Graxa Azul ou Graxa Branca ?
Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon
Nome do Fórum: Estrada - Speed / Track / Ciclocross
Descrição Fórum: Fórum para discussão de Speed / Ciclismo de Estrada / Track / Ciclocross e amantes da velocidade!
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=10103
Data da Impressão: 24 Abr 2024 as 05:40 Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com
Tópico: Graxa Azul ou Graxa Branca ?
Postado Por: Miler
Assunto: Graxa Azul ou Graxa Branca ?
Data de Publicação: 20 Jul 2009 as 22:09
Amigos,
Mais uma vez eu querendo saber sobre manutenção, qual a diferença entre graxa azul e a branca, onde se usa cada uma ?
Outra coisa, Anticorrosivo, pode ser usado nas peças ?
Abraços e obrigado desde já !
Miler
|
Respostas:
Postado Por: acunha
Data de Publicação: 20 Jul 2009 as 23:33
graxa azul onde nao entra agua... branca onde entra agua...
|
Postado Por: Miler
Data de Publicação: 21 Jul 2009 as 14:04
acunha escreveu:
graxa azul onde nao entra agua... branca onde entra agua...
|
Obrigado rapaz, sinceramente achei que fosse ao contrário, pela viscosidade da azul !
Miler
|
Postado Por: RaulRockSeixas
Data de Publicação: 21 Jul 2009 as 17:33
Graxa azul some com qualquer chuva, é impressionante! Estou precisando dessa graxa branca, alguma indicação?
|
Postado Por: Rafaveloso
Data de Publicação: 21 Jul 2009 as 17:59
Aproveitando o tópico...
o q é melhor, graxa ou aqueles lubrificantes finish line?
O finish line tb tem um esquema. F.L. Seco e o F. L. Humedo.
|
Postado Por: soaresrei
Data de Publicação: 21 Jul 2009 as 18:22
existe mais do que graxa azul e graxa branca!
http://www.lubrificantes.net/grx-001.htm - http://www.lubrificantes.net/grx-001.htm
aqui tem os tipos!
|
Postado Por: euesmago
Data de Publicação: 21 Jul 2009 as 18:26
quanto ao finish line eu so ouvi dizer que se usa na corrente. pra outras peças como buchas das roldanas, rolamentos das rodas e caixa de direção é graxa mesmo. especifique melhor qual a utiliação pretendida.
------------- Viva mais, ame mais, pedale mais...
|
Postado Por: jcsk8
Data de Publicação: 22 Jul 2009 as 02:59
De forma geral posso usar graxa branca pra lubrificar tudo? eixo das rodas, e caixa de direção?
|
Postado Por: Cuahutemoc
Data de Publicação: 28 Jul 2010 as 01:02
amiguinho, veja esse link, e você verá vários tipos de graxas e quanto às suas utilizações.
http://www.graxalubrificante.com.br/graxa_de_silicone.html" rel="nofollow - http://www.graxalubrificante.com.br/graxa_de_silicone.html
------------- Pedala Robinho!!!
|
Postado Por: korgis
Data de Publicação: 29 Jul 2010 as 07:45
o que eu não gosto na graxa azul é cheiro mesmo assim prefiro ela do que as demais
|
Postado Por: RT
Data de Publicação: 01 Fev 2012 as 02:47
DUVIDA SOBRE MEUS VELHOS NOVOS CUBOS.
Tenho um par de cubos Alivio Parallax aqui, são novos nunca usados mais bem antigos, talvez uns 8 anos parado. Alguem pode me informar se é necessário abri-lo para renovar a graxa ou a original nao perde suas propriedades por nunca ter sido usado??
abraços pessoal.
|
Postado Por: Cuahutemoc
Data de Publicação: 15 Fev 2012 as 20:20
Caracas, seus cubos são antigos quantos os meus, que também são Parallax porém LX, e tive que abrir-los para fazer lubrificação, pois as esferas estavam secas depois de oito anos de rodagem, já o seu tópico é diferente. Se nunca foram usados apesar de ter oito anos não há necessidade de abrir-los e lubrificar, é só rodar 1.000 km e depois você pensar e fazer lubrificação nelas. Espero que tenha te ajudado. Um abraço e boas pedaladas.
------------- Pedala Robinho!!!
|
Postado Por: RT
Data de Publicação: 16 Fev 2012 as 04:04
Pois é cara, estavam parados aqui, nunca usados,,,,mais acabei abrindo, limpando tudo e lubrificando, com graxa azul para rolamentos, mais voce tinha razao...a graxa apesar de antiga estava super nova e com nada de ressecamento.......nao precisava ter aberto..mais agora j[a fiz e ficou ótimo...abraço.
|
Postado Por: rcaliman
Data de Publicação: 16 Fev 2012 as 09:56
A graxa azul é feita à base de sabão de lítio, tem boa resistência a altas temperaturas, e menor resistência a água, mas corrói os retentores de borracha, se houverem nos componentes nos quais vai usar. A graxa branca é à base de sabão de cálcio, que tem melhor resistência a água, e pouca resistência a altas temperaturas. Também corrói borrachas, mas é bem menos agressiva que a graxa azul. Na verdade, na bike, o ideal não seria nenhuma das duas, e sim as graxas à base de silicone, que une as melhores características de ambas e não tem o mesmo efeito colateral. Não quer dizer que as outras duas vão fazer com que suas peças derretam, só que a vida útil dos componentes seriam um tanto menores. Mas eles não foram feitos para durar para sempre mesmo.
