Coroa 53/39 8v serve para 105 11v?
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Tópico: Coroa 53/39 8v serve para 105 11v?
Postado Por: ramfer
Assunto: Coroa 53/39 8v serve para 105 11v?
Data de Publicação: 29 Jan 2021 as 19:05
Boa noite turma!!
Sou iniciante no assunto bicicletas e recentemente comprei uma bicicleta Caloi Sprint 10 para começar a pedalar.
Ela está toda original, STI ST 2300 e câmbios dianteiro e traseiro ST 2300, coroa FSA 53/39 e k7 12/23, relação muito pesada a principio já que estou ainda sem preparo físico e a região onde moro tem muitos morros.
Como disse anteriormente sou iniciante e conversando com alguns amigos me indicaram mudar a transmissão da mesma, me disseram para colocar um grupo 105 de 11v ou um Tiagra 10v como uma relação um pouco mais leve, 11/28, 11/30 ....
Agora vem a dúvida, necessito trocar o pedivela para adequar as demais peças do grupo 105 ou talvez Tiagra 10V. Pergunto porque o pedivela tem valor representativo no grupo 105 ou Tiagra.
Entendo que preciso trocar todas as demais peças da transmissão ( k7, STI's, cambios dianteiro e traseiro). A idéia é relamente tentar usar o pedivela que veio na minha bicicleta.
Obrigado turma.
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Respostas:
Postado Por: danber2512
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 01:07
ramfer escreveu:
Boa noite turma!!
Sou iniciante no assunto bicicletas e recentemente comprei uma bicicleta Caloi Sprint 10 para começar a pedalar.
Ela está toda original, STI ST 2300 e câmbios dianteiro e traseiro ST 2300, coroa FSA 53/39 e k7 12/23, relação muito pesada a principio já que estou ainda sem preparo físico e a região onde moro tem muitos morros.
Como disse anteriormente sou iniciante e conversando com alguns amigos me indicaram mudar a transmissão da mesma, me disseram para colocar um grupo 105 de 11v ou um Tiagra 10v como uma relação um pouco mais leve, 11/28, 11/30 ....
Agora vem a dúvida, necessito trocar o pedivela para adequar as demais peças do grupo 105 ou talvez Tiagra 10V. Pergunto porque o pedivela tem valor representativo no grupo 105 ou Tiagra.
Entendo que preciso trocar todas as demais peças da transmissão ( k7, STI's, cambios dianteiro e traseiro). A idéia é relamente tentar usar o pedivela que veio na minha bicicleta.
Obrigado turma.
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53/39 x 12/23 é realmente bem pesado.
Dá pra manter o pedivela e colocar um 2x11 com cassete 11x28, o que ja aumenta bem o range.
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Postado Por: williams.reis
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 12:25
ramfer escreveu:
Boa noite turma!!
Sou iniciante no assunto bicicletas e recentemente comprei uma bicicleta Caloi Sprint 10 para começar a pedalar.
Ela está toda original, STI ST 2300 e câmbios dianteiro e traseiro ST 2300, coroa FSA 53/39 e k7 12/23, relação muito pesada a principio já que estou ainda sem preparo físico e a região onde moro tem muitos morros.
Como disse anteriormente sou iniciante e conversando com alguns amigos me indicaram mudar a transmissão da mesma, me disseram para colocar um grupo 105 de 11v ou um Tiagra 10v como uma relação um pouco mais leve, 11/28, 11/30 ....
Agora vem a dúvida, necessito trocar o pedivela para adequar as demais peças do grupo 105 ou talvez Tiagra 10V. Pergunto porque o pedivela tem valor representativo no grupo 105 ou Tiagra.
Entendo que preciso trocar todas as demais peças da transmissão ( k7, STI's, cambios dianteiro e traseiro). A idéia é relamente tentar usar o pedivela que veio na minha bicicleta.
Obrigado turma.
| Bom dia se Vc entender que vale a troca acredito que vc conseguiria tranquilamente fazer o upgrade, mas vc entende tbem que pelo valor do upgrade pode encontrar bikes melhores usadas. Então siga em frente jovem.
