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Criterium Race 2019 usada vs Oggi Velloce 2022

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
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Tópico: Criterium Race 2019 usada vs Oggi Velloce 2022
Postado Por: RodrigoSchuch
Assunto: Criterium Race 2019 usada vs Oggi Velloce 2022
Data de Publicação: 12 Jan 2022 as 16:31
Boa tarde Pessoal,

Esse é meu primeiro POST, ja venho acompanhando o Forum a alguns meses.
Estou juntando um dinheiro e buscando uma bike de estrada de entrada desde o ano passado. Esta tudo absurdamente caro.. mas vamos lá:

Surgiu uma oportunidade de pegar uma bike da Sense Criterium Race 2019, com grupo Sora pelo preço de R$4.400,00. A bike tem pouquissimo uso e está praticamente nova. O tamanho dela é adequedo para mim.

Estou dividido entre ela e pela nova Oggi Velloce 2022, o qual tem um preço semelhante (R$4.800,00), é nova de fábrica, com grupo Claris e com pneus maiores (700x32), porém movimento central com ponta do eixo quadrada. 

O uso é essencialmente urbado, asfaltos e ruas da cidade de São Paulo (algumas naturalmente esburacadas, mas nada trágico).

Alguma opinião entre essas duas opções ? Estou inclinado pela Criteterium..
Obrigado! 




Respostas:
Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 12 Jan 2022 as 17:31
dá uma sacada na sense, procura sinais de quebra e desgaste e vai nela se estiver ok... speed desgasta bem menos.

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meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071


Postado Por: Rockymountain29er
Data de Publicação: 14 Jan 2022 as 10:36
Com essa diferença de valores, eu ficaria com a Oggi nova. Fiquei tentado em comprá-la.
Bike usada é loteria. Encontrei uma para vender essa semana, R$3.000 - Caloi Strada com pintura "personalizada", rodas Futura e full Claris. Ou seja, pode ter quebrado o quadro, o dono soldou e meteu pintura nova, ou apenas repintou por estética mesmo. Vai saber... Preferi não arriscar. Já que o meu orçamento estava curto, montei uma speed com peças novas do mercado livre e bikepointsc. Gastei 3.000 e a bike ficou show. (Quadro Absolute, pedivela Tiagra integrado, câmbio traseiro Claris GS, trocador Sora 8v, rodas de entrada com cubo Shimano, freio ferradura Shimano). Ficou um Franksteinzinho tchutchuco. Acredito que com um orçamento de 5.000 dá para comprar bike usada top.


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Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.


Postado Por: Rockymountain29er
Data de Publicação: 14 Jan 2022 as 10:37
Detalhe: essas speed de entrada com freio a disco são bem pesadas. Meu colega mecânico de bikes tinha uma Criterium Race que pesada quase 13.5kg.


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Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.


Postado Por: RodrigoSchuch
Data de Publicação: 14 Jan 2022 as 11:07
Bom dia! obrigado pelas repostas.. acabou que a criterium ficou indisponivel e peguei a velloce 2022 msm.. coube no bolso no momento e mais pra frente, se valer a pena, faço algum upgrade ou troco.

valeu!!


Postado Por: ebmp
Data de Publicação: 14 Jan 2022 as 11:35
Pessoal, aproveitando o tema, esse grupo Claros 16v da OGGI velloce 2022 é possível de upgrade?

O que teria que trocar na bike pra trocar por um grupo com mais velocidades? Estou pensando em comprar uma tb, mas tenho medo de faltar marcha na subida.


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 14 Jan 2022 as 12:50
Originalmente postado por ebmp ebmp escreveu:

Pessoal, aproveitando o tema, esse grupo Claros 16v da OGGI velloce 2022 é possível de upgrade?

O que teria que trocar na bike pra trocar por um grupo com mais velocidades? Estou pensando em comprar uma tb, mas tenho medo de faltar marcha na subida.


