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Primeira Gravel

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Jeff188 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jeff188 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Primeira Gravel
    Postado: 06 Nov 2023 as 14:16
Boa tarde pessoal, tudo certo?

Estou começando agora no mundo Gravel, estou saindo de uma bike híbrida (Sense Activ) e pretendo investir em uma Gravel para fazer pedais mais longos e com mais qualidade.

Gostaria de uma sugestão de modelo de até 10k para investir. Moro em Floripa, com bastante lugar bacana pra pedalar e com algumas subidas mais elevadas.

Buscando nas opções disponíveis, encontrei a Cannondale Topstone 3, pareceu um modelo bacana:

https://www.cannondale.com/pt-br/bikes/road/gravel/topstone-alloy/topstone-3

Vocês conseguem me dar uma luz? 
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TGTECH Ver Drop Down
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Restinga Seca
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2023 as 14:33
Originalmente postado por Jeff188 Jeff188 escreveu:

Boa tarde pessoal, tudo certo?

Estou começando agora no mundo Gravel, estou saindo de uma bike híbrida (Sense Activ) e pretendo investir em uma Gravel para fazer pedais mais longos e com mais qualidade.

Gostaria de uma sugestão de modelo de até 10k para investir. Moro em Floripa, com bastante lugar bacana pra pedalar e com algumas subidas mais elevadas.

Buscando nas opções disponíveis, encontrei a Cannondale Topstone 3, pareceu um modelo bacana:

https://www.cannondale.com/pt-br/bikes/road/gravel/topstone-alloy/topstone-3

Vocês conseguem me dar uma luz? 


Se teu limite financeiro é esse, pode ser uma boa opção. Se conseguir subir a 11, iria de Swift Enduravox, principalmente pelo grupo e freio hidráulico. Pode acreditar, freio hidráulico em gravel é muito importante. 
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Gravel - Enduravox GR
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Dragum Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2023 as 17:31
Se você pretende sair da Activ e ir pra essa gravel ai, ou a maioria das outras, vai trocar uma relação de MTB super ampla, com muita reduzida e boa final, por uma relação de road bem mais pesada e menos reduzida, inclusive com menos amplitude.

Como ta seu desempenho na Activ?

Eu já fui pra Floripa algumas vezes. Você faz aquela subida que liga o Centro ao Bairro da Lagoa? Em que marcha?

As subidas antes e depois da Praia Mole, que leva a Sambaqui e Barra da Lagoa, ta nos seus planos?

Pergunto isso pois, se seu preparo físico não for relativamente bom, vai ficar pesado com relação de road, vai ficar bem cansado, acredito...

Abraço.
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zoda Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2023 as 18:48
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Se você pretende sair da Activ e ir pra essa gravel ai, ou a maioria das outras, vai trocar uma relação de MTB super ampla, com muita reduzida e boa final, por uma relação de road bem mais pesada e menos reduzida, inclusive com menos amplitude.

Como ta seu desempenho na Activ?

Eu já fui pra Floripa algumas vezes. Você faz aquela subida que liga o Centro ao Bairro da Lagoa? Em que marcha?

As subidas antes e depois da Praia Mole, que leva a Sambaqui e Barra da Lagoa, ta nos seus planos?

Pergunto isso pois, se seu preparo físico não for relativamente bom, vai ficar pesado com relação de road, vai ficar bem cansado, acredito...

Abraço.

Sambaqui? Não seria Moçambique? Sambaqui é do outro lado.
Floripa é recheada de trilhas muito boas. Compra uma mtb, é diversão garantida.
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Dragum Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2023 as 19:54
Sim, moçambique.... Troquei por falta de hábito.
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Na Bike Point tem a Cannondale Topstone por R$9600 e também a GT Grade por R$7500.
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hug0.dts Ver Drop Down
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AA GT grade tá cara. Mês passado tava por 5 mil. Deixa passar a Black Friday que os preços voltam ao normal.
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Jeff188 Ver Drop Down
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Bacana o ponto que você levantou. Realmente em alguns trechos por aqui há subidas bem fortes como essa da Lagoa e a do Sertão, que fica quase no extremo sul da ilha.

