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Central Hollowtech e núcleo do freehub quebrando

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição:: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=100553
Data:: 24 Jun 2021 as 15:42
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Central Hollowtech e núcleo do freehub quebrando
Enviado por: dwsmartins
Assunto: Central Hollowtech e núcleo do freehub quebrando
Data: 12 Abr 2021 as 20:47
Pessoal, boa noite!

Como alguns podem ter lido em relatos meus e outros não, vou primeiro descrever minha condição: sou obeso, devo estar na faixa dos 125kg, não tenho medo de subida e ainda tenho uma cadência lenta e pesada, o que estou tentando mudar pra algo mais leve e rápido, mas já vi que vou ter de perder peso pra conseguir isso.

Meus problemas atuais são o movimento central e o núcleo do freehub. Tá certo que eu tenho histórico de quebrar componentes, mas esses não estão fazendo sentido!

Instalei o primeiro central SM-BB52 no começo de agosto de 2020 e ele quebrou na rosca do lado da coroa após apenas 3 meses de uso! A garantia foi acionada e a Blue Cycle aceitou enviar outro, mas eu tive que bancar um novo pra não ficar sem bike, pois demoraram meses pra isso e ainda tive que pagar o frete (menos de R$20,00, melhor que ficar sem). O primeiro foi instalado corretamente, com torque segundo o manual e com ferramenta adequada, por mim mesmo. O segundo o mecânico onde eu fui no meio do caminho que me vendeu e instalou, tb corretamente. Estaria tudo bem e seria somente um problema de defeito de fabricação, mas esse segundo central está estalando a cada pedalada, no final do movimento, hora pra um lado, hora pro outro.

Já desmontei e chequei, não há rachaduras. Quando eu remonto e regulo o preload no parafuso do eixo do pedivela, apertando os parafusos de tensão no braço oposto ao da coroa (os dois que fixam o pedivela na estria do eixo), o barulho some. Mas isso não fica por muito tempo e basta encarar uma subida mais íngreme (a saída do meu bairro tem 15% ou mais de inclinação e 40m de ganho vertical) que o barulho volta.

Voltei no mecânico e pedi que checasse tudo. Ele desmontou, remontou e o resultado foi o mesmo: os estalos voltam após a primeira subida. Deixei por um tempo pra ver se era alguma acomodação e os estalos aumentaram!

Voltei no mecânico e combinei de fazer uma revisão completa no conjunto dianteiro da relação, combinando de pagar metade do preço (achei melhor manter uma boa relação com ele ainda). Mesmo resultado: resolve na hora e depois da primeira subida já começam os estalos.

Hoje eu fui nele novamente. Ele não sabe o que me dizer, tb está confuso. Concordou em refazer a revisão, mas ambos estamos sem entender isso.

O núcleo do freehub tem uma história paralela, mas preciso explicar que estourei uma catraca chinesinha 7v entre dezembro de 2017 e agosto de 2018. Como tive problemas com o eixo empenando, resolvi meter a mão no bolso e mudar pra cassete, colocando um cubo FH-RM30 que rodou comigo mais de 6000km até o final de 2019 e algo menos que isso até outubro de 2020, quando começou a apresentar o mesmo problema da catraca chinesinha: um ronco alternando a cada giro da roda, travando o giro pra trás ou ao parar de pedalar, o que piorava cada vez mais (típico de quando um ou mais macaquinhos se deformam). Achei que seria algo que pudesse ser corrigido com lubrificação, mas ao remover o núcleo do freehub do cubo eu vi uma rachadura por dentro do mesmo. E não achei peça de reposição pra trocar!

Como esse cubo já havia sido recondicionado, com esferas, eixo e cones novos, porém paralelos, aceitei que seria melhor trocar por outro e mandei refazer as rodas com um par de Shimano M430 que comprei no MercadoLivre. Achei que meus problemas haviam sido solucionados, pois esses cubos tem o mesmo sistema de selos de contato que os M590 e T610, considerados superiores e duráveis.