O cassete e 11-32 e o pedivela 50-34.

Upgrade só trocando o grupo todo (sai caro, se partir pra freio hidraulico vai custar mais que a bicicleta) e acaba não valendo a pena. A relacao original sobe até parede. O range é enorme assim como os Gaps e se quiser mais desempenho e gaps menores é bom já comprar algo com 52-36 x 11-30 com 11 velocidades, mas, mais que dobrando o orçamento.

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Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/


Postado Por: ebmp
Data de Publicação: 14 Jan 2022 as 12:56
Obrigado! Não me atenho tanto aos gaps, se eu tomar gosto pela speed com certeza vou trocar de bike.

Mas fiquei na dúvida sobre a relação 34/32, pois isso da 1,06.

Como estou acostumado com MTB (tenho uma Soul SL529 1x12V, cuja marcha mais leve fica no 0,62) fico na dúvida se esse 1,06 não ficaria pesado demais pra subida.

Sei que speed não tem subida tão íngreme e técnica como MTB, mas minha impressão é que essa relação aí vai me dificultar demais em subidas mais inclinadas no asfalto (10-15%).

Pra quem tem experiência em Speed e MTB, poderiam esclarecer as diferenças nesse quesito, que fazem a relação leve de speed ser bem mais pesada em comparação com MTB?



Postado Por: l.gustavo
Data de Publicação: 14 Jan 2022 as 16:50
Originalmente postado por ebmp ebmp escreveu:

Obrigado! Não me atenho tanto aos gaps, se eu tomar gosto pela speed com certeza vou trocar de bike.

Mas fiquei na dúvida sobre a relação 34/32, pois isso da 1,06.

Como estou acostumado com MTB (tenho uma Soul SL529 1x12V, cuja marcha mais leve fica no 0,62) fico na dúvida se esse 1,06 não ficaria pesado demais pra subida.

Sei que speed não tem subida tão íngreme e técnica como MTB, mas minha impressão é que essa relação aí vai me dificultar demais em subidas mais inclinadas no asfalto (10-15%).

Pra quem tem experiência em Speed e MTB, poderiam esclarecer as diferenças nesse quesito, que fazem a relação leve de speed ser bem mais pesada em comparação com MTB?



34/32 tende a ser bem leve viu?

Uma baita diferença com relação a MTB é que as subidas de MTB, são (ou deveriam) ser de terra.
Sem a terra, sem os cravos dos pneus, sem o peso extra e etc, vc deverá subir mais fácil.

Às vezes eu até uso a MTB (32/50) pra algumas coisas, as subidas até ficam mais confortáveis, mas são propósitos diferentes das outras bikes que são 34/26 e 39/28.


Postado Por: dreluis
Data de Publicação: 14 Jan 2022 as 16:56
Recentemente subi a Serra do Rio do Rastro de speed. Usei um K-7 11x32, com pedivela compacto (50x34). Consegui fazer toda a subida sem pôr o pé no chão, mesmo com uns trechos com mais de 10% de inclinação e eu sendo um ciclista amador bem peba. Aqui no Brasil, se você estiver usando um pedivela compacto, não vejo razão pra ter uma relação com mais de 32 dentes.


Postado Por: stefanob
Data de Publicação: 14 Jan 2022 as 18:02
principal diferença acho que vai ser no MTB ter subidas mais técnicas, e a superfície de terra

você nao vai ter a dificuldade de transmissão de potencia na bike estrada/speed, é asfalto, o pneu totalmente em contato
além disso normalmente se consegue manter mais o momento/inércia, já que você vai "apenas" pedalar.. não vai ser "necessário" pilotar durante a subida escolhendo melhor trajeto e aplicando técnica como é no mtb

só isso já te garante uma grande diferença e maior facilidade, não sendo necessárias relações tão altas como no mtb
e ainda tem questão que, se necessário numa subida muito íngreme mesmo, na speed é relativamente mais fácil pedalar em pé

enfim, esse 34/32 é pra dar conta tranquilo.. eu uso 34/28 e já acho suficiente pra grande maioria das subidas, só qdo pega trecho longo de >10% que eu fico xingando querendo um cog maior hahaha

mas no final msm, pega a bike e pedala primeiro, vai sentindo como a relação e configuração original te atende, e a partir disso vai estudando mudanças