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Postado Por: williams.reis
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 12:28
Na minha utilizo Pedivela 52/36 e Cassete 11/28 com 10v já encarei as piores subidas da região sem probelmas.
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Postado Por: Degan
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 16:12
53/39 por 12/23... essa é relação raíz! Não tenho perna p isso não, Deus me livre.
Dá para manter o pedivela e coroas sim. Só fique atendo se o cambio traseiro é compatível com o tamanho de cassete que pretende usar. Por exemplo, cambo traseiro de cage curto com cassete com 32 dentes provavelmente não vai dar certo. Mas isso é para o caso de vc comprar as peças de forma separada, se for pegar um kit, quase certeza que as peças serão perfeitamente compatíveis.
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Postado Por: Alex_rj
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 16:27
Salve!
Realmente,
o ideal quando se vai mexer na relação é fazer a troca total. Porém, isso não é
uma lei! No caso do pedivela, por exemplo, você pode manter esse que já tem e
substituir somente as coroas. Ficará muito mais econômico. Acredito que uma
relação (34/50) x (11/28) já resolva o problema.
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Postado Por: ramfer
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 16:53
Alex_rj escreveu:
Salve!
Realmente,
o ideal quando se vai mexer na relação é fazer a troca total. Porém, isso não é
uma lei! No caso do pedivela, por exemplo, você pode manter esse que já tem e
substituir somente as coroas. Ficará muito mais econômico. Acredito que uma
relação (34/50) x (11/28) já resolva o problema. |
Então, as coroas necessitam ser substituídas Alex? Ou é possível aproveitar as coroas também? Valeu Obrigado.
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Postado Por: ramfer
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 16:55
williams.reis escreveu:
ramfer escreveu:
Boa noite turma!!
Sou iniciante no assunto bicicletas e recentemente comprei uma bicicleta Caloi Sprint 10 para começar a pedalar.
Ela está toda original, STI ST 2300 e câmbios dianteiro e traseiro ST 2300, coroa FSA 53/39 e k7 12/23, relação muito pesada a principio já que estou ainda sem preparo físico e a região onde moro tem muitos morros.
Como disse anteriormente sou iniciante e conversando com alguns amigos me indicaram mudar a transmissão da mesma, me disseram para colocar um grupo 105 de 11v ou um Tiagra 10v como uma relação um pouco mais leve, 11/28, 11/30 ....
Agora vem a dúvida, necessito trocar o pedivela para adequar as demais peças do grupo 105 ou talvez Tiagra 10V. Pergunto porque o pedivela tem valor representativo no grupo 105 ou Tiagra.
Entendo que preciso trocar todas as demais peças da transmissão ( k7, STI's, cambios dianteiro e traseiro). A idéia é relamente tentar usar o pedivela que veio na minha bicicleta.
Obrigado turma.
| Bom dia se Vc entender que vale a troca acredito que vc conseguiria tranquilamente fazer o upgrade, mas vc entende tbem que pelo valor do upgrade pode encontrar bikes melhores usadas. Então siga em frente jovem. |
Pois é, a intenção e comprar um grupo usado em boas condições e realizar o upgrade e futuramente migrar para um bicicleta melhor.
Obrigado pela resposta e atenção.
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Postado Por: ramfer
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 17:00
danber2512 escreveu:
ramfer escreveu:
Boa noite turma!!
Sou iniciante no assunto bicicletas e recentemente comprei uma bicicleta Caloi Sprint 10 para começar a pedalar.
Ela está toda original, STI ST 2300 e câmbios dianteiro e traseiro ST 2300, coroa FSA 53/39 e k7 12/23, relação muito pesada a principio já que estou ainda sem preparo físico e a região onde moro tem muitos morros.
Como disse anteriormente sou iniciante e conversando com alguns amigos me indicaram mudar a transmissão da mesma, me disseram para colocar um grupo 105 de 11v ou um Tiagra 10v como uma relação um pouco mais leve, 11/28, 11/30 ....
Agora vem a dúvida, necessito trocar o pedivela para adequar as demais peças do grupo 105 ou talvez Tiagra 10V. Pergunto porque o pedivela tem valor representativo no grupo 105 ou Tiagra.
