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Bicicleta para deslocamento para o trabalho

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Fórum Principal
Descrição:: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=100518
Data:: 20 Abr 2021 as 09:44
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Bicicleta para deslocamento para o trabalho
Enviado por: uaiTrops
Assunto: Bicicleta para deslocamento para o trabalho
Data: 06 Abr 2021 as 14:56
Boa tarde pessoal,

com a gasolina tão alta vou mudar meu meio de locomoção, principalmente para ir ao trabalho.

Estou procurando uma bike para fazer isso, trajeto todo pavimentado, 1 morro no caminho... trajeto de 4 km (faço de 2 a 4 vezes ao dia), tenho 1,89m então alguns quadros talvez sejam mais confortáveis. 

Não tenho intenção de fazer pedaladas longas ou em trecho de terra, até mesmo quando chover provavelmente optarei em usar o carro.

Tava querendo investir ate uns mil reais... 

Conversei com alguns amigos que falaram "pra esse percurso qualquer bicicleta serve", por mais que possam ter razão acredito que o legal é tentar achar algo de qualidade pra evitar manutenção frequente/excessiva e arrependimento.

Até então, por minha pesquisa estava na duvida entre:

http://www.decathlon.com.br/bicicleta-masculina-de-lazer-btwin-riverside-120/p - https://www.decathlon.com.br/bicicleta-masculina-de-lazer-btwin-riverside-120/p

http://www.carrefour.com.br/bicicleta-aro-29-caloi-21-marchas-velox-v-brake-mountain-bike-preta-6355943/p - https://www.carrefour.com.br/bicicleta-aro-29-caloi-21-marchas-velox-v-brake-mountain-bike-preta-6355943/p

Como não conheço as peças pra verificar se são de qualidade ou não acabo ficando meio perdido.

Sei que aro 29 é "melhor" que 26, quadro 21 (ou proporcional de acordo com a geometria do mesmo seria mais adequado e que freio a disco é melhor que v-brake, quadro de aluminio melhor q de aço. 

Qdo tento achar tudo isso num mesmo modelo o mais em conta parece ser:
http://www.decathlon.com.br/bicicleta-caloi-vulcan-mtb-aro-29-22-81455/p - https://www.decathlon.com.br/bicicleta-caloi-vulcan-mtb-aro-29-22-81455/p

1400 é um pouco mais caro do que tava querendo, porém se for muito melhor o custo beneficio poderia ate fazer um sacrificio (mas se realmente for algo muito melhor em termos de custo beneficio)

Também estou aberto à outras sugestões, desde que fique nessa faixa de preço.




Respostas:
Enviado por: uaiTrops
Data: 06 Abr 2021 as 15:06
desculpe-me pela formatação, primeira vez usando o fórum e parece que não tem como editar.


Enviado por: hurry-gurits
Data: 06 Abr 2021 as 16:02
é uma boa opção esta riverside da decathlon.

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scott single track 95 cromo
khs 204 full 2012 - R.I.P.
khs sixfifty 2500 - 2014
Mongoose XR PRO - 2016
GT Sanction Pro - 2015


Enviado por: mauriciomsr
Data: 06 Abr 2021 as 16:22
v brake tem a vantagem de nao dar manutenção, na minha opinião são todas do mesmo nivel. Eu iria na que agrada mais vc.
Para revenda a vulcan com crtz é mais facil por ser um modelo mais atual e por ser caloi.


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mauriciomsr


Enviado por: mauriciomsr
Data: 06 Abr 2021 as 16:23
da uma pensada só sobre o quadro tamanho 21, acho que um 19 atende vc.

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mauriciomsr


Enviado por: Sigue
Data: 06 Abr 2021 as 16:46
Acho que a Riverside 120 vai ficar pequena para você, se não fosse esse detalhe seria uma boa escolha. Mas tem que andar em ambas para ver qual se sente melhor.

A Velox é uma bike honesta, pelo valor vale bem a pena.