Com essa da lagoa, passa do pelos caminhos que você disse faço na última marcha reduzida com tranquilidade, a Sense tem um Shimano Altus de 27v.

Realmente trocar pelo Sora que é road não seria muito melhor interessante. Estava pensando em quem sabe investir em um modelo que tenha um Doere talvez.. Curti a Topstone muito por ser uma bike mais discreta na cor e com possibilidade de upgrade.

A sense vou deixar pro deslocamento urbano do dia a dia e a gravel será pra pedais longos no final de semana.
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Jeff188 Ver Drop Down
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Sim, essa bike é bem completa né, porém a cor da na me “pegou”, só tem uma opção de cor, não curti muito
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Jeff188 Ver Drop Down
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Pois é, vi 2 modelos da Grade: Expert e Sport. Parecem ser boas, mas os preços estavam na casa dos 10k e os grupos usados eram meio misturados. Mas acredito que seja uma boa opção. Vou segurar um pouco mais pra escolher com calma, pra não queimar munição kkkkk
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Dragum Ver Drop Down


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Com pedivela único você pode botar uma coroa 38 e ter praticamente a mesma final da ACtiv com redução suficiente para as subidas com 11-51 ou similar. Não é o melhor dos mundos, mas as gravel ainda estão amadurecendo e o custo de algo melhor ainda é proibitivo.

Editado por Dragum - 06 Nov 2023 as 23:42
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hug0.dts Ver Drop Down
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Assim, Jeff, uma gravel não precisa ter a mesma relação de uma MTB pois os pneus tem menor diâmetro, além da bike ser bem mais leve. Só para referência, na minha híbrida tenho relação 44-28 na frente e atrás uso cassete 11-28. Dá e sobra aqui na região. Obviamente não é tão montanhosa quanto aí em Florianópolis, mas tem bastante subida.

No seu caso, acho que a GT Grade Elite (a que vem com duas coroas) é a que entrega mais por menos. Ambas têm uma relação bem parecida de fábrica, mas a GT é bem mais barata. E cara, quase 10 mil numa bike com pedivela de ponta quadrada é de lascar.

Bom, ela vem com coroas 48/32 e cassete 11-34, então tem uma relação ok para encarar a região sem sofrer muito. Mas se ainda assim faltar, você pode colocar um cassete 11-36 ou um pedivela 46/30 (Shimano MT210) é bem em conta (ou os dois. rs). Se quiser customizar a relação, pode usar qualquer peça de MTB que vai servir numa boa (Até 9v).

Mas um dos motivos para eu sugerir que você pegue a GT ao invés da Cannondale é que com a diferença de preço você consegue pegar um par de STIs hidráulicos, assim como os freios. É algo que vai fazer muita diferença no pedal, mas infelizmente não são peças baratas (e acho que não está disponível em relação 2x8 e 2x9). Ou ainda pode pegar o dinheiro e investir num bom freio hidráulico com acionamento mecânico. São melhores que freios puramente mecânicos.


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hug0.dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2023 as 23:49
A propósito, se partir para as usadas, você consegue a Enduravox GR por menos que essas sugeridas com pouquíssimo uso. Ela já vem bem redonda, sem precisar se preocupar com upgrades.

Exemplos.

https://www.semexe.com/bikes/gravel/swift-enduravox-gr-adventure-disc-2022-pt-2/






Editado por hug0.dts - 06 Nov 2023 as 23:52
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Dragum Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2023 as 23:50
O que o Hugo falou procede, ele é um cara do bem, mas tudo depende do seu preparo físico.

A Activ tem uma redução de 0,65 com 12Kg e pneu 700x38. Melhor que a maioria das MTB.