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Road Tropix Madrid 2018
https://bit.ly/3Pmxl5S" rel="nofollow - Rodas Superteam 50C
https://bit.ly/3PAxna4" rel="nofollow - Perfil Strava


Postado Por: TGTECH
Data de Publicação: 17 Jan 2022 as 09:47
Originalmente postado por ebmp ebmp escreveu:

Obrigado! Não me atenho tanto aos gaps, se eu tomar gosto pela speed com certeza vou trocar de bike.

Mas fiquei na dúvida sobre a relação 34/32, pois isso da 1,06.

Como estou acostumado com MTB (tenho uma Soul SL529 1x12V, cuja marcha mais leve fica no 0,62) fico na dúvida se esse 1,06 não ficaria pesado demais pra subida.

Sei que speed não tem subida tão íngreme e técnica como MTB, mas minha impressão é que essa relação aí vai me dificultar demais em subidas mais inclinadas no asfalto (10-15%).

Pra quem tem experiência em Speed e MTB, poderiam esclarecer as diferenças nesse quesito, que fazem a relação leve de speed ser bem mais pesada em comparação com MTB?


Minha experiencia.
Sou ciclista que pedala quase todas as semanas, 3x. Não posso falar que sou iniciante. Peso 100kg. 
Na MTB com relação 32 10/50 consigo vencer quase todos desafios que me proponho. 
Na Gravel com relação 51/36 - 11/34, não consigo subir onde subo com a MTB, preciso trocar as coroas  ou o cassete com relação mais ampla. 
Pedalando com a Speed, a marcha mais leve me atende bem 51/36 11/32.

Recomento primeiro voce pedalar, usar, sofrer um pouco e depois tomar decisão 

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MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox


Postado Por: Pabloebani
Data de Publicação: 17 Jan 2022 as 11:48
Originalmente postado por ebmp ebmp escreveu:

Obrigado! Não me atenho tanto aos gaps, se eu tomar gosto pela speed com certeza vou trocar de bike.

Mas fiquei na dúvida sobre a relação 34/32, pois isso da 1,06.

Como estou acostumado com MTB (tenho uma Soul SL529 1x12V, cuja marcha mais leve fica no 0,62) fico na dúvida se esse 1,06 não ficaria pesado demais pra subida.

Sei que speed não tem subida tão íngreme e técnica como MTB, mas minha impressão é que essa relação aí vai me dificultar demais em subidas mais inclinadas no asfalto (10-15%).

Pra quem tem experiência em Speed e MTB, poderiam esclarecer as diferenças nesse quesito, que fazem a relação leve de speed ser bem mais pesada em comparação com MTB?


A rolagem de uma speed na subida é muito melhor que no MTB, na speed a força que vc faz ela anda, não tem o arrasto do terreno, a terra solta e as pedras pra te parar. Acredite dependendo de onde vc mora e pedala, vai usar bem pouco a relação 34/32.

Eu me virava bem com minha caloi 10, 39/28, o ideal hoje seria 36/28, pois já experimentei uma bike emprestada de 34/28 e achei leve demais. Nunca usava essa relação.

No asfalto geralmente usa-se uma cadencia ligeiramente mais pesada que no MTB, então fica tranquilo de levantar da bike e pedalar de pé algum trecho que fique pesado demais, mas dificilmente isso acontecerá na última marcha mais leve. Vc terá de baixar um ou dois cogs. Se treinar essa técnica vc acaba descansando a musculatura, embora acelere o coração.





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