Entendo que preciso trocar todas as demais peças da transmissão ( k7, STI's, cambios dianteiro e traseiro). A idéia é relamente tentar usar o pedivela que veio na minha bicicleta.
Obrigado turma.
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53/39 x 12/23 é realmente bem pesado.
Dá pra manter o pedivela e colocar um 2x11 com cassete 11x28, o que ja aumenta bem o range.
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Obrigado pelo retorno.
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Postado Por: ramfer
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 17:03
Degan escreveu:
53/39 por 12/23... essa é relação raíz! Não tenho perna p isso não, Deus me livre.
Dá para manter o pedivela e coroas sim. Só fique atendo se o cambio traseiro é compatível com o tamanho de cassete que pretende usar. Por exemplo, cambo traseiro de cage curto com cassete com 32 dentes provavelmente não vai dar certo. Mas isso é para o caso de vc comprar as peças de forma separada, se for pegar um kit, quase certeza que as peças serão perfeitamente compatíveis. |
No meu primeiro pedal com essa relação quase não consegui chegar ao destino acompanhando os amigos, 50km sofrido demais kkk
Vi que seria necessário modificar essa relação, até então não tinha noção.
Obrigado pelo retorno.
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Postado Por: ramfer
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 17:05
Degan escreveu:
53/39 por 12/23... essa é relação raíz! Não tenho perna p isso não, Deus me livre.
Dá para manter o pedivela e coroas sim. Só fique atendo se o cambio traseiro é compatível com o tamanho de cassete que pretende usar. Por exemplo, cambo traseiro de cage curto com cassete com 32 dentes provavelmente não vai dar certo. Mas isso é para o caso de vc comprar as peças de forma separada, se for pegar um kit, quase certeza que as peças serão perfeitamente compatíveis. |
No meu primeiro pedal com a turma aqui da cidade quase não consegui chegar no destino, 50km sofrido demais kkk
A partir disso verifiquei a necessidade de melhorar a relação da bicicleta.
Obrigado pelo retorno.
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Postado Por: ramfer
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 17:13
Obrigado pelas considerações pessoal.
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Postado Por: Alex_rj
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 20:40
ramfer escreveu:
Alex_rj escreveu:
Salve!
Realmente,
o ideal quando se vai mexer na relação é fazer a troca total. Porém, isso não é
uma lei! No caso do pedivela, por exemplo, você pode manter esse que já tem e
substituir somente as coroas. Ficará muito mais econômico. Acredito que uma
relação (34/50) x (11/28) já resolva o problema. |
Então, as coroas necessitam ser substituídas Alex? Ou é possível aproveitar as coroas também? Valeu Obrigado. |
Então,
estou me baseando no que você expos para nós. Como você disse que na sua região
há muito morro e está sem preparo físico, acredito que o ideal seria trocar
cassete e coroas. As coroas que mencionei, irá transformar o seu pedivela em um
“pedivela compacto”, mais leve. Acredito que 39x28 (coroa/cog) ainda irá ficar
pesado, daí a necessidade de passar a menor coroa para 34T.
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Postado Por: williams.reis
Data de Publicação: 30 Jan 2021 as 22:53
ramfer escreveu:
Alex_rj escreveu:
Salve!
Realmente,
o ideal quando se vai mexer na relação é fazer a troca total. Porém, isso não é
uma lei! No caso do pedivela, por exemplo, você pode manter esse que já tem e
substituir somente as coroas. Ficará muito mais econômico. Acredito que uma
relação (34/50) x (11/28) já resolva o problema. |
Então, as coroas necessitam ser substituídas Alex? Ou é possível aproveitar as coroas também? Valeu Obrigado. | Consegue sim, deixar as coroas raiz 53x39 e a substituição ficaria apenas para parte traseiro e nesse caso um cassete de 11x28 ja resolveria e o resto é tempo de pedal para melhorar seu preparo. Se for essa sua duvida pode continuar utilizando suas corroas padrão 53x39 sem problemas.