Então, cabe você avaliar se consegue subir com 30/36 (~0,8) numa bike de peso e pneu similar.

O problema do pedivela duplo é a pouca variedade de coroas, especialmente na shimano. A 44-28 do Hugo não é shimano, provavelmente, pois a shimano não vende, só montando com coroas de reposição diversas ou apelando pra outras marcas. Sem falar do cambio dianteiro - não que eu não goste, mas se for shimano estará fora das especificações, adaptado, mas pode funcionar...

Lembrando que 30/36 é o melhor dos mundos no pedivela duplo (sem contar o M3020 16V 30/40).

A bike vem com 32/34 que da uma redução de 0,95... Sair de 0,65 pra 0,95 com o mesmo peso e pneu é 30~50% mais força.

Só levantando alguns pontos.


Editado por Dragum - 07 Nov 2023 as 00:07
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hug0.dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

O que o Hugo falou procede, ele é um cara do bem, mas tudo depende do seu preparo físico.

A Activ tem uma redução de 0,65 com 12Kg. Melhor que muita MTB.

Então, cabe você avaliar se consegue subir com 30/36 (~0,8) numa bike de peso e pneu similar.

O problema do pedivela duplo é a pouca variedade de coroas, especialmente na shimano. A 44-28 do Hugo não é shimano, provavelmente, pois a shimano não vende, só montando com coroas de reposição diversas ou apelando pra outras marcas. Sem falar do cambio dianteiro - não que eu não goste, mas se for shimano estará fora das especificações, adaptado, mas pode funcionar...


Só levantando alguns pontos.


Sim. Montei a relação com umas peças que eu já tinha aqui, pois não queria gastar muito com a bike. Coroa 44 Shimano Alivio e uma 28 da Prowheel. Funciona bem, mas tem que ter uma certa sensibilidade durante as trocas para a coroa não ir pro lugar errado (entre as coroas). Embarrassed Adaptações tem seus problemas, mas vale a experiência. bom é que a bike fica mais a cara do dono.

Mas o ponto nem é tanto esse, é só para exemplificar que uma relação de MTB é para MTB. Eu até havia testado essas coroas com um cassete 11-36, mas ficou absurdamente leve. Com a coroa 28, os cogs maiores do cassete só estavam decorando a bike. Como eu tive que trocar o cassete por estar bem desgastado, preferi pegar o 11-28 por ter saltos curtos entre os cogs e cobrir toda a faixa utilizável que tinha com o 11-36.

Resumindo a história, transpor uma relação de MTB para outras bikes muito diferentes é um erro. Dificilmente vai chegar num resultado legal. Via de regra, para gravel uma relação 0.8 é suficiente para encarar tudo, mas para quem faz bike packing uma redução de 0.7 talvez atenda melhor. Porém, tem que testar para ver se o que melhor funciona; por isso, é bom ter uma margem financeira para fazer esses testes.

Sobre o preparo físico, de fato é algo a se considerar. Eu tenho um bom preparo, então a minha opinião é um pouco enviesada. Mas em minha defesa, mesmo pedalando de boa eu raramente uso a relação mais leve, então me baseio mais nessa condição para compartilhar a experiência.

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VAN DER TILT Ver Drop Down
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-
Ai galera o comparativo das relações: 40/30/22 com 11-34 vs. 46/30 com 11-36. Dependendo da piramba o volantinho faz muita falta...
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VAN DER TILT Ver Drop Down
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TGTECH Ver Drop Down
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Relação GRX 2x10 cassete 11x36 com pedivela 46/30 tu sobe muita coisa. 
Tenho essa e pego algumas subidas bem sofridas e vou. Detalhe, peso 100kg.


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ivanortega Ver Drop Down
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RaphaelFSantos Ver Drop Down


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Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

A propósito, se partir para as usadas, você consegue a Enduravox GR por menos que essas sugeridas com pouquíssimo uso. Ela já vem bem redonda, sem precisar se preocupar com upgrades.