Mas pra minha surpresa, ontem, enquanto lavava a relação, percebi que o cassete estava agarrando em um ponto e havia um barulho ainda leve a cada giro da roda com o pedal parado. Não havia nenhum barulho ao se pedalar junto com a roda, ou seja, só ocorre ao se usar a roda livre, quando os macaquinhos deslizam desengatados. Sinceramente, achei que estava ouvindo coisas ou que não era algo sério, pois reduzi muito a minha rotina de pedal nesses meses: eu rodava 130km/semana antes da pandemia, com subidas significativas no trajeto (quase 200m de ganho vertical no trajeto de rotina diário), durante a pandemia eu quase zerei isso e de outubro a novembro estava rodando menos de 60km/semana, quase zerando isso daí em diante novamente.

Muda pra hoje: a corrente está agarrando em mais de um ponto na volta do cassete. Aproveitei que tinha de deixar a bike no mecânico pra checar a revisão da parte dianteira e pedi que olhasse o núcleo do freehub tb (não tenho a ferramenta que desmonta o núcleo do freehub, apesar de saber como soltar ele do cubo). Ele já me adiantou que não teria o núcleo de reposição e que não tem como conseguir, então já comprei no MercadoLivre. Problema resolvido por hora, mas até quando?

Gostaria de ouvir as experiências de cada um com movimento central Hollowtech, em particular o SM-BB52, e com freehubs que dão problema no núcleo. Qual a durabilidade que vcs têm tido? Qual a rotina de vocês? Estou me sentindo um cupim de ferro (e aço, e alumínio, etc)...

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Bora pedalar, senão estressa!



Respostas:
Enviado por: hurry-gurits
Data: 12 Abr 2021 as 21:02
Definitivamente as peças estão durando menos, muito menos.

Faço trilhas e não poupo o equipamento, mas fiquei com um Mov. Central octalink por 3 anos e meio funcionando em perfeito estado, e em agosto de 2020 começou a ter folga, troquei por outro igual, e este não durou nem 6 meses... as coisas estão sendo muito mal feitas

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scott single track 95 cromo
khs 204 full 2012 - R.I.P.
khs sixfifty 2500 - 2014
Mongoose XR PRO - 2016
GT Sanction Pro - 2015


Enviado por: dwsmartins
Data: 12 Abr 2021 as 21:14
Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Definitivamente as peças estão durando menos, muito menos.

Faço trilhas e não poupo o equipamento, mas fiquei com um Mov. Central octalink por 3 anos e meio funcionando em perfeito estado, e em agosto de 2020 começou a ter folga, troquei por outro igual, e este não durou nem 6 meses... as coisas estão sendo muito mal feitas

Triste ler isso, Hurry. As peças definitivamente não ficaram mais baratas, pelo contrário, mas a qualidade tá indo na contramão. Pelo menos não sou o único que está sofrendo com isso, já tava achando que era somente eu.

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Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: Speed_racer
Data: 13 Abr 2021 as 07:00
Pode ser também que o freehub seja falsificado, assim como outras peças que tem invadido o mercado por conta do aumento da demanda e dificuldade de importação pelos meios oficiais.


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Speed_Racer


Enviado por: GabrielSL329
Data: 13 Abr 2021 as 07:24
Cada vez dura menos, pra vc estar trocando de peça a cada pouco!

E quando falei em obsolescência programada, acharam que eu estava equivocado...


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Gabriel Pires
MTB: Soul SL329 T21 stock
Speed: Caloi Strada Sora16v


Enviado por: hurry-gurits
Data: 13 Abr 2021 as 07:33
Originalmente Postado por Speed_racer Speed_racer Escreveu:

Pode ser também que o freehub seja falsificado, assim como outras peças que tem invadido o mercado por conta do aumento da demanda e dificuldade de importação pelos meios oficiais.


Acho bem difícil isso acontecer, pelo menos nas lojas que eu compro, são lojas físicas com anos de existência, e eu sempre verifico a caixa, etiquetas, e os dados do importador, as do Aliexpress pode até ser.

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Enviado por: misera
Data: 13 Abr 2021 as 09:32
Pra mim a duração tem sido "nornal" , acho que no seu caso tá durando pouco.
Talvez tenha relação com o peso , mais peso mais torque.

Obs: imagino que vc deve ter conferido , mais o estalo não seria no pedal ?


Enviado por: dwsmartins
Data: 13 Abr 2021 as 09:33
Ambas as peças vieram com etiquetas da Blue Cycle, porém compradas no MercadoLivre. No caso do central, o vendedor (indianbikeshop, recomendo) se prontificou em acionar a garantia e foi bastante idôneo, mas a Blue Cycle demorou 3 meses pra mandar o substituto. O freehub o anúncio expirou e o vendedor (mariricycle, acho que é a mesma empresa da marishopoficial) não responde.