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Postado Por: ramfer
Data de Publicação: 31 Jan 2021 as 10:15
williams.reis escreveu:
ramfer escreveu:
Alex_rj escreveu:
Salve!
Realmente,
o ideal quando se vai mexer na relação é fazer a troca total. Porém, isso não é
uma lei! No caso do pedivela, por exemplo, você pode manter esse que já tem e
substituir somente as coroas. Ficará muito mais econômico. Acredito que uma
relação (34/50) x (11/28) já resolva o problema. |
Então, as coroas necessitam ser substituídas Alex? Ou é possível aproveitar as coroas também? Valeu Obrigado. | Consegue sim, deixar as coroas raiz 53x39 e a substituição ficaria apenas para parte traseiro e nesse caso um cassete de 11x28 ja resolveria e o resto é tempo de pedal para melhorar seu preparo. Se for essa sua duvida pode continuar utilizando suas corroas padrão 53x39 sem problemas. |
Entendido amigo Muito obrigado pelo retorno.
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Postado Por: stefanob
Data de Publicação: 31 Jan 2021 as 17:34
de fato a relação é bem pesada haha pra região com morro, é tenso isso ai, ainda mais começando agora mas trocar o grupo só vale se você quiser uma faixa maior de marchas pra usar, já que iria de 8 pra 10 ou 11.. é uma mudança boa, mas pro futuro.. como você ta começando eu diria pra voce pegar experiencia no pedal e ir sentindo qual tua necessidade real, ai mais pra frente voce troca tudo.. até por custo dessa troca
uma solução mais simples é trocar o cassete.. vai num 28 ou 30 como comentaram que você vai conseguir explorar mais a leveza das marchas nas subidas, como tua coroinha é 39 daria até pra aumentar o cassete, mais ai num 8v realmente você ficaria com relações muito espaçadas
pro caso de trocar só o cassete, ai você precisa verificar no teu cambio traseiro qual o cassete máximo recomendado (a Shimano por ex tem cambio com polia curta e longa, a curta aceita até 28 e a longa é 30+ pelo menos no Tiagra que eu tenho) isso é pq mesmo regulando o cambio para o tamanho do cassete, geralmente se tem um limite onde ele fica esticado demais e não consegue dar a tensão necessária para a troca de marcha ser boa outro ponto é verificar se você não vai precisar trocar a corrente por uma maior, já que você estaria indo dos extremos 53/23 para 53/30 por ex
mas ai é só buscar no youtube que deve ter video explicando troca de cassete e cuidados que voce precisa ter.. ou vai numa loja com mecanico que voce confie (ou recomendado) e vai tirando as duvidas hehe
------------- Road Tropix Madrid 2018 https://bit.ly/3Pmxl5S" rel="nofollow - Rodas Superteam 50C https://bit.ly/3PAxna4" rel="nofollow - Perfil Strava
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Postado Por: ramfer
Data de Publicação: 01 Fev 2021 as 13:48
stefanob escreveu:
de fato a relação é bem pesada haha pra região com morro, é tenso isso ai, ainda mais começando agoramas trocar o grupo só vale se você quiser uma faixa maior de marchas pra usar, já que iria de 8 pra 10 ou 11.. é uma mudança boa, mas pro futuro.. como você ta começando eu diria pra voce pegar experiencia no pedal e ir sentindo qual tua necessidade real, ai mais pra frente voce troca tudo.. até por custo dessa troca
uma solução mais simples é trocar o cassete.. vai num 28 ou 30 como comentaram que você vai conseguir explorar mais a leveza das marchas nas subidas, como tua coroinha é 39 daria até pra aumentar o cassete, mais ai num 8v realmente você ficaria com relações muito espaçadas
pro caso de trocar só o cassete, ai você precisa verificar no teu cambio traseiro qual o cassete máximo recomendado (a Shimano por ex tem cambio com polia curta e longa, a curta aceita até 28 e a longa é 30+ pelo menos no Tiagra que eu tenho) isso é pq mesmo regulando o cambio para o tamanho do cassete, geralmente se tem um limite onde ele fica esticado demais e não consegue dar a tensão necessária para a troca de marcha ser boa outro ponto é verificar se você não vai precisar trocar a corrente por uma maior, já que você estaria indo dos extremos 53/23 para 53/30 por ex
mas ai é só buscar no youtube que deve ter video explicando troca de cassete e cuidados que voce precisa ter.. ou vai numa loja com mecanico que voce confie (ou recomendado) e vai tirando as duvidas hehe |
Boa tarde Stefano. Tubo bem?