Outras opções um pouco mais caras seriam a ST50 (1200), Caloi Vulcan (1400) e Riverside 500 (1400).

Mas repito, tem que dar uma rolezinho para ver qual se sente mais confortavel, pois elas tem geometria bem diferentes.


Enviado por: IDatti
Data: 06 Abr 2021 as 17:40
acho que um 29er com freio a disco desnecessário para você, pensando em preço inicial a facilidade de manutenção, já tiraria a vulkan
também não acho que suspensão seja necessária.
não sei o perfil desse morro, mas para essa distância e esse objetivo iria fácil de bike urbana, tipo caloi 400 ou uma btwin rockrider 100


Enviado por: uaiTrops
Data: 06 Abr 2021 as 17:45
Tbm to mais inclinado para a Velox, e em termos de peça? essas peças genericas (da propria marca caloi, tipo a transmissao) são boas? 

no site da caloi fala que a velox é indicada para altura de 1,70 a 1,85, acho q fica razoavel pro intervalo de tempo q vou usar


Enviado por: uaiTrops
Data: 06 Abr 2021 as 17:52
Originalmente Postado por IDatti IDatti Escreveu:

acho que um 29er com freio a disco desnecessário para você, pensando em preço inicial a facilidade de manutenção, já tiraria a vulkan
também não acho que suspensão seja necessária.
não sei o perfil desse morro, mas para essa distância e esse objetivo iria fácil de bike urbana, tipo caloi 400 ou uma btwin rockrider 100

o morro é inclinado mas curto, entao vou subir desmontado...
to mais inclinado em ir pra velox mesmo, so qria uma opiniao sobre as peças dela. se vai ser tranquila ou se vou ter mta dor de cabeça...

um amigo comprou uma bike supostamente de nivel bom, mas q em menos de 1 ano ele ja deve ter gasto mais da metade do valor da byke... se nao me engano era uma track

nao to exigindo as peças mais top pra pegar estrada de terra cheia de buraco e nao ter problema, mas uma que eu vou gastar mais com o normal mesmo... freio, pneu, essas coisas inevitavel.


Enviado por: IDatti
Data: 06 Abr 2021 as 19:39
sinceramente...
para sua demanda inicial, qualquer coisa que não seja chinesinha de supermercado deve te atender bem.

Sugiro só que você aprenda o básico de regulagem de freio e câmbio para não ficar tendo muito problema.


Enviado por: IDatti
Data: 06 Abr 2021 as 19:40
a velox é 29er pelo site da caloi


Enviado por: uaiTrops
Data: 06 Abr 2021 as 21:05
Originalmente Postado por IDatti IDatti Escreveu:

a velox é 29er pelo site da caloi<div id="njcdgcofcbnlbpkpdhmlmiblaglnkpnj">


Sim, mas por 50 reais a mais não vale a pena? Acha q esse "extra" eventualmente vai gerar mais gasto?


Enviado por: IDatti
Data: 06 Abr 2021 as 23:01
depende, se você tem expectativa de tomar gosto por pedalar e começar a ir para a trilha talvez valha a pena comprar uma bike já com suspensão e aro 29 (mesmo para MTB não acho que 29er seja tão importante no nosso nível amador).
Para comute de distância pequena em terreno totalmente bem pavimentado, aro 26/27 com pneu liso ou híbrido 32-35, sem suspensão é mais do que suficiente, vai render melhor no asfalto e com manutenção possivelmente mais barata (ando com pneu slick 28 calibrado com 120psi e não tenho desconforto).
O negócio é entender seu objetivo e achar o produto ideal para ele.
Meu irmão só anda de MTB, mas volta e meia vai pra trilha, eu só ando de híbrida, mas não quero saber de trilha. Quando meu irmão pega minha bike ele fala que ela anda mais do que a dele na cidade, mas com ela não dá para fazer trilha, então ele continua de MTB.


