Imprimir Página | Fechar Janela

Upgrade Caloi Explorer Comp 2021

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
Descrição Fórum: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=102046
Data da Impressão: 23 Abr 2024 as 06:11
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Upgrade Caloi Explorer Comp 2021
Postado Por: igorsiilva07
Assunto: Upgrade Caloi Explorer Comp 2021
Data de Publicação: 05 Ago 2022 as 10:36
Tenho uma Caloi Explorer Comp que fiz o seguinte Upgrade para o kit Deore M6100:

https://pt.aliexpress.com/item/1005001897079749.html?spm=a2g0o.order_list.0.0.1ed4caa4jJq1zL&gatewayAdapt=glo2bra

Além disso tive de colocar o freehub FH-MT410-B

Adquiri os Pneus Vittoria Barzo para dianteira e o Vittoria Mezcal para traseira ambos 2.25, visando o proximo upgrade ja que quero utilizar o tubeless

Gostaria de dicas de qual aro utilizar de 32 Furos e a Suspensão estava pensando na Manitou Machete Boost

Voces indicariam outra suspensão? Tem necessidade da suspensão ser Boost?



Respostas:
Postado Por: Guiomar Junior
Data de Publicação: 05 Ago 2022 as 11:20
Se o teu cubo é boost a suspensão também tem que ser. Manitou Machete tem um bom custo benefício, pode comprar sem medo. Porque você vai trocar o aro?


Postado Por: AndreKC
Data de Publicação: 05 Ago 2022 as 11:55
Não tem necessidade de trocar o aro, os aros que vem na Explorer comp são bons (Rodi Blackrock ou Stans Notubes Arch) - Troca somente o cubo para um 110x15 - Koozer / Arc / Novatec no Aliexpress tem o melhor CXB

Manitou Machete é uma excelente suspensão e se quiser gastar um pouco menos, vai de Suntour Raidon 32


Postado Por: GabrielSL329
Data de Publicação: 05 Ago 2022 as 15:43
Machete comp boost oscilando entre 3 e 4k no ML. Aliexpress fica um pouco mais barato.

Pior que suspas boost só as chinesas e as Suntour pra achar mais barato!


-------------
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)


Postado Por: charlesiapp
Data de Publicação: 20 Jul 2023 as 15:00
E aí, cara.

Finalizou os upgrades na sua caloi? Eu tenho a mesma bike e tava bem afim de dar um up completo na relação e suspensão. 

Curtiu o Kit Deore M6100? Tava pesquisando no aliexpress, porém, tenho dúvida de qual modelo pegar, existem mts variações, principalmente em relação ao movimento central...


Postado Por: LeoGuitar
Data de Publicação: 20 Abr 2024 as 10:51
Bom dia, pessoal.
Também tenho uma Caloi Explorer Comp e estou pensando em fazer alguns ups nela.
Já troquei os freios por um MT 200 (ficou excelente). Coloquei pedal clip da racework (primeira experiência com esse tipo de pedal).
Ganhei um par de pneus continental ( race e cross) e estou na dúvida se o aro rodi blackrock (original da bike) aceita tubeless. Já vi algumas pessoas que fizeram e deu certo, porém não tem a informação se os aros são compatíveis.
Não sendo compatível eu poderia montar esses pneus com camâra de ar normalmente?

Outro up que quero (e necessito) fazer é a suspensão.  Estou na dúvida se vale a pena colocar uma que já seja boa, porém custaria quase o valor da bike. Talvez uma proshock ou alguma suntour a ar. Ou seria mais vantagem colocar uma mais simples, a mola mesmo. Talvez uma suntour dessas simples.





Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 20 Abr 2024 as 17:03
Originalmente postado por LeoGuitar LeoGuitar escreveu:

Bom dia, pessoal.
Também tenho uma Caloi Explorer Comp e estou pensando em fazer alguns ups nela.
Já troquei os freios por um MT 200 (ficou excelente). Coloquei pedal clip da racework (primeira experiência com esse tipo de pedal).
Ganhei um par de pneus continental ( race e cross) e estou na dúvida se o aro rodi blackrock (original da bike) aceita tubeless. Já vi algumas pessoas que fizeram e deu certo, porém não tem a informação se os aros são compatíveis.
Não sendo compatível eu poderia montar esses pneus com camâra de ar normalmente?

Outro up que quero (e necessito) fazer é a suspensão.  Estou na dúvida se vale a pena colocar uma que já seja boa, porém custaria quase o valor da bike. Talvez uma proshock ou alguma suntour a ar. Ou seria mais vantagem colocar uma mais simples, a mola mesmo. Talvez uma suntour dessas simples.




Suspensao a ar e outra vida. Fuja das genéricas. Suntour, Manitou, Proshock e Rockshox sâo ótimas, o que muda é diametro de canelas, detalhes de funcionamento, peso e isso reflete em preço. Tem pra todos os bolsos.

Os aros Rodi são tubeless ready.

Os continental são bons. Mantenha a pressão regular e não deixe o liquido secar. Ande o máxi.o que puder, pois depois que destalonar, por manutenção, furo ou perda de pressão por falta de vedação, nunca mais montam sem entortar muito.