Exemplos.

https://www.semexe.com/bikes/gravel/swift-enduravox-gr-adventure-disc-2022-pt-2/

https://go.olx.com.br/grande-goiania-e-anapolis/ciclismo/bicicleta-swift-enduravox-gr-adventure-tamanho-51-1226759770?lis=listing_6060 - https://go.olx.com.br/grande-goiania-e-anapolis/ciclismo/bicicleta-swift-enduravox-gr-adventure-tamanho-51-1226759770?lis=listing_6060

https://go.olx.com.br/grande-goiania-e-anapolis/ciclismo/bike-swift-enduravox-gr-1241899773?lis=listing_6060 - https://go.olx.com.br/grande-goiania-e-anapolis/ciclismo/bike-swift-enduravox-gr-1241899773?lis=listing_6060



Aproveitando sua dica. Tenho hoje uma Oggi 7.4 2023/2024. 
Consegui pegar por 8.900 a vista.. Não é full suspension mas é uma bike bem top com componentes bem bons, conjunto todo SLX..
Porém só vou em trilha 1x ao mes.. mas toda semana ando 40km no parque. E queria testar uma gravel. Porém nunca tive, não conheço nada de gravel. Inicialmente na ignorancia pensei q ia ser pesquisar como MTB mudando o guidão mas é tudo diferente, desde a geometria, como as relações q tb não conheço (na MTB conheço as basicas, intermediarias e avançadas, sei onde fica a DEORE, SLX, etc). Enfim, descobri q simplesmente não sei nada de gravel. Nem o tamanho da bike deu pra usar da MTB pra se assemelhar kkkk

Achei linda a Seeker mas pelo preço não queria partir pra uma assim e depois não gostar e ter dificuldade de vender (pelo preço). Mas também não queria pegar uma qualquer pq se eu nao gostar não vou saber se é pq a relação e conjunto é bem pior q minha MTB ou se é por ser GRAVEL.

Me surpreendi q a maioria das gravel mesmo nao tendo suspensão, as gravel abaixo de 10k usa tudo freio mecanico onde na MTB ja com 4k vc ja acha hidraulico.

enfim, qual seria uma Bike gravel pra inicio, q nao tivesse tanta disparidade (se é q eh possivel fazer essa comparação) da MTB em relação troca de marcha, rapidez, conforto, freios, enfim?

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Tavaresneto Ver Drop Down
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Juranada
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Tavaresneto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2024 as 22:45
Nenhuma.
Nao existe Gravel bike pra iniciante.

Procure algum conhecido que tenha uma e teste.
De cada 10 que saem de uma MTB pra uma gravel,9 voltao pra MTB.

Somente  ficao nas Gravel bikes  quem tinha uma MTB e uma Road,e pedalava ate mais com a Road q com a MTB.
Ou os old-school minimalista harcore.

1>Guidao drop : acostume-se a segurar nos manetes (hoods)e sair de 720mm pra 420mm de largura (controle da bike nas piramba da descida)
2> garfo rigido :Acostume-se a nao ter mais ar,ou mola de aco,e sim,seus cotovelos como amortecdores...
3 >pneus 40mm :Mesmo de cima,sair de 54mm (povo do MTB hoje e dia anda de 57mm )pode ser traumatico
4> chain stay 430mm : Bom pra subir,mas acostume-se a levantar o  fiofo do selim em quase toda descida ,se for piramba,ai acostume-se a ginetiar (domar)a bike
5>Relaca mais pesada,mais voltada pra estradao :Este item pode ser trocado,mas a relacao padrao de gravel , coroa 42 com cassete 11-42 11v,pode ser pesado pra muitos.Se for gravel barata,com pedivela 50-34 com 11-34 da na mesma.menor relaca sera 1:1.

