Imprimir página | Fechar Janela

Indicação de quadro resistente pra cicloturismo

De:: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do fórum: Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
Descrição:: Fórum para assuntos relacionados à viagens de bicicleta. Rotas, dicas e etc.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=100646
Data:: 19 Mar 2024 as 04:21
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Indicação de quadro resistente pra cicloturismo
Enviado por: dwsmartins
Assunto: Indicação de quadro resistente pra cicloturismo
Data: 28 Abr 2021 as 08:00
Salve, pessoal!

Gostaria de indicações para quadros de cicloturismo ou, pelo menos, que sejam resistentes pra aguentar a mim (120kg+) e minha bagagem, que poderia chegar até 43kg (limites de peso dos bagageiros dianteiro e traseiro somados, não quer dizer que vou carregar isso em qualquer viagenzinha).

Por favor, entendam que não é “qualquer quadro”, pois um colega com meu peso já rachou um First Smith em alumínio, eu quebrei uma Caloi Aspen em aço carbono e atualmente tenho uma BTwin RockRider 100 tb em aço carbono que apresenta uma flexibilidade preocupante quando coloco carga ela. Queria algo em estilo MTB ou gravel, que aceite pneus com pelo menos 38mm (idealmente 50mm) em aro 29” ou 700.

Entendo que a escolha do material é fator secundário, contanto que a resistência seja adequada. Claro que eu poderia optar por encomendar um quadro de um framebuilder, mas gostaria de checar primeiro as opções, se existirem por aqui e forem viáveis. Por “viável” eu defino que ela não deve ultrapassar o valor de uma sob encomenda, que eu acredito estar em torno de R$4000,00 o conjunto do quadro e garfo (me corrijam se eu estiver errado).

Valeu aí!

-------------
Bora pedalar, senão estressa!



Respostas:
Enviado por: hurry-gurits
Data: 28 Abr 2021 as 08:55
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Salve, pessoal!

Gostaria de indicações para quadros de cicloturismo ou, pelo menos, que sejam resistentes pra aguentar a mim (120kg+) e minha bagagem, que poderia chegar até 43kg (limites de peso dos bagageiros dianteiro e traseiro somados, não quer dizer que vou carregar isso em qualquer viagenzinha).

Por favor, entendam que não é “qualquer quadro”, pois um colega com meu peso já rachou um First Smith em alumínio, eu quebrei uma Caloi Aspen em aço carbono e atualmente tenho uma BTwin RockRider 100 tb em aço carbono que apresenta uma flexibilidade preocupante quando coloco carga ela. Queria algo em estilo MTB ou gravel, que aceite pneus com pelo menos 38mm (idealmente 50mm) em aro 29” ou 700.

Entendo que a escolha do material é fator secundário, contanto que a resistência seja adequada. Claro que eu poderia optar por encomendar um quadro de um framebuilder, mas gostaria de checar primeiro as opções, se existirem por aqui e forem viáveis. Por “viável” eu defino que ela não deve ultrapassar o valor de uma sob encomenda, que eu acredito estar em torno de R$4000,00 o conjunto do quadro e garfo (me corrijam se eu estiver errado).

Valeu aí!


não conheço quadros de linha que aceitem esse peso, fora os Surley, mas aí passa do seu target financeiro.

-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Enviado por: dwsmartins
Data: 28 Abr 2021 as 22:40
Bota “passa do target” nisso, Hurry! Mais negócio encomendar um...

O que me deixa impressionado são os relatos de bikes de cicloturismo na gringa: galera fala de mais de 70kg de bagagem! Pega um cara com 90kg+ e bate o mesmo peso-alvo que eu.

No BikeForums me sugeriram uma Trek 520, que supostamente é feita pra isso, mas ela não vem pra cá e importar uma ainda ficaria bastante caro (não tanto quanto a Long Haul Trucker, claro).

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: Ligeirinho
Data: 05 Mai 2021 as 05:43
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Salve, pessoal!

Gostaria de indicações para quadros de cicloturismo ou, pelo menos, que sejam resistentes pra aguentar a mim (120kg+) e minha bagagem, que poderia chegar até 43kg (limites de peso dos bagageiros dianteiro e traseiro somados, não quer dizer que vou carregar isso em qualquer viagenzinha).