------------- <<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
|
Postado Por: RATTUS
Data de Publicação: 13 Mar 2012 as 19:56
rcaliman escreveu:
A graxa azul é feita à base de sabão de lítio, tem boa resistência a altas temperaturas, e menor resistência a água, mas corrói os retentores de borracha, se houverem nos componentes nos quais vai usar. A graxa branca é à base de sabão de cálcio, que tem melhor resistência a água, e pouca resistência a altas temperaturas. Também corrói borrachas, mas é bem menos agressiva que a graxa azul. Na verdade, na bike, o ideal não seria nenhuma das duas, e sim as graxas à base de silicone, que une as melhores características de ambas e não tem o mesmo efeito colateral. Não quer dizer que as outras duas vão fazer com que suas peças derretam, só que a vida útil dos componentes seriam um tanto menores. Mas eles não foram feitos para durar para sempre mesmo. |
Então, posso usar essa graxa de silicone em mesa, cubos, pedais, pedivela por exemplo?
Achei na net isso:
Graxa de Silicone
Os tipos de graxa de silicone são classificados com base no
sabão utilizado em sua fabricação.
Graxa de silicone à base de alumínio: macia; quase sempre
filamentosa; resistente à água; boa estabilidade estrutural
quando em uso; pode trabalhar em temperaturas de até 71°C.
É utilizada em mancais de rolamento de baixa velocidade e em
chassis.
Graxa de silicone à base de cálcio: resistente à
água; boa estabilidade estrutural quando em uso; deixa-se aplicar
facilmente com pistola; pode trabalhar em temperaturas de até
77°C. É aplicada em chassis e em bombas d’água.
Não deve ser usada em temperaturas acima de 70°C, pois havendo
evaporação da água, o sabão e o óleo
se separam.
Graxa de silicone à base de sódio: geralmente fibrosa;
em geral não resiste à água; boa estabilidade estrutural
quando em uso. Pode trabalhar em ambientes com temperatura de até
150°C. É aplicada em mancais de rolamento, mancais de rodas,
juntas universais etc.
Graxa de silicone à base de lítio: vaselinada; boa estabilidade
estrutural quando em uso; resistente à água; pode trabalhar
em temperaturas de até 150°C. É utilizada em veículos
automotivos e na aviação. São as graxas denominadas
de múltiplas aplicações As graxas de lítio
foram desenvolvidas particularmente para a aviação.
São usadas Tanto no campo automotivo como industrial ( lubrificação
de mancais de buchas e rolamentos,pinos e chassis e em todas as máquinas
e veículos sujeitos à umidade, calor, poeira, choque).
Graxa de silicone à base de bário: características
gerais semelhantes às graxas à base de lítio.
Graxa de silicone mista: é constituída por uma mistura
de sabões. Assim, temos graxas mistas à base de sódio-cálcio,
sódio-alumínio etc.
Grato
|
Postado Por: Angelus
Data de Publicação: 27 Mar 2017 as 19:02
E qual o problema com a graxa marrom comum? Sempre usei ela a vida toda e nunca tive problemas. Hoje em dia com essa infinidade de graxas e cores, já fiquei até cismado de perguntar.
|
Postado Por: ajunior
Data de Publicação: 27 Mar 2017 as 19:27
A graxa PM600, dizem ser a melhor opção, alguém conhece e já utilizou? o que achou? < ="text/">.lingualy-translate-close {background: url("chrome-extension://iilcekgoelpgecpjnnoikhbleipnjdhf/lookup/assets/translate/x_normal.png") no-repeat;}.lingualy-translate-close:hover {background: url("chrome-extension://iilcekgoelpgecpjnnoikhbleipnjdhf/lookup/assets/translate/x_over.png");}.lingualy_popup .lingualy_close {background: url("chrome-extension://iilcekgoelpgecpjnnoikhbleipnjdhf/lookup/assets/andy-sprite.png") no-repeat 0 -50px;}
------------- Junior
|
Postado Por: edulpj
Data de Publicação: 27 Mar 2017 as 19:53
Cada fabricante coloca o CORANTE que acha melhor... Graxa não tem preconceito de cor.
O que importa na graxa, não é a cor e sim suas características físico-químicas.
Para as temperaturas e condições de pó e umidade que uma bicicleta enfrenta, só existe uma graxa que realmente vale a pena: Molykote BR2... Que não é azul nem branca...
------------- Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
|
|