Imprimir Página | Fechar Janela

Pedivela compacto ou tradidional?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon
Nome do Fórum: Estrada - Speed / Track / Ciclocross
Descrição Fórum: Fórum para discussão de Speed / Ciclismo de Estrada / Track / Ciclocross e amantes da velocidade!
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=10235
Data da Impressão: 18 Abr 2024 as 13:59
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Pedivela compacto ou tradidional?
Postado Por: otaviov8
Assunto: Pedivela compacto ou tradidional?
Data de Publicação: 24 Jul 2009 as 04:28
 Galera, to montando uma bike e to precisando da ajuda de vocês sobre qual pedivela escolher.
 Tenho a opção de escolher entre um Sora do tipo compacto (50-34) e um Tiagra tipo tradicional (52-39), ambos do tipo eixo integrado.
 A questão é que eu não sei ao certo o que na prática a escolha de um ou de outro, na  quetão to tamanho, vai acarretar. 
 O sora por ser menor, vai ser mais leve, certo? E se eu usar um k7 menor tb, eu conseguiria ter velocidade tb?
 A diferença de preço de um pra outro é pequena, R$50,00 e eu sei que o tiagra está um nivel acima do sora. Minha dúvida está no que a diferença de tamanho de um ou outro vai me trazer para que eu possa escolher.
 
 Bom pessoal, é isso. Por favor, relatem suas experiências.
 Abraço, Otávio.

  




Respostas:
Postado Por: jcsk8
Data de Publicação: 24 Jul 2009 as 05:42
Em termos de peso, talvez sejam o mesmo, e até mesmo talvez o tiagra possa pesar menos, por se tratar de uma linha superior. A diferença será no "peso" do giro mesmo. Com uma cora de 52, numa catraca de 19, você terá uma velocidade maior, e fará mais força, do que numa coroa de 50 com 19. Isso para uma mesma cadência, ou seja, a mesma velocidade da pedalada.
Em termos gerais, o compacto ajuda que usa muitas subidas, visto que a coroa menor, 39, pode ficar pesada, se a subida for íngreme dependendo do cassete que você estará usando.
Eu gosto de pedalar com bastante giro e meu pedivela era tiagra 52-39, com cassete 12-23, não dava. Comprei um 12-25. Deu por um tempo, até eu pegar umas subidas maiores e ver que a cadência caia até pra 60.
Então eu arrumei um cassete 12-28, melhorou bem, eu subo basicamente na mesma velocidade, ma num giro maior, cansando menos a perna e com maior fluencia. Mas ainda tem partes mais íngremes que a cadência desce pra 75. Daí eu pedi um compacto desses, 50-34, porque vai manter o giro alto, mesmo nas subidas puxadas.
A grande vantagem do compacto na minha opínião é essa, você ter marchas leves o bastante para não ser pego em apuros em subidas. Quando à mais pesada, a perca é bem pouca. Na verdade se vc tiver uma catraca de 11 dentes com coroa de 50 você terá mais velocidade final do que com uma catraca de 12 dentes e uma coroa de 52.
E muito pouca gente consegue "empurrar" uma relação dessas 52-12, exceto em descidas.
Para efeito de comparação, usaremos uma cadência de 90 RPM
coroa 50 com catraca 19 - velocidade de 29.8 Km/h
coroa 52 com catraca 19 - velocidade de 31.0 Km/h





Postado Por: Xmotta
Data de Publicação: 24 Jul 2009 as 22:31
 
 
   Isso de COMPACTO ser "leve" é relativo eu uso Coroas 50/36, com catracas 23/11, portanto minha relação é mais "pesada" que as "tradicionais" 53/39 - 25/12..
 
   O que diferencia é realmente  a cadência que se emprega no pedivela..  você completa um giro "mais cedo" afinal sua coroa é menor..


Postado Por: Adriano Diniz
Data de Publicação: 24 Jul 2009 as 22:46
A combinação 50/34 e K7 11/25 ( por exemplo) foi criada para amadores que não dispoem de grande tempo para treinar , ou que não tenham este foco mesmo .
 
Não exite perda , as ddesmultiplicações são bastante parecidas , no caso citado pelo JC acima basta descer um pinhão que ja tera´a velocidade final novamente .
 
Para velocidade da quase no mesmo , 50/11 chega a ser ligeiramente mais rapida do que 53/12 ( é só fazer a conta )
 
O que muda bastante é o "escalonamento" , quem troca de pedivela tem que "reaprender" a usar as marchas disponiveis .
 
Ja usei os dois , hoje tenho ma relação maluca : 53/39 com cassete 11/28 , rapida como um foguete ladeira abaixo e com bom recurso de subida .
 
Em resumo : vai treinar firme ?? monte o convencional  Vai só girar e se divertir ?? monte o compacto.


-------------
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?


Postado Por: acunha
Data de Publicação: 25 Jul 2009 as 00:30
Eu acho que depende muito mais das montanhas que vc pretende subir... tenho alguns amigos que pedalam na França e participam do L'Etape... muitos deles estao migrando para pedivela com 3 coroas para enfrentar as montanhas "hors categorie"... o que nao é o nosso caso aqui no Brasil...


Postado Por: Marino
Data de Publicação: 25 Jul 2009 as 00:45
Eu sou meio contra o compacto. O 50x34 tem um "buraco" em marchas intermediárias, ou seja, ou fica pesado ou fica leve demais. O 50x36 é menos pior, mas tem também.

Mas dependendo se a região que vai pedalar é muito montanhosa e se você não é muito amigo das montanhas pode valer a pena.



Postado Por: jcsk8
Data de Publicação: 25 Jul 2009 as 00:55
Exato, como o Acunha disse, depende das subidas. Quando a colocação do Adriano, acho ela relativa. Treinar forte o Contador treina, mas pra encarar o angliru por exemplo ele usou compacta com 28 atrás, ou seja pra ele que é pro a subida é bruta, imagina pra nós amadores (tudo bem que o angliru é uma exceção, mas).
Agora se nao tem súbidas pesadas aí o normal pode te servir bem.
Aqui é porque a coisa é casca, tem um percurso que entra uma de 800 m íngreme, depois uma de 1,8 km íngreme e curva, depois uma de 2,2 km idem.
Depois dessas se vc entrar numa vila que tem aqui pra comprar um gatorade vai pegar mais umas curtas, tipo 300m só que a inclinação eu creio que dá uns 20%, pq eu giro com 39-28 em pé e fazendo força rsrs. Por isso vou cair pra compacta.



Postado Por: vinigrando
Data de Publicação: 25 Jul 2009 as 00:57





Postado Por: Fisguetti
Data de Publicação: 25 Jul 2009 as 02:03
Acho interessante o compacto pra entrar em forma fazer a tal da periodização sem estourar os joelhos e claro adaptar-se a rpm mais altas mas depois eu mesmo volto pro 52 ou 53 nas competições


-------------
Ivan Begotti


Postado Por: emersonchan
Data de Publicação: 25 Jul 2009 as 14:08
Atualmente uso compacto só por causa dos Macacos (Silveiras-SP) com uma combinação de 34x25.
Em outras situações como a serra de Campos por exemplo, uma 39x25 dá e sobra.

Endoçando o que os colegas falaram: tudo depende do que vc quer subir.


Postado Por: lcgfaria
Data de Publicação: 28 Jul 2009 as 21:08
Interessante artigo sobre o porquê do pedivela compacto.

http://www.slowtwitch.com/mainheadings/techctr/gearing.html

Em resumo:


• Higher RPM’s can be maintained on steep climbs because of a lower low gear.
• Closer spacing of the gears makes it easer to maintain the optimal cadence as wind gusts and or small changes in elevation cause small speed changes.
• Some maximal speed potential on down hills is lost, but unless you are sustaining speeds of over 33mph on the flats this should not be an issue.
• The combination of Compact cranks and appropriate cassettes has less rotating mass (lighter) than a conventional set up.


Postado Por: LTSOU
Data de Publicação: 28 Jul 2009 as 21:53
Eu uso o compacto faz uns 8 meses, até o momento não tenho muito do q reclamar... hehehe pra quem é tá bom!
Como o Adriano disse, vc tem q reaprender a usar a relação, tem hora q fica pesada, tem hora q fica leve e as vezes não da pra achar uma marcha q dê pra manter um bom passo no plano.
Uso com k7 12-27, da pra subir tudo, marcha pra subir é o q não falta! Poucas vezes precisei da 27, mas quando precisei foi uma salvação.
Mas mesmo curtindo o compact, devo voltar a usar o tradicional no ano q vem, fico com inveja da galera se matando na subida e eu girando leve... rs...



