://www.strava.com/athletes/605290


Postado Por: TGTECH
Data de Publicação: 31 Mai 2023 as 16:12
Originalmente postado por Jhonnyrj Jhonnyrj escreveu:

eu to montando uma gravel full aliexpress com o quadro da bxt, só que o mecânico que tá montando falou que o cambio dianteiro que comprei não é compatível, é um câmbio da sensah, não tô entendendo porque não é compatível, nunca pensei que ia ter problema com câmbio dianteiro  



Pode ser com a puxada do cabo?



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MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 31 Mai 2023 as 18:18
Originalmente postado por Jhonnyrj Jhonnyrj escreveu:


será que é por conta do tamanho da pedivela com 50 dentes pra um quadro de gravel??


Se você pegou uma relação de MTB, o problema é que a puxada do câmbio dianteiro não é compatível com um STI. Sendo assim, é preciso usar um câmbio de road.


Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 31 Mai 2023 as 19:21
Ele disse que é por conta do conduíte me mandou essa foto

Olhando no YouTube eu vi que não chega a aparecer conduíte, só o cabo

Ele disse que não sabe como prender o conduíte no quadro, fala que se fizer igual tá no vídeo o conduíte vai correr, não entendi direito a explicação


Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 31 Mai 2023 as 19:22
É o sensah Empire pro, é de road


Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 31 Mai 2023 as 19:28
E também tá com essa folga no câmbio traseiro mas quando aciona a mola parece que diminui, é assim mesmo?? https://streamable.com/pkionm


Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 31 Mai 2023 as 21:16


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 31 Mai 2023 as 22:32
Ele pode ter passado o conduíte do câmbio no buraco pro freio. No link abaixo dá para ver como são os furos, mas não sei se é igual ao seu quadro.

https://www.bxtcycle.com/carbon-gravel-bike-frame_p56.html" rel="nofollow - https://www.bxtcycle.com/carbon-gravel-bike-frame_p56.html


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 31 Mai 2023 as 22:44
Realmente não é esse quadro, é outro modelo.

Bom, o princípio é o mesmo. Nesse vídeo, quando ele joga as peças da direção na mesa dá para ver que há o que parece ser um cable stopper com dois furos. A partir dali o cabo talvez siga por um cateter. Ele não deve ter se ligado nisso.


https://m.youtube.com/watch?v=cPpxxmEj4KE" rel="nofollow - https://m.youtube.com/watch?v=cPpxxmEj4KE


Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 31 Mai 2023 as 22:52
Aonde tem esse cable stopper no vídeo ?? Eu não vi


Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 01 Jun 2023 as 12:31
Esse cambio acho que precisa que o quadro tenha um apoio para o conduíte. Existe 3 tipos de puxada do cambio dianteiro. Por cima em bikes mais basicas. Por baixo. Geralmente em roads e side swing em mtbs intermediarias. Tem que ver qual cambio dianteiro o indicado para esse quadro.


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 01 Jun 2023 as 13:10
Originalmente postado por Jhonnyrj Jhonnyrj escreveu:

Aonde tem esse cable stopper no vídeo ?? Eu não vi


Esquece. Na verdade, é o suporte do câmbio dianteiro.


Mas a bike deveria vir com dois catéteres para passagem dos cabos de câmbio. Ou seja, o conduíte para na direção mesmo.



Você também pode entrar em contato com o vendedor e solicitar suporte nisso.


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 01 Jun 2023 as 17:50
é esse quadro BXT que eu tava vendo, quanto saiu o imposto dele?


Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 02 Jun 2023 as 03:15



O quadro é feito para usar guidão integrado. E a puxada do cambio dianteiro é por baixo mesmo.





Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 02 Jun 2023 as 08:47
o chines declarou 120 dolares, esqueci quanto deu, 60% + 15 reais, muita sorte


Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 02 Jun 2023 as 08:50
 é obrigatório o conduíte ficar preso?  

https://youtube.com/.../UgkxJqX7XZgI36yA1aOsaFH-LLqq2GGLDaVf nesse video aqui não chega a aparecer o conduíte, tipo o meu quadro, 

https://youtu.be/jKzA-QVyBWo nesse video o conduíte fica pra fora só que solto, ele fica se mexendo


Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 02 Jun 2023 as 19:03
Originalmente postado por Jhonnyrj Jhonnyrj escreveu:

 é obrigatório o conduíte ficar preso? 




O conduite tem que ficar preso nas duas pontas para não ficar correndo para lá e para cá. Só o cabo que tem que correr para a troca de marcha ser precisa.


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 04 Jun 2023 as 17:00
hoje testei a gravel com os pneus novos, o conforto do tubeless realmente é absurdo, a bike mudou muito valeu pelas dica!


Postado Por: igorbergami
Data de Publicação: 08 Jun 2023 as 16:47

Cara, mata minha dúvida por favor... Esse aro WTB SX19, é tubeless ready?


Postado Por: igorbergami
Data de Publicação: 08 Jun 2023 as 16:49
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

quando eu falo em descidas eu falo em estrada asfaltada , queria algo melhor que a MTB e claro que eu imaginava que seria inferior a uma road, mas não esperava algo inferior a MTB. a MTB que eu uso tem o aros WTB sx19 e cubos novatec D041SB/D042SB (800g) e na gravel uso aro VZAN extreme com cubos ARC MT006 (391g) será que eu caguei nesse cubo? 


Alguém sabe dizer se o Aro WTB SX19 aceita fazer tubeless?


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 08 Jun 2023 as 20:19
Aceitar até aceita, mas torça para o pneu não esvaziar. Não, ele não é tubeless ready.


Postado Por: igorbergami
Data de Publicação: 09 Jun 2023 as 14:59
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Aceitar até aceita, mas torça para o pneu não esvaziar. Não, ele não é tubeless ready.

Mas como assim? Então consigo fazer tubeless, porém não posso usar com pressão mto baixa nos pneus... É isso?

Gosto de andar com o pneu com mais pressão, pois sinto que a rolagem no asfalto fica mais "lisa"...


Postado Por: Dragum
Data de Publicação: 09 Jun 2023 as 18:42
Originalmente postado por igorbergami igorbergami escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Aceitar até aceita, mas torça para o pneu não esvaziar. Não, ele não é tubeless ready.

Mas como assim? Então consigo fazer tubeless, porém não posso usar com pressão mto baixa nos pneus... É isso?

Gosto de andar com o pneu com mais pressão, pois sinto que a rolagem no asfalto fica mais "lisa"...

Ele ta tentando te agradar. Não faz não porque não é TR. Pode te deixar na mão.


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1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 09 Jun 2023 as 20:02
Originalmente postado por igorbergami igorbergami escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Aceitar até aceita, mas torça para o pneu não esvaziar. Não, ele não é tubeless ready.

Mas como assim? Então consigo fazer tubeless, porém não posso usar com pressão mto baixa nos pneus... É isso?

Gosto de andar com o pneu com mais pressão, pois sinto que a rolagem no asfalto fica mais "lisa"...


Você consegue fazer a instalação de pneus tubeless em basicamente qualquer aro (desde que os pneus sejam tubeless, obviamente), porém em aros que não são próprios para tubeless acontece o seguinte:

- Encaixar o pneu num aro que não é TR é bem mais trabalhoso e vai exigir compressor;
- Se o pneu esvaziar, ele vai destalonar e você só vai conseguir encher de novo com compressor;
- Há risco maior do pneu destalonar em algumas situações, especialmente quando a pilotagem é mais agressiva.

Eu já usei assim, mas não acho que valha a pena, mesmo fazendo por conta própria. O trabalho é bem maior do que quando se usa pneus e aros adequados. Se quer usar tubeless, use uma roda apropriada.