Edit: o freehub eu não achei em lojas físicas, somente com 32 furos pra freio a disco, mas os que preciso são 36 furos pra v-brake.

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Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: dwsmartins
Data: 13 Abr 2021 as 09:48
Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Pra mim a duração tem sido "nornal" , acho que no seu caso tá durando pouco.
Talvez tenha relação com o peso , mais peso mais torque.

Obs: imagino que vc deve ter conferido , mais o estalo não seria no pedal ?

Imaginei isso é testei já, não é no pedal.

Na verdade, já fiz as seguintes coisas pra confirmar que não era mais nada:

* desmontei o eixo dos pedais e engraxei
* troquei os pedais por outros reserva
* troquei as rodas pelas da minha esposa
* desmontei, limpei e engraxei o canote e o seat tube
* troquei o aperto do canote
* troquei o selim e as castanhas
* desmontei, limpei e engraxei a caixa de direção
* desmontei, limpei, engraxei e reapertei os parafusos da caramanhola, colocando uma fita de borracha adesiva fina entre ela e o quadro
* desmontei a bike toda, lavei e inspecionei o quadro pra checar se havia alguma trinca
* desmontei, limpei e engraxei os pivôs dos v-brakes
* fixei os conduítes con abraçadeiras e pedaços de borracha adesiva

Fiz tudo isso e devia ter uma bike hiper silenciosa, mas os estalos no central continuaram. Aí troquei o central pelo ponta quadrada da minha esposa (trocando o pedivela tb, claro) e o barulho sumiu.

Além do mais, quando o pedivela é reajustado (soltando os parafusos Allen do braço esquerdo do pedivela, removendo a folga na porca plástica e reapertabdo os parafusos Allen) o barulho some, mas surge de novo depois de um morro mais íngreme, como o que tem na saída do meu bairro.

Ao final das contas, tá dando mais manutenção que movimento central monobloco!

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Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: dwsmartins
Data: 13 Abr 2021 as 09:56
Ainda há a questão do freehub, que durou muito pouco. O mecânico ficou de desmontar ele é checar por dentro, não vi rachaduras externamente. Tomara que dê pra consertar, mas já comprei outro par de cubos M430 36 furos pra aproveitar as peças, por via das dúvidas.

Comprei o par pq estavam no mesmo preço do cubo traseiro sozinho. Devo anunciar o dianteiro pra venda assim que chegar. Se alguém tiver interesse, me avise.

Na verdade, acho que tô podendo anunciar algumas peças meia vida e até novas que eu tenho aqui guardadas. Vamos ver...

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Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: Joao Angú
Data: 13 Abr 2021 as 21:11
Eu uso o mesmo movimento central integrado SM BB52 da shimano já tem mais de 1 ano , porem, uma vez tomei uma chuva, só que foi rápido, deve ter durado uns 10 min, só que eu continuei pedalando e a chuva caindo, terminei o pedal e cheguei em casa, no outro dia fui limpar e desmontar a relação , lavei corrente, cassete , coroas e desmontei o movimento central tambem, não havia vestígios de contaminação por água, mas tinha pouca graxa mesmo, sendo assim aproveitei para lubrificar os rolamentos dele, quando finalizei tudo e montei, o primeiro pedal que fiz, quando eu forçava um pouco para a bike acelerar ou para manter me na mesma marcha subindo um morro o central tambem dava um estalo, isso durou comigo uns 10 dias, eu tambem fiquei encucado com o barulho, mas não desmontei, continuei pedalando e ouvindo o barulho, depois de um tempo não fazia mais barulho. A cerca de uns 90 dias atrás, novamente abri o movimento central e limpei tudo e lubrifiquei novamente e montei, e dessa vez o barulho não resolveu aparecer, mas eu realmente fiquei encucado e até hoje não sei a origem do tal.