Enviado por: uaiTrops
Data: 06 Abr 2021 as 23:19
Originalmente Postado por IDatti IDatti Escreveu:

depende, se você tem expectativa de tomar gosto por pedalar e começar a ir para a trilha talvez valha a pena comprar uma bike já com suspensão e aro 29 (mesmo para MTB não acho que 29er seja tão importante no nosso nível amador).
Para comute de distância pequena em terreno totalmente bem pavimentado, aro 26/27 com pneu liso ou híbrido 32-35, sem suspensão é mais do que suficiente, vai render melhor no asfalto e com manutenção possivelmente mais barata (ando com pneu slick 28 calibrado com 120psi e não tenho desconforto).
O negócio é entender seu objetivo e achar o produto ideal para ele.
Meu irmão só anda de MTB, mas volta e meia vai pra trilha, eu só ando de híbrida, mas não quero saber de trilha. Quando meu irmão pega minha bike ele fala que ela anda mais do que a dele na cidade, mas com ela não dá para fazer trilha, então ele continua de MTB.

não tenho menor intenção de pegar trilha mesmo, ja tenho meus hobby e ficaria difícil (leia-se $$$) adotar mais outro.

E meramente para deslocamento casa <> serviço.

Fiz a medida aqui do tronco, cavalo e braço.. e o indicado pra mim seria top tube de 660 mm... coisa demais eu acho... kkk



Enviado por: IDatti
Data: 07 Abr 2021 as 00:08
tem que ver que medida é essa que você fez e que geometria de quadro estão considerando. Mas imagino que o quadro da sua bike possa ser um pouco menor do que isso, além disso você ainda pode fazer alguns ajustes fora do quadro (altura e avanço da mesina, tamanho do pé de vela... - mas isso envolve mais uma grana). O ideal é ir em uma loja que tenha alguém que entenda de bike fit para te ajudar.


Enviado por: dwsmartins
Data: 07 Abr 2021 as 00:50
Tenho experiência em deslocamentos pro trabalho, até com trajetos bem mais pesados, daí vou dar meus 2 palitos de recomendações.

Primeiro, vou te recomendar colocar uma pedra sobre as 26” da Decathlon devido ao tamanho delas. Eu tenho uma RockRider 100, que tem exatamente o mesmo quadro em aço simples e resistente da Riverside 120, e ando com o selim bastante alto com 1,76m, pra vc não daria. A ST50 até tem quadro mais alto, mas não acho muita vantagem pelo preço. Sugiro manter-se numa 29” mesmo, até porque 26” está ficando chato de conseguir as peças específicas boas, falo por experiência própria. Já alerto que nessa faixa de preço os modelos tem peças bastante simples e que duram relativamente pouco.

Segundo, atenção às peças da bike: prefira câmbios Shimano 3x7, são simples, baratos e duráveis ao que se propõem. Também evite passadores rotativos genéricos: qualquer outra coisa é melhor que isso, mas os Shimano Rapid Fire são os mais cômodos de se usar. Freios v-brake com hastes em metal tb vão te oferecer baixo custo e fácil manutenção, recomendo eles aos discos.

Terceiro, itens que vc vai acabar trocando incluem os pedais e o movimento central. Os pedais de plástico vagabundos que vem na maioria das bikes atuais enfraquecem só de pegar sol e esfarelam rapidamente, recomendo que troque na primeira oportunidade por um par de plataforma em alumínio, talvez até antes de sair da loja com a bike. Já o central pode aguardar alguns meses, mas entenda que os modelos que vem nessas bikes são esferados que exigem ajuste constante da folga. Vc pode colocar um Shimano do tipo cartucho, modelo UN26, com uma rosca metálica e outra de plástico, ou UN300, com ambas roscas em metal, mas fuja do UN100 com ambas roscas em plástico, pois ele tem baixa durabilidade. Um bom mecânico irá indicar ou te vender a peça adequada, que pode variar no comprimento do corpo ou do eixo. Isso vc fará no futuro, daqui a uns 4-6 meses, talvez até mais, se aceitar a condição de ir numa oficina sempre que sentir folga no eixo do pedivela.

