Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Reclinadas / Recumbent Bikes / Trikes Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Primeira mulher a brevetar 200 km em uma reclinada
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Primeira mulher a brevetar 200 km em uma reclinada

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Primeira mulher a brevetar 200 km em uma reclinada
    Postado: 25 Fev 2011 as 14:53
...no Brasil (não coube na linha de assunto!) É mais interessante para os aficionados por bicicletas reclinadas, mas também pode servir como incentivo para outras mulheres, por isso estou postando aqui:

   



Leonor Cândida, no Audax 200 de Rio das Ostras, em 20 de fevereiro de 2011, com sua Zöhrer EXD c/ rodas 20" e pedivela de 120 mm.

Foi o primeiro Audax dela - não fez nem um Desafio 100 antes!

Créditos das fotos: Thiago Silveira (primeira) e Lu (segunda e terceira).

Editado por Mordaz - 25 Fev 2011 as 14:55
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 17:25
Pedivela 120mm? Em subidas mais íngremes, não rala muito não?
Eu tenho vontade de ter uma bike dessas, mas tenho muitas dúvidas a respeito de "estabilidade", possibilidade de rodar na terra, etc
Existe algum fórum específico aonde o tema seja discutido, Mordaz?
 
Parabéns pra Leonor, pois rodar 200Km impulsionado por si próprio, seja na bike que for, não é pra qualquer um!
 
Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 18:15
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Pedivela 120mm? Em subidas mais íngremes, não rala muito não?

Na verdade é justamente nas subidas que essas pedivelas mais curtas se mostram melhores, pelo menos em reclinadas. Dá para manter confortavelmente uma cadência alta e os joelhos saem ilesos. Na minha reclinada (essa da segunda foto) eu uso 150 mm. Tenho uma outra com pedivela de 145 mm. A propósito, tenho 1,76m.

Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Eu tenho vontade de ter uma bike dessas, mas tenho muitas dúvidas a respeito de "estabilidade", possibilidade de rodar na terra, etc

Existe algum fórum específico aonde o tema seja discutido, Mordaz?

Em terra até dá, com ou sem suspensão, mas claro que não substitui uma MTB. Sugiro que você experimente uma reclinada. O pior que pode acontecer é você gostar tanto que deixe a convencional de lado. Há fóruns específicos, sim, como o Recliforum e o grupo Zöhrer
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 19:25
Mordaz, eu até já pedalei um Catrike (tadpole), e gostei, gostei demais. Daria pra dormir naquilo, numa boa. É casa, cama e veículo ao mesmo tempo .

Porém, imaginei algumas situações que, apesar de serem bem específicas, acredito que você possa me esclarecer.

1) Descida forte, você vem em velocidade e há uma lombada. Com uma bike normal, um bunny hop resolve, ou mesmo uma "aliviada" da bunda no selim ajuda bastante e pode-se passar a mais de 60 por hora pelo obstáculo. E numa reclinada, como faz? Diminui até estar numa velocidade "passável" e se vira com o tranco na bunda/costas?

2) Subida íngreme (digamos uns 15%). Mesmo que com uma relação bem curta, que permita encarar a inclinação, as pernas tendem a ficar se não no mesmo nível da cabeça, muito próximas disso (talvez até mais altas, principalmente num tadpole). Isso não causa uma sensação "esquisita"? Não há implicações circulatórias em subidas mais longas, onde se fica por muitos minutos nessa posição?

Não quero diminuir as reclinadas e afins, é só curiosidade mesmo. Até porque pretendo ter uma, um dia, e viajar com ela.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 19:27
Putz, e por favor me desculpe o off... E parabéns à brava moça por completar uma prova dessas. Com certeza as costas e traseiro dela concluíram a prova em muito melhores condições do que os dos demais...
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 21:08
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

1) Descida forte, você vem em velocidade e há uma lombada. Com uma bike normal, um bunny hop resolve, ou mesmo uma "aliviada" da bunda no selim ajuda bastante e pode-se passar a mais de 60 por hora pelo obstáculo. E numa reclinada, como faz? Diminui até estar numa velocidade "passável" e se vira com o tranco na bunda/costas?

Nas reclinadas é possível fazer algo parecido. Na minha Zöhrer EXD com suspensão traseira Shockster, eu jogava o corpo para frente um pouco, imediatamente antes do impacto, de maneira a não sentir tanto nas costas ao passar pela lombada. Não é tão eficaz quanto o efeito de "amortecedor" das pernas numa bike convencional, mas dava para brincar.

