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Esvaziar o pneu da speed é preciso?

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Categoria: Assuntos Gerais
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Tópico: Esvaziar o pneu da speed é preciso?
Postado Por: dpinheiro
Assunto: Esvaziar o pneu da speed é preciso?
Data de Publicação: 13 Jan 2021 as 16:11
Boa tarde, estou usando minha speed a pouco menos de um seis meses. Desde o início um amigo que já tinha speed me orientou que sempre após o pedal esvaziasse o pneu. Isso é mesmo necessário?



Respostas:
Postado Por: betusso
Data de Publicação: 13 Jan 2021 as 16:37
Ué! Eu não conheço profundamente, mas nunca ouvi falar disso...


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 13 Jan 2021 as 16:40
Acho que seu amigo está rindo de você a pouco menos de seis meses.


Postado Por: dpinheiro
Data de Publicação: 13 Jan 2021 as 18:06
https://youtu.be/Fm1xhg2Zz3o

Olha aí no tempo 1:40 até 2:30

Amigo, ele vai rir de mais gente então.

Pelo que entendi: a ideia é não deixar com mais de 100 libras e calibrar sempre que for pedalar.


Postado Por: stefanob
Data de Publicação: 13 Jan 2021 as 19:48
cara, precisa de uma interpretação do vídeo, né... mas vamos lá

sobre esvaziar após o pedal: no vídeo o Anderson diz que deixar a bike parada muito tempo com alta pressão deformaria o pneu.. eu nunca tinha ouvido isso, pensando aqui o que pode acontecer é que se a bike estiver no chão o pneu vai estar tensionado mas uma área dele tá em contato com o chão e isso vai acontecer daquela parte específica poder pegar o formato deformado, o que não aconteceria se o pneu estivesse com uma menor pressão.. mas acho que só há risco se deixar bastante tempo parada, coisa de meses, o que pegaria no segundo ponto

calibrar antes do pedal: o video dá dicas de checagem pré-pedal para pegar estrada, e aqui entra a importância pq o risco é maior, na estrada você geralmente pega velocidades maiores e se acontecer algum problema que te jogue pra pista você divide espaço com veículos né.. o que ele recomenda é sempre checar a calibragem na bomba pq realmente, pode estar nuns 80psi e voce nao perceber no dedo, mas quando sobe a diferença é perceptível, e ai você perde energia pelo contato excessivo do pneu no chão, além de perder "controle" da bike e estar mais suscetivel a problemas (claro que tb depende do tipo de pista)
e a necessidade de calibrar é que você sempre tá perdendo ar do pneu, ainda mais quando a bike está parada.. então é bom verificar msm, mas eu por ex pedalo pelo menos a cada 2 dias e calibro 1x por semana só, sem ter perda perceptível (e tb não faço isso de esvaziar)
quanto à pressão em si, isso varia do pneu (o recomendado pro modelo) e o teu pedal.. pistas mais lisas é recomendável subir a pressão (quando pego estrada geralmente vou em 120 no traseiro e 110 no dianteiro), mas se for pegar pista mais irregular é bom baixar um pouco pois ajuda na aderência e conforto


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Postado Por: Cat-1980
Data de Publicação: 13 Jan 2021 as 21:26
Pessoal desculpe me entrometer e encomadar . no pneu de carro que fica parado muitissimo tempo parado se colocar mais pressao para nao ficar quadrado . no caso da bicicleta e al contralio ?


Postado Por: pf23
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 05:13
sim, existe essa recomendação

mas não é esvaziar tudo, é só aliviar um pouco a pressão


Postado Por: Cat-1980
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 09:08
pf23 voce explicar o poque da recomendacao ?


Postado Por: pf23
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 09:45
Originalmente postado por Cat-1980 Cat-1980 escreveu:

pf23 voce explicar o poque da recomendacao ?

isso garante que vc vai calibrar a pressão correta de acordo com cada saída. É aquele procedimento de gente chata e cheia de manias

essa gente é que ganha tudo, geralmente


Postado Por: Cat-1980
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 10:07
pf23 no caso essa recomendacao nao tem nada aver deformacao de pneu e isso ?