Por último, inclua no orçamento um capacete de tamanho adequado, no minimo. Eu recomendo acrescentar luvas específicas pra bike de meio dedo e óculos de proteção, daqueles EPI mesmo, de R$20,00-R$30,00. O capacete vai evitar que tombos bobos tenham consequências sérias, as luvas fazem o mesmo pra mãos e os óculos podem até ser um exagero meu, mas que me garantiu o olho direito hoje.

Daí pra frente é tudo opcional:

* recomendo que monte, revise e lubrifique a bike em um mecânico de confiança, o que vai te custar algo entre R$100,00-R$200,00, mas vai garantir maior durabilidade: não é incomum que os cubos mais simples venham com pouca graxa, por exemplo, o que vai diminuir a vida útil e forçar uma troca bastante custosa no futuro (considere isso um investimento ou proteção)

* garrafa d’água (que não dê gosto na água) e suporte: já reaproveitei uma garrafa PET de Coca Cola 1l, mas deixe ela de molho em solução de água sanitária, pra tirar o gosto inicial e higienizar periodicamente

* uma bomba de pneu portátil, câmara de ar reserva e espátulas plásticas pra desmontar pneu (tem gente que prefere kit de remendo, mas ele demora e nem sempre funciona, não gosto) vão resolver os pneus furados do dia a dia

* uma multiferramenta básica que tenha chave de fenda, Philips e Allen de 3mm, 4mm, 5mm e 6mm tb é bom de se ter pra eventualidades, mas precisa aprender a usar

* uma bolsa de selim vai ser um lugar conveniente pra guardar a câmara e ferramentas, pois costumam ficar sujas de graxa ou fuligem, mas tenha certeza que ela cabe tudo

* um selim melhor pode resolver problemas de desconforto que surgirem, assim como manoplas anatômicas, mas use sua própria bunda e mãos pra avaliar a necessidade e ver qual o melhor modelo pra vc

É isso. O valor de R$1000,00 é meio baixo pra uma bike confiável do seu tamanho e ainda existem gastos adicionais com revisão lubrificação inicial e equipamentos de segurança. Comprar uma usada pode baixar isso, mas tem suas próprias armadilhas. Entenda que eu não quero te desanimar, mas tb não posso te iludir.

Mas pense na economia de gasolina e manutenção do carro, agora inclua a melhoria de saúde que virá com a prática do esporte e consequente redução de gastos médicos que vc terá daqui pra frente. Acrescente a redução de gasto com estacionamento diário, multas de trânsito, etc. Essa economia poderá ser ainda maior do que vc imaginou.

Boa sorte!

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Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: uaiTrops
Data: 08 Abr 2021 as 18:51
(a)dwsmartins

bastante interessante suas indicações... 

ao mesmo tempo q foi esclareceu tbm me deixou mais na duvida, pq acho q nenhuma das minhas opçoes anteriores agora parece encaixar.

vc tem algumas opçoes que ficaria mais ou menos nessas suas sugestões? mesmo q seja mais cara que mil reais.


Enviado por: uaiTrops
Data: 08 Abr 2021 as 22:18
Acho q achei um meio termo

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1614185801-bicicleta-soul-ace-aluminio-21v-shimano-frete-incluso-12x-_JM?attributes=COLOR_SECONDARY_COLOR%3AUHJldG8%3D%2CFRAME_SIZE%3AMTkgIg%3D%3D&quantity=1#Ver%20custos%20de%20envio

o que acham?


Enviado por: Rogersnn
Data: 09 Abr 2021 as 11:09
Meu conhecimento tecnico é praticamente zero, aprendo muito pelo forum. Mas indo de encontro ao que muitos falam, da uma olhada nessa matéria. Não consegue pegar uma bike emprestada e sentir primeiro suas necessidades?

https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2021/04/09/pernambucano-cruza-mais-de-2000-km-pelo-brasil-em-bicicleta-comum.htm" rel="nofollow - https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2021/04/09/pernambucano-cruza-mais-de-2000-km-pelo-brasil-em-bicicleta-comum.htm




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