Enviado por: dwsmartins
Data: 14 Abr 2021 as 08:52
Originalmente Postado por Joao Angú Joao Angú Escreveu:

Eu uso o mesmo movimento central integrado SM BB52 da shimano já tem mais de 1 ano , porem, uma vez tomei uma chuva, só que foi rápido, deve ter durado uns 10 min, só que eu continuei pedalando e a chuva caindo, terminei o pedal e cheguei em casa, no outro dia fui limpar e desmontar a relação , lavei corrente, cassete , coroas e desmontei o movimento central tambem, não havia vestígios de contaminação por água, mas tinha pouca graxa mesmo, sendo assim aproveitei para lubrificar os rolamentos dele, quando finalizei tudo e montei, o primeiro pedal que fiz, quando eu forçava um pouco para a bike acelerar ou para manter me na mesma marcha subindo um morro o central tambem dava um estalo, isso durou comigo uns 10 dias, eu tambem fiquei encucado com o barulho, mas não desmontei, continuei pedalando e ouvindo o barulho, depois de um tempo não fazia mais barulho. A cerca de uns 90 dias atrás, novamente abri o movimento central e limpei tudo e lubrifiquei novamente e montei, e dessa vez o barulho não resolveu aparecer, mas eu realmente fiquei encucado e até hoje não sei a origem do tal.

Já tentei ir nessa do vai sumir e deixei por alguns dias, mas foram menos e os estalos foram aumentando. Eu fiquei encucado com a quebra do primeiro central, daí não deixei mais tempo pra ver.

No seu caso, João, a folga aumentava sozinha? Estou cismado com isso, apesar de ter feito o torque aumento correto dos parafusos Allen do braço do pedivela. Parece que está deslizando, mas já estou no máximo torque indicado.

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Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: Joao Angú
Data: 14 Abr 2021 as 18:46
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Originalmente Postado por Joao Angú Joao Angú Escreveu:


Já tentei ir nessa do vai sumir e deixei por alguns dias, mas foram menos e os estalos foram aumentando. Eu fiquei encucado com a quebra do primeiro central, daí não deixei mais tempo pra ver.

No seu caso, João, a folga aumentava sozinha? Estou cismado com isso, apesar de ter feito o torque aumento correto dos parafusos Allen do braço do pedivela. Parece que está deslizando, mas já estou no máximo torque indicado.

Desculpe me pela demora em respondê lo, no meu caso não houve folga só dava um estalo mas quando se forçava o pedivela (e o estalo que ocorria era só quando o braço direito do pedivela era solicitado, aplicando a mesma força no esquerdo ele não fazia barulho), girando de boa não fazia nada. Só um detalhe, aquela travinha que antes de apertar os parafusos do braço do pedivela no eixo está normal ? Estou te perguntando isso pq como citei acima, mais ou menos uns 90 dias atrás desmontei tudo para limpar e lubrificar e a trava eu tive que olhar no manual da shimano para montar . Me lembro agora de ter assistido um video no youtube, um mecanico falando sobre esses estalos, no vídeo ele falou que a causa é aquela peça de plastico que envolve o eixo integrado do pedivela , ele falou que ela pode fica mal encaixada o que ocasiona os estalos.


Enviado por: Joao Angú
Data: 14 Abr 2021 as 18:51
https://si.shimano.com/api/publish/storage/pdf/en/ev/FC-M590/EV-FC-M590-2926B.pdf" rel="nofollow - https://si.shimano.com/api/publish/storage/pdf/en/ev/FC-M590/EV-FC-M590-2926B.pdf
A travinha que me referi é listada nesse desenho como item número 4. A peça que o mecânico cita no vídeo como responsável pelos estalos é listada como número 9.


Enviado por: gm1987
Data: 15 Abr 2021 as 08:21
Se vc comparar lado a lado, os rolamentos de um central selado e de um hollowtech, verá que os hollowtech possuem diâmetro maior mas espessura menor = esferas menores = menor área de contato = maior pressão de contato = menor vida útil do rolamento.

A vantagem dos hollowtech é o eixo mais rígido, torcendo menos. Mas o rolamento enfraqueceu nessa troca.

Já falei em dezenas de outros tópicos seus, precisa rever sua forma de pedalar. Ou continuará sendo um "cupim de ferro" com sua bike. Tem que treinar para girar ao menos 90RPM em subidas. 