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 10:08
comigo ja aconteceu de deformar o pneu, no caso, seria criar uma bolha no pneu por estar muito cheio por muito tempo, e sim, esvazio o pneu sempre, pq ando com a speed no sabado e no domingo, depois do ultimo rolê esvazio eles e volto a encher no sabado. Tem fabricantes de pneus que inclusive indicam necessario este procedimento, basta ler o manual. Aconteceu tambem com um pneu de caloi 10 da kenda de baixa pressao (60 libras) .

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Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 10:18
Desculpe, mas se o pneu é para 110psi, ele não irá deformar se a bike ficar durante a semana com 110psi.

Agora pegar um pneu bagacento de 60psi e colocar 120, até acredito.


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 11:06
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Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 11:08
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Desculpe, mas se o pneu é para 110psi, ele não irá deformar se a bike ficar durante a semana com 110psi.

Agora pegar um pneu bagacento de 60psi e colocar 120, até acredito.


há controvérsias....

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Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 11:09
Até os aros de aluminio tem limite de calibragem e podem estourar, imagina os pneus então.

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Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 11:12
Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Até os aros de aluminio tem limite de calibragem e podem estourar, imagina os pneus então.

Mas o que foi que eu disse? Se o pneu é para 110 psi, ele pode ficar na bike com 110psi que não há problemas! O problema está em calibrar 110psi num pneu de 60! 

Quanto aos aros, aros de road bikes simples suportam 120psi... Então, segue o mito


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 11:15
Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 11:16
Mas cada um acredita no mito que quiser... Coitado do cara que anda de road bike todo dia e fica nessa punheta de enche pneu/esvazia pneu kkkkkkkkkkk


Postado Por: pf23
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 13:03
Originalmente postado por Cat-1980 Cat-1980 escreveu:

pf23 no caso essa recomendacao nao tem nada aver deformacao de pneu e isso ?

aí eu já não sei, tem que ver essa questão do aro também


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 13:46
esvaziar os pneus e a bike ficar pendurada ok, agora deixar ela no chao tambem estraga o pneu com o passar do tempo, assim como deixar com pressao muito alta.

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Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 13:49
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.



Nada relevante ao assunto do tópico, mtb nao precisa murchar pq utiliza pouca pressao.

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Postado Por: MarcosTri
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 14:52
Nunca fiz isso. Acho que nunca farei. Nunca tive problema com pneus 700x23 ou 25 por conta disso.
Pode ser que seja bom fazer isso, mas acho pouco prático e nunca tive problema (ao contrário. Já identifiquei pequenos furos que esvaziam aos poucos o pneu por conta de estarem cheios). Meus pneus sempre deixo com uns 100-110 (depende do meu humor. rsrs) tenho experiência com pneus de arame ou de Kevlar. Treino de 3 a 4x na semana.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 15:09
Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.



Nada relevante ao assunto do tópico, mtb nao precisa murchar pq utiliza pouca pressao.

Pra quem é burro, não é relevante mesmo... é exatamente o que estou dizendo tonto, PRESSÃO é dependente da seção do pneu, a FORÇA exercida na malha do pneu é a mesma. 

A malha de um pneu de MTB recebe a mesma força que um pneu de road bike... Mas OK, é muito complexo para sua mente limitada de entender isso.


Postado Por: GabrielSL329
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 15:16
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.

Tchê
Me lembrei agora de uma vez que levei a speed pro interior do interior do oeste de SC...
cheguei no posto e o cara fez a "gentileza" de ir calibrar os pneus pra mim. Quando falei em 110 psi, ele arregalou os olhos e disse que ele não ia ficar perto caso explodisse!
LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL


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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 15:22
O que o gm escreveu é que um pneu mais fino precisa de mais pressao pra suportar o peso de uma pessoa em cima da bike...um pneu maior precisa de menos pressao....kkkk.... só isso, nada relevante ao tópico.
p.s.:mal-educado gm1987...e burro é vc.