Postado Por: igorbergami
Data de Publicação: 11 Jun 2023 as 16:58
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por igorbergami igorbergami escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Aceitar até aceita, mas torça para o pneu não esvaziar. Não, ele não é tubeless ready.

Mas como assim? Então consigo fazer tubeless, porém não posso usar com pressão mto baixa nos pneus... É isso?

Gosto de andar com o pneu com mais pressão, pois sinto que a rolagem no asfalto fica mais "lisa"...


Você consegue fazer a instalação de pneus tubeless em basicamente qualquer aro (desde que os pneus sejam tubeless, obviamente), porém em aros que não são próprios para tubeless acontece o seguinte:

- Encaixar o pneu num aro que não é TR é bem mais trabalhoso e vai exigir compressor;
- Se o pneu esvaziar, ele vai destalonar e você só vai conseguir encher de novo com compressor;
- Há risco maior do pneu destalonar em algumas situações, especialmente quando a pilotagem é mais agressiva.




Show de bola... Obrigado pela explicação... Vou me organizar pra dps que a GT chegar, eu realizar a troca dos aros... Tem indicação para aro com bom custo x benefício? Ouvi dizer sobre alguns Vzan

Eu já usei assim, mas não acho que valha a pena, mesmo fazendo por conta própria. O trabalho é bem maior do que quando se usa pneus e aros adequados. Se quer usar tubeless, use uma roda apropriada.


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 11 Jun 2023 as 20:38
Strike Pro é sem erro, mas se tiver mais apertado, pode ir no Extreme Pro. Ambos são TR.


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 12 Jun 2023 as 11:42
acredito que funcione, eu fiz o tubeless no extreme pro, e foi de primeira coloquei o kit arstop. na primeira enchida ja deu os estalos e o pneu grudou no aro, não foi facil tirar para colocar o selante.o pneu. sendo TR acho que vai de boa. pelo conforto que deu na gravel vou fazer o teste no MTB.


Postado Por: guardieiro
Data de Publicação: 10 Jul 2023 as 13:52
Cara, show de bola esse quadro. Parabéns!
Como foi o processo de importação?
Direto na loja da bxt no Aliexpress? Como foram as taxas/impostos?

Encontrou algum review do quadro antes?
Ele tem furação para bagageiro próximo ao canote e à blocagem traseira, certo?


Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 10 Jul 2023 as 21:39
Sim no AliExpress, taxa é garantida pelo tamanho, vem por são Paulo ou rio de janeiro invés de Curitiba, não achei nenhum review dele, acho que até hoje não tem


Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 10 Jul 2023 as 21:40
Comprei um bagageiro deve chegar amanhã, Bagageiro Mtb Aluminio Mik Backrack Bontrager, paguei quase 500 reais com o frete, tô rezando pra dar certo


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 18 Jul 2023 as 10:14
Originalmente postado por Jhonnyrj Jhonnyrj escreveu:

Comprei um bagageiro deve chegar amanhã, Bagageiro Mtb Aluminio Mik Backrack Bontrager, paguei quase 500 reais com o frete, tô rezando pra dar certo

O que vc ta achando do quadro BXT? o meu KSW ta torto e a fabrica vai trocar, mas já estou indo para a 3 semana de espera. to quase pegando um BXT desse.


Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 23 Jul 2023 as 14:49
Pega logo antes do AliExpress atualizar e cobrar o imposto na hora da compra


Postado Por: graspa
Data de Publicação: 15 Ago 2023 as 16:31
eu li o post hoje, eu sempre tive bike simples, e mesmo em bike simples percebi boa diferença em sair de um pneu mais simples pra um continental 42mm (esta bike peguei simples e fui fazendo alterações pra se aproximar do gravel , garfo rigido, guidão estilo surly corner bar, eu tive speed simples e quis evitar os perigos da BR e pedalar em estradão )
exemplo de como tá minha bike agora, acabei de mudar pra relação 1x11, ainda vou por coroa 38d, cambio xt, estava antes com 21v catraca ainda 




Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 21 Ago 2023 as 16:13
entregaram um quadro novo com a geometria nova, melhorou muito . so preciso agora pegar um disco da sram de 180mm para a traseira pq o adaptador de 160mm Flat Mount > Post mout não serviu...






