Imprimir Página | Fechar Janela

Transformar aro westwood em sem camara ?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=100851
Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 03:45
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Transformar aro westwood em sem camara ?
Postado Por: Cat-1980
Assunto: Transformar aro westwood em sem camara ?
Data de Publicação: 13 Jun 2021 as 21:08
Pessoal desculpe encomodar mas quero saber se tem como usar sistema sem camara com aro westwood



Respostas:
Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 14 Jun 2021 as 06:46
Aro Westwood não é aro de Barraforte com freio sueco de varetas? Se for, o conceito de sem câmara foi inventado bem depois dele. Ainda vai ter como fazer um sem câmara “do gueto” como no vídeo abaixo:



Procure por “ghetto tubeless conversion” no YouTube que deve dar outros vídeos úteis também. Nunca ouvi falar de alguém fazer isso especificamente num Westwood, mas a promessa é de converter qualquer roda/aro pra tubeless. Fala aí se conseguiu depois!

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: Cat-1980
Data de Publicação: 14 Jun 2021 as 10:34
Amigo obrigado pela resposta


Postado Por: Joao Angú
Data de Publicação: 14 Jun 2021 as 18:26
Minha singela opinião, eu tenho 2 bikes aqui que usam freio de aro (cantilever e v brake) e elas usam tubeless, mas a questão inicial é voce testar o encaixe pneu aro, isso mesmo, voce testa só o pneu no aro para saber como é o encaixe dele, se o pneu entrar com bastante dificuldade é meio caminho andado para dar certo, porem se o pneu entrar fácil o tubeless é quase que impossível de se fazer nessa combinação (aro pneu). Alem disso tem o fator selante, que no caso de freio de aro a temperatura do aro se eleva durante as frenagens contribuindo para encurtar a vida do selante dentro do pneu. Outro ponto é que o pneu sempre perderá pressão diariamente, por menor que seja ele perderá, então invariavelmente voce terá que sempre estar conferindo, mas se voce não se importar muito com isso e achar que as vantagens serão maiores do que esses detalhes chatos siga em frente. Tem o detalhe na hora de enxer que voce pode fazer em um posto de combustivel tambem ou onde tenha um compressor de ar para voce ver se o pneu infla. Enfim , dá um pouco de trabalho , mas é apenas a minha opinião.


Postado Por: Joao Angú
Data de Publicação: 14 Jun 2021 as 18:28
Esqueci de mensionar, eu não testei o guetto, fui direto para a conversão usando fita, mas o que acho que me ajudou e muito foi o teste do encaixe do pneu aro, que no meu caso foi bem chatinho para montar.


Postado Por: Cat-1980
Data de Publicação: 14 Jun 2021 as 23:54
Amigo obrigado pela resposta


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 15 Jun 2021 as 09:25
Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:

Esqueci de mensionar, eu não testei o guetto, fui direto para a conversão usando fita, mas o que acho que me ajudou e muito foi o teste do encaixe do pneu aro, que no meu caso foi bem chatinho para montar.

João, sei que tem o tópico sobre tubeless, mas queria fazer umas perguntas específicas sobre a sua experiência, se não se importar:

1. Você menciona a fita. Você usou a Gorilla ou outra marca? Pergunto pq eu já uso a fita Gorilla como fita de aro, mesmo com câmara. Se esse for o caso, eu provavelmente dei o passo na direção e nem sabia...

2. Qual combinação de aro e pneu você usa? Eu uso aro VMaxx e pneu Chaoyang Victory, ficam bastante firmes, mas queria saber o que você tem pra dar uma ideia.

3. Qual selante você usa? Será que não da problema com o aro em alumínio? Ouvi histórias de corrosão devido à amônia presente, mesmo que em pouca quantidade. O que me diz?

4. Em caso de furo, o selante deveria cumprir o papel, mas existem casos de furos grandes que não selam. Nesses casos, teria de refazer a montagem toda, o que não é possível em qualquer lugar. Você leva uma câmara de ar reserva pra esses casos ou eu tô imaginando um pior cenário que quase nunca aconteceria?

Valeu pelas respostas aí!

