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Transformar cassete 8v em 7v

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição:: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=101498
Data:: 27 Jun 2022 as 21:53
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Tópico: Transformar cassete 8v em 7v
Enviado por: Szellje
Assunto: Transformar cassete 8v em 7v
Data: 24 Jan 2022 as 22:15
Eu estou montando uma híbrida para cicloviagens, e tenho um STI 3x7 novo que pretendo usar na bicicleta. Eu queria uma relação bem leve e os cassetes 7v vão no máximo 34 dentes. Vi que há um cassete 8v 11-40 que me interessou muito. Como o meu intuito não é velocidade, seria possível montar o cassete 8v, retirando o cog de 11, no cubo 7v?



Respostas:
Enviado por: Ligeirinho
Data: 24 Jan 2022 as 22:31
Você acrescentaria outro pinhão maior no cassete em substituição ao de 11 dentes?
 
Nunca fiz mas creio que sim, pois o que trava o cassete é aquela peça roscada que encaixa no interior do freehub. Altura o freehub já tem pra acomodar os 7 pinhões e se não engano até 10 pinhões trocando naturalmente a corrente utilizada.
Só não não sei como soltar os pinhões do cassete 8V que tem os rebites aparentes no pinhão maior e como "juntar de novo"  (pingo de solda de estanho ou comum?) talvez até com menos pinhões como talvez deseje ou pinhões diferentes maiores ou menores conforme o piso que andará.
Quem souber nos informe, pois nunca achei de modo detalhado no yuotube somente a menção rápida sem demonstração clara.
Em tempo, sou canhoto e infelizmente não consigo soltar cassetes pois a mão de força para isso é a direita  ao girar no sentido anti horário e tentei muito, tanto com um cassete fixado há 29 anos quanto um recente de 2 anos atrás sem sucesso. Tenho todas as ferramentas adequadas inclusive aquela da Decatlhon que fixa melhor o cassete, fracasso total. Todo o restante é relativamente fácil mas o cassete... Exige 40 kilogramas - força pra abrir. Deve ser por isso que não consigo também. Uma morsa faria diferença...Fixando e girando o aro...



Enviado por: RuanRAC
Data: 25 Jan 2022 as 07:07
eu acho que seria mais fácil aumentar os limites superiores e inferiores do câmbio e ele pular duas marchas no meio do cassete... mas também não garanto que vá funcionar.

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meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071


Enviado por: dwsmartins
Data: 25 Jan 2022 as 09:17
O cog menor de 11d é que apoia o cassete no corpo do freehub, não dá pra tirar. Se vc desmontar, vai ver que as estrias do corpo do freehub só entram nele até a metade.

No entanto, como o espaçamento dos cassetes 8v e 7v é igual, vc pode usar o cassete 8v regulando o limite pra não usar uma marcha, a primeira ou a última. Isso considerando que o corpo do seu freehub seja adequado pra 8v e acima (existem freehubs pra 7v apenas). Tb considerando que o câmbio consiga abraçar o cog de 40d.

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Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: Ligeirinho
Data: 25 Jan 2022 as 14:08
Putz logo no pinhão 11 (confesso que pra mim ele é quase dispensável acho que poderiam começar no 13 pra dar mais leque com acréscimo de 1 pinhão com mais torque em sistemas 8V e 9V tirando os maiores buracos)  mas não recordo como ele é indispensável para o fechamento, só vendo mesmo. Achava que a "tampa"  do cassete seria suficiente para travar o próprio no freehub. 


Enviado por: hug0.dts
Data: 25 Jan 2022 as 16:59
O de 11 não pode ser retirado. Ele tem umas estrias que servem para travar a tampa.  Sobre a dúvida inicial,  se não me engano é possível retirar os rebites sem problemas nos cassetes em que todos os cogs se apoiam no freehub. Só ficará mais chato de montar pois será necessário inserir um por um.


Enviado por: GabrielSL329
Data: 25 Jan 2022 as 17:16
a ideia mais simples continua sendo usar o cassete 8v e regular para funcionar até o penúltimo cog, privilegiando marchas mais leves!



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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)


Enviado por: Szellje
Data: 25 Jan 2022 as 17:59
Obrigado a todos que responderam. Eu vou analisar bem o que realmente compensa fazer. Vocês ajudaram bastante.


Enviado por: Ligeirinho
Data: 25 Jan 2022 as 19:41
Originalmente Postado por Szellje Szellje Escreveu:

Eu estou montando uma híbrida para cicloviagens, e tenho um STI 3x7 novo que pretendo usar na bicicleta. Eu queria uma relação bem leve e os cassetes 7v vão no máximo 34 dentes. Vi que há um cassete 8v 11-40 que me interessou muito. Como o meu intuito não é velocidade, seria possível montar o cassete 8v, retirando o cog de 11, no cubo 7v?

Em tempo a marca de cassete que tem a relação mais distribuída (espaçamento entre os pinhões) é o da SUNRACE muito embora há dizeres que sua durabilidade, apesar da boa aparência, não é aquela que desejamos. Nesse quesito permanece o indefectível SHIMANO.
Já a SRAM não acredito que olhe para os mais pobres (8V) não tendo cassetes dessa quantidade de pinhões, ao menos não vejo.


Enviado por: hug0.dts
Data: 25 Jan 2022 as 20:06
Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

a ideia mais simples continua sendo usar o cassete 8v e regular para funcionar até o penúltimo cog, privilegiando marchas mais leves!



O cubo é para cassetes de até 7v, Gabriel. Não cabem cassetes de 8v no espaço.


Enviado por: Ironman
Data: 09 Fev 2022 as 21:14
Fala aí, shock! Beleza?

Dá para você tirar o pinhão de 11 dentes e priorizar os mais leves. Não vai ter mais as estrias de travamento no penúltimo pinhão, mas a tampa do cassete não é uma peça que se solta fácil. Mesmo assim, é sempre bom verificar o aperto da tampa de vez em quando. Já usei um pinhão de oito marchas e tirei o último de 11 dentes. Sempre deu certo.

Valew!


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