Imprimir Página | Fechar Janela

Descida e areião!

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
Descrição Fórum: Tudo que você quer saber sobre treinamento, performance, bike fit, bicycle fitting, nutrição, suplementos alimentares, alimentação e saúde.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=101335
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 17:00
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Descida e areião!
Postado Por: JT_Ramone
Assunto: Descida e areião!
Data de Publicação: 16 Nov 2021 as 17:04
Olá pessoal

Sou novato e gostaria de pedir uma dica de técnica sobre encontros rápidos com areião.

Encontrei várias técnicas de como pedalar no areião e estou trabalhando nisso, porém algumas vezes me deparo com uma situação diferente: estou vindo em uma descida no estradão, embalado com velocidade, e no meio do caminho me deparo com um areião. Aí é aquela coisa: pneu dianteiro escorrega pra lá, traseiro sai pra cá, e o coração vai parar na boca rsrs

Não cheguei a cair, mas existe uma boa técnica para essas situações? Manter guidão leve, jogar o peso para trás também ajudam nessa situação? Ou por não precisar pedalar é mais seguro jogar peso no guidão para manter a roda firme para ter mais controle?

Obrigado!

JT



Respostas:
Postado Por: sergiotucano
Data de Publicação: 17 Nov 2021 as 08:39
Depende do que você entende por areião...

Por exemplo, se for um trecho pequeno de areia onde de para passar com o embalo que já está na bike, ai é igual aquaplanar... Guidão reto, sem pedalar e pulso firme.

Agora, se vai passar por um trecho grande de areia onde vai precisar pedalar...
Encontre seu equilibrio, sinta o terreno para tentar descobrir a consistencia da areia e pedale cadenciado, ou seja, não acelere e nem freie abruptamente.

Tem gente que gosta de pedalar cadenciado mais lento em pé, outros sentado etc. Você vai encontrando seu melhor ponto


OPS ! Dependendo da areia nem é aconselhado passar pedalando, pode dar mais B.O.
As vezes você está com um pneu não muito indicado, ou a areia é fofa demais, dependendo da região ela pode esconder buracos perigosos abaixo etc...


-------------
https://www.strava.com/athletes/14298305

Quadro First Smitt 15.5
Suspensão Inviktus 100mm com trava
Grupo SunRun 27v + Shimano Tourney Tz
Vzan vnine disk 29
DSI SRI-70 29er 2.25
Disco Mec. Paco


Postado Por: FelipeV
Data de Publicação: 17 Nov 2021 as 13:50
Se falo a mesma lingua que ele, o areião é aquela parte da estrada onde fica a "sujeira" dos carros, onde o carro passa o solo fica limpo e compactado e o areião vai pros lados da pista, fica um terreno fofo e bem solto, em morros como carro costuma andar no centro o areião fica nos lugares "seguros" pra descida.

Acho que não tem REGRA que vai funcionar sempre, é experiencia e tecnica adiquiridas com tempo.

Pneus fazem diferença tbem, pneus menos garrudos passam mais facil sem alterar curso e dar susto, pneus garrudos chega a frear a bike. Fazem, digo pra nós amadores Wink

Igual eu te dizer, carro sai de traseira faz contra esterço, tudo resolvido, só que não LOL

Ler, ver videos, até mesmo ir em aulas vai te dar a teoria, o resto e nos "terrenos" que vai se aprender.

É praticando devagar, acompanhado e ir pegando o macete.


Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 17 Nov 2021 as 13:53
pedale, se você entrar na areia sem estar pedalando perde velocidade e cai.

a técnica que uso é: tento entrar com alto giro (girando em falso até) para quando der a queda de velocidade já esteja em aceleração.


-------------
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071


Postado Por: jh1991
Data de Publicação: 18 Nov 2021 as 10:40
Originalmente postado por JT_Ramone JT_Ramone escreveu:

Olá pessoal

Sou novato e gostaria de pedir uma dica de técnica sobre encontros rápidos com areião.

Encontrei várias técnicas de como pedalar no areião e estou trabalhando nisso, porém algumas vezes me deparo com uma situação diferente: estou vindo em uma descida no estradão, embalado com velocidade, e no meio do caminho me deparo com um areião. Aí é aquela coisa: pneu dianteiro escorrega pra lá, traseiro sai pra cá, e o coração vai parar na boca rsrs

Não cheguei a cair, mas existe uma boa técnica para essas situações? Manter guidão leve, jogar o peso para trás também ajudam nessa situação? Ou por não precisar pedalar é mais seguro jogar peso no guidão para manter a roda firme para ter mais controle?

Obrigado!

JT

Existe. Conhecer a própria limitação e saber qual velocidade consegue segurar a bike em qualquer situação é essencial. 

