Imprimir página | Fechar Janela

Hollowtech ou Ponta Quadrada - custo benefício?

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição:: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=100289
Data:: 15 Mai 2021 as 14:47
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Hollowtech ou Ponta Quadrada - custo benefício?
Enviado por: hugofrade
Assunto: Hollowtech ou Ponta Quadrada - custo benefício?
Data: 25 Fev 2021 as 17:12
Olá senhores, tudo bem? Preciso da ajuda de vocês, faço entregas de bike fixa, e estou tendo muita manutenção no meu movimento central, já troquei ele duas vezes no mesmo mês! Eu estou pensando em colocar um pedivela hollowtech, pois acredito que aguentará muito mais o meu pedal no dia a dia. Gostaria de saber, se mecanicamente se o hollowtech seria mais viável no meu caso.

Obs: Peso 94kg, meço 1,91. Pedalo cerca de 50 a 70km no dia!



Respostas:
Enviado por: Joao Angú
Data: 25 Fev 2021 as 19:27
Qual o seu movimento central atual ? Se esse movimento central seu for de qualidade não faz sentido dar tanta manuteção assim, só para voce ter ideia, eu cheguei a usar um da série alivio ponta quadrada (BB UN25) por uns 13 anos ou mais e nunca me deu dor de cabeça, pelo contrario, depois desses 13 anos foi que ele foi abrir folga e mesmo assim, um mecanico amigo meu falou que naquele estado ele ainda rodaria mais um milhão de km ainda . Meu uso é só estradão e trilha, asfalto ou calçamento eu só pego em deslocamento, porem eu sou mais baixo e mais leve do que voce e uso muito giro na minha pedalada. Eu me lembro de antes desses ponta quadrada tambem existiam um eixo inteiriço com bacias que tinham nas bikes tambem, eu mesmo cheguei a usar um desses em outra bike aqui, porem o uso era mais de boa, e comigo ele durou uns 3 anos até moer tudo, aí fui para os ponta quadrada da shimano, inclusive ainda o tenho aqui desmontado e pouco rodado, pertence a série altus. Há uns 2 ou 3 anos atrás o meu pedivela chegou a dar a famosa folga entre ele o eixo central, mas foi em uma época que eu estava bem forte, tinha subidas aqui em que eu só usava a coroa do meio, e o desgaste de coroa e corrente era mais acentuado nessa utilização. Se tiver como postar fotos do seu pedivela e nos dar mais informações a respeito seria bom.


Enviado por: gm1987
Data: 25 Fev 2021 as 19:54
Compre um ponta quadrada shimano. O hollowtech tem rolamentos mais frágeis que o ponta quadrada. Bike fixa é triste, mói o central mesmo. 


Enviado por: syslogg
Data: 26 Fev 2021 as 12:33
Bike fixa realmente é complicado para o central, porem, tente comprar um movimento central da Shimano selado que será mais durável (como os colegas falaram acima).
Provavelmente seu central é os de 3 peças que abrem folga constantemente. Já cheguei a ter este central e abria folga quase toda semana...


Enviado por: silasfab
Data: 26 Fev 2021 as 14:26
Tenho 1,95m e 95KG's e sofro com problema parecido. 

Minha bike é uma OGGI 7.4 2020 comprei nova, em 6 meses de uso já tive que trocar 3 rolamentos (uma fez barulho de ferro rangendo, outra vez o pé de vela ficou garrando e na outra vez o rolamento estava escareado). O problema não é o famoso problema do Pressfit da OGGI 7.4 (Esse nunca deu pois meu mecânico resolveu quando ela estava na caixa ainda, sem uso).

O movimento Central é o Hollowetech

Questionei o meu mecânico e ele diz que não é comum esse tipo de situação e acha que é devido minha altura e peso (acabo colocando mais torque na pedalada por ter um cavalo mais alto/"forte".


Alguns amigos meus tem a mesma bike e não sofrem desse problema


Enviado por: dwsmartins
Data: 27 Fev 2021 as 09:04
Galera recomendando central de cartucho da Shimano, o que eu concordo, mas precisa diferenciar os modelos, pq existem três de ponta quadrada disponíveis atualmente no mercado brasileiro:

* BB-UN26, que está saindo de linha: a maioria dos “velho de guerra” que a galera elogia aqui é desse modelo. Instalei um em 2011, com 157kg, e rodei mais de 10000km até 2019, quando ele abriu uma folga mínima, que não afetava em nada, mas eu troquei pq estava com problemas de alinhamento dão pedivela (ele não era o culpado). Acho que ainda estaria com ele hoje, se não fosse isso!

* BB-UN100, que tá mais mal falado que puteiro da Guaicurus (baixo meretrício daqui de BH): um modelo novo que surgiu pra concorrer com os mais baratos do mercado e não tá tendo bons relatos. Ao contrário do anterior, que tem uma das roscas integrais com o corpo em aço e a outra numa porca plástica, este tem porcas plásticas em ambos os lados. Já peguei um na mão, parece mais leve que o BB-UN26, o que seduz a galera do “mais leve é melhor”.

* BB-UN300, que eu espero ser tão durável quanto o BB-UN26: outro modelo novo que surgiu. Na gringa foi inicialmente mal falado, mas os comentários reduziram aos níveis normais rapidamente. Tem ambas as porcas em alumínio, o que reduz o problema de corrosão galvânica da rosca integral em aço com quadros em alumínio (metais diferentes se corroem), mas não peguei um na mão ainda. Pra mim, ele lembra bastante o BB-UN55, que não foi vendido aqui e é valorizado por quem usa configs mais clássicas.

Pra resumir: evite o BB-UN100, procure o BB-UN26 se quiser algo mais comprovado ou pegue um BB-UN300 se não achar. Boa sorte aí!

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Enviado por: hurry-gurits
Data: 27 Fev 2021 as 09:25
Definitivamente as peças estão ficando com qualidade muito ruim.
Tenho um octalink da shimano na bike de trilha, o que veio na bike estava lá desde 2015, botando pra moer, abriu folga em junho de 2020, semana passada tive que trocar novamente, abriu uma mega folga...

-------------
scott single track 95 cromo
khs 204 full 2012 - R.I.P.
khs sixfifty 2500 - 2014
Mongoose XR PRO - 2016
GT Sanction Pro - 2015


Enviado por: Orange Oyster
Data: 03 Mar 2021 as 23:07
para voce que pedala muito vá de ponta quadrada, além de custar menos é super fácil de repor
se o seu falhar onde o judas perdeu a meia, voce vai na bicicletaria do bairo e acha pelo menos um genérico para quebrar o galho e não fica sem pedalar

compre o BB-UN300,  ele é inferior ao 55, mas superior ao 26




Imprimir página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06 - http://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.co.uk