Imprimir Página | Fechar Janela

Replicação Lubrificante

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=100702
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 15:28
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Replicação Lubrificante
Postado Por: norinho
Assunto: Replicação Lubrificante
Data de Publicação: 09 Mai 2021 as 09:28
Pessoal bom dia a todos
Tenho uma dúvida sobre relubrificar corrente.
Utilizo a Smoove e ela diz aguentar até 5000km, mas penso que isso é muito e replico a cada 500km

Minha dúvida é sobre a replicação

Toda vez que vou replicar tenho que passar o desengraxante ou só tiro a poeira e passo o lubrificante por cima?
Tenho lavado a cada 500km mas não se se é necessário até porque a smoove diz que não precisa de tanta lavagem e ela dura bastante.

Costumo utilizar em XC e a bike fica toda empoeirada.
Geralmente quando vou andar na cidade costumo so passar um pano pra tirar o excesso de poeira e lavo o pneus.



Respostas:
Postado Por: Degan
Data de Publicação: 09 Mai 2021 as 12:01
a cada 500 me parece que é muito, tratando-se de MTB.
Uso o Smoove na speed, ele dura muito se não pegar chuva. Costumo apenas limpar a corrente com um pano úmido e reaplicar por cima. Chega a andar mais de 500k sem reaplicar, a corrente está com quase 10 mil rodados e ainda vai durar bastante.


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 09 Mai 2021 as 12:15
Pensa nesse pó quando entra nos elos, você passa o pano, mas o que está dentro dos roletes não sai, jogando um lubrificante, adere igual lixa, com certeza é bom lavar com desengraxante, é mais barato o desengraxante que uma relação desgastada precocemente.

-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: Degan
Data de Publicação: 09 Mai 2021 as 23:00
Aí que entra um ponto q gosto no Smoove. Ele parece empurrar essa borra de sujeira para fora.
Tanto que as roldanas e dentes do cassete ficam bem gosmentos,


Postado Por: FelipeV
Data de Publicação: 11 Mai 2021 as 08:01
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Aí que entra um ponto q gosto no Smoove. Ele parece empurrar essa borra de sujeira para fora.
Tanto que as roldanas e dentes do cassete ficam bem gosmentos,


Essa borra ou gunk como gringo chama é excesso de aplicação, só as sobras de cera seca que realmente são empuradas pra fora e formam essa borra.

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

a cada 500 me parece que é muito, tratando-se de MTB.
Uso o Smoove na speed, ele dura muito se não pegar chuva. Costumo apenas limpar a corrente com um pano úmido e reaplicar por cima. Chega a andar mais de 500k sem reaplicar, a corrente está com quase 10 mil rodados e ainda vai durar bastante.


Esse seria o processo com a cera mesmo, só não usaria o pano umido, uso escovas e pano seco.

Mas no caso do smoove deve se manter mais tempo o processo de limpeza pesada, remova o excesso externo e reaplicar, objetivo é formar dentro do rolete a lubrificação.

Toda vez que vc da o banho, querosene/desengraxante, vc remove a lubrificação interna do rolete, no caso do oleo tudo bem, mas no caso da cera nem tanto, pq vc tem que reiniciar o processo de criar a camada de lubrificação dentro do rolete que no fim, tbem impede entrada de sujeira.

Após aplicar e secar, pode "limpar" ele da parte externa, esse processo vale tanto pra cera qnto para oleo, só precisa ter lubrificação dentro dos roletes.

Isso evita a formação de tanta borra, que fica nos dentes da coroa, cassete, polia e junto com areia não é combinação boa.

E no caso do oleo fica bem limpo, se tiver uma chance de testar vc que é da road, Morgan Blue Race oil é muito bom, eu utilizo o aplicador do smoove que tem o bico fino ou uma seringa com agulha e uma gota em cada elo, no dia seguinte eu retiro tudo o que ficou externo e apos o primeiro pedal, que ainda sai um pouco de oleo, mas o silencio e funcionamento nenhuma cera fica igual.



Postado Por: Degan
Data de Publicação: 11 Mai 2021 as 08:46
Bom saber! Ja me falaram desse Morgan Blue, vou testa-lo!


Postado Por: 97636
Data de Publicação: 13 Mai 2021 as 20:50
Aproveitando o topico...
O esquema de tirar o oleo ou graxa que vem na corrente nova, pra depois lubrificar a corrente, é lenda ou tem que se fazer?
Corrente nova vem com oleo para mantela segura de oxidaçao. Mas precisa tirar mesmo esse oleo?


Postado Por: FelipeV
Data de Publicação: 14 Mai 2021 as 09:52
Originalmente postado por Decapa Decapa escreveu:

Aproveitando o topico...
O esquema de tirar o oleo ou graxa que vem na corrente nova, pra depois lubrificar a corrente, é lenda ou tem que se fazer?
Corrente nova vem com oleo para mantela segura de oxidaçao. Mas precisa tirar mesmo esse oleo?


Ele é muito bom, melhor oleo que vc poderia ter na corrente, pode pegar, chuva radioativa que ele não sai.

Muito mecanico vai dizer pra usar ele até o ponto de ficar muito sujo de areia.

Então, esse tbem é o problema dele, proteção dele é excelente, e o grude tbem, manter ele limpo é quase impossivel.

Sim, pode usar ele por um BOM tempo se conseguir manter ele limpo.

Caso seja impossivel, tem que retirar.

Eu removo com querosene, tenho um cuba vibratoria caseira, normalmente precisa de 2 passadas pra tirar tudo. Mas rodo uns 500km com ele dependendo da sujeira.

Pq se vai usar cera tem que remover tudo de oleo da corrente, ela teoricamente teria que estar impecavel.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net