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Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 15:36
Originalmente postado por MarcosTri MarcosTri escreveu:

Nunca fiz isso. Acho que nunca farei. Nunca tive problema com pneus 700x23 ou 25 por conta disso.
Pode ser que seja bom fazer isso, mas acho pouco prático e nunca tive problema (ao contrário. Já identifiquei pequenos furos que esvaziam aos poucos o pneu por conta de estarem cheios). Meus pneus sempre deixo com uns 100-110 (depende do meu humor. rsrs) tenho experiência com pneus de arame ou de Kevlar. Treino de 3 a 4x na semana.


devo ter em casa um pneu que deu problema...vou procurar e postar uma foto do que pode acontecer...
tive 3 problemas... um é um pneu que nao recordo a marca, utilizava 125 psi e sempre usava ele cheio, romperam algumas malhas e ficou com um pequeno degrau na banda de rolagem, entao tive que trocar. O outro problema apareceu num specialized de duplo composto que acabou abrindo na emenda da banda de rodagem com a lateral do pneu... acho que esse devo ter em casa ainda e o terceiro problema foi num kenda aro 27 de caloi 10, esse rompeu bastante fios de nylon e ficou com caroço enorme.

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Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 15:45
Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

O que o gm escreveu é que um pneu mais fino precisa de mais pressao pra suportar o peso de uma pessoa em cima da bike...um pneu maior precisa de menos pressao....kkkk.... só isso, nada relevante ao tópico.
p.s.:mal-educado gm1987...e burro é vc.

Vou te ajudar a ir para a luz!

O que eu disse, foi um embasamento para dizer que a malha interna de um pneu de speed sofre a mesma força que um pneu de MTB, e como esse procedimento de esvaziar nunca havia sido comentado para pneus de MTB, logo para speed seria besteira.

Consegue entender isso? Força é Diferente de pressão! E o que deformaria um pneu seria a FORÇA que atua na malha interna. 

É uma analogia totalmente coerente com o assunto do tópico. Faltou a você o conhecimento para entender.


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 15:47
Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Originalmente postado por MarcosTri MarcosTri escreveu:

Nunca fiz isso. Acho que nunca farei. Nunca tive problema com pneus 700x23 ou 25 por conta disso.
Pode ser que seja bom fazer isso, mas acho pouco prático e nunca tive problema (ao contrário. Já identifiquei pequenos furos que esvaziam aos poucos o pneu por conta de estarem cheios). Meus pneus sempre deixo com uns 100-110 (depende do meu humor. rsrs) tenho experiência com pneus de arame ou de Kevlar. Treino de 3 a 4x na semana.


devo ter em casa um pneu que deu problema...vou procurar e postar uma foto do que pode acontecer...
tive 3 problemas... um é um pneu que nao recordo a marca, utilizava 125 psi e sempre usava ele cheio, romperam algumas malhas e ficou com um pequeno degrau na banda de rolagem, entao tive que trocar. O outro problema apareceu num specialized de duplo composto que acabou abrindo na emenda da banda de rodagem com a lateral do pneu... acho que esse devo ter em casa ainda e o terceiro problema foi num kenda aro 27 de caloi 10, esse rompeu bastante fios de nylon e ficou com caroço enorme.

Utilizava 125psi, mas qual era a pressão máxima do pneu?


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 15:49
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.

Tchê
Me lembrei agora de uma vez que levei a speed pro interior do interior do oeste de SC...
cheguei no posto e o cara fez a "gentileza" de ir calibrar os pneus pra mim. Quando falei em 110 psi, ele arregalou os olhos e disse que ele não ia ficar perto caso explodisse!
LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL

Já aconteceu comigo parecido num posto... O cara se apavorou dizendo que ia explodir... 


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 16:00
pressao maxina era 130... do specialized deve ser isso tambem... nao sou burro a ponto de utilizar pressao excessiva em qualquer tipo de pneu.

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Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 16:04
E o manual, pra quem nao sabe e nao lê, é aquele papelzinho, geralmente branco que vem junto com tudo que é produto ou entao esta escrito na caixa, como utizar, pressao, etc... e o caso dos pneus, vem escrito na propria lateral as pressoes maximas e minimas. Inclusive como ja falei antes, tem alguns pneus que tem como regra o esvaziamento após o uso.

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pedalar pra viver ou viver para pedalar


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 16:52
Agora o povo não aceitar ou duvidar de uma dica de um atleta profissional como o Cleber Anderson, que no seu auge deve ter derretido uns 20 pneus por ano treinando, não tem cabimento.