Por favor, entendam que não é “qualquer quadro”, pois um colega com meu peso já rachou um First Smith em alumínio, eu quebrei uma Caloi Aspen em aço carbono e atualmente tenho uma BTwin RockRider 100 tb em aço carbono que apresenta uma flexibilidade preocupante quando coloco carga ela. Queria algo em estilo MTB ou gravel, que aceite pneus com pelo menos 38mm (idealmente 50mm) em aro 29” ou 700.

Entendo que a escolha do material é fator secundário, contanto que a resistência seja adequada. Claro que eu poderia optar por encomendar um quadro de um framebuilder, mas gostaria de checar primeiro as opções, se existirem por aqui e forem viáveis. Por “viável” eu defino que ela não deve ultrapassar o valor de uma sob encomenda, que eu acredito estar em torno de R$4000,00 o conjunto do quadro e garfo (me corrijam se eu estiver errado).

Valeu aí!


Nao sei se os Surly vem em aro 26 ou 700 mas pensei: Ele tá falando sobre esse quadro só que bomeado em outras palavras, talvez sem saber..Muito excepcionalmente vc tem ainda os rarrisimos quadros cromoly aro 700 que vieram pra cá pela Giant (Villa?) KHS e Trek (520?). Seria a melhor opçao se achasse e claro a depender da largura permitida dos pneu nesses quadros.
Uma vez tentei comprar de um dono de oficina um KHS desses sem sucesso.


Enviado por: dwsmartins
Data: 05 Mai 2021 as 07:31
Os Surly tem opções pra ambos os tamanhos, 26x2,1”e 700x42mm, ambos caros pra caramba... A versão 700x42mm é a que eu queria, pq aro 26” tá uma piada de mau gosto aqui no Brasil. Os quadros em cromoly de usadas que aceitam esse tamanho estão raros mesmo, quem tem não vende.

Acho que vou acabar partindo pra um framebuilder. Já pego um quadro em cromoly que aceite 29x2,3”, com encaixes tanto pra v-brake quanto disco, que aceite pedivela triplo, cubos de eixo passante e um garfo reforçado, com caixa de direção cônica e encaixes pra bagageiros dianteiro e traseiro. Só vou achar algo assim fora do país.

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: gm1987
Data: 05 Mai 2021 as 08:09
Martins, vai na busca de uma GT dos anos 90... Quadro em Cro-Mo, garimpando bem já vi por menos de mil reais a bike completa.

Olha um exemplo:

https://rs.olx.com.br/regioes-de-porto-alegre-torres-e-santa-cruz-do-sul/ciclismo/bike-gt-outpost-terra-1995-857783077" rel="nofollow - https://rs.olx.com.br/regioes-de-porto-alegre-torres-e-santa-cruz-do-sul/ciclismo/bike-gt-outpost-terra-1995-857783077


Enviado por: gm1987
Data: 05 Mai 2021 as 08:15
https://mg.olx.com.br/belo-horizonte-e-regiao/ciclismo/bike-gt-aro-26-com-24-marchas-834033040%20" rel="nofollow - https://mg.olx.com.br/belo-horizonte-e-regiao/ciclismo/bike-gt-aro-26-com-24-marchas-834033040

https://mg.olx.com.br/belo-horizonte-e-regiao/celulares/bike-quadro-gt-reliquia-862774501" rel="nofollow - https://mg.olx.com.br/belo-horizonte-e-regiao/celulares/bike-quadro-gt-reliquia-862774501

Aqui uma TREK 4300 mais "pronta", caso queira ir para um caminho mais fácil:

https://mg.olx.com.br/belo-horizonte-e-regiao/ciclismo/trek-serie-4300-desapegando-876122492" rel="nofollow - https://mg.olx.com.br/belo-horizonte-e-regiao/ciclismo/trek-serie-4300-desapegando-876122492




Enviado por: dwsmartins
Data: 05 Mai 2021 as 20:32
GM, valeu as indicações, parceiro. Mas ainda queria migrar pra aro 29”/700C também. Tá difícil continuar usando 26”. Se eu tiver que trocar o garfo, por exemplo, não acha nada bom...