Realmente a região de Minas Gerais onde moro tem muitos morros, bom e ruim kk Para utilizar a bike de estrada com essa configuração foi ruim, para a turma do MTB é bom demais.
Então, conversando com outros colegas fiz o que você recomendou, comprei um k7 com um range um pouco maior 11x28 (tentando manter a característica da bike de estrada), acredito que vai melhorar um pouco. Comprei na internet estou aguardando chegar para montar (aqui na cidade onde moro não tinha). Se ainda ficar muito pesado tenho ainda talvez a opção um pouco mais barata que seria colocar um pedivela compacto 50x34 (usado em bom estado).
O ruim dessa troca é com você mesmo disse o espaçamento entre as coroas, farei um teste, dessa forma adquiro mais experiência e sinto minha necessidade conforme você mesmo disse.
Posteriormente posto como ficou - configuração 53x39 com k7 11x28.
Obrigado pelo retorno e atenção.
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Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 01 Fev 2021 as 17:45
Amigo li todo o tópico e acho que faltou informação aí. Primeiro que você é iniciante e nesse caso o escalonamento de marchas é algo que não deve se preocupar por enquanto.
O que seria escalonamento? É a progressividade do número de dentes no cassete. Se você tem um cassete 11/28 de 8v e um outro de 11V a marcha mais pesada e a mais leve são as mesmas, o que muda é que você terá menos buracos entre esses dois pontos no cassete com mais cogs (engrenagens, catracas). Tem marchas que nem se usa, geralmente o cassete tende a gastar mais rápido a marcha que usa mais.
Você tá resistente em mexer na coroa, mas é justamente lá que está seu maior problema um compacto seria mais adequado pra um iniciante. Essa configuração de coroa é pra quem anda no plano ou já tá bem treinado.
Atualmente sua marcha mais leve é 39 com 25 Vamos aos cálculos: 39:25=1.56 1 volta no pedivela gira a roda 1.56x 39:28=1.39
Se trocasse as coroas 34:25=1.36 1 volta no pedivela gira a roda 1.36x
Se trocasse as coroas e cassete 34:28= 1.21
Quanto menor este resultado, mais leve será sua marcha. Veja que a troca do pedivela da uma marcha mais leve que na troca do cassete e fazendo as 2 trocas o resultado é ainda melhor.
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Postado Por: ramfer
Data de Publicação: 01 Fev 2021 as 19:07
Hugobh77 escreveu:
Amigo li todo o tópico e acho que faltou informação aí. Primeiro que você é iniciante e nesse caso o escalonamento de marchas é algo que não deve se preocupar por enquanto.
O que seria escalonamento? É a progressividade do número de dentes no cassete. Se você tem um cassete 11/28 de 8v e um outro de 11V a marcha mais pesada e a mais leve são as mesmas, o que muda é que você terá menos buracos entre esses dois pontos no cassete com mais cogs (engrenagens, catracas). Tem marchas que nem se usa, geralmente o cassete tende a gastar mais rápido a marcha que usa mais.
Você tá resistente em mexer na coroa, mas é justamente lá que está seu maior problema um compacto seria mais adequado pra um iniciante. Essa configuração de coroa é pra quem anda no plano ou já tá bem treinado.
Atualmente sua marcha mais leve é 39 com 25 Vamos aos cálculos: 39:25=1.56 1 volta no pedivela gira a roda 1.56x 39:28=1.39
Se trocasse as coroas 34:25=1.36 1 volta no pedivela gira a roda 1.36x
Se trocasse as coroas e cassete 34:28= 1.21
Quanto menor este resultado, mais leve será sua marcha. Veja que a troca do pedivela da uma marcha mais leve que na troca do cassete e fazendo as 2 trocas o resultado é ainda melhor.