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Postado Por: guster
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 18:01
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.

sem querer ser chato, mas já sendo

acho importante registrar uma correção

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo

FORÇA = PRESSÃO * ÁREA

abs!


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GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020


Postado Por: guster
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 18:02
Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Agora o povo não aceitar ou duvidar de uma dica de um atleta profissional como o Cleber Anderson, que no seu auge deve ter derretido uns 20 pneus por ano treinando, não tem cabimento.

verdade


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GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020


Postado Por: alant
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 20:18






Postado Por: alant
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 20:28
Bom, certo ou errado eu costumo baixar a pressão de 120psi pra uns 60~70psi caso for deixar parado mais de uns três dias.


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 22:59


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pedalar pra viver ou viver para pedalar


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 23:00


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pedalar pra viver ou viver para pedalar


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 23:01


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pedalar pra viver ou viver para pedalar


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 23:02


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pedalar pra viver ou viver para pedalar


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 23:04


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pedalar pra viver ou viver para pedalar


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 14 Jan 2021 as 23:11
como se vê na primeira foto, pneu tinha muito que rodar ainda, rodou 5000km na dianteira, quando vi tava desse jeito, andava praticamente todo dia com este pneu sempre com calibragem maxima ou perto disso. Depois que comecei a murchar os pneus nunca mais tive problema parecido, inclusive tenho outro pneu specialized com o mesmo composto que parece recém fabricado, rodou já uns 3000km tambem na dianteira e agora esta aposentado, esperando um futuro pneu igual para fazer par com ele.

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Postado Por: pf23
Data de Publicação: 15 Jan 2021 as 08:40
vamos pela lógica

1. pneu de road tem que aguentar muita pressão
2. pneu de road tem que ser leve

solução:

3. fazer um pneu com pouco material

consequência:

4. o pneu só aguenta a pressão necessária por pouco tempo


Postado Por: dpinheiro
Data de Publicação: 15 Jan 2021 as 09:44
Valeu pessoal. Obrigado por responder à dúvida.

Acho que o pf23 matou a questão. Vou continuar diminuindo a pressão dos pneus quando chego do pedal e calibrando na hora de sair.



Postado Por: GabrielSL329
Data de Publicação: 15 Jan 2021 as 10:03
o indicativo de pressão máxima do pneu é um referencial. A calibragem tem que sempre estar abaixo disso!

Ou se o velocímetro do carro marca 200 km/h, tu vai socar 200 km/h o tempo inteiro?


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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)


Postado Por: alant
Data de Publicação: 15 Jan 2021 as 10:26
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

o indicativo de pressão máxima do pneu é um referencial. A calibragem tem que sempre estar abaixo disso!

Ou se o velocímetro do carro marca 200 km/h, tu vai socar 200 km/h o tempo inteiro?

Isso aí se chama marketing LOL


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 15 Jan 2021 as 11:06
aí a bicicleta voa, quando cai no chão os pneus tem que absorver o impacto, em razao disso, os pneus deformam e aumentam sua pressao interna naquele instante, entao na verdade o pneu é feito para aguentar mais pressao do que a máxima que vem escrito nele. Agora quero ver fazer o carro andar a 200 o tempo todo e de vez enquando essa velocidade aumentar instantaneamente pra uns 250.

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Postado Por: pf23
Data de Publicação: 15 Jan 2021 as 11:36
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

o indicativo de pressão máxima do pneu é um referencial. A calibragem tem que sempre estar abaixo disso!

Ou se o velocímetro do carro marca 200 km/h, tu vai socar 200 km/h o tempo inteiro?

que analogia maluca. Valor de referência não é tão variável quanto valor de velocidade


Postado Por: GabrielSL329
Data de Publicação: 15 Jan 2021 as 13:58
Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

que analogia maluca. Valor de referência não é tão variável quanto valor de velocidade

Não é maluca nada!
para tudo existe um valor de referência, seja pressão de pneus, velocidade, peso, etc.
Muitos não seguem e dá esses problemas!