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: Joao Angú
Data de Publicação: 15 Jun 2021 as 19:14
Opa DWSMartins, me desculpe pela demora, hoje meu dia foi bem corrido e apenas agora consegui entrar aqui no forum, mas vou tentar ser o mais preciso possivel para sanar suas dúvidas, e pelo contrário, é um prazer trocar experiencias aqui no forum. Vou mandar o link das fitas que eu já usei e atualmente tenho aqui de reserva, só que a primeira fita que comprei foi bem em conta pq foram 50m de fita e o preço eu não me recordo, e as outras que comprei já foram todas de comprimento de 10m porem o preço foi abaixo de 20 reais.
1 Esse link foi a primeira que comprei com largura de 20mm
https://www.aliexpress.com/item/32641761433.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.27424c4dzZGbL8" rel="nofollow - https://www.aliexpress.com/item/32641761433.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.27424c4dzZGbL8
Já esse outro foram á partir da segunda em diante, visto que a de 50m já estava bem fora do preço que eu queria pagar, porem a largura dessa agora foi 21mm
https://www.aliexpress.com/item/4000222765895.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.27424c4drEneNf" rel="nofollow - https://www.aliexpress.com/item/4000222765895.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.27424c4drEneNf
2 Eu estou usando 2 pares de aros , todos 26 polegadas , porem antes de comprar selante, e fita, eu testei o encaixo do pneu sozinho no aro (sem a camara) só para saber se ele encaixaria com maior ou menor facilidade. Mas voltando aos aros que estou aqui, eu tenho 1 par de aros sun ringlé equalizer 21 montados com 1 pneu chaoyang 26X1.95 47mm e o pneu traseiro kenda slant six 26X1.95 50mm e o chaoyang está com 2 anos de uso mas tambem pq está na dianteira e o kenda foi o mais facil de converter e está consequentemente na traseira , só para detalhar mais, ambos são de kevlar. Na outra bike o par de aros são mavic 236, o pneu dianteiro é um schwalbe 26X2.25 de arame 57mm e o traseiro tambem era do mesmo, porem eu consegui a façanha de cortá lo na lateral domingo agora em uma pedra.
3 Pois eh, eu tambem fiquei com a pulga atrás da orelha com essa historia do selante, li muito nos topicos e resolvi comprar na primeira vez que fiz a conversão o Effetto Mariposa e na ocasião gostei pq converteu de boa. Só que agora está bem salgado esse selante e eu estava querendo comprar o Algo que foi me recomendando em um outro tópico , porem eu consegui achar em uma bike shop aqui o selante da marca OKO Magic Milk e comprei o. Esse eu acho que se saiu melhor do que o Effetto na minha utilização, o freio de aro esquenta o mesmo e por consequencia a vida do selante no interior do pneu é menor. Esses selantes que usei e estou usando não contem amonia.
4 Eu já tive caso de furo e o espinho ficou encravado no pneu até no outro dia quando eu vi que o pneu estava vazio. E tambem já ocorreu do pneu ter furado comigo, e eu só natar que o mesmo havia perdido um pouco de pressão, mas como eu estava com uma bomba foi bem de boa, só parei depois de um tempo e calibrei e terminei o pedal. E por último, a experiencia mais dolorosa kkkk, domingo agora, bem no inicio do pedal, eu ainda cheguei a ver as pedras no chão, e posso te afirmar, se eu estivesse mais devagar provavelmente o pneu iria projetar as pedras e não ocorreria o dano á lateral do mesmo, e nesse dia, como eu costumo levar apenas a bomba de mão, eu não tive como fazer nada, a não ser empurrar a bike de volta até em casa , pq o furo (rombo) na lateral foi caprichado rsrsrs, fazer o que, foi a primeira vez que aconteceu isso comigo.
Mesmo que eu estivesse com camara na ocasião eu teria que estar com espátulas para retirar o pneu pq ele (Schwalbe Rapid Rob) é bem chato para montar nesse aro meu, ele no final entra muito apertado, o que é um dos testes para voce saber se vai inflar, qdo eu fiz da primeira vez , consegui inflá los com bomba de pé , então eu bato novamente nessa tecla, voce se quiser saber teste primeiramente o pneu que vai usar no aro sem a camara, e eu só fiz com pneus novos, zero km. E só para concluir, eu (vou dar um mal exemplo aqui ) não levo camara, pq a desmontagem é bem trabalhosa e nesse trajeto meu raramente eu furava, eu sei que é errado agir dessa maneira, mas é a minha experiencia.


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 16 Jun 2021 as 05:17
Valeu pela resposta, João! Da próxima manutenção eu vou fazer esse teste com o bico sem câmara.

O lance é que meus pneus ficam bastante presos nos aros e a fita Gorilla até adere um pouco o talão deles. Provavelmente já tô na metade do caminho pro tubeless mesmo.

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: Joao Angú
Data de Publicação: 16 Jun 2021 as 19:50
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Valeu pela resposta, João! Da próxima manutenção eu vou fazer esse teste com o bico sem câmara.

O lance é que meus pneus ficam bastante presos nos aros e a fita Gorilla até adere um pouco o talão deles. Provavelmente já tô na metade do caminho pro tubeless mesmo.

Bacana, quando voce precisar mexer no aro ou pneu voce aproveita e testa o pneu e o aro, se ele entrar com muita dificuldade é um bom indício de que vai dar certo a conversão, só que dá trabalho , mas é assim mesmo.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net