Agora tenho usado mais essa high-racer da foto, que é bem mais estradeira, mas aliviar o peso das costas e deixar o quadro "trabalhar", apoiado apenas na parte inferior das costas, ainda é uma técnica que funciona.

Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

2) Subida íngreme (digamos uns 15%). Mesmo que com uma relação bem curta, que permita encarar a inclinação, as pernas tendem a ficar se não no mesmo nível da cabeça, muito próximas disso (talvez até mais altas, principalmente num tadpole). Isso não causa uma sensação "esquisita"? Não há implicações circulatórias em subidas mais longas, onde se fica por muitos minutos nessa posição?

A relação tem de ser curta mesmo, pelo fato de a pedivela ser encurtada e por não ser possível subir nos pedais. A minha high-racer é talvez a reclinada com a diferença mais extrema de altura entre o banco e o mov. central e posso lhe dizer que a posição "deitada" não acarreta nenhum problema circulatório. Na verdade essa posição resulta em 10% menos bpm cardíacos que na posição tradicional, supondo o mesmo trabalho. Ao que tudo indica, é até mais fácil para o coração bombear o sangue com o corpo nessa posição. Quanto a ser uma posição melhor ou pior para aplicar força, isso é um assunto muito controverso. Eu, pessoalmente, estou perfeitamente "aclimatado", pois só pedalo reclinadas. Subo inclinações de 15% ou mais um pouco sem problemas nessa high-racer. Só demanda concentração no equilíbrio, porque não há muito "jogo de corpo".

Dito isso, é bom acrescentar que a vocação dela é mesmo os planos e descidas. Sustentar 40 km/h no plano (às vezes até com um pouquinho de vento contra) por bastante tempo é relativamente fácil, e olhe que não sou particularmente forte.

Editado por Mordaz - 25 Fev 2011 as 21:10
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2011 as 12:58
queria andar em uma reclinada, deve ser confortavel.....


pena que são caras e me parecem pouco dirigiveis....


de qualquer forma, parabéns, pena que faltem mulheres como esta...
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2011 as 13:28
Originalmente postado por Mordaz Mordaz escreveu:

Dito isso, é bom acrescentar que a vocação dela é mesmo os planos e descidas. Sustentar 40 km/h no plano (às vezes até com um pouquinho de vento contra) por bastante tempo é relativamente fácil, e olhe que não sou particularmente forte.

Ando tão "focado" em velocidade que esqueci de mencionar o mais importante: o conforto! Independente do modelo de reclinada, se mais esportiva ou mais ciclotour, uma coisa que elas todas têm em comum é o conforto. Não doem traseiro, pulsos, pescoço, costas, nada. São perfeitas para longas distâncias.
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2011 as 13:33
Originalmente postado por Aloneghost Aloneghost escreveu:

pena que são caras e me parecem pouco dirigiveis....

Costumam ser mais caras que as convencionais, mas recentemente surgiu no mercado um construtor que faz modelos relativamente baratos, o Solyom.


Editado por Mordaz - 26 Fev 2011 as 13:33
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2011 as 13:57
Originalmente postado por Mordaz Mordaz escreveu:

Originalmente postado por Aloneghost Aloneghost escreveu:

pena que são caras e me parecem pouco dirigiveis....

Costumam ser mais caras que as convencionais, mas recentemente surgiu no mercado um construtor que faz modelos relativamente baratos, o Solyom.


Mordaz,

Nunca nem cheguei perto de uma,

mas das que estão lá, qual você indicaria?

Abços
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2011 as 14:25
Originalmente postado por Aloneghost Aloneghost escreveu:

Mordaz,

Nunca nem cheguei perto de uma,

mas das que estão lá, qual você indicaria?

Abços


Dentre os modelos Solyom? Bem, os modelos mais "fáceis" de dirigir para quem nunca andou de reclinada são as LWB (long wheelbase, ou seja, entre-eixos longo), que têm a pedivela em cima ou atrás da roda dianteira. No caso da Solyom, são os modelos Explorer. No caso da Zöhrer, o modelo EXD.

Eu comecei numa Zöhrer EXD, depois fiz algumas modificações nela (que deram origem ao modelo EXD Sport, com roda dianteira 26", que a Zöhrer passou a comercializar), mas atualmente minha preferência recai sobre as SWB (short wheelbase, ou seja, entre-eixos curto), que têm a pedivela NA FRENTE da roda dianteira. Essas permitem um banco bem mais reclinado, deixando a bike mais aerodinâmica e, conseqüentemente, mais rápida. A minha é um modelo único que eu fiz com a colaboração de um amigo construtor de trikes (hp3trikes).

