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Caloi Urbam ou Blitz Comodo ou outra?

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Categoria: Assuntos Gerais
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Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 21:20
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Tópico: Caloi Urbam ou Blitz Comodo ou outra?
Postado Por: adcp
Assunto: Caloi Urbam ou Blitz Comodo ou outra?
Data de Publicação: 27 Nov 2021 as 17:53
Olá,

Estou querendo comprar uma bike urbana para ir ao trabalho em SP
Meu namorado me indicou a Caloi Urbam 700 que tá saindo por volta de 1400 reais, no entanto, tenho 1.73m e 120kg, e a carga máxima dessa bike informada pelo fabricante é de 100kg.
Comecei a procurar outras opções e achei essa Blitz Comodo 700  https://www.blitz.com.br/lojavirtual/COMODO-700-Cinza-p222783971 - COMODO 700 Preto (blitz.com.br)
Essa suporta 120kg, seria o ideal.

Gostaria de saber se essa bike da Blitz é realmente boa e vale os 2000 reais, ou se teria problema em usar a Caloi Urbam mesmo estando acima do peso, já que é uma marca confiável, com 5 anos de garantia do quadro e etc, ou ainda se vocês tem outra opção que se enquadre nas minha necessidades, lembrando que o teto do meu orçamento são esses 2000 reais.

Obrigada!



Respostas:
Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 28 Nov 2021 as 08:39
Olha, não é pq a Caloi tem história aqui no Brasil que vc pode ir confiando nela cegamente não. A Caloi faz umas cagadas bastante grandes tb.

Porém, acho que não é o caso da Urbam, pelo menos não em termos de resistência. Ela tem uma geometria que não me agrada, mas parece ser uma bike decente dentro da proposta dela.

Quanto ao peso suportado, tb tenho problemas com isso e hoje tenho 130kg, sendo que já tive 157kg quando comecei a pedalar. Os problemas mais comuns são empenamento de eixo traseiro, folga no movimento central, quebra de pedais, empenamento de rodas e quebra de raios, mas tem como reforçar a bike contra isso, a um custo, é claro

Pro eixo traseiro, o ideal é que a bike tenha sistema de freehub, preferencialmente Shimano, e não de catraca. Os cubos de freehub da Shimano apóiam o eixo traseiro nas extremidades, ao contrário dos de catraca comuns, que apóiam nas flanges e deixam uma parte considerável do eixo sem apoio passa do dentro da catraca.

Pra folga no movimento central, a solução é usar um de cartucho de ponta quadrada. Não use hollowtech, que não estão aguentando meu peso, apesar de serem supostamente melhores. Também vou contra os octalink, que sempre apresentaram problemas de durabilidade com pesos pesados devido aos rolamentos mais finos. Um central ponta quadrada BB-UN26 da Shimano durou quase 10000km comigo e ainda teria durado mais um bocado, se eu não tivesse trocado por conta de um defeito que surgiu e ele não era a causa. Atualmente, o BB-UN26 saiu de linha, mas acredito que o BB-UN300 seja adequado.

Pedal vc coloca um par tipo plataforma em alumínio e aceita que vai ter de trocar periodicamente. Eles duram bastante, algo como 2 anos rodando 100km ou mais por semana, que era meu caso.

Rodas pra quem é pesado precisa ser de 36 raios (preferencialmente em inox, mas não acho bom usar raio grosso, que pode causar outros problemas) e isso vai definir a escolha do cubo também. Pra aro 700, como a Urbam atual, opte pelo aro mais robusto que conseguir (não tenho experiência própria com modelos deste tipo, então não posso recomendar); pra aro 26" eu indico o VMaxx da VZan, que eu uso e aprovo.

Sobre os cubos é um parágrafo à parte. O par que mais durou comigo (algo mais que 6000km, cerca de um ano de uso urbano comigo, ainda acho que poderia durar mais) foi um HB-RM40/FH-RM30, sendo o primeiro dianteiro e o segundo traseiro. Não têm a melhor rolagem quando novos, mas eles amaciam com o tempo e acabam ficando lisinhos. Eram abertos a cada 3 meses pra revisão e relubrificação, troquei as esferas de ambos e o eixo do traseiro (por conta dos cones, que gastaram) uma única vez nesse tempo e me atenderam bem nisso, mas o núcleo do freehub rachou, literalmente. Troquei por um FH-M430, supostamente melhor, mas deu o mesmo problema depois de meros 1500km. Achei que fosse azar e troquei por outro FH-M430, que deu ainda menos. Agora estou arriscando um FH-RM70, porque o RM30 sumiu do mercado. Esse RM70 é supostamente melhor que o RM30, mas o M430 tb era, então não posso confirmar. Eu indicaria o RM30 hoje, mas isso pode mudar.

Isso tudo são sugestões de peças pra colocar posteriormente, mas isso vai ter um custo, como eu disse. O ideal seria pegar uma que já tivesse essas peças, mas o pacote de peças vai vir com outras que vão acrescentar preço, não sei te dizer o que seria melhor. No mínimo, eu já optaria por uma bike com sistema de freehub e cassete, o que já deve representar uma redução a longo prazo. O caso é que o investimento pra migrar de cubo de rosca com catraca pra cubo de freehub com cassete é bem alto, pelo menos metade do valor da bike que vc está olhando. O resto vem mais fácil.

