Saudações amantes da mecânica e física de bikes.
Fiz uma troca na bike elétrica que uso para trabalho e filho na escola ( me salvará R$ 10 diários). Mas feitas as opções fiquei em dúvida quanto a segurança e eventual ruptura do garfo ou mais provavelmente da espiga. Explico a seguir. Peço a paciência para o entendimento e se não estou correndo um risco não pensado antes.
Sairam
1- Suspensão (?) fajuta (Peso cerca de 2,5 kg) ZOOM 26 over com rosca e espiga roscada com 20 cms mas curiosamente a peça superior roscada da caixa de direção servia apena pra segurá-la (saiu também) pois o restante permaneceu (caixa de direção semi integrada). Nunca tinha visto/percebido uma gambiarra da industria assim. Antes de abrir achava que era suspensão aheadset mesmo que inútil pelo peso e ineficácia.
2- Mesa ajustável zoom headset, ou seja encaixava no interior da espiga da suspensão
3- Guidão 25.4 mm Zoom com 630 mm, pois não permitia pelo extensão na parte central pro uso do suporte de bagageiro.
Entraram.
1- Garfo Over Aheadset com pernas em alumínio e espiga de aço (de 30 cms!) encaixada sob pressão igual a concepção do garfo FIB.( Peso cerca de 1.1 KG.)
2- Mesa over ajustável Aheadset UNO de 80 mm, peso aproximado da mesa anterior.
3- Guidão 25.4 mm de aço Kalin com 670 mm com conformação igual do guidão anterior porém mais longo e pesado, cerca de 0.3 KG a mais.
4- Bagageiro Stecco estilo holandês aberto com 0.9 KG (servirá pra levar mochila do filho)
5- 7 espaçadores de 1 cm e 1 espaçador de 0,5 cms de 0.1 kg para acomodar a espiga longa externa de 7.5 cms.
Ou seja troquei a suspensão pesada e quase inútil por um garfo mais leve mas acrescentei a utilidade de um bagageiro aberto bem funcional e raro de achar por aqui.
Troquei o guidão mais leve por um mais longo e pesado indispensável para acomodar o bagageiro que precisava.
Troquei a mesa headset de altura longa por mesa aheadset de altura curta de peso equivalente para o novo sistema de fixação exigida (AHEADSET).
Acrescentei 8 espaçadores para esconder a espiga excedente exposta com 7.5 cms de altura até chegar na mesa aheadset.
Descontadas as trocas de peças com peso igual, o restante devido a troca de peças ficou assim, praticamente semelhante ao peso anterior.
2.5 Kg - 1.1 KG - 0.9 KG - 0.3 KG - 0.1 KG = 0.1 KG a menos no conjunto.
Na verdade troquei uma suspensão inútil por um garfo rígido pra uso exclusivo urbano e ganhei um bagageiro pelo mesmo peso.
Mas discorrido o processo de troca pra manter a altura da mesa aheadset atual igual a mesa anterior acrescentei inevitavelmente esse garfo com espiga bem longa de 30 cms.
Pela ergonomia deu muito certo mas agora me surgiu uma grande dúvida.
Mesmo em uso moderado urbano tenho risco de ruptura pela espiga com alavanca maior, principalmente nos momentos de maior frenagem e no qual o sistema é mais exigido?
Lembrando que antes a espiga da suspensão tinha 10 cms a menos na suspensão mas que equivalia a atual pela mesa headset alongada na mesma extensão e que encaixava no interior da espiga.
Outra dúvida cortar um parte da espiga atual e inserir um prolongador de espiga pode proporcionar mais segurança que somente a espiga alongada?
Porei fotos nos próximos dias para efeitos comparativos da troca realizada e melhor entendimento.
Grato a todos por terem chegado até aqui. Aguardem as fotos.