Dentro das classificações LWB e SWB existe uma variedade enorme de possibilidades (podem ser mais altas, mais baixas, mais/menos reclinadas, etc.) e a "facilidade" de pilotagem que eu mencionei no início é meramente questão de costume. A reclinada não é mais difícil de pilotar que a convencional. Da mesma forma que você teve de aprender a pilotar a sua MTB, provavelmente vai ter de aprender a pilotar uma reclinada também, sõ que não leva tanto tempo. Na minha primeira vez, precisei de uns 10 minutos para assimilar a mecânica da coisa, mas depois disso saí pedalando com confiança.

Por que você não comparece a um encontro de reclineiros? Você pode vir com a sua MTB para pedalar junto com a gente e experimentar as bikes do pessoal.
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2011 as 22:26
Não posso falar das reclinadas em especial, mas o Catrike que experimentei deixou saudades. Domingo fiz 120km de bike com um amigo, e passados os primeiros 60 o traseiro já incomodava.

O saldo final dos 120km foi uma bela dor na bunda e na cervical, e punhos/pulsos doloridos também.

Nada incontornável, mas tenho certeza de que no Catrike, não teria sentido qualquer incômodo.

Pena que esse não é pro meu bolso.

Editado por Alessandro_sp - 28 Fev 2011 as 22:27
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2011 as 22:48
Se o problema é o bolso, sugiro um HP3 (www.hp3trikes.com.br)

Você pode até combinar um test-drive com o Arthur, para ver se o trike lhe satisfaz.
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2011 as 23:34
E quantos metros de corrente vão numa reclinada com o câmbio na roda traseira?
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 00:12
Geralmente usam-se 3 correntes, aí sobram alguns elos... mas depende do modelo, claro. A minha tem aproximadamente 1,35m de entre-eixos, e a distância do eixo traseiro até o movimento central deve ser um pouco menos do q isso. O Mordaz tem mais experiência e pode relatar melhor.

Recentemente troquei a corrente da minha, substituindo um sistema de 7v por um de 9v. Comprei 3 correntes e levei à oficina, lá eles ficaram impressionados em ter q usar todas as 3 correntes, sobrando pouquíssimos elos. Ainda pedi pra colocar 2 missing links KMC, então ainda deve ter sobrado um tiquinho mais. Mas lerdo, me esqueci de pegar os restantes...
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 00:20
Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Geralmente usam-se 3 correntes, aí sobram alguns elos... mas depende do modelo, claro. A minha tem aproximadamente 1,35m de entre-eixos, e a distância do eixo traseiro até o movimento central deve ser um pouco menos do q isso. O Mordaz tem mais experiência e pode relatar melhor.

Recentemente troquei a corrente da minha, substituindo um sistema de 7v por um de 9v. Comprei 3 correntes e levei à oficina, lá eles ficaram impressionados em ter q usar todas as 3 correntes, sobrando pouquíssimos elos. Ainda pedi pra colocar 2 missing links KMC, então ainda deve ter sobrado um tiquinho mais. Mas lerdo, me esqueci de pegar os restantes...


Minha sugestão, que pode não ser prática em termos técnicos, seria usar o pedivela e o câmbio traseiro na frente, só que usando a roda traseira pra fazer curvas.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 00:52
Mas eu não acho q as correntes longas usadas por reclinadas de tração traseira sejam um problema tão grande qnto vc imagina. Se os setores de tração e de retorno da corrente tiverem trajetos bem desenhados, acho q não dá galho. O uso de roldanas e às vezes conduítes, q podem gerar alguma perda por atrito, tb são necessários em trações dianteiras. A Cruzbike, q citei no outro tópico sobre tandem, é uma das poucas q não usa, não tendo nada entre as coroas do pedivela e as catracas do cassete - exceto o câmbio "traseiro"Wink.

Acho q um esquema como esse q vc descreveu gera mais problemas do q a construção mais "tradicional" das reclis, de tração na traseira. A tração dianteira eu falei lá tb o q acho, e a DIREÇÃO na traseira deve ser uma loucura só!!Wacko


Editado por ninocoutinho - 01 Mar 2011 as 00:53
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 01:04
Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Mas eu não acho q as correntes longas usadas por reclinadas de tração traseira sejam um problema tão grande qnto vc imagina. Se os setores de tração e de retorno da corrente tiverem trajetos bem desenhados, acho q não dá galho. O uso de roldanas e às vezes conduítes, q podem gerar alguma perda por atrito, tb são necessários em trações dianteiras. A Cruzbike, q citei no outro tópico sobre tandem, é uma das poucas q não usa, não tendo nada entre as coroas do pedivela e as catracas do cassete - exceto o câmbio "traseiro"Wink.