Postado Por: dagcosta
Data de Publicação: 28 Jul 2009 as 22:26
Está chegando em breve meu 12-27, tambem vou ficar no 53-39 por enquanto.

Cheguei a cotar usar o compacto, mas desisti, já uso 172.5 de braço que gira +, não preciso de compacto neste momento.




Postado Por: Aerotech Tour
Data de Publicação: 28 Jul 2009 as 22:35
Eu sempre tive preconceito contra compact, ate ter um. Eu tinha um Campi 9v 53-39 12-27 e agora estou com Campi 10v 50-34 12-25.

Quer minha opiniao? Tanto faz compact ou tradicional, e so questao de descer uma marcha a mais. Voce calibra a relacao no k7.

A unica diferenca e quando voce quer marchas mais pesadas ou leves em combinacao com o k7. Se pegar so planos e voce andar travado talvez um 53 11/23 e uma boa. Se pegar muitas montanhas e querer relacoes mais leves um 50 12/27 vai fazer voce subir qq coisa.


Postado Por: Landim
Data de Publicação: 28 Jul 2009 as 22:48
É isso ai, sou da escola do Marino e do Fab1000, compacto e triplo é pra florzinha...LOLWink


Postado Por: vigusmao
Data de Publicação: 28 Jul 2009 as 22:58
Aerotech falou tudo.

Já andei muito tempo com os dois tipos de pedivela e gosto de ambos, justamente porque a diferença é mínima, basta compensar no cassete. Esse suposto "buraco" não existe, você tem transições tão próximas usando compacto quanto as que você tem usando standard. Quem manda na "distância" entre uma relação e a imediatamente mais leve (ou imediatamente mais pesada) na prática é o cassete (a menos que a seqüência crescente de relações que usamos, da mais leve para a mais pesada, compreendesse mais de uma troca de coroa -- da menor pra maior, volta pra menor, de novo pra maior, etc. --, coisa que niguém faz). Na verdade, se você usar um compacto com cassete 11-23, você terá menos "buracos" que usando standard com 11-25 (onde normalmente não existe a catraca de 16 dentes).

O compacto te dá menos relações praticamente repetidas e extremos melhores:
- 50/11 é mais pesado que 53/12 (ok, se você acha mesmo que precisa de um 53/11 então esqueça o compacto!);
- 34/23 é mais leve que 39/25 (e, se preferir, 34/25 é bem mais leve que 39/25)

Tudo questão de gosto. Pra mim, se não for fazer subida absurda, tanto faz. Se for, melhor compacto.


Postado Por: Xmotta
Data de Publicação: 28 Jul 2009 as 23:19
   Landim vc tirou seu TRIPLO..??
 
   Eu continuo com meu Compacto e quem já andou comigo sabe que dá pra andar legal, nunca atrapalhei treino de ninguém pq estava de 50/36, ou sobrei de treino algum por culpa da relação..!!
 
   Se você treinar vai andar, não tem mágica..!!! Pode ser 53/39, ou 50/36..


Postado Por: Landim
Data de Publicação: 28 Jul 2009 as 23:22
Que é isso rapaz, NUNCA andei de shazan, oh,digo triplo na minha vida!!!! lol


Postado Por: sevenbr
Data de Publicação: 29 Jul 2009 as 01:25
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Que é isso rapaz, NUNCA andei de shazan, oh,digo triplo na minha vida!!!! lol
KKKKKKK, cuspindo no prato que comeu....que coisa feia!!!!!!! LOL


Postado Por: Vinicius Gondim
Data de Publicação: 29 Jul 2009 as 01:44
Eu gosto de pedalar com a cadência mais alta e, por isso, aqui em BH, em razão do relevo montanhoso (quem já fez os percursos BH/Rio Acima/BH ou BH/Ouro Preto/BH sabe do que eu estou falando) uso pedevela compact 50-34 e cassete 11-28.

Eu usava uma cassete 12-27, mas troquei por uma 11-28 porque perdia muita velocidade final com 50x12. Agora com 50x11 ficou excelente.

Agora, se o percurso dos meus treinos fossem menos inclinados, usaria certamente uma relação standard.

Até os ciclistas do pro peloton usam relação compact! Tudo depende do relevo. A diferença é que eles tem todas as relações disponíveis e, dependendo do percurso, mandam o seu mecânico particular efetuar a troca... Big smile


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 29 Jul 2009 as 01:47
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

É isso ai, sou da escola do Marino e do Fab1000, compacto e triplo é pra florzinha...LOLWink

Pô tio... eu só recriminava o Shazam, compacto pode.LOL
E tem mais, o Marino pode e gosta de usar tradicional pq é peso pluma né!Wink
Mas eu vou pra Campos no final do ano com o tradicional 39x23. Na chegada vc vai ver...Tongue


-------------
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk


Postado Por: carvalhg
Data de Publicação: 05 Ago 2009 as 16:59
Uso um 50 x 39, principalmente pelo tipo de treino (faço muitas subidas).
Acho que a definição deve ser baseada no tipo do seu treino.
Abraço,
 
Gustavo


Postado Por: Caruso
Data de Publicação: 12 Nov 2009 as 22:24
Tenho um joelho operado e optei por trocar meu pé de vela por um compact. No meu caso caiu como uma luva! Uso cassete 11-25 mas estou pensando em colcar um 11-28... ai sim fico com opcao d sobra para as subidas!


Postado Por: CID21
Data de Publicação: 02 Dez 2009 as 20:16
Amigos,estou com a seguinte possibilidade de relação.
53-39 - 11-28 Pedevela dura ace ,cassete dura ace
ou
50-34  12-25 Pedevela dura ace e cassete ultegra 6700.
Qual fica melhor pra subir?
Ja tentei 50-34 ,11-28 mais o mecanico falou que a regulagem não fica legal.
 


-------------
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..




Postado Por: vinigrando
Data de Publicação: 02 Dez 2009 as 20:28
34 - 25 é um pouquinho mais curta (ou seja mais leve).




Postado Por: jcsk8
Data de Publicação: 02 Dez 2009 as 20:46
Porque 50-34 ,11-28 não fica legal? Eu uso assim e funciona normal. Troque de mecânico. E olha que nem mecânico eu sou, mas regulo minha bike.


Postado Por: CID21
Data de Publicação: 02 Dez 2009 as 21:04
Originalmente postado por jcsk8 jcsk8 escreveu:

Porque 50-34 ,11-28 não fica legal? Eu uso assim e funciona normal. Troque de mecânico. E olha que nem mecânico eu sou, mas regulo minha bike.
Eh,eu acho que o cara faz o serviço nas coxas,o cara é bom ,o problema é que se vc não fica em cima pra acompanhar,entra varios serviços e o cara fica perdido.
Eu estava tentado a usar a 5034 /12-25 porque o espaço entre as marchas é menor e tem o pinhão 16(li aqui no forum que é a marcha de se rodar).

-------------
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..




Postado Por: hdab
Data de Publicação: 02 Dez 2009 as 21:53
Alguém usa 52/36 ou 52/34? Tava pensando nessa possibilidade mas gostaria de algumas opiniões a respeito. :)

-------------
https://bit.ly/trx01_sc" rel="nofollow - http://bit.ly/trx01_sc
https://bit.ly/trx01_fb" rel="nofollow - http://bit.ly/trx01_fb


Postado Por: CID21
Data de Publicação: 03 Dez 2009 as 10:01
Originalmente postado por hp5 hp5 escreveu:

Alguém usa 52/36 ou 52/34? Tava pensando nessa possibilidade mas gostaria de algumas opiniões a respeito. :)
Eu acho que a regulagem do cambio dianteiro vai ficar dificil.Pricipalmente pra subir pro coroão..Mais posso tar falando besteiraLOL

-------------
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..




Postado Por: hdab
Data de Publicação: 03 Dez 2009 as 14:11
Como a FSA oferece coroa de 52 dentes com furação de pedivela compacto, a idéia seria combinar o "melhor dos dois mundos" heheh. Se não me engano, havia gente no TdF 08 usando configuração similar - isso chegou até a ser comentado aqui.

-------------
https://bit.ly/trx01_sc" rel="nofollow - http://bit.ly/trx01_sc
https://bit.ly/trx01_fb" rel="nofollow - http://bit.ly/trx01_fb


Postado Por: veloni
Data de Publicação: 03 Dez 2009 as 14:15
Eu já usei 52/36, é uma ótima configuração.