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: lyra
Data: 05 Mai 2021 as 20:55
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

GM, valeu as indicações, parceiro. Mas ainda queria migrar pra aro 29”/700C também. Tá difícil continuar usando 26”. Se eu tiver que trocar o garfo, por exemplo, não acha nada bom...

poizé... eu achava isso tb. Mas recentemente consegui fazer uma viagenzinha com a minha 26" e gostei! Mesmo vendo meu amigo de 29" do lado! Eu sou MUITO suspeito pra falar, mas deixo o meu +1 pros quadros da surly :-).  


-------------
http://ciclobits.blogspot.com


Enviado por: gm1987
Data: 05 Mai 2021 as 21:22
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

GM, valeu as indicações, parceiro. Mas ainda queria migrar pra aro 29”/700C também. Tá difícil continuar usando 26”. Se eu tiver que trocar o garfo, por exemplo, não acha nada bom...

Então, acontece o seguinte: 

- Seus requisitos do produto:
* Aguentar 165kg de peso combinado;
* Suportes de bagageiros;
* Espera para freio a disco;

No caso do aro 29", não irá encontrar um quadro em cro-mo, somente alumínio. Maioria esmagadora dos quadros 29" não tem suportes de bagageiro. As rodas são mais suscetíveis a desalinhamento com o peso extra. Custo Alto.

No aro 26, acha boas opções em cro-mo, suportes a vontade, rodas mais resistentes para a carga extra. Perde o freio a disco. Custo Baixo.

Não podemos ter tudo na vida! Se fincar o pé que quer 29", OK, terá que ir para um quadro de alumínio para 130kg de peso combinado e torcer para aguentar a carga extra. Poderá ter problemas com rodas desalinhadas, principalmente se montadas com método comum. 

Ou, morrer num Frame Builder. Bórnia e Cox tem uma bike de ciclotur. Agenda dele é aceitar pedidos somente em 2022. Prazo de entrega de 8 meses. Então ficaria um projeto para final de 2022. Pela bagatela de R$3.500 o conjunto quadro e garfo.




Enviado por: gm1987
Data: 05 Mai 2021 as 21:25
Se o aro 29" é uma condição inegociável, pensa numa Bike 29" comum MTB puxando uma carretinha. O peso extra ficaria todo na carretinha, sem sobrecarregar a bike. Seu peso corporal está dentro do limite de várias bikes, 130kg.


Enviado por: Ligeirinho
Data: 06 Mai 2021 as 22:27
E essa aqui, não serviria não? Não sei a procedência e garantia de venda dessa loja, quem for de ES e puder informar... Achei de bom preço se der pra colocar a transmissão fica 110%.

https://www.bikeshowvirtual.com.br/bicicletas/bicicleta-giant-retro-700-urbana-via-3-vermelhopreto" rel="nofollow - https://www.bikeshowvirtual.com.br/bicicletas/bicicleta-giant-retro-700-urbana-via-3-vermelhopreto

Também a tinha visto na Ciclourbano...


Enviado por: dwsmartins
Data: 07 Mai 2021 as 07:52
No geral até seria algo interessante, exceto pela caixa de direção de rosca. O sistema aheadset, além de mais confiável, exige ferramentas menores pra manutenção e ajuste, é uma vantagem inegável no cicloturismo.

Chequei na Bórnia e Cox, a previsão de entrega dos quadros de pequena série deles tá pra no máximo dezembro de 2021. Alguém aqui já tem (ou conhece quem tenha) uma Bicho Solto? Em princípio me agradou, pegaria uma com eixo traseiro 12x142, encaixe pra disco flat mount e caixa de direção tapered (preciso checar se o garfo que eles fazem também acompanha nessa especificação), mas queria opiniões.

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: gm1987
Data: 07 Mai 2021 as 08:23
Acho extremamente caro para pouca bike... R$3.500 num frame... 


Enviado por: Ligeirinho
Data: 07 Mai 2021 as 15:33
Quanto seria o custo de acréscimo de transmissão (9V?) nessa Giant comparado a somente um quadro pelado de 3.500?
Seja que bike for pra usar Brasil afora qual também a vantagem da espiga cônica. Não seria um tiro no pé nesse perfil de uso considerando a eventualidade de imprevistos no meio do caminho? Ou tô exagerando e o sistema é extremamente robusto? Sempre gostei mais de confiabilidade/acessibilidade a sofisticação.  Em tempo concordo com o GM1987 3.500 pilas num quadro só não rola mesmo.