Postado Por: graspa
Data de Publicação: 22 Ago 2023 as 08:24
Originalmente postado por ivanortega ivanortega escreveu:

entregaram um quadro novo com a geometria nova, melhorou muito . so preciso agora pegar um disco da sram de 180mm para a traseira pq o adaptador de 160mm Flat Mount > Post mout não serviu...




muito bonita a bike, penso em futuramente trocar meu quadro por um gravel , que tamanho de pneus este ? 
acredito pelo desenho do quadro que tá com bom desempenho pra velocidade , misturando bem a geometria de speed e mtb ao que me parece


Postado Por: ivanortega
Data de Publicação: 22 Ago 2023 as 15:10
opa . o pneu é 700x40 e ta no tubeless , é muito confortavel mais que o 29x 2,25 com camara da MTB. 


Postado Por: allanhenriquers
Data de Publicação: 01 Set 2023 as 10:12
você fez esse teste? hardtail x gravel no estradão batido? (essencialmente as duas bem encaixadas para vc?)
tenho uma HT e uma gravel as duas na faixa de 6k, tive ganhos entre 15 e 20% na gravel em relação a HT...  plano e subida a gravel arrebenta a HT no estradão batido e asfalto.. e toma uma surra homérica nas descidas e terrenos muito ruins / tecnicos.

quanto a conforto, há uma grande relatividade nesse conceito, a HT é beeemmmmm mais macia e a postura mais relaxada, a gravel responde MUITO mais, isso dá uma sensação de encaixe quase como se ela fosse parte do corpo! 

de fato a Gravel é um pato, não voa como a águia e não nada como peixe, mas nada absurdamente melhor que a águia e voa extremamente melhor que o peixe... Gravel não é para todo mundo... isso não significa que é boa ou ruim, apenas que pode não ser o ideal para você.



Postado Por: allanhenriquers
Data de Publicação: 01 Set 2023 as 10:25
a geometria da gravel é o principal diferencial dela, e dá uma diferença absurda (onde isso se aplica como vantagem) o entre-eixos curto deixa ela extremamente mais ágil... vc arranca rápido, é mais leve pra pedalar nas subidas, consegue manter mais facilmente a velocidade de cruzeiro! já o entre-eixos maior da mtb deixa a bike mais confortável, tem mais espaço para absorver os impactos além da suspenção e a postura!

e sim... todas essas características são explicadas pela física e pela matemática! 


Postado Por: BrunoRHCP
Data de Publicação: 01 Set 2023 as 16:47
Originalmente postado por Jhonnyrj Jhonnyrj escreveu:

Comprei um bagageiro deve chegar amanhã, Bagageiro Mtb Aluminio Mik Backrack Bontrager, paguei quase 500 reais com o frete, tô rezando pra dar certo

 
Qual capacidade desse bagageiro?

Pelo pouco que conheço, bike de cicloviagem não tem de carbono, não sei se fazem os projetos visando suportar esse tipo específico de peso. Certeza q a BXT não fez isso.

Eu tenho bike de carbono, ia comprar aquele alforge que só prende no canote, capacidade nominal de 7Kg, pode parecer pouco, mas seriam 7Kg (balançando e quicando) forçando num sentido totalmente oposto do que o canote suporta. Abortei logo a ideia.