Acho q um esquema como esse q vc descreveu gera mais problemas do q a construção mais "tradicional" das reclis, de tração na traseira. A tração dianteira eu falei lá tb o q acho, e a DIREÇÃO na traseira deve ser uma loucura só!!Wacko


Aí depende.  duas maneiras de isso funcionar corretamente seria manter o garfo na vertical e o guidão vir por cima ou o garfo na horizontal, com a espiga do garfo virada pra trás e algum sistema de rolamentos pra mover essa espiga em arco apoiada em algum trilho integrado no quadro.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 04:05
Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

Minha sugestão, que pode não ser prática em termos técnicos, seria usar o pedivela e o câmbio traseiro na frente, só que usando a roda traseira pra fazer curvas.

Direção traseira é um negócio complicado... Há complicações técnicas difíceis de contornar, como perda da auto-centragem da roda. Na verdade, consegue-se o oposto: quanto maior a velocidade, maior a tendência de fechar o raio de curvatura. O único projeto mais ou menos bem sucedido de "rear-steering" que me lembro foi o da "Kalle bike" (tem até um vídeo dela no YouTube). Este link contém informações interessantes sobre direção traseira.

E o tópico foi totalmente desvirtuado!
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 11:17
Originalmente postado por Mordaz Mordaz escreveu:

Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

Minha sugestão, que pode não ser prática em termos técnicos, seria usar o pedivela e o câmbio traseiro na frente, só que usando a roda traseira pra fazer curvas.

Direção traseira é um negócio complicado... Há complicações técnicas difíceis de contornar, como perda da auto-centragem da roda. Na verdade, consegue-se o oposto: quanto maior a velocidade, maior a tendência de fechar o raio de curvatura. O único projeto mais ou menos bem sucedido de "rear-steering" que me lembro foi o da "Kalle bike" (tem até um vídeo dela no YouTube). Este link contém informações interessantes sobre direção traseira.

E o tópico foi totalmente desvirtuado!


Verdade, desvirtuamos... Então bora chafurdar logo na lama!

Direção traseira é esquisitíssima. Quem já dirigiu uma empilhadeira (ok, sei que são poucos) sabe. E não presta pra velocidade não, acredito que justamente (no exemplo dos trikes) perderíamos o mais legal que é o grip do bichinho. É um animal, ele não faz curvas, ele ataca as curvas, agride mesmo. E com o centro de gravidade baixo e a devida cambagem nas rodas esterçantes (pra minimizar o esforço lateral da roda mais solicitada) o grip fica ainda mais animal.

Você chegou a tentar um Hp3? Eu já conhecia (da Web), e achei muito interessante, porém pra fazer um test drive teria que viajar mais de 500km, só de ida . Claro que se um dia for ao RJ é algo que não deixarei de fazer.

O lance do valor, bem, deixa eu expor melhor... No momento estou gastando fio dental pra costurar pneu de speed e poder rodar até acabar, hahahaha... Por enquanto o trike é sonho, mas não é daqueles sonhos "platônicos" não! Está na minha "to buy list" pra um futuro não muito distante.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 12:15
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Você chegou a tentar um Hp3? Eu já conhecia (da Web), e achei muito interessante, porém pra fazer um test drive teria que viajar mais de 500km, só de ida . Claro que se um dia for ao RJ é algo que não deixarei de fazer.

Sim, experimentei o HP3. Conheci o Arthur por ocasião de um test-drive. Ele trouxe o trike do Flamengo até o Recreio só para eu experimentar. Não comprei o trike porque acabei mais interessado em reclinadas de alto desempenho, mas depois construímos juntos a minha atual high-racer.

Uma alternativa aos 500 km de viagem seria conhecer alguém de SP que tenha comprado um trike. Sei de pessoas de vários estados, como RS, PR, DF, MG, que compraram esse trike, mas de SP não sei... Vou perguntar ao Arthur.