Eu sei que disse q so andara no parque,estude entao uma bike hibrida,q seria uma MTB com pneus mais finos,suspensao mais curta,etc,e nao uma gravel .
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2024 as 23:10
Originalmente postado por RaphaelFSantos RaphaelFSantos escreveu:


Aproveitando sua dica. Tenho hoje uma Oggi 7.4 2023/2024. 
Consegui pegar por 8.900 a vista.. Não é full suspension mas é uma bike bem top com componentes bem bons, conjunto todo SLX..
Porém só vou em trilha 1x ao mes.. mas toda semana ando 40km no parque. E queria testar uma gravel. Porém nunca tive, não conheço nada de gravel. Inicialmente na ignorancia pensei q ia ser pesquisar como MTB mudando o guidão mas é tudo diferente, desde a geometria, como as relações q tb não conheço (na MTB conheço as basicas, intermediarias e avançadas, sei onde fica a DEORE, SLX, etc). Enfim, descobri q simplesmente não sei nada de gravel. Nem o tamanho da bike deu pra usar da MTB pra se assemelhar kkkk

Achei linda a Seeker mas pelo preço não queria partir pra uma assim e depois não gostar e ter dificuldade de vender (pelo preço). Mas também não queria pegar uma qualquer pq se eu nao gostar não vou saber se é pq a relação e conjunto é bem pior q minha MTB ou se é por ser GRAVEL.

Me surpreendi q a maioria das gravel mesmo nao tendo suspensão, as gravel abaixo de 10k usa tudo freio mecanico onde na MTB ja com 4k vc ja acha hidraulico.

enfim, qual seria uma Bike gravel pra inicio, q nao tivesse tanta disparidade (se é q eh possivel fazer essa comparação) da MTB em relação troca de marcha, rapidez, conforto, freios, enfim?



Acho que pro seu uso é bem desnecessário investir numa bike que é voltada prum uso mais específico. Faz mais sentido você investir numa híbrida ou até numa bike de estrada mais simples.

Mas se quiser fazer isso, a minha sugestão é montar do zero, se você não tiver problema com isso. Um bom quadro para iniciar é o Show Gravel. Razoavelmente barato e com muitos elogios do pessoal que usa.

Relação barata e robusta você pode montar usando uma 2x9 usando os STI Sensah Ignite + Câmbio Deore m592 (ou Alivio m3100 caso não ache o outro num preço aceitável), cassete HG400 11-36 (pode ser até menor) e algum pedivela Chinês 46x30.

Rodas Vzan Extreme com cubos Novatec ou Arc e Pneus Continental Grand Sport Race 700x28 (sugiro esses pneus pois você quer uma bike para rodar em asfalto pelo que entendi).

Todas vão usar freios mecânicos porque STI com sistema hidráulico é muito caro. Mesmo em bikes de estrada, que já estão no mercado a muito mais tempo, você só encontrará em bikes bem mais caras. O que é pessoal faz geralmente é instalar um freio hidráulico com acionamento a cabo (híbridos). Não chegam a ser um hidráulico, mas são um grande avanço comparados aos totalmente mecânicos.


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hug0.dts Ver Drop Down
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Ah, mas se quiser uma opção pronta, GT Grade, Trek Topstone 3 ou Audax Flanders são as mais em conta. Tá certo que a relação delas tá mais para bike de estrada, mas para você não vai fazer muita diferença a princípio.
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Tavaresneto Ver Drop Down
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Juranada
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Trocadores de road/ciclocross/gravel;
   Freios hidraulicos pra guidao drop esbarao no fato de estarem SEMPRE (fora gambiaras ou freios fora-de-serie,como os presos no centro do guidao com acionamento por cabo)atrelados ao trocadores
 La fora sao chamados de brifters,ou seja,brake + shifter,invencao da Shimano (STI = shimano total integration)aqui se usa a figura de linguagem e chama-se tudo de STI.
Eu prefiro nao chamar meus ex SRAM Apex de "sti da sram" ou os LTWOO de agora de "sti chineizinho`'

Qto ao preco dos brifters,NAO SE JUSTIFICA...talvez seja porque pecas pra Road bikes sempre fora,sao e serao mais caras(povo diz q Road bike e a elite do ciclismo).Compare precos de cambios,garfos,trocadores de MTB VS de Road.

