Imprimir página | Fechar Janela

Encaixe da corrente nas coroas: chainline?

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição:: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=100722
Data:: 30 Jul 2021 as 06:43
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Encaixe da corrente nas coroas: chainline?
Enviado por: ghmdv
Assunto: Encaixe da corrente nas coroas: chainline?
Data: 12 Mai 2021 as 23:16
Pessoal, tenho uma scott comp racing aro 26 com uns 20 anos de idade. Ela é de 3x9 velocidades e resolvi instalá-la no rolo interativo que comprei. Na empolgação, troquei a relação inteira, mas estou encucado uma coisa: quando a corrente está na coroa do meio ou na coroinha, quando uso os três cogs mais leves do cassete, aparece um barulho. Após muito observar, percebi que o barulho vem do encaixe da corrente (shimano hg 93, para 9 velocidades) na coroa. E isso porque os dentes da coroa não entram centralizados na corrente, mas sim próximos à lateral da corrente (a de dentro), e o barulho vem desse deslizar da lateral da corrente nos dentes da coroa, até o assentamento final. Imaginei que isso possa ser problema de chainline. A linha da corrente está em 50mm (distância da coroa central para o meio do quadro) e o movimento central instalado é de 110mm. Fiquei pensando: será que se eu colocar um movimento central menor (103mm? 107mm? 108mm?), o encaixe da corrente nas coroas melhoraria? Se ficou difícil de entender, faço um vídeo mostrando. Obrigado desde já! Gustavo.



Respostas:
Enviado por: dwsmartins
Data: 13 Mai 2021 as 08:25
Olha, pra alterar o chainline é melhor levar num mecânico de confiança, porque ele tem a possibilidade de checar diversos comprimentos do central pra testar. É eu digo isso mesmo tendo o ferramental e sabendo fazer a troca.

Uma coisa quente veio à cabeça é que alguns pedivelas pra ponta quadrada ou octagonal tem chainlines específicos. Se o pedivela que vc colocou for Shimano, compensa pesquisar nos manuais técnicos dela por isso. Vai em http://si.shimano.com" rel="nofollow - http://si.shimano.com e procura pelo manual de especificações, lá embaixo na página, e procura seu pedivela, se for Shimano, claro. Outros fabricantes deveriam divulgar isso também.

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: gm1987
Data: 13 Mai 2021 as 08:35
Se usar a Coroinha 22 com o maior cog (mais leve como vc diz) o barulho ocorre?

Não é o câmbio dianteiro raspando na corrente? 


Enviado por: ghmdv
Data: 13 Mai 2021 as 08:51
Pessoal, para ilustrar, fiz um vídeo: https://youtu.be/IaXuhks36fY


Enviado por: ghmdv
Data: 13 Mai 2021 as 08:55
O câmbio tem chainline de 50mm, que é chainline atual do meu pedivela, mas o pedivela mesmo é super antigo, de 2003, e eu não consegui achar nada na internet sobre ele…

Realmente, o melhor é fazer testes…


Enviado por: ghmdv
Data: 13 Mai 2021 as 08:56
Ocorre tb… Não é o câmbio raspando…


Enviado por: Joao Angú
Data: 13 Mai 2021 as 09:22
Só contribuindo, eu tenho uma bike um pouco mais velha do que a sua, e que usa movimento central ponta quadrado e o comprimento do eixo do mesmo é 107mm, então para mexer no chain line tem que ter muito cuidado. Exemplificando, eu posso daqui a um tempo colocar um pedivela com eixo integrado nessa bike ? Sim, posso, mas procurando no manual shimano e observando os detalhes para não alterar nada disso.


Enviado por: Nve
Data: 13 Mai 2021 as 09:35
Impressão que eu tenho vendo o vídeo é a de que a corrente está raspando de leve bem na parte de baixo do cage do câmbio. Eu tentaria mudar a regulagem de altura.