Postado Por: Adriano Diniz
Data de Publicação: 03 Dez 2009 as 15:44
Originalmente postado por hp5 hp5 escreveu:

Como a FSA oferece coroa de 52 dentes com furação de pedivela compacto, a idéia seria combinar o "melhor dos dois mundos" heheh. Se não me engano, havia gente no TdF 08 usando configuração similar - isso chegou até a ser comentado aqui.
Esta e outras , eles se dão ao luxo de variar o setup......outro mundo caro HermesLOL

-------------
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?


Postado Por: jcsk8
Data de Publicação: 03 Dez 2009 as 15:45
Essa configuração 52/36 e até 53/34 eu já vi na vuelta. Mas entenda que devido ao braço curto do câmbio, você não esticará a corrente adequadamente, não dá pra cruzar. Tipo, se você estiver na coroa pequena, no máximo, umas quatro catracas para a menor é o que você usará, não terá como usar com a 12 por exemplo, senão as polias do câmbio vão bater nos dentes das catracas.
E oura que o espaçamento ficará absurdo, ora pesado demais, ora leve demais.

"li aqui no forum que é a marcha de se rodar" Esqueça o que vc leu aqui no fórum, o que importa é o que funciona pra você, não para os outros. rsrsr.



Postado Por: hdab
Data de Publicação: 03 Dez 2009 as 16:03
(a)Adriano Quem pode, pode né! heheh Eu estou na condição de reles mortal, e por conta disso, fico apenas pensando nas possibilidades. :) A escolha é demorada, e ainda tem que ser acertada, pra não ficar com aquele elefante branco depois. :P

(a)jcsk8 Normalmente já não dá pra usar 39/13 (menos ainda 39/12). Essas combinações são apenas para descanso da mola do câmbio traseiro. Seria mandatória então a utilização de um long cage para a combinação 52/36?

-------------
https://bit.ly/trx01_sc" rel="nofollow - http://bit.ly/trx01_sc
https://bit.ly/trx01_fb" rel="nofollow - http://bit.ly/trx01_fb


Postado Por: mmcinza
Data de Publicação: 04 Dez 2009 as 10:50
Recentemente troquei o da minha Cannondale, que tinha 53 e coloquei o compacto 50x34. A idéia era só um teste, pois esse conjunto estava na outra bike de TT. O resultado é que gostei muito da mudança e comprei um. Agora as 2 bikes estão com o mesmo conjunto.
Com relação ao k7, tinha um 11x23 e tbm tenho um 12x27. Então dá para escalar bem de acordo com a necessidade.
 
 


-------------
MM


Postado Por: e-debortoli
Data de Publicação: 04 Dez 2009 as 12:16
Xmotta tem a manha!!! Mais o giro não completa mais cedo não, o que completa o giro é o passo do pedivela, a coroa por ser menor te dá o benefício do giro mais leve e rápido, ou seja pra quem tem estilo spinner (famoso ventilador) isso é favorável.
Acho muito legal o pedivela compact para treinos e corridas em montanhas duras, para o plano prefiro as relações tradicionais.
Uma outra opção seria usar o tradicional com pinhas mais altas como as campagnolo record de 29 dentes, acho que teria que ser trocado o câmbio traseiro com cage curto para um com cage médio ou longo. Sai mais barato e como uma relação maior tem menos rotação o desgaste também é menor.


Postado Por: jcsk8
Data de Publicação: 16 Jan 2010 as 02:17
Originalmente postado por hdab hdab escreveu:

(a)Adriano Quem pode, pode né! heheh Eu estou na condição de reles mortal, e por conta disso, fico apenas pensando nas possibilidades. :) A escolha é demorada, e ainda tem que ser acertada, pra não ficar com aquele elefante branco depois. :P

(a)jcsk8 Normalmente já não dá pra usar 39/13 (menos ainda 39/12). Essas combinações são apenas para descanso da mola do câmbio traseiro. Seria mandatória então a utilização de um long cage para a combinação 52/36?


Respondendo atrasado rsrs.

Não, na vuelta eles usaram short cage mesmo. Mas daí, não  pode descer abaixo da 16. Eles cm a bike encostada e ela já no meio do cassete. Só pra subida mesmo. É meio inviável pra usar no dia a dia!


Postado Por: Match
Data de Publicação: 20 Jan 2010 as 18:21
Como aqui não tem Serra e nem subida taaaaaaao pesada e a bike virá com 50/34, penso em trocar o k7 12/25 ou 12/27 (não sei qual deles virá), por um 11/23, e ai terei marcha pesada e tb leve suficiente com 34 x 23.
E aí???
O problema de colocar muita marcha leve, tipo a 25, é que fica buraco no meio,  falta 16, etc


-------------
Abraços,

M a t c h


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 20 Jan 2010 as 18:37
Estou usando compacto e acho uma beleza. Dá para usar um cassete 12-23 e ainda assim ter marchas leves para subir o que vier pela frente. E sem burracos na relação.

-------------
PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: edduds
Data de Publicação: 22 Jul 2011 as 14:57
Continuando esse post quaaaase recente...

Antes que alguém sinta dor nos ouvidos, acabei de consultar no Houaiss, e lembro que esse nome já foi discussão aqui:
Pedivela

Datação
c1992

Acepções
 substantivo feminino 
barra metálica rígida que se encaixa em um dos extremos no eixo de movimento da bicicleta e, no outro, no pedal 


Etimologia
lat. pes,pedis 'pé', segundo o modelo de manivela, sob o influxo do it. pedivella (1905) 'id.'; ver ped(i)-
_________________________

Btw... tenho dúvidas sobre o tamanho da alavanca da pedivela. Qual é o mais comum?

Atualmente tenho um conjunto 53x39 com 170mm (cassete 27x12, mas pretendo trocar po 28x11).

Estou querendo pegar uma pedivela compacta. Mudar para 50x34 já é um grande ganho, mas e se além disso mudar o pedal de 170 para um 172.5mm ou até mesmo 175mm? A diferença é perceptível? E prejudicial também? Esse tamanho atrapalha a configuração do banco, fazendo que tenha que se esticar demais a perna? Perde-se em descida devido ao maior "caminho" que a perna tem que fazer? Tenho estatura mediana -1.75, embora saiba que isso só não seja suficiente, mas as alavancas maiores (tem nome essa alavanca?) são para quem tem maior estatura?

Obrigado pelas dicas.


Postado Por: rcaliman
Data de Publicação: 22 Jul 2011 as 15:13
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Estou usando compacto e acho uma beleza. Dá para usar um cassete 12-23 e ainda assim ter marchas leves para subir o que vier pela frente. E sem burracos na relação.

Também estou usando assim, só que meu k7 e 11-23, acabei de sair do pedivela convencional para o compacto e estou gostando muito, troquei indo contra a recomendação de alguns colegas de pedal, que são da velha guarda, e o melhor argumento que encontrei para ter feito isso foi o de um colega aqui do forum, que disse que não faz sentido que usemos relações semelhantes aos profissionais como Contador, Evans e cia.


-------------
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>


Postado Por: edduds
Data de Publicação: 22 Jul 2011 as 15:25
Galera, estou postando novamente porque mudou a página e minha questão vai acabar ficando escondida.

Gostaria de informações sobre o tamanho da alavanca.

Segue post...

Continuando esse post quaaaase recente...

Antes que alguém sinta dor nos ouvidos, acabei de consultar no Houaiss, e lembro que esse nome já foi discussão aqui:
Pedivela

Datação
c1992

Acepções
 substantivo feminino 
barra metálica rígida que se encaixa em um dos extremos no eixo de movimento da bicicleta e, no outro, no pedal 


Etimologia
lat. pes,pedis 'pé', segundo o modelo de manivela, sob o influxo do it. pedivella (1905) 'id.'; ver ped(i)-
_________________________

Btw... tenho dúvidas sobre o tamanho da alavanca da pedivela. Qual é o mais comum?

Atualmente tenho um conjunto 53x39 com 170mm (cassete 27x12, mas pretendo trocar po 28x11).

Estou querendo pegar uma pedivela compacta. Mudar para 50x34 já é um grande ganho, mas e se além disso mudar o pedal de 170 para um 172.5mm ou até mesmo 175mm? A diferença é perceptível? E prejudicial também? Esse tamanho atrapalha a configuração do banco, fazendo que tenha que se esticar demais a perna? Perde-se em descida devido ao maior "caminho" que a perna tem que fazer? Tenho estatura mediana -1.75, embora saiba que isso só não seja suficiente, mas as alavancas maiores (tem nome essa alavanca?) são para quem tem maior estatura?

Obrigado pelas dicas.