Enviado por: gm1987
Data: 08 Mai 2021 as 00:01
A espiga cônica até concordo, pois pensando numa bike de longa vida, uma espiga reta limitaria a reposição futura/upgrade de suspensão. Mas não trato como imprescindível. 




Enviado por: dwsmartins
Data: 08 Mai 2021 as 00:43
Concordo que R$3500,00 é muita grana, mas o lance é ter tranquilidade pra usar algo que foi dimensionado pra isso.

Nesse meio, andei olhando as bikes da República Bicicletas. São mais baratas, mas não tem opção pra coroa tripla (espaçamento pensado em relações 1x e 2x apenas), não tem eixo passante e nem caixa cônica. O primeiro é algo que não abro mão (pelo menos ainda), os outros dois eu gostaria por questão de robustez mesmo, pra não ficar dando manutenção (idealmente...). Na verdade, tudo que eu penso nessa bike é nessa linha mesmo, quero que seja minha “bike definitiva”, pelo menos pra esse perfil (posso vir a comprar uma MTB dedicada e/ou uma road, quem sabe?).

Colocar transmissão na Giant até que não seria problema: eu penso em aproveitar ao máximo as peças da minha atual Xica (BTwin RockRider 100). Não cheguei a esse ponto pra me desfazer de tudo que eu escolhi com tanto cuidado.

A Xica seria remontada à condição original e vendida, pois tenho as peças dela guardadas. Pode parecer meio loucura ter guardado isso, mas quando eu comprei ela eu não pretendia ter por muito tempo, já pensava em uma bike por encomenda na época, mas não tinha a grana. Agora eu tô com alguma coisa em mãos e acho que é o momento.

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: lyra
Data: 10 Mai 2021 as 10:06
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:


Nesse meio, andei olhando as bikes da República Bicicletas. São mais baratas, mas não tem opção pra coroa tripla (espaçamento pensado em relações 1x e 2x apenas), não tem eixo passante e nem caixa cônica. O primeiro é algo que não abro mão (pelo menos ainda), os outros dois eu gostaria por questão de robustez mesmo, pra não ficar dando manutenção (idealmente...). Na verdade, tudo que eu penso nessa bike é nessa linha mesmo, quero que seja minha “bike definitiva”, pelo menos pra esse perfil (posso vir a comprar uma MTB dedicada e/ou uma road, quem sabe?).

Se é pra ser a bike definitiva, então esquece coroa tripla e coloca um rohloff! :-)


-------------
http://ciclobits.blogspot.com


Enviado por: gm1987
Data: 10 Mai 2021 as 11:20
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Concordo que R$3500,00 é muita grana, mas o lance é ter tranquilidade pra usar algo que foi dimensionado pra isso.

Nesse meio, andei olhando as bikes da República Bicicletas. São mais baratas, mas não tem opção pra coroa tripla (espaçamento pensado em relações 1x e 2x apenas), não tem eixo passante e nem caixa cônica. O primeiro é algo que não abro mão (pelo menos ainda), os outros dois eu gostaria por questão de robustez mesmo, pra não ficar dando manutenção (idealmente...). Na verdade, tudo que eu penso nessa bike é nessa linha mesmo, quero que seja minha “bike definitiva”, pelo menos pra esse perfil (posso vir a comprar uma MTB dedicada e/ou uma road, quem sabe?).

Colocar transmissão na Giant até que não seria problema: eu penso em aproveitar ao máximo as peças da minha atual Xica (BTwin RockRider 100). Não cheguei a esse ponto pra me desfazer de tudo que eu escolhi com tanto cuidado.

A Xica seria remontada à condição original e vendida, pois tenho as peças dela guardadas. Pode parecer meio loucura ter guardado isso, mas quando eu comprei ela eu não pretendia ter por muito tempo, já pensava em uma bike por encomenda na época, mas não tinha a grana. Agora eu tô com alguma coisa em mãos e acho que é o momento.