Enviado por: gm1987
Data: 13 Mai 2021 as 09:59
[QUOTE=ghmdv]Pessoal, para ilustrar, fiz um vídeo: https://youtu.be/IaXuhks36fY%5b" rel="nofollow - https://youtu.be/IaXuhks36fY[ /QUOTE]

Olhando o vídeo nos 3min, me parece que a roldana do câmbio está muito próxima do COG.

Pergunta, qual o tamanho desse cog e qual tinha antes? Regulou a folga da roldana com 6mm de afastamento do último COG?

Eu tive uma bike com Câmbio para 28d, e usava um K7 com 34 e fazia exatamente o mesmo barulho no último COG pois a roldana ficava raspando nele. Precisei usar um parafuso maior no câmbio.


Enviado por: dwsmartins
Data: 13 Mai 2021 as 21:47
Vou reforçar o que o GM disse: aperte o parafuso B e afaste o câmbio do cog. Esse barulho é da roldana do câmbio traseiro batendo no cog maior. Não vi o detalhe disso no vídeo, mas o barulho é bem característico.

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: ghmdv
Data: 13 Mai 2021 as 21:49
Então, pessoal, não é corrente raspando no cage… E a altura do câmbio traseiro está com 6mm…


Enviado por: ghmdv
Data: 13 Mai 2021 as 21:57
Fiz outro vídeo rsrs

https://youtu.be/tGZjb6nBU3A


Enviado por: gm1987
Data: 14 Mai 2021 as 08:03
Me parece tudo em ordem com a relação, então vou fazer uma pergunta bem besta:

Vc lubrificou a corrente? Não creio que seu problema seja de chainline. 


Enviado por: dwsmartins
Data: 14 Mai 2021 as 09:02
Tb estou duvidando de problemas de chainline. A acomodação dos elos que vc suspeitou e mostrou no primeiro vídeo ocorre na minha bike e na da patroa, conferi aqui, e não temos esse ruído.

Eu já tive esse mesmo ruído quando coloquei o cassete de 40 dentes e o câmbio ficou pegando nele, daí a sugestão de apertar o parafuso B. Tenta aí e vê no que dá, na pior das hipóteses, vc desfaz e volta ao que tava.

E a sugestão do GM de checar a lubrificação procede, checa isso também.

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: ghmdv
Data: 14 Mai 2021 as 09:32
Obrigado, pessoal, vou tentar aqui e daí dou notícias. Abs!!


Enviado por: ghmdv
Data: 14 Mai 2021 as 14:53
Então, fiquei suspeitando da corrente e da lubrificação. Então, coloquei uma corrente antiga, q está com smoove, e n teve barulho. Daí voltei p a hg 93 e tirei o morgan blue, colocando o smoove. O barulho praticamente sumiu. Então, a solução foi uma boa cera… Obrigado pela ajuda!!!


Enviado por: l.gustavo
Data: 14 Mai 2021 as 15:45
Originalmente Postado por ghmdv ghmdv Escreveu:

Então, fiquei suspeitando da corrente e da lubrificação. Então, coloquei uma corrente antiga, q está com smoove, e n teve barulho. Daí voltei p a hg 93 e tirei o morgan blue, colocando o smoove. O barulho praticamente sumiu. Então, a solução foi uma boa cera… Obrigado pela ajuda!!!

Pelo que entendi o barulho parou, mas e aquele movimento estranho a corrente?
Sumiu junto com o barulho?


Enviado por: ghmdv
Data: 14 Mai 2021 as 18:39
Não, ela continua entrando um pouco cruzada, pode ser algo de chainline, pode ser pela marcha mesmo… Mas, sumindo o barulho, já tá ótimo 😎😎😎


Enviado por: gm1987
Data: 16 Mai 2021 as 11:57
A corrente sempre vai ter um pouco de cruzamento, isso é normal. 



Imprimir página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06 - http://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.co.uk