Pode montar com camaras também, não há restrições. Vc só deixa de ter as vantagens do tubeless (resistencia furos e conforto da pressão bem mais baixa).


-------------
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/


Postado Por: LeoGuitar
Data de Publicação: 21 Abr 2024 as 10:16
Bom dia, Dimas. 
Estou relamente pensando em pegar umas dessas suspensões. A proshock me interessou principalmente por se nacional. Só fiquei um pouco preocupado por ver que algumas oficinas não fazem a manutenção dela. Vou verificar com meu mecânico antes da compra.
Sobre o pneu eu vi que algum "youtuber"(não lembro quem) estava testando tentar fazer a reposição do selante sem abrir o pneu. Posso pensar nessa possibilidade.
Esse pneu pode ser usado com camara de ar?



Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 21 Abr 2024 as 13:13
Originalmente postado por LeoGuitar LeoGuitar escreveu:

Bom dia, Dimas. 
Estou relamente pensando em pegar umas dessas suspensões. A proshock me interessou principalmente por se nacional. Só fiquei um pouco preocupado por ver que algumas oficinas não fazem a manutenção dela. Vou verificar com meu mecânico antes da compra.
Sobre o pneu eu vi que algum "youtuber"(não lembro quem) estava testando tentar fazer a reposição do selante sem abrir o pneu. Posso pensar nessa possibilidade.
Esse pneu pode ser usado com camara de ar?


Sim, com um kit de seringa e tubo especifico, repondo 40/50 ml a cada 3 meses o tubeless vai durar o ano todo. Quando der um ano desmonta o pneu, limpa o selante velho ereencaixa o pneu repondo o selante. 

99% dos pneus tubeless talonam enchendo no posto, bastando tirar a valvula e colocar pressar rapidamentr, depojs de talonado coloca selante , o bico e enche normal. Nada de dificil. Mecanicos "valorizam muito" este serviço que dá pra fazer em casa sem problemas. 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1912986455-aplicador-seringa-selante-injetor-bike-tubeless-60ml-chave-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1912986455-aplicador-seringa-selante-injetor-bike-tubeless-60ml-chave-_JM




-------------
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/


Postado Por: Solito
Data de Publicação: 21 Abr 2024 as 15:16
Originalmente postado por LeoGuitar LeoGuitar escreveu:

Bom dia, pessoal.
Também tenho uma Caloi Explorer Comp e estou pensando em fazer alguns ups nela.
Já troquei os freios por um MT 200 (ficou excelente). Coloquei pedal clip da racework (primeira experiência com esse tipo de pedal).
Ganhei um par de pneus continental ( race e cross) e estou na dúvida se o aro rodi blackrock (original da bike) aceita tubeless. Já vi algumas pessoas que fizeram e deu certo, porém não tem a informação se os aros são compatíveis.
Não sendo compatível eu poderia montar esses pneus com camâra de ar normalmente?

Outro up que quero (e necessito) fazer é a suspensão.  Estou na dúvida se vale a pena colocar uma que já seja boa, porém custaria quase o valor da bike. Talvez uma proshock ou alguma suntour a ar. Ou seria mais vantagem colocar uma mais simples, a mola mesmo. Talvez uma suntour dessas simples.




Concordando que uma Suntour Raidon ou Manitou Machete são superiores a uma "genérica", uma Bolany a ar é infinitamente superior a suspa original da Caloi Explorer Comp...
Coloquei uma Raidon Boost na Caloi Explorer Expert, muito superior a RockShox Judy a mola original, e troquei a Suntour XCM30 da TSW por uma Bolany 32mm a ar, com regulagem de retorno...
A Bolany é muito simples de fazer manutenção, dá para fazer em casa sem problemas, está apanhando a dois anos sem grandes problemas, somente desmontagem para limpeza e lubrificação a cada 6 meses e troca do cartucho do retorno uma vez...
Se você está evitando investir uns R$ 2000 na bike, Suntour Raidon + cubo boost, uma Bolany é de se considerar...
Em tempo, Suntour XCM30 é jogar dinheiro fora...
Abração...


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 21 Abr 2024 as 20:23
suspensão é um dos upgrades com maior potencial de melhorar o comportamento de uma bike, assim como bons pneus e relação... inclusive você pode alterar a geometria da sua bicicleta, optando por uma suspensão com 20 a 30mm a mais que a original... não abra mão de ajuste de retorno e compare o peso delas também... poste aqui depois qual vc escolheu

-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: Pabloebani
Data de Publicação: 21 Abr 2024 as 23:10
Originalmente postado por LeoGuitar LeoGuitar escreveu:

Bom dia, Dimas. 
Estou relamente pensando em pegar umas dessas suspensões. A proshock me interessou principalmente por se nacional. Só fiquei um pouco preocupado por ver que algumas oficinas não fazem a manutenção dela. Vou verificar com meu mecânico antes da compra.
Sobre o pneu eu vi que algum "youtuber"(não lembro quem) estava testando tentar fazer a reposição do selante sem abrir o pneu. Posso pensar nessa possibilidade.
Esse pneu pode ser usado com camara de ar?