Até os grupos tourneys tão migrando pro 2X... 2x10 é vida!!!! Não vejo necessidade de fincar o pé no 3X e ficar presos com pedivelas ruins de baixa gama


Enviado por: ogum777
Data: 10 Mai 2021 as 15:08
Para esse peso, seria recomendável bicicleta de cromo-molibdênio com aro 26.

O aço é mais resistente. Rodas de aro 26 são mais resistentes, principalmente se montadas com 36 raios, e a roda traseira tiver núcleo para 7 velocidades, o que permite montar com o chapéu mais resistente.

Há opções caras, como Surly, e baratas, que consistem em converter uma antiga MTB dos anos 90.

Outra forma seria diminuir o peso da carga racionalizando-a. Isso permitira usar outras bicicletas.


-------------
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Enviado por: dwsmartins
Data: 17 Mai 2021 as 08:06
Originalmente Postado por ogum777 ogum777 Escreveu:

Para esse peso, seria recomendável bicicleta de cromo-molibdênio com aro 26.

Vinha pensando nessa linha mesmo, mas tá chato comprar peças específicas pra 26”, vai lendo aí que eu me explico.

Originalmente Postado por ogum777 ogum777 Escreveu:

O aço é mais resistente. Rodas de aro 26 são mais resistentes, principalmente se montadas com 36 raios, e a roda traseira tiver núcleo para 7 velocidades, o que permite montar com o chapéu mais resistente.

O núcleo 7v é mais estreito, concordo, mas a largura do eixo também, o que compensaria isso, não? Se bem me lembro, freehub com núcleo 7v tem 125mm, enquanto os de 8v e superiores tem 135mm. São 5mm a mais pra cada lado, cabe tranquilamente, não? Bora discutir a ideia...

Originalmente Postado por ogum777 ogum777 Escreveu:

Há opções caras, como Surly, e baratas, que consistem em converter uma antiga MTB dos anos 90.

Problema das MTB anos 90 é o aro 26”, que eu concordo plenamente que é até mais forte, mas os lojistas brasileiros estão deixando de lado. Eu tive que trocar o garfo e foi uma novela...

Originalmente Postado por ogum777 ogum777 Escreveu:

Outra forma seria diminuir o peso da carga racionalizando-a. Isso permitira usar outras bicicletas.

Certo, mas isso nem sempre é possível. Meu caso: planejo uma cicloviagem com a patroa, que é até melhor na subida que eu, mas pena pra carregar qualquer coisa de peso na bike. Ela é asmática e o limite já tá bem estabelecido aí, então eu devo carregar o grosso da bagagem de ambos. Racionalizar seria dividir a carga igualmente (ou no mínimo proporcionalmente), mas tem esse impeditivo.

Pensei até em um reboque, mas onde a gente vai passar tem cercas com aquelas passagens estreitas, o reboque vai ser um sufoco nessas horas (na verdade as bikes também, mas é mais rápido desmontar um alforge com ganchos do bagageiro que soltar uma carga amarrada num reboque).

Na realidade, se não fosse a questão da escassez das 26” por aqui, eu permaneceria na atual, mesmo sendo quadro de aço carbono comum, ou seguiria totalmente a sua sugestão e pegaria uma MTB anos 90 em cromo-molibdênio. Tá chato procurar por pneu e só ter coisa ruim pra comprar ou ter que fazer uma encomenda que deixa a bike parada uns dias (ou que me force a manter um estoque de peças de reposição, como já venho fazendo há algum tempo). Cansei de remar contra essa maré...

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: dwsmartins
Data: 17 Mai 2021 as 08:23
Originalmente Postado por lyra lyra Escreveu:

Se é pra ser a bike definitiva, então esquece coroa tripla e coloca um rohloff! :-)

E deixo um rim junto.

Falando sério agora, Rohloff teria problema de manutenção por aqui também. O conceito dele é fantástico e se combinar com um Schlumpf Drive no pedivela, seria o ideal! Mas o Schlumpf também é caro e ainda precisaria de um ajuste no quadro. Ao final das contas, é botar mais dinheiro, o que sempre soluciona o problema e cria outro, que é a falta de dinheiro...