Editado por Mordaz - 01 Mar 2011 as 12:15
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 12:27
Opa, em Minas vc sabe onde seria, sr. Mordaz? Desconhecia esse fato, até reclineiro de 2 rodas é difícil por aqui!
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 15:18
No mais, qual a diferença entre as duas rodas terem o mesmo diâmetro para a roda traseira ser maior?
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 19:31
Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Opa, em Minas vc sabe onde seria, sr. Mordaz? Desconhecia esse fato, até reclineiro de 2 rodas é difícil por aqui!

Acho que escrevi besteira! Acabo de mandar uma pergunta pro Arthur para depois dar a informação correta.
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 19:34
Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

No mais, qual a diferença entre as duas rodas terem o mesmo diâmetro para a roda traseira ser maior?

Nos modelos com rodas de tamanhos diferentes entre dianteira e traseira, pode ser para deixar a frente mais baixa e a pedivela não tão alta OU simplesmente para deixar o piloto numa posição mais baixa mesmo, caso das low racers.
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 21:20
Originalmente postado por Mordaz Mordaz escreveu:

Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Opa, em Minas vc sabe onde seria, sr. Mordaz? Desconhecia esse fato, até reclineiro de 2 rodas é difícil por aqui!

Acho que escrevi besteira! Acabo de mandar uma pergunta pro Arthur para depois dar a informação correta.

Recebi a informação de que foram vendidos trikes HP3 nos seguintes estados:
Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Paraná; São Paulo; Mato Grosso do Sul; Distrito Federal; Piauí; Rio de Janeiro.

Minas ainda não... Até o Nino comprar um.
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 21:54
Hahaha tlvz não seja eu o primeiro, dia desses um camarada de BH procurou informações sobre trikes noutro fórum, e dei pra ele algumas dicas, passei o site do Arthur e sugeri o mesmo q vc sugeriu ao Alessandro: marcar um test-drive no Rio. Ele falou q ia fazer e parecia estar decidido! Isso deve ter pouco mais de 15 dias.

Se a situação for concretizada, terei um test-drive a pouco mais de 100km de casaCool!

Minhas ideias pro trike são duas: achar a pedalada ideal pra minha digníssima (certeza q diminuiria quase a zero o medo e a insegurança, mantendo presente apenas o acanhamento) e ser o 'veículo' pra ciclotour mais estável e confortável do mundo - com o porém do peso meio excessivo. Só teria q ver a eficiência das adaptações para levar bagagem; eu nem falei sobre isso com o Arthur nas conversas q tivemos, mas as fotos do site mostram uns bagageiros q julgo meio impróprios, dependo do tipo de alforje q se usa. Mas acredito q dê pra usar outros modelos mais adequados, basta estudar o assunto e combinar.

O q eu acho uma "pena" é precisar usar freios a disco... pq pra colocar uns bons de verdade, pelo q eu saiba, envolve um custo elevado, e tem a questão da manutenção, q pode ser problemática numa viagem longa. Mas ficar achando impedimentos é um saco e não nos deixa sair do lugar!Wink

Abraço!
Voltar ao Topo
PsycoCycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Fev 2011
BR
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PsycoCycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 13:32
Inicialmente gostaria de parabenizar Leonor Cândida por seu pioneirismo.

Em segundo lugar, gostaria de falar sobre a minha experiência com reclinadas.

Conheci o Pedro Zörer, fabricante das reclinadas Zörer quando ele e a esposa vieram visitaram recentemente a minha cidade, João Pessoa/PB, e ficaram hospedados na casa de um amigo em comum que nos apresentou. Eles Trouxeram consigo duas reclinadas, ambas do modelo Racer, com tração dianteira, sendo uma com rodas aro 700, garfo e banco de carbono, e a outra, se bem me lembro, tinha roda traseira aro 26 e dianteira aro 20, mais simples, sem componentes de carbono.

Nunca tinha pedalado uma reclinada mas, em uma semana, pedalei em todas as tive acesso, tanto as que o Pedro trouxe quanto Tandens e EXDs, todas com tração traseira, de amigos aqui de minha cidade. Gostei de todas e posso afirmar que não existe “a melhor”. A verdade é que cada uma tem uma finalidade para qual foi concebida. Assim, as reclinadas de tração traseira, em razão do comprimento da corrente, permite utilização de todas as combinações de coroas e pinhões, permitindo nos mantermos sempre na cadência ideal, tornando-as excelentes para longos percursos e relevos mais acidentados e cicloturismo. Já as reclinadas de tração dianteira, por terem a corrente curtinha, tem as mesmas limitações de combinações coroa/pinhão de uma bicicleta. Pelo mesmo motivo, a força aplicada nos pedais tem menor perda até chegar à roda, tornando a aceleração muito mais forte, ideal para quem quer correr. Isso sem falar de tantas outras diferenças entre os modelos, seja o tamanho dos entre-eixos, das rodas, o arrasto aerodinâmico... o certo é que para cada tipo de uso você terá uma reclinada mais adequada.