Mas se mecanicos ja sao caros (por ex,veja o preco de um Claris R2000) qdo sao hidraulicos custao o zoio da cara (como os Shima 105 R7000,os mais baratos da Shimano)
 O brifter mais barato(barato?????)q tem sao os LTWOO 1x11,comprados logo ali,sem icms saem 1000
Sao vendidos tbm sem as pincas(usao freio mineral ,pode montar com qq pinca q use freio mineral)saem 850r.

Eu uso LTWOO 1x10 mecanicos,tem seus probleminhas, tem 3 meses,nao sei sobre durabilidade.mas por 240$ (preco final q peguei,ja com os 17% de icms)esta valendo  testar.

Resumo >brifters sao caros,pois sao de elite.Prova de que nao sao trocadores tao especiais sao os precos dos chineses,como os Sensah (compativeis com SRAM)e os LTWOO,compativeis com SHimano/Campagnolo/Microshift

OS LTWOO usao o mesmo corpo pros brifters de 2x7,2x8,2x9,2x10,2x11,2x12(este tem o manete de freio em carbono)1x10,1x11,e 1x12(manete de carbono)
Vantagem de usar a mesma borracha de hood.
Ja Shimano,se pegar um STI mais velho (como a serie 2000,3000 e 5000),nen o satanas acha a borracha do STI.




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hug0.dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por Tavaresneto Tavaresneto escreveu:


Resumo >brifters sao caros,pois sao de elite.



STIs são mais caros pois são bem mais complexos de se produzir do que trocadores e freios para Flat bar. Não tem nada a relação algum com ser ~Elite do ciclismo~.
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RaphaelFSantos Ver Drop Down


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Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Ah, mas se quiser uma opção pronta, GT Grade, Trek Topstone 3 ou Audax Flanders são as mais em conta. Tá certo que a relação delas tá mais para bike de estrada, mas para você não vai fazer muita diferença a princípio.
Uma duvida, freio mecanico é aqueles q usa uma borrachinha pra travar o pneu? pra trocar por um hidraulico teria q trocar o q? o conjunto de freio inteiro?
Sobre sua dica de montar, eu realmente gostaria mas nao entendo o suficiente pra fazer isso sozinho. Meu pc por exemplo montei peça a peça. Mas no mundo da bike eu andei muito criança com aquelas bikes de supermercado e dp parei por mais de 25 anos voltando recentemente. O maximo q consigo fazer sozinho é trocar a camara de ar e ainda desregulo as vezes as marchas kkkk
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Originalmente postado por RaphaelFSantos RaphaelFSantos escreveu:

Uma duvida, freio mecanico é aqueles q usa uma borrachinha pra travar o pneu? pra trocar por um hidraulico teria q trocar o q? o conjunto de freio inteiro?
Sobre sua dica de montar, eu realmente gostaria mas nao entendo o suficiente pra fazer isso sozinho. Meu pc por exemplo montei peça a peça. Mas no mundo da bike eu andei muito criança com aquelas bikes de supermercado e dp parei por mais de 25 anos voltando recentemente. O maximo q consigo fazer sozinho é trocar a camara de ar e ainda desregulo as vezes as marchas kkkk

Freio mecânico é tem o seu acionamento feito por cabo. Já o freio hidráulico utiliza algum fluido para acionar o mecanismo de frenagem, num sistema completamente distinto. Em resumo, não são compatíveis entre si.

Sobre montar, você precisaria dar uma olhada na compatibilidade entre as peças. Não é nem um bicho de sete cabeças, mas é preciso alguma dedicação para entender tudo.
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