Colocar peso na dianteira vai fazer a suspensão afundar e diminuir bruscamente a velocidade e, pela inércia, seu corpo irá para a frente e pode te jogar no chão. Quanto mais firme e leve a direção estiver mais rápido você passará pelo obstáculo e com menos perigo


-------------
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1


Postado Por: JT_Ramone
Data de Publicação: 18 Nov 2021 as 22:15
Originalmente postado por sergiotucano sergiotucano escreveu:

Depende do que você entende por areião...

Por exemplo, se for um trecho pequeno de areia onde de para passar com o embalo que já está na bike, ai é igual aquaplanar... Guidão reto, sem pedalar e pulso firme.




É isso mesmo, Sérgio. Eu não havia feito a analogia com aquaplanagem, mas é bem parecido.

Obrigado 👍🏻


Postado Por: JT_Ramone
Data de Publicação: 18 Nov 2021 as 22:20
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Se falo a mesma lingua que ele, o areião é aquela parte da estrada onde fica a "sujeira" dos carros, onde o carro passa o solo fica limpo e compactado e o areião vai pros lados da pista, fica um terreno fofo e bem solto, em morros como carro costuma andar no centro o areião fica nos lugares "seguros" pra descida.

Acho que não tem REGRA que vai funcionar sempre, é experiencia e tecnica adiquiridas com tempo.

Pneus fazem diferença tbem, pneus menos garrudos passam mais facil sem alterar curso e dar susto, pneus garrudos chega a frear a bike. Fazem, digo pra nós amadores Wink

Igual eu te dizer, carro sai de traseira faz contra esterço, tudo resolvido, só que não LOL

Ler, ver videos, até mesmo ir em aulas vai te dar a teoria, o resto e nos "terrenos" que vai se aprender.

É praticando devagar, acompanhado e ir pegando o macete.


Na verdade são pequenos trechos de pura areia bem no final da descida. Como foi falado acima, é como se fosse uma aquaplanagem quanto muito embalado!

Meus pneus são Kenda Small Block, então não devem estar atrapalhando nisso pouco
Talvez estivessem um pouco cheios demais, vou tentar esse percurso com eles um pouco mais vazios para ver.

Obrigado!


Postado Por: JT_Ramone
Data de Publicação: 18 Nov 2021 as 22:22
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por JT_Ramone JT_Ramone escreveu:

Olá pessoal

Sou novato e gostaria de pedir uma dica de técnica sobre encontros rápidos com areião.

Encontrei várias técnicas de como pedalar no areião e estou trabalhando nisso, porém algumas vezes me deparo com uma situação diferente: estou vindo em uma descida no estradão, embalado com velocidade, e no meio do caminho me deparo com um areião. Aí é aquela coisa: pneu dianteiro escorrega pra lá, traseiro sai pra cá, e o coração vai parar na boca rsrs

Não cheguei a cair, mas existe uma boa técnica para essas situações? Manter guidão leve, jogar o peso para trás também ajudam nessa situação? Ou por não precisar pedalar é mais seguro jogar peso no guidão para manter a roda firme para ter mais controle?

Obrigado!

JT


Existe. Conhecer a própria limitação e saber qual velocidade consegue segurar a bike em qualquer situação é essencial. 

Colocar peso na dianteira vai fazer a suspensão afundar e diminuir bruscamente a velocidade e, pela inércia, seu corpo irá para a frente e pode te jogar no chão. Quanto mais firme e leve a direção estiver mais rápido você passará pelo obstáculo e com menos perigo


Faz sentido. Vou praticar dessa maneira e tentar manter o centro de gravidade baixo.

Obrigado!


Postado Por: JT_Ramone
Data de Publicação: 18 Nov 2021 as 22:23
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

pedale, se você entrar na areia sem estar pedalando perde velocidade e cai.

a técnica que uso é: tento entrar com alto giro (girando em falso até) para quando der a queda de velocidade já esteja em aceleração.


Ruan, não é tão grande a ponto de parar. São trechos curtos de pura areia no final da descida! Já estou pedalando em falso faz tempo kkkkkk

Obrigado


Postado Por: Joao Angú
Data de Publicação: 19 Nov 2021 as 19:04
Originalmente postado por JT_Ramone JT_Ramone escreveu:

[QUOTE=FelipeV]

Acho que não tem REGRA que vai funcionar sempre, é experiencia e tecnica adiquiridas com tempo.

Wink

LOL


Meus pneus são Kenda Small Block, então não devem estar atrapalhando nisso pouco
Talvez estivessem um pouco cheios demais, vou tentar esse percurso com eles um pouco mais vazios para ver.
Obrigado!

Já usei Kenda Small Block Eight, e gostei muito , porem tambem passava por um trecho com areia seca e solta só que era plano, mas o pneu não ia tão bem nesse trecho, e como era plano e eu já sabendo do comportamento dele eu ia devagar. Mas nada que desabone o pneu, que aliás, vira e mexe eu penso em comprar novamente pq gostei muito, gira demais, só que nesse tipo de terreno tem que se tomar cuidado com o "jeito de se entrar " .



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net