Imprimir página | Fechar Janela

Eixo e Guarda Pó girando junto com a Roda

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição:: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=100526
Data:: 11 Abr 2021 as 04:41
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Eixo e Guarda Pó girando junto com a Roda
Enviado por: WilliamCh
Assunto: Eixo e Guarda Pó girando junto com a Roda
Data: 07 Abr 2021 as 23:27
Boa noite pessoal, como vão?

Desculpem se já há um tópico que trate disso tudo, mas definitivamente não encontrei.

Sou novo aqui e me iniciei na manutenção da minha mountain bike recentemente, tentando centrar a minha roda traseira. No meio do caminho decidi também tentar uma limpeza do cubo livre, que é esferado, porque peguei bastante chuva. Adquiri todas as ferramentas necessárias, consigo desmontar o freehub todo. Limpei tudo com o desengraxante Power Citrus da Algoo mas a primeira coisa que já não estou certo se fiz bem foi passar graxa de cerâmica da Finish Line nos colares de esferas do núcleo do freehub e nas de 1/4 de fora. Tomei cuidado pra usar óleo úmido de corrente para os macaquinhos e a mola. Primeira observação foi que notei que meu freehub ficou bem mais silencioso, e acho muito difícil dizer só de sentir na mão ao girar ele, mas tenho uma certa sensação de que ficou um pouco mais durinho. Eu devia ter usado alguma outra graxa nas esferas? Diz aqui nessa da Finish Line que ela é pra rolamento, usei nas esferas soltas porque achei que daria na mesma. Eu deveria limpar tudo de novo e usar algum outro tipo de graxa específica para mecanismo esferado?

Segundo ponto é que, por inexperiência, na desmontagem, acabei desrosqueando as porcas de aperto e os cones dos dois lados do eixo. É um eixo muito simples, não tem espaçador e nem arruela, só as porcas e cones mesmo. Usei como referência a roda de uma outra bicicleta com eixo de mesmas dimensões para posicionar a porca e o cone num dos lados para não mexer mais, mas existe alguma manha pra deixar certinho e não empenar a roda de jeito nenhum?

Terceiro ponto é que quando coloco a roda no centrador que tenho aqui e giro, o eixo gira junto. Se eu dou uma ajustada, desapertando um pouquinho, o eixo pára de girar, dando uma agarradinha ou outra, mas pra chegar neste ponto ele fica com muito jogo. Notei então que apertando até o ponto em que ele nem agarra muito e nem fica com jogo e encaixando a blocagem, ele pára de girar, parece que está tudo certo então (me corrijam por favor se na verdade não estiver tudo certo). Daí encaixo o meu guarda-pó, que é de borracha, e acontece que ele está girando junto com a roda, e por dar uma certa esganadura na porca de aperto do eixo, ele cria um certo atrito que faz a roda frear um pouco. Notei que nas rodas traseiras de outras duas bikes que tem aqui o guarda-pó de uma gira junto com a roda, e o da outra fica parado, presinho ao eixo, ainda que, no caso desta última, ele não pareça estar fazendo a roda frear. A pergunta que fica é se o guarda-pó afinal deve ou não girar com a roda, e se eu fiz trapalhada, gostaria de uma força pra entender o que devo arrumar.

Confesso que me embananei também com as vedações de borracha que ficam junto às esferas de 1/4. Quando tirei, acabei perdendo onde cada uma ia e qual lado de cada uma deveria ficar pra frente e pra fora. Acabei indo meio no olhômetro aqui, mas é obrigatório colocar cada uma no seu lugar específico? Como sei onde e como encaixar qual?

Enfim, estou cometendo muitos erros? Qual a forma certa de fazer tudo dar certo?

Obrigadíssimo desde já pela atenção e um baita abraço!



Imprimir página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06 - http://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.co.uk