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Reforma de Barra Circular DMV

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=101395
Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 17:34
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Reforma de Barra Circular DMV
Postado Por: dmv
Assunto: Reforma de Barra Circular DMV
Data de Publicação: 05 Dez 2021 as 22:25

Olá. Sou novo no forum, peço desculpas se criei o tópico de forma equivocada.  Gostaria de ter um tópico "diário" dessa reforma para registrar e ajudar quem possa estar perdido como eu no futuro, com a mesma ideia de reformar uma barra circular.

Fazia anos que não andava de bicicleta, no ano passado e retrasado aluguei duas barras circulares diferentes na praia e me apaixonei. Alguns meses depois decidi comprar uma aqui na minha cidade que está mais para montanha. Não sei a marca, se é Monark ou outra. Não viso "performance", faço algumas voltas mais longas pela zona rural, mas sempre passeio, sem pressa. Enfim, a bike é usada, pintada de vermelho spray, pneus velhos e ressecados, parafusos espanados, eixo central fazendo uma barulheira, aro da frente um pouco torto ovalado (acho que foi numa das vezes que bati na guia, só se percebe em asfalto e em velocidade maior). Apesar disso, curto demais a bike e quero reformá-la para deixá-la uma “restomod”, com peças mais modernas, desde que não fique muito mais complexo, ou pouco confiável de se usar.

Objetivos:

1) Pintá-la de azul com adesivos simples personalizados amarelos ou verde marca-texto. Um mecânico de bicicletas me cobrou 150 reais, mas me parece barato. Ia fazer eu mesmo, mas desisti pois gostaria que ficasse o mais perto de uma qualidade de pintura de bike nova, até pensei em procurar uma oficina de funilaria, mas não sei se os caras pintariam uma bike lá.

2) Trocarei certo as manoplas, canote, os pedais, os para-lamas, todos os parafusos, espanados ou não, se possível por inox allen, os eixos, pelo menos o traseiro que está espanado, e instalar um descanso central daqueles que eleva a bike. Os pneus vou trocar mais pra frente pois eles estão dando conta por enquanto, e com eles os aros e raios caso veja necessidade (aí, também vou ver se há algum cubo que seja melhor do que esse standard). Selim está dando conta do recado, então vou manter.

Daí, queria a ajuda dos amigos que conhecem de bike (tenho afinidade com mecânica no geral, mas tecnicamente sei pouco e estou buscando aprender sempre). Existe mais alguma coisa que eu poderia fazer para melhorá-la sem grandes adaptações?

O eixo central vi os vídeos sobre o embuchamento e achei muito legal, mas dá um trabalho bem grande e me pareceu difícil e caro. Vi sobre o eixo transformer e gostei, pelo que entendi, poderia usar pedivelas diferentes, mas aí ela precisaria encaixar no cobre corrente original, pois vou adesivá-lo, sob medida também. O eixo central provavelmente é o que está fazendo um barulhão que parece que está quebrando. Nesse caso usaria um pedivela com coroa única? Vi que algumas pessoas tiveram problema para alinhar, mas era uma Monark 10. Vale a pena o investimento nesse eixo transformer + pedivela e pedais?

Na caixa de direção, não cheguei a encontrar algo que pudesse melhorar. Vou ver como está mas imagino que vá trocar também. Na relação não sei se teria alguma melhoria. Gosto do embalo dela, nas subidas vai tranquilo. O cavalete central encontrei alguns no Mercado Livre, um deles com 13 avaliações positivas e uma negativa, me passou confiança apesar de não ser um pouco feio.

Agradeço pelo espaço, e agradeço pelas colaborações. Uma foto da valente.


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Respostas:
Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 06 Dez 2021 as 01:21
Talvez vc já tenha visto esses vídeos, mas não custa colocar aqui...







Importante entender que essas modificações são bastante caras e muitas vezes não são praticáveis. Eu me limitaria a dar uma geral na bike, deixar tudo funcionando bem, talvez colocando um central de rolamento selado mantendo o pedivela monobloco, no máximo fazendo uma repintura. Mais que isso, acho que perde a característica da bike e ela vira outra coisa.

Mas o bolso é seu e eu entendo totalmente esse lance emocional. Já entrei nessa e gastei mais que uma bike nova, mas pelo menos eu aprendi mecânica de bike no processo...

No mais, tenha consciência do seu limite financeiro, não faça as coisas apenas por impulso e pense bem antes de fazer uma alteração, pois ela pode levar a resultados desagradáveis. Também procure entender o mínimo de mecânica antes de decidir o que vai e o que não vai, pois algumas alterações podem ser melhores em conjunto com outras (como troca do cubo, que devido ao custo da mão de obra já compensa fazer em conjunto com troca do aro e raiação, efetivamente uma roda nova).

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Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 06 Dez 2021 as 10:00
essa bike é monark ano 2000 e pouco...tanto a do vídeo como a do usuário... eu colocaria central com rolamento e manteria o pedivela monobloco e na frente dá pra pôr freio ferradura, atrás deixaria contra-pedal e de resto, pintar e trocar o que precisa.

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pedalar pra viver ou viver para pedalar



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