Quanto à estabilidade, em geral as reclinadas tem o centro de gravidade mais baixo que uma bicicleta. Ou seja, são mais estáveis. Mas a grande dúvida que sempre tive, e agora posso responder, era: uma reclinada sobe bem? Sobe. Mas o conceito é completamente diferente de uma bicicleta. Em uma reclinada, você sobe ladeira de 15% girando, sem “socar” o pedal. É diferente mas basta pegar a primeira subida para aprender. Em minha primeira experiência em uma ladeira bem inclinada, pequei por subestimar a performance na subida da reclinada. Coloquei a relação mais leve possível, 39x23, como faria em minha speed, e comecei a subir. Ocorre que a relação ficou leve demais, tamanha a desenvoltura da reclinada.

Saldo final, fiquei encantado com as reclinadas e compraria uma sem medo. Só não o faço pois meu vício agora é randonneur com pinhão fixo.

Abraços
  
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 15:03
Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Minhas ideias pro trike são duas: achar a pedalada ideal pra minha digníssima (certeza q diminuiria quase a zero o medo e a insegurança, mantendo presente apenas o acanhamento) e ser o 'veículo' pra ciclotour mais estável e confortável do mundo - com o porém do peso meio excessivo.

Ela tem medo até dessa sua Solyom baixinha? Se cair, já está tão perto do chão!

Quanto está pesando a sua Solyom? Talvez o HP3 nem seja mais pesado e, se for, talvez seja só um pouco mais.

Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Só teria q ver a eficiência das adaptações para levar bagagem; eu nem falei sobre isso com o Arthur nas conversas q tivemos, mas as fotos do site mostram uns bagageiros q julgo meio impróprios, dependo do tipo de alforje q se usa. Mas acredito q dê pra usar outros modelos mais adequados, basta estudar o assunto e combinar.

ACHO que o Arthur tem essa questão do bagageiro já bem equacionada porque ele motorizou um HP3 e colocou as baterias (15 kg) em alforges, um em cada lado da roda traseira.

Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

O q eu acho uma "pena" é precisar usar freios a disco... pq pra colocar uns bons de verdade, pelo q eu saiba, envolve um custo elevado, e tem a questão da manutenção, q pode ser problemática numa viagem longa.

Se não me engano, o Arhur usa Winzip e não se queixa. Não entendo nada de freio a disco (nunca usei), mas acho que manutenção de freio a disco mecânico não deve ter nada de complicado.

Essa conversa está me deixando com vontade de comprar um trike...
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 15:09
Originalmente postado por PsycoCycle PsycoCycle escreveu:

meu vício agora é randonneur com pinhão fixo.

Há algum tempo fiquei sabendo de um gringo que transformou uma reclinada Bacchetta em roda-fixa. Coisa de doido! Quero dizer, reclinada roda-fixa é coisa de doido. Convencional roda-fixa até acho interessante, mas talvez randonneur roda-fixa seja coisa de doido também...
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 17:18
Originalmente postado por Mordaz Mordaz escreveu:

Ela tem medo até dessa sua Solyom baixinha? Se cair, já está tão perto do chão!

Pois é, a questão eu acho q é mais, pra usar uma palavra incompleta, "timidez" - aquela coisa de q o tímido sempre acha q é o centro das atenções, e por isso fica lá, no seu canto... A insegurança também bate forte, por exemplo, qndo estamos caminhando, e vamos atravessar uma rua, putz, várias vezes perco a paciência, pq a pessoa não acredita q vai conseguir, dá aquela vacilada, aí eu vou e ela sobra... ou mesmo em faixa de pedestre, eu vou todo convicto, tipo "carro, estou aqui, pode parar pois vamos atravessar", aí eu vou e ela não, rolando aquela "desautorizada", qndo tipo o pai recrimina o filho e a mãe passa a mão na cabeça da criança...