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https://www.strava.com/athletes/605290


Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 01 Set 2023 as 16:51
Suporta 10kg, tá aguentando bem, tô usando essa gravel pra fazer entrega de comida no iFood, já peguei coisa bem pesada, e uso na zona norte do rio de janeiro, o asfalto parece a lua, já tomei algumas porradas sinistras o quadro da bxt tá aguentando MT bem


Postado Por: Jhonnyrj
Data de Publicação: 01 Set 2023 as 16:53
O meu não é bagageiro de canote


Postado Por: Gandalf
Data de Publicação: 02 Dez 2023 as 11:28
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Mas nunca vai descer rápido e seguro como a MTB, pode se conformar com isso.


Esse ai nunca viu uma prova de gravel com a galera a 70km/h nas descidas de estrada de chão.

EU já falei, vocês me ignoram:

Descida: Pneu e freio.
Subida: Relação pra ficar na cadência certa.

Só isso.



Me refiro à Gravel do autor deste tópico. Nunca que ele vai conseguir descer com a mesma velocidade e controle em terreno ruim, que consegue descer com a MTB que ele cita.
Um pro-tour ou ciclista muito habilidoso e com uma Gravel de competição é bem diferente de um entusiasta com uma KSW montada com componentes mais simples.

Em terreno ruim (não as estradas de terra perfeitas da Europa que são melhores que muito asfalto tupiniquim), uma MTB é bem mais apropriada que uma Gravel, sobretudo nas descidas (descida tupiniquim de verdade com curvas, pedra, buraco, costela, onde precisa escolher a linha, controlar a bike, frear...).

Tem que descer no sapatinho...rsrsrs!!! Mas dá pra descer bem em estradão tupiniquim sim.
Claro, mais desafiante do que descer de mtb, não dá pra copiar boa parte das valetas e buracos e tens que ficar mais ligeiro em tirar a roda do chão, mas tenho achado isto divertidamente desafiante.

O que me incomoda é o (des)conforto dela no estradão. O que pode ser culpa dos pneus Continental 700x40, que poderia ter sido um par de maxxis 45... Enfim, agora tenho que gastar essa borracha a custo dos ísquios. LOL


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D.R.BRANCO
(a)suldooceano


Postado Por: Gandalf
Data de Publicação: 02 Dez 2023 as 15:22
Originalmente postado por allanhenriquers allanhenriquers escreveu:

você fez esse teste? hardtail x gravel no estradão batido? (essencialmente as duas bem encaixadas para vc?)
tenho uma HT e uma gravel as duas na faixa de 6k, tive ganhos entre 15 e 20% na gravel em relação a HT...  plano e subida a gravel arrebenta a HT no estradão batido e asfalto.. e toma uma surra homérica nas descidas e terrenos muito ruins / tecnicos.

quanto a conforto, há uma grande relatividade nesse conceito, a HT é beeemmmmm mais macia e a postura mais relaxada, a gravel responde MUITO mais, isso dá uma sensação de encaixe quase como se ela fosse parte do corpo! 

de fato a Gravel é um pato, não voa como a águia e não nada como peixe, mas nada absurdamente melhor que a águia e voa extremamente melhor que o peixe... Gravel não é para todo mundo... isso não significa que é boa ou ruim, apenas que pode não ser o ideal para você.


Fiz um teste parecido usando o Strava como parâmetro. Tinha uma Scott HT e usei parte das peças dela para montar a Gravel. A diferença de peso da Gravel para a HT é de apenas - 1kg.
Em uma subida longa aqui da região, de inclinação média e aproximadamente 2km eu fiz com a Gravel um tempo menor em 2 minutos do que com a HT. Isto considerando que minha sensação com a Gravel era de que eu estava subindo mal, ou seja, poderia ainda melhorar o tempo.

Se fosse o mesmo percurso em descida acredito que seria difícil fazer o mesmo tempo da HT por ter muitas curvas com pedrisco, mas se acertar bem dá pra ameaçar o tempo. Claro, a descida com a HT é mais confortável e segura, com a Gravel tem que ser mais cuidadosa e encaixada senão o bicho pega. LOL




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D.R.BRANCO
(a)suldooceano



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