Imprimir página | Fechar Janela

Movimento central de 3 partes de 126mm

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição:: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=100519
Data:: 20 Abr 2021 as 11:05
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com

Tópico: Movimento central de 3 partes de 126mm
Enviado por: vianney
Assunto: Movimento central de 3 partes de 126mm
Data: 06 Abr 2021 as 18:25
Olá pessoal tenho um movimento central de 3 partes estou querendo substituir por um selado shimnano.

Ele é quadrado sendo que tem um parafuso em cada ponta dele. Fixo ele a pedivela usando uma porca não um parafuso como os pontas quadradas. Medi só a parte quadrada do meu eixo com paquimetro e deu 126mm

Estava olhando os pontas quadradas selados e até de 3 partes e não achei nenhum movimento com eixo com 126mm a venda.

Meu conjunto é um tourney antigo de uma mtb dos anos 90 da monark  com 3 coroas, 18 velocidades o eixo do central está empenado no lado da coroa. Está toda original ainda. 

Vocês teriam alguma sugestão ? Será que um central com eixo 122,5mm serviria? 

Obrigado!
Abraço
Vianney

Respostas:
Enviado por: dwsmartins
Data: 07 Abr 2021 as 01:18
Procure pelo 127mm. 122,5mm é bem mais estreito e vai deslocar a chainline excessivamente, podendo causar outros problemas.

Achei um por R&128,00 e frete grátis no MercadoLivre procurando por “central 68x127”. Só certifique-se que o tubo do seu central tem realmente 68mm, pois existe tb o de 73mm, que tá meio complicado de achar por aqui.

-------------
Bora pedalar, senão estressa!

Enviado por: gustavoclx
Data: 07 Abr 2021 as 22:17
Eu fiz exatamente essa substituição que você sugeriu (retirei o central de 3 peças e coloquei um selado com 122,5) e deu certinho... no meu caso não houve prejuízo no chainline (se trata de uma MTB Sundown 1994 com grupo Shimano 18v de entrada).

Enviado por: dwsmartins
Data: 08 Abr 2021 as 09:53
Originalmente Postado por gustavoclx gustavoclx Escreveu:

Eu fiz exatamente essa substituição que você sugeriu (retirei o central de 3 peças e coloquei um selado com 122,5) e deu certinho... no meu caso não houve prejuízo no chainline (se trata de uma MTB Sundown 1994 com grupo Shimano 18v de entrada).

Existem casos e casos. Depende de parâmetros do quadro e da largura do conjunto traseiro. 18v é mais estreito que 21v ou 24v, o que ajuda no seu caso particular, mas não garante a solução de todos.

Se a bike já usa um central 126mm, a redução pra 122,5mm vai jogar o pedivela exatos 1,75mm pra dentro, o que não é muito, mas pode ser suficiente pra prejudicar a troca pras marchas maiores atrás ou fazer a corrente cair pra fora na coroa. Ênfase na palavra “pode”.

A sugestão de usar 127mm é por conta da diferença de apenas 0,5mm pra fora, o que é menos que o caso anterior. Estou falando de chance de dar errado, não de certeza..

Chainline é algo complicado, depende da geometria do quadro e precisaria ser calculada vendo a situação presencialmente. Minha sugestão é alterar o mínimo possível pra reduzir a chance de problemas. Dependendo da situação dele, até um 114mm poderia ser usado, mas a chance de dar problema é maior.

-------------
Bora pedalar, senão estressa!

Enviado por: gustavoclx
Data: 09 Abr 2021 as 04:00
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Originalmente Postado por gustavoclx gustavoclx Escreveu:

Existem casos e casos. Depende de parâmetros do quadro e da largura do conjunto traseiro. 18v é mais estreito que 21v ou 24v, o que ajuda no seu caso particular, mas não garante a solução de todos.

Se a bike já usa um central 126mm, a redução pra 122,5mm vai jogar o pedivela exatos 1,75mm pra dentro, o que não é muito, mas pode ser suficiente pra prejudicar a troca pras marchas maiores atrás ou fazer a corrente cair pra fora na coroa. Ênfase na palavra “pode”.

A sugestão de usar 127mm é por conta da diferença de apenas 0,5mm pra fora, o que é menos que o caso anterior. Estou falando de chance de dar errado, não de certeza..

Chainline é algo complicado, depende da geometria do quadro e precisaria ser calculada vendo a situação presencialmente. Minha sugestão é alterar o mínimo possível pra reduzir a chance de problemas. Dependendo da situação dele, até um 114mm poderia ser usado, mas a chance de dar problema é maior.
Concordo contigo (a)dwsmartins, caso ele consiga encontrar, o ideal é instalar o 126 mm mesmo!
Deixei o relato da minha experiência pra dizer que talvez seja possível ter sucesso fazendo essa troca também na bike dele (mesmo se tratando de modelos e fabricantes diferentes).
Mas é isso, a decisão é dele!

Imprimir página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06 - http://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.co.uk