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: dwsmartins
Data: 17 Mai 2021 as 08:37
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:


Até os grupos tourneys tão migrando pro 2X... 2x10 é vida!!!! Não vejo necessidade de fincar o pé no 3X e ficar presos com pedivelas ruins de baixa gama


Não considero um FC-T4060, que tem config 48-36-26d e coroas substituíveis, como sendo baixa gama, por exemplo. E eu entendo que a versatilidade da coroa tripla é uma vantagem e tanto quando se coloca peso na bike, haja vista minha atual relação 48-36-22d com cassete 11-40d de 8v, que me permite continuar pedalando e mantendo o ritmo mesmo num morro em que a maioria empurra (ainda que num exercício de equilíbrio, pq a 80RPM isso da meros 5,5km/h). No caso da minha config atual, sei que tem seus problemas e já reclamei disso por aqui, mas tem vantagens também e eu acabei aprendendo a lidar com isso.

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: dwsmartins
Data: 17 Mai 2021 as 08:49
Originalmente Postado por lyra lyra Escreveu:

poizé... eu achava isso tb. Mas recentemente consegui fazer uma viagenzinha com a minha 26" e gostei! Mesmo vendo meu amigo de 29" do lado! Eu sou MUITO suspeito pra falar, mas deixo o meu +1 pros quadros da surly :-).  


A 26” é boa, mas é osso ficar mendigando peça específica de qualidade por aí.

Um negócio que já me rolou foi de deixar um cara numa Specialized 29” 1x12 com toda a pompa de bike cara comendo poeira. Moro em Belo Horizonte, o cara me passou no alto da avenida Afonso Pena avançando um sinal, enquanto eu parei nesse mesmo sinal. Mais pra frente, passei por ele na avenida Bernardo Monteiro e ele veio no pega. Viramos na avenida Brasil e fui sentando a bota. O cara já tava na final girando feito ventilador quando eu ainda tava de boa e tinha umas três marchas pra aumentar. Não esqueço a fala dele quando deixei ele pra trás: puta que pariu, não acaba a marcha não?

O negócio de 29” andar mais é bastante relativo, pode ser compensado na relação. 29” só tem vantagem mesmo por passar em cima de obstáculos com mais facilidade que 26”, devido ao maior tamanho da roda. Mas o que tá me motivando é a falta de peças específicas...

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: gm1987
Data: 17 Mai 2021 as 11:22
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Originalmente Postado por lyra lyra Escreveu:

poizé... eu achava isso tb. Mas recentemente consegui fazer uma viagenzinha com a minha 26" e gostei! Mesmo vendo meu amigo de 29" do lado! Eu sou MUITO suspeito pra falar, mas deixo o meu +1 pros quadros da surly :-).  


A 26” é boa, mas é osso ficar mendigando peça específica de qualidade por aí.

Um negócio que já me rolou foi de deixar um cara numa Specialized 29” 1x12 com toda a pompa de bike cara comendo poeira. Moro em Belo Horizonte, o cara me passou no alto da avenida Afonso Pena avançando um sinal, enquanto eu parei nesse mesmo sinal. Mais pra frente, passei por ele na avenida Bernardo Monteiro e ele veio no pega. Viramos na avenida Brasil e fui sentando a bota. O cara já tava na final girando feito ventilador quando eu ainda tava de boa e tinha umas três marchas pra aumentar. Não esqueço a fala dele quando deixei ele pra trás: puta que pariu, não acaba a marcha não?

O negócio de 29” andar mais é bastante relativo, pode ser compensado na relação. 29” só tem vantagem mesmo por passar em cima de obstáculos com mais facilidade que 26”, devido ao maior tamanho da roda. Mas o que tá me motivando é a falta de peças específicas...

Aí o cara perdeu no 1X... Limitou na 32x11 LOLLOLLOLLOLLOL

Quanto as peças de 26". O que exige manutenção periódica?

Suspensão eu considero um item de alta durabilidade, e como no DH ainda tem muita bike 26" - e terá por muito tempo - não será problema dar manutenção nelas. 

Rodas? Santa VZAN tem aro de todas as gamas para 26" e de qualidade.

Cubos? Mesmmo de 29".

Relação? Mesma de 29" salvo câmbio. Mas como vc não entra em trilha, não vejo problemas em ter um cage longo num aro 26".