Qndo ainda estava guardando as bikes dentro de casa, a Explorer ficava na sala como mais um sofá ou poltrona, aí ela sentava e tal, queria tirar foto, achou a bike a coisa mais bonitinha e queria andar, mas aí outro empecilho é a falta de um lugar adequado, tanto pra ser tranquilo pedalar, qnto pra realmente não virar o centro das atenções. Mas qnto a isso não tem jeito, eu ligo o "foda-se" toda vez q saio pra pedalar, pq achar esquisito todo mundo vai achar, e não posso basear minhas ações nas expectativas dos outros pq nosso tempo pode ser muito curto. Só q não é todo mundo q consegue ter esse desprendimento. Assim, estou dando calmamente "um tempo" pra ela ir acostumando com a ideia - com qualquer tipo de bike q seja a estreia.

Qnto a cair, eu mesmo nunca caí mas quase aconteceu várias vezes! Só não acontece justamente por causa das pernas estarem próximas ao chão, rapidinho vc põe o pé, seja pra parar mesmo ou só pra se reequilibrar. Não tô querendo levar um tombo pra sacar qualé!

Originalmente postado por Mordaz Mordaz escreveu:

Quanto está pesando a sua Solyom? Talvez o HP3 nem seja mais pesado e, se for, talvez seja só um pouco mais.

Eu acredito q seja sub-16, pq o Davilson marca o peso dela como 14kg, mas com o bagageiro deve subir um tanto, e com a troca da roda traseira deve ter dado um pouco mais. O Arthur marca a HP3 de Chromoly como 17 kg, o q com certeza é um peso bom se tratando de um trike, mas o de aço mesmo não sei qnto pesaria.

Originalmente postado por Mordaz Mordaz escreveu:

ACHO que o Arthur tem essa questão do bagageiro já bem equacionada porque ele motorizou um HP3 e colocou as baterias (15 kg) em alforges, um em cada lado da roda traseira.

Doido isso, hein? Como ficaram os motores, um só ou dois? De q jeitão: tracionando corrente, motor no cubo ou aqueles mais toscões q fricciona o próprio pneu?

Originalmente postado por Mordaz Mordaz escreveu:

Se não me engano, o Arhur usa Winzip e não se queixa. Não entendo nada de freio a disco (nunca usei), mas acho que manutenção de freio a disco mecânico não deve ter nada de complicado.

O mestre Waldson aqui dos nossos ciclotours também usa winzip (pra poder usar aro 700 em quadro e garfo para aro 26) e já vi ele elogiar mesmo. Acho q o preço desses é mais acessível.

Originalmente postado por Mordaz Mordaz escreveu:

Essa conversa está me deixando com vontade de comprar um trike...

O fato é q NÃO É ACONSELHÁVEL conversar sobre quase todos os assuntos que minimamente nos interessem!!!
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 17:24
PsycoCycle, ótimo relato! Especialmente essa parte:

Originalmente postado por PsycoCycle PsycoCycle escreveu:

Gostei de todas e posso afirmar que não existe “a melhor”. A verdade é que cada uma tem uma finalidade para qual foi concebida.

Nosso companheiro Mordaz já falou isso, não sei se aqui ou em outro fórum, q uma das coisas q o fascinou no mundo das reclinadas é justamente a variedade de modelos diferentes possíveis, e como cada um se presta pra um fim específico. Agora, qnto ao:

Originalmente postado por PsycoCycle PsycoCycle escreveu:

Coloquei a relação mais leve possível, 39x23, como faria em minha speed, e comecei a subir. Ocorre que a relação ficou leve demais, tamanha a desenvoltura da reclinada.

Vcs "speedeiros" são uns cavalos, relação leve pra mim é 22x34Confused!! Subo feliz assim; acho q algo parecido com 39x23 seria pra um falso plano e olhe lá!! No mais, vc teve de fato uma oportunidade maravilhosa.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 18:14
Originalmente postado por Mordaz Mordaz escreveu:

Originalmente postado por PsycoCycle PsycoCycle escreveu:

meu vício agora é randonneur com pinhão fixo.

Há algum tempo fiquei sabendo de um gringo que transformou uma reclinada Bacchetta em roda-fixa. Coisa de doido! Quero dizer, reclinada roda-fixa é coisa de doido. Convencional roda-fixa até acho interessante, mas talvez randonneur roda-fixa seja coisa de doido também...