Vamos falar da Proshock, eu comprei uma Onix pra minha Rockhopper.
Estou adorando, eu tive uma experiência com a Judy e testei uma Manitou Markhor. Ela está mais próxima de uma Manitou pela maciez de leitura que eu curto bastante. Principalmente o conforte que me da em estradão, Já a Judy achei ela menos sensível a pequenos impactos.
Sobre a manutenção, digamos que vc seja o tipo de ciclista, tipo eu, que não roda 5 mil KM no ano, então conforme orientação do fabricante a manutenção deve ser feita em 5mil km ou 12 meses. Dependendo de onde vc mora, pode mandar ela pra fabrica em SC que eles revisam ela, isso uma vez no ano não fica pesado de fazer. Eu peguei a minha em novembro e só alegrias ate agora.


Postado Por: LeoGuitar
Data de Publicação: 22 Abr 2024 as 10:04
Então, não tinha me atentado ao fato da Raidon só ter tapered sendo boost...aliás, difícil achar suspensão tapered com eixo de 9mm. Aí a troca de cubo aumentaria um pouco o gasto.
Mas ainda acho que vale a pena.




Postado Por: LeoGuitar
Data de Publicação: 22 Abr 2024 as 10:06
Ainda não farei a troca, terei que adiar um pouco pq o LEÃO mordeu mais do que eu estava esperando.
Mas devo ficar entre a Raidon ou Onix da Proshock


Postado Por: Pabloebani
Data de Publicação: 22 Abr 2024 as 12:07
A Onix tem todas as medidas possíveis. Já é uma vantagem
Over eixo QR ou 100mm passante. Tapered mesma coisa. E agora tem a linha 110mm (boost)

Não acho que investir em bike de eixo QR seja perda de dinheiro se ela te faz feliz kkk. Foi meu caso. Claro que pra revenda não vai valorizar muita coisa.


Postado Por: MatheusGollmann
Data de Publicação: 22 Abr 2024 as 17:26
Tambem tenho uma Comp 2021, e estava pensando em instalar um conjunto Cues 2x10, suspensão nova, freios melhores (de fabrica veio um a disco hidraulico genérico), será que vale a pena investir nela ou pegar uma bike melhor? 

Uma opção que estava vendo seria pegar um modelo da Oggi na faixa de R$ 4-5k.  

Outra coisa que estou em duvida é o que precisarei trocar na Comp, se preciso cubos novos, pedivela, etc. Ela está hoje, como de fábrica, com um conjunto Alivio 2x9.


Postado Por: Pabloebani
Data de Publicação: 22 Abr 2024 as 17:39
Originalmente postado por MatheusGollmann MatheusGollmann escreveu:

Tambem tenho uma Comp 2021, e estava pensando em instalar um conjunto Cues 2x10, suspensão nova, freios melhores (de fabrica veio um a disco hidraulico genérico), será que vale a pena investir nela ou pegar uma bike melhor? 

Uma opção que estava vendo seria pegar um modelo da Oggi na faixa de R$ 4-5k.  

Outra coisa que estou em duvida é o que precisarei trocar na Comp, se preciso cubos novos, pedivela, etc. Ela está hoje, como de fábrica, com um conjunto Alivio 2x9.

Bem sinceramente trocar 2x9 por 2x10 não vai mudar tanta coisa. Vai ter um cog a mais de 43 ou 39 dentes, dependendo do cassete que pegar.
Mas se vc não sente falta de marchas mais leves no seu Alivio não vai fazer sentido.
Eu não gosto do design da Oggi, então preferiria investir na Caloi mesmo. Coloca uma Onix ou a Manitou que vem na Oggi, nem sei se as de 4/5 mil vem com ela, e seja feliz.
Invista em bons pneus, com tubeless pra melhorar a rolagem e conforto e ela vai andar até melhor que uma Oggi original da loja.
Coloca uns Shimano MT200 que fica top.


Postado Por: LeoGuitar
Data de Publicação: 22 Abr 2024 as 18:18
Na minha eu coloquei o MT200 e foi um excelente upgrade. 
Vou dar uma pesquisada na Onix. Tbm não acho ruim pegar com eixo qr e tapered. 
Eu não trocaria a relação por outra com 2 coroas. Só vejo sentido se for colocar 1x11 ou 1x12. Mas pra mim o Alivio já está excelente. 
Vou ver com o mecânico se ele indica fazer tubelles no aro original, pois não acho essa informação em lugar nenhum.



Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 22 Abr 2024 as 22:51
Vantagem do 2x10 sobre o 2x9 é que o 2x10 é mais barato manter, menos peças falsificadas no mercado, e com um cassete 11-42 com coroas 24 -36 fica fantástico, uso 22-36 pras voltas cansativas depois da trilha, e sobe muito liso.
Curiosamente no 2x9 usava cassete 11-40 com coroas 22-36 e ficava ruim demais a vovozinha com o 40, vai entender


-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net