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Qual o "segredo" das rodas?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
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Tópico: Qual o "segredo" das rodas?
Postado Por: Maquarte
Assunto: Qual o "segredo" das rodas?
Data de Publicação: 12 Fev 2021 as 08:44
Beleza pessoal
Então, vira e mexe leio aqui sobre upgrade / troca de rodas visando rolagem.
Qual o "segredo" para uma roda fazer tanta diferença na rolagem?


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SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000



Respostas:
Postado Por: 90452
Data de Publicação: 12 Fev 2021 as 09:04
Há várias respostas técnicas para isso e dependendo de quem usa, a escolhida é a explicação mais lógica. Há quem diga que rodas montadas em cubos rolamentados sejam mais livres do que as de esferas e vice-versa, o uso de determinados materiais e a quantidade dos mesmos na construção das rodas montadas, peso, resistência mecânica, geometria e por aí vai. Pra mim, que só ando no plano, basta não quebrar qdo estiver em altas velocidades para que eu não vire paçoca, hehehehe...


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 12 Fev 2021 as 09:34
Pra min o fator mais crucial é o atrito nos cubos. E isso não está relacionado ao tipo de rolamento usado, seja ele de cone/esfera ou rolamento blindado. Mas sim a qualidade dos materiais e precisão de fabricação do conjunto.

Outros fatores secundários são a aerodinâmica do perfil do aro e raios, a inércia rotacional (definida pelo peso do conjunto e onde está esse peso) e a rigidez do conjunto. 






Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 12 Fev 2021 as 10:06
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Beleza pessoal
Então, vira e mexe leio aqui sobre upgrade / troca de rodas visando rolagem.
Qual o "segredo" para uma roda fazer tanta diferença na rolagem?

Pneu.

Embora nessa caso se precise trocar a roda.

Roda daria mais diferença nas acelerações, mas em rolagem é pneu.



Postado Por: Tiago_DGY
Data de Publicação: 12 Fev 2021 as 10:53
No mundo das corridas tudo se resume a dois fatores: Atrito e peso. Isso vale para tudo Carro, moto, avião, navio e, obviamente, bike. Na roda o principal fato é o Atrito, atrito do pneu com o solo e entre o cubo e eixo. Quanto melhor o rolamento e a tecnologia do cubo, menos energia é perdido para o atrito e por consequência você anda mais rápido com menos esforço. Outro fator quando se trata da roda em geral é o peso. Quanto menor o peso melhor e faz muita diferença, pois a roda é massa em rotação. O fator aproximado é de 3. Ou seja a cada um grama que vc tira da roda a sensação é que removeu 3. Então um par de rodas 300g mais leve vai fazer parecer que sua bike está quase 1 kg mais leve.



Postado Por: stefanob
Data de Publicação: 12 Fev 2021 as 11:50
Originalmente postado por Tiago_DGY Tiago_DGY escreveu:

No mundo das corridas tudo se resume a dois fatores: Atrito e peso.
Muito bem resumido! eu só não diria "tudo" pq sempre tem mais fatores na conta
mas mesmo considerando o que é principal, eu adicionaria dois: aerodinâmica e eficiência.

aerodinâmica, ou resistência (atrito) do ar, tem um papel chave e a importância aumenta muito conforme se aumenta a velocidade.. pra um corredor não é nada, mas pra um f1 ou avião, é o principal problema
eficiência tb é super importante e dá pra jogar no atrito em alguns casos (motor por ex), mas pra um esporte em que o motor é humano (ciclismo), é ainda mais.. os atletas de elite não tão ali no topo só por treino, eles estão pq o corpo deles é o mais eficiente que dá pra ser (e isso é genética).. essa é a principal diferença entre um campeão de WT ou uma grande volta e alguém que fica em 50º no final do pelotão

Originalmente postado por Tiago_DGY Tiago_DGY escreveu:

Outro fator quando se trata da roda em geral é o peso. Quanto menor o peso melhor e faz muita diferença, pois a roda é massa em rotação. O fator aproximado é de 3. Ou seja a cada um grama que vc tira da roda a sensação é que removeu 3. Então um par de rodas 300g mais leve vai fazer parecer que sua bike está quase 1 kg mais leve.
isso é bem discutido e tem muito estudo que mostra que não é bem assim
a mesma inércia rotacional que dificulta colocar em movimento, também ajuda a manter em movimento, no final não fazendo tanta diferença assim.. tanto que é uma das vantagens de rodas com perfil alto, não só a aerodinamica delas
o peso só dispara assim na importância quando se fala de gradientes muito altos (10%+) ou subidas longas devido ao desgaste do ciclista


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Road Tropix Madrid 2018
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Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 12 Fev 2021 as 11:53
Na minha opinião o fator principal é a deformação. Uma roda bem construída, bem montada e com tensionamento perfeito, faz mais diferença que rolamentos (com um mínimo de qualidade, claro) e peso.
Quando a roda tem um desequilíbrio nas tensões dos raios, ela se deforma a cada ciclo, roubando energia.

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Antonio Carlos


Postado Por: Tiago_DGY
Data de Publicação: 12 Fev 2021 as 12:16
Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

Originalmente postado por Tiago_DGY Tiago_DGY escreveu:

No mundo das corridas tudo se resume a dois fatores: Atrito e peso.
Muito bem resumido! eu só não diria "tudo" pq sempre tem mais fatores na conta
mas mesmo considerando o que é principal, eu adicionaria dois: aerodinâmica e eficiência.

aerodinâmica, ou resistência (atrito) do ar, tem um papel chave e a importância aumenta muito conforme se aumenta a velocidade.. pra um corredor não é nada, mas pra um f1 ou avião, é o principal problema
eficiência tb é super importante e dá pra jogar no atrito em alguns casos (motor por ex), mas pra um esporte em que o motor é humano (ciclismo), é ainda mais.. os atletas de elite não tão ali no topo só por treino, eles estão pq o corpo deles é o mais eficiente que dá pra ser (e isso é genética).. essa é a principal diferença entre um campeão de WT ou uma grande volta e alguém que fica em 50º no final do pelotão

Originalmente postado por Tiago_DGY Tiago_DGY escreveu:

Outro fator quando se trata da roda em geral é o peso. Quanto menor o peso melhor e faz muita diferença, pois a roda é massa em rotação. O fator aproximado é de 3. Ou seja a cada um grama que vc tira da roda a sensação é que removeu 3. Então um par de rodas 300g mais leve vai fazer parecer que sua bike está quase 1 kg mais leve.

isso é bem discutido e tem muito estudo que mostra que não é bem assim
a mesma inércia rotacional que dificulta colocar em movimento, também ajuda a manter em movimento, no final não fazendo tanta diferença assim.. tanto que é uma das vantagens de rodas com perfil alto, não só a aerodinamica delas
o peso só dispara assim na importância quando se fala de gradientes muito altos (10%+) ou subidas longas devido ao desgaste do ciclista





Concordo. Acredito que me expressei mal na primeira parte. Eu até tinha escrito um trechinho sobre aerodinâmica mais apaguei pois tinha ficado enrolado, aerodinâmica nada mais é que controlar o atrito do ar.

Em relação ao momento de inércia, é complicado... Eu diria que depende a modalidade praticada. Como muitas coisas é questão de equilibro, relação ganha e perde. Para XC que é o que a maioria pratica aqui no BR , tem sim benefícios até pq como vejo muitos falando é na subida que se ganha a corrida. A principal questão sobre isso é que usamos aro 29, que é um tamanho grande, ou seja o momento de inércia por conta do raio é naturalmente grande, reduzir pode claramente trazer benefícios.


Postado Por: Fabio.ks
Data de Publicação: 12 Fev 2021 as 15:21
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Beleza pessoal
Então, vira e mexe leio aqui sobre upgrade / troca de rodas visando rolagem.
Qual o "segredo" para uma roda fazer tanta diferença na rolagem?

Boa tarde!
Cara, em uma das minhas bikes eu coloquei aro extreme com cubo quanta rolamentados e pneu raceking, está rolando igual a roda de meus colegas que usam crankbrother cobalt 2 com pneus maxxis ardent, everest com pneus fast track etc.