Postado Por: MTB_Bahia
Data de Publicação: 22 Jul 2011 as 20:32
Cara se tu roda em lugares com grandes aclives, opte por um de 50x34, caso sua região seja mais plana, creio que será melhor utilizar o 53x39. Vai tambem do seu condicionamento.

-------------
MTB_GUI_BAHIA
irpf_2004(a)yahoo.com.br
MSN: jiujitsuglm(a)zipmail.com.br

GUILHERME LACERDA
VITORIA DA CONQUISTA-BA


Postado Por: Aerotech Tour
Data de Publicação: 23 Jul 2011 as 23:30
Eu recomendaria utilizar o tam de pedivela adequado ao seu cavalo, esse link tem uma tabela com as medidas. 170 mm atende a maioria do pessoal.

http://www.ativo.com/Esportes/Pages/Abuscadacadenciaperfeitanabike.aspx - http://www.ativo.com/Esportes/Pages/Abuscadacadenciaperfeitanabike.aspx

Se bem que existem estudos que comprovam a relacao de cadencia otima x tam da pedivela

http://www.brjb.com.br/files/brjb_104_4201003_id2.pdf - http://www.brjb.com.br/files/brjb_104_4201003_id2.pdf


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 24 Jul 2011 as 03:47
Eu uso 172,5 mm e meu cavalo tem 84cm. Foi o que veio na bike, mas por ela ter a geometria exata para mim, veio o pedivela ideal também, pois uso o banco na altura recomendada do bikefit sem prejudicar a pedalada.
Outro dia na bicicletaria tentavam me convencer que para mim o ideal seria 170 mm e agora com o link do Aerotech vi que realmente eles estavam sem razão: cavalo 83-86 = 172,5 mm.Thumbs Up


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 18:40
Desenterrando o tópico. Gostaria da opinião dos Srs. par ao problema que venho enfrentando com pé de vela compacto 34T 50T. Não sei se sou eu que estou usando errado, ou esse sistema de coroas não funciona mesmo.
Primeiramente minha bike usa relação FSA compact 34 50 e coroas 11-26 9V, com trocadores STI SORA 9v (dianteiro para 2 e 3 pratos).
Vou deixar de lado minhas críticas ao SORA, que na minha opinião é deprimente, principalmente o sistema de trocas dianteiro.
Vamos direto ao que interessa.
Quando estou pedalando dentro da cidade, o 34 é um pouco leve, e tenho que usar as coroas de fora, geralmente até a 7a, para arrnacar e embalar um pouco, não uso as 2 ultimas com a 34T nem as duas primeiras com a 50T para não cruzar a corrente. Então quando pego embalo, e preciso passar para a 50, se eu apenas trocar a da frente, perco totalmente a cadência da pedalada pois fica muito pesado, então tenho que ao mesmo tempo trocar lá atrás para a 4 ou 5 coroa da catraca. Soma-se à isso as 3 alavancadas do câmbio dianteiro pois ele serve para 3 pratos também.
A única solução seria usar todas as marchas , cruzando a corrente sem dó nem pena, mas eu não quero fazer isso, pois estraga a corrente certo? Ou é mito isso?
Resumidamente, eu que já usei uma speed com 39-53 ov velocidades e trocador SORA, onde pra mim, funcionava direito, to achando esse sistema 34 50 um verdadeiro absurdo. Não estou conseguindo nem passear direito com isso.
Sera que sou eu, ou é o equipamento?


Postado Por: profclayton
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 18:46
A diferença de cadencia nesse sistema é assim mesmo, eu uso compacto tb e quando vou passar para 50 reduzo no cassete 2 marchas para não perder muito o giro... Resolveu um pouco mas não fica 100%
Detalhe uso a mesma relação que vc 50-34 e 11-26...

-------------
Prof Clayton


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 18:52
Originalmente postado por profclayton profclayton escreveu:

A diferença de cadencia nesse sistema é assim mesmo, eu uso compacto tb e quando vou passar para 50 reduzo no cassete 2 marchas para não perder muito o giro... Resolveu um pouco mas não fica 100%
Detalhe uso a mesma relação que vc 50-34 e 11-26...


Também tenho que fazer isso. O correto para mim seria 50-38. Eu gostei do 50 com a 26-11. Achei bem melhor que o 53 com 26-12 que eu tinha. MAs o 34 é ridículo, sinceramente.
Estou a procura de uma coroa 38T que sirva no meu pdv bcd 110mm, mas só tem no ebay. Não consigo em lugar nenhum. É triste pagar uma fortuna em uma bike, e não ter estas opções, uma peça que no ebay custa $16, e não existe pra vender aqui.
A solução é vender o conjunto todo e comprar um 39-53.


Postado Por: acunha
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 18:52
Pq nao coloca uma coroa 39 entao ?


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 18:54
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Pq nao coloca uma coroa 39 entao ?


Pq a furação não bate. O sistema 39 53 usa furação BCD13o, os compactos usam furação BCD110mm, tremenda sacanagem................


Postado Por: Cebo
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 18:54
Mas acho que trocar umas marchas atrás pra compensar a troca na frente é normal. Uso o normal e também faço isso. 

-------------
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html


Postado Por: apolotorres
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 18:55
Isso acontece com todo mundo, cara...

Mesmo se você cruzar sem dó, uma hora você vai chegar na última e pode precisar de mais, aí quando vc troca pro volantão, vai ter que mudar umas 2 ou 3 marchas no cambio traseiro pra adaptar a cadência. Isso você vai encontrar em qualquer bicicleta, desde coroas 53/39 até as triplas.

Você acostuma.

-------------
http://www.apolotorres.com" rel="nofollow - www.apolotorres.com


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 18:58
Originalmente postado por apolotorres apolotorres escreveu:

Isso acontece com todo mundo, cara...

Mesmo se você cruzar sem dó, uma hora você vai chegar na última e pode precisar de mais, aí quando vc troca pro volantão, vai ter que mudar umas 2 ou 3 marchas no cambio traseiro pra adaptar a cadência. Isso você vai encontrar em qualquer bicicleta, desde coroas 53/39 até as triplas.

Você acostuma.


Ae é que tá, eu andei muito tempo com a 53/39 e a diferença é muito grande, na 53/39 eu girava à 30km na 39T e só ae passava para a 53T, era bem encaixado o tempo...........se tivesse que descer era uma marcha no máximo........
No meu caso talvez seja melor se conformar e voltar para a 39/53............


Postado Por: brunoleite
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 19:03
O incremento de passar do 39 para o 52 é de 33.3%, mas o incremento de passar do 34 pro 50 é de 47,1%.

Por isso que a galera diz que montar um 36-50 fica melhor, não sacrifica tanto as marchas mais leves e diminui o incremento, que fica de 38,9%


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 19:14
Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

O incremento de passar do 39 para o 52 é de 33.3%, mas o incremento de passar do 34 pro 50 é de 47,1%.

Por isso que a galera diz que montar um 36-50 fica melhor, não sacrifica tanto as marchas mais leves e diminui o incremento, que fica de 38,9%


Obrigado pela informação bruno. Realmente é significativa a diferença.


Postado Por: biebarros
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 19:18
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:


Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Pq nao coloca uma coroa 39 entao ?


Pq a furação não bate. O sistema 39 53 usa furação BCD13o, os compactos usam furação BCD110mm, tremenda sacanagem................


Só pra constar. Existe sim coroas 53 e 39 com BCD 110mm. Procura que você acha.

Já tive pedivela sugino duplo 53/39 com furação 110BCD. As coroas são de aço, mas tem maior durabilidade que as coroas de alumínio.


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 19:30
Originalmente postado por biebarros biebarros escreveu:

Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:


Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Pq nao coloca uma coroa 39 entao ?


Pq a furação não bate. O sistema 39 53 usa furação BCD13o, os compactos usam furação BCD110mm, tremenda sacanagem................


Só pra constar. Existe sim coroas 53 e 39 com BCD 110mm. Procura que você acha.

Já tive pedivela sugino duplo 53/39 com furação 110BCD. As coroas são de aço, mas tem maior durabilidade que as coroas de alumínio.


Cara muito obrigado vou procurar, pois eu queria ficar com a coroa 50, do compato, 50-39 seria muito bom, e isso foi realmente uma luz. Se souber de algum, por favor dá um toque........


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 19:53
Galera encontrei, é o pedivela sugino mesmo, graças à dica do meu amigo biebarros. O pedivela completo custa 99 reais no ML, mas as coroas são de aço realmente.
Tem problema usar cora 39 de aço e 50 de alumínio em relação à durabilidade da corrente, pode danificá-la de alguma forma? É que achei essa coroa de aço estampado bem fina, não sei se tem algo à ver , se pode estragar a corrente da bicicleta, ou se fica legal quanto à isso.