Um adendo sobre a geometria da bike, que eu não sou fã: o que te motivou na escolha dela é apenas estilo ou você já experimentou a bike pra dizer que dá certo com você? Bikes muito eretas jogam toda o impacto das irregularidades do piso diretamente na coluna, e as ruas brasileiras não são exatamente um tapete. Além do mais, a posição muito eretas não favorece a aplicação do esforço nas aubidas. Pra Amsterdã, totalmente plana e melhor pavimentada, essa bike pode até ser uma boa, mas pro Brasil, sei não...

No mais, boa sorte! Existem outros tópicos aqui no fórum com dúvidas similares e avaliando outras bikes. Recomendo que de uma procurada e pesquise bem pra não comprar algo que vai ficar encostado e servindo de cabide de roupa suja num canto do quarto.

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Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: adcp
Data de Publicação: 28 Nov 2021 as 15:58
Agradeço todas as dicas, mas queria comprar alguma bike mais "pronta", perto do que eu preciso e é necessário pra mim porque não entendo absolutamente nada de mecânica e não queria ter muito trabalho em muitos upgrades.

Queria algo num custo benefício bacana que me atendesse com o míninmo de mudanças possíveis Unhappy

Sobre o estilo de bike, nunca andei em nenhuma parecida, vou fazer o teste. Mas por aqui em SP vou andar praticamente só em ciclovias, talvez não seja tão ruim.

Tem alguma bike que me recomende?



Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 29 Nov 2021 as 00:02
Vou ficar devendo. Mas já vou adiantar que elas vão ser bem mais caras do que vc tá planejando...

O mercado nacional não lida com bikes para pesos pesados. Um potencial mercado seriam as bikes de downhill, mas vai ter de botar pelo menos um número a mais nesse orçamento.

Não há benefício sem investimento, seja financeiro ou intelectual. Escolha qual dos dois vc vai optar.

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Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: adcp
Data de Publicação: 29 Nov 2021 as 12:09
Entendo perfeitamente,

Como estou precisando de uma bike pra agora, preciso decidir entre alguma dessas com custo benefício melhor e com o tempo vou estudando e fazendo os upgrades que você sugeriu.

Uma dúvida, você consegue identificar visualmente se essas bikes da Blitz são catraca ou cassete?
A que eu postei acima e essa  https://www.blitz.com.br/lojavirtual/G%C3%81VEA-Verde-p365927289 - Bicicleta Híbrida BLITZ Gávea

A Caloi Urbam pelo que eu pesquisei é cassete, essas da Blitz não informam na descrição e visualmente não consegui identificar


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 29 Nov 2021 as 16:53
Ambas são catraca. A Urbam ainda é uma MegaRange, com a maior tendo 34 dentes, mas ainda é catraca. Raramente se usam cassetes com 7v atrás e 8v pra cima geralmente é cassete.

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Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: Race
Data de Publicação: 29 Nov 2021 as 17:46
Qual a distância e como é o trecho que você vai pegar para o trabalho?

As dicas do DWS são muito válidas, mas se seguir tudo ao pé da letra, somente poderia pedalar quem tivesse um saldo bancário bem avantajado ou pesasse menos de 100Kg... O que não é o caso da grande maioria dos brasileiros.

Se você for pro interior ou periferia, verá uma infinidade de bicicletas simples com ciclistas mais pesados ou carregando bastante peso.

A questão do limite de peso, obviamente, é uma observação da fábrica para eventual garantia por quebra do quadro (o que pode comprometer a segurança do ciclista), mas creio que se o uso inicial for moderado, você não terá grandes problemas. 

Normalmente, os problemas surgem em usos mais intensos que o simples deslocamento diário, por exemplo, ficar pulando obstáculos, pular lombadas e buracos, fazer subidas "socando a bota", etc.

Neste sentido, bikes mais simples costumam ter componentes robustos, uma vez que não se preocupam com peso e performance (uso uma odomo e uma barra forte no dia a dia com cadeirinha que, somando o peso, ultrapassa os 100 kg e tá indo de boa).

Entre as duas, em termos de design acho a caloi mais bonita e tem pneus mais largos, que ajudam bastante nessa questão de peso, mas a Blitz garante a resistência para um peso maior. Assim, creio que ela seria a escolha mais racional.


Postado Por: adcp
Data de Publicação: 29 Nov 2021 as 21:53
A distância que vou pegar é bem curta, 2km de ida e 2km de volta, sendo que a ida é uma subida leve/média
Normalmente faço esse trecho a pé, mas queria uma bike pra ser mais rápido, até porque 95% do caminho tem ciclofaixa e pra poder aproveitá-la nos fins de semana aqui por SP também.

Fui na loja da Blitz aqui em SP hoje, experimentei a Comodo 700 e a Gávea, realmente a Comodo tem uma posição muito ereta, parece confortável até sentar nela.

Acabei ficando com a Gávea e estou curtindo muito

Obrigado aos dois pelas dicas, com o tempo vou fazendo os upgrades necessários mas pra começar imediatamente nesse mundo foi o que consegui e estou bastante satisfeita Smile


Postado Por: Tom2020
Data de Publicação: 27 Mai 2022 as 00:20
Vc continua satisfeita com a Blitz?
Estou pensando em pegar uma comodo, mas não tem mt referência dela aqui no forum.

Obrigado



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