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Legislação Bike Elétrica

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Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do Fórum: Bicicletas Elétricas
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre bicicletas elétricas e assuntos afins.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=101214
Data da Impressão: 19 Abr 2024 as 09:14
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Tópico: Legislação Bike Elétrica
Postado Por: vlapedal
Assunto: Legislação Bike Elétrica
Data de Publicação: 29 Set 2021 as 07:17
Olá, pessoas.

Pretendo comprar uma bicicleta elétrica, porém as que vi até agora todas possuem acelerador manual e podem andar sem o pedal em vários momentos.

Quais bicicletas elétricas do mercado que realmente seguem a resolução do Contran?

De acordo com a leitura que fiz da resolução do Contran, descaracteriza o veículo como bicicleta elétrica se não cumprir os requisitos:

"III – serem dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar;

IV – não dispor de acelerador ou de qualquer outro dispositivo de variação manual de potência;"




Respostas:
Postado Por: jamilvp
Data de Publicação: 29 Set 2021 as 09:11
Meu conhecimento sobre a gama de bikes elétricas é limitado, mas de todas que vi até hoje, me parece que as genéricas (mais baratas, geralmente vem com carenagem, farol, retrovisor, etc) não satisfazem a regra do contran, enquanto as bicicletas de marcas como Oggi e Caloi satisfazem, a diferença de preço entre os dois tipos é enorme.


Postado Por: Pantoja
Data de Publicação: 29 Set 2021 as 17:48
Originalmente postado por vlapedal vlapedal escreveu:

Olá, pessoas.

Pretendo comprar uma bicicleta elétrica, porém as que vi até agora todas possuem acelerador manual e podem andar sem o pedal em vários momentos.

Quais bicicletas elétricas do mercado que realmente seguem a resolução do Contran?

De acordo com a leitura que fiz da resolução do Contran, descaracteriza o veículo como bicicleta elétrica se não cumprir os requisitos:

"III – serem dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar;

IV – não dispor de acelerador ou de qualquer outro dispositivo de variação manual de potência;"


Todas essas elétricas mais baratas, tipo machine, sonny, souza, gts e quaquer outra que seja uma bike de supermercado acrescida de motor, não seguem a legislação corretamente pois todas têm acelerador. Fora que são bicicletas péssimas, com componentes que já não são muito confiáveis numa bicicleta comum, imagine numa elétrica com o peso extra do sistema, fora a performance.

Infelizmente as bicicletas elétricas boas são mais caras. O melhor custo benefício, a meu ver, ficam com as Easy Rider da Caloi e os modelos da Oggi. Eu possuo uma Lite tour da Oggi desde fevereiro e tenho gostado muito, me ajudou bastante inclusive no condicionamento físico.


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Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com


Postado Por: vlapedal
Data de Publicação: 30 Set 2021 as 09:21
Obrigada, Jamilvp.

Realmente parece não ser tarefa fácil encontrar bicicleta elétrica para meu perfil. Procuro uma bicicleta feminina (sem varão), com guidão alto para andar mais sentada, com garupa e cesta para conduzir objetos. Meu objetivo é transporte urbano. E tenho só 1,52m de altura. Até agora, a que havia encontrado mais próxima era a Sonny, mas o que pegou é essa questão de não seguir a legislação. Olhei agora os modelos da caloi e da Oggi e nenhum se enquadra no que preciso.


Postado Por: vlapedal
Data de Publicação: 30 Set 2021 as 09:32
Agradeço as informações, Pantoja.

Mas, pelo que pesquisei nos sites oficiais, nenhum modelo da caloi e oggi elétricas se encaixa no meu perfil.

Procuro uma bicicleta feminina (sem varão), com guidão alto para andar mais sentada, com garupa e cesta para conduzir objetos. Meu objetivo é transporte urbano. E tenho só 1,52m de altura. Até agora, a que havia encontrado mais próxima era a Sonny, mas o que pegou é essa questão de não seguir a legislação.

E pelo que vi essa semana a legislação vai mudar de novo, tem um projeto de lei tramitando para regular o uso de patinetes e bicicletas elétricas. Se entendi bem, o Contran ficará responsável pelas diretrizes gerais, como o padrão da bicicleta, mas os prefeitos poderão legislar sobre o deslocamento dela nas cidades, adaptando à realidade local. Não ficou claro se a velocidade será reduzida, pois no projeto traz a máxima de 20km.


Postado Por: cirso
Data de Publicação: 18 Out 2021 as 00:26
Sense breeze ou Atrio Miami irão atender essa necessidade

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Scott Spark 970



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