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Boa noite Hugo.
Boas observações, acabei por comprar uma bike simples com essa configuração por falta de conhecimento. Mas sem problemas, errando acabamos aprendendo.
Estou estudando sobre o assunto e aproveitando a oportunidade de aprender com o pessoal mais experiente.
Com relação ao pedivela, a resistência é em função do custo, se bem que estava verificando agora a pouco que posso trocar somente as coroas e como consequência menor custo.
Como já comprei um k7 11-28 da série Claris, vou aguardar chegar, montar e fazer novo teste. Se ainda ficar muito pesado, tem ainda a opção de trocar as coroas.
Obrigado pela atenção e pelas observações.
Assim que fizer o teste com novo K7 posto como foi o resultado.
Valeu.
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Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 01 Fev 2021 as 19:25
Não fica bolado com a configuração da bike achando que é simples. Na verdade ela tem uma configuração pra quem já pedala, relação pra quem é leve ou bem forte. Pra você ter uma idéia eu acabei de comprar uma road também, nem recebi a bike ainda, mas ela é 2x9 sora. Tem uma marcha a mais, só que entra no que falei, ela está lá no meio, não nas extremidades. O pedivela já é compacto 50-34. Como já tenho um cassete 11-32 vou trocar pelo 11-28 que vem original na bike. Sei que no começo vou dar uma sofrida, mas depois vai compensar.
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Postado Por: ramfer
Data de Publicação: 01 Fev 2021 as 19:46
Hugobh77 escreveu:
Não fica bolado com a configuração da bike achando que é simples. Na verdade ela tem uma configuração pra quem já pedala, relação pra quem é leve ou bem forte. Pra você ter uma idéia eu acabei de comprar uma road também, nem recebi a bike ainda, mas ela é 2x9 sora. Tem uma marcha a mais, só que entra no que falei, ela está lá no meio, não nas extremidades. O pedivela já é compacto 50-34. Como já tenho um cassete 11-32 vou trocar pelo 11-28 que vem original na bike. Sei que no começo vou dar uma sofrida, mas depois vai compensar. |
De acordo com a expressão: "no pain no gain" kkk
Valeu amigo, obrigado.
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Postado Por: flabombarda
Data de Publicação: 06 Fev 2021 as 17:00
53/39 por 12/23 é uma relação bem pesada, diria que é mais voltada para pedalar no plano (sinceramente nao tenho visto muitos trechos de plano aqui em São Paulo (nem nos arredores). Eu pedalava com uma relação compacta do Claris 50x34 - 11x32 atras e estava bem adaptado. Troquei de bike e peguei uma 52x36 - 11-30 e senti bastante nos primeiros pedais, mas já estou me adaptando, até comprei um casssete 34 mas nem sei se vou instalar.
Mas essa sua é bem pesada, da pra se adaptar dependendo dos trajetos, mas nao sei se no final nao vai performar da mesma forma como se tivesse algo mais intermediario.
O que eu vejo como um problema, é que uma relação pesada sobrecarrega muito a musculatura e os tendoes, então há em tese, um risco maior de lesão, ou sobrecarga. Não é uma ciencia exata, mas em resumo funciona assim:
- Se voce tem uma relação leve, e gira mais, voce "poupa" a musculatura sacrificando o cardio, já numa relaçào mais pesada é o contrario, poupa o cardio em detrimento de uma sobrecarga da musculatura.
Tem que ver isso ai direito, as vezes voce é igual ao tiozinho que de barra forte da pau nos caras de specialized de R$90K e ta tudo em casa :-)
Abs !