Enviado por: dwsmartins
Data: 15 Abr 2021 as 08:29
Originalmente Postado por Joao Angú Joao Angú Escreveu:

https://si.shimano.com/api/publish/storage/pdf/en/ev/FC-M590/EV-FC-M590-2926B.pdf" rel="nofollow - https://si.shimano.com/api/publish/storage/pdf/en/ev/FC-M590/EV-FC-M590-2926B.pdf
A travinha que me referi é listada nesse desenho como item número 4. A peça que o mecânico cita no vídeo como responsável pelos estalos é listada como número 9.

A travinha (peça 4) está corretamente encaixada. A peça 9 é o tubinho plástico que evita sujeira cair no eixo, é ela mesmo? Se for, eu nem imaginava algo assim. Tem como me passar o link do vídeo?

Uma outra coisa que reparei ontem, depois de pegar um pedivela Hollowtech novo na mão, foram os parafusos Allen que prendem o braço esquerdo. Os originais da Shimano tem a cabeça muito pequena, quase que somente o espaço pro encaixe Allen mesmo, mas esses parafusos foram trocados por outros em inox com a mesma rosca quando eu peguei o pedivela, pois estavam bastante ruins. Esses parafusos em inox são mais cabeçudos, daí tirei as arruelas que constam na vista explodida que vc enviou. Na verdade só havia uma delas, esse pedivela foi literalmente achado no lixo...

Repensando agora, se a arruela for do tipo partida, ela serve pra evitar que o parafuso se desaperte, o que parece ser a origem do meu problema. Vou corrigir isso!

Valeu a luz, João!

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Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: dwsmartins
Data: 15 Abr 2021 as 08:34
Uma outra hipótese, mas essa peço ajuda aos universitários...

O parafuso cabeçudo distribui a força de aperto numa área maior, resultando em menor pressão (pressão é a força dividida pela área). Será que essa alteração pode ocasionar a necessidade de um torque maior, proporcionalmente ao aumento da área de contato? Me pareceu uma suposição lógica, mas preciso de alguma checagem antes de arriscar.

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Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: dwsmartins
Data: 15 Abr 2021 as 09:03
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Se vc comparar lado a lado, os rolamentos de um central selado e de um hollowtech, verá que os hollowtech possuem diâmetro maior mas espessura menor = esferas menores = menor área de contato = maior pressão de contato = menor vida útil do rolamento.

A vantagem dos hollowtech é o eixo mais rígido, torcendo menos. Mas o rolamento enfraqueceu nessa troca.

Já falei em dezenas de outros tópicos seus, precisa rever sua forma de pedalar. Ou continuará sendo um "cupim de ferro" com sua bike. Tem que treinar para girar ao menos 90RPM em subidas. 



Tô tentando, mas isso é mais complicado que parece. Pense que é como um motor grande e pesado, tipo um motor de caminhão: pra aumentar o giro, faz um esforço muito grande, devido à enorme massa dos componentes que giram.

No meu caso, tenho a tendência natural de ficar por volta dos 60rpm ou até menos, pedalando no plano com a última marcha, que é 48/11, quase 9m por pedalada com as rodas e pneus que uso. Girando assim eu até transpiro menos e consigo pedalar distâncias maiores, mas sei que os componentes não estão aguentando.

No meu esforço nesse sentido, já consegui reduzir uma marcha em qualquer condição, o que no meu caso é um aumento de 16% na cadência média, considerando o pulo médio entre as marchas da minha relação. Eu precisava reduzir pelo menos mais uma marcha pra chegar no recomendado.

O que me assusta é como que os componentes estão durando menos. Não acho que eu esteja ganhando força assim, me parece uma redução deliberada de durabilidade mesmo. A catraca chinesinha que eu estourei lá pra 2018 durou mais quilômetros que o freehub desse cubo M430 de agora. A hipótese de falsificação até existe, mas o adesivinho da Blue Cycle no saquinho plástico onde veio o cubo vai contra isso. Esse adesivo pode ser falso tb, claro, ou o produto ser de um lote problemático, o que é até mais provável.

Uma coisa curiosa: quando eu enviei o central pra garantia da Blue Cycle pela Indian Bike Shop, o comprovante da postagem constou o nome da empresa como Mariri Comércio e Distribuição. Só reparei nisso ontem quando estava organizando uns papéis. A gente fica comprando no MercadoLivre de várias lojas e acaba caindo sempre nas mesmas...