Postado Por: jh1991
Data de Publicação: 12 Fev 2021 as 15:50
basicamente peso rotacional e perda de energia pelo atrito. 

Não sou o mais indicado a explicar o porquê mas fala-se que tirar o peso rotacional é o mais indicado e diminuir energia perdia sempre é bom. 

há uns dois anos e meio troquei minhas rodas/pneus e a bike virou outra. 


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Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1


Postado Por: paulohn
Data de Publicação: 12 Fev 2021 as 18:06
Existe algum procedimento de balanceamento de rodas/pneus de bike do mesmo jeito que se faz com rodas/pneus de carro?

O tensionamento dos raios é feito de maneira a garantir a geometria da roda esteja ok.

Mas por mais que o relógio comparador esteja zerado não dá pra garantir que a roda esteja balanceada.

Considerando o conjunto todo montado, com roda, pneus, câmara se for o caso, refletor, o ímã do velocímetro ou até o sensor de velocidade preso ao cubo, existe vários fatores que podem afetar o balanceamento do conjunto.

Quanto mais afastado do eixo, maior a influência para desbalancear o conjunto.


Postado Por: paulohn
Data de Publicação: 12 Fev 2021 as 18:38
Originalmente postado por paulohn paulohn escreveu:

Existe algum procedimento de balanceamento de rodas/pneus de bike do mesmo jeito que se faz com rodas/pneus de carro?

O tensionamento dos raios é feito de maneira a garantir a geometria da roda esteja ok.

Mas por mais que o relógio comparador esteja zerado não dá pra garantir que a roda esteja balanceada.

Considerando o conjunto todo montado, com roda, pneus, câmara se for o caso, refletor, o ímã do velocímetro ou até o sensor de velocidade preso ao cubo, existe vários fatores que podem afetar o balanceamento do conjunto.

Quanto mais afastado do eixo, maior a influência para desbalancear o conjunto.

Depois que postei fui procurar e achei no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=dcgiUcbS64c" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=dcgiUcbS64c

Se com uma roda top ainda ocorre desbalanceamento, imagino com componentes 'do mundo real'...

Mas se não tiver um cubo com uns rolamentos muito bons também não dá pra fazer o balanceamento que o cara faz...



Postado Por: stefanob
Data de Publicação: 13 Fev 2021 as 09:47
Originalmente postado por paulohn paulohn escreveu:

Originalmente postado por paulohn paulohn escreveu:

Existe algum procedimento de balanceamento de rodas/pneus de bike do mesmo jeito que se faz com rodas/pneus de carro?

O tensionamento dos raios é feito de maneira a garantir a geometria da roda esteja ok.

Mas por mais que o relógio comparador esteja zerado não dá pra garantir que a roda esteja balanceada.

Considerando o conjunto todo montado, com roda, pneus, câmara se for o caso, refletor, o ímã do velocímetro ou até o sensor de velocidade preso ao cubo, existe vários fatores que podem afetar o balanceamento do conjunto.

Quanto mais afastado do eixo, maior a influência para desbalancear o conjunto.

Depois que postei fui procurar e achei no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=dcgiUcbS64c" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=dcgiUcbS64c

Se com uma roda top ainda ocorre desbalanceamento, imagino com componentes 'do mundo real'...

Mas se não tiver um cubo com uns rolamentos muito bons também não dá pra fazer o balanceamento que o cara faz...

eu ia responder bem com esse video hahaha
tem um do oz cycle também que é ótimo https://www.youtube.com/watch?v=UpSrrVV0XNE
esse canal é ótimo pra manutenções e reviews de peças, o cara tem muito conhecimento e passa com muita clareza, passo a passo

sobre o balanceamento em si, acho que depende muito do sistema e condição dos componentes.. como no exemplo da Giant do GPLama que ele bota pra rodar e a bike mexe na mão dele por causa da inércia, tava muito fora, imagina durante o pedal isso, é perda de estabilidade e de energia desperdiçada
mas em casos mais leves imagino que o efeito prático não seja tanto.. e se tá no ponto que ele mostrou ali, acredito que seja até perceptível enquanto pedala


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