|
Postado Por: Degan
Data de Publicação: 06 Fev 2021 as 19:54
flabombarda escreveu:
<span style=": rgb255, 255, 255;">53/39 por 12/23 é uma relação bem pesada, diria que é mais voltada para pedalar no plano (sinceramente nao tenho visto muitos trechos de plano aqui em São Paulo (nem nos arredores).</span><span style=": rgb255, 255, 255;">Eu pedalava com uma relação compacta do Claris 50x34 - 11x32 atras e estava bem adaptado.</span> <span style=": rgb255, 255, 255;">Troquei de bike e peguei uma 52x36 - 11-30 e senti bastante nos primeiros pedais, mas já estou me adaptando, até comprei um casssete 34 mas nem sei se vou instalar.</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">Mas essa sua é bem pesada, da pra se adaptar dependendo dos trajetos, mas nao sei se no final nao vai performar da mesma forma como se tivesse algo mais intermediario.</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">O que eu vejo como um problema, é que uma relação pesada sobrecarrega muito a musculatura e os tendoes, então há em tese, um risco maior de lesão, ou sobrecarga. Não é uma ciencia exata, mas em resumo funciona assim:</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">- Se voce tem uma relação leve, e gira mais, voce "poupa" a musculatura sacrificando o cardio, já numa relaçào mais pesada é o contrario, poupa o cardio em detrimento de uma sobrecarga da musculatura.</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">Tem que ver isso ai direito, as vezes voce é igual ao tiozinho que de barra forte da pau nos caras de specialized de R$90K e ta tudo em casa :-)</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">Abs !</span> | Cara, não sei se seu câmbio aceita um cassete 34. Desconfio que 30 é o máximo.
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Postado Por: ramfer
Data de Publicação: 06 Fev 2021 as 20:02
flabombarda escreveu:
53/39 por 12/23 é uma relação bem pesada, diria que é mais voltada para pedalar no plano (sinceramente nao tenho visto muitos trechos de plano aqui em São Paulo (nem nos arredores).Eu pedalava com uma relação compacta do Claris 50x34 - 11x32 atras e estava bem adaptado. Troquei de bike e peguei uma 52x36 - 11-30 e senti bastante nos primeiros pedais, mas já estou me adaptando, até comprei um casssete 34 mas nem sei se vou instalar.
Mas essa sua é bem pesada, da pra se adaptar dependendo dos trajetos, mas nao sei se no final nao vai performar da mesma forma como se tivesse algo mais intermediario.
O que eu vejo como um problema, é que uma relação pesada sobrecarrega muito a musculatura e os tendoes, então há em tese, um risco maior de lesão, ou sobrecarga. Não é uma ciencia exata, mas em resumo funciona assim:
- Se voce tem uma relação leve, e gira mais, voce "poupa" a musculatura sacrificando o cardio, já numa relaçào mais pesada é o contrario, poupa o cardio em detrimento de uma sobrecarga da musculatura.
Tem que ver isso ai direito, as vezes voce é igual ao tiozinho que de barra forte da pau nos caras de specialized de R$90K e ta tudo em casa :-)
Abs ! |
Aqui na região existem muitos morros (quase não há planos) e com certeza a relação 53\39 - 12-23 não ajuda, ainda mais se tratando de um iniciante na modalidade.
Fiz um pedal com uns amigos de 50 km aproximadamente e sofri muito, só então fui entender que minha relação era bem pesada.
Para tentar amenizar esse problema já comprei um K7 11-28 Claris que chegou ontem, na segunda-feira levarei para instalar e pretendo fazer o mesmo trajeto. Se a relação continuar muito pesada tenho opção de colocar um pedivela compacto 50/34, isso tudo visando nesse momento o menor custo.
No entanto se ainda não houver melhoras significativas ideal seria trocar o grupo para 10v ou 11v com um de range maior talvez 32 ou 34 dentes.
Importante sua observação com relação a cardio x musculatura, realmente podem haver lesões se não estiver bem preparado.
Obrigado pelas dicas.