Chegamos aos Pneus... Bom, aqui o buraco tá apertando. Mas também não é o fim do mundo! Você faz questão de usar pneus de alta performance tipo Continental? Se fizer, terá que buscar fora... Mas nada que um planejamento não resolva - EX: quando o pneu estiver meia vida, já importa um par e deixa guardado -




Enviado por: gm1987
Data: 17 Mai 2021 as 11:24
Hoje para manter as minhas 26", a minha única dificuldade é com pneus, pois gosto demais dos malditos RASGAKING e esses carinhas dobraram de preço e sumiram das prateleiras... Mas lá fora, sempre encontra... Porém para uma bike de uso diário/urbano/ciclotur, pneu KENDA me atenderia perfeitamente. E estes acha aos montes.


Enviado por: gm1987
Data: 17 Mai 2021 as 11:28
O maior limitante deste projeto é o quadro, que no aro 29" precisará ser hand made... Ou pagar o preço de um hand made num quadro gringo especifico de ciclotur... aí não vejo sentido.

Uma outra linha, seria um projetinho frankstein... adoro essa parte. Um bom quadro 26" de cro-mo, uma suspensão 27,5" atualizada e tudo montado com rodas 700 e pneus de ciclocross 44mm... Ficaria muito bom na cidade e encara um estradão deboas. 

Na frente, a suspensão monta freio a disco tranquilamente. Atrás exigiria um pouco de adaptação. 


Enviado por: dwsmartins
Data: 17 Mai 2021 as 23:21
Reconsiderando, talvez eu esteja incluindo outras especificidades nas peças, pq além de ser 26”, a minha atual Xica tem v-brake sem encaixes pra freio a disco e os aros que eu sempre escolhi são de 36 furos (atualmente VMaxx com ilhós, depois de ter arrancado os nipples de um par de Escape 260). Além do mais, não consigo gostar de 26” com pedivela triplo menor que 44d, parece que não anda!

Acho que o pacote da minha bike ta ficando chato de manter..

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: gm1987
Data: 18 Mai 2021 as 11:02
Nem 8 nem 80. Vc saiu do Escape que o mais frágil da linha e froi pro VMAXX que é o mais reforçado. Poderia ter ficado num meio termo, tipo o extreme. 

V-Brake é obsoleto né martins, temos de assumir isso. Não existe mais peças de boa qualidade, ficaram relegados a bikes de supermercado. Hoje com o preço de um MT-200 hidráulico não faz sentido manter v-brake.

Quanto a coroa 44d, já falamos sobre diversas vezes... estilo de pedalada, cadência baixa. Além de prejudicar seu joelho, detona os componentes... E por fim limita as opções de grupos, pois saí do MTB e entra nos grupos que a shimano chama de "trekking"


Enviado por: lyra
Data: 19 Mai 2021 as 18:17
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Originalmente Postado por lyra lyra Escreveu:

Se é pra ser a bike definitiva, então esquece coroa tripla e coloca um rohloff! :-)

E deixo um rim junto.

Falando sério agora, Rohloff teria problema de manutenção por aqui também. O conceito dele é fantástico e se combinar com um Schlumpf Drive no pedivela, seria o ideal! Mas o Schlumpf também é caro e ainda precisaria de um ajuste no quadro. Ao final das contas, é botar mais dinheiro, o que sempre soluciona o problema e cria outro, que é a falta de dinheiro...

Bom... agora com o dolar nessa loucura eu não sei dizer, mas eu queria ir pra um sistema de 1x11 a um tempo atras e fazendo as contas o rohloff saia mais barato (foi o que fiz :-) ). É mais caro pra comprar, mas depois de uns 2 k7 trocados já empatava. Manutenção? que manutenção? eu troco o óleo uma vez por ano e deu! tem outras vantagens, mas dai a gente vai sair do assunto original do tópico!


-------------
http://ciclobits.blogspot.com


Enviado por: adrianomtb
Data: 23 Mai 2021 as 15:34
Já cotou um frameset com o Igor Miyamura? Acho que não custa tanto, principalmente se você usar aço comum em vez de cromo.



Imprimir página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06 - http://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.co.uk