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Gabriel Pires
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Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 15 Jan 2021 as 14:45
Assim como pode dar problema usando muita pressao num pneu, pode dar problema tambem nos pneus de mtb onde diz pressao minima 30 e o cidadao põe somente 20. E antes dos 200km/h o que manda é uma plaquinha que fica na beira das rodovias dizendo o quanto por hora se deve andar.Fica a dica...kkkkk

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Postado Por: GabrielSL329
Data de Publicação: 15 Jan 2021 as 15:09
Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Assim como pode dar problema usando muita pressao num pneu, pode dar problema tambem nos pneus de mtb onde diz pressao minima 30 e o cidadao põe somente 20. E antes dos 200km/h o que manda é uma plaquinha que fica na beira das rodovias dizendo o quanto por hora se deve andar.Fica a dica...kkkkk

Sim, pode destalonar do aro. existe a condição ideal de uso!

Eu não preciso de placas indicando o quando eu devo andar em uma rodovia. O respeito a minha pessoa, minha família e aos outros me faz andar em uma velocidade compatível. 




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Gabriel Pires
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Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 15 Jan 2021 as 15:21
agora eu concordo com a condicao ideal de uso: entre o mínimo e o máximo, nem mais, nem menos e se alguém o fizer, está assumindo o risco de estragar os pneus. Quanto a velocidade compatível, não sei não, principalmente no perímetro urbano tanto rodovia como ruas da cidade, 40km por hora ninguém respeita, nem ciclista, talvez algumas poucas mulheres....

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Postado Por: stefanob
Data de Publicação: 15 Jan 2021 as 18:59
Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

aí a bicicleta voa, quando cai no chão os pneus tem que absorver o impacto, em razao disso, os pneus deformam e aumentam sua pressao interna naquele instante, entao na verdade o pneu é feito para aguentar mais pressao do que a máxima que vem escrito nele.
nem só isso né cara, a partir do momento que você subiu na bike o pneu já tá acima dos 120psi que você calibrou.. se você roda no sol forte, a pressão também aumenta.. tem muitos fatores que entram em jogo
as fabricantes levam isso em conta quando vão calcular, assim como toda indústria trabalha com coeficiente de segurança, se o cálculo é que nessas condições adversas vai rodar nuns 150psi, o pneu é projetado pra aguentar 225psi (cf=1,5) ou até mais (tirei do c* os dados, é só representativo pra dar ideia aqui)

acho que o problema ai é que o pneu novo tem toda a superfície interna perfeitinha, que resiste ao ar expandido de forma uniforme.. conforme você vai usando e ele vai formando furos em alguns pontos (e tampa com selante ou remenda a câmara), tem os furos que não chegam a atravessar mas danificam a integridade do pneu.. isso tudo vai formando concentradores de tensão no corpo do pneu.. o próprio envelhecimento do pneu contribui nisso, ressecamento e tal
se deixar sob muita pressão ele parado, nesses pontos pode ser que vá deformando por conta de serem concentrações e ainda estarem fragilizados

eu ainda continuo achando meio difícil de deformar, mas isso depende de tantos fatores: modelo/marca/qualidade, características do pneu (mtb, road, e toda a gama de aplicações que tem nas categorias), estado do pneu, rotina de uso
no final acho que vai de cada um analisar e ver se é o caso


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Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 15 Jan 2021 as 22:20
concordo com tudo que vc falou, tem muita coisa que colabora com o stress dos pneus, sua vida útil, etc...mas a maior, que pode ser evitada é a pressao muito alta dentro do pneu... pensando assim... uma semana tem 168 horas, vamos supor que a pessoa treina 3x semana, 2 treinos rápidos mais um longão, arredondando pra cima digamos 8 horas de uso. Esvaziando ou murchando os pneus são 160 horas de descanso pra borracha e pra extrutura do pneu. E como disse, assim como também falou no vídeo do pedaleria, o Cleber Anderson, o pneu deforma sim, aumenta de tamanho e em alguns casos estraga, sem contar que dessa maneira a pessoa sai com a certeza da calibragem correta antes de qualquer treino, isso pode evitar tambem furos na camara de snake bite. Tem tambem a pressao que a camara de ar exerce na fita anti-furo, que com o tempo tambem acaba furando a camara de ar. Não é regra pra maioria dos pneus mas achei útil fazer.

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pedalar pra viver ou viver para pedalar



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