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Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: Joao Angú
Data: 15 Abr 2021 as 12:42
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Originalmente Postado por Joao Angú Joao Angú Escreveu:


A travinha que me referi é listada nesse desenho como item número 4. A peça que o mecânico cita no vídeo como responsável pelos estalos é listada como número 9.

A travinha (peça 4) está corretamente encaixada. A peça 9 é o tubinho plástico que evita sujeira cair no eixo, é ela mesmo? Se for, eu nem imaginava algo assim. Tem como me passar o link do vídeo?

É sim, o tubinho de plástico que evita cair sujeira no eixo, eu não encontrei o vídeo aqui no yout, mas hoje á noite vou procurar com mais tempo e se encontrar passo o link aqui para voce, mas o video é pequeno, vou contar para voce aqui o que o cara explica nele. Ele diz que esse tubinho não fica encaixado direito no outro copo e daí origina o barulho devido a força aplicada no pedivela. Eu não cheguei a compravar essa teoria dele no meu caso, pq o barulho sumiu, e na segunda vez que eu desmontei para limpeza e lubrificação ele não voltou a aparecer. Tem um teste fácil para voce fazer tambem, eu me lembro de ter feito no meu quando ele estava fazendo barulho, e foi o seguinte: eu colocava o pedivela na posição que mais fazia o barulho e com a bike parada eu punha o pé no pedal forçando no sentido da pedalada e o barulho aparecia.
Sobre as arruelas, aqui na região essas arruelas com um corte são chamadas de arruelas de pressão, e são para isso mesmo, evitar que o parafuso se afrouxe com o tempo.


Enviado por: dwsmartins
Data: 15 Abr 2021 as 16:55
Talvez as arruelas sejam a solução. Vou pegar a bike amanhã com o mecânico.

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Enviado por: Joao Angú
Data: 15 Abr 2021 as 19:09
Achei o video, mas no meu caso eu não mexi nos espaçadores , está tudo original, por isso acho que o que o cara fala no video não é meu caso. Segue o link
https://www.youtube.com/watch?v=jT5-4t3M7kc" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=jT5-4t3M7kc


Enviado por: dwsmartins
Data: 17 Abr 2021 as 12:45
Peguei a bike com o mecânico ontem. O cara até tirou foto da manutenção!

Foram colocadas arruelas de pressão nos parafusos do braço esquerdo e o torque foi aumentado um pouco, em função da maior área da base do parafuso. Os rolamentos do central foram limpos e reentrávamos com graça Shimano. O núcleo do freehub foi trocado por outro original, retirado de um cubo que eu comprei (o núcleo era tão caro quanto o cubo, aproveitei e fiquei com a blocagem, esferas, cones, bacias e eixo como reserva).

Só pra constar, o núcleo anterior deformou no ponto de apoio de um dos macaquinhos, o que fez ele travar contra a parte externa. Até dava pra limar, mas iria apresentar o problema de novo, pois haveria menos metal pra aguentar o esforço, preferi trocar.

A bike voltou outra, tá super silenciosa e macia! Passou no teste das pirambeira que me cercam (peguei uma com 18% e 140m de elevação vertical pra testar, não voltou a fazer barulho). Espero que me aguente bastante!

Uma curiosidade: alguém sabe se a VZan tem freehub de aperto rápido convencional com spline da Shimano? O mecânico me mostrou uma bike de downhill dele que eu achei bem legal, o cubo tem uma resposta bastante rápida. Se o atual abrir o bico, talvez eu procure um destes, mas não sei se tem e o site dela tá zoado.

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Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: Joao Angú
Data: 17 Abr 2021 as 21:34
Que bom saber que a bike voltou perfeita, pela foto dá para perceber que o mecânico é caprichado. Bons pedais.


Enviado por: dwsmartins
Data: 26 Mai 2021 as 08:51
Pra fechar com um feedback de um mês depois.

A bike continuou silenciosa. Aparentemente o problema era a falta das arruelas de pressão e os parafusos cabeçudos que distribuem o aperto numa área maior. Cheguei a calcular a área de contato dos parafusos pra calcular o aumento de torque necessário pra dar a mesma pressão (45% de área a mais, daí aumentei o torque de 5Nm pra quase 7,5Nm). O mecânico fez como o calculado.

Agora é torcer pro núcleo do freehub durar bem. Valeu a todos que deram sugestões pro caso!

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Bora pedalar, senão estressa!



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