O Davilson (Solyom) comentou comigo q dia desses, estava fazendo uns testes com uma high-racer FWD 20x20 que está desenvolvendo, e deu algum pau no esquema cubo-roda livre-catraca sei lá o quê no meio do rolé, aí teve q seguir pedalando como se fosse uma fixa, girando junto nas descidas! Fixa instantânea e inesperada!
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
PsycoCycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Fev 2011
BR
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PsycoCycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 18:19
< name="GENERATOR" ="Office.org 3.2 Unix"> < ="text/">

Realmente, Nino, foi uma oportunidade de ouro.  Mas, por completa falta de educação minha, esqueci de dizer que o Pedro Zöhrer é, como dizem aqui nas bandas da Paraíba, um cabra arretado!  As ideias dele vão muito além das reclinadas, ele propõe um estilo de vida sustentável.  Na verdade, todos os proprietários de reclinadas que conheci compartilham dos mesmos ideais.   Pessoal bacana esse.

Quanto à relação “pesada”, tenham paciência comigo, só há pouco aprendi que a vida é mais saborosa se a apreciarmos com calma, ainda estou me desintoxicando do vício chamado “pressa”.

Abraços

Voltar ao Topo
PsycoCycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Fev 2011
BR
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PsycoCycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 18:28
Estou rodando com pinhão fixo mas não é por modismo.  É que estou descobrindo as maravilhas da simplicidade do pinhão fixo, sem falar nos custos reduzidíssimos.  E viva os quadros de ferro e Sheldon Brown.  Abraços
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 22:25
Originalmente postado por Mordaz Mordaz escreveu:

Essa conversa está me deixando com vontade de comprar um trike...
Passeiozinho de uns 80Km que fizeram com a participação de 10 trikes, 3 reclinadas e uma "normal":  
 
 
Lenha na fogueira? Imagina... hehehe
 
Valeu!


Editado por W0LVER1NE_MG - 02 Mar 2011 as 22:37
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 22:52
Vcs viram o naipe da ciclovia? Tem até acostamento, e dos dois lados!!

Cruzaram com dois handcycles no passeio. Legal, hein?

O tandem trike q aparece varias vezes resolveria todos meus anseios! Com essa adaptação, então, ia ser massa:



Só vou confessar uma coisa: se eu estivesse pedalando qualquer uma dessas high-racers (praticamente todas as reclinadas de duas rodas q aparecem no vídeo), nessa ciclovia, não ia sentir a mínima inveja dos q pedalam as trikes!!
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 22:54
Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Originalmente postado por Mordaz Mordaz escreveu:

Quanto está pesando a sua Solyom? Talvez o HP3 nem seja mais pesado e, se for, talvez seja só um pouco mais.

Eu acredito q seja sub-16, pq o Davilson marca o peso dela como 14kg, mas com o bagageiro deve subir um tanto, e com a troca da roda traseira deve ter dado um pouco mais. O Arthur marca a HP3 de Chromoly como 17 kg, o q com certeza é um peso bom se tratando de um trike, mas o de aço mesmo não sei qnto pesaria.

Então, pouca diferença. Além disso, o Arthur usa peças simples (não é uma crítica), de maneira que deve ser possível reduzir bastante o peso com algum investimento em peças melhores.

Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Originalmente postado por Mordaz Mordaz escreveu:

ACHO que o Arthur tem essa questão do bagageiro já bem equacionada porque ele motorizou um HP3 e colocou as baterias (15 kg) em alforges, um em cada lado da roda traseira.

Doido isso, hein? Como ficaram os motores, um só ou dois? De q jeitão: tracionando corrente, motor no cubo ou aqueles mais toscões q fricciona o próprio pneu?

Um motor de cubo na roda traseira.
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
Mordaz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2006
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mordaz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 23:03
Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Originalmente postado por PsycoCycle PsycoCycle escreveu:

Coloquei a relação mais leve possível, 39x23, como faria em minha speed,
e comecei a subir. Ocorre que a relação ficou leve demais, tamanha a
desenvoltura da reclinada.

Vcs "speedeiros" são uns cavalos, relação leve pra mim é 22x34Confused!! Subo feliz assim; acho q algo parecido com 39x23 seria pra um falso plano e olhe lá!! No mais, vc teve de fato uma oportunidade maravilhosa.

Nino, você esqueceu de considerar que esse modelo Zöhrer é, provavelmente, o de tração dianteira em roda 20". Então, a relação 39x23 não é tão pesada assim. Mas tudo bem; todo espideiro gosta de ser chamado de cavalo!
Fórum brasileiro de reclinadas: http://recliforum.forumeiros.com/
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2011 as 23:14
Hum, verdade, por isso esse pedivela de maluco! Agora, resta uma dúvida: como elogiar uma "speedeira"? SUA CAVALA???Heart
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X