|
Postado Por: ramfer
Data de Publicação: 06 Fev 2021 as 20:08
Degan escreveu:
flabombarda escreveu:
<span style=": rgb255, 255, 255;">53/39 por 12/23 é uma relação bem pesada, diria que é mais voltada para pedalar no plano (sinceramente nao tenho visto muitos trechos de plano aqui em São Paulo (nem nos arredores).</span><span style=": rgb255, 255, 255;">Eu pedalava com uma relação compacta do Claris 50x34 - 11x32 atras e estava bem adaptado.</span> <span style=": rgb255, 255, 255;">Troquei de bike e peguei uma 52x36 - 11-30 e senti bastante nos primeiros pedais, mas já estou me adaptando, até comprei um casssete 34 mas nem sei se vou instalar.</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">Mas essa sua é bem pesada, da pra se adaptar dependendo dos trajetos, mas nao sei se no final nao vai performar da mesma forma como se tivesse algo mais intermediario.</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">O que eu vejo como um problema, é que uma relação pesada sobrecarrega muito a musculatura e os tendoes, então há em tese, um risco maior de lesão, ou sobrecarga. Não é uma ciencia exata, mas em resumo funciona assim:</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">- Se voce tem uma relação leve, e gira mais, voce "poupa" a musculatura sacrificando o cardio, já numa relaçào mais pesada é o contrario, poupa o cardio em detrimento de uma sobrecarga da musculatura.</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">Tem que ver isso ai direito, as vezes voce é igual ao tiozinho que de barra forte da pau nos caras de specialized de R$90K e ta tudo em casa :-)</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">Abs !</span> | Cara, não sei se seu câmbio aceita um cassete 34. Desconfio que 30 é o máximo. |
Pesquisando sobre meu câmbio um ST 2300 encontrei algumas referências que seria no máximo 28 dentes, no entanto conversando com um mecânico aqui da cidade ele me disse que acha possível colocar um de 30 dentes. Já adquiri um k7 11x28, vou fazer o teste no mesmo trajeto e avaliar se houve melhorias significativas. Se ainda assim não houver melhorias tenho a opção de colocar um pedivela compacto 50/34 e avaliar se será suficiente.
Se negativo vou ter que migrar para outro grupo com range maior, talvez 32 ou 34 dentes.
Obrigado pelas obeservações.
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Postado Por: ramfer
Data de Publicação: 06 Fev 2021 as 20:09
ramfer escreveu:
Degan escreveu:
flabombarda escreveu:
<span style=": rgb255, 255, 255;">53/39 por 12/23 é uma relação bem pesada, diria que é mais voltada para pedalar no plano (sinceramente nao tenho visto muitos trechos de plano aqui em São Paulo (nem nos arredores).</span><span style=": rgb255, 255, 255;">Eu pedalava com uma relação compacta do Claris 50x34 - 11x32 atras e estava bem adaptado.</span> <span style=": rgb255, 255, 255;">Troquei de bike e peguei uma 52x36 - 11-30 e senti bastante nos primeiros pedais, mas já estou me adaptando, até comprei um casssete 34 mas nem sei se vou instalar.</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">Mas essa sua é bem pesada, da pra se adaptar dependendo dos trajetos, mas nao sei se no final nao vai performar da mesma forma como se tivesse algo mais intermediario.</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">O que eu vejo como um problema, é que uma relação pesada sobrecarrega muito a musculatura e os tendoes, então há em tese, um risco maior de lesão, ou sobrecarga. Não é uma ciencia exata, mas em resumo funciona assim:</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">- Se voce tem uma relação leve, e gira mais, voce "poupa" a musculatura sacrificando o cardio, já numa relaçào mais pesada é o contrario, poupa o cardio em detrimento de uma sobrecarga da musculatura.</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">Tem que ver isso ai direito, as vezes voce é igual ao tiozinho que de barra forte da pau nos caras de specialized de R$90K e ta tudo em casa :-)</span> <span style=": rgb255, 255, 255;"> </span> <span style=": rgb255, 255, 255;">Abs !</span> | Cara, não sei se seu câmbio aceita um cassete 34. Desconfio que 30 é o máximo. |
Pesquisando sobre meu câmbio um ST 2300 encontrei algumas referências que seria no máximo 28 dentes, no entanto conversando com um mecânico aqui da cidade ele me disse que acha possível colocar um de 30 dentes. Já adquiri um k7 11x28, vou fazer o teste no mesmo trajeto e avaliar se houve melhorias significativas. Se ainda assim não houver melhorias tenho a opção de colocar um pedivela compacto 50/34 e avaliar se será suficiente.
Se negativo vou ter que migrar para outro grupo com range maior, talvez 32 ou 34 dentes.
Obrigado pelas observações.
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