Postado Por: acunha
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 21:22
Basta comprar uma coroa 39 com furacao BCD 110... eu uso assim a mais de um ano...

Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Pq nao coloca uma coroa 39 entao ?


Pq a furação não bate. O sistema 39 53 usa furação BCD13o, os compactos usam furação BCD110mm, tremenda sacanagem................


Postado Por: poneis
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 21:23
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Desenterrando o tópico. Gostaria da opinião dos Srs. par ao problema que venho enfrentando com pé de vela compacto 34T 50T. Não sei se sou eu que estou usando errado, ou esse sistema de coroas não funciona mesmo.
Primeiramente minha bike usa relação FSA compact 34 50 e coroas 11-26 9V, com trocadores STI SORA 9v (dianteiro para 2 e 3 pratos).
Vou deixar de lado minhas críticas ao SORA, que na minha opinião é deprimente, principalmente o sistema de trocas dianteiro.
Vamos direto ao que interessa.
Quando estou pedalando dentro da cidade, o 34 é um pouco leve, e tenho que usar as coroas de fora, geralmente até a 7a, para arrnacar e embalar um pouco, não uso as 2 ultimas com a 34T nem as duas primeiras com a 50T para não cruzar a corrente. Então quando pego embalo, e preciso passar para a 50, se eu apenas trocar a da frente, perco totalmente a cadência da pedalada pois fica muito pesado, então tenho que ao mesmo tempo trocar lá atrás para a 4 ou 5 coroa da catraca. Soma-se à isso as 3 alavancadas do câmbio dianteiro pois ele serve para 3 pratos também.
A única solução seria usar todas as marchas , cruzando a corrente sem dó nem pena, mas eu não quero fazer isso, pois estraga a corrente certo? Ou é mito isso?
Resumidamente, eu que já usei uma speed com 39-53 ov velocidades e trocador SORA, onde pra mim, funcionava direito, to achando esse sistema 34 50 um verdadeiro absurdo. Não estou conseguindo nem passear direito com isso.
Sera que sou eu, ou é o equipamento?


Em qualquer bike de coroa dupla, a passagem da coroa menor para a maior aumenta subidamente  a relação da marcha. O correto é, ao mesmo que tempo que passa para a coroa maior, diminuir duas marchas no câmbio traseiro. Todos os trocadores, sejam de mtb ou de estrada, são feitos para permitir que você faça isso em um só movimento das duas mãos. É por esse motivo que os botões do trocador esquerdo são invertidos: o botão que aumenta a marcha no trocador da direita, diminui a marcha no trocador da esquerda.

O que deve estar realmente ruim é usar um trocador triplo em um pedivela duplo necessitando de 3 alavancadas para passar para a coroa maior, uma pequena gambiarra. Com uma regulagem fina, é possível fazer com que a terceira "alavancada" seja eliminada e você consiga passar para a coroa maior com uma só "alavancada".


Cruzar marchas não é o fim do mundo, a corrente não vai explodir e seu câmbio traseiro não vai entrar na roda, como já ouvi em algumas bicicletarias. O sistema foi feito para ser cruzado, só não é recomendável você andar cruzado o tempo todo por aumentar o desgaste e diminuir a eficiência da pedalada.


-------------
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br" rel="nofollow - www.bike123.com.br


Postado Por: velocycle
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 21:31
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Cruzar marchas não é o fim do mundo, a corrente não vai explodir e seu câmbio traseiro não vai entrar na roda, como já ouvi em algumas bicicletarias. O sistema foi feito para ser cruzado, só não é recomendável você andar cruzado o tempo todo por aumentar o desgaste e diminuir a eficiência da pedalada.
 
boa...LOLLOLLOL...Clap
 
Foto registrada depois de um ciclista cruzar a relação de sua bicicleta...LOL
 
 
 


Postado Por: biebarros
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 22:32
Binotto,

tenho um coroa de aço da sugino 39 furação 110BCD(cor preta). Está parada aqui em casa e rodei pouco com ela. Passei a usar shimano e ficou esquecida aqui no armário.

Se tiver interesse, me manda MP. Posso te mandar fotos por email. Acho que já vai ajudar, assim você não precisa comprar o pedivela inteiro.

gabriel


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 31 Mai 2012 as 23:05
Eu uso compacto a praticamente 1 ano e meio e acho que é questão de adaptação. Para mim é meio automático a subida da coroa grande, normalmente giro até uns 110 rpm e depois subo, mantendo assim um degrau bem menor ou subo uma ou duas posições antes de trocar. Eu uso 12x27 e no pinhão 17 já estou de coroão.

Uma coisa que minha KHS tem e eu acho que ajuda é o cambio ser cage médio. Usando 50x27 ele não fica esganado para frente demais, o cage fica quase a 90 graus, passando um pouco e por isto acho que ele sofre menos. Não tem jeito, tem situações que tem que trabalhar 50x23 ou 50x25, eu prefiro rodar 50x17 do que 34x14 por exemplo.


-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 00:18
Poneis.

Cruzar corrente realmente não é o fim do mundo, mas a corrente abre o bico bem mais rápido, se dinheiro não for problema com certeza se deve usar o que o equipamento oferece.

Realmente uma chatice em grande parte é este trocador dianteiro SORA, e são realmente 3 alavancadas . São 2 pra subir da 34 pra 50, e uma na 50 para usar as catracas de dentro ou de fora.

Eu já to usando mais os dedos que as pernas hehehe, ta quase play station e não ciclismo.

Biebarros, se estiver seminova a coroa vou querer, minha bike tem uns 800km apenas é tudo novo, e não convem misturar muito usado com novo..............


Postado Por: acunha
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 09:02
Hummm.... será que nao vai explodir ?

http://maxkonabikes.blogspot.com.br/2012/04/um-caso-de-burrice.html" rel="nofollow - http://maxkonabikes.blogspot.com.br/2012/04/um-caso-de-burrice.html


Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Cruzar marchas não é o fim do mundo, a corrente não vai explodir e seu câmbio traseiro não vai entrar na roda, como já ouvi em algumas bicicletarias. O sistema foi feito para ser cruzado, só não é recomendável você andar cruzado o tempo todo por aumentar o desgaste e diminuir a eficiência da pedalada.


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 09:14
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Hummm.... será que nao vai explodir ?

http://maxkonabikes.blogspot.com.br/2012/04/um-caso-de-burrice.html" rel="nofollow - http://maxkonabikes.blogspot.com.br/2012/04/um-caso-de-burrice.html


Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Cruzar marchas não é o fim do mundo, a corrente não vai explodir e seu câmbio traseiro não vai entrar na roda, como já ouvi em algumas bicicletarias. O sistema foi feito para ser cruzado, só não é recomendável você andar cruzado o tempo todo por aumentar o desgaste e diminuir a eficiência da pedalada.


MAX ficou triste e constatou:

3) "Sou burro demaissssss". Desde sempre eu soube que andar com a corrente cruzada força o câmbio traseiro, desgasta a corrente e pode, em casos extremos, levar à quebra da gancheira.



Postado Por: denisbike
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 10:48
Sempre utilizei 53x39 175 mm, tenho 1,92 e hoje utilizo 172,5 50x34, para min parece uma relação perfeita, vc tem muitas marchas para subida e dificilmente a relação falta, especialistas dizem queuma relaçao 50x11 mais pesada que 53x12, sobre comprimento do pedivela menores são bons para girar mais, acho que talvez ele não seja tão bom para sprint, eu acredito que o tamanho do pedivela tem muito mais a ver com o estilo do cara pedalar do que tamanho, temos velocistas como Paolo Betini que usavam pedivela acho 178mm e era bem pequeno.

-------------
O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente.
Carl Sagan


Postado Por: denisbike
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 10:49
Sempre utilizei 53x39 175 mm, tenho 1,92 e hoje utilizo 172,5 50x34, para min parece uma relação perfeita, vc tem muitas marchas para subida e dificilmente a relação falta, especialistas dizem queuma relaçao 50x11 mais pesada que 53x12, sobre comprimento do pedivela menores são bons para girar mais, acho que talvez ele não seja tão bom para sprint, eu acredito que o tamanho do pedivela tem muito mais a ver com o estilo do cara pedalar do que tamanho, temos velocistas como Paolo Betini que usavam pedivela acho 178mm e era bem pequeno.

-------------
O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente.
Carl Sagan


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 10:58
50/11 é de fato mais pesada que 53/12, é só fazer conta de primário. Não sei por que tanta dúvida com respeito a isso, precisando de especialistas e etc.

53/39 ou 50/34, em ambas as configurações é só fazer as contas. Geralmente 50/34 é usado com cassete que começa com 11 dentes e 53/39 (mais tradicional) é usado em cassetes que começam com 12 dentes. Embora nada impeça que se usem ao contrário. 

Agora se a conta da relação for igual, nada muda, é matemática, não tem essa de sentir que desenvolve mais com uma ou outra.



Postado Por: edduds
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 11:17
Pô, mais fácil colocar os números né.

53x12 dá uma relação de 4.417 voltas do cassete para cada volta da pedivela, enquanto na 50x11 dá 4.545 - portanto, mais voltas, embora a diferença seja pequena. Numa relação 53x11 o valor ficaria em 4.818 voltas.

Não sei se alguém também tem essa impressão: quando estou no volantinho e passo para o volantão mantendo a mesma relação, a pedalada fica mais "redonda", constante.

O "mantendo a mesma relação" é, por exemplo, numa pedivela 53x39:
39x14 trocando para 53x19 - que dá praticamente o mesmo valor, além de não cruzar, nas duas configurações sobram 3 marchas acima ou abaixo num cassete 11x28.

Mas matematicamente não se explica, é só uma impressão que tenho.


Postado Por: bikerbsb
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 11:52
Originalmente postado por jcsk8 jcsk8 escreveu:

Exato, como o Acunha disse, depende das subidas. Quando a colocação do Adriano, acho ela relativa. Treinar forte o Contador treina, mas pra encarar o angliru por exemplo ele usou compacta com 28 atrás, ou seja pra ele que é pro a subida é bruta, imagina pra nós amadores (tudo bem que o angliru é uma exceção, mas).
Agora se nao tem súbidas pesadas aí o normal pode te servir bem.
Aqui é porque a coisa é casca, tem um percurso que entra uma de 800 m íngreme, depois uma de 1,8 km íngreme e curva, depois uma de 2,2 km idem.
Depois dessas se vc entrar numa vila que tem aqui pra comprar um gatorade vai pegar mais umas curtas, tipo 300m só que a inclinação eu creio que dá uns 20%, pq eu giro com 39-28 em pé e fazendo força rsrs. Por isso vou cair pra compacta.


Quê isso??? Contador é super-forte? Garanto que tem pelo menos uns 20 brasileiros que chegariam entre os 50 primeiros no Tour, se corressem.


Postado Por: edduds
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 12:03
Lá vamos nós...

[editei]
E ainda quer discutir com um finado que postou em 2009!!


Postado Por: Deru
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 12:29
Trabalhar com a corrente cruzada em quadros com a traseira curta dá nisso mesmo. Só quero ver a durabilidade da corrente do novo sistema de 11V da Shimano. O meu 8V dura praticamente o dobro do meu 10V.

-------------
Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.

Mohammed Ali


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 13:48
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

50/11 é de fato mais pesada que 53/12, é só fazer conta de primário. Não sei por que tanta dúvida com respeito a isso, precisando de especialistas e etc.

53/39 ou 50/34, em ambas as configurações é só fazer as contas. Geralmente 50/34 é usado com cassete que começa com 11 dentes e 53/39 (mais tradicional) é usado em cassetes que começam com 12 dentes. Embora nada impeça que se usem ao contrário. 

Agora se a conta da relação for igual, nada muda, é matemática, não tem essa de sentir que desenvolve mais com uma ou outra.



Ae é que tá, para o meu uso a 50T gostei mais do que da 53T, principalmente no plano eu ando melhor com a 50T, mas por outro lado eu preferia a 39 no lugar da 34 que uso hoje assim, quero fazer uma 39-50 usando 11-26 heheheheh 39 da pra subir legal na miha Moutain antiga de 15kg eu usava um duplo 38-46 sem a menor e andava por tudo.
Pra mim, a 34 até atrasa a pedalada em relação à 39. Se fossem aquelas subidonas de montanha do Giro d itália ae sim eu usaria uma 34. MAs para o dia dia é muito pequena atrasa muito a pedalada, não rende...................


Postado Por: JUNIORZUKE
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 15:11
muita coisa dita.... e eu vou dizer o que faço.
tenho 85 kilos,,, uso marcha cruzada sempre que preciso, nunca, nunca tive problema... pelo que sei... se vc gosta ou precisa de giro.. a compacta será mais interessante... mas tente fazer uma prova de estrada, com poucas subidas.. e verá que para andar acima de 45km/h, a 53d funciona melhor...
ficar girando demais náo é o ideal em provas..
Quanto a cruzar a corrente e enfiar o cambio na roda.... TROQUE DE MECÂNICO... isso náo acontecerá mais..

-------------
curta sua vida numa bike!!!

CLUBE DO CICLISMO NO ORKUT..ENTREM

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=49025633


Postado Por: ARuzik
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 15:35
Originalmente postado por JUNIORZUKE JUNIORZUKE escreveu:

muita coisa dita.... e eu vou dizer o que faço.
tenho 85 kilos,,, uso marcha cruzada sempre que preciso, nunca, nunca tive problema... pelo que sei... se vc gosta ou precisa de giro.. a compacta será mais interessante... mas tente fazer uma prova de estrada, com poucas subidas.. e verá que para andar acima de 45km/h, a 53d funciona melhor...
ficar girando demais náo é o ideal em provas..
Quanto a cruzar a corrente e enfiar o cambio na roda.... TROQUE DE MECÂNICO... isso náo acontecerá mais..

Agora o Max vai ter que trocar de mecânico..LOL
E vai ver a gancheira de alguns quadros ai é de adamantium ne, ai nunca vai quebrar e entrar na roda mesmo..Ouch


Postado Por: notaname
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 17:30
Originalmente postado por ARuzik ARuzik escreveu:

 

Agora o Max vai ter que trocar de mecânico..LOL
E vai ver a gancheira de alguns quadros ai é de adamantium ne, ai nunca vai quebrar e entrar na roda mesmo..Ouch

Adamantium é ultrapassado. Como o velho amigo rocha diria, bom mesmo é gancheira (e quadros!) de DIAMANTIUM!


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 21:16
Originalmente postado por notaname notaname escreveu:

Originalmente postado por ARuzik ARuzik escreveu:

 

Agora o Max vai ter que trocar de mecânico..LOL
E vai ver a gancheira de alguns quadros ai é de adamantium ne, ai nunca vai quebrar e entrar na roda mesmo..Ouch

Adamantium é ultrapassado. Como o velho amigo rocha diria, bom mesmo é gancheira (e quadros!) de DIAMANTIUM!


Toda vez que ocorrer algo errado na minha bike , vou pensar "Agora o Max ficou triste" hehehehe......... virou um bordão isso ae.............


Postado Por: Carvalho_BR
Data de Publicação: 01 Jun 2012 as 21:50
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

50/11 é de fato mais pesada que 53/12, é só fazer conta de primário. Não sei por que tanta dúvida com respeito a isso, precisando de especialistas e etc.

53/39 ou 50/34, em ambas as configurações é só fazer as contas. Geralmente 50/34 é usado com cassete que começa com 11 dentes e 53/39 (mais tradicional) é usado em cassetes que começam com 12 dentes. Embora nada impeça que se usem ao contrário. 

Agora se a conta da relação for igual, nada muda, é matemática, não tem essa de sentir que desenvolve mais com uma ou outra.



Ae é que tá, para o meu uso a 50T gostei mais do que da 53T, principalmente no plano eu ando melhor com a 50T, mas por outro lado eu preferia a 39 no lugar da 34 que uso hoje assim, quero fazer uma 39-50 usando 11-26 heheheheh 39 da pra subir legal na miha Moutain antiga de 15kg eu usava um duplo 38-46 sem a menor e andava por tudo.
Pra mim, a 34 até atrasa a pedalada em relação à 39. Se fossem aquelas subidonas de montanha do Giro d itália ae sim eu usaria uma 34. MAs para o dia dia é muito pequena atrasa muito a pedalada, não rende...................


nem podia render, balneario camboriu é litoral, nao tem morro em quantidade q faça precisar de uma coroa 34
se tem 34 na tua bike, tu comprou bike com relacao incorreta para a regiao onde pedala
o cara qdo escolhe a relacao da bike tem q levar em conta a regiao onde treina - nao é só escolher de orelhada...



Postado Por: poneis
Data de Publicação: 02 Jun 2012 as 00:25
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Hummm.... será que nao vai explodir ?

http://maxkonabikes.blogspot.com.br/2012/04/um-caso-de-burrice.html" rel="nofollow - http://maxkonabikes.blogspot.com.br/2012/04/um-caso-de-burrice.html


Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Cruzar marchas não é o fim do mundo, a corrente não vai explodir e seu câmbio traseiro não vai entrar na roda, como já ouvi em algumas bicicletarias. O sistema foi feito para ser cruzado, só não é recomendável você andar cruzado o tempo todo por aumentar o desgaste e diminuir a eficiência da pedalada.
 
 
Não vai porque a enorme maioria dos ciclistas iniciantes e amadores usa a corrente toda cruzada, o tempo todo. E não há um cataclisma em massa de gancheiras destroçadas. Bem provável que o mecânico errou um pouco o parafuso limitador do câmbio, que a gancheira esivesse ligeiramente empenada (lembrando que muitas vezes é difícil de dizer se está alinhada ou não sem a ajuda de uma ferramenta), que ela estava enfraquecida de outros alinhamentos de gancheira ou de um outro evento fora do comum. Olhando a foto, parece que o conduíte de câmbio, que é bem robusto, um cabo revestido internamente por metal, está meio mastigado, provavelmente pela corrente. Talvez ela fosse meio longa e tenha se enroscado com a corrente, puxando violentamente o câmbio traseiro e a gancheira (o conduíte está dobrado no ponto em que sai do câmbio), causando a tragédia.
 
 
 
 


-------------
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br" rel="nofollow - www.bike123.com.br


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 02 Jun 2012 as 09:22
Originalmente postado por Carvalho_BR Carvalho_BR escreveu:

Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

50/11 é de fato mais pesada que 53/12, é só fazer conta de primário. Não sei por que tanta dúvida com respeito a isso, precisando de especialistas e etc.

53/39 ou 50/34, em ambas as configurações é só fazer as contas. Geralmente 50/34 é usado com cassete que começa com 11 dentes e 53/39 (mais tradicional) é usado em cassetes que começam com 12 dentes. Embora nada impeça que se usem ao contrário. 

Agora se a conta da relação for igual, nada muda, é matemática, não tem essa de sentir que desenvolve mais com uma ou outra.



Ae é que tá, para o meu uso a 50T gostei mais do que da 53T, principalmente no plano eu ando melhor com a 50T, mas por outro lado eu preferia a 39 no lugar da 34 que uso hoje assim, quero fazer uma 39-50 usando 11-26 heheheheh 39 da pra subir legal na miha Moutain antiga de 15kg eu usava um duplo 38-46 sem a menor e andava por tudo.
Pra mim, a 34 até atrasa a pedalada em relação à 39. Se fossem aquelas subidonas de montanha do Giro d itália ae sim eu usaria uma 34. MAs para o dia dia é muito pequena atrasa muito a pedalada, não rende...................


nem podia render, balneario camboriu é litoral, nao tem morro em quantidade q faça precisar de uma coroa 34
se tem 34 na tua bike, tu comprou bike com relacao incorreta para a regiao onde pedala
o cara qdo escolhe a relacao da bike tem q levar em conta a regiao onde treina - nao é só escolher de orelhada...



Falou e disse. O pior é que as bikes prontas novas que se vende por aqui, 90% saem da loja com 50-34.
Tem umas montanhas, que seria a estrada de laranjeiras, mas como eu cheguei na idade dos enta (40) eu evito para não forçar muito os joelhos. De resto, realmente teria apenas o morro do Boi, que, sobe-se com uma 39 tranquamente.
Aliás eu morei anos em Blumenau, cheio de morros, e usava 38-46 na minha moutain bike dentro da cidade e até trilhas.


Postado Por: RaulRockSeixas
Data de Publicação: 02 Jun 2012 as 10:32
Binotto, tem que subir a interpraias de 53!
Brincadeiras a parte, acho que ali justifica um compacto tranquilamente, ja passei muito sufoco de 39x23 por la...



-------------
Arrroooocha Pica-Pau!


Postado Por: ARuzik
Data de Publicação: 02 Jun 2012 as 12:22
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

 
 
Não vai porque a enorme maioria dos ciclistas iniciantes e amadores usa a corrente toda cruzada, o tempo todo. E não há um cataclisma em massa de gancheiras destroçadas. Bem provável que o mecânico errou um pouco o parafuso limitador do câmbio, que a gancheira esivesse ligeiramente empenada (lembrando que muitas vezes é difícil de dizer se está alinhada ou não sem a ajuda de uma ferramenta), que ela estava enfraquecida de outros alinhamentos de gancheira ou de um outro evento fora do comum. Olhando a foto, parece que o conduíte de câmbio, que é bem robusto, um cabo revestido internamente por metal, está meio mastigado, provavelmente pela corrente. Talvez ela fosse meio longa e tenha se enroscado com a corrente, puxando violentamente o câmbio traseiro e a gancheira (o conduíte está dobrado no ponto em que sai do câmbio), causando a tragédia.


Poneis, tenho certeza que um iniciante ou amador (amador mesmo) não gera metade da potencia que o Max gera.
Se você leu a matéria no blog deve ter percebido que ele diz " o câmbio estava bem regulado, e a gancheira perfeitamente alinhada;", fala também que a relação não é nova e já tinha sofrido com corrente cruzada. O conduíte esta daquele jeito por que ou entrou na roda ou a corrente raspou nele depois de a gancheira quebrar.
Provavelmente a gancheira estava fraca por conta de vários cruzamentos de corrente e resolveu quebrar. Se quiser cruzar a corrente fique a vontade, mas se quebrar alguma coisa já sabe que a cagad(a) não foi do mecânico foi sua mesmo.


Postado Por: poneis
Data de Publicação: 02 Jun 2012 as 12:53
Não conheço o Max, mas ele teria que ser um mecânico bem competente para se assegurar que o parafuso limitador estivesse ok ou que a gancheira não estivesse ligeiramente torta. Essas coisas não são visíveis e ele só pode confiar no mecânico que mexeu a bike.


E a gancheira quebrar devido à corrente cruzada não faz muito sentido. Por quê ela quebraria? Não é ela que sustenta a força do ciclista, caso contrário, não seria uma pecinha maleável de alumínio. O que realmente segura a bronca das pedaladas do ciclista é o pedivela, corrente, quadro e cassete. O câmbio traseiro é uma peça frágil, leve, muitas vezes de carbono ou alumínio, que só tem como função guiar a corrente entre o pinhão traseiro e a coroa. Ela não tem como função absorver a força das pedaladas do ciclista.


-------------
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br" rel="nofollow - www.bike123.com.br


Postado Por: ARuzik
Data de Publicação: 02 Jun 2012 as 14:15
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Não conheço o Max, mas ele teria que ser um mecânico bem competente para se assegurar que o parafuso limitador estivesse ok ou que a gancheira não estivesse ligeiramente torta. Essas coisas não são visíveis e ele só pode confiar no mecânico que mexeu a bike.


E a gancheira quebrar devido à corrente cruzada não faz muito sentido. Por quê ela quebraria? Não é ela que sustenta a força do ciclista, caso contrário, não seria uma pecinha maleável de alumínio. O que realmente segura a bronca das pedaladas do ciclista é o pedivela, corrente, quadro e cassete. O câmbio traseiro é uma peça frágil, leve, muitas vezes de carbono ou alumínio, que só tem como função guiar a corrente entre o pinhão traseiro e a coroa. Ela não tem como função absorver a força das pedaladas do ciclista.

O Max além de dono de loja é um experiente mecânico, tanto que boa parte dos triatletas conhece ele, pois sempre está no IM.

É claro que é a gancheira que deve quebrar, tanto que ela, na maioria das vezes, é "separada" do quadro. A gancheira é o ponto que quebra para evitar quebrar o quadro ou o câmbio traseiro. 
Pela sua conclusão o que veria quebrar sempre é o pedal ne!?!?!Confused


Postado Por: clanovel
Data de Publicação: 02 Jun 2012 as 14:36
Originalmente postado por ARuzik ARuzik escreveu:

O Max além de dono de loja é um experiente mecânico, tanto que boa parte dos triatletas conhece ele, pois sempre está no IM.

É claro que é a gancheira que deve quebrar, tanto que ela, na maioria das vezes, é "separada" do quadro. A gancheira é o ponto que quebra para evitar quebrar o quadro ou o câmbio traseiro. 
Pela sua conclusão o que veria quebrar sempre é o pedal ne!?!?!Confused
Faz todo sentido afirmar que a corrente cruzada força a transmissão, mas é estranho porque justo a gancheira foi quebrar tendo outros componentes que sofrem maior alavanca pela corrente e são bem mais frágeis como a roldana e seu eixo, e o próprio cage com seu eixo que prende no câmbio. Sendo esses teoricamente bem mais frágeis.
Se foi realmente esse o motivo, a conclusão é que o material do câmbio Campagnolo é bem superior ao da gancheira.


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 02 Jun 2012 as 14:40
Não vou entrar no mérito do que quebrou ou não, mas no Giro deste ano vi várias vezes o pessoal de corrente cruzada pedalando, pincpamente nas etapas de subidas mais amenas, pessoal de coroão e segunda ou terceira posição de cima para baixo no cassete.

-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: clanovel
Data de Publicação: 02 Jun 2012 as 14:58
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Não vou entrar no mérito do que quebrou ou não, mas no Giro deste ano vi várias vezes o pessoal de corrente cruzada pedalando, pincpamente nas etapas de subidas mais amenas, pessoal de coroão e segunda ou terceira posição de cima para baixo no cassete.
Então, por isso achei estranha a conclusão... Utilizo coroão(53) até a ante-penúltima (K7 Campy 11v, 12-29), e pouquíssimas vezes no desespero a penúltima, mas jamais a última. Sou pesado e treino na maioria das vezes em subidas fortes e nunca tive problemas. Se ele não fosse experiente até arriscaria como causa a corrente curta. Mas provavelmente o material desta gancheira não é bom.


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 02 Jun 2012 as 17:05
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

Binotto, tem que subir a interpraias de 53!
Brincadeiras a parte, acho que ali justifica um compacto tranquilamente, ja passei muito sufoco de 39x23 por la...



Bicho, acabei de voltar de LAranjeiras, e vou te dizer, com 34 e 26 já abri o bico hehehe, não dá, pra passear por lá na boa só com 3 coroas. Sendo assin definitivamente 34 é inútil pra mim, pois só mantive ele para passear em LAranjeiras, mas não deu hahahahahah.............

Falando nisso tu é de Brusque, quando vier para estas bandas vamos pedalar.........


Postado Por: MarcosAlonso
Data de Publicação: 02 Jun 2012 as 17:45
Minha esposa começou a pedalar comigo a pouco tempo. A bike dela está com um pedivela compacto. Eu achei interessante. Um trecho onde sempre treinamos, com uma subida leve, por exemplo, ela gira na Coroinha do pedivela e na relação mais pesada do k7, sem nenhuma força (visível mesmo). Eu, no mesmo trecho, pra pedalar ao lado dela, mesmo na coroinha do meu pedivela convencional, preciso pedalar com quatro marchas acima no k7, pelo menos.
O compacto é excelente, na minha opinião. Se ela que está começando a pedalar agora pode fazer isso, logo estará subindo algumas subidas no coroão, com mais desempenho....

eu pretendo trocar o meu,,,


Postado Por: ARuzik
Data de Publicação: 02 Jun 2012 as 22:23
Originalmente postado por clanovel clanovel escreveu:

Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Não vou entrar no mérito do que quebrou ou não, mas no Giro deste ano vi várias vezes o pessoal de corrente cruzada pedalando, pincpamente nas etapas de subidas mais amenas, pessoal de coroão e segunda ou terceira posição de cima para baixo no cassete.
Então, por isso achei estranha a conclusão... Utilizo coroão(53) até a ante-penúltima (K7 Campy 11v, 12-29), e pouquíssimas vezes no desespero a penúltima, mas jamais a última. Sou pesado e treino na maioria das vezes em subidas fortes e nunca tive problemas. Se ele não fosse experiente até arriscaria como causa a corrente curta. Mas provavelmente o material desta gancheira não é bom.

A questão dos pros é outra, eles trocam de componentes e quadros com muita frequencia.
A gancheira, que segura o câmbio, é um ponto de quebra, é mais frágil de propósito. Assim como em máquinas industriais temos pinos elásticos, que servem para quebrar antes de empenar um eixo ou queimar um motor. Vocês não preferem quebrar uma peça que sai R$20 a quebrar um quadro de R$2000?? No MTB é mais comum a quebra da gancheira pois acontecem batidas no câmbio, e pra não quebrar o câmbio ou o quadro, quebra-se a gancheira. 

Mas voltando a questão do tópico.
Eu estou usando um compacto. A única coisa que me incomoda é o buraco causado entre as coroas 50 e 34. Se fosse uma 36 já seria muito melhor. Uso k7 11/25 de 9v. Ainda não senti problemas com velocidades muito altas, nem em descidas a 70km/h. 


Postado Por: laertejr
Data de Publicação: 03 Jun 2012 as 00:05
Atualmente eu uso compacto e cassette 12-25... Para pedais diarios é excelente, principalmente para subidas...

Mas faltou pedal o dia que eu desci a serra do mar a 66km/h e nao consegui passar disso. Parece que minhas pernas estavam girando no vazio e sobrei um monte na descida...

ja minha ex-bike tinha uma tinha pedivela normal e cassette 11-25, ai sim, nessa mesma descida da serra  passava dos 80 km/h facil...LOL

Na minha opiniao, o compacto é melhor para treinos e dia-a-dia...Wink


-------------
Laerte Jr


Postado Por: laertejr
Data de Publicação: 03 Jun 2012 as 00:10
Esse vai ser meu proximo pedivela LOL

http://imageshack.us/photo/my-images/220/bigcrankbicycle.jpg/" rel="nofollow">

Uploaded with http://imageshack.us" rel="nofollow - ImageShack.us


-------------
Laerte Jr


Postado Por: cmmurakami
Data de Publicação: 03 Out 2012 as 23:58
Originalmente postado por laertejr laertejr escreveu:

Atualmente eu uso compacto e cassette 12-25... Para pedais diarios é excelente, principalmente para subidas...

Mas faltou pedal o dia que eu desci a serra do mar a 66km/h e nao consegui passar disso. Parece que minhas pernas estavam girando no vazio e sobrei um monte na descida...

ja minha ex-bike tinha uma tinha pedivela normal e cassette 11-25, ai sim, nessa mesma descida da serra  passava dos 80 km/h facil...LOL

Na minha opiniao, o compacto é melhor para treinos e dia-a-dia...Wink

laertejr, talvez vc já saiba, mas para um melhor ganho em velocidade e capacidade de subida, deve-se ter um pedivela 50-34 e cassete 11-28.
Com a relação 50/11 vc obterá mais velocidade que o comumente usado 53/12, e nas subidas, obviamente, a relação 34/28 proporcionará uma cadência maior que a 39/25.

Veja no menu Artigos do site  http://www.marcelorocha.com/ - http://www.marcelorocha.com/


Postado Por: SamucaM
Data de Publicação: 04 Out 2012 as 11:09
Originalmente postado por ARuzik ARuzik escreveu:


Eu estou usando um compacto. A única coisa que me incomoda é o buraco causado entre as coroas 50 e 34. Se fosse uma 36 já seria muito melhor. U



Também sinto o mesmo problema, mesmo baixando duas ou três marchas no cassete. Mesmo assim, acredito que para o meu nível de pedal, tenho mais a ganhar com o compacto (subidas) do que a perder (passo e descidas).


Postado Por: luciano_ak
Data de Publicação: 29 Mai 2013 as 15:41
Estou com a mesma dúvida do amigo edduds. Mudar o pedal de 170 para um 172.5mm ou até mesmo 175mm? O que isso vai influênciar na pedalada?


Postado Por: BR040
Data de Publicação: 31 Mai 2013 as 13:25
e o pedivela triplo (50-39-30) alguém usa? estou pensando em colocar, onde pedalo tem muito morro; vai ter que mudar a corrente e o sti , vamos ver quanto fica...Dead


Postado Por: Carvalho_BR
Data de Publicação: 31 Mai 2013 as 14:10
nao tem necessidade nenhuma de triplo em JF.
nao tem local nenhum q vc possa usar uma 30-26 e q nao consiga subir de 34-27 ou 34-28.
bota 50-34 mesmo e treina mais.


Postado Por: BR040
Data de Publicação: 31 Mai 2013 as 18:37
falou, Carvalho, mesmo porque não encontra para comprar...vou fazer mais treino de base...


Postado Por: samuelgouvea
Data de Publicação: 31 Mai 2013 as 20:36
conterrâneo, tô com o carvalho!

nenhuma rodovia em JF tem inclinação que justifique exageros na relação... tudo bem que tem umas ruas com 35% (por exemplo, a joão zanini no alto grajaú), mas